Informativo fev 2015

6
1 A BRAENG NEWS Informativo da Companhia de Engenharia de Força de Paz – Haiti | Edição 135| Ano 10 | Fev/15 BRAENGCOY recebe visita de comitiva A Companhia de Engenharia Brasileira no Haiti (BRAENGCOY) recebeu esta semana a visita de representantes do Ministério da Defesa (MD), do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) e do 22º Contingente do Batalhão Brasileiro (BRABAT). Presidida pelo General de Divisão Álvaro Gonçalves Wanderley, Subchefe de Operações de Paz do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do MD, a comitiva percorreu as instalações da Companhia e pôde conhecer de perto os trabalhos realizados pela BRAENGCOY. A visita da comitiva, composta por dez militares brasileiros, objetiva ambientar os oficiais à atual situação do Haiti, verificar as estruturas das bases pertencentes ao 21º Contingente Brasileiro e conhecer melhor as atividades que estão sendo desenvolvidas neste momento da missão. Reunião sobre projeto Cap-Haitien Uma reunião de coordenação sobre as novas instalações do Batalhão do Chile aconteceu na BRAENGCOY. O projeto prevê mudança das instalações do batalhão chileno, em Cap-Haitien, ao norte do Haiti. A Companhia de Engenharia Brasileira irá participar dos trabalhos realizando a terraplenagem do novo local. Estivem presentes na reunião o U8, responsável pelos trabalhos de engenharia do componente militar, o chefe da seção de engenharia do componente civil e o chefe de logística da MINUSTAH, além dos comandantes da BRAENGCOY e do CHIBAT.

description

Informativo da Companhia de Engenharia Brasileira no Haiti

Transcript of Informativo fev 2015

Page 1: Informativo fev 2015

1

A

BRAENGNEWSInformativo da Companhia de Engenharia de Força de Paz – Haiti | Edição 135| Ano 10 | Fev/15

BRAENGCOY recebe visita de comitivaA Companhia de Engenharia Brasileira no Haiti

(BRAENGCOY) recebeu esta semana a visita de representantes do Ministério da Defesa (MD), do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) e do 22º Contingente do Batalhão Brasileiro (BRABAT). Presidida pelo General de Divisão Álvaro Gonçalves Wanderley, Subchefe de Operações de Paz do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do MD, a comitiva percorreu as instalações da Companhia e pôde conhecer de perto os trabalhos realizados pela BRAENGCOY.

A visita da comitiva, composta por dez militares brasileiros, objetiva ambientar os oficiais à atual situação do Haiti, verificar as estruturas das bases pertencentes ao 21º Contingente Brasileiro e conhecer melhor as atividades que estão sendo desenvolvidas neste momento da missão.

Reunião sobre projeto Cap-Haitien Uma reunião de coordenação sobre as novas

instalações do Batalhão do Chile aconteceu na BRAENGCOY. O projeto prevê mudança das instalações do batalhão chileno, em Cap-Haitien, ao norte do Haiti. A Companhia de Engenharia Brasileira irá participar dos trabalhos realizando a terraplenagem do novo local.

Estivem presentes na reunião o U8, responsável pelos trabalhos de engenharia do componente militar, o chefe da seção de engenharia do componente civil e o chefe de logística da MINUSTAH, além dos comandantes da BRAENGCOY e do CHIBAT.

Page 2: Informativo fev 2015

2

BR

AEN

GN

EW

S

NNo mês de fevereiro, a Companhia de

Engenharia Brasileira no Haiti (BRAENGCOY)

prestou apoio à Polícia Nacional do Haiti

(PNH) na construção de uma torre de

treinamento. O trabalho foi realizado com

o uso de guindaste da companhia para a

elevação de cinco containers.

Esta não é a primeira vez que um

trabalho da BRAENGCOY foi solicitado pela

PNH, recentemente, em dezembro de 2014,

uma pista de Pentatlo Militar foi entregue à

Academia de Polícia do país.

Companhia presta apoio à PNH

Comunicadores da MINUSTAH recebem treinamentoMilitares da BRAENGCOY participaram, no mês de

fevereiro, de um treinamento organizado pela MINUSTAH a fim de aprimorar os trabalhos de comunicação social realizados na missão. Os militares puderam trocar ex-periências e apresentar as boas práticas realizadas até o momento. Mídias sociais, fotografia, técnicas de en-trevista e ações cívico-sociais foram alguns dos temas discutidos.

A BRAENGCOY apresentou um vídeo produzido sobre a destruição do artefato explosivo realizada pela Com-panhia. O trabalho foi utilizado pela ONU e por organiza-ções haitianas para alertar a população quanto ao cuida-do necessário com artefatos explosivos que possam ser encontrados nas ruas do país.

