Informativo Geração Vida n°136

16
EDIÇÃO 2012 ANO XI 136 SETEMBRO Toda história tem dois lados Pág. 04 - Tudo depende dos olhos Pág. 06 - Ficar atento com as companhias Pág. 16 - Por que reconhecer nossos erros é tão difícil?

description

Informativo

Transcript of Informativo Geração Vida n°136

EDIÇÃO2012 ANO XI136SETEMBRO

Toda história tem dois lados

Pág. 04 - Tudo depende dos olhos

Pág. 06 - Ficar atento com as companhias

Pág. 16 - Por que reconhecer nossos erros é tão difícil?

EDITORIALEDITORIALEDITORIAL02

AGOSTOAGENDA

Xaropinho do SBT - Dia 22 Sábado às 20:00

Coquetel para MulheresDia 29 sábado às 19:30

COMPORTAMENTO

Toda moeda tem dois lados e toda história tem pelo me-nos duas versões, o proble-

ma é que nem sempre a gente vê o outro lado ou sabe reconhecer quem está certo. Não podemos avaliar di-ferenças com justiça sem ouvir os dois lados, a Bíblia diz: “Aquele que é o primeiro a fazer sua defesa parece ter a razão, mas só até que a outra pessoa comece a lhe fazer pergun-tas”. (Pv: 18:17).

Mesmo quando se envolve ami-gos ou parentes precisamos de cau-tela dobrada, pois a tendência é de defender a família, mas às vezes, os próprios fi lhos, irmãos ou pais podem errar, por isso devemos ouvir o outro lado antes de chegar à conclusão.

Conta-se que um pai desejava ensinar aos seus quatro fi lhos a res-peito de julgamentos. Assim, a cada um enviou em uma estação diferen-te do ano a uma terra distante para

observar uma determinada árvore. O primeiro fi lho chegou ao inverno, o segundo na primavera, o terceiro no verão e o quarto no outono. O pri-meiro informou que a árvore era feia, além de seca e toda distorcida. O se-gundo disse que, ao contrário, a árvo-re estava carregada de botões, cheio de promessas.

O outro fi lho contestou aos dois irmãos e afi rmou que viu a árvore co-berta de fl ores. Que elas tinham um cheiro tão doce e eram tão bonitas, que ele arriscaria dizer que eram a coisa mais graciosa que ele jamais havia visto.

Finalmente, o quarto fi lho falou que a árvore estava tão cheia de frutas, tão carregada de vida, que chegava estar arqueada. O pai, pon-derado, explicou que todos estavam certos, no entanto, cada um deles jul-gara a árvore exatamente pela época do ano em que a haviam visto.

Na vida, quase sempre somos precipitados nos julgamentos, com-pete-nos observar com atenção, co-lher informações detalhadas, para que dessa forma, não julguemos si-tuações e pessoas por um momento apenas.

“Para bem julgar não basta sem-pre ver, é necessário olhar; nem bas-ta ouvir, é conveniente escutar.” É sábio dizer que o sino toca dos dois lados; que por mais convincente que seja uma história, antes de qualquer decisão, use da sensatez e, se possí-vel, escute o outro lado. Isso signifi ca que ao escutar somente um lado de uma história podemos estar come-tendo uma injustiça. A justiça é uma das qualidades fundamentais do ca-ráter de Deus que nos criou, por isso devemos apreender com Ele.

A Bíblia diz: “Deus governa o mundo com justiça e julga os povos de acordo com o que é direito”. Sl 9:8

Rua: José Maria Pinto 294

Toda história tem dois lados!

COMPORTAMENTO

Na vida todas as pessoas terão que lidar com ad-versidades, porém o que

determina cada grau do problema é como se encara cada situação. Muitos se entregam ao sentimento de desamparo, isto é, não acreditam que tenham recursos para enfrentá--los e às vezes querem até fugir, pois, para alguns uma simples dor de cabeça já é uma doença muito séria, dando assim uma dimensão diferente ou maior do que a real.

A vida pode ser difícil, porém a solução depende da perspectiva de cada um, de como enxergamos cada situação.

