Informativo EG em foco - Edição 6 / Ano 3 / 2014

40
Informavo interno Ano 3 nº 6 2014 www.egemfoco.com.br MEMORIAL DA RESISTÊNCIA Golpe Militar completa 50 anos, e alunos visitam museu que mostra o passado do país Compromisso de educar para transformar. romisso de educar para tran APRESENTAÇÃO MUSICAL Alunos viraram estrelas apresentações musicais no Teatro Santos Dumont SOLIDARIEDADE Projetos incenvaram pais e alunos, ao longo de 2014, na busca do bem ao próximo

description

 

Transcript of Informativo EG em foco - Edição 6 / Ano 3 / 2014

Page 1: Informativo EG em foco - Edição 6 / Ano 3 / 2014

Informativo interno

Ano 3 nº 6 2014 www.egemfoco.com.br

MEMORIAL DA RESISTÊNCIA Golpe Militar completa 50 anos, e alunos

visitam museu que mostra o passado do país

Compromisso de educar para transformar.

Compromisso de educar para transformar.

APRESENTAÇÃO MUSICALAlunos viraram estrelas apresentações

musicais no Teatro Santos Dumont

SOLIDARIEDADEProjetos incentivaram pais e alunos, ao longo

de 2014, na busca do bem ao próximo

Page 2: Informativo EG em foco - Edição 6 / Ano 3 / 2014
Page 3: Informativo EG em foco - Edição 6 / Ano 3 / 2014

ED. INFANTIL ENS. MÉDIO SEÇÕES

12 14 20 3ESPAÇO DO LEITOR

NUTRIÇÃO

ESPORTES

36 22 30

6O EG PARA VOCÊ

34FUNDAÇÃODE ROTARIANOS

ENS.FUND.

ARTE ECULTURA

ROSELY, PROFESSORES E A EDUCAÇÃOPsicóloga conversa com professores sobre formas de ensino

NOVAS EXPERIÊNCIASEntrevista com Maria Alice, idealizadora do projeto Mães Escritoras

DESVENDANDOOS VULCÕESPequeninos colocam a mão na massa e criam vulcões com argila

ALUNOS EXPÕEMPINTURAS ACRÍLICASAlunos realizaram atividades práticas, des-pertando um universo emocional, lúdico e poético

PROJETO CUTURALAlunos “ampliam hori-zontes” em atividades culturais

DIA MUNDIAL DECOMBATE À OBESIDADEDepartamento de Nutri-ção realiza ações contra a obesidade

4 NAÇÕESSeleções utilizam EG para preparação

IV MOSTRA DEEXERCÍCIOS TEATRAISNúcleo de Teatro do EG faz apresentação para alunos do Colégio, inspirados em Ariano Suassuna

PSICÓLOGA ESCRITORAEntrevista com Bruna Sant Anna, premiada no Desafio de Redação do Diário do Grande ABC

Info

rmati

vo

Page 4: Informativo EG em foco - Edição 6 / Ano 3 / 2014

FUNDAÇÃO DE ROTARIANOS DE SCSUL

CONSELHO DE CURADORESPresidente: Charly Farid CurySuperintendente: Vanderlei Antonio Moreira dos SantosTesoureiro: Luiz EmilianiSecretário: Irineu Luiz Vencigueri

TitularesJosé Aurélio MartinsMauro Souza MoraesMarcos Antônio ViolaMarcos Luiz ZanardoMario GaspariniMozavi Aparecida RibeiroPatrícia IshiValderez Gonçalez Rubinho

CONSELHO DELIBERATIVOPresidente: Amâncio da Cruz dos SantosVice-Presidente: Marcelo Peinado PiottoSecretário: Neves Celeste Suhadolnik

TitularesJosé Luiz CabrinoMauro RussoNelson FerrariRenato Luiz CazellaRubens Bernardo

CONSELHO FISCALPresidente: Wagner Colombo

TitularesDaniel AscariEugênio Pessoa FreireVivaldo José Rodrigues

Editorial

O infomativo EG em Foco é uma publicação do Colégio Eduardo Gomes, com distribuição interna gratuita.

2014 foi um ano marcante. Ano de conflitos na Ucrânia, de dis-cussões acaloradas, em redes sociais, quanto à escolha do futuro presidente; de protestos ucranianos; ano em que o ebola assus-tou o mundo, assim como um fatídico 7x1. Mas para os funcio-nários do Colégio Eduardo Gomes, 2014 ficou marcado como um ano de ajuda ao próximo. O ano da solidariedade.

Principal bandeira do EG durante o ano, a solidariedade ser-viu como base para afastarmos todas as notícias negativas citadas acima e focar no que realmente importa para formarmos cida-dãos melhores: o bem ao próximo.

Em uma matéria especial, apresentamos os projetos que nos mostraram que a solidariedade é o caminho para ajudarmos os outros, divertindo-nos. O leitor poderá conferir como foi o EG EducAção, evento que reuniu diversas atividades em prol do bem maior. Também pode-se dar uma olhada no Projeto Nossa Em-presa, organizada pelo professor Marcelo, cuja renda foi revertida para instituições de caridade.

Mas não só de solidariedade o ano de 2014 foi feito. Em to-das as edições do Informativo EG em foco, nossa equipe sempre buscou talentos nas dependências do Colégio e, nesta edição, não foi diferente. No Espaço do Leitor, temos uma entrevista com a futura psicóloga Bruna Sant Anna, aluna da 3ª série do EM que foi premiada no Desafio de Redação do Diário do Grande ABC.

Aliás, escrever parece ter sido uma atividade feita em abun-dância nesse ano. Dificilmente imaginaríamos que nossos maio-res destaques a serem mostrados no informativo não seriam os alunos, mas sim suas mães! O projeto “Mães Escritoras” fechou o ano com chave de ouro, ao lançar o livro que reúne todo o traba-lho desenvolvido ao longo de 2014. Vale a pena conferir a entre-vista com a idealizadora do projeto, Maria Alice, na editoria Arte e Cultura.

Mães não escrevem apenas, também se preocupam com a saúde de seus filhos. Para ajudá-las, a Nutricionista Michelle Spo-sito preparou uma campanha para prevenção da obesidade infan-til. A matéria completa está na sessão Nutrição.

O leitor pode acabar o ano muito bem informado, já que ainda poderá conferir uma matéria especial sobre a visita das seleções de handebol do Brasil, Argentina, Argélia e Egito às dependên-cias do EG, saber como foi o III Ciclo de Palestras e tirar todas as suas dúvidas sobre intercâmbio, em uma entrevista especial com Susan Kenath, americana de Chicago, que está passando pela ex-periência.

Agradecemos a confiança depositada no Colégio, desejamos um feliz Natal, um próspero Ano Novo e que 2015 chegue logo, com novas atividades, matérias e muitas informações para levar-mos a vocês, queridos leitores.

Direção GeralJanice Ap. Guizelini

Direção PedagógicaFilomena M. Fieri

Direção de Esportee CulturaRenata Trevelin

Editora ResponsávelJanice Ap. Guizelini

Editores/Diagramadores/Design GráficoBeatriz OmineCamila BottecchiaRafael Teodoro Paulo

Revisão de TextoMaria Alice Banin

COLÉGIO EDUARDO GOMES

Atendimento ao LeitorTel.: (11) [email protected]

Mantenedora do Colégio Eduardo Gomes

Page 5: Informativo EG em foco - Edição 6 / Ano 3 / 2014

www.egemfoco.com.br 5

Espaço do leitorCompromisso de educar para transformar.

O Desafio de Redação do Diário do Grande ABC en-contra-se em sua 8ª edição e serve como incentivo para os alunos prepararem-se para o vestibular, que tem a re-dação como um de seus pontos fortes.

Há exatos três anos, alunos do Colégio vêm se desta-cando entre os participantes e, em 2014, não foi diferen-te. A escritora da vez chama-se Bruna Sant Anna Berton Custódio e cursa a 3ª série do Ensino Médio no EG.

Bruna está entre os premiados na edição atual do De-safio. Ela foi premiada na categoria “melhor redação do 3º EM por cidade participante”. Com a premiação marca-da para 18 de novembro, a aluna concedeu uma entre-vista para a equipe do informativo, contando tudo sobre como foi participar do evento.

(EG em foco) Como você ficou sabendo do Desafio?(Bruna) A professora Priscila, de Redação, falou sobre ele. Eu já sabia que tinha acontecido no ano passado e, quando ela comentou, eu tive interesse em parti-cipar.

(EG em foco) Por que decidiu participar?(Bruna) Porque eu queria ver como me sairia. Também gostei do tema, achei interessante (Qualidade de vida hoje, saúde no futuro). Achei uma boa oportunidade pra treinar.

(EG em foco) E como foi ser premiada? (Bruna) Nossa, muito legal. Eu não esperava, não ti-nha essa pretensão. Eu fiz a prova porque estava com vontade.

(EG em foco) E a questão da escrita tem a ver com sua escolha de profissão?(Bruna) Não muito. Eu pretendo ser psicóloga, então não tem muito. Mas a professora de Redação nos in-centiva muito, foi ela que me ajudou nesses anos.

(EG em foco) E, dentro do tema, como você trabalhou sua redação?(Bruna) Eu falei sobre como o trabalho afeta a vida das pessoas, como elas não estão bem nas relações interpessoais. Comentei sobre como a cidade de São Paulo possui o maior índice de distúrbios mentais no mundo!

(EG em foco) Então você se preparou bastante para o tema?(Bruna) Sim, realizei uma pesquisa sobre o assunto, antes de escrever o texto.

PsicólogaescritoraAluna do EG participa

de desafio e recebe prêmio Rafael Teodoro

O EG em foco parabeniza a aluna Bruna pela iniciativa de realizar o Desafio por escolha própria, por seu exce-lente desempenho e pela dedicação na hora de se prepa-rar. Também desejamos sucesso na sua escolha profissio-nal e felicidades!

Bruna é mais um exemplo dos diversos talentos es-palhados pelos corredores do EG. Estamos à procura dos próximos.

Envie e-mails para esta seção, com nome completo, identificando se é aluno, responsável por alunos ou outros. O informativo Eg em Foco reserva-se o direito de, sem alterar o conteúdo, resumir e adaptar os textos publicados. Os e-mails devem ser enviados [email protected]

FALE CONOSCO

Page 6: Informativo EG em foco - Edição 6 / Ano 3 / 2014

www.egemfoco.com.br6

O EG para você

Sucesso absoluto entre os pais, em seus dois primeiros anos, o Ciclo de Palestras voltou para sua 3ª edição em um mo-mento no qual sofremos uma crise na definição de valores na educação de nossos filhos. Afi-nal, somos uma geração de pais suscetíveis a qualquer ato um pouco mais grosseiro de nossos filhos, ou estamos apenas sen-do pais melhores, ao privá-los de discussões que considera-mos desnecessárias?

Essa é apenas uma das várias questões que assolam o deli-cado relacionamento existente entre pais, filhos e escola. Para continuar a missão de estreitar os laços da relação escola/fa-mília, o Colégio Eduardo Gomes convidou três palestrantes que, em diferentes noites, reforça-ram toda a importância dessa união.

Confira como foi o III Ciclo de Palestras.

Para a abertura do evento, a convidada foi a palestrante Lídia Rosenberg Aratangy, psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Lídia é terapeuta de casais e de famílias desde 1978. Foi assessora dos Mi-nistérios da Educação e da Cultura em diversos projetos relacionados a jovens e adolescentes, conselheira do Conselho Estadual de Entorpecentes e asses-sora do Ministério da Educação sobre ética na escola. É autora de vários livros de psicologia que abordam temas como: afeto, relacionamentos, educação e dinâmicas interfamiliares.

