Informativo Nelore Jandaia 2010

7
Informativo anual - ano 4 / nº 4 - circulação nacional - 2º semestre 2010 Baru da Jandaia MGT 14,28 -TOP 1% A precocidade a pasto chega à Alta Genetics CONCORRA ÀS PRIMEIRAS 300 DOSES! Boi com Bula Entenda na prática como utilizar ferramentas de melhoramento genético no seu rebanho Leilão Nelore Jandaia 2010 Oferta 150 animais com avaliação positiva – ANCP

description

Informativo Nelore Jandaia – Leilão 2010 – Informativo anual, ano 4, n° 4, circulação nacional, 2° semestre 2010. Textos e edição: Luciano Bitencourt. Projeto, diagramação e produção gráfica: Dgraus Design.

Transcript of Informativo Nelore Jandaia 2010

Page 1: Informativo Nelore Jandaia 2010

Informativo anual - ano 4 / nº 4 - circulação nacional - 2º semestre 2010

Baru da Jandaia MGT 14,28 -TOP 1%A precocidade a pasto chega à Alta Genetics

CONCORRA ÀS PRIMEIRAS 300 DOSES!

Boi com BulaEntenda na prática como utilizar ferramentas de melhoramento genético no seu rebanho

Leilão Nelore Jandaia 2010Oferta 150 animais com avaliação positiva – ANCP

rua tristão de castro, 415loja 78 • shopping manhattanuberaba - mg • cep 38010 250

Fechamento autorizado pode ser aberto pela ECT

Page 2: Informativo Nelore Jandaia 2010

informativo Nelore Jandaia - 2010

Nelore Jandaia

informativo Nelore Jandaia - 2010

0302

Quando o pecuarista que atua no segmento de cria procura no mercado de touros a ge-nética mais adequada para o seu rebanho, a primeira pergunta que ele vem fazendo a si mesmo é: “mais adequada” para quê?

A resposta a esse questionamento o tem conduzido à leitura das reais características pretendidas para a sua seleção, o que vem significando melhores resultados na produção de bezerros. Cada dia mais bem informado e cada vez mais exigente, o comprador de genética quer ganhos diretos nos âmbitos produtivo e comercial. Por isso, a busca por reprodutores avaliados em: eventos, criatórios, centrais e, já em muitos casos, na internet, é uma tendência crescente no mercado de touros.

“Se o cliente não tem resultado com o reprodutor adquirido, em seguida ele procura outro fornecedor. Melhoramento genético e suporte técnico diferenciado garantem produtos superiores e, consequentemente, a fidelização dos compradores”, disse o selecionador William Koury, que há cinco edições realiza o Leilão Nelore Jandaia sob a consultoria brasilcomz® – Zoo-tecnia Tropical.

Através dessa parceria, que já dura um total de 8 anos, ambos puderam antecipar o atual cenário comercial, onde as características funcionais estão em alta, e dar início, juntos, ao projeto inovador e diferenciado para a

comercialização de reprodutores implantado nos leilões Nelore Jandaia. Durante o evento, os produtos ava-liados pela brasilcomz passaram a ser apresentados através de uma gama de informações, divididos em or-dem de entrada de acordo com a característica de cada lote e disponibilizados mediante interpretação e comen-tários dos dados fornecidos.

Ou seja, o cliente Nelore Jandaia conta com a des-crição fiel dos reprodutores e dispõe de uma “tradução” detalhada dos números relacionados.

Desta forma, avaliações genéticas, morfológicas funcio-nais, índices de produtividade, programas de melhoramen-to e outros indicadores, deixaram de ser um bicho de sete cabeças; e o investimento dos clientes tornou-se sinônimo de maior segurança e rentabilidade. “Ao adotar sérios cri-térios de seleção é necessário que o plantel transforme esse diferencial num facilitador para o cliente”, ressaltou William Koury Filho, fundador da brasilcomz.

De acordo com Koury Filho, o projeto com o Nelore Jandaia evoluiu ao longo desses anos, ganhou novos adeptos e, aquilo que começou como um modelo de avaliação e interpretação de informações, se transfor-mou na “bula do boi”. Assim nasceu o Boi Com Bula®, uma ferramenta de consultoria com a etiqueta brasil-comz, um novo suporte técnico e comercial que facilita a vida do pecuarista, vendedor e comprador de genética.

“Com toda a tecnologia e o volume de informações disponíveis atualmente, bem como a pressão por uma atividade sustentável, adquirir reprodutores não deve ser um tiro no escuro. É preciso estabelecer um alvo e procurar acertá-lo com o máximo de precisão”, comple-tou William Koury Filho.

Maior Rentabilidade

Os produtos qualificados com a etiqueta Boi Com Bula são reprodutores com avaliação genética positiva em programas de melhoramento, e que passaram pela ava-liação fenotípica da brasilcomz, tudo isso embasados em sistemas de produção a pasto.

São animais descritos no EPMURAS® – Retrato Falado, cujo desenho indica os pontos fortes e fracos existentes no indivíduo. Nos leilões Nelore Jandaia, por exemplo, é preparado um catálogo auto-explicativo que auxilia o comprador a identificar qual o melhor reprodutor a ser adquirido para o rebanho. A brasilcomz realiza, então, o suporte pré e pós-venda, orientando na interpretação de todos esses dados.

“Cada rebanho possui uma indicação específica para se alcançar o objetivo traçado. Tais características pre-tendidas vão determinar quais os reprodutores a adqui-rir”, explica o selecionador William Koury.

Rebanho Pioneiro

Para celebrar o marco inicial do projeto, a brasil-comz realizará a apresentação do Boi Com Bula junta-mente com o primeiro rebanho a ter reprodutores com a etiqueta, a seleção Nelore Jandaia.

A comemoração acontecerá no próximo dia 29 de agos-

to, durante o Leilão Nelore Jandaia 2010, em Barra do Garças (MT), quando também será anunciada a con-tratação do touro Baru da Jandaia por uma das mais importantes Centrais de Inseminação, a Alta Genetics.

Os interessados em conhecer melhor a consultoria Boi Com Bula, como também a bula dos reprodutores à ven-da no Leilão Nelore Jandaia 2010, podem entrar em contato com a brasilcomz através dos tels.: (16) 3203-8815 e (16) 8122-2255, site www.brasilcomz.com ou Ne-lore Jandaia (34) 3322-4647 www.nelorejandaia.com.br.

brasilcomz e Nelore Jandaia apresentam BOI COM BULA®

Catálogo de Leilão conta com avaliações e indicação de uso

Rebanho bem adaptado e funcional reúne-se em represa durante estação seca; Nelore Jandaia é uma das seleções pioneiras a adotar o Boi Com Bula

Page 3: Informativo Nelore Jandaia 2010

informativo Nelore Jandaia - 2010

Nelore Jandaia

informativo Nelore Jandaia - 2010

0504

As características preconizadas na seleção po-dem influenciar, e muito, no valor comercial dos reprodutores. Precocidade e fertilidade que o digam. Fator de destaque nos repro-dutores mais bem valorizados em leilão, am-

bas características podem chegar a acrescer, em certos casos, até mais de 10% o preço final dos indivíduos nos eventos.

Quem faz a afirmação é Yuri Clements Daglia Calil, es-pecialista em Economia, doutorando pela FGV-SP e res-ponsável pela tese de mestrado, defendida na ESALQ/USP-Piracicaba, “Avaliação do impacto dos atributos de qualidade em tourinhos de elite da raça nelore comercia-lizados em leilão: uma aplicação do método hedônico”.

“Se os pecuaristas dedicados ao melhoramento dos seus rebanhos privilegiarem em seus objetivos de sele-ção animais com excelentes atributos de fertilidade e precocidade, então, receberão mais por isso. Em outras palavras, focar a seleção em precocidade e fertilidade agrega valor aos animais”, disse Yuri Calil.

Através do estudo, o especialista mensurou o impacto no preço dos atributos de qualidade nos reprodutores da raça Nelore comercializados em leilões por meio de uma metodologia específica, baseada na Teoria dos Preços Hedônicos. Foram utilizados três leilões – 368 observa-ções – da seleção Nelore Jandaia na pesquisa (2007, 2008 e 2009).