Conta-se que num distante e pe-queno vilarejo, havia um lugar co-nhecido como a casa dos 1000 es-pelhos. Um pequeno e feliz cãozinho soube deste lugar e decidiu visitar. Lá chegando, saltitou feliz escada acima até a entrada da casa. Olhou através da porta de entrada com suas orelhinhas bem levantadas e a cauda balançando tão rapidamente quanto podia. Para sua grande sur-presa, deparou-se com outros 1000 pequenos e felizes cãezinhos, todos com suas caudas balançando tão rapidamente quanto à dele. Abriu um enorme sorriso, e foi correspon-dido com 1000 enormes sorrisos. Quando saiu da casa, pensou: “Que lugar maravilhoso! Voltarei sempre, um montão de vezes. Neste mesmo vilarejo, outro pequeno cãozinho, que não era tão feliz quanto o pri-meiro, decidiu visitar a casa. Esca-lou lentamente as escadas e olhou através da porta. Quando viu 1000

olhares de cães que lhe olhavam fi -xamente, rosnou e mostrou os den-tes e fi cou horrorizado ao ver 1000 cães rosnando e mostrando os den-tes para ele.

Quando saiu, ele pensou: “Que lugar horrível, nunca mais volto aqui.

Todas as situações que vivemos

têm no mínimo dois lados, um po-sitivo e outro negativo. O que faz a diferença é a maneira como li-damos com essas situações. Todo momento de crise, seja fi nanceira, familiar ou pessoal é uma oportuni-dade, uma ocasião favorável para o aprendizado. Podemos olhar a situ-

ação como vítimas das circunstân-cias, com um olhar pessimista... Ou entender que podemos agir e tirar o melhor proveito da situação. A crise é a oportunidade que temos para refl etir, repensar agir e reposicionar. Algumas pessoas só têm esse tipo de atitude em situações como essa, quando são arremessadas de uma zona de conforto para a zona de pâ-nico.

Na nossa vida quando vemos as situações de uma maneira ruim tudo se torna mais difícil, mas quando colocamos na visão de Deus tudo é diferente, a Bíblia diz: “Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam e temem a Deus.” Rm.8.28.

Acredite você pode sair de uma situação melhor do que quando en-trou nela. É preciso ter coragem de sacudir a poeira do conforto, enca-rar o pânico e começar a agir! Nun-ca devemos esquecer que nada po-derá frustrar o propósito que Deus tem com a nossa vida.

Pegue aquilo que você viveu, tire as lições necessárias e use--as como pedra de apoio para uma nova vida. Siga em Frente! Acredite você tem recursos pessoais, emo-cionais e espirituais que foram da-dos por Deus. Às vezes, a angústia é tanta que não conseguimos en-xergar isso, mas Deus nos promete ajudar-nos e nos livrar de situações difíceis, a Bíblia diz:

“Tu és o lugar em que me escon-do; tu me preservas da angústia; eu canto bem alto a tua salvação, pois me tens protegido”. Sl: 32:7

Tudo depende dos olhos

MULHER04

PROJETOS

Nem todas as pessoas com as quais entramos em contato são aquelas que escolhe-

mos para nos relacionar. Devemos pro-curar muito bem com quem podemos ter amizades, pois se as nossas es-colhas forem erradas teremos conse-quências sérias em diversas áreas de nossa vida como no trabalho, família, saúde, paz, etc.

Por mais que possamos ser fortes e influenciadores, temos de tomar muito cuidado com a convivência com pes-soas “insensatas”, ou seja, pessoas que buscam o mal, as coisas erradas, a distância de Deus e da Sua vontade. A Bíblia diz: “… mas o companheiro dos insensatos se tornará mal.” (Pv 13. 20). Se as nossas principais amiza-des, aquelas com que passamos mais

tempo são com pessoas “insensatas”, precisamos tomar muito cuidado, pois em pouco tempo nos tornaremos como uma delas. A seleção das amizades é fundamental para o bom andamento fa-miliar. A Bíblia diz: “Não se deixem en-ganar: As más companhias corrompem os bons costumes” (I Co 15.33).

Alguns dos amigos mais perigo-sos são aqueles que sempre concor-dam conosco, apoiando-nos mesmo nas coisas erradas, a Bíblia diz: “Me-lhor é ouvir a repreensão do sábio do que ouvir a canção do insensato” (Ec: 7:5). Ninguém gosta de ser corrigido, mas todos nós precisamos de ami-gos que nos amam tanto que mos-tram os nossos erros, a Bíblia diz: “Melhor é a repreensão franca do que o amor fingido”.

