Informativo março 2014

8
Sindicato dos Metalúrgicos de Bragança Paulista e Região Rua São Pedro, 313 - Centro - Bragança Paulista - S.P. CEP 12900-060 - Fone: (11) 4033-0047 PARA USO EXCLUSIVO DOS CORREIOS Mudou-se Endereço Insuficiente Não Existe Nº Indicado Ausente Não Procurado Desconhecido Recusado Falecido Informação Escrita pelo Porteiro/Síndico Reintegrado ao Serviço Postal em: _____/_____/_____ Assinatura e número do entregador: Sindicato dos Metalúrgicos Bragança Paulista Impresso Especial 9912239970/2009 - DR/SPI CORREIOS DEVOLUÇÃO GARANTIDA CORREIOS Boletim Informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de Bragança Paulista e Região Março /2014 ANO XXVII Nº281 Editorial PLR pág. 02 pág. 02 Segurança no Trabalho pág. 06 Aqui na nossa base estamos atentos as cobranças de nossos companheiros com relação PLR e outros assuntos. Mudança na PRESIDÊNCIA do Sindicato. Paulinho da Força Assembleias Nossa diretoria participou do primeiro encontro regional do novo partido Solidariedade 77 em Atibaia, com a presença de vereadores da região e do seu presidente Paulinho da Força. pág. 03 Confira na Contra capa Confira na Contra capa O Sindicato dos Metalúrgicos acompanha de perto tudo que acontece nas empresas e principalmente com os trabalhadores. O Sindicato dos Metalúrgicos acompanha de perto tudo que acontece nas empresas e principalmente com os trabalhadores. Março 2014 As pessoas com deficiência estão presentes em todas as atividades e levam seus talentos para empresas que valorizam a diversidade em seu quadro de funcionários.

description

Informações, piso salarial dos metalúrgicos de Bragança e região, assembleias, benefícios e muito mais Acessem www.sindmetalbraganca.org.br

Transcript of Informativo março 2014

Page 1: Informativo março 2014

Sindicato dos Metalúrgicos de Bragança Paulista e Região Rua São Pedro, 313 - Centro - Bragança Paulista - S.P.

CEP 12900-060 - Fone: (11) 4033-0047

PARA USO EXCLUSIVO DOS CORREIOS

Mudou-se

Endereço Insuficiente

Não Existe Nº Indicado

Ausente

Não Procurado

Desconhecido

Recusado

Falecido

Informação Escrita pelo Porteiro/Síndico

Reintegrado ao Serviço Postal

em: _____/_____/_____

Assinatura e número do

entregador:

Sindicato dos MetalúrgicosBragança Paulista

ImpressoEspecial

9912239970/2009 - DR/SPI

CORREIOS

DEVOLUÇÃO GARANTIDA

CORREIOS

Boletim Informativo do Sindicato dos Metalúrgicosde Bragança Paulista e RegiãoM a r ç o/ 2 0 1 4 A N O X X V I I N º 2 8 1

Editorial PLRpág. 02 pág. 02

Segurançano Trabalho

pág. 06

Aqui na nossa base estamos atentos as cobranças de nossos companheiros

com relação PLR e outros assuntos.

Mudança na PRESIDÊNCIA do Sindicato.

Paulinho da Força

Assembleias

Nossa diretoria participou do primeiro encontroregional do novo partido Solidariedade 77 em Atibaia, com a presença de vereadores

da região e do seu presidente Paulinho da Força.

pág. 03

Confira na Contra capaConfira na

Contra capa

O Sindicato dos Metalúrgicos acompanha de perto tudo que acontece nas empresas e principalmente com os trabalhadores.

O Sindicato dos Metalúrgicos acompanha de perto tudo que acontece nas empresas e principalmente com os trabalhadores.

Março 2014

As pessoas com deficiência estão presentes em todas as atividades e levam seus talentos para empresas que valorizam a diversidade em seu quadro de funcionários.