Inicialmente, Yuri Calil constatou que os atributos dos animais que mais contribuíram para a formação dos pre-ços foram a qualidade genética como um todo, expressa através do Mérito Genético Total – MGT, e a qualidade fenotípica global, demonstrada pelo índice EPMURAS. Em um segundo plano, mais específico, agregaram mais valor aos jovens reprodutores características relacio-nadas à precocidade e fertilidade – do lado genético a Diferença Esperada na Progênie (DEP) para perímetro escrotal aos 365 dias (DPE365) e no lado fenotípico a nota de precocidade.

De acordo com o exemplo do pesquisador, os animais com MGT excelente tiveram um prêmio médio de 22% a mais em relação aos considerados como bons, para-lelamente os com EPMURAS excelente tiveram um prê-mio de 11% em relação aos classificados como muito bons. Para cada ponto a mais na precocidade e na DEP DPE365 o valor dos animais comercializados aumentou em, respectivamente, 5% e 5,8% – em ambos os casos manteve-se as demais variáveis constantes.

“Ao se observar a evolução dos preços médios dos gar-rotes comercializados de 2007 a 2009, pode-se deduzir que tem havido uma valorização dos animais genetica-mente superiores e comprovados, pelo menos no Nelore Jandaia, em relação aos anos recentes, demonstrando uma profissionalização dos compradores em sua busca por reprodutores de qualidade”, concluiu Calil.

Funcionalidade, eis o valor da genética

Estudo demonstra que avaliação de produtividade tem peso na valorização dos reprodutores

Baru da Jandaia, reprodutor de destaque da safra 2006 da seleção Nelore Jandaia, é o nome do touro recém contratado por uma das empresas de maior atuação no segmen-to de inseminação artificial, a Alta Genetics.

Pertencente ao selecionador William Koury, Baru será apresentado ao público durante a ExpoGenética 2010, em Uberaba (MG).

Filho de Tecelão de Naviraí em vaca Império WA, Baru é descendente de Touros Provados com destaque nos mais importantes programas de melhoramento gené-tico. Seus dados de pesos, perímetro escrotal, altura e escores visuais pelo SAM foram coletados totalmente a pasto, e apresenta o MGT de 14,28 sendo TOP 1%.

De acordo com a equipe técnica da Alta Genetics, a perspectiva é a de que o reprodutor entre em coleta após a ExpoGenética, para que o sêmen produzido seja utilizado já na estação de monta 2010/2011.

Baru possui uma régua de DEPs muito harmoniosa, além de TOP 1% para MGT, é TOP para todas as carac-

terísticas mais valorizadas no critério de seleção a pasto do Nelore Jandaia, como habilidade materna, peso à desmama e pós-desmama, perímetro escrotal, DEPs morfológicas, entre outros indicadores de produtividade.

No EPMURAS® – Retrato Falado, é um reprodutor bastante equilibrado e que apresenta o biótipo preco-nizado pela brasilcomz quanto a: Estrutura Corporal adequada (5), destaque para Precocidade (6) e Mus-culosidade (6), Umbigo corrigido (3), boa Caracteriza-ção Racial, sem senões (4), Aprumos muito corretos (4) e Sexualidade evidente (4) – representado por PE desenvolvido, cupim bem formado, escurecimento do pescoço, chanfro curto, goteira pronunciada e testa “enrugada”.

“Baru é um importante reprodutor dessa nova fase na história do Nelore Jandaia. Contudo, temos a con-vicção de que, nos próximos anos, novos touros Jandaia com potencial para ingressar nas diferentes centrais de inseminação do país, também, serão identificados”, dis-se William Koury.

BARUna

CentralAlta contrata touro Nelore Jandaia avaliado pela ANCP e brasilcomz®

PMGRN

DEPsTOP (%)

Nelore Brasil - USP/ANCP

habilidadematerna desmama

14.28

1

2.17

10

8.95

2

15.77

2

14.94

3

0.58

3

0.91

2

68.43

4

67.42

2

pós-desmama fertilidade musculosidade

MGT MP120 DP210 DP365 DP450 DPE365 DPE450 MD MS

Peso (kg)

Perímetro escrotal 41 cm

1103 kg

Índice EPMURAS

33 EXCELENTE

BARUAvaliação Morfológica

MGT TOP 1%

nascimento nome do pai avô maternoRGNA5954 15/10/2006 TECELÃO DA SM IMPÉRIO WA

Yuri Calil

Sêmen Baru da JandaiaConcorra a 6 pacotes de sêmen (50 doses cada)

Envie agora mesmo uma mensagem para [email protected] seu nome, CPF, cidade e telefone de contato

Mais informações e Regulamento: www.nelorejandaia.com.br

Promoção Nelore Jandaia!