Em sua apresentação, Lídia ressaltou a importância do trabalho conjunto entre as instituições familiar e escolar, demonstrando que precisam de apoio mútuo, para a educação, criação e segurança dos filhos / alunos. Portanto, a escola e a família devem falar o mesmo idioma, ou seja, apoiar e auxiliar uma à outra.

21/08 - Família e Escola:uma parceria que tem de dar certo.

Palestrante da segunda noite do III Ciclo de Palestras, a Pedagoga, pós-gra-duada em Psicopedagogia e Gestão de Pessoas e Equipes, Fernanda Sobreira, discutiu sobre os conceitos distorcidos em nossa sociedade atual.

Num mundo em que os valores dos bens materiais, muitas vezes, suplan-tam os da instituição familiar, as relações entre pais e filhos tornam-se cada vez mais delicadas. Para que a convivência seja pacífica e prazerosa, a parceria es-cola/família passa a ser indispensável na criação dos filhos e na aprendizagem dos próprios pais e funcionários da escola.

Fernanda fez questão de ressaltar que o foco da parceria deve ser a busca de novos rumos para o resgate dos valores, além de uma boa formação aca-dêmica, pois esses são os pilares para uma sociedade que apresente cidadãos cada vez mais responsáveis e independentes.

Terceira ediçãodo evento alertou

os pais para crise nos valores familiares

Rafael Teodoro

03/09 - “Pais e Filhos: uma relaçãosustentada no limite e no afeto.”

Lídia Rosenberg Aratangy acompanhada por Janice Guizelini,Filomena Fieri, Maria da Penha e Charly Cury (Esq. para dir.)

Crédito: Studio Bernardi

Page 7: Informativo EG em foco - Edição 6 / Ano 3 / 2014

www.egemfoco.com.br 7

Compromisso de educar para transformar.

Fernanda Sobreira

Para encerrar o III Ciclo de Palestras, o palestrante Júlio Fur-tado, graduado em Geografia, Pedagogia e Psicologia, pós-gra-duado em Orientação Educacional, Gestalt-terapia e Dinâmica de grupo, especialista em PNL (Programação Neurolinguística), diplomado em Psicopedagogia pela Universidade de Havana, Cuba, mestre em educação pela UFRJ, doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Havana, professor universitário (Graduação e Pós-graduação), reitor da UNIABEU, RJ; afirmou:

”Estamos vivendo tempos de crise. Não estamos falando especificamente de crise financeira ou de crise política. Esta-mos falando, principalmente, de crise de verdades e de valo-res.”

Com a apresentação intitulada O Papel dos Pais em Tempos de Crise, Furtado mostrou que vivemos um momento de in-certeza quanto à maneira como devemos educar e disciplinar nossos filhos.

“Crianças que são criadas sob a disciplina do medo tornam--se, geralmente, adultos com baixa autoestima, com grande sentimento de culpa e que tendem a fugir dos desafios, além de agirem com grande instabilidade emocional. Crianças que, opostamente, são criadas num contexto de falta de disciplina tendem a tornarem-se adultos indecisos e inseguros, com pou-ca capacidade de persistência e baixa resistência à frustração. Geralmente aprendem a manipular e a mentir como forma de conseguir o que querem. Esses extremos estão no centro da crise que vivemos, como educadores. Não temos sabido direi-to a hora de diminuir a proteção e aumentar o cuidado. Talvez tenhamos esquecido até mesmo o real sentido de proteger e de cuidar.”

Finalizando o Ciclo

Com o término do III Ciclo de Palestras, chegamos à conclusão de que, neste momento de crise nos valo-res sociais e familiares, a união entre escola e família é essencial para que possamos concluir com sucesso nosso principal objetivo: a formação social e profissio-nal de nossos alunos.

O Colégio Eduardo Gomes orgulha-se de caminhar lado a lado com os pais para o sucesso da parceria es-cola/família. E para aqueles que não puderam compa-recer durante essa edição, informamos que já estamos preparando a quarta edição do Ciclo de Palestras e que contamos com a presença de todos no próximo ano.

1º/10 - “O papel dos paisem tempos de crise.”

Júlio Furtado apresenta palestra

Crédito: Studio BernardiCrédito: Studio Bernardi

Da esquerda para a direita: Patrícia, Sandra Mari,Maria da Penha, Filomena, Janice, Fernanda e Charly

Page 8: Informativo EG em foco - Edição 6 / Ano 3 / 2014

www.egemfoco.com.br8

O EG para você

A convite da Diretora-Geral, Janice Guizelini, e do Presiden-te da Fundação de Rotarianos, Charly Cury, Rosely Sayão, pro-fessora, psicóloga, consultora educacional e colunista da Folha de São Paulo e da BandNews, esteve no Colégio, conversando com os professores.

Rosely chegou ao EG com dois objetivos: o primeiro era es-tabelecer uma conversa com os professores sobre a procura de novas maneiras eficientes de ensino; a segunda, o leitor pode conferir na página 19.

A visão de ensino disseminada pelo Brasil, na opinião da psicóloga, é ultrapassada, considerando-se as características dos alunos de hoje.

“A maneira como o sistema educacional é organizado, em nosso país, é errada. Somos ultrapassados nesse quesito. Hoje, o aluno não precisa estar em sala de aula para ter acesso ao conteúdo. Então como podemos prender aquele aluno com o que realmente temos a oferecer, que é a experiência e a ver-dadeira educação?”

Ao iniciarem uma discussão interessantíssima, os professo-res buscaram mesclar o que Rosely disse com o que eles co-nhecem do dia a dia escolar.

O Colégio Eduardo Gomes, que continua sua missão de não apenas preparar alunos, mas também auxiliar e buscar as me-lhores ferramentas para que os professores estejam sempre preparados, agradece a visita de Rosely Sayão, que, gentilmen-te, aceitou nosso convite e se transformou em um marco im-portante para a evolução de nossos objetivos.

Psicóloga realiza palestra para professores do EGRafael Teodoro

Créd

ito: C

olég

io E

duar

do G

omes

Rosely, os professores e a educação

Em 14 de outubro, nossos professores receberam uma lin-da homenagem em comemoração ao Dia do Professor, (15 de outubro) no Buffet Infantil Cata-vento.

Foi um momento muito gratificante. Todos os professores receberam presentes e tiveram o prazer de saborear um deli-cioso jantar. Durante a festa, educadores libertaram a criança que existe em cada um, divertindo-se em brinquedos infantis e em uma incrível discoteca.

Tudo foi organizado com carinho, pois quem compartilha o conhecimento merece parabéns todos os dias. O Colégio Edu-ardo Gomes cumprimenta os professores pelo trabalho que realizam.

Colégio Eduardo Gomes, em parceriacom o Buffet Infantil Cata-vento-SP,

promove uma deliciosa festa emcomemoração ao Dia do Professor.

Beatriz Omine

COMEMORAÇÃO AO DIA DOPROFESSOR

Crédito: Studio Bernardi

Page 9: Informativo EG em foco - Edição 6 / Ano 3 / 2014

www.egemfoco.com.br 9

Compromisso de educar para transformar.

A Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras (MSF) é uma competição realizada com alunos do Ensino Fun-damental e Médio, de escolas públicas e particulares ao redor do mundo.

Criada em 1990 pela Académie de Strasbourg, juntamente com a Inspection Pédagogique Regionale de Mathématiques e pelo IREM (Institut de Recherche sur I’Emseignement des Ma-thématiques), é organizada pela Association Mathématiques sans Frontières, com sede em Strasbourg, França.

Os principais objetivos da competição são aproximar as di-ferentes culturas através do estudo da Matemática, mostrar a importância das línguas modernas e promover o interesse pela Matemática e pelo trabalho cooperativo.

Para participar da competição, cada sala teve de escolher um time e, através dele, ser representada na prova. Não há limites para a quantidade de interessados em participar.

A olimpíada possui apenas uma fase e foi realizada no EG, em 11 de abril. As salas realizaram as provas de acordo com as séries cursadas.

A Rede POC, organizadora do evento no Brasil, premiou os alunos participantes com o certificado da prova realizada e medalhas especiais, entregues aos estudantes como forma de reconhecimento por sua contribuição com a MSF.

Alunos participam de competição internacional Rafael Teodoro

Alunos sem fronteiras

BÁSICO - Alunos do 4º ao 6º ano do Ensino Fundamental

JÚNIOR - Alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental

SÊNIOR - Alunos do Ensino Médio

Os alunos receberam os prêmios das mãos da Diretora Pe-dagógica, Filomena Maria Fieri, e das coordenadoras dos cur-sos, Maria da Penha, Renata Medeiros, Cláudia Andrea e Maria Ângela, no mês de outubro.

O Colégio Eduardo Gomes parabeniza os estudantes que participaram do evento e, ao mesmo tempo, tiveram a chance de interagir, através da matemática, com pessoas do mundo inteiro.

Crédito: Colégio Eduardo Gomes

Alunos do Ens. Fundamental recebemmedalha e certificado pela participaçãp no evento

Aluna Ana Beatriz do 8º ano E recebe medalha (acima) e certificado (abaixo)

Page 10: Informativo EG em foco - Edição 6 / Ano 3 / 2014

www.egemfoco.com.br10

O EG para você - CAPA

O ano de 2014ficou conhecido como o

“ano dasolidariedade”

Rafael Teodoro

O EG EducAção, realizado no dia 11 de outubro, foi organizado pela Profª. Juliana Todeschi e pelo Prof. Le-onardo Caputo e teve como objetivos desenvolver nos alunos uma consciência mais ética e cidadã, proporcio-nar o trabalho em equipe, promover a solidariedade e estimular a busca pelo aprendizado.

Para isso, foram organizadas diversas atividades edu-cacionais e culturais, em três grupos: Gincana, Interclas-ses e Mostra Cultural.

O diferencial do EducAção começou no momento da inscrição. Para participar, os alunos deveriam realizar do-ações de acordo com a atividade escolhida:

Gincana – Doação de alimentosMostra Cultural – Doação de produtos de higieneInterclasses – Doação de leite Ninho fortificado

Em exposições, mostras e atividades físicas, os alunos todos demonstraram talento, cidadania e criatividade. Os alunos saíram vitoriosos, não apenas pela diversão, mas principalmente pela solidariedade e pela aprendizagem.

As doações foram direcionadas ao GRAACC – Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer –, e os professores Leonardo e Juliana nos contaram como tudo teve início:

“A ideia do projeto surgiu das solicitações que os estu-dantes fizeram em Assembleias de Escola, por isso tenta-mos unir tudo em um único evento com atividades cultu-rais, esportivas e pedagógicas.”

Ao desenvolverem um projeto, atendendo as reivindi-cações dos alunos, os professores adicionaram um ideal ao evento:

“O EG Educação tinha como principal mensagem conscientizá-los de que, através do trabalho coletivo, da união, podemos obter resultados maiores e melhores. As-sim, buscamos mostrar aos estudantes que juntos pode-mos promover ações sociais significativas, para melhorar realidades diferentes da nossa.”

Um evento de tal importância precisaria da dedicação não apenas dos professores e funcionários, mas também

O Colégio Eduardo Go-mes tem como seu principal objetivo formar cidadãos de bem, com o caráter neces-sário para que se construa um futuro melhor. Por isso, os professores promovem atividades que incentivam a solidariedade e a ajuda ao próximo.

Em 2014, tivemos a opor-tunidade de vivenciar di-versos eventos que uniram professores, funcionários e alunos. Nesta matéria, mos-traremos como alguns deles tiveram espaço no calendá-rio do Colégio.

EG EducAçãoProjeto

Page 11: Informativo EG em foco - Edição 6 / Ano 3 / 2014

www.egemfoco.com.br 11

Compromisso de educar para transformar.

daqueles que estavam ávidos pelo tão importante dia. Leonardo e Juliana ficaram satisfeitos ao citar os alunos.

