Informativo GELNe nº 6 abr-jun 2009

7
Em nosso segundo ano de vida, conquistamos nos- so segundo Trofeu de Grupo Padrão - Nível Bronze. Esta é uma conquista de nossos jovens que partici- pam com grande entusiasmo nas atividades de to- dos os sábados à tarde (e muitas vezes pelas ma- nhãs); é uma conquista de todos os pais que com- preendem a importância do Método Escoteiro na formação do caráter de seus filhos; e também é uma conquista de todos os adultos voluntários do GELNe, que acreditam no escotismo como um có- digo de vida na construção de uma sociedade mais igualitária. É o GELNe praticando o escotismo à sombra do chapelão de B-P. GRUPO ESCOTEIRO LANCEIROS NEGROS Edição nº 6 - Segundo trimestre 2009 Porto Alegre, julho de 2009 EDITORIAL Nosso sexto Boletim Informativo vem divul- gar as atividades esco- teiras desenvolvidas pelo GELNe durante o segundo trimestre de 2009. Muito trabalho, muitas conquistas e muitas alegrias vivenciando o Método Escoteiro. A qualificação da Che- fia é uma constante. O trabalho focado no de- senvolvimento do Pro- grama de Jovens traz resultados gratifican- tes: neste trimestre, tivemos vários Cordões de Eficiência na Tropa Escoteira Abayomi, além da entrega de Efi- ciências na Tropa Sê- nior Poncho Verde. Confira o que o Grupo Escoteiro Lanceiros Negros vem fazendo pelas crianças e jovens que abraçaram o Esco- tismo. Grupo Padrão 2009 Nível Bronze GELNe 15.000 O blog do G. E. Lanceiros Negros atingiu em 29 de maio a marca de 15.000 (quinze mil) acessos desde a sua criação em novembro de 2006. Tornou-se um importante veículo de comunicação das atividades desenvolvidas no Grupo, divulgando o Movimento Es- coteiro, além de servir como instrumento de construção de identi- dade para seus integrantes. Confira em http://lanceirosnegros333rs.spaces.live.com. Blog ZH Zona Sul e o Escotismo Foi criado em fevereiro deste ano o blog Zero Hora Zona Sul, um veículo de comunicação direcionado para os bairros da Zona Sul de Porto Alegre. E o Chefe Carlos Eduardo Dutra (Diretor Presidente do GELNe) integra o Conselho Editorial do blog, marcando a presença do Movimento Escoteiro e das atividades escoteiras que acontecem no 8º Distrito Escotei- ro do RS. Já foram postadas notícias do I FICALERTA e do MutEco 2009.

description

Foi criado em fevereiro deste ano o blog Zero Hora Zona Sul, um veículo de comunicação direcionado para os bairros da Zona Sul de Porto Alegre. E o Chefe Carlos Eduardo Dutra (Diretor Presidente do GELNe) integra o Conselho Editorial do blog, marcando a presença do Movimento Escoteiro e das atividades escoteiras que acontecem no 8º Distrito Escotei- Nosso sexto Boletim Informativo vem divul- gar as atividades esco- teiras desenvolvidas pelo GELNe durante o segundo trimestre de 2009.

Transcript of Informativo GELNe nº 6 abr-jun 2009

Page 1: Informativo GELNe nº 6 abr-jun 2009

Em nosso segundo ano de vida, conquistamos nos-so segundo Trofeu de Grupo Padrão - Nível Bronze.

Esta é uma conquista de nossos jovens que partici-pam com grande entusiasmo nas atividades de to-dos os sábados à tarde (e muitas vezes pelas ma-nhãs); é uma conquista de todos os pais que com-preendem a importância do Método Escoteiro na formação do caráter de seus filhos; e também é uma conquista de todos os adultos voluntários do GELNe, que acreditam no escotismo como um có-digo de vida na construção de uma sociedade mais igualitária. É o GELNe praticando o escotismo à sombra do chapelão de B-P.