Baru, em imagem de novembro de 2009, ao completar 36 meses

Page 4: Informativo Nelore Jandaia 2010

informativo Nelore Jandaia - 2010 informativo Nelore Jandaia - 2010

Nelore Jandaia

06 07

1 A6980 17/10/2007 Acetato JND/Império Réptil JND/Tango 762 39 6.52 25 1.05 40 3.08 40 7.5 25 0.67 4 38.38 80 51.99 25 5 6 6 4 4 4 4 Excelente2 A6915 10/10/07 Tecelão da SM Sthor JND/Chummak 744 37 7.15 20 0.81 40 1.44 60 7.27 30 0.66 4 59.75 10 60.78 10 5 5 6 3 4 4 4 Excelente3 A7097 29/10/2007 Artista TE de NAV Meandro JND/Iguaçu 742 38 7.47 20 1.81 15 4.63 25 8.42 20 0.12 30 56.28 15 59.75 10 5 6 6 3 3 4 4 Excelente4 A7252 13/11/2007 Tecelão da SM Sueco JND/Chummak 742 39 10.4 10 2.02 15 5.82 15 12.29 10 0.57 5 57.03 10 59.22 10 6 6 6 3 3 4 4 Excelente5 A7437 4/12/07 Cosmos JND/Enlevo Chiva da Nel/Bitelo 742 36 11.65 4 2.6 5 5.98 15 12.99 5 0.97 1 54.35 15 55.9 15 5 6 5 4 4 4 4 Excelente6 A7092 29/10/2007 Costume de Naviraí Soletrol JND/Chummak 738 42 7.54 20 2.13 10 5.75 15 9.22 20 -0.18 70 48.6 50 52.39 25 5 6 6 4 3 4 4 Excelente7 A7684 1/1/08 Oitavo JND/Império Ramak JND/Taj 734 36 10.23 10 2.52 5 2.81 40 11.56 10 0.17 25 61.45 5 58.86 10 5 6 5 4 3 4 4 Excelente8 A7267 15/11/2007 Nadã da Bonsucesso Quepe da Salette/Gim 718 40 12.47 3 1.04 40 8.69 2 13.7 4 1.58 0.1 60.1 10 54.94 20 6 6 6 3 3 4 4 Excelente9 A7279 17/11/2007 Atma de NAV B3712 da MN/Tango 792 40 9.31 10 0.41 60 7.13 10 15.07 3 -0.11 60 60.27 10 59.04 10 6 6 6 4 4 4 4 Excelente10 A7024 22/10/2007 Tecelão da SM Vermut da Fort/Bitelo 788 38 12.3 3 1.18 30 4.53 25 13.74 4 1.19 0.5 61.45 5 61.45 10 6 6 6 3 4 4 4 Excelente11 A7094 29/10/2007 Dom JND/Bitelo Ranckor JND/Sandil 776 41 7.79 15 0.96 40 7.8 4 11.11 10 -0.28 80 54.16 20 59.92 10 6 6 6 3 4 4 4 Excelente12 A6951 15/10/2007 Atma de NAV Ilustre/1646 768 37 7.04 20 -0.42 90 6.13 15 15.43 2 -1.01 100 65.93 2 62.11 5 6 6 6 3 4 4 4 Excelente13 A6904 9/10/07 Pacará do IZ E.S. Oxicatro/Chummak 754 38 9.14 10 1.65 20 2.91 40 10.69 15 0.25 20 66.7 1 70.65 0.5 5 6 6 3 4 4 4 Excelente14 A6878 6/10/07 Tecelão da SM Agrário JND/Iguaçu 716 37 6.91 20 1.87 15 4.66 25 6.14 40 0.2 25 55.7 15 53.77 20 5 6 6 3 4 4 4 Excelente15 A7160 5/11/07 Atma de NAV Ramak JND/Taj 710 39 6.61 25 0.54 50 4.46 25 11.28 10 -0.55 100 53.37 20 52.98 25 6 6 6 3 4 4 4 Excelente16 A7077 27/10/2007 Artista TE de NAV Org. Mata Velha/Iguaçu 708 40 7.72 15 1.6 20 4.4 25 6.48 40 0.19 25 53.96 20 41.32 80 5 6 6 3 4 4 4 Excelente17 A7495 11/12/07 Dinâmico JND/Enlevo Fomento JND/Visual 798 38 5.29 30 1.4 25 2.88 40 7.9 25 -0.06 60 62.43 4 51.79 25 6 6 6 3 4 4 4 Excelente18 A6925 11/10/07 Nadã da Bonsucesso Barroco Fort VR/Taj 746 41 8.49 15 0.63 50 6.49 10 9.86 15 0.75 3 51 25 45.84 60 6 6 6 2 4 3 4 Excelente19 A7050 24/10/2007 Atma de NAV Ranuk JND/Gim 790 37 6.54 25 -0.09 80 8.2 3 14.49 3 -0.85 100 60.27 10 53.57 20 6 5 5 2 3 3 4 Muito Bom20 A7166 5/11/07 Artista TE de NAV Ilustre/1646 722 37 4.48 40 0.6 50 6.89 10 9.16 20 -0.81 100 49 40 46.04 60 6 6 5 3 2 3 4 Muito Bom21 A7483 10/12/07 Dinâmico JND/Enlevo Império WA/Ludy 740 38 8.35 15 1.34 25 4.42 25 12.08 10 0.08 40 61.29 5 57.03 15 6 5 5 3 3 3 4 Muito Bom22 A7140 2/11/07 Nadã da Bonsucesso Patchuli JND/Iguaçu 748 42 11.89 3 1.19 30 8.21 3 15.57 2 1.02 1 68.75 0.5 62.27 5 6 6 5 3 4 3 4 Excelente23 A7059 25/10/2007 Nadã da Bonsucesso Galante Poty VR/Bhajol 728 41 9.56 10 1.29 30 7.61 4 11.42 10 0.82 2 63.67 3 53.96 20 6 6 5 3 3 3 4 Muito Bom24 A7373 27/11/2007 Nodal JND/Bitelo Barroco Fort VR/Taj 730 34 7.79 15 1.6 20 2.67 50 11.42 10 -0.08 60 57.22 10 56.28 15 6 6 5 3 3 4 3 Muito Bom25 A7444 5/12/07 Nodal JND/Bitelo Humoso/IZ 726 40 5.45 30 1 40 3.06 40 9.59 15 -0.1 60 53.18 20 51.59 30 6 6 6 4 3 2 4 Muito Bom26 A6964 16/10/2007 Pacará do IZ Org. Mata Velha/Iguaçu 720 37 8.82 15 0.26 60 4.13 30 12.34 10 -0.01 50 64.41 3 55.51 15 6 6 5 3 2 3 3 Muito Bom27 A7126 1/11/07 Artista TE de NAV Sueco JND/Chummak 700 38 8.36 15 2.41 10 4.89 20 9.69 15 0.43 10 59.22 10 63.82 4 5 6 6 2 4 4 4 Excelente28 A7317 21/11/2007 Costume de Naviraí Quepe da Salette/Gim 718 40 8.28 15 1.16 30 6.78 10 8.38 25 0.38 15 47.41 50 44.49 70 5 6 6 3 4 3 4 Excelente29 A7255 14/11/2007 Basco da SM Quepe da Salette/Gim 704 41 6.01 25 -0.3 80 6.36 10 6.73 30 0.38 15 43.72 60 43.16 70 5 6 6 3 4 2 4 Excelente30 A7071 27/10/2007 Nadã da Bonsucesso S. Dumu/Dumu 692 37 5.21 30 0.67 50 8.88 2 8.63 20 0.46 10 59.22 10 49.8 40 5 6 6 3 4 3 4 Excelente31 A7196 8/11/07 Abano JND/Vermut Rotho JND/Gim 674 33 3.48 50 1.54 20 1.62 60 5.98 40 -0.87 100 33.81 100 37.41 90 5 6 6 3 4 4 4 Excelente32 A7305 20/11/2007 Nadã da Bonsucesso Humoso/IZ 724 38 10.17 10 1.83 15 8.07 3 14.64 3 0.28 20 65.39 2 65.26 3 5 6 6 3 4 3 4 Excelente33 A6872 5/10/07 Ranchi Ipe Ouro Galeado IZ/Sandil 728 37 4.18 40 0.48 60 4.56 25 6.25 40 -0.08 60 56.65 15 58.14 15 5 5 6 3 3 4 4 Muito Bom34 A6896 9/10/07 Tecelão da SM B3712 da MN/Tango 696 39 12.69 2 2.25 10 3.7 40 10.26 15 1.21 0.5 52.39 20 60.1 10 5 5 6 5 4 3 4 Bom35 A7702 4/1/08 Agrário JND/Iguaçu Ramapui JND/ Chummak 676 34 7.08 20 2.63 4 4.99 20 7.55 25 -0.11 60 55.13 15 66.32 2 4 6 6 3 2 3 3 Muito Bom36 A7703 4/1/08 Etico Mv/Iguaçu Rotho JND/Gim 656 36 4.67 40 1.09 40 2.24 50 5.39 40 0.26 20 50.4 30 61.12 10 5 6 6 3 3 4 4 Excelente37 A7172 6/11/07 Nadã da Bonsucesso Ilustre/1646 730 40 11.66 4 0.51 50 10.85 0.5 14.51 3 1.27 0.5 63.52 3 65.53 3 4 6 6 3 4 4 4 Excelente38 A7167 5/11/07 Costume de Naviraí Mandi/Sandil 710 40 8.86 15 1.3 30 5.3 20 11.88 10 0.36 15 49.8 40 50.8 30 4 6 6 4 2 3 4 Muito Bom39 A7055 25/10/2007 Bronze JND/ Império Galeado IZ/Sandil 702 40 5.09 40 0.46 60 4.38 25 4.01 50 0.45 10 43.72 60 40.96 80 5 6 6 3 4 3 4 Excelente40 A7061 26/10/2007 Nadã da Bonsucesso Humoso/IZ 716 38 6.45 25 1.61 20 4.95 20 6.68 30 0.47 10 51.99 25 54.35 20 5 6 5 3 2 3 4 Muito Bom41 A6905 9/10/07 Nadã da Bonsucesso Toroxo JND/Iguaçu 710 39 7.84 15 0.85 40 5.85 15 6.61 30 1.08 1 49.8 40 49.2 50 5 6 5 2 3 3 4 Muito Bom42 A6879 6/10/07 Nadã da Bonsucesso Timbre JND/Iguaçu 788 42 11.3 4 1.27 30 7.75 4 14.72 3 0.6 5 59.75 10 50.4 40 6 6 6 3 4 3 4 Excelente43 A7136 2/11/07 Tecelão da SM Galante Poty VR/Bhajol 787 39 12.18 3 2.07 10 5.11 20 12.22 10 1.15 0.5 60.78 10 59.57 10 5 6 6 2 3 3 4 Excelente44 A6968 16/10/2007 Pacará do IZ B3712 da MN/Tango 762 36 8.16 15 1.64 20 3.21 40 7.65 25 0.23 20 58.68 10 54.94 20 5 6 6 3 4 3 4 Excelente45 A6901 9/10/07 Nadã da Bonsucesso Acara JND/Bajhol 756 43 8.45 15 0.62 50 5.88 15 8.26 25 1.15 0.5 60.78 10 52.78 25 6 6 6 4 4 3 4 Excelente46 A6865 3/10/07 Nadã da Bonsucesso Laion Fort.VR/ Chummak 752 43 11.05 5 1.36 25 5.7 15 11.52 10 1.01 1 61.45 5 52.98 25 5 6 6 3 3 3 4 Excelente47 A7128 1/11/07 Nadã da Bonsucesso Jabal MJ Sabia/ Chummak 750 40 11.71 3 1.15 30 8.11 3 15.72 2 1.22 0.5 67.42 1 65.66 2 5 6 6 3 4 4 4 Excelente48 A7086 28/10/2007 Tecelão da SM Terbio JND/Chummak 726 40 12.31 3 2.4 10 6.05 15 12.13 10 0.75 3 50 40 53.96 20 5 6 6 3 4 4 4 Excelente49 A7287 18/11/2007 Agape JND/Império S. Dumu/Dumu 730 39 7.25 20 1.22 30 4.54 25 12.15 10 -0.1 60 43.91 60 54.74 20 6 6 5 3 3 4 4 Excelente

Lote RGN Nascimento Pai Avô Materno Peso PE MGT MP120 DP210 DP450 DPE450 DPS DMS E P M U R A S ÍndiceDEP TOP DEP TOP DEP TOP DEP TOP DEP TOP DEP TOP DEP TOP EPMURAS(kg) (cm)

IND

IVID

UAIS

PRÉ-CATÁLAGO 2010 (avaliação de julho de 2010 pela ANCP)

PESO E PERÍMETRO ESCROTAL Para se analisar o desempenho de qualquer animal em característi-

cas fenotípicas, tais como peso e perímetro escrotal, é de fundamen-tal importância considerar a idade e o sistema de produção em que este foi criado, pois essas informações fazem parte de sua “bula”.