“Os estudantes demostraram interesse e envolvimen-to em todas as etapas das atividades propostas, conside-rando projetos, doações e trabalho em equipe.”

Então, o grande dia chegou e, com ele, a certeza de que ambos haviam feito as escolhas certas. Perguntados se acreditavam que o objetivo do evento tinha sido al-cançado, eles foram contundentes na resposta:

“Sim, em especial, por ser um projeto novo. Os estu-dantes apresentaram projetos e pesquisas que demons-traram interesse e aprofundamento, além do envolvi-mento nas atividades da gincana/ interclasses e uma significativa arrecadação de doações para instituições beneficentes.”

Em um dia especial, diversos momentos foram mar-cantes para o EG, e nem os idealizadores do evento con-

seguiram guardar apenas um deles na memória.“É difícil escolher um único momento marcante. Pode-

mos ressaltar as belíssimas apresentações dos trabalhos da Mostra Cultural, a cooperação das equipes no mo-mento da gincana, a garra dos estudantes nas competi-ções esportivas e a finalização do evento com a visita dos estudantes ao GRAACC”.

Ao final do dia, pais e alunos se perguntavam se aque-le dia maravilhoso seria apenas uma recordação ou se haveria possibilidade de se unirem e mostrarem solida-riedade anualmente. Leonardo e Juliana são discretos ao comentar o assunto, mas a ansiedade está presente em suas palavras.

“Neste momento, está sendo realizada uma avaliação geral do projeto, com o objetivo de aperfeiçoar e, possi-velmente, dar continuidade em 2015.”

Crédito: Colégio Eduardo Gomes

Page 12: Informativo EG em foco - Edição 6 / Ano 3 / 2014

www.egemfoco.com.br12

O EG para você - CAPA

Outro grande projeto, presente anualmente no calen-dário escolar do EG, é o “Nossa Empresa”, organizado e monitorado pelo Professor Marcelo Maurício dos Santos.

Ao trabalhar com os alunos do 8º ano, Marcelo tem como principal objetivo mostrar a presença da Matemá-tica no dia a dia das grandes empresas. Para tanto, é feita uma proposta ao estudantes, que se baseia em organiza-rem-se em grupos e fundarem empresas.

O processo de iniciação do projeto não é tão simples quanto se supõe. Os alunos têm de realizar pesquisas de mercado para poderem descobrir os produtos que te-riam maior procura, para serem comercializados.

Após a finalização das pesquisas e a escolha dos pro-dutos ser feita, os “pequenos empresários” investem um capital para o início de suas atividades, utilizando, a partir desse momento, uma tabela construída especifi-camente para o controle de gastos e lucros de cada uma das empresas.

Com todas as contas organizadas, os alunos utilizam o capital investido para confeccionar os produtos a se-rem comercializados, comprar as embalagens e divulgar os produtos, utilizando novas técnicas para alavancar as vendas.

Ao final do projeto, todo o valor arrecadado foi doado para o GRAACC, mostrando que todo o esforço de nossos alunos pode ajudar outras pessoas.

EmpresaProjeto

ProjetosOutros

Além dos projetos citados na matéria, o Colégio tam-bém realizou outras ações que estimularam doações. Uma delas foi o 1º Interclasses de Tênis de Mesa, que reuniu os alunos do Ensino Médio em um emocionante torneio.

Para participar, os estudantes doaram uma lata de leite em pó fortificado. O leitor pode conferir a matéria

completa na página 27 deste exemplar do EG em foco. Com a proximidade do mês de dezembro, os pais e

mães começam a ter preocupações natalinas e, com a finalidade de alegrar ainda mais o Natal das crianças do GRAACC, o EG, em parceria com os grupos “Unidos para o bem” e “Chama para o bem”, realizou uma campanha de arrecadação de brinquedos novos, que foram doados a crianças que estão em tratamento, combatendo o cân-cer, e a crianças carentes.

Crédito: Colégio Eduardo Gomes

1º Interclasses de Tênis de Mesa

Crédito: Colégio Eduardo Gomes

Alunos do EG visitam GRAACC

Page 13: Informativo EG em foco - Edição 6 / Ano 3 / 2014

www.egemfoco.com.br 13

Compromisso de educar para transformar.

Durante o ano de 2014, tivemos diversos exemplos de como nossas ações podem influenciar positivamente a vida de muitas crianças e adultos que precisam de ajuda.

O que realmente importa é que temos, todos os dias, a oportunidade de ajudar alguém. O Colégio Eduardo Go-mes incentiva a solidariedade diária e convida todos os pais, mães, responsáveis e alunos a visitarem instituições que necessitam de atenção externa, contribuindo para amenizar o sofrimento das pessoas.

Muitas vezes, apenas nossa atenção e nosso carinho podem ser suficientes para alegrar uma vida.

dia a diaSolidariedde no

Com a união de todos, nos projetos realizados no EG, o número de arrecadações foi surpreen-dente.

Com os valores arrecadados pelo EG EducA-ção e Projeto Nossa Empresa, o Colégio contabili-zou, aproximadamente, R$ 8.500,00.

Foram doadas aproximadamente 400 latas de leite em pó fortificado. Esses números correspon-dem aos eventos EG EducAção e Interclasses do Ensino Médio.

A parceria entre o Colégio Eduardo Gomes e o grupo “Unidos para o Bem” resultou na arrecada-ção de aproximadamente 100 brinquedos novos. Todos serão direcionados a alegrar o Natal das crianças carentes e das que enfrentam, corajosa-mente, o câncer.

Brinquedos arrecadados - GRAACC Doação de alimentos - Rede Feminina de Combate ao Câncer

Crédito: Colégio Eduardo GomesCr

édito

: Col

égio

Edu

ardo

Gom

es

Page 14: Informativo EG em foco - Edição 6 / Ano 3 / 2014

www.egemfoco.com.br14

Educação Infantil

As turmas do Nível II visitaram, no dia 14 de agosto, o Aquá-rio de São Paulo, tido como o maior oceanário da América do Sul. Foi inaugurado em 2006 e se localiza no bairro do Ipiranga, na zona sul da cidade.

O local apresenta ao público um conjunto de ecossistemas brasileiros e globais, dispostos em quatro seções: Água Doce, Museu Paleontológico, Oceanário e Vale dos Dinossauros. Ao todo, são 60 mil m² de aquaterrários, aquários e lagos, prepa-rados para expor cerca de 3 mil animais, entre tubarões de mar aberto, moreias gigantes e outros espécimes de vida aquática. Há também espaço para os animais de vida terrestre, como os jacarés albinos e os morcegos gigantes da Ilha de Java, também conhecidos como raposas-voadoras.

O objetivo desse passeio foi que as crianças aprendessem mais sobre a vida existente no mar, as ameaças que os animais marinhos sofrem e o que podemos fazer para preservar as es-pécies e a água. Lá, eles perceberam a participação humana em harmonia com o meio ambiente, com o intuito de protegê--lo, bem como a importância da conservação da biodiversida-de marinha e costeira para a manutenção da vida no planeta. Ficaram, também, “por dentro” de muitas curiosidades.

VISITA AO AQUÁRIO DO IPIRANGACom o objetivo de aprender mais sobre a vida existente no mar, alunos do Nível II visitam o maior oceanário da

América do Sul, o Aquário do Ipiranga - Beatriz Omine

Crédito: Colégio Eduardo Gomes

Estudar os fenômenos naturais, como terremotos, erosão e vulcões foi uma experiência bem diferente para alunos do Nível II do Colégio Eduardo Gomes. O aprendizado foi além da sala de aula, dos livros de Ciências, das pesquisas realizadas e da apostila. Os pequeninos colocaram a mão na massa!

Para isso, os alunos foram ao laboratório do Colégio e, com o Prof. Carlos, usaram a argila para montar e representar um vulcão. Os alunos se empolgaram com a construção, mas quan-do descobriram que seus vulcões “entravam em erupção”, a animação foi completa. As professoras, em sala de aula, fize-ram o vulcão de cada aluno borbulhar e “entrar em erupção”, com a mistura de corante, vinagre doméstico e bicarbonato de sódio, deixando as “lavas” bem semelhantes às de um vulcão de verdade.

Os alunos aproveitaram essa experiência para concluir o estudo sobre o planeta Terra, descobrindo que o magma é pro-duzido no manto da Terra e que é responsável pela existência das lavas.

DESVENDANDO OS VULCÕESPara entender melhor os vulcões, alunos do Nível II brin-caram de fazer uma miniatura de vulcão e verificar como

eles afetam o cotidiano do nosso planeta - Beatriz Omine

Créd

ito: C

olég

io E

duar

do G

omes

Page 15: Informativo EG em foco - Edição 6 / Ano 3 / 2014

www.egemfoco.com.br 15

Compromisso de educar para transformar.

Alunos da Educação Infanil e do 1º ano do Ensino Fun-damental participam do acantonamento 2014 no Colégio Eduardo Gomes. O evento aconteceu nos dias 10 e 11 de outubro. As crianças foram recebidas na sexta-feira à noite, a partir das 20h, e permaneceram até o sábado após o café, quando os pais vieram buscá-las.

Professores e alunos arrumaram o espaço para dormir, em parceria. Depois de tudo organizado, foi o momento de reunir todos os estudantes para a divisão das equipes, criação do grito de guerra e para saborear um maravilhoso jantar.

Depois do jantar, os estudantes participaram de uma gincana com vários desafios, brincadeiras e risadas e, para encerrar a noite, todos assistiram a um filme.

No dia seguinte, todos – pais e filhos – ansiavam pelo reencontro, que aconteceu em um café da manhã especial. Logo em seguida, todos retornaram para suas casas.

Agradecemos a confiança dos pais, depositada em nos-sos educadores, ao deixar seus filhos aos cuidados da equi-pe do Colégio Eduardo Gomes, durante o acantonamento.

ACANTOMANENTO

Para alegrar ainda mais o ano levito,o Acantonamento no Colégio reuniu os alunos da

Educação Infantil ao 1º ano do Ensino Fundamental.A atividade foi realizada em 10/10 - Beatriz Omine

Lugar de criança também é na cozinha! Alunos do Mater-nal vão à cozinha experimental do Colégio e aprendem, com o Prof. Carlos, a fazer um delicioso biscoito de canela! Além de observarem e aprenderem a cozinhar, os pequeninos apren-deram sobre responsabilidade, organização, higiene e até uma pouco de matemática, já que precisaram medir, pesar e dividir ingredientes.

A cozinha virou um lugar de diversão e aprendizado! De-pois de pronto, os pequenos puderam pintar e desenhar nos biscoitos com “tinta” comestível e degustá-los.

QUE CHEIRINHO GOSTOSO!Nossa cozinha virou um lugar de diversão e aprendizado

para os alunos do Maternal, que aprenderam a fazer “biscoitos de canela”! - Beatriz Omine

Crédito: Colégio Eduardo Gomes

Crédito: Colégio Eduardo Gomes

Page 16: Informativo EG em foco - Edição 6 / Ano 3 / 2014

www.egemfoco.com.br16

Ensino Fundamental

Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental participaram de atividade extraclasse no Zoológico de São Paulo, que teve o objetivo de proporcionar aos alunos a possibilidade de esta-belecer relações entre as características e os comportamentos dos seres vivos e as condições do ambiente em que vivem, va-lorizando a diversidade da vida.

Monitores acompanharam os alunos em todo o percurso pelo zoológico, interagindo com eles, apresentando os ani-mais e classificando-os. Durante o passeio, visitaram, atentos e curiosos, os recintos de aves, répteis e mamíferos. Em seguida, fizeram uma pausa para saborear os deliciosos lanches levados de casa.

