Informativo O Pantokrator - n°1

4
PANTOKRATOR Informativo da Comunidade Católica Pantokrator Ano I - Fevereiro/2012 - nº 1 Mais perto de nós Caro leitor, Temos a alegria de iniciar com esse número, O Pantokrator, o informativo da Comunidade Pan- tokrator. Queremos que os amigos, benfeitores e mesmo os membros da Comunidade possam estar mais perto da vida de nossa Comunidade. Deus realiza muitas coisas no meio de nós, mas muitas vezes poucos fi- cam informados do que vai acontecer e mesmo do que já aconteceu. Então, o primeiro propósito desse informa- tivo é comunicar essas realizações fa- cilitando a participação e divulgação. Contudo, queremos também que você esteja unido a nós intercedendo e colaborando com nossa obra, e mesmo celebrando os acontecimen- tos e louvando a Deus junto conosco por essas realizações de Deus. Outro objetivo é a formação. Nosso Carisma traz um dom de for- mação à Comunidade, e por isso que- remos utilizar de mais esse meio para fazer frutificar esse dom. Por isso usaremos esse espaço para pequenas formações, que sirvam de uma “re- feição rápida” para sua caminhada humano-espiritual. Louvamos a Deus por mais esse dom na vida de nossa Comunidade. De- sejamos que o Espírito Santo faça dele um “poço de Jacó’, ou seja, lugar onde as pessoas possam fazer o encontro com Cristo que doa de Sua água da vida e seja, assim, um veículo surpreendente de unidade e de crescimento em Deus. André Luis Botelho de Andrade Fundador e Moderador Geral Comunidade Católica Pantokrator Vocação: chamado de Deus para o homem p. 2 A Vocação é o projeto de Deus para cada pessoa, A importancia do aprendizado da Doutrina da Igreja p. 3 “Nós, católicos, não podemos permanecer na superficialidade...” Esteja por dentro do que acontece na Comunidade p. 4 - Encontrão de Cura e Libertação - Grupo de Crescimetno Pessoal o

description

Informativo da Comunidade Católica Pantokrator - ano 1 - Edição 1

Transcript of Informativo O Pantokrator - n°1

Page 1: Informativo O Pantokrator - n°1

PANTOKRATORInformativo da Comunidade Católica Pantokrator Ano I - Fevereiro/2012 - nº 1

Mais perto de nós

Caro leitor,

Temos a alegria de iniciar com esse número, O Pantokrator, o informativo da Comunidade Pan-tokrator. Queremos que os amigos, benfeitores e mesmo os membros da Comunidade possam estar mais perto da vida de nossa Comunidade.

Deus realiza muitas coisas no meio de nós, mas muitas vezes poucos fi-cam informados do que vai acontecer e mesmo do que já aconteceu. Então, o primeiro propósito desse informa-tivo é comunicar essas realizações fa-cilitando a participação e divulgação. Contudo, queremos também que você esteja unido a nós intercedendo e colaborando com nossa obra, e mesmo celebrando os acontecimen-tos e louvando a Deus junto conosco por essas realizações de Deus.

Outro objetivo é a formação. Nosso Carisma traz um dom de for-mação à Comunidade, e por isso que-remos utilizar de mais esse meio para fazer frutificar esse dom. Por isso usaremos esse espaço para pequenas formações, que sirvam de uma “re-feição rápida” para sua caminhada humano-espiritual.

Louvamos a Deus por mais esse dom na vida de nossa Comunidade. De-sejamos que o Espírito Santo faça dele um “poço de Jacó’, ou seja, lugar onde as pessoas possam fazer o encontro com Cristo que doa de Sua água da vida e seja, assim, um veículo surpreendente de unidade e de crescimento em Deus.

André Luis Botelho de AndradeFundador e Moderador Geral

Comunidade Católica Pantokrator

Vocação: chamado de Deus para o homem p. 2

A Vocação é o projeto de Deus para cada pessoa,

A importancia do aprendizado da

Doutrina da Igreja p. 3“Nós, católicos, não podemos

permanecer na superficialidade...”

Esteja por dentro do que acontece na Comunidade p. 4- Encontrão de Cura e Libertação - Grupo de Crescimetno Pessoal

o

Page 2: Informativo O Pantokrator - n°1

x

Por Tânia Botelho de Andrade*

A palavra vocação vem do la-tim, vocatio, que significa ação de chamar. Vocação, portanto significa chamado. Todo homem foi criado numa explosão do amor de Deus. O Pai sonhou para cada homem um plano de amor e concebeu a nossa individualidade segundo este plano. Assim a realização e felicidade do homem estão em descobrir e viver este plano de Deus a seu respeito.

Toda vocação autêntica é sem-pre iniciativa de Deus. É Deus quem livremente escolhe e chama o homem, não é o homem que escolhe ser chamado por Deus. Deus fala, se revela, e chama o homem revelan-do-lhe a si mesmo. O homem escuta e acolhe a revelação de Deus para responder ao chamado.

‘A Vocação é o projeto de Deus para cada pes-soa, por isso toda pes-soa tem uma vocação

que pode ser para a vida religiosa, sacerdotal ou

leiga.’

O primeiro passo para o