Page 2: Informativo março 2014

www.sindmetalbraganca.org.br

União Metalúrgica

O MetalúrgicoBoletim Informativo Oficial do Sindicato

dos Metalúrgicos de Bragança Paulista e Região

Expediente Tiragem: 8.500 exemplares

Presidente: Vice-Presidente: José Luis MachadoSecretário Geral: Edson Pereira de Souza Tesoureiro: Edson Ercolini Dpto. Jurídico: Ercílio Antonio Domingues AlonsoDiretora de Comunicação: Isis MontenegroDiretor Educação Sindical: Ismael Gomes de MoraisConselho Fiscal: Denise Aparecida Dini - Marcos José da Silva - Paulo Cesar de Almeida Suplentes: Antonio de Pádua Cardoso - Antonio Marcos de Lima - Luis Antonio Mariano - Fábio Alves de Carvalho - Orias Santana da Silva - Paulo Henrique de Souza Vasques - Agenor de Camargo - Herculano Policarpo Pinheiro - Alessandro Pazeto - Paulo Cesar Fernandes - Gilvan Ornelas de Souza - Gisela AParecida Costa

Valter Jesus Brajão

Projeto Gráfico e Editoração Netto DesignRedatora - Patricia Netto

(11) - 4033-6889 - www.netto.art.brAssessoria de Mkt - Netto Design

[email protected]@sindmetalbraganca.org.br [email protected] [email protected]

Sede: Rua São Pedro, 313

Centro Bragança Paulista - S.P.CEP 12900-060 - Fone: (11) 4033-0047

Sub-Sede: Rua João Paulino dos Santos, 244

Jd. Atibaia - Atibaia - S.P. Fone: (11) 4412-2147 [email protected]

MARÇO 2014O MetalúrgicoBragança Pta. e Região02

Editorial

Valter Jesus BrajãoPresidente do Sindicato

Aqui na nossa base estamos atentos às cobranças de nossos companheiros com r e l a ç ã o P L R e o u t r o s assuntos. Temos reuniões agendadas na Perfil Metal, Metalúrgica Ando, para tratar da PLR e outras reivindicações e na Dynamic A i r pa ra a formalização da PLR.

Também visitamos outras e m p r e s a s q u e v e m apresentando problemas como atraso de pagamentos e vales, falha na entrega de EPIs e tantos outro problemas do dia a dia dos nossos trabalhadores, que não ficarão sem respostas,

MUDANÇA NA PRESIDÊNCIA DO SINDICATO

Companheiros (as).No dia 21 de março foi realizada uma reunião extraordinária da Diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Bragança Paulista e região convocada pelo então presidente José Luis Machado (FALCON). Nesta reunião foi entregue a Diretoria um pedido de afastamento da Presidência do Sindicato por prazo indeterminado por motivo de saúde.

O pedido foi aceito pela diretoria e imediatamente assumi o cargo, passando a responder a partir da data como Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Bragança Paulista e Região.

Ao assumir a presidência quero deixar claro

que continuarei todos os projetos em andamento e daremos mais ênfase ainda aos anseios e necessidades da categoria metalúrgica que sempre foi a vanguarda do movimento sindical.

No dia nove de abril participaremos da 8ª Marcha da Classe Trabalhadora, cobrando das autoridades os avanços prometidos em campanha e não realizados. Na pauta de reivindicação estão: 40 HORAS DE JORNADA SEMANAIS, FIM DO FATOR PREVIDENCIARIO, AUMENTO REAL PARA O S A P O S E N T A D O S , M A I S I N V E S T I M E N T O S N A S A Ú D E E EDUCAÇÃO, CORREÇÃO DA TABELA DO IMPOSTO DE RENDA, TRABALHO DECENTE entre outras já conhecidas dos trabalhadores.

PLR e Outras Reivindicaçõestodas as denuncias e sugestões enviadas ao sindicato serão averiguadas e tomadas as devidas providencias .

Quando uma reivindicação não for da nossa alçada, será orientada e encaminhada aos setores competentes, portanto contamos mais do que nunca com a união e apoio dos metalúrgicos porque sem trabalhadores não razão para o Sindicato existir.

TRABALHADOR, O SINDICATO É VOCÊ!

Valter Jesus Brajão

Page 3: Informativo março 2014

O MetalúrgicoBragança Pta. e Região 03www.sindmetalbraganca.org.br

Dirigentes do Sindicato em constante reciclagem

No dia 22/03, na Sub Sede de Atibaia, os Diretores do Sindicato participaram do Seminário sobre Atividades Sindicais no Mundo Globalizado, ministrado pelo Sociólogo Marco Antonio Mota, assessor da Federação dos Metalúrgicos de São Paulo.