A atividade aconteceu no dia 12 de agosto. Foi um passeio muito interessante e divertido! Veja fotos.

Beatriz Omine

Para entender mais sobre os animais que nos cercam e complementar os conteúdos aprendidos em sala de aula, alunos do 1º ano do Ensino Fundamen-tal visitam Zoológico de São Paulo

VISITA AO ZOOLÓGIO

DE SÃO PAULO

Créd

ito: C

olég

io E

duar

do G

omes

Alunos do 5º ano expuseram trabalhos de pintura acrílica sobre tela, com inspiração na obra do desenhista e pintor bra-sileiro, Aldemir Martins, em uma releitura, especialmente, de gatos, frutas e flores.

O objetivo do trabalho artístico foi fazer um estudo sobre cores, a fim de desenvolver a linguagem visual. Foram realizadas atividades práticas, com sobreposição de cores e manchas, aju-dando a despertar, nos alunos, um universo emocional, lúdico e poético. Relendo Aldemir com seus gatos, frutas e flores, foram valorizadas expressões culturais e a atuação social de nossos ar-tistas.

Segundo a professora de Arte, Nilza, a sugestão não foi que eles fizessem uma cópia do trabalho do artista, mas que impri-missem os próprios traços em seus trabalhos. “Dou liberdade para que eles criem o seu trabalho, inspirados na obra do artis-ta, e o resultado é excelente! É possível identificar a personali-dade e as características de cada aluno, observando o desenho e a pintura deles”, contou a professora.

Antes do trabalho artístico, foi desenvolvido, em sala de aula, um estudo da vida, da obra e do movimento artístico de Aldemir Martins. Segundo a professora Nilza, essa atividade faz parte do projeto de Arte, em que, a cada semestre, é escolhido um artista para ser trabalhado pelos alunos.

Com o objetivo de estudar as cores,alunos do 5º ano pintam telas inspiradas

em obras de Aldemir Martins - Beatriz Omine

ALUNOS EXPÕEMPINTURAS ACRÍLICAS

Crédito: Colégio Eduardo Gomes

Page 17: Informativo EG em foco - Edição 6 / Ano 3 / 2014

www.egemfoco.com.br 17

Compromisso de educar para transformar.

Os alunos do 5º ano estão estudando o Sistema Reprodutor e, nos dias 20 e 23 de outubro, recebemos a visita da Drª Maria Victoria, especialista em ginecologia e obstetrícia, que propor-cionou aos alunos condições de esclarecer dúvidas acerca da sexualidade e da adolescência, bem como de manifestar-se em relação a comportamentos, atitudes e ansiedades característi-cas dessa fase.

Ela apresentou algumas imagens e dados sobre o apare-lho reprodutor masculino e feminino; como prevenir doenças sexualmente transmissíveis, quais são os métodos anticoncep-cionais, como é a formação de um feto... A palestra promoveu a discussão de temas como: virgindade, gravidez na adolescên-cia, higiene, métodos contraceptivos, DSTs e planejamento fa-miliar. Apesar de alguns momentos de descontração, os assun-tos foram tratados de forma didática e responsável.

Os alunos tiveram a oportunidade de visualizar próteses do sistema reprodutor masculino e feminino e aprenderem sobre o uso correto e a atuação dos métodos anticoncepcionais. A

Beatriz Omine

SISTEMA REPRODUTOR

Palestra sobre sistema reprodutor masculino e feminino, com a Dra. Maria Victoria, ajuda alunos a entender mais

essa fase primordial do desenvolvimento humano

Os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental concluíram seus estudos sobre os indígenas brasileiros de uma maneira muito divertida, quando contribuíram com diversas figuras, in-formações e músicas sobre o tema. Sob a orientação da Profª Nilza, de Arte, conversaram sobre as diferenças de cultura, de costumes, crenças, instrumentos musicais e os problemas en-frentados pelos índios nos dias atuais... No final, fizeram be-líssimos colares com pedações de biscuit, que representam os colares de penas, ossos, sementes e madeira, que os índios usam em suas tribos.O resultado ficou maravilhoso!

Beatriz Omine

Uma lição de cultura

Para entender a realidade além da sala de aula,alunos do 2º ano produzem “colar indígena”

palestra aconteceu de forma lúdica e possibilitou a conscien-tização dos alunos sobre a a responsabilidade e o respeito ao corpo e sobre essa etapa da vida na qual não devemos ter pressa para fazer nada. Embora não seja fácil para os pais di-vidir a intimidade com os filhos, é muito importante dar-lhes abertura para dizer como se sentem e esclarecer suas dúvidas.

Crédito: Colégio Eduardo Gomes

Crédito: Colégio Eduardo Gomes

Palestra

Masculino e feminino

Page 18: Informativo EG em foco - Edição 6 / Ano 3 / 2014

www.egemfoco.com.br18

Ensino FundamentalEnsino Fundamental

Alunos do 2º ano do Ensino Fun-damental confeccionam quebra--cabeças a partir de suas próprias caricaturas.

As crianças gostam de brincar com quebra-cabeças. As cores, os tamanhos, as variedades de pe-ças possibilitam um desafio para a criança jogar sozinha, em dupla ou em grupo. Os quebra-cabeças

permitem o desenvolvimento de habilidades espaciais e geométri-cas, como: “a visualização e o reco-nhecimento de figuras, a análise de suas características, a observação de movimentos que mantêm essas características, a composição e a de-composição de figuras, a percepção da posição e as distâncias.

Alunos montam quebra-cabeçacom suas caricaturas - Beatriz Omine

Quebra-cabeça de caricaturas

Os alunos do 9º ano, orientados pelo professor Arman-do, tiveram a oportunidade de assistir ao filme “Hotel Ru-anda”, filme de 2004, dirigido por Terry George.

O filme relata a história real de Paul Rusesabagina, cida-dão de Ruanda que foi capaz de salvar a vida de 1268 pes-soas durante o genocídio de Ruanda, em 1994, abrigando--as no hotel Les Mille Collines, em Kigali, no qual trabalhava como gerente.

O genocídio era o resultado da guerra entre os hutus e os tutsis, grupos étnicos que divergiam. A matança teve iní-cio quando o presidente de Ruanda morreu em um atenta-do, após assinar um acordo de paz. Imediatamente os hutus entram em guerra com os tutsis.

O detalhe interessante é que Paul era hutu, e sua es-posa, tutsi. Ele recebeu, em 2005, a “Presidential Medal of Freedom”, das mãos de George W. Bush.

A obra é estrelada por Don Cheadle, que foi indicado a um Oscar, Nick Nolte, Joaquin Phoenix, Desmond Dube e Sophie Okonedo.

Rafael Teodoro

Crédito: Colégio Eduardo Gomes

Page 19: Informativo EG em foco - Edição 6 / Ano 3 / 2014

www.egemfoco.com.br 19

Compromisso de educar para transformar.

Para aprimorar os conhecimentos em inglês, o Colégio Edu-ardo Gomes, em parceria com a Editora Rochmond, promoveu uma atividade superdinâmica com os alunos do 5º ano.

Para a realização da atividade, os alunos foram divididos

QUIZZ STORY TELLINGAlunos do 5º ano colocam inglês em prática

com atividade dinâmica da editora Rochmond

Beatriz Omine

em pequenos grupos, e as professoras representantes da edi-tora fizeram várias perguntas em inglês. Os grupos tinham de conversar entre si, em inglês, e dar a resposta certa. O objetivo da atividade foi trabalhar o inglês de forma dinâmica, utilizan-do questões de testes e vocabulário com que eles convivem diariamente

Os alunos montaram frases, aprenderam palavras novas e ainda se divertiram.

Crédito: Colégio Eduardo Gomes

Alunos do 3º ano A, B, C e D, do Ensino Fundamental, e as professoras Cida, Carmen, Cristiane e Paula, colocam a “mão na massa” com a Profª Thayane e o Prof. Carlos, no laboratório do Colégio, e realizam uma experiência de Ciências muito inte-ressante: confeccionar réplicas de fósseis com argila. Os fatos que ocorreram no passado sempre aguçaram a curiosidade do homem. Desse modo, os fósseis podem revelar informações importantes para desvendar acontecimentos ocorridos há mi-lhões ou até bilhões de anos.

Foram utilizadas conchas, flores, ossos e folhas para reali-zar o experimento. Antes disso, os alunos aprenderam, em sala de aula, que fósseis são vestígios ou restos petrificados de ani-mais ou vegetais que viveram na Terra em época remotíssima, e que não são representados por espécimes vivos.

Foi uma aula que, além de aprendizado, propiciou diversão.

Crédito: Colégio Eduardo Gomes

Para aprender mais sobre a vida na terra, há milhões de anos, alunos fazem réplica de fóssil

Beatriz Omine

Réplicade fóssil

Page 20: Informativo EG em foco - Edição 6 / Ano 3 / 2014

www.egemfoco.com.br20

Ensino Médio

Os alunos da 3ª série, do Ensino Médio visitaram o Memorial da Resistência de São Paulo, a pedido do Prof. Renato, durante o mês de julho, com o ob-jetivo de aprofundar os estudos realizados em His-tória sobre “Guerra Fria e Ditadura”.

O Memorial da Resistência de São Paulo é uma instituição dedicada à preservação da memória da resistência e da repressão política do Brasil republi-cano e se localiza justamente no prédio do antigo DOPS (Departamento da Ordem Política e Social, depois DEOPS – Departamento Estadual da Ordem Política e Social), para onde eram levadas as pesso-as que se envolviam no combate à Ditadura Militar.

Lá, além de verem a exposição sobre Apolônio de Carvalho, contextualizada pelas explicações dos professores, os alunos assistiram a um vídeo que conta a história do prédio – originalmente cons-truído para sediar a administração e o depósito da Estrada de Ferro Sorocabana. Na sequência, veri-ficaram uma linha do tempo intitulada “Controle, Repressão e Resistência” e se dirigiram às celas, conservadas quase que totalmente como eram na época da ditadura.

Nas paredes desses locais, há inscrições repre-sentando alguns dos nomes dos opositores do Regi-me Militar. Ainda nas celas, os alunos ouviram de-poimentos gravados de pessoas que ficaram presas no DOPS na época da ditadura, bem como puderam assistir a vídeos e ver cartas sobre o assunto.

O Memorial da Resistência de São Paulo fica localizado próximo à Pinacoteca do Estado de São Paulo, na Praça da Luz.

Crédito: Colégio Eduardo Gomes

Para compreender o conturbadopassado político do Brasil,alunos da 3ª série visitam Memorial

Rafael Teodoro

Page 21: Informativo EG em foco - Edição 6 / Ano 3 / 2014

www.egemfoco.com.br 21

Compromisso de educar para transformar.

Como já foi mencionado na pág. 6, o Colégio Eduardo Go-mes recebeu a visita de Rosely Sayão para uma conversa com os professores. Mas Rosely, que foi palestrante no II Ciclo de Palestras, também teve uma segunda missão no dia 8 de outu-bro: um papo sobre o futuro, com os alunos do Ensino Médio.

Em uma palestra que, na verdade, parecia tratar-se de uma roda de amigos, Rosely fez questão de afirmar a importância de escolher uma profissão, mas que não seria esse o momento

Psicóloga realizou um bate-papocom os alunos do Ensino Médio

Rafael Teodoro

Alunos do Ensino Médio, liderados pelos professores César e Rose, participaram, em setembro, do Desafio Travessia FEI 2014. O evento, que já recebeu alunos do EG nos anos ante-riores, tem como objetivo agregar conhecimento, desenvolver e estimular novas habilidades nos estudantes, estimular o ra-ciocínio, o trabalho em equipe e a cooperação, entre muitos outros princípios e práticas essenciais para sua formação como estudante, futuro profissional e indivíduo.