Os reprodutores Nelore Jandaia foram criados e recriados a pasto, recebendo suplementação de proteinado apenas por 90 dias pós a des-mama, seguindo na recria exclusivamente com sal mineral. Somente a partir do dia 1° de março de 2010 passaram a receber a pequena quantidade de 2 kg de suplemento concentrado, além do mineral.

No dia 15 de maio a suplementação aumentou para 4 kg por animal e no dia 1° de julho para 7 kg, suplementação adotada como forma de adaptação ao cocho para fase final pré-venda, que se iniciou no dia 16 de julho. Nessa data, os animais ingressaram no confinamento da Marca Agropecuária, a fim de melhorarem em apresentação para o remate do dia 29 de agosto, data que irão totalizar 43 dias de confinamento.

O peso considerado no pré-catálogo é uma projeção para o dia 29 de agosto considerando ganhos em peso conservadores.

TABELA DE DEPs

DEP (Diferença Esperada na Progênie)Estima a habilidade de um animal em transmitir, à sua progênie,

genes para características economicamente importantes, tais como habilidade materna, ganho em peso, musculosidade ou fertilidade. Ela é expressa na unidade da característica (exemplo: kg para peso, cm para PE, com sinal positivo ou negativo).

Como exemplo, se a DEP (DP 450) para o touro A for de +10 kg e a DEP para o touro B de -5 kg, a diferença entre A e B será de 15 kg. Isso significa que pode-se esperar que a progênie do touro A pro-duza, em média, 15 kg a mais em peso aos 450 dias que a do touro B, sob as mesmas condições de criação. Esse valor (15 kg) reflete a diferença no valor genético médio dos gametas (espermatozóides) produzidos pelos touros, pois o material genético dos pais é trans-mitido à sua descendência por meio dos mesmos.

Habilidade Materna (MP 120)Através do peso aos 120 dias de idade a MP120 estima a produ-

ção de leite, habilidade maternal, que será transmitida pelo touro para suas filhas. Touros com altas DEPs e baixos percentis (TOP) para esta característica são indicados para produção de fêmeas de reposição, afim de que se desmame bezerros mais pesados.

Desmama (DP 210)Maiores DEPs e menores percentis (TOP) para Peso aos 210 dias

de idade (DP 210), identificam touros que deverão produzir bezer-ros mais pesados à desmama.

Ganho pós desmama (DP 365 e DP 450)Expressam o potencial de ganho em peso no período pós-desma-

ma, ao ano e ao sobreano.

Fertilidade (DPE 365 e DPE 450)Perímetro Escrotal aos 365 e aos 450 dias (DPE365/DPE450) são

Como interpretar as informações técnicas

do catálogo A bula dos animais a venda

BATE

RIA

1BA

TERI

A 2

PESO

S

* Lote 49: EPMURAS

PESO

SO

BREA

NO

MU

SCU

LOSI

DAD

ED

PE E

PE

FEN

OT.

BIO

TIPO

566

BATE

RIA

3BA

TERI

A 4

BATE

RIA

5

IND.

IND.

IND.

*

IND.

IND.

IND.