Na pauta, temas importantes como o papel do dirigente sindical no contexto econômico e social, relações humanas e desenvolvimento de liderança.

www.facebook.com/sindicatometalbraganca

MAIS AÇÕES DO SINDICATO

Solidariedade 77

Paulinho da Força em Atibaia

Os diretores do Sindicato dos Metalúrgicos de Bragança Paulista e Região prestigiaram na noite de 14/03 , na Câmara Municipal da Estância de Atibaia o primeiro encontro do Diretório Regional do partido SOLIDARIEDADE 77 onde o presidente do partido Paulinho da Força esteve presente junto aos vereadores da região e dirigentes do partido.

Page 4: Informativo março 2014

MARÇO 2014O MetalúrgicoBragança Pta. e Região04

Confira todas as fotos na Fanpage

do Sindicato

O Sindicato dos Metalúrgicos de Bragança Paulista e Região, realizou entre os dias 06 e 11 de março de 2014, comemorações em homenagem às mulheres t r a b a l h a d o r a s e m v á r i a s empresas da região.Contando com o apoio da diretoria, de parceiros do Sindicato e das empresas, foi realizado um evento com atividade laboral, sorteio de brindes e presentes para mais de 500 colaboradoras.Esta homenagem é um pequeno a g r a d e c i m e n t o à s n o s s a s mulheres metalúrgicas, pois como guerreiras que são, cumprindo dupla ou tripla jornada de trabalho todos os dias, fazendo papel de mãe, de pai, de profissional e amiga, elas com certeza merecem serem homenageadas não só no dia internacional das mulheres, comemorado no dia 08 de março, mas sim, todos os dias de suas

Bramon

MulherDia Internacional da Mulher

Bragança

Atibaia

vidas.A diretoria do Sindicato agradece às empresas Scheuermann + Heilig, OSG, Chelb / Bramon, Dynamic Air, Grammer, Castelo e Baptistucci, que permitiram fazer o evento nas empresas, disponibilizando espaço físico, acompanhamento do RH das empresas e até mesmo um coffee break, como aconteceu na OSG e na Grammer.Agradecemos também aos nossos parceiros, LFG/ Anhanguera de Atibaia, Vitaderm de Bragança, E m b e l e z e B r a g a n ç a , A r e s Perfumes Atibaia e Embeleze Atibiaia.Esperamos que no próximo ano mais empresas participem do evento valorizando as mulheres que fazem a vida de suas famílias cada dia melhor.

Diretoria do Sindicato

8 de Março

Baptistucci

www.facebook.com/sindicatometalbraganca

Page 5: Informativo março 2014

O MetalúrgicoBragança Pta. e Região 05www.sindmetalbraganca.org.br

www.facebook.com/sindicatometalbragancaMAIS AÇÕES DO SINDICATO

Page 6: Informativo março 2014

MARÇO 2014O MetalúrgicoBragança Pta. e Região06

Segurança no Trabalho

PLR Acument

Orias Santana da SilvaDiretor Sindical

Deficiência e eficiencia no trabalho

Com ambiente acessível e os apoios necessários, a maioria dessas pessoas pode ser produtiva. Possibilitar a inclusão plena de todos, sem discriminação, é dever da sociedade que deseja melhorar as condições de vida de seus cidadãos.

Afinal, como indica o Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2010, há no Brasil cerca de 29 milhões de pessoas com deficiência em idade de trabalhar ,que podem ser produtivas e contribuir para desenvolvimento do País, exercendo sua plena cidadania.

A plena inclusão colabora com a promoção do Trabalho decente, entendido como "um trabalho produtivo e adequadamente remunerado, sem quaisquer formas de discriminação, e capaz de garantir uma vida digna a todas as pessoas que vivem de seu trabalho", conforme define a Organização Internacional do trabalho(OIT).

Sabemos que o preconceito ainda impede o acesso ao pleno emprego. Podemos enfrentá-lo com informação para melhorar a qualidade das relações no trabalho e valorizar a diversidade. Quando reconhecemos o preconceito, é mais fácil mudar nosso comportamento.

A inclusão das pessoas com deficiência se tornará realidade quando cada um de nós contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, na qual a pessoa seja reconhecida pela sua competência e não apenas pela sua aparência.