Conta-se que dois amigos encontra-ram um urso na estrada. O primeiro su-biu numa árvore e se escondeu. O ou-tro usava muleta e, não podendo fugir, resolveu se jogar no chão e se fingir de morto. O animal chegou perto, cheirou as orelhas dele e foi embora (dizem que urso não mexe com quem está morto). O que estava na árvore desceu e pergun-tou ao companheiro o que o urso tinha cochichado em seu ouvindo:- Ele me disse para não viajar mais com quem abandona os amigos na hora do perigo.

Precisamos proteger os familiares das armadilhas por influência das más companhias. Algumas amizades não podem ser aceitas, pois se tornarão em futuros laços para a destruição a Bíblia diz: “Há caminhos que parecem bons, mas no final conduz à morte”. (Pv 16.25).

Por isso escolha amigos que amem a Deus e que tenham corações puros, que transmitam sabedoria e coisas boas. A Bíblia diz “Quem anda com os sábios será sábio…” (Pv 13. 20). Essa influência positiva é importante para crescer em todos os sentidos para o bem, nutrir relacionamentos proveito-sos com pessoas que amam a Deus só levam no caminho certo. A lealda-de é parte de uma amizade genuína. A Bíblia diz em Provérbios 17:17 “O amigo ama em todo o tempo; e para a angústia nasce o irmão.”

Ficar atento com as companhias

DICAS

INFANTILINFANTILEVENTOS 07

Gustavo Gabelini 02/09Marcos Antônio Lima 02/09Eric Barreto 06/09Márcia Albert Barreto 08/09Helen C. Xavier de Oliveira 09/09Fabiano de Paula e Silva 10/09 Adalto de Azevedo 10/09Leandro Alves Vieira 12/09Ozely Leda Lopes 16/09Nayara Souza 16/09Julia Fernandes de Souza 18/09Valmir Apª Dearo 22/09Adriano Alves Victor 22/09

Dayane C. M. de Jesus 23/09 Jucylene Santana 24/09Iara Apª Henriques 24/09Izabel Apª C. de Paula 24/09Jucylene Gisele Correia 24/09Nayane Gonçalves 25/09Alisson José Fernandes 25/09Sérgio Côrrea dos Santos 28/09Priscila Taiara Ferreira 29/09

CriançasGiovana Michelin 09/09Anny Taiara de Matos 12/09Ângelo Miguel Oliveira 13/09

Dia dos PaisSua foto não está aqui?

Então acesse nosso facebook www.facebook.com/geracaovida

e site e confi ra todas as fotos www.geracaovida.com.br

SOCIAL08

Aniversariantes SetembroAniversariantesAniversariantesAniversariantesAniversariantes

O que é mais importante?

Alguns trechos da Palestra de Brian Dyson, ex-presi-dente da Coca-Cola, que

aconteceu em conferência de uma universidade americana, onde ele falou sobre a relação entre o traba-lho e outros compromissos da vida.

- Imaginem a vida como um jogo, no qual vocês fazem malabarismo com cinco bolas que lançam ao ar.

- Essas bolas são: o trabalho, a família, a saúde, os amigos e o es-pírito.

- O trabalho é uma bola de Bor-racha. Se cair, bate no chão e pula para cima.

- As outras quatro bolas são de vidro. Se caírem no chão, quebra-rão e ficarão permanentemente danificadas. Entendam isso e bus-quem o equilíbrio na vida. Como?

Não diminuam seu próprio va-

lor, comparando-se com outras pessoas. Somos todos diferentes. Cada um de nós é um ser especial.

Não fixem seus objetivos com base no que os outros acham im-portante. Só você está em condição de escolher o que é melhor para você mesmo.

Dêem valor e respeitem as coi-sas mais queridas aos seus cora-

ções. Apeguem-se a elas como a própria vida. Sem elas a vida care-ce de sentido.

Não deixem que a vida escorra entre os dedos por viverem no pas-sado ou no futuro. Se viverem um dia de cada vez, viverão todos os dias de suas vidas.

Não desistam quando ainda são capazes de um esforço a mais. Nada termina até o momento em que se deixa de tentar. Não temam enfrentar riscos. É correndo riscos que aprendemos a ser valentes.

Não excluam o amor de suas vidas dizendo que não se pode encontrá-lo. A melhor forma de receber amor é dá-lo. A forma mais rápida de ficar sem amor é apegar-se demasiado a si próprio. Não corram tanto pela vida a ponto de esquecerem onde estiveram e para onde vão.