IND

IVID

UAIS

Page 5: Informativo Nelore Jandaia 2010

informativo Nelore Jandaia - 2010 informativo Nelore Jandaia - 2010

Nelore Jandaia

08

50 A7155 4/11/07 Atma de NAV Humoso/IZ 696 39 8.88 10 0.83 40 5.78 15 11.39 10 0.21 20 57.59 10 57.95 15 6 6 5 3 3 3 4 Muito Bom51 A7296 19/11/2007 Ozone JND/Império Org. Mata Velha/Iguaçu 714 37 8.41 15 1.28 30 3.27 40 9.07 20 0.09 30 58.5 10 53.18 25 6 6 5 3 3 3 4 Muito Bom52 A7026 22/10/2007 Quinado do IZ Jez de SM/Taj 698 40 6.66 25 -0.08 80 5.86 15 10.73 15 0.07 40 46.04 60 45.65 60 6 6 5 3 3 3 4 Muito Bom53 A7091 29/10/2007 Tango do IZ Nevado Fort VR/Karvadi 672 35 5.32 30 -0.03 80 3.11 40 7.04 30 -0.01 50 42.6 70 38.55 90 6 6 5 3 3 3 4 Muito Bom54 A7060 25/10/2007 Artista TE de NAV Humoso/IZ 662 38 7.03 20 2.4 10 4.83 20 4.26 50 0.49 10 38.55 80 45.26 70 5 6 5 3 4 4 4 Excelente55 A7707 4/1/08 Cosmos JND/Enlevo Toroxo JND/Iguaçu 638 36 12.03 3 1.89 15 6.6 10 16.15 2 0.54 10 63.06 4 61.29 10 5 5 5 3 4 4 4 Muito Bom56 A7349 24/11/2007 Tecelão da SM Org. Mata Velha/Iguaçu 660 40 4.54 40 0.87 40 -0.47 80 3.64 50 0.58 5 52.78 20 47.22 60 5 5 5 3 4 4 4 Muito Bom57 A7652 26/12/2007 Dinâmico JND/Enlevo Squasch JND/Taj 642 36 1.91 60 0.98 40 -1.95 90 1.27 70 0.03 40 43.54 70 35.74 100 5 5 5 3 4 2 4 Muito Bom58 A7786 22/02/2008 Dom JND/Bitelo Enlevo/Panagpur 614 35 7.33 20 0.42 60 5.73 15 11.43 10 0.01 50 44.87 60 49.6 40 5 5 5 3 4 3 4 Muito Bom59 A7752 12/1/08 Objecto JND/Cabare Rotho JND/Gim 674 38 6.11 25 1.54 20 -0.2 80 6.79 30 0.09 30 58.32 10 60.78 10 5 6 5 3 3 4 4 Excelente60 A7274 17/11/2007 Tecelão da SM Quepe da Salette/Gim 664 38 4.91 40 1.13 30 2.91 40 4.22 50 0.29 15 51.4 25 33.18 100 5 6 5 4 4 4 4 Excelente61 A7286 18/11/2007 Nadã da Bonsucesso Presty JND/Vindouro IZ 670 40 9.45 10 1.21 30 6.01 15 11.34 10 0.92 2 64.69 2 51 30 5 6 5 3 3 2 4 Muito Bom62 A7598 21/12/2007 Cosmos JND/Enlevo Meandro JND/Iguaçu 652 35 6.3 25 1.02 40 4.92 20 9.35 20 0.36 15 59.57 10 63.37 4 5 6 5 3 4 3 4 Excelente63 A7311 20/11/2007 Nurmahal Col Reneck JND/Pakar 670 37 8.15 15 -0.52 90 4.17 30 10.26 15 1.25 0.5 60.27 10 59.4 10 5 6 5 3 3 4 3 Muito Bom64 A6995 19/10/2007 Tecelão da SM Enlevo/Panagpur 744 37 12.29 3 0.9 40 6.83 10 11.76 10 1.1 1 58.68 10 52.39 25 5 6 6 3 4 4 4 Excelente65 A7132 1/11/07 Tecelão da SM Patchuli JND/Iguaçu 720 36 4.88 40 0.76 50 2.12 50 2.83 60 0.53 10 53.77 20 54.55 20 5 6 6 3 4 4 4 Excelente66 A6916 10/10/07 Tecelão da SM Sonoro JND/Tango 736 39 11.27 4 2.4 10 5.38 20 13.21 5 0.48 10 47.02 50 55.9 15 5 6 6 3 3 4 4 Excelente67 A7010 20/10/2007 Tecelão da SM Vermut da Fort/Bitelo 680 39 5.48 30 1.2 30 6.01 15 5.04 40 0.12 30 36.94 90 40.43 80 5 5 5 3 3 3 4 Muito Bom68 A7138 2/11/07 Tecelão da SM Galeado IZ/Sandil 684 38 7.64 20 0.42 60 5.75 15 8.81 20 0.46 10 57.59 10 54.94 20 5 5 5 3 2 2 3 Bom69 A6945 15/10/2007 Tecelão da SM Galante Poty VR/Bhajol 744 37 11.39 4 2.25 10 5.31 20 13.47 5 0.61 5 63.52 3 51.2 30 6 6 6 4 3 3 4 Excelente70 A7217 9/11/07 Nadã da Bonsucesso Galante Poty VR/Bhajol 752 44 16.24 0.5 1.56 20 11.23 0.5 18.21 1 1.59 0.1 63.97 3 63.82 4 6 5 5 3 4 2 4 Muito Bom71 A7745 11/1/08 Cosmos JND/Enlevo Agrário JND/Iguaçu 732 40 11.44 4 2.43 10 9.12 2 15.96 2 0.42 10 62.43 4 65.26 3 6 6 6 2 2 4 4 Excelente72 A7226 11/11/07 Agape JND/Império Caterete OT/Pakar 718 38 11.33 4 1.43 25 3.1 40 12.13 10 0.88 2 28.09 100 31.15 100 6 5 4 3 3 3 4 Bom73 A7567 17/12/2007 Ozone JND/Império Dedal R.K/Gim 696 35 11.74 3 1.7 20 4 30 13.02 5 0.27 20 45.65 60 52.59 25 6 6 5 3 3 4 3 Muito Bom74 A7615 23/12/2007 Paredão JND/ Império Jauray MJ Sabia/Chummak 702 36 12.68 2 2.41 10 2.39 50 13.81 4 0.12 30 62.9 4 64.98 3 5 6 6 3 3 4 4 Excelente75 A7593 20/12/2007 Eldorado/1646 Bitelo SS/Ludy 696 38 5.32 30 0.98 40 2.92 40 8.32 25 -0.07 60 52.39 20 55.51 15 5 6 6 3 4 4 4 Excelente76 A7308 20/11/2007 Tecelão da SM Império WA/Ludy 694 39 7.72 15 1.45 25 4.86 20 8.89 20 0.45 10 52.59 20 50.6 30 5 6 6 4 4 4 4 Excelente77 A6890 8/10/07 Tecelão da SM Império WA/Ludy 682 39 11.06 5 2.07 10 6.37 10 9.53 20 0.61 5 63.06 4 53.18 25 4 6 6 4 4 3 4 Excelente78 A7272 17/11/2007 Tecelão da SM B3712 da MN/Tango 678 36 12.07 3 2.71 4 3.32 40 10.75 15 0.87 2 62.59 4 64.41 3 4 6 6 3 4 4 4 Excelente79 A7034 23/10/2007 Tecelão da SM Dedal R.K/Gim 658 39 11.37 4 1.76 15 3.48 40 9.49 20 1.16 0.5 53.57 20 56.09 15 4 5 6 3 4 4 4 Excelente80 A6987 18/10/2007 Quinado do IZ Embaraco/Visual 766 39 4.89 40 -0.08 80 7.1 10 11.19 10 -0.55 100 64.84 2 56.65 15 6 6 6 3 4 4 4 Excelente81 A7328 20/11/2007 Tecelão da SM Ranuk JND/Gim 724 40 12.87 2 2.49 5 6.01 15 13.64 4 0.58 5 58.68 10 57.59 15 6 6 5 3 4 4 4 Excelente82 A6965 16/10/2007 Nadã da Bonsucesso Barroco Fort VR/Taj 774 40 13.38 2 1.49 25 8.15 3 15.98 2 0.93 2 58.68 10 65.93 2 6 6 6 4 2 3 4 Muito Bom83 A7151 3/11/07 Nadã da Bonsucesso Timbre JND/Iguaçu 710 42 10.67 5 1.32 25 8.94 2 13.07 5 0.82 2 62.11 4 53.96 20 6 5 4 4 2 2 4 Bom84 A7439 5/12/07 Pacará do IZ Vermut da Fort/Bitelo 712 38 11.35 4 1.11 40 8.45 2 13.01 5 0.2 25 55.7 15 60.44 10 6 5 5 4 4 3 4 Muito Bom85 A7143 3/11/07 Agape JND/Império B3712 da MN/Tango 696 38 12.21 3 2.62 4 3.4 40 15.43 2 0.57 5 44.68 60 59.57 10 6 5 5 4 3 4 4 Muito Bom86 A7725 7/1/08 Dinâmico JND/Enlevo Império WA/Ludy 736 35 7.09 20 0.78 50 2.64 50 11.06 10 -0.07 60 60.61 10 53.37 20 5 6 6 3 4 3 4 Excelente87 A7331 22/11/2007 Paredão JND/ Império Mandi/Sandil 690 37 6.89 20 2.09 10 1.87 50 6.59 30 0 50 49.2 40 47.61 60 6 5 5 3 4 4 4 Muito Bom88 A7421 2/12/07 Bronze JND/Império Rotho JND/Gim 748 35 8.11 15 1.45 25 4.39 25 10.46 15 0.12 30 40.25 80 48.41 50 6 4 4 2 3 3 3 Bom89 A7519 13/12/2007 Estanho JND/Enlevo Despacho OT/Pakar 704 39 7.62 20 0.76 50 2.3 50 9.09 20 0.29 15 39.39 80 48.6 50 6 5 5 2 3 4 4 Muito Bom90 A7273 17/11/2007 Acetato JND/Império Namorado JND/Karvadi 682 41 8.5 15 1.05 40 4.04 30 9.23 20 0.4 10 38.22 80 39.05 90 6 5 5 3 3 3 4 Muito Bom91 A6864 3/10/07 Artista TE de NAV Galante Poty VR/Bhajol 714 38 6.11 25 1.11 40 1.79 60 2.82 60 1.01 1 36.33 90 37.25 90 6 6 5 2 4 4 4 Excelente92 A7116 31/10/2007 Império WA Jauray MJ Sabia/Chummak 720 35 8.89 10 1.28 30 3.45 40 11.46 10 0.26 20 39.39 80 49.8 40 6 4 5 2 2 3 3 Bom93 A7100 29/10/2007 Bronze JND/Império Y.Ludy do RC/Ludy 728 37 6.62 25 1.79 15 4.35 25 8.96 20 -0.1 60 43.91 60 52.19 25 6 5 5 2 3 4 4 Muito Bom94 A7668 29/12/2007 Cosmos JND/Enlevo Cinico JND/Taj 696 36 8.13 15 1.57 20 2.68 50 12.18 10 0.39 15 60.78 10 63.21 4 6 5 5 3 3 4 4 Muito Bom95 A7036 23/10/2007 Tecelão da SM Barroco Fort VR/Taj 648 37 8.93 10 2.36 10 2.92 40 9.15 20 0.18 25 52.39 20 56.84 15 6 5 5 3 3 4 4 Muito Bom96 A7347 24/11/2007 Atma de NAV Jingol/Genetico IZ 696 35 5.78 30 -0.09 80 6.53 10 11.27 10 -0.16 70 53.77 20 46.43 60 5 6 6 4 4 4 4 Excelente97 A7564 17/12/2007 Atma de NAV Y. Ludy do RC/Ludy 652 38 4.48 40 -0.69 90 2.55 50 8.92 20 -0.37 90 51 25 48.21 50 6 5 5 4 4 4 4 Muito Bom98 A7790 29/02/2008 Esplendor JND/Bitelo Enlevo/Panagpur 642 37 11.34 4 2.07 10 6.84 10 13.77 4 0.24 20 50.8 30 51.4 30 6 6 5 3 4 3 4 Excelente99 A7507 12/12/07 Agape JND/Império Enlevo/Panagpur 666 36 9.64 10 1.5 25 3.25 40 13.41 5 0.57 5 48.01 50 48.01 50 6 5 5 4 4 4 4 Muito Bom100 A7264 14/11/2007 Quinado do IZ Império WA/Ludy 656 40 6.24 25 -0.58 90 6.26 10 11.35 10 -0.15 70 43.35 70 41.68 80 6 5 4 3 3 3 3 Bom

importantes ferramentas na seleção de bovinos de corte, pela asso-ciação genética favorável da característica com precocidade sexual e fertilidade.