O desafio exige que cada grupo participante construa um protótipo-miniatura da estrutura representativa de uma pon-

O desafio exigiu empenho e dedicação dos partici-pantes para competir com alunos de outras escolas

Rafael Teodoro

Bate-paposobre o futurocom Rosely Sayão

que definiria o resto de suas vidas.“A escolha é difícil, pois a sociedade e os métodos de ensino

passaram a vida inteira insistindo para vocês (alunos) que essa seria a hora de definir todo o futuro. Não é assim que funciona. A vida é cheia de escolhas e oportunidades, e devemos pensar no que realmente sabemos fazer e em que nos destacamos.”

O intuito da conversa foi demonstrar para os alunos que eles têm o direito de acertar e errar em suas escolhas, mas que esse não é o fim da linha.

De uma maneira diferente, Rosely conseguiu atingir seu ob-jetivo: fazer com que os alunos pensem sobre o que realmente desejam e orientá-los a percorrer o caminho que, possivel-mente, fará com que sejam mais felizes.

te, com fundações de pilar central, usando palitos de sorvete comuns e cola, além de barbante e clipes de papel, que vença um determinado vão, atendendo às condições de dimensiona-mento, execução e resistência especificadas no regulamento.

Para mostrar todo o trabalho e empenho que tiveram na competição, os alunos disponibilizaram os modelos das pontes que construíram, e o leitor pode conferir a foto.

Alunos e professores mostram modelos dos projetos

Crédito: Colégio Eduardo Gomes

Crédito: Colégio Eduardo Gomes

Page 22: Informativo EG em foco - Edição 6 / Ano 3 / 2014

www.egemfoco.com.br22

Ensino Médio

Apesar das enormes possibilidades que a internet oferece para a sociedade, as visões culturais são extre-mamente restritas, muito pela forma como fomos edu-cados pela TV e mídias.

Com o objetivo de promover e fomentar o desenvol-vimento cultural, “ampliando os horizontes” dos alunos do Ensino Médio, as professoras Ingrid Galleazzo e Kátia Veloso, com a participação e colaboração do professor Renato, elaboraram o Projeto Cultural, que teve início no começo do 2º semestre e contou com diversas atividades que, para grande alegria dos idealizadores, obteve avalia-ção positiva dos alunos e cativou-os.

De filmes a discussões, as atividades realizadas foram as seguintes:

A principal meta dos professores é realizar a 2ª edi-ção em 2015 e, para isso, já começaram a preparação dos eventos. Um projeto interessantíssimo que tem tudo para se tornar uma das principais atividades do EG.

Data/hora Atividade Local Série

30/07,das 19h às 20h30min

Filme franco-libanês“E agora, para onde

vamos?”

EG - SalaMultimídia

Todo o EM

5 e 6/09,às 20h e às 21h

Projeto sobreShakespeare:

“Hamlet face à morte”

TeatroMunicipal

SantosDumont

Todo o EM

3/09,das 19h

às 20h30min

Café Filosófico:“O espelho”,

de Guimarães Rosa

EG - SalaMultimídia

3ª série do EM

18/09,das 7h às 12h30min

Sala São PauloSala São Paulo

- Praça Júlio Prestes, nº 16

1ª série do EM

19/09,das 19h às 22h45min

Peça “Rei Lear”,de Shakespeare,

com Juca de Oliveira

Teatro Eva Hertz - Av.

Paulista, 2073

Todo o EM

08/10,das 19h às 20h30min

Filme coreano:“Primavera, verão,outono, inverno”

EG Todo o EM

22/10,das 19h às 20h30min

Café Filosófico sobre o filme exibido dia 08/10 EG Todo o

EM

Alunos assistem

a filmes e peças teatrais

em busca de cultura

Rafael Teodoro

Projeto Cultural

Crédito: Profª Kátia Veloso

Page 23: Informativo EG em foco - Edição 6 / Ano 3 / 2014

www.egemfoco.com.br 23

Compromisso de educar para transformar.

“O Sepultamento” escultura em mármore, de Victor Brecheret

Ao receberem o comunicado 63/14 – A, alguns pais devem ter estranhado o aviso sobre uma excursão ao Cemitério da Consolação. A visita, por sua vez, revelaria uma inesperada ad-miração dos alunos da 3ª série pelas obras de arte expostas no local, a chamada Arte Tumular.

Os cemitérios antigos de São Paulo, como o próprio Cemi-tério da Consolação, são importantes acervos artísticos e his-tóricos, guardando relatos sociais da cidade entre os séculos XIX e XX.

Ao final do Século XIX, a cidade de São Paulo vivenciava a Belle Époque, imitando os hábitos parisienses, desde a moda até as ornamentações dos túmulos. Assim, pessoas com alta relevância social e política começaram a ser homenageadas pelos familiares, após a morte, através das obras de arte em suas sepulturas.

Importantes artistas, como Victor Brecheret, Luigi Brizzola-ra, Galileo Emendabili, em sua marioria formados na Europa, deixaram suas marcas e obras naquele que foi o primeiro Ce-mitério Municipal de São Paulo, hoje conhecido como Cemité-rio da Consolação.

Créd

ito: S

ite F

lickr

Cemitério da CONSOLAÇÃO

Alunos visitam cemitériopara conhecer novas

formas de arte - Rafael Teodoro

A eterna dúvida, que tem início a partir da 2ª série do Ensi-no Médio e, ano após ano, atormenta os adolescentes “O que quero fazer pelo resto de minha vida?”

Tal assunto foi tratado, em 2014, com extremo carinho e cuidado pelos profissionais do EG. Sempre em busca de orien-tar, da melhor maneira, nossos alunos, a equipe da Direção resolveu convidar o Consultor Jackson F. Alves, do “Programa Orienta”, da Universidade Anhembi Morumbi, para realizar uma palestra nas dependências do Colégio.

O Programa tem o objetivo de estimular os alunos a pros-seguir seus estudos em faculdades ou em cursos técnicos. Tal continuidade é de extrema importância, e Jackson faz questão de falar sobre isso.

“Somente quando os alunos têm sonhos, objetivos é que conseguimos estimulá-los a estudar mais no dia a dia escolar.”

O Consultor cedeu seu tempo para orientar os alunos, que

foram beneficiados com suas explicações sobre diversas profis-sões, a fim de iniciar o projeto com orientações mais amplas na escolha da profissão. Ele explicou diferentes áreas e possibili-tou aos alunos enxergarem além de cada profissão, sendo que, cada uma abrange um leque de oportunidades.

O Colégio Eduardo Gomes agradece ao Consultor Jackson Alves e à Universidade Anhembi Morumbi por disponibiliza-rem todo o conteúdo exposto aos alunos. Temos certeza de que todo o esforço de nossos jovens será recompensado no futuro.

Palestrante conversa sobre as dificuldades em se achar a pro-fissão adequada - Rafael Teodoro

Crédito: Colégio Eduardo Gomes

Jornada dasPROFISSÕES

Page 24: Informativo EG em foco - Edição 6 / Ano 3 / 2014

www.egemfoco.com.br24

Esportes

Seleções de Handebol preparam-se paratorneio, utilizando

as dependências do EG

4 Nações

Durante o mês de outubro, o EG foi sede de treinamento das seleções de handebol do Brasil, Egito, Argentina e Argélia. As equipes prepararam--se para o I Torneio Quatro Nações de Handebol Masculino, realizado nos dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro.

As seleções aproveitaram as novas instalações da quadra de esportes do EG para terem o melhor à disposição. Os alunos tiveram ainda a oportuni-dade de assistir aos jogadores profissionais duran-te as atividades e ficaram impressionados com a habilidade deles.

O Torneio Quatro Nações, utilizado pela sele-ção brasileira como preparação para a disputa do Mundial do Qatar, em janeiro, foi vencido pela se-leção do técnico Jordi Ribera após um emocionan-te jogo contra a Argentina, deixando o troféu em terras tupiniquins.

A classificação final foi:

1º - Brasil (3 vitórias)2º - Egito (2 vitórias e 1 derrota)3º - Argentina (1 vitória e 2 derrotas)4º - Argélia (3 derrotas)

Confira algumas fotos da passagem das sele-ções pelas dependências do EG.

Crédito: Colégio Eduardo Gomes

Seleção da Argélia

Seleção do Egito

Seleção do Egito

Seleção do Brasil

Rafael Teodoro

Page 25: Informativo EG em foco - Edição 6 / Ano 3 / 2014

www.egemfoco.com.br 25

Compromisso de educar para transformar.

Evento aguardado ansiosamente pelo Departamento de Esportes do EG, os Jogos Escolares de São Caetano do Sul realizaram sua 31ª edição durante o ano de 2014. As competições contaram com a participação de, aproximada-mente, 7000 alunos de 41 escolas, públicas e privadas, da cidade.

A abertura do evento, realizada no dia 10 de setembro, no Ginásio Poliesportivo Milton Feijão, já indicava que os jogos seriam realizados com muita garra e determinação de todos os participantes.

Durante a celebração, o Prefeito Paulo Pinheiro des-tacou a importância dos Jogos na formação de crianças e adolescentes: “Que façam prevalecer a harmonia na com-petição. E que levem isso adiante em suas vidas. Parabenizo os pais por incentivarem seus filhos. Eles certamente repre-sentarão bem São Caetano no futuro, seja no esporte, ou em qualquer outra área.”

Outro destaque foi o momento em que o campeão olím-pico e mundial na ginástica artística, Arthur Zanetti, acen-deu a pira. Multicampeão, o atleta de São Caetano foi ova-cionado pelo público e pelos participantes, que têm nele uma fonte de inspiração.

Para que nossos leitores possam ficar bem informados sobre tudo o que aconteceu de melhor com nossos parti-cipantes, a revista EG em foco preparou uma matéria es-pecial, detalhando a competição e os diversos esportes em que o EG se destacou.

OS JOGOS ESCOLARES

O site da competição descreve como o evento é orga-nizado, comandado e estruturado. Abaixo, texto disponível na página:

“Os Jogos Escolares são organizados pela Secretaria de Esporte e Turismo como apoio das pastas de Educa-ção e de Cultura, além da Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Têm por finalidade desenvolver o inter-câmbio educacional, artístico, social e desportivo entre os estudantes, utilizando o esporte como meio de inclu-são social e possibilitando o surgimento de talentos na cidade.

O torneio compreende 18 modalidades, sendo 14 es-portivas e quatro artísticas. São elas natação, atletismo, queimada, judô, xadrez, basquete, damas, futsal, tênis de mesa, ginástica rítmica, handebol, taco, vôlei, ginás-tica artística, artes visuais, dança, música e teatro.

São seis categorias, para crianças a partir de 7 anos até os jovens com 18 anos completos e ingressos na maioridade. As faixas etárias são a pré-míni (7 e 8 anos, exclusivamente para ginástica artística e rítmica), míni (7 a 10 anos), pré-mirim (11 e 12 anos), mirim (13 e 14 anos), infantil (15 e 16 anos) e juvenil (17 e 18 anos).”

A competição teve início no dia 10 de setembro, tendo como principais destaques do EG as modalidades de bas-quete, xadrez, judô, atletismo, natação, vôlei, dança, ginás-tica artística, ginástica rítmica e handebol. Foi encerrada no dia 27 do mesmo mês.

Rafael Teodoro

EG participa da maiorcompetição do esporte estudantil

Atletismo

Créd

ito:

Dep.

de

Espo

rtes

do

EG

Xadrez PM Feminino Xadrez PM Masculino

Page 26: Informativo EG em foco - Edição 6 / Ano 3 / 2014

www.egemfoco.com.br26

Esportes

Participamos de vários circuitos aquáticos, atraves-samos mares , rios , lagos e o que vier.