Não tenham medo de apren-der. O conhecimento é leve. É um tesouro que se carrega facil-mente. Não usem imprudentemente o tempo ou as palavras, pois não se pode recuperar.

A vida não é uma corrida, mas sim uma viagem que deve ser des-frutada a cada momento.

Cuide mais das bolas de vidro!

PARA PENSAR

INFANTIL10

Dicas de saúde

INFANTILINFANTILDIVERSOS 11

Uma gestante precisa comer por dois?

Não, mulheres grávidas não podem cair na tentação de comer por dois, salvo em raríssimos casos em que há

ordens médicas específicas, como em gesta-ções de jovens com bem menos que 20 anos, que ainda estão em fase de crescimento.

Durante a gravidez, o corpo torna-se mais eficiente na absorção de nutrientes, por isso ao dobrar a quantidade de comida você não está aumentando as chances de ter um bebê saudável, e sim de ganhar peso excessivo e muitas vezes complicar desnecessariamente sua gravidez.

Se você já está com um bom peso, não há necessidade de calorias a mais no primeiro trimestre, e só de um pou-co extra no segundo e no terceiro. Se, por um acaso, está acima ou abaixo do peso, precisará receber orientações do seu obstetra ou, quem sabe, de um nutricionista.

As gestantes devem aumentar apenas 300 calorias na quantidade total consumida por um adulto, desta forma a alimentação não precisa ser necessariamente grande para suprir as necessidades do feto.

Quando bater aquela tentação de comer muito, lembre-se de que você está ingerin-do a mais para um bebezinho bem pequeno, e não para outro adulto. Qualidade é muito mais importante do que quantidade!

12 fatores para o mau hálito

Caso sinta-se constrangido de perguntar a outra pessoa se você está com mau hálito, anote uma maneira bem sim-ples de detectá-lo: Passe a língua no dorso da mão e aguarde 30 segundos. Depois cheire a região e ve-rifique se apresentou algum odor desagradável.Fatores:1 – Beber pouco líquido2 – Comer muita gordura e proteína animal ou comida muito temperada3 – Fumar4 – Usar enxaguatório com

álcool frequentemente5 – Tomar bebidas alcoólicas com frequência (mais de 2 vezes por sema-na )6 – Ter o intestino preso7 – Ficar muitas horas sem se alimentar8 – Respirador pela boca9 – Ter diabetes10 – Sentir minha boca seca com frequência11 – Não usar fio dental com frequência12 – Não higienizar a língua durante a escovação provo-cando o esbranquiçamento da mesma. (saburra lingual)

As principais causas da halitose estão relacionadas a problema digestivos, respiratórios e bu-cais. Aproximadamente 90% dos casos têm origem bucal, es-pecialmente as alterações na gengiva e no periodonto e a presença de saburra lingual. Por esse motivo, caso des-confie de mau-hálito procure inicialmente o seu dentista.

Lavar as mãos evita inúmeras doenças

O simples ato de lavar as mãos é de importância fun-damental no nosso cotidiano. Higienizar as mãos frequente-mente e da maneira correta é uma das principais formas de evitar inúmeras doenças.

São as mãos que nos ajudam em todas as tarefas, inclusi-ve na preparação dos nossos alimentos. Mãos sujas é o pa-raíso das bactérias. Diarreia, hepatite, gripe e infecções intestinais são algumas das doenças que podem ser evi-tadas pelo simples hábito de lavar as mãos.

A água é capaz de prevenir doenças que ainda hoje cau-sam milhões de mortes em todo o mundo.

Aprenda a lavar as mãos corretamente:

Use água corrente e sabone-te. Lave bem as palmas das mãos, a parte de cima entre os dedos, debaixo das unhas e os pulsos. Enxágue até eliminar toda a espuma. Seque bem com toalha limpa ou papel toalha. A adoção do álcool gel e das lavagens das mãos mais frequentes, durante o sur-to de gripe A, fez cair o nú-mero de casos de outras doenças, como conjuntivite e gripe comum.