GRUPO ESCOTEIRO LANCEIROS NEGROS

Edição nº 6 - Segundo trimestre 2009 Porto Alegre, julho de 2009

EDITORIAL

Nosso sexto Boletim

Informativo vem divul-

gar as atividades esco-

teiras desenvolvidas

pelo GELNe durante o

segundo trimestre de

2009.

Muito trabalho, muitas

conquistas e muitas

alegrias vivenciando o

Método Escoteiro.

A qualificação da Che-

fia é uma constante. O

trabalho focado no de-

senvolvimento do Pro-

grama de Jovens traz

resultados gratifican-

tes: neste trimestre,

tivemos vários Cordões

de Eficiência na Tropa

Escoteira Abayomi,

além da entrega de Efi-

ciências na Tropa Sê-

nior Poncho Verde.

Confira o que o Grupo

Escoteiro Lanceiros

Negros vem fazendo

pelas crianças e jovens

que abraçaram o Esco-

tismo.

Grupo Padrão 2009 Nível Bronze

GELNe 15.000 O blog do G. E. Lanceiros Negros atingiu em 29 de maio a marca de 15.000 (quinze mil) acessos desde a sua criação em novembro de 2006. Tornou-se um importante veículo de comunicação das atividades desenvolvidas no Grupo, divulgando o Movimento Es-coteiro, além de servir como instrumento de construção de identi-dade para seus integrantes.

Confira em http://lanceirosnegros333rs.spaces.live.com.

Blog ZH Zona Sul e o Escotismo Foi criado em fevereiro deste ano o blog Zero Hora Zona Sul, um veículo de comunicação direcionado para os bairros da Zona Sul de Porto Alegre. E o Chefe Carlos Eduardo Dutra (Diretor Presidente do GELNe) integra o Conselho Editorial do blog, marcando a presença do

Movimento Escoteiro e das atividades escoteiras que acontecem no 8º Distrito Escotei-ro do RS. Já foram postadas notícias do I FICALERTA e do MutEco 2009.

Page 2: Informativo GELNe nº 6 abr-jun 2009

PÁGINA 2

No período de 30 de abril a 03 de maio os Chefes Carlos Eduardo Dutra e Liria Romero Dutra, integrantes da Equipe Regional de Formação, participa-

ram do Curso Avançado de Dirigente de Formação, realizado no Campo Escola de Escotismo (Parque Saint-Hilaire - Viamão), concluindo esta linha de formação escoteira. Habilitam-se, portanto, a formar novos Chefes e li-deranças para o destacado Movimento Escoteiro do RS.

Registramos também a conclusão de nível do Curso Preliminar Escotista (Ramo Sênior) pelo Chefe Júlio C. Mallmann.

Nos dias 16 e 17 de maio aconteceu no Campo Escola de Escotismo (Parque Saint-Hilaire, em

Viamão) o Seminário de Formação, organizado pela UEBRS, com a participação dos Chefes Liria Romero Dutra e Carlos Eduardo Dutra como Dirigen-tes de Formação.

Nos dias 23 e 24 de maio, no Campo Escola de Escotismo, o Chefe Ilton C. Belmonte fre-qüentou o Curso Preliminar

Escotista - Ramo Lobinho.

Na mesma data, Chefe Liria Ro-mero Dutra ministrou palestras no Curso Preliminar Escotista - Ramo Escoteiro.

E no dia 31 de maio foi a vez do Chefe Carlos Eduardo Dutra ministrar palestras no Curso Preliminar de Diri-gente Institucional.

_____________________________________________

333/RS - GRUPO ESCOTEIRO LANCEIROS NEGROS - GELNe

NOVOS DESAFIOS

No dia 23 de maio, o es-coteiro William Santos Mallmann passou pelo Arco de Bandeirolas da Tropa Escoteira Abayo-

mi rumo a novos desafios como integrante da Tro-pa Sênior Poncho Verde do GELNe.

E no dia 20 de junho foi a vez da escoteira Algidria-ne da S. Rodrigues passar pelo Arco de Bandeirolo-as.