O artigo 93 da Lei de 24/07/1991, que ficou conhecido como Lei de Cotas, impulsionou a

entrada das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.Mesmo assim, isso não foi suficiente para garantir a elas o acesso que a lei confere.

O quadro só começou a mudar a partir de 2001, quando um setor da sociedade abraçou o tema. Naquele ano, em Osasco, a então Subdelegacia Regional do Trabalho, sob o comando de Lucíola Rodrigues Jaime, foi responsável pelas primeiras notificações ás empresas sobre o cumprimento da Lei. Dois anos depois a Subdelegacia era a responsável pela aplicação das 16 primeiras multas no país pelo descumprimento da Lei d e C o t a s ( C l e m e n t e , 2 0 0 4 , p . 1 0 4 )Era o princípio de um trabalho que foi seriamente levado á frente pelos dirigentes da Subdelegacia que sucederam,sempre num trabalho conjunto com entidades da sociedade civil.

Com esta iniciativa o preenchimento de vagas saltou de 601 vagas ocupadas em 12 empresas,em 2001, para 10.003 vagas em 563 empresas em 2010.

Começava ai a efetivação não só da Lei de Cotas, mas também da própria Constituição Brasileira, que proíbe a discriminação para admissão e remureração em razão da deficiência (art.7°,inciso XXXl) e garante reservas de vagas na administração direta e indireta ás pessoas com deficiência (art.37,incisoVlll).

Cálculo para reservas de vagas e de valores de multas pelo descumprimento da Lei de Cotas no setor privado.

Porte da empresa: Valor em Reais da

infração do artigo 133 da Lei 8213/91

+ Acréscimo da Portaria MTE 1199 de 28/10/2003

100 a 200 funcionários 2% = 1.523,57 a 152.355,73 + 0 a 20%

201 a 500 funcionários 3% = 1.523,57 a 152.355,73 + 20 a 30%

501 a 1000 funcionários 4% = 1.523,57 a 152.355,73 + 30 a 40%

1001 em diante 5% = 1523,57 a 152.355,73 + 40 a 50%

Obs: A partir de 1 de Janeiro de 2014 o valor da multa pelo descumprimento da Lei de Cotas varia, conforme a gravidade infração, de R$1.812,87 a R$181.284,63. É o que prevê a Portar ia MPS/MF n°19,de 10/01/2014.

Além de garantir a reserva da vaga, a lei determina que a dispensa de trabalhador reabilitado ou de deficiente habilitado ao final de contrato por prazo determinado de mais de 90 dias, e a imotivada, no contrato por prazo indeterminado, só pode ocorrer após a contratação de substituto de condições semelhante.

Em São Paulo,a Superintendência Regional do Trabalho tem um modelo de orientação para que haja enquadramento da pessoa com deficiência na Lei de Cotas.

Henry Ford já havia descoberto no início do século passado que quase metade da linha de montagem de seus carros poderia ser ocupada por trabalhadores com deficiência e, na época , fez uma afirmação que ficou para a

As pessoas com deficiência estão presentes em todas as atividades e levam seus talentos para empresas que valorizam a diversidade em seu quadro de funcionários, atuando deste modo com base em princípios de responsabilidade social.

Guia Médico, Parcerias e Desconto, em nosso site, confira!

www.sindmetalbraganca.org.br

Os diretores do Sindicato receberam em nossa Sede e Sub-Sede no dia 20/03 uma comissão de representantes da empresa Acument de Atibaia - SP e de Contagem - MG para tratar da PLR e de outras questões dos trabalhadores da empresa.

história: "Posso assumir tranquilamente um cego para um emprego no qual os olhos não são necessários."

Fonte: Pessoas com deficiência no trabalho formal.Porque não?(Sindicato de Osasco e R e g i ã o ) O t r a b a l h a d o r c o m deficiência(Sindicato de Osasco e Região)