Evento reúne segmento feminino da missãoA BRAENGCOY foi palco do encontro das militares

de todo o contingente da MINUSTAH. Em uma animada sessão de cinema, o segmento feminino teve a oportunidade de confratenizar e estreitar os laços entre as nações amigas que compõem a missão.

A Companhia de Engenharia conta com quatro mulheres na missão, uma capitão, na função de intérprete; uma tenente, comunicação social; e duas sargentos, auxiliares de enfermagem.

Page 3: Informativo fev 2015

3

BR

AEN

GN

EW

S

EEm fevereiro, o Centro de Estudos de Pessoal (CEP)

esteve no Haiti para realizar uma avaliação psicológica do 21º Contingente. Os militares foram entrevistados e avaliados por psicólogos do Exército Brasileiro.

A visita da equipe também visa a coletar dados que permitam incrementar o processo de seleção, preparação e desmobilização psicológica do contingente brasileiro, a verificar o moral e as condições psicológicas das tropa e seus principais agentes causadores de estresse, além de fornecer informações que ajudam o comando a melhorar a qualidade de vida na Base.

E

Visita do CEP

Em fevereiro, no meio da missão, as instruções ministradas pelo ONU continuam, buscando fornecer e atualizar conhecimentos. Os militares tiveram instruções de técnicas adequadas de abordagem e exame de corpo delito, necessários em casos de captura de invasores à base, como foi o exercício proposto pela equipe avaliadora.

A formação não fica apenas no campo das instruções, os militares demonstram o que aprederam através de avaliações escritas e simulações de incidentes que necessitem a tomada de decisões rápidas e a execução correta de abordagens. A equipe de instrutores e avaliadores da MINUSTAH é composta por militares de diferentes países.

Militares recebem instruções e são avaliados

Você já acessou o nosso Flickr?Todas as fotos do nosso Contingente estão aqui:

https://www.flickr.com/photos/braengcoy21

Acesse Braengcoy 21 Contg

Page 4: Informativo fev 2015

4

BR

AEN

GN

EW

S

ABRAENGCOY é sede de torneio da MINUSTAHA Companhia de Engenharia Brasileira

está sediando o campeonato de futebol da

MINUSTAH. A competição que começou

no início de fevereiro conta com 18 times

de 9 países participantes, e tem por

objetivo promover a confraternização

entre os militares componentes da

missão através do futebol. O time de

veteranos da BRAENGCOY permanece na

competição, indo para a semi-final contra

o BRABAT, já o sub 30, infelizmente, foi

eliminado. Vamos continuar torcendo,

mas, o mais importante, é a festa que

tem acontecido nas instalações da

Companhia em dia de jogo!

Page 5: Informativo fev 2015

5

BR

AEN

GN

EW

S

AA BRAENGCOY e a PARAENGCOY trabalham juntas na

montagem de instalações do Ministério de Saúde do Haiti. Os

trabalhos acontecem em Porto Príncipe, capital haitiana, onde

serão instaladas oito novas unidades de pré-fabricados.

U3 faz visita técnica à Companhia BrasileiraNo mês de fevereiro, integrantes da

MINUSTAH responsáveis pela seção de operações da missão, U3, fez uma visita técnica à Companhia de Engenharia Brasileira. O objetivo foi atualizar as orientações, as abordagens e os procedimentos a serem realizados nos próximos meses de atuação.

Na oportunidade, a BRAENGCOY apresentou as missões em andamento e explicou como tem sido a execução dos trabalhos, recebendo elogios frente à organização. Em três meses de trabalho, a Companhia já recebeu cerca de 90 missões!

Montagem de pré-fabricados

A PARAENGCOY é a Companhia de Engenharia do Paraguay que também compõe a MINUSTAH. Atualmente, a missão conta com três Unidades de Engenharia: BRAENGCOY, PARAENGCOY e CHICUENGCOY, esta última é formada por militares do Chile e do Equador.

Na foto acima, militares brasileiros e paraguaios, componentes da MINUSTAH e o Deputy Force Commander, General Peña,

Page 6: Informativo fev 2015

6

BR

AEN

GN

EW

S

Expediente: Informativo oficial da Companhia de Engenharia de Força de Paz - Haiti (BRAENGCOY). Editor Chefe: Ten Cel Brion; Redação, Fotos, Diagramação e Finalização: Seção de Comunicação Social (G10) – Ten Leciane,

S Ten Kildare, Sgt Pozzebon e Sd Joab. Contato: [email protected] – RITEX 867.2298

BRAENGCOY EM IMAGENS

Equipe Técnica avaliando solo

Entrega de sopa no orfanato Rose-Mina de Diegues

Montagem dos pré-fabricados para o Ministério da Saúde

Apoio ao CHIBATJogo da BRAENGCOY, de olho no lance Formatura