Qualifica-ação de Chefia

Page 3: Informativo GELNe nº 6 abr-jun 2009

PÁGINA 3

O tempo vem e eles vão.

No dia 09 de maio os lobi-nhos Brendon Nathan Mo-reira da Silva e Matheus da Rosa Lima, a exemplo de Mowgli, saem da jângal em direção à aldeia dos ho-mens.

O desafio do crescimento físico, psicológico e do co-nhecimento se apresenta. Que a caminhada seja pro-veitosa.

Já a Tropa Escoteira Abayomi participou ativamente da cam-panha de vacinação do dia 20 de junho em um posto de saú-de do Bairro Restin-ga.

Os Chefes Cristian e Fogui-nho participaram de uma atividade comunitária na Escola São Francisco, no dia 29 de abril, a pedido da Professora da 4ª série do ensino fundamental, ministrando palestra sobre orientação, rosa dos ventos e construção de bússola artesanal.

A Tropa Sênior Poncho Verde realizou mutirão de reparos na sede da Estân-cia do 21, local de eventos que o 21º BPM disponibili-za para a comunidade, na data de 23 de maio.

_____________________________________________

333/RS - GRUPO ESCOTEIRO LANCEIROS NEGROS - GELNe

Crescimento

Atividades Comunitárias

Page 4: Informativo GELNe nº 6 abr-jun 2009

PÁGINA 4

Em uma inédita iniciativa do 8º Distrito Escoteiro do RS, alguns jovens dos Grupos Escotei-ros sob sua jurisdição foram levados para a abertura da Assembleia Nacional Escoteira, no dia 18 de abril, em Bento Gonçalves (RS). Uma oportunidade única para conhecer a estru-tura do Movimento Escoteiro. A comitiva esteve sob responsabilidade do Chefe Júlio C. Mallmann (GELNe). Representando o G. E. Lanceiros Negros, o sênior Josoé P. Pereira e os escoteiros Matheus S. do Monte e Glauco Romero Dutra. Também participaram jovens dos Grupos Escoteiros Lídia Moschetti, Tupi-guarani, Nimuendaju e Charruas.

B-P já ensinava e todo Chefe escoteiro aprende: confie nos jovens e dê a eles responsabili-dades que eles corresponderão. Seja como um irmão mais velho e oriente.

O resultado: tivemos neste trimestre uma bela safra. Cordão Verde e Amarelo para os escoteiros Matheus Silva do Monte, Glauco Romero Dutra e Nikollas Perazzo. E Cordão Vermelho e Branco para os escoteiros William Santos Mallmann e Lucianne dos Santos Camargo. Na Tropa Sênior, foi entregue o distintivo de Eficiência I para os seniores Josoé Piber Pereira e Cristian Oliveira da Cunha.

_____________________________________________

333/RS - GRUPO ESCOTEIRO LANCEIROS NEGROS - GELNe

Assembleia Nacional Escoteira

A busca pela excelência

Page 5: Informativo GELNe nº 6 abr-jun 2009

PÁGINA 5

_____________________________________________

333/RS - GRUPO ESCOTEIRO LANCEIROS NEGROS - GELNe

Quem fica parado é poste! Diz o dito popular. Então, tivemos algumas saídas neste trimes-tre. No dia 25 de abril participamos do tradicional Fogo de Conselho (89 anos) do G. E.

Charruas. Em 16 de maio, Tropa Esco-teira Abayomi participou do Pirataria - Competição para Patrulhas Escotei-

ras, promovido pelo G. E. do Mar Passo da Pátria e tendo por local a Ilha do Presídio. Um grande evento aconteceu no dia 06 e 07 de junho: O Mutirão Na-cional Escoteiro de Ação Ecológica,

reunido os Gru-pos Escoteiros do 8º Distrito num total de 145 inscritos. No dia 13 de junho, a Tropa

Sênior Poncho Verde esteve visitando o G. E. Guia Lopes, na Ilha do Pavão, em ativida-de de integração. Já nos dias 11 e 12 de junho, aproveitan-do o feriado, Chefe Liria e os escoteiros Matheus S. do Monte, Glauco R. Dutra e Ni-kollas Perazzo aproveitaram para fazer uma jornada de 21 km em Morungava, trabalhan-

do a especialidade de Excursões. E no dia 20 de junho, parte da Tropa Sênior Poncho Verde deslocou-se até o G. E. Charruas para uma ativi-dade técnica, trabalhan-do a especialidade de Primeiros Socorros e de-senvolvendo uma base de conhecimentos escoteiros.