Musculosidade (MD e MS)Musculosidade à desmama MD e ao sobreano MS, maiores DEPs

e menores percentis (TOP), para Musculosidade, identificam tou-ros que deverão produzir animais mais musculosos, mais grossos, a desmama e ao sobreano.

Precocidade (PD e PS)Precocidade à desmama PD e ao sobreano MD, maiores DEPs

e menores percentis (TOP), para Precocidade, identificam touros que deverão produzir animais de biótipos que tendem a apresentar maior precocidade de acabamento e sexual, além de maior adapta-ção a sistemas de produção a pasto.

MGTO Mérito Genético Total (MGT) é um índice que fornece ao cria-

dor a oportunidade de escolher animais geneticamente superiores, porém, harmonicamente balanceados para a habilidade maternal, fertilidade e crescimentos pré e pós-desmame.

IMPORTANTE!Para todas as características da tabela de DEPs, touros com DEPs mais elevadas, e percentis mais baixos são os mais indicados, melhor ainda se vierem associadas a uma boa avaliação morfológica funcional – Índice EPMURAS.

PERCENTIL (TOP)Percentil, no catálogo chamado de TOP: Indica qual a posição

do animal para determinada DEP ou MGT, relativo ao total de ani-mais avaliados pelo programa Nelore Brasil. Sendo assim, se um animal tem percentil igual a TOP 10% para MGT significa que, para o Mérito Genético Total, ele está entre os 10% melhores animais do TOTAL de animais avaliados pelo programa da USP/ANCP, o mesmo raciocínio vale para todas as DEPs apresentadas neste catálogo. O percentil varia de TOP 0,1 a TOP 100%, quanto menor melhor.

Embora todos os animais disponibilizados a venda sejam po-sitivos para os índices genéticos, tecnicamente sabemos que as acurácias de animais jovens são baixas. Desse modo, ao disponi-bilizarmos a Ferramenta fenotípica EPMURAS - Retrato Falado, em que os animais são descritos para características morfológicas de acordo com suas qualidades e senões perante a raça – ponderando o sistema de produção em que os produtos foram criados, incluin-do informações funcionais como aprumos, sexualidade e a própria expressão racial – propiciamos mais subsídios de informações para interpretação e tomada de decisão do cliente.

EPMURAS – Retrato Falado

EQU

IÍBRI

O E

PM E

RA

ÇALU

DY/P

ESO

BIO

TIPO

PRE

COCE

ESTR

UTU

RATE

CELÃ

OPE

SO P

ÓS

DES

MA

MA

MG

TEP

MU

RAS

MG

T

BATE

RIA

6BA

TERI

A 1

1BA

TERI

A 7

BATE

RIA

12

BATE

RIA

8BA

TERI

A 1

3BA

TERI

A 9

BATE

RIA

14

BATE

RIA

10

IND.

IND.

IND.

IND.

IND.

IND.

IND.

IND

IVID

UAIS

* IND.

* Lote 81: MGT 09

Lote RGN Nascimento Pai Avô Materno Peso PE MGT MP120 DP210 DP450 DPE450 DPS DMS E P M U R A S ÍndiceDEP TOP DEP TOP DEP TOP DEP TOP DEP TOP DEP TOP DEP TOP EPMURAS(kg) (cm)

Page 6: Informativo Nelore Jandaia 2010

informativo Nelore Jandaia - 2010 informativo Nelore Jandaia - 2010

Nelore Jandaia

10 11

Avaliação visual funcional que descreve o animal para as seguin-tes características morfológicas:

• Estrutura Corporal (E): sinaliza o tamanho do animal, basea-do na altura e comprimento do esqueleto, são desejados escores 4, 5 até 6 para essa característica, seguida de escores altos para P e M. Escores altos para E e baixos para P identificam animais de bio-tipo mais exigente em nutrição, tendendo a tardios, porém podem ser utilizados para dar porte a rebanhos extremamente compactos e animais com escore para E mais baixo e P mais altos são indicadores de precocidade e maior adaptação a sistemas de produção a pasto;

• Precocidade (P): baseado na relação entre profundidade de costelas e comprimento de pernas, além de virilha baixa, altos es-cores indicam animais com biotipo que tendem a serem mais pre-coces em terminação e que coincidem com aqueles que tendem a apresentar maior precocidade sexual e adaptabilidade a sistemas de produção a pasto;

• Musculosidade (M): indica a evidência de musculatura, altos escores são desejados para se obter melhores resultados em rendi-mentos de carcaça;

Os escores de E, P e M descritivos variam de: 1 e 2 (fundão), 3 e 4 (meio) até 5 e 6 (cabeceira). Como para o leilão foram selecionados a cabeceira da safra 2006, os escores dos reprodutores avaliados variaram de 4 a 6.

Assim a análise das características de Estrutura Corporal, Preco-cidade e Musculosidade é uma ferramenta para classificar, in vivo, o modelo de carcaça com relação ao tamanho, rendimento e acaba-mento. Vale lembrar que estudos de herdabilidades demonstram que estas características são altamente transmitidas aos filhos.

• Umbigo (U): deseja-se animais de escores 2, 3 e 4 por não serem, nem tão reduzidos e, nem tão pendulosos, característica que poderia comprometer a funcionalidade do animal a campo;

• Caracterização Racial (R): todos os itens previstos nos pa-drões raciais foram considerados;

• Aprumos (A): foram avaliados através das proporções, direções, angulações e articulações dos membros anteriores e posteriores, além de estrutura de ossos, tendões e ligamentos. Bons aprumos são fundamentais para o macho efetuar bem a monta, além de estar dire-tamente ligado ao período de permanência do indivíduo no rebanho.

• Sexualidade (S): avaliou-se masculinidade nos touros através de características sexuais secundárias, que são relacionadas a fertilidade do reprodutor. Para análise mais eficiente deve ser considerada junto com a medida de Perímetro Escrotal, acompanhado de exame andrológico.

As avaliações de Raça, Aprumos e Sexualidade completam a descri-ção do animal e vão de 1 (ruim), 2 (regular), 3 (bom) até 4 (muito bom).

IMPORTANTE! A nota máxima para E, P e M é 6,

e a nota máxima para R, A e S é 4!

Para visualização mais fácil da qualidade do tipo morfológico do animal, está disponível nesse catálogo a informação do Índice EP-MURAS - Retrato Falado, que soma a pontuação total do animal, sendo que para a característica Estrutura Corporal, será somado o que chamamos de E funcional, que corresponde a subtração da diferença entre E e P (E-P), quando E descritivo for maior que P, pe-nalizando os indivíduos que tendem a serem mais tardios. EX: Se os escores forem E descritivo = 6 e P = 4, o E funcional será = 6 - (6-4), ou seja 6 - 2. Assim será somado no índice o E funcional que, nesse caso será 4. Caso o E descritivo seja igual a P, ele não muda com relação ao E funcional, e se for menor, será somado a diferença de P - E visando a valorização de animais com biotipo mais precoces EX: se E descritivo for 5 e P for 6 o E funcional será: 5 + (6-5), assim E funcional soma 6 pontos. Com relação a característica Umbigo, vale nota máxima (4) os escores 2, 3 e 4, os escores 1 e 5 somam 2 pontos e o escore 6 soma 1 ponto. O total de pontos classifica o animal conforme tabela de classificação na página 11.