Page 7: Informativo março 2014

AniversariantesMarço2014

O MetalúrgicoBragança Pta. e Região 07www.sindmetalbraganca.org.br

Seus Direitos

Yanne Sgarzi Aloise - Gerente Geral

Aloise e Aloise AdvocaciaPça. João Mendes, 42 conj. 111/114

São Paulo - cep: 01501-000

F: 55 -11-32425841 / Fax: 55-11-31048248

www.aloiseadvocacia.com.br

05/03FAUSTINA F.DE OLIVEIRA 16/03FAUSTINO BAPTISTA LOPES 21/03JONAS ALEXANDRO TAVELLA18/03JOSE ELIAS BARATELLA19/03 JOSE PIRES18/03LUZIA PIRES PASSOS 21/03MARCO A. DE OLIVEIRA FILHO 03/03MARIA IVETE DA SILVA 20/03MARILANE A. DE SOUZA 19/03MATILDE VALERIANO DA SILVA 02/03NILZA HELENA MOREIRA REIS 11/03OSVALDO DA SILVA 03/03RICARDO HENRIQUE RASSELE 22/03SEBASTIAO OTAVIANO DA SILVA 19/03VALERIA MARIA P. DE OLIVEIRA 02/03VANDO ROSARIO 21/03VANIA LUCIA DOS SANTOS 06/03VERA L. DE FREITASFamiliar10/03CARLOS DE B.CAVALCANTE 15/03FABIANO PEREIRA DE SOUZA 13/03FRANCISCO ERIVELTO BEZERRA 23/03 GERALDO MIGUEL VICTORAZZI12/03JAYME JOSE CAGNOTO 02/03JOAO EVANGELISTA ALVES 11/03JOAQUIM .SHIMABUKURO 26/03JOSE CARLOS DOS SANTOS 20/03JOSE FRANCISCO SAMPAIO 08/03LAMARTINE S. CAMPOS FILHO 13/03LUIZ DE FRANCA DA SILVA 24/03MARCOLINA BUENO DA COSTA 13/03NARCISO DE O.ESTEVAM14/03NIVALDO ALVES DE CARVALHO 23/03PRISCILA SANTOS P.L.RAEL 20/03 RODOLFO POSCAI 10/03ROGERIO MOREIRA BARBOSA 09/03SIDNEY RODRIGUES DE SIQUEIRA

APOSENTADOS03/03 JOSE FRANCISCO DA SILVA07/03 JOSE PEDRO DO PRADO28/03 LUIZ FRANCO DE LIMACastelo03/03 JOAO DE OLIVEIRA21/03 MARCIO ALVES O. MARIA30/03 VILMA RODRIGUES DE FARIAGrammer01/03 EDUARDO DA SILVA ALVES22/03 LUIZ ANTONIO DA SILVA13/03 RAIMUNDO CLAUDEMIR PINTO27/03 VALTER GUMERCINDO CORREABaptistucci02/03 ED CARLOS RUSSI 08/03 JOSÉ APARECIDO DE FARIA27/03 MARIA DAS NEVES DE O. ALVES23/03PAULO DE PAULA28/03 PAULO HENRIQUE FERREIRALX 02/03EDSON P.DE SOUZA07/03 JUDSON ZANDONELI BINATTIMAUMAR10/03 NATANAEL C.MARQUES MONTE BIANCO21/03 JONAS A.TAVELLA OSG 05/03 DANIEL DA SILVA08/03 EMERSON POLIZELLI RENZ12/03CARLOS A.MARQUES SCHEUERMANN26/03 ADAO ROBERTO DE LIMA27/03 GILMAR BETOLDO SOARES17/03 JIANE APARECIDA DA SILVA06/03 LEVY CAETANO SOARES21/03 LUIZ CARLOS DE ANDRADE25/03 OSVALDO CARDOSO18/03 SIMONE PEREIRA DA SILVAMarisa Godoy me08/03 MEIRE ANE SABINOMax Gear25/03ADERCI ANTONIO DA SILVA14/03 AMAURI C.MORAES05/03FRANCISCO R. SOARES09/03 ISMAEL GOMES DE MORAES