Atividades externas

Page 6: Informativo GELNe nº 6 abr-jun 2009

PÁGINA 6

_____________________________________________

333/RS - GRUPO ESCOTEIRO LANCEIROS NEGROS - GELNe

No dia 09 de maio, na sede do GELNe, aconteceu o primeiro encontro da Jornada de Estu-dos Práticos do Ramo Escoteiro, tratando do tema “Sapador”, que foi desenvolvido pelo Chefe Júlio C. Mallmann e contou com a presença dos Chefes do ramo escoteiro dos Gru-pos Escoteiros do Mar Passo da Pátria, Brownsea, Mons. André P. Frank, Tupi-guarani e Lídia Moschetti.

Chefe Júlio C. Mallmann desenvolveu itens da especialidade de Sapador para a Tropa Es-coteira do G. E. Tupi-guarani. O encontro foi na sede do GELNe, no dia 23 de maio.

Jornada de Estudos Práticos

do Ramo Escoteiro

Especialidade de Sapador

Page 7: Informativo GELNe nº 6 abr-jun 2009

- Uirajá Pires Murillo (Akelá)

- Ilton Conceição Belmonte (Hathi)

- Liria Romero Dutra (Chefe Tr. Escoteira)

- Terezinha Fátima Souza Charão (Bagheera)

- Cristian Pinto Matheus (Dir. Técnico - Chefe Tr. Sênior)

- Cristiano Costa Scherer (Dir. Financeiro - Assist. Tr. Sênior)

- Júlio Cesar Mallmann (Dir. Administrativo - Assist. Tr. Escoteira)

- Carlos Eduardo Dutra (Dir. Presidente - Mestre Pioneiro)

- Sandra Jandira Garcia Silva (Alcatéia)

- Juçara dos Santos Camargo (Apoio)

- Lenira Santos Mallmann (Apoio)

E a primeira festa junina do GELNe aconteceu no dia 28 de junho - um belo domingo. Cerca de 85 pessoas entre nossas crianças e jovens com suas famílias, além de pessoas da comunidade e irmãos escoteiros estiveram presentes. Iguarias típicas, jogos, exposição de lenços escoteiros e trofeus, pintura de rostos, brechó e até casamento caipira.

PÁGINA 7

_____________________________________________

333/RS - GRUPO ESCOTEIRO LANCEIROS NEGROS - GELNe

333/RS - GRUPO ESCOTEIRO

LANCEIROS NEGROS

R. Gov. Peracchi Barcelos, 4616

Bairro Restinga

CEP 91.790-370 - Porto Alegre (RS)

Junto ao 21º B.P.M.

Telefone (51) 3241.5124

Celular (51) 9804.4074

Celular (51) 8149.4594

E-mail: [email protected]

http://lanceirosnegros333rs.spaces.live.com

Atividades escoteiras aos sábados

das 14h às 17:30h

DIRETORIA GESTÃO 2009/2010

CARLOS EDUARDO DUTRA

Diretor Presidente

CRISTIAN PINTO MATHEUS

Diretor Técnico

CRISTIANO COSTA SCHERER

Diretor Financeiro

JÚLIO CÉSAR MALLMANN

Diretor Administrativo

INFORMATIVO GELNe

Redação, diagramação e fotografiaRedação, diagramação e fotografiaRedação, diagramação e fotografiaRedação, diagramação e fotografia

Chefe Carlos Eduardo DutraChefe Carlos Eduardo DutraChefe Carlos Eduardo DutraChefe Carlos Eduardo Dutra

Festa Junina

Chefes do GELNe