VISITA A LUA O AMERICANO FALOU PARA O PORTUGUÊS:-NÓS FOMOS OS PRIMEIROS HOMENS HÁ IR À LUAO PORTUGUÊS VIROU AO AMERICANO E DISSE:-NÓS SEREMOS OS PRIMEIROS A IR AO SOLO AMERICANO INDIGNADO PERGUNTOU AO PORTUGUÊS:-MAS COMO VOCÊS VÃO SE QUEIMAR INTEIROSO PORTUGUÊS DISSE: -MAS NÓS TEMOS UM PLANO VAMOS À NOITE

PÉ SUJO- JOÃOZINHO PERGUNTA AO SEU COLEGA DE CLASSE: - PORQUE SEU O PÉ ESQUERDO É SUJO? PEDRINHO RESPONDE: É PORQUE MINHA MÃE PEDIU QUE LIMPASSE O PÉ DIREITO.

MISTO FRIOUM CARA CHEGA À LANCHONETE E FAZ O PEDIDO:- EU QUERO UM “MISTO FRIO”.- OLHA AMIGO, TU VAIS TER QUE ESPERAR UM POUCO.- POR QUÊ? - É QUE DEMORA UMA MEIA HORA PARA ESFRIAR O GRIL.

NO VELÓRIO O SUJEITO ESTÁ NO VELÓRIO À BEIRA DO CAIXÃO QUANDO CHEGA O AMIGO E PERGUNTA: - AFINAL QUEM É O MORTO? E O SUJEITO COM OS OLHOS CHEIO DE LÁGRIMAS VIRA-SE PARA O AMIGO, APONTA PARA DENTRO DO CAIXÃO E RESPONDE: - É ELE!

REMÉDIOS QUE NÃO RESOLVEMO CAMARADA FOI AO MÉDICO E DEPOIS DE VÁRIOS EXAMES, ESTE ÚLTIMO LHE RECEITOU TRÊS REMÉDIOS.UMA SEMANA DEPOIS, ELE TINHA PIORADO CONSIDERAVELMENTE E ESTAVA

NA CAMA AGONIZANDO. VENDO AQUILO, A ESPOSA RESOLVE CHAMAR O MÉDICO NOVAMENTE.— O SENHOR COMPROU TODOS OS REMÉDIOS QUE EU LHE PASSEI? — PERGUNTA-LHE O MÉDICO, INCONFORMADO.— MAS É CLARO QUE EU COMPREI DOUTOR!— E TOMOU TODOS DIREITINHOS?— TOMAR DE QUE JEITO? SE EM TODOS OS FRASCOS ESTAVA ESCRITO: “MANTENHA SEMPRE FECHADO”?

SOL E LUA QUINZINHO PERGUNTA AO SEU AVÔ: -O QUE É MAIS IMPORTANTE? O SOL OU A LUA? -É A LUA, CLARO! ELA BRILHA DE NOITE PARA PODERMOS ENXERGAR UM POUCO NA ESCURIDÃO! O SOL NÃO SERVE PRA NADA! SÓ BRILHA DE DIA, QUANDO TUDO JÁ ESTÁ MUITO CLARO!

MEU CACHORROO SUJEITO CHEGOU TODO ESBAFORIDO NAQUELA EMPRESA QUE FAZIA FAIXAS E CARTAZES E FOI LOGO DIZENDO:- MEU CACHORRINHO SE PERDEU E EU QUERO MANDAR FAZER UMA FAIXA BEM GRANDE!- POIS NÃO, MEU SENHOR! QUAIS OS DIZERES?E O SUJEITO:- LULU, VOLTE LOGO! ESTOU MUITO TRISTE!

PESCARIA A MENINA DE 10 ANOS VAI PESCAR COM O PAI E VOLTA COM O ROSTO TODO INCHADO. A MÃE, ASSUSTADA, PERGUNTA: - MINHA FILHA, QUE HOUVE? - FOI UM MARIMBONDO, MAMÃE... - ELE TE PICOU? - NÃO DEU TEMPO, O PAPAI O MATOU COM O REMO...

HUMOR12

Zé e seu Guincho

REFLEXÃO

Lá estava eu com a minha fa-mília, de férias, num acam-pamento isolado, com carro

enguiçado. Tentei dar a partida no carro. Nada. Caminhei para fora do acampamento, e feliz-mente minhas reclamações fo-ram abafados pelo barulho do riacho que passava por ali. Mi-nha mulher e eu concluímos que estávamos à mercê de uma ba-teria descarregada.