25/03 JOEL DA SILVA RODRIGUES09/03 JOSUE SOGLIA 27/03 MARCELO C. SANTOSTyco24/03 DANIEL JOSE B. VIEIRA30/03 REINALDO FORTESelfer02/03 LORISVANDO ALVES29/03 MARCELO A.BUENO Iguatemi04/03 RERISTON S. C.OLIVEIRA Perfil Metal20/03 ROBERTA SEGURA DA CUNHA26/03 ROBSON DE LIMACB Industrial16/03 ALEXANDRE A. DOMINGUESDigimold04/03 MARIA D. DANTAS DA SILVAItaltractor20/03ALESSANDRO PAZETO17/03 OSMAR LUIS MINSKITechmaster20/03ANTONIO G. ALVES NETO30/03 ARIANE A. APARECIDA SHIMIZU21/03 MARCIO CESAR SANTOS SILVA Chelb14/03ANTONIO M.O. SANTOS Yado ya25/03 JOSENIAS P. DE JESUSEngedon31/03FABIA GIOVANA ARAUJO Willtec30/03AURELIO P.DE OLIVEIRA 26/03HILMAR S. DAS MERCESPro Metalúrgica09/03INGRID SOUZA DA SILVA Caloi Norte15/03LUIZ DA SILVAGrand Perfil11/03RODRIGO ALVES DOS SANTOSC.Benedito Souza15/03ADOLFO MARCIANO Fluxweld07/03TULIO FELIPE DA SILVAMaxgen11/03 ANDREA H. EMILIANO Tri-Era

22/03MARIA EDJANIA DA SILVADyna mic Air10/03MARCELO TADEU NOGUEIRAImcom14/03ARNALDO APARECIDO MORAES19/03LEANDRO TRAJANO DA SILVABeta Moldes23/03INGARAI CARVALHOV.S de Lima20/03 AILTON NOVAIS FERREIRAForser01/03 FELIPE APDO. PORTOSão Paulo Indústria20/03 BEATRIZ DO P. MOREIRA Donaldson20/03EDILSON DA SILVA Eurotech08/03JOAO HEITOR S.FILHO MT Usinagem24/03ANDERSON C. ROSAAcument11/03 CELIO MARTINS DA SILVA 22/03 DANIEL AGUILAR VIANA 15/03 EMERSON A. CARVALHO

03/03 MILTON FCO. DA SILVAProsperaço15/03EVERSON CORREIA GONCALVES A.da Silva Veículos22/03ISAAC R.SANTANAFiltri 13/03 JENILSON SANTOS SILVA STRUNOR CONSTRUCOES04/03 MILTON DA SILVA

Contribuintes03/03ANTONIO C.CIPRIANI15/03 DAIANA FATIMA DE MORAIS

Todas as pessoas interessadas em se aposentar devem prestar muita atenção na documentação que levam ao INSS; pois muitas vezes os PPP's (documento que informa que você prestou serviço sob condições insalubres e perigosas) não são a c e i t o s e c o m i s s o O U a aposentadoria não é aceita, OU é aceita de forma proporcional e não integral. Isso prejudica de mais o trabalhador; pois ele não tem culpa se o documento está mal redigido ou o INSS infelizmente cometeu algum erro em não aceitá-lo; por isso, sempre procure a orientação de um profissional da área; pois na pior das hipóteses uma ação judicial pode corrigir este erro e você pode vir a ganhar mais em sua aposentadoria. Outro erro muito comum é quando o trabalhador tem o registro em carteira, mas a empresa não recolheu o INSS e

ERROS NAS APOSENTADORIAS

este exige que o trabalhador o pague ou não aceita seu pedido de aposentadoria. Ora, isso está completamente errado; pois a função do empregado é trabalhar e da empresa de recolher o INSS, mesmo po rque descon ta uma porcentagem da folha de pagamento do trabalhador. Nestas circunstâncias, a pessoa tem que entrar com ação judicial contra o INSS para que o Juiz determine que seja realizada sua aposentadoria em esta cobrança absurda. Desta forma, erros sempre existem, contudo devemos saber solucioná-los da melhor forma possível e dentro da Lei.

Page 8: Informativo março 2014

A Diretoria do Sindicato esteve na empresa GRAMER reunidos em assembleia para discutir e votar proposta da empresa para implantar o banco de horas, proposta esta recusada em votação pela maioria. O Sindicato dos Metalúrgicos acata e defende sempre a decisão dos trabralhadores.

Assembleias em MarçoAssembleias em MarçoAssembleias em Março

Assembleias e Paralisação na Barile

Assembleia na Gramer

A D i r e t o r i a d o S i n d i c a t o compareceu este mês na empresa BARILE para realizar assembleias e uma paralisação junto aos trabalhadores.É o Sindicato dos Metalúrgicos apoiando, ouvindo e defendendo o trabalhador.

Trabalhador sindicalizado é trabalhador amparado.

www.facebook.com/sindicatometalbragancaMAIS AÇÕES DO SINDICATO