Estamos desenvolvendo um trabalho, buscando tudo aquilo que faça entender que nada é impossível.

Deixo sempre claro que a sorte existe quando nos dedicamos , quando treinamos, quando somos assíduos e determinados.

Nossa equipe tornou-se imbatível em vários aspec-tos, entre eles, respeito, amizade e incentivo mútuo.

Os maratonistas são assessorados também por nosso fisioterapeuta, Elton Pirani, e pela Psicóloga do Esporte, Sandra Quinzani, aos quais tenho muito a agradecer, pois tornaram nosso trabalho muito mais produtivo e, em função disso, nossos resultados estão surgindo.

Tenho um orgulho imenso desses alunos, marato-nistas, dessa equipe e deste Colégio, que me dá a opor-tunidade de desenvolver esse trabalho.

Contamos ainda com uma TORCIDA OFICIAL, que nos acompanha em toda travessia, fazendo a diferen-ça, e está sendo considerada a melhor torcida do cir-cuito de que estamos participando. A ela também fica o meu carinho, orgulho e agradecimento.

Estamos seguindo, nadando muito, quebrando ta-bus e sendo felizes.

Obrigada.Natação Master-EGProfª.Rose

Natação Master – EG

Créd

ito:

Dep.

de

Espo

rtes

do

EG

Page 27: Informativo EG em foco - Edição 6 / Ano 3 / 2014

www.egemfoco.com.br 27

Compromisso de educar para transformar.

Nos últimos anos, a Psicologia do Esporte vem ganhando um novo olhar, com mais aceitação por parte de técnicos e atletas, que conseguiram perceber a importância do equilíbrio emocional no meio esportivo, entendendo que esse é um di-ferencial, pois, em uma época em que contamos com diversos recursos para o aperfeiçoamento técnico, os atletas atingem alto grau de excelência em seus gestos técnicos, e o que vai colocá-los em um patamar mais elevado é o equilíbrio de suas emoções.

Não podemos perder de vista que o ser humano é com-posto por uma tríade que envolve corpo, mente e alma. Se um desses elementos não estiver em equilíbrio, nenhum talento, por maior que seja, conseguirá expressar-se de forma plena.

O trabalho físico, técnico e tático necessita do complemen-to emocional, afinal, quem comanda o corpo é a mente. Uma mente sob pressão, tendo de administrar inúmeras variáveis que envolvem o contexto esportivo, não consegue fazer com que o corpo explore e reaja dentro de seu máximo.

Além de desenvolver o equilíbrio individual, cabe ao psicó-logo contribuir para a formação de uma equipe que trabalhe em harmonia, criando uma ligação perfeita, para que funcione com total coesão.

Quando falamos de esporte competitivo, estamos falando de pessoas que precisam ir além de seus próprios limites. Se não tiverem uma estrutura emocional sólida, não serão capa-zes de superarem-se.

Em minha experiência com diversas equipes esportivas, passei por vários momentos difíceis. Foi uma conquista grada-tiva a aceitação de um trabalho tão subjetivo, em um meio em que tudo acontece de forma tão concreta e rápida.

Tanto os atletas, quanto os técnicos apresentavam uma resistência em relação às atividades desenvolvidas nos aten-dimentos, não conseguiam compreender como aqueles exercí-cios, relaxamentos, dinâmicas de grupo e conversas poderiam contribuir com a vida esportiva.

Com o passar do tempo, os resultados começaram a surgir, os jovens atletas apresentavam mais empenho e dedicação, mais consciência corporal e uma compreensão maior do con-texto esportivo, resultando em uma nova postura e melhores resultados, gerando credibilidade por parte dos técnicos e o desenvolvimento de um trabalho conjunto.

Tal conquista é resultado de muito empenho, paciência e seriedade no trabalho realizado e das condições que meu ambiente profissional me proporciona, uma vez que tenho a possibilidade de fazer um trabalho preventivo e contínuo, dife-rente do que é vivido na maioria dos Centros de Treinamento, onde o trabalho é restrito a situações especiais e emergenciais, o que impossibilita um resultado satisfatório.

PsicologiaSandra Regina Quinzani

Psicóloga do Esporte do EG

do esporte

Créd

ito:

Dep.

de

Espo

rtes

do

EG

Page 28: Informativo EG em foco - Edição 6 / Ano 3 / 2014

www.egemfoco.com.br28

Esportes

A Fisioterapia Esportiva é um componente da Medi-cina Esportiva. Sua prática e métodos são aplicados no caso de lesões causadas por esportes, com o propósito de recuperar, sanar e prevenir as lesões. Além da reabi-litação, outro aspecto muito importante é a prevenção.

Assim, o Núcleo de Reabilitação Esportiva (NUCRE), em parceria com a Diretoria de Esportes do Colégio Edu-ardo Gomes, vem desenvolvendo, há 6 anos, um projeto de prevenção de lesões nos esportes. Durante esse perí-odo, o trabalho vem obtendo um resultado significativo na redução no número de lesões nos atletas dos espor-tes que estão no projeto. Os exercícios de prevenção também contribuem, acelerando o processo de reabili-tação das lesões e ajudando o atleta a voltar mais rápido à prática esportiva.

O trabalho começa com um minucioso estudo bi-bliográfico, nas mais importantes revistas nacionais e internacionais, sobre a incidência de lesões em atletas do esporte em questão (Natação, Handebol, Judô, G.A, G.R, Basquete, Vôlei), para identificar fatores de risco extrínsecos e intrínsecos.

Extrínsecos seriam aqueles que estão fora do corpo do atleta, por exemplo: o esporte em questão, época da temporada, posição dentro da quadra, nível de compe-tição, superfície e principalmente o equipamento utili-zado.

Intrínsecos seriam aqueles fatores que estão dentro do corpo do atleta, por exemplo: idade, gênero, lesões prévias reabilitadas de maneira inadequada (Segundo a literatura científica, o principal fator para lesões no esporte.), condicionamento físico, flexibilidade, força, estabilidade articular, equilíbrio e biomecânica, entre outros.

Assim, uma série de exercícios foi desenvolvida com o intuito de prevenir as principais lesões que envolvem a prática esportiva:

- fortalecimento funcional de músculos-chave;- treino sensório-motor de receptores articulares dos membros inferiores e superiores;- treino funcional dos músculos do CORE;- treino de agilidade e coordenação;- alongamentos globais.

Esses exercícios são realizados duas vezes por sema-na, com duração de 50 min.

de lesões nos esportesFisioterapia Preventiva

Elton Pirani de SouzaFisioterapeuta Esportivo - NUCRE

Créd

ito:

Dep.

de

Espo

rtes

do

EG

Page 29: Informativo EG em foco - Edição 6 / Ano 3 / 2014

www.egemfoco.com.br 29

Compromisso de educar para transformar.

Durante o mês de outubro, foi realizado o 1º Interclasses de Tênis de Mesa, envolvendo todos os alunos do Ensino Mé-dio. A ideia desse torneio começou com a Professora Patrícia, de Biologia, a Professora Thais, de Tênis de Mesa e a Diretora de Esportes, Renata.

O esporte, no Colégio Eduardo Gomes, tem o objetivo geral de promover o aperfeiçoamento corporal e mental harmônico, oportunizando ao aluno a prática de atividades que favoreçam o desenvolvimento do físico, a socialização, a saúde, a recrea-ção. Enfim, educar em benefício de sua estrutura física e psí-quica e de satisfação pessoal. E mais do que tudo, além desses objetivos, esse torneio visava também ao desenvolvimento da solidariedade dos alunos, já que, para se inscrever, cada aluno doou um pacote de leite em pó, que foi entregue ao GRAACC.

Colégio Eduardo Gomes promove 1º interclasses de Tênis de Mesa para alunos do Ensino Médio

Beatriz Omine

1º INTERCLASSESDE TÊNIS DE MESA

Na edição número 5 do informativo EG em foco, foram mostradas as diversas melhorias que o Colégio Eduardo Go-mes e o Departamento de Esportes estavam realizando para aprimorar ainda mais o atendimento, a preparação e a forma-ção dos alunos.

Uma dessas melhorias foi a troca de piso da quadra, substi-tuído por um piso de madeira flutuante, padrão internacional, para competições esportivas.

No dia 31 de outubro, foi realizada a inauguração oficial da quadra poliesportiva da Escola de Atletas, projeto realizado em parceria com o SESI-CN (Conselho Nacional). As pessoas que compareceram ao evento, aprovaram a reforma e ficaram maravilhadas com o que viram.

Com piso novo, quadra poliesportivaé oficialmente inaugurada

Rafael Teodoro

PADRÃO INTERNACIONAL

Todo esse conjunto de ações está voltado para uma “men-te sã em corpo são”, para a amizade, a lealdade, a solidarie-dade e a perseverança, com a intenção de contribuir para o aprimoramento corporal e espiritual do aluno.

Esse torneio foi tão procurado pelos alunos, que o Colégio tem imenso prazer em informar que serão feitos outros tor-neios para outras séries, não apenas para o Ensino Médio!

Na construção do presente e preparando-se para o futuro, o Colégio Eduardo Gomes acredita na força educadora do es-porte e na formação de uma juventude promissora!

Crédito: Dep. de Esportes do EGCrédito: Colégio Eduardo Gom

es

Page 30: Informativo EG em foco - Edição 6 / Ano 3 / 2014

www.egemfoco.com.br30

Arte e Cultura

Para comemorar o Dia dos Pais, cele-brado em 12 de agosto, o Colégio Eduar-do Gomes promoveu, em 16 de agosto, uma série de atividades de estímulo à saúde, bem-estar e muita diversão para pais e alunos.

Das 12h às 17h, foram realizadas gin-canas esportivas, para fortalecer os la-ços entre pais e filhos e, paralelamente, houve espaços disponíveis para as práti-

cas de futsal, basquete, vôlei, xadrez, entre outros esportes e atividades, conforme a preferência dos participantes, além de uma supergincana, oficina de pipa e recreação e brinquedos para as crianças se divertirem, como touro mecânico, piscina de bolinhas, alpinismo e escorregador inflável. Contamos ain-da com a presença de caricaturistas, que fizeram a diversão de muitos pais e alunos.

Durante o evento todo, foi servido um churrasco capricha-do para os convidados. As crianças puderam retribuir o amor e o carinho recebido dos pais, através da homenagem. A escola comemora a data todos os anos, com diversas atrações e, mais uma vez, agradece a todos pela presença!

Dia dos Paistem comemoração descontraída

no Colégio Eduardo GomesBeatriz Omine

Créd

ito:

Colé

gio

Edua

rdo

Gom

es

Para comemorar o Dia das Crianças, o Colégio Eduardo Go-mes desenvolveu várias atividades pedagógicas diferenciadas, proporcionando diversão, brincadeiras, presentes, lanches na sala de aula e na quadra às crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

Entre segunda (6/10) e sexta-feira (10/10), os alunos par-ticiparam de uma sessão de cinema, com pipoca e tudo; brin-caram de peteca e de bola, no pátio do Colégio; fizeram artes e ainda aprenderam a fazer um lindo bolo colorido, na cozinha experimental, junto com as respectivas professoras, o Prof. Carlos e a Profª Thayane. O resultado foi maravilhoso, e os pe-quenos fizeram uma deliciosa degustação.

Toda a equipe pedagógica envolveu-se e dedicou-se para organizar, com muito carinho, a homenagem às crianças, cuja alegria, ao participar das brincadeiras, deu a todos a certeza de que valeu a pena o esforço para oferecer-lhes dias felizes.