CLASSIFICAÇÃO0 a 19 pontos INFERIOR20 a 24 pontos REGULAR 25 a 28 pontos BOM

29 a 31 pontos MUITO BOM32 a 34 pontos EXECELENTE

Texto: William Koury Filho Fontes: www.brasilcomz.com e www.ancp.org.br

101 A6985 18/10/2007 Costume de Naviraí Humoso/IZ 710 38 7.3 20 1.53 20 3.19 40 7.88 25 0.3 15 47.81 50 56.09 15 5 5 6 3 4 4 4 Excelente102 A7030 22/10/2007 Costume de Naviraí Peteko JND/Bajhol 732 37 9.24 10 1.52 20 3.15 40 10.1 15 0.73 3 47.02 50 46.43 60 5 5 5 3 3 3 4 Muito Bom102 A6912 10/10/07 Costume de Naviraí Ranuk JND/Gim 696 35 6.21 25 0.88 40 4.84 20 8.38 25 0.07 40 57.22 10 62.11 5 5 6 5 3 3 4 4 Excelente104 A7194 8/11/07 Oasis JND/ Enlevo Royal JND/Pakar 714 38 9.8 10 1.11 40 3.68 40 10.76 15 0.44 10 54.94 15 52.98 25 5 5 5 3 3 3 4 Muito Bom105 A7171 6/11/07 Nadã da Bonsucesso Ilustre/1646 692 38 7.29 20 0.25 60 9.37 1 10.03 15 0.42 10 50 40 51.59 30 5 5 5 3 3 3 4 Muito Bom106 A7101 29/10/2007 Agape JND/Império Saccharon JND/Chummak 684 37 7.38 20 1.12 40 1.76 60 8.63 20 0.38 15 50.2 30 59.04 10 5 6 6 3 4 4 4 Excelente107 A7293 18/11/2007 Beco JND/Vermut B3712 da MN/Tango 696 34 3.07 50 1.64 20 1.49 60 5.53 40 -0.41 90 43.72 60 52.39 25 5 6 5 2 3 4 3 Muito Bom108 A7762 15/01/2008 Estanho JND/Enlevo Gudy da Lagoa/Legat MJ 628 36 7.57 20 -0.38 90 2.57 50 9.06 20 0.32 15 38.22 80 37.1 90 5 5 5 3 4 4 4 Muito Bom109 A6884 7/10/07 Costume de Naviraí Chiva da Nel/Bitelo 688 33 9.35 10 2.05 10 6.62 10 12.01 10 -0.15 70 44.87 60 50.4 40 5 5 5 3 2 3 4 Bom110 A7419 2/12/07 Oitavo JND/ Império Rotho JND/Gim 646 33 8.24 15 1.93 15 3.94 30 10.37 15 -0.14 70 46.82 50 50.8 30 4 5 5 3 3 4 3 Muito Bom111 A7630 24/12/2007 Paredão JND/ Império Meandro JND/Iguaçu 648 39 7.91 15 1.67 20 -0.44 80 7.12 30 0.28 20 54.35 15 48.6 50 4 6 6 3 3 4 4 Excelente112 A7031 22/10/2007 Pacará do IZ Squasch JND/Taj 640 36 4.32 40 0.67 50 1.11 60 3.52 50 0.22 20 61.95 4 55.9 15 4 6 6 3 4 3 4 Excelente113 A7611 22/12/2007 Dinâmico JND/Enlevo Rotho JND/Gim 652 35 3.21 50 0.69 50 -1.09 90 5.25 40 -0.24 80 63.06 4 57.77 15 4 6 5 3 4 4 4 Excelente114 A7524 13/12/2007 Dom JND/Bitelo Galante Poty VR/Bhajol 654 37 4.63 40 0.58 50 3.06 40 6.16 40 0.07 40 42.78 70 51.79 25 4 6 5 3 3 3 4 Muito Bom115 A7551 16/12/2007 Meandro JND/Iguaçu Fandan Zeb. VR/Taj 600 36 5.14 30 1.21 30 0.58 70 7.2 30 -0.12 60 60.27 10 64.69 3 4 6 5 3 4 3 4 Excelente116 A7049 24/10/2007 Pacará do IZ Ranger JND/Ludy 696 36 7.07 20 1.29 30 3.3 40 6.15 40 0.41 10 54.35 15 48.8 50 5 6 5 3 4 3 4 Excelente117 A6966 16/10/2007 Pacará do IZ Ranuk JND/Gim 686 40 5.29 30 0.54 50 2.74 50 6.04 40 0.05 40 45.26 60 47.61 60 5 5 6 3 3 3 4 Muito Bom118 A7315 21/11/2007 Pacará do IZ Fandan Zeb. VR/Taj 618 35 3.77 50 0.12 70 3.42 40 6.82 30 -0.52 100 51 25 52.59 25 4 5 5 3 4 3 4 Muito Bom119 A7207 9/11/07 Pacará do IZ Barroco Fort VR/Taj 616 37 4.06 40 0.6 50 1.1 60 4.2 50 -0.16 70 47.41 50 51.99 25 4 5 5 2 4 4 4 Muito Bom120 A7054 25/10/2007 Pacará do IZ Sueco JND/Chummak 582 37 5.4 30 1.65 20 2.45 50 5.27 40 -0.09 60 53.57 20 48.6 50 4 6 4 2 4 3 4 Muito Bom121 A7466 8/12/07 Paredão JND/ Império Presty JND/Vindouro IZ 652 35 7.02 20 1.59 20 1.05 60 6.48 40 0.13 30 48.01 50 53.77 20 4 6 6 3 4 4 4 Excelente122 A7761 14/01/2008 Meandro JND/Iguaçu B3712 da MN/Tango 620 38 7.38 20 2.37 10 2.07 50 7.12 30 0.35 15 56.84 15 53.77 20 4 5 5 3 4 3 4 Muito Bom123 A7775 18/01/2008 Dom JND/Bitelo Império WA/Ludy 618 39 9.91 10 1.12 40 8.77 2 14.05 4 -0.07 60 58.14 10 56.84 15 5 5 4 4 3 3 4 Bom124 A7474 9/12/07 Acetato JND/Império Je Caubi Est./Chummak 626 35 4.78 40 0.99 40 2.37 50 5.35 40 0.09 30 28.68 100 40.6 80 5 4 5 3 3 3 3 Bom125 A7783 20/02/2008 Dom JND/Bitelo Ilustre/1646 588 34 6.9 20 0.42 60 6.48 10 12.14 10 -0.31 80 46.04 60 53.37 20 4 5 4 3 3 4 4 Muito Bom126 A7228 11/11/07 Artista TE de NAV Fandan Zeb. VR/Taj 688 39 4.93 40 1.92 15 3.4 40 4.75 50 0.19 25 50 40 43.16 70 5 6 6 3 4 4 4 Excelente127 A6903 9/10/07 Pacará do IZ Laion Fort.VR/Chummak 690 37 9.85 10 1.8 15 3.5 40 10.79 15 -0.07 60 52.39 20 65.8 2 5 5 5 2 4 2 4 Muito Bom128 A7184 7/11/07 Agape JND/Império Sonoro JND/Tango 664 36 6.65 25 1.34 25 1.56 60 7.24 30 0.64 4 44.49 60 52.59 25 5 5 5 3 4 3 4 Muito Bom129 A7313 20/11/2007 Objecto JND/Cabare S. Dumu/Dumu 656 40 5.61 30 1.41 25 0.47 70 7.49 25 0.23 20 59.22 10 66.82 2 5 5 5 3 3 4 4 Muito Bom130 A7595 20/12/2007 Pacará do IZ Chiva da Nel/Bitelo 610 34 8.14 15 1.53 20 0.83 70 10.31 15 -0.14 70 58.68 10 38.55 90 5 5 4 3 3 3 3 Bom131 A7318 21/11/2007 Ozone JND/Império Dedal R.K/Gim 694 38 5.26 30 0.76 50 3.21 40 5.56 40 -0.02 50 50.6 30 52.78 25 6 6 5 4 3 4 4 Excelente132 A7683 1/1/08 Etico Mv/Iguaçu Império WA/Ludy 672 38 4.82 40 0.92 40 2.91 40 5.69 40 0.13 30 45.84 60 53.37 20 6 5 5 3 4 4 4 Muito Bom133 A7422 2/12/07 Negreiro JND/Império E.S. Oxicatro/Chummak 678 35 3.44 50 1.44 25 1.16 60 5.09 40 0.03 40 42.78 70 49.6 40 6 5 5 3 3 4 4 Muito Bom134 A7356 25/11/2007 Pacará do IZ Vermut da Fort/Bitelo 654 36 8.47 15 1.01 40 6.14 15 10.89 15 0.12 30 58.5 10 57.59 15 6 5 5 4 4 3 4 Muito Bom135 A7735 9/1/08 Governador TE da L,W Dedal R.K/Gim 648 36 6.84 20 1.92 15 1.61 60 7.94 25 0.22 20 36.18 90 35.74 100 6 5 4 3 3 3 3 Bom136 A7748 11/1/08 Cosmos JND/Enlevo Chiva da Nel/Bitelo 666 35 8.97 10 2.3 10 6.29 10 11.42 10 0.45 10 38.55 80 47.02 60 6 4 4 2 3 4 3 Bom137 A7149 3/11/07 Bronze JND/Império Org. Mata Velha/Iguaçu 676 39 8.33 15 1.57 20 4 30 10.47 15 0.22 20 29.27 100 33.3 100 6 4 4 2 3 4 4 Bom138 A7289 18/11/2007 Bronze JND/Império Org. Mata Velha/Iguaçu 640 34 8.22 15 2.11 10 4.58 25 8.02 25 -0.04 50 39.73 80 46.23 60 6 4 4 3 2 3 3 Regular139 A7052 25/10/2007 Bronze JND/Império Quepe da Salette/Gim 656 39 6.82 20 1.58 20 4.45 25 4.88 50 0.59 5 30.37 100 30.66 100 6 4 4 2 3 3 3 Bom140 A7251 13/11/2007 Atma de NAV Laion Fort.VR/Chummak 690 35 9.92 10 0.92 40 6.3 10 15.11 3 -0.33 80 61.78 5 64.69 3 5 5 5 3 3 4 3 Muito Bom141 A7253 14/11/2007 Costume de Naviraí Humoso/IZ 674 38 3.06 50 0.73 50 3.2 40 6.21 40 -0.35 90 52.39 20 47.22 60 5 5 5 3 4 3 4 Muito Bom142 A7378 27/11/2007 Agape JND/Império Rotho JND/Gim 680 37 6.55 25 2.12 10 1.95 50 7.74 25 0.15 25 29.51 100 34.61 100 6 4 4 2 4 3 4 Bom143 A7372 27/11/2007 Nodal JND/Bitelo Barroco Fort VR/Taj 678 36 3.7 50 0.99 40 2.06 50 7.63 25 -0.32 80 39.56 80 47.02 60 6 4 4 3 4 4 4 Bom144 A7768 16/01/2008 Dom JND/Bitelo Ilustre/1646 650 35 8.84 15 0.25 60 9.13 2 14.64 3 -0.24 80 61.45 5 64.12 4 4 6 6 4 3 4 4 Excelente145 A7227 11/11/07 Tecelão da SM Jauray MJ Sabia/Chummak 662 37 6.26 25 1.71 20 0.85 70 5.22 40 0.26 20 50.8 30 47.41 60 5 6 6 3 3 4 4 Excelente146 A7176 6/11/07 Paredão JND/ Império Fomento JND/Visual 666 38 9.16 10 2.31 10 0.11 80 6.15 40 0.68 4 50.6 30 51.99 25 4 6 6 3 4 4 4 Excelente147 A7430 3/12/07 Crepe JND/Império Humoso/IZ 678 34 5.96 25 1.22 30 1.73 60 4.83 50 0.26 20 55.9 15 52.78 25 4 6 5 3 4 3 4 Excelente148 A7693 2/1/08 Ozone JND/Império Meandro JND/Iguaçu 692 40 6.67 25 0.84 40 4.18 30 6.62 30 0.14 25 45.45 60 49.6 40 6 6 5 2 2 3 4 Muito Bom