Sem alternativa, decidi voltar a pé até uma vila mais próxima, a alguns quilômetros de onde estávamos. Duas horas depois, com um tornozelo torcido, che-guei fi nalmente a um posto de gasolina. Ao me aproximar do posto lembrei que era Domingo.O lugar estava fechado, mas ha-via um telefone público e uma lista telefônica caindo aos peda-ços. Telefonei para a única com-panhia de auto socorro, localiza-da na cidade vizinha, a cerca de 30 km. Zé atendeu ao telefone e me ouviu, nos mínimos detalhes. - Não tem problema - ele disse quando dei minha localização - normalmente não trabalho aos domingos, mas estarei aí em mais ou menos meia hora.

Fiquei aliviado de obter socorro, mas preocupado com as implica-ções fi nanceiras que essa oferta de ajuda, signifi caria. Ele chegou a seu reluzente caminhão-guin-

cho, e nos dirigimos para a área de acampamento.

Quando saí do caminhão, ob-servei com espanto, o Zé descer com aparelhos na perna, ampa-rado por muletas. Ele era para-lítico!

Enquanto ele se movimentava, comecei novamente minha gi-nástica mental para calcular o preço da sua boa vontade.

- É só uma bateria descarrega-da, uma pequena carga elétrica e vocês poderão ir embora, dis-se.

Ele reativou a bateria e enquan-to ela recarregava, distraiu meu fi lho pequeno com truques de mágica. Até tirou uma moeda da orelha e deu a meu fi lho.

Enquanto ele guardava os cabos de volta no caminhão, perguntei quanto lhe devia.

- Ó! Nada! - respondeu, para mi-nha surpresa. - Tenho que lhe pagar, afi nal, esse é o seu tra-balho. - Não - ele reiterou - Há muitos anos atrás, alguém me ajudou a sair de uma situação pior do que esta, quando perdi as minhas pernas. O sujeito me disse apenas para “passar isso adiante”. Portanto, você não me deve nada.

ÊXO

DO

ÊXO

DO

GASTRONOMIA14

Ingredientes 1 pacote de fl ocos de milho sem açúcar100 g de manteiga2 latas de leite condensadoSuco de 4 limões1 lata de creme de leite sem soro1 colher (sopa) de gelatina em póRaspas de casca de limão a gosto

Modo de Fazer:No liquidifi cador, triture os fl ocos de milho. Misture a manteiga até formar uma farofa bem úmida. Com a farofa forre o fundo e as laterais de uma fôrma com 24 cm de diâmetro com fundo removível. Asse no forno preaquecido a 200ºC durante 10 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. No liquidifi cador, bata o leite condensado com o suco de limão até formar uma consistência bem fi rme. Misture o creme de leite e a gelatina preparada de acordo com as instruções da embalagem. Despeje sobre a torta e leve à geladeira durante 4 horas. Na hora de servir polvilhe raspas de casca de limão.

Torta de liquidificador de limão com massa de sucrilhos

No cardápio do dia, bastante romã, mo-rango, molho de

tomate, brócolis e castanha--do-pará. Com eles, é possí-vel aproveitar os dias de sol e preservar a juventude da pele, além de evitar o aparecimento de manchas e tumores.

Se a fonte da juventude fosse vendida em potes nas farmácias, teria o sabor de um doce morango ou uma ads-tringente romã. Afi nal, segun-do um recente estudo da Uni-versidade Hallym, na Coreia do Sul, essas frutas são al-gumas das melhores opções para prevenir o envelheci-mento precoce da pele. “Elas são ricas em ácido elágico, um antioxidante poderoso”, afi rma o bioquímico Marcelo Hermes Lima, da Universida-de de Brasília, que estuda o composto há anos.

Na pesquisa sul-coreana, os cientistas expuseram célu-las à radiação ultravioleta do sol — principalmente à UVB, que provoca vermelhidão e pode causar câncer. Depois, adicionaram extratos de ácido elágico às culturas celulares. “A pele tratada com a substân-cia teve menos infl amações provocadas pelo excesso de exposição solar”, explica a nu-tricionista Elaine de Pádua, do Hospital das Clínicas de São Paulo. “A atividade de subs-tâncias que contribuem para a degradação do colágeno tam-bém foi reduzida.”