Dia das CriançasCrianças comemoram essa data especial

da maneira mais divertida possível - Beatriz Omine

Crédito: Colégio Eduardo Gomes

Page 31: Informativo EG em foco - Edição 6 / Ano 3 / 2014

www.egemfoco.com.br 31

Compromisso de educar para transformar.

Durante o ano de 2014, os alunos das oficinas do Núcleo de Teatro do Colégio Eduardo Gomes, coordenadas pelos profes-sores Dudu Oliveira e Robson Comelli, montaram e apresenta-ram, pela primeira vez, a peça de Júlio Conte, Bailei na Curva.

A obra traz à tona a trajetória de sete crianças que mora-vam na mesma rua em 1964, ano em que ocorreu o Golpe Mili-tar no Brasil. Encenada nos palcos, pela primeira vez, em 1983, a peça é hoje uma das maneiras de se retratar o Brasil que se forma sob o signo da ditadura nos anos 60, 70 e início dos 80.

Em uma história cheia de reflexão e poesia. Personagens de nosso cotidiano mostram-se por inteiro, trazendo conflitos e situações características da geração dos anos de chumbo. Tais características transformaram a obra em um clássico, sendo um dos textos mais montados no Brasil, mesmo após três dé-cadas de existência.

Em 2014, ano em que o Golpe Militar no Brasil completa 50 anos, o Núcleo de Teatro do Colégio Eduardo Gomes, que con-ta com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, resolveu dar continuidade às apresentações da peça, expondo a história de nosso país através da arte.

A peça, montada a partir texto de Júlio Conte, tem a dire-ção de Dudu Oliveira, assistido por Robson Comelli.

Alunos do Colégio apresentam,em São Caetano do Sul, a peça Bailei na Curva

Créd

ito:

Dep.

de

Espo

rtes

do

EG

Texto de Dudu Oliveira Edição de Rafael Teodoro

Teatro

Bailei na curva

Sempre emocionante, o espetáculo de Dança do Colégio Eduardo Gomes, no ano de 2014, preferiu agradar não apenas aos pais e mães, mas realizar o desejo de muitos jovens no EG. Ser super-heróis.

O espetáculo, idealizado pela Profª Thaís Nasario Helero e pelo Prof. Diogo José da Silva, sob direção da Profª Fabíola Bit-tar, consistiu na eterna luta entre os heróis e seus antagonistas, os vilões.

Com personagens conhecidos no mundo inteiro, como Batman, Superman, Homem de Ferro e Capitão América, os alunos se divertiram e deslumbraram a todos no Teatro Paulo Machado de Carvalho, nos dias 3 e 4 de novembro.

No site de esportes do EG, o leitor pode conferir as fotos da maravilhosa apresentação.

Eterna lutaentre heróis evilões foi temade espetáculo

Rafael Teodoro

Crédito: Studio Bernardi

Page 32: Informativo EG em foco - Edição 6 / Ano 3 / 2014

www.egemfoco.com.br32

O núcleo de Teatro do Colégio Eduardo Gomes oferece, há quatro anos consecutivos, aulas de teatro para os alunos in-teressados na vivência e investigação dessa arte, a partir do 6º ano do Ensino Fundamental. Acreditamos em um trabalho coletivo em que o ensino- aprendizagem é como uma via de mão dupla: quem ensina também aprende.

Este ano, a IV Mostra de Exercícios Teatrais fez uma homenagem a Ariano Suassuna, o mestre que tão bem repre-sentou nosso povo, promovendo a perpetuação de histórias e “tipos” tão brasileiros, em peças como “O Auto da Compade-cida” e “O santo e a porca.”

Esse artista, defensor ferrenho da cultura popular brasilei-ra, além das influências absorvidas de outros países, percebeu em nosso povo a capacidade de se reinventar e se aprimorar a cada dia. Não acreditava em uma cultura estática, pois assim se tornaria morta e só poderia ser chamada de folclore. Assim como o grande mestre, humildemente, esse Núcleo de Teatro não tem nenhum receio de observar o passado e se reinventar a cada dia!

As peças apresentadas para os alunos do Ensino Funda-mental e da Educação Infantil, ao longo do mês de novembro, foram:

Uma simples história de um cara qualquer - Como num filme de Chaplin, em que não há espaço para explicati-vas ou raciocínios complexos, essa peça curta é feita de ações simples, que constroem a história de um homem qualquer, o que não significa que seja um homem sem personalidade, e sim, que poderia ser a história de qualquer homem, inclusive a nossa. Isso porque todos nós temos algo em comum, todos nós estamos, de algum modo, procurando a felicidade.

Romeu e julieta - Numa época em que o amor é tido como desculpa para satisfazer os mais baixos desejos, esses jovens comprometeram-se a contar a história de Romeu e Ju-lieta, na qual o amor se manifesta em sua plenitude, no grau mais elevado de renúncia e sacrifício. Os alunos assumem a função de narradores dessa tragédia imortal e servem de me-diação entre o texto e o público, encenando a adaptação da

MOSTRA DEEXERCÍCIOSTEATRAIS

Trabalho de 2014 foi umahomenagem a Ariano Suassuna

Beatriz Omine

peça de maneira leve e atrativa, para que ninguém se esquive do impacto do triste e trágico final.

Sacra Folia - No texto do dramaturgo Luiz Alberto de Abreu, a sagrada família, perseguida por Herodes e seus sol-dados, perde-se em sua fuga para o Egito e acaba chegando ao Brasil. A perseguição continua em solo nacional, e a sagrada família se vê obrigada a aceitar a ajuda de dois tipos populares, João Teité e Matias Cão. José, Maria e o menino Jesus acabam se embrenhando pelos confins do Brasil.

Arte e Cultura

IV

Crédito: Colégio Eduardo Gomes

Page 33: Informativo EG em foco - Edição 6 / Ano 3 / 2014

www.egemfoco.com.br 33

Compromisso de educar para transformar.

(EG em foco) Como surgiu a ideia do projeto?(Maria Alice) “A ideia do projeto surgiu da minha própria neces-sidade de pensar sobre a maternidade e as emoções que a envolvem, principalmente depois que me tornei avó – em janeiro deste ano. Assistir ao nascimento do meu neto foi uma das maiores emoções da minha vida e me fez relembrar todas as fases da maternidade. Morri de saudade dos meus filhos quando crianças. Revi todas as fotos deles, em todas as idades, e achei que ter o registro da emoção do convívio com os filhos deixaria qualquer mãe feliz, pois o tempo passa tão veloz, e a vida é tão corrida que, quando percebemos, os filhos já estão crescidos... Selecionei os textos e imagens, redigi a proposta de produção do texto e apresentei o projeto para a Direção do Colégio. A Janice e a Filomena gostaram da ideia, acreditaram nela e autorizaram sua realização. “

(EG em foco) Qual era o principal objetivo a ser atingido com ele?(Maria Alice) “Fazer mães e filhos trabalharem juntos, elaboran-do os textos e os desenhos, e transformar esse trabalho num livro que pudesse ser guardado, lido e relido... com as emo-ções sempre revividas.”

(EG em foco) Acredita que seu objetivo foi alcançado? Se sim, explique.(Maria Alice) “Acredito que foi, pois as mães se emocionaram, ao escrever... muitas choravam enquanto escreviam... Quando o livro ficou pronto, gostaram do resultado... Tenho certeza de

Uma mãeescritora e emocionada

Organizadora do projeto Mães Escritoras, Maria Alice concede

entrevista ao EG em foco

Rafael Teodoro

Matéria da edição passada do informativo EG em foco, o Pro-jeto Mães Escritoras, organizado pela Professora Maria Alice Ba-nin, começou no dia 10 de maio, nas dependências do Colégio.

O projeto foi um trabalho realizado por mães e filhos. O re-sultado deu “vida” a um livro que emocionou as pessoas que participaram de sua criação.

O lançamento do livro “Mães escritoras” aconteceu em 07 de novembro, no Colégio Eduardo Gomes.

Em entrevista para o Informativo EG em foco, a professora demonstrou toda a sua satisfação, além de contar como foi tra-balhar com pessoas tão distintas.

que o guardarão por muitos anos, como lembrança da infân-cia de seus filhos, e tenho certeza também de que, no futuro, os próprios filhos se emocionarão, ao ler o que suas mães escreveram quando eles eram crianças.”

(EG em foco) Como foi trabalhar com as mães?(Maria Alice) “Foi gratificante vê-las em ação... chorando, escre-vendo, rindo, olhando para seus filhos, enquanto desenha-vam e brincavam... Pura EMOÇÃO!”

(EG em foco) Pretende dar continuidade ao projeto?(Maria Alice) “Gostaria de fazer uma nova proposta no próximo ano... Espero que as mães também queiram participar... Afi-nal, sem elas, não há projeto!”

(EG em foco) Conte um momento marcante do evento.(Maria Alice) “Na noite de autógrafos, um pai disse que era injus-to haver o projeto de um livro das mães e não haver um dos pais. Pensei muito sobre isso. Quem sabe... “

(EG em foco) Gostaria de deixar uma mensagem para as mães que participaram?(Maria Alice) “Claro! Muito obrigada por participarem, por acre-ditarem e se envolverem. Adorei trabalhar com vocês e espe-ro que a recíproca seja verdadeira. Até o próximo!”

Crédito: Studio Bernardi

Page 34: Informativo EG em foco - Edição 6 / Ano 3 / 2014

www.egemfoco.com.br34

Arte e Cultura

Alunos do 2º ano recebem umalinda homenagem com livro de rimas!

Beatriz Omine

FESTA DO LIVRO

Soltando a imaginação e a criatividade, os alunos do 2º ano tiveram o desafio de criar um livro com rimas. As rimas ganharam vida através de palavras e desenhos, transformando-se em um livro cheio de surpresas! Para homenagear os alunos, o Colégio Eduardo Gomes promo-veu uma incrível “Festa do Livro”, que ocorreu no Teatro Paulo Machado de Carvalho.

As Professoras Crislaine, do 2º ano A, Roberta, do 2º ano B, Eloíza, do 2º ano C, Maria Cristina, do 2º ano D, Sheila, do 2ºano E e Leila, do 2º ano F. compuseram a mesa, no evento. Tivemos também, a presença e os dis-cursos da Vice-Diretora Pedagógica e Coordenadora do Ensino Fundamental, Maria da Penha, e a Coordenadora da Educação Infantil, Renata. Mas o que eles não sabiam é que cada aluno teria seu próprio livro com suas rimas feitas em sala de aula. Quando chegou a hora da entre-ga...SURPRESA!

A Profª Crislaine, que representou todas as professo-ras de segundo ano, conta como foi o trabalho de rimas. “As crianças aprendem sobre linguagem desde muito cedo. Há palavras que divertem, principalmente quando rimam. O trabalho com rimas, no 2º ano, encontra sua justificativa no prazer que esse tipo de texto desperta...”

Segundo a Profª Crislaine, nas rodas de leitura, os po-emas com rimas tiveram um importante espaço. Ouvir, fa-lar, cantar, repetir, descobri, pensar, rir, ler, brincar, inven-tar, escrever...essa viagem literária contou com o encanto, a sonoridade e o convite à brincadeira com os nomes das crianças, ingredientes ricos para o trabalho de linguagem desenvolvido com essa faixa etária. Além disso, esse gê-nero literário amplia o repertório das crianças, o que é fundamental para que, em toda a vida, tenham condições de fazer escolhas e possam buscar a leitura por prazer.

O produto desse trabalho são as rimas criadas e escri-tas espontaneamente pelas crianças, bem como as ilus-trações que compõem os livros.

Esperamos que gostem e se divirtam muito, assim como nós nos divertimos!

