INFORMATIVO DO CENTRO DE APOIO PRIMEIROS … · Jamais use álcool para acender a churrasqueira. O...

2
PRIMEIROS SOCORROS O QUE FAZER APÓS OCORRER A QUEIMADURA Lave a área atingida em água corrente da torneira ou chuveiro, até a dor passar; Não perfure as bolhas; Proteja a ferida com gaze estéril ou pano limpo; Não use medicamentos caseiros, nem qualquer outro produto; Procure um hospital imediatamente, para evitar infecções e complicações. O QUE NÃO FAZER EM CASOS DE QUEIMADURAS Passar pasta de dente, pomadas, ovo, manteiga, óleo de cozinha. Gelo também não pode. Bem como não se pode furar as bolhas, retirar a pele morta, arrancar a roupa grudada na área queimada e apertar o ferimento. ATENÇÃO! Em ACIDENTE POR ELETRICIDADE, não encoste na vítima até que alguém consiga desligar a fonte de energia (relógio, disjuntor); Em ACIDENTE POR PRODUTO QUÍMICO LÍQUIDO, lave a área com muita água corrente (fluxo de baixa pressão, como a do chuveiro caseiro e frio) durante 30 a 60 minutos. Não use produto algum na ferida; Em ACIDENTE POR PRODUTO QUÍMICO EM PÓ, retire o máximo possível do produto, com escova ou pano seco, antes de lavar o local. Em seguida, leve-o com bastante água corrente (fluxo de baixa pressão, como a do chuveiro caseiro e frio) durante 30 a 60 minutos. O QUE FAZER SE A SUA ROUPA PEGAR FOGO Não entre em pânico ; Pare; Deite; Não tente tirar a roupa; Cubra os olhos com a mão; Role até as chamas apagarem. CLASSIFICAÇÃO DAS QUEIMADURAS 1º grau: vermelhidão na pele; 2º grau: formação de bolhas; 2º grau profunda: destruição completa da pele; 3º grau: exposição de tecidos nobres (osso, tendão ou inervação). INFORMATIVO DO CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DA SAÚDE / MP-GO. Goiânia, 06 de junho de 2012. a) FESTA Não solte balão, nem pule fogueira ou brinque com traque e fogos de artifício. Você pode se queimar gravemente! b) CHURRASCO Jamais use álcool para acender a churrasqueira. O fogo se alastra rapidamente, inclusive na garrafa de álcool que está na sua mão. c) EMPINANDO PIPA Empinar pipa próximo à fiação elétrica, nem pensar! Se ela se prender nos fios não a retire. Caso contrário, você tomará um choque que poderá levá-lo à morte. d) NO SOL Nunca se exponha ao sol sem proteção. Evite os horários mais quentes e se hidrate. O calor do sol pode provocar queimaduras graves. 2. PERIGOS NO TRABALHO 1. PERIGOS NO LAZER Mais comuns: queimaduras por choque elétrico, por produtos químicos e por calor. Proteja-se! QUEIMADURAS:

Transcript of INFORMATIVO DO CENTRO DE APOIO PRIMEIROS … · Jamais use álcool para acender a churrasqueira. O...

PRIMEIROS

SOCORROS

O QUE FAZER APÓS OCORRER

A QUEIMADURA

• Lave a área atingida em água corrente da torneira ou chuveiro, até a dor passar; • Não perfure as bolhas; • Proteja a ferida com gaze estéril ou pano limpo; • Não use medicamentos caseiros, nem qualquer outro produto; • Procure um hospital imediatamente, para evitar infecções e complicações.

O QUE NÃO FAZER EM CASOS

DE QUEIMADURAS

Passar pasta de dente, pomadas, ovo, manteiga, óleo de cozinha. Gelo também não pode. Bem como não se pode furar as bolhas, retirar a pele morta, arrancar a roupa grudada na área queimada e apertar o ferimento.

ATENÇÃO!

• Em ACIDENTE POR ELETRICIDADE, não encoste na vítima até que alguém consiga desligar a fonte de energia (relógio, disjuntor);

• Em ACIDENTE POR PRODUTO QUÍMICO LÍQUIDO, lave a área com muita água corrente (fluxo de baixa pressão, como a do chuveiro caseiro e frio) durante 30 a 60 minutos. Não use produto algum na ferida;

• Em ACIDENTE POR PRODUTO QUÍMICO EM PÓ, retire o máximo possível do produto, com escova ou pano seco, antes de lavar o local. Em seguida, leve-o com bastante água corrente (fluxo de baixa pressão, como a do chuveiro caseiro e frio) durante 30 a 60 minutos.