E o colágeno, para a pele, é tão importante quanto os óculos para quem tem proble-mas de visão. Sem ele, que é a proteína mais abundante no corpo, as células perdem elasticidade e aí aparecem as rugas. “É como se o colá-

geno fosse um sustentácu-lo, aumentando a resistência contra estiramentos. Sem ele, o tecido perde fi rmeza”, assi-nala a dermatologista Daniela Taniguchi de Barros, da Facul-dade de Medicina do ABC, na região metropolitana de São Paulo. Só não há consenso sobre a quantidade de fruti-nhas necessária para manter a pele jovem — já que o traba-lho coreano foi feito in vitro. A recomendação é acrescentá--las a um dos lanches diários. Até mesmo a balança agrade-cerá: 100 gramas de romãs e morangos têm, respectiva-mente, 56 e 30 calorias. Delí-cias de tão leves.

Além de romãs e moran-gos, a pele agradece o consu-mo de molho de tomate. Esse alimento foi testado na Uni-versidade de Manchester, na Inglaterra, e se mostrou um aliado da juventude do tecido. Os pesquisadores acrescen-taram 55 gramas — a quan-tidade que consumimos em uma boa macarronada — à dieta diária de mulheres com cerca de 30 anos de idade. Os resultados foram animado-res: uma substância do toma-te, o licopeno, reduziu a ação dos raios UVA, principais res-ponsáveis pelo foto envelheci-mento.

Fonte: Saude.abril

Dietaantirrugas

SAÚDE

Por que reconhecer nossos erros é tão

difícil?

Sempre encontramos difi culdades para admi-tir nossas culpas, pois

nas horas que somos avaliados sobre nossa conduta, rapida-mente queremos nos defender.

Talvez você conheça al-guém que mesmo estando

errado, consegue arranjar ar-gumentos para sua defesa e acaba escapando do problema. Reconhecer os erros é uma virtu-de, mas a arrogância impede de sermos curados.

Conta-se que numa universi-dade, dois amigos que cursavam

medicina iam muito bem às pro-vas e trabalhos da faculdade. No fi nal do semestre ambos tinham notas entre 9 e 10. Havia uma prova fi nal no curso de Química, mas, a dupla estava tão confi an-te nas suas notas que resolve-ram passar um fi nal de semana festejando com amigos de outra universidade.

Ambos dormiram tarde de-mais e chegaram atrasados na universidade na Segunda, dia da prova fi nal. Ao invés de tentar fa-zer o exame, a dupla procurou o professor depois com uma histó-ria que inventaram.

Os dois afi rmaram que o carro deles teve um pneu furado e fi -caram sem pneu de reserva. Se-gundo eles, demorou a concertar o pneu e isso resultou no atraso deles para o exame.

O professor considerou a história dos dois e concordou que daria uma segunda chan-ce de fazer o exame no dia seguinte. Ambos estudaram para valer aquela noite e foram ao exame no dia seguinte na hora marcada.

O professor colocou ambos em salas separadas e os entre-gou o exame. Quando começa-ram o exame, perceberam que a primeira pergunta era uma ques-tão fácil e valia um ponto. Ani-mados, responderam à primeira pergunta e viraram a página. Na segunda página havia apenas

uma pergunta – “Qual dos quatro pneus furou?” A resposta valia 9 pontos.

Temos o direito de errar, cer-tamente, porque errar faz parte do ser humano, mas temos o de-ver de assumir a total responsa-bilidade pelos erros que comete-mos. Ter essa visão bem clara na mente pode acabar com muitos confl itos que vivemos, seja co-nosco ou com as outras pessoas.

O reconhecimento dos erros esta intimamente ligada à humil-dade, quando exercitamos essa virtude, facilmente podemos nos desprender do orgulho que nos desgasta e nos cega.

Jesus falou muito sobre essa virtude e nos ensina a exercita--la diariamente, pois é através da humildade é que podemos nos tornar pessoas melhores, a Bí-blia diz: “Quem teme ao Senhor está aprendendo a ser sábio, quem é humilde é respeitado”. Pv: 15:33

Sem humildade, não reco-nhecemos nossos próprios de-feitos, pois o homem orgulhoso pensa que já conhece tudo, e não quer depender de ninguém, nem mesmo do próprio Deus e quando chega a este ponto o orgulhoso terá consequên-cia diante de Deus, à Bíblia diz: “Deus rejeita os orgulho-sos e exalta os humildes.” (Tiago 4:6-10).

COMPORTAMENTO