BATE

RIA

15

BATE

RIA

16EQ

UIÍB

RIO

EPM

PACA

RÁ IZ

TIPO

ESTR

UTU

RAPA

DRÃ

O D

E PE

SOBI

OTI

PO S

UPE

R PR

ECO

CE

BATE

RIA

17

BATE

RIA

18

BATE

RIA

19

BATE

RIA

21

BATE

RIA

20

BATE

RIA

22

BATE

RIA

23

IND.

IND.

IND.

* *

IND.

IND.

IND.

IND.

IND

IVID

UAIS

* Lote 148: DOAÇÃO SRBG

Lote RGN Nascimento Pai Avô Materno Peso PE MGT MP120 DP210 DP450 DPE450 DPS DMS E P M U R A S ÍndiceDEP TOP DEP TOP DEP TOP DEP TOP DEP TOP DEP TOP DEP TOP EPMURAS(kg) (cm)

Page 7: Informativo Nelore Jandaia 2010

informativo Nelore Jandaia - 2010

12

Um dos principais eventos do calendário de pre-gões do Mato Grosso, o Leilão Nelore Jan-daia chega à edição 2010 apresentando uma série de novidades para os clientes. Este ano, a seleção Nelore Jandaia completa 45 anos e

como destaque colocará à venda 150 touros PO com avalia-ção genética positiva pela Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP) e sob consultoria brasilcomz® – Zootecnia Tropical.

Avaliações genéticas (DEPs), visual (pelo método EPMU-RAS® – Retrato Falado), medidas de perímetro escrotal in-dicativas de precocidade, andrológico positivo, entre outras informações, serão comentadas pelo zootecnista William Kou-ry Filho, responsável pela assessoria técnica do plantel, que também disponibilizará aos clientes do Leilão, o suporte pré e pós-venda dos reprodutores.

“Precocidade, musculosidade, habilidade materna ou supe-rioridade em ganho em peso. Qual dessas características o cliente procura? Podemos indicar reprodutores de acordo com o objetivo pretendido para cada rebanho”, disse Koury Filho.

Mais uma vez, o evento contará com a apresentação dos animais em lotes individuais e em baterias de preferência (se-quência de animais). Isso significa que o comprador do pri-meiro indivíduo ganha o direito de adquirir, pelo mesmo valor, os lotes seguintes – sem ir para o pregão – e de se beneficiar dos descontos progressivos. Para facilitar ainda mais a partici-

pação do cliente, as baterias continuam a ser organizadas de forma temática.

“Animais cujo valor genético (DEPs) é destacado para pelo menos uma característica superior como peso à desmama, serão apresentados em sequência”, explicou William Koury, organizador do leilão e proprietário do Nelore Jandaia, “as-sim como reprodutores com outras características descritas pelo EPMURAS”, completou.

A genética presente nos animais ofertados é composta por descendentes diretos de touros provados que acres-centam maior produção e resultados econômicos para o criador. “Os produtos que vão a leilão são a cabeceira da safra 2007. O Nelore Jandaia apóia-se em critérios de seleção bem definidos, onde eficiência produtiva, funcionalidade e adapta-ção a pasto são fundamentais”, concluiu William Koury Filho.

A consequência desse trabalho é a recente contratação do touro Baru da Jandaia, Tecelão da SM em vaca Império WA, pela central de inseminação Alta Genetics – os clientes Nelo-re Jandaia poderão ser sorteados com as primeiras doses de sêmen do Baru (confira a página 05).

Nelore Jandaia completa 45 anos

SAIBA MAIS www.nelorejandaia.com.brData: 29/08/2010, às 14h Contato: (34) 3322-4647Local: Parque de Exposições de Barra do Garças (MT)Leiloeira: Central Leilões 18 3608-0999 www.centralleiloes.com.brE-mail: [email protected] ou [email protected]: 2+2+16 e frete facilitado!!!

Esta é uma publicação institucional da empresa Nelore Jandaia. Todo conteúdo deste informativo poderá ser usado deste que citada a fonte.

Edição: Luciano Bitencourt • Projeto, Diagramação e Produção Gráfica: dgraus design [email protected] • Fotos (exceto mencionadas em crédito): William Koury FilhoImpressão: Gráfica e Editora São José • Tiragem: 15.000 exemplares • Distribuição Nacional e Gratuita

Expediente

Avaliações:Patrocinadores: Apoio:

(34) 3322-4647

Realização: Transmissão: Assessoria:

(18) 3608-0999

Leiloeira:

Leilão 2010

Leilão com suporte técnico diferenciado, touro contratado por central e promoção inédita marcam o aniversário do plantel