O QUE FAZER SE A SUA

ROUPA PEGAR FOGO

• Não entre em pânico ; • Pare; • Deite; • Não tente tirar a roupa; • Cubra os olhos com a mão; • Role até as chamas apagarem.

CLASSIFICAÇÃO DAS

QUEIMADURAS

• 1º grau: vermelhidão na pele; • 2º grau: formação de bolhas; • 2º grau profunda: destruição completa da pele; • 3º grau: exposição de tecidos nobres (osso, tendão ou inervação).

INFORMATIVO DO CENTRO DE APOIO

OPERACIONAL DA SAÚDE / MP-GO. Goiânia, 06 de junho de 2012.

a) FESTA Não solte balão, nem pule fogueira ou brinque com traque e fogos de artifício. Você pode se queimar gravemente!

b) CHURRASCO Jamais use álcool para acender a churrasqueira. O fogo se alastra rapidamente, inclusive na garrafa de álcool que está na sua mão.

c) EMPINANDO PIPA Empinar pipa próximo à fiação elétrica, nem pensar! Se ela se prender nos fios não a retire. Caso contrário, você tomará um choque que poderá levá-lo à morte.

d) NO SOL Nunca se exponha ao sol sem proteção. Evite os

horários mais quentes e se hidrate. O calor do sol pode provocar queimaduras graves.

2. PERIGOS NO TRABALHO

1. PERIGOS NO LAZER

Mais comuns: queimaduras por choque elétrico, por produtos químicos e por calor. Proteja-se!

QUEIMADURAS:

*Realização: - Núcleo de Proteção aos Queimados - Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás - Centro de Apoio Operacional da Saúde (MP-GO)

*Diagramação: Cristianne Diógenes

3. PERIGOS

EM CASA

1. Deixe os cabos das panelas virados para

dentro do fogão. 2. Crianças se queimam na tampa do forno ou a

usam como escada, virando o fogão sobre elas.

Limpe a válvula da panela de pressão ao usá-la, troque o anel de borracha a cada 3 meses e não use panela

amassada. Evite explosões!

Evite armadilhas!

Nunca prepare alimentos com

criança nos braços.

Produtos químicos podem provocar

queimaduras graves. Afaste-os

das crianças e do fogo.

Nunca deixe o ferro na tábua

de passar; principalmente se

ele estiver quente. Sempre desligue a

válvula do gás. Para testá-la, use espuma, jamais fósforo. Mantenha o botijão fora de casa.

Vede as tomadas e troque fios

desencapados.

ESTATÍSTICA

QUEIMADURAS

1. Números: segundo dados de 2011 do DATASUS/Ministério da Saúde, 2.374 crianças foram hospitalizadas vítimas de queimaduras por exposição ao fogo, fumaça e chamas. Desse total, 30% estavam ligados a queimaduras com substâncias inflamáveis, o que inclui o álcool – cerca de 2 crianças hospitalizadas a cada dia.

2. São gastos milhões: neste mesmo ano, os gastos de hospitalização das vítimas destes acidentes alcançaram R$ 7.481.352,35. Normalmente são casos que exigem internação em Unidades de Terapia Intensiva, com custo diário em torno de 3 mil reais ou mais, dependendo da situação do paciente.

3. Milhares de pessoas ficam

com sequelas permanentes: na maioria das vezes, o tratamento é dolorido e demorado. Segundo o Ministério da Saúde, em 2010, 313 crianças de até 14 anos morreram e 21.472 foram hospitalizadas vítimas de queimaduras.

VOCÊ SABIA QUE

“RALADO” É

QUEIMADURA POR

ATRITO?

O deslize rápido da pele sobre o asfalto ou cascalho gera abrasão na mesma, provocando uma queimadura imediatamente comprometida pela sujeira do local e pela inserção dos pigmentos da pele.

Ralados podem ser provocados por queda de skate, patins, corrida de rua, futebol de quadra, bicicleta e moto. E por falar em moto, tome cuidado com o escapamento quente de sua moto. Ele pode te queimar ou queimar outras pessoas.

*Telefones úteis:

- BOMBEIROS: 193 -SAMU: 192

- Ambulatório Municipal de Queimadura de Goiânia: (62) 272-5965 -Núcleo de Proteção aos Queimados: (62) 3224-3482 -MP-GO (CAOSAÚDE): (62)3243-8080

Antes de colocar a criança na água, teste

a temperatura. Primeiro coloque a água fria, depois a

quente.

Colocar fogo no lixo pode

provocar incêndios e intoxicar pessoas. No lixo pode haver materiais que podem explodir em contato com o fogo.

Velas acesas podem provocar graves

incêndios!