Crédito: Studio Bernardi

Page 35: Informativo EG em foco - Edição 6 / Ano 3 / 2014

www.egemfoco.com.br 35

Entre flautas, violões, teclados, animação e muitos talen-tos, o Colégio Eduardo Gomes, nos dias 28 e 29 de outubro, promoveu a apresentação artístico-musical, com músicas po-pulares brasileiras, clássicas e pop internacional, no Teatro Santos Dumont, em São Caetano do Sul. Houve ainda uma lin-da homenagem aos 100 anos do grande artista Dorival Caym-mi. “O samba da minha terra / Deixa a gente mole / Quando se canta, todo mundo bole /Quando se canta, todo mundo bole / Eu nasci com o samba e no samba me criei / Do danado do samba nunca me separei...”

Alunos doEnsino Fundamental

ao Ensino Médiodão show musical

Beatriz Omine

Realizada pelos alunos do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, a apresentação teve dois momentos: em 28/10, o con-certo de violão, teclado e canto moderno, sob o comando do Prof. Nelson. Em 29/10, o concerto de flauta e violão, sob o comando da Profª Miriam e do Prof. Fernando.

Segundo os professores, o envolvimento de toda a equipe e dos alunos foi fundamental para o sucesso. Alunos e profes-sores tiveram a oportunidade de mostrar aos pais o trabalho desenvolvido durante todo o ano. E a equipe responsável fez de tudo para que os alunos vivenciassem cada momento, pois é uma festa deles, explica a Profª Miriam. O Colégio Eduardo Gomes parabeniza toda a equipe e alunos pela excelente apre-sentação que fizeram! Agradece especialmente aos familiares presentes pelo prestígio ao trabalho desenvolvido.

“Milhares de pessoas cultivam a música; poucas, porém, têm a revelação dessa grande arte.”-Beethoven.

APRESENTAÇÃO

MUSICAL2014

Compromisso de educar para transformar.

Crédito: Studio Bernardi

O mês de outubro, no Colégio Eduardo Gomes, terminou com um show de talentos, em 30/10, com alu-nos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental mostrando que são sensacionais e muito cria-tivos!

O Show de Talentos, em nosso Colégio, é baseado nos valores de bom relacio-namento, na busca pela ex-celência, organização e dis-ciplina, em que os alunos se apresentam, de forma volun-tária, nas modalidades artísti-

cas com as quais têm mais afinidade. Durante o show, os es-tudantes puderam apresentar aos colegas as suas habilidades com instrumentos musicais, dança, canto, capoeira, dublagem e muito mais. O momento contou ainda com desfile e arte em desenho.

Beatriz Omine

Alunos usam e abusamda criatividade emapresentação do

show de talentos!

SHOW DETALENTOS Crédito: Colégio Eduardo Gom

es

Colegas e professores que ficaram na plateia aplaudiram e vibraram com as atuações dos alunos. O show de talentos é incentivador de movimentos culturais que promovem criativi-dade, socialização e desinibição dos alunos e a consequente integração deles na comunidade escolar.

O Colégio Eduardo Gomes parabeniza os alunos pela dedi-cação, e que venham muitos outros shows de talentos!

Page 36: Informativo EG em foco - Edição 6 / Ano 3 / 2014

www.egemfoco.com.br36

Fundação de Rotarianos

Aluna intercambista concedeentrevista ao EG em foco

Rafael Teodoro

Novas experiências

(EG em foco) O que a motivou a fazer o intercâmbio?

A razão pela qual eu decidi fazer o intercambio é que, há muito tempo, tenho visto que é ótimo você fazer o programa porque a experiência te faz amadurecer como pessoa, além de aprender sobre uma nova lín-gua, uma nova cultura e ter a experiência, que é única.

(EG em foco) Por que você acredita que essa experiên-cia será boa para você?

Eu estive em reuniões com pessoas que fizeram o inter-câmbio, e muitas delas contaram suas estórias e como elas se tornaram bem-sucedidas graças, também, à experiência do programa. Eu conversei com uma mu-lher que escreveu um livro sobre o intercâmbio dela, que procura incentivar outros estudantes a também fazê-lo.

(EG em foco) Você está gostando do Brasil? Por quê?

Sim. Eu gostei das pessoas, elas são muito mais amigá-veis por aqui. Nos Estados Unidos, elas são um pouco mais frias. Lá você é cumprimentado com um aperto

O Colégio Eduardo Gomes procura sempre mostrar ao alunos, pais e mães todas as oportu-nidades que um intercâmbio pode trazer para a vida dos estudantes. Através do programa Rotary Youth Exchange, diversos alunos, brasileiros ou estrangeiros, tiveram a oportunidade de transfor-mar suas vidas através do conhecimento.

Nesta edição do informativo EG em foco, con-seguimos uma entrevista com a aluna Susan Ke-nath Nava, de 18 anos. Ela é americana, oriunda da cidade de Chicago, e está vivenciando a expe-riência de conhecer nosso país, nossos costumes, nossa língua e nossa cultura. Confira.

Page 37: Informativo EG em foco - Edição 6 / Ano 3 / 2014

www.egemfoco.com.br 37

1. Rotary Club de São Caetano do SulReuniões às segundas-feiras, às 19h30minLocal: Casa da AmizadeRua Cav. Ernesto Giuliano, 1253

2. Rotary Club de São Caetano do Sul-Oeste Reuniões às terças-feiras, às 20hLocal: Casa da AmizadeRua Cav. Ernesto Giuliano, 1253

3. Rotary Club de São Caetano do Sul-LesteReuniões às quartas-feiras, às 20hLocal: Casa da AmizadeRua Cav. Ernesto Giuliano, 1253

4. Rotary Club de São Caetano do Sul-OlímpicoReuniões às quintas-feiras, às 20h 30minLocal: Casa da AmizadeRua Cav. Ernesto Giuliano, 1253

5. Rotaract Club de São Caetano do Sul-OlímpicoReuniões a cada 15 dias, aos domingos, às 20hLocal: Casa da AmizadeRua Cav. Ernesto Giuliano, 1253

6. Rotary Kids de São Caetano do Sul-OlímpicoReuniões a cada 15 dias, aos domingosLocal: Casa da AmizadeRua Cav. Ernesto Giuliano, 1253

Onde contatar o Rotaryem São Caetano do Sul

de mão, aqui as pessoas te recebem com beijos e abra-ços. Também estou aproveitando a comida. Sinto um pouco de saudade da cultura alimentar do meu país, que possui coisas que aqui não existem, mas nunca pensei que aproveitaria tanto misturar um coisa a ou-tra, como aqui.

(EG em foco) E o que você assimilou para sua experiên-cia, até o momento?

Aprendi um pouco mais da língua portuguesa. Eu sei falar espanhol e, algumas vezes, me confundo na hora de usar as palavras, pois são muito parecidas, mas sig-nificam coisas diferentes.

(EG em foco) E como funciona o processo de intercâm-bio?

É um processo longo. Desde o início, eu procurei me envolver bastante com minha escola e com meus pro-fessores, que me apresentaram o programa e me ex-plicaram melhor como ele funciona. Durante o proces-so, você realiza entrevistas, provas, são mostradas as opções, você aguarda o resultado dos processos que realizou. Tem toda uma logística, tudo é bem calcula-do.

(EG em foco) Recomendaria o intercâmbio para outros alunos?

Sim, definitivamente. É ótimo para você ter no currí-culo a experiência. Seja para a faculdade, seja para o trabalho. Além disso, você cria sua própria opinião so-bre outras culturas.

(EG em foco) Você gostaria de deixar uma mensagem para os alunos brasileiros que compartilharam esse momento especial com você?

Obrigado por serem tão amigáveis, eu jamais vou es-quecer que todos aqui são muito abertos a conhecer pessoas diferentes e a aceitá-las.

Saiba mais, acessewww.colegioeduardogomes.com.br

Page 38: Informativo EG em foco - Edição 6 / Ano 3 / 2014

www.egemfoco.com.br38

NutriçãoCompromisso de educar para transformar.

A obesidade infantojuvenil é uma condição em que o ex-cesso de gordura corporal afeta negativamente a saúde ou o bem-estar.

Com base no crescente aumento da prevalência da obe-sidade nessa fase (20 a 35%) e seus muitos efeitos adversos à saúde, essa doença tem sido reconhecida como um grave problema de saúde pública.

Por isso, o Departamento de Nutrição do Colégio Eduar-do Gomes realizou uma campanha na semana do Dia Mun-dial do Combate à Obesidade, 11 de outubro.

Com o auxílio da nutricionista Thaísa de Jesus, o Depar-tamento espalhou banners informativos sobre as causas, consequências sobre a saúde e medidas preventivas dessa enfermidade. Todos os banners foram colocados próximos aos locais de maior consumo de alimentos que auxiliam na obesidade, como a cantina e o restaurante.

Dia mundial doCombate à Obesidade

Departamento age contrao grande mal na saúde infantil

O QUE É OBESIDADE?A obesidade é uma doença crônica caracterizada

pelo acúmulo de gordura, implicando uma perda importante na qualidade e tempo de vida.

COMO UMA PESSOA FICA OBESA?

Predisposição genéticaPadrão alimentar (ingere mais do que gasta)Falta ou ausência de atividade físicaFator social (idade, gênero e classe social)Fator emocional

FriturasRefrigerantes

Doces IndustrializadosFast-food

FrutasVerdurasLegumes

Cereais integraisSuco natural

QUE PROBLEMAS A OBESIDADE CAUSA?Cardiovasculares: hipertensão arterial, hiper-trofia cardíaca, morte súbitaDermatológicos: dermatite, micoses, estriasOrtopédicos: osteoartriteMetabólicos: diabetes tipo 2, colesterol alto, resistência à insulina, gota úrica

O QUE EU DEVO FAZERPARA EVITAR A OBESIDADE?

1) Modificar o plano alimentar Reeducação alimentar

2) Atividade físicaPraticar exercícios que auxiliemna perda de gordura

Michelle Sposito Nutricionista /NutriSposito

Page 39: Informativo EG em foco - Edição 6 / Ano 3 / 2014
Page 40: Informativo EG em foco - Edição 6 / Ano 3 / 2014

Desejo a vocês...Fruto do matoCheiro de jardimNamoro no portãoDomingo sem chuvaSegunda sem mau humorSábado com seu amorFilme do CarlitosChope com amigosCrônica de Rubem BragaViver sem inimigosFilme antigo na TVTer uma pessoa especialE que ela goste de vocêMúsica de Tom com letra de ChicoFrango caipira em pensão do interiorOuvir uma palavra amávelTer uma surpresa agradávelVer a Banda passarNoite de lua cheiaRever uma velha amizadeTer fé em DeusNão ter que ouvir a palavra nãoNem nunca, nem jamais e adeus.Rir como criançaOuvir canto de passarinho.

Sarar de resfriadoEscrever um poema de AmorQue nunca será rasgadoFormar um par idealTomar banho de cachoeiraPegar um bronzeado legalAprender um nova cançãoEsperar alguém na estaçãoQueijo com goiabadaPôr do sol na roçaUma festaUm violãoUma serestaRecordar um amor antigoTer um ombro sempre amigoBater palmas de alegriaUma tarde amenaCalçar um velho chineloSentar numa velha poltronaTocar violão para alguémOuvir a chuva no telhadoVinho brancoBolero de RavelE muito carinho meu.

Desejos

Carlos Drummond de Andrade

O Colégio Eduardo Gomese a Fundação de Rotarianosde S.C.Sul desejam a todos

Feliz Natal ePróspero Ano Novo!

Rua Major Carlo Del Prete, 1120 - Bairro Santo AntônioS.C. do Sul - CEP.: 09530-001 Tel: (11) 4229.2919

www.colegioeduardogomes.com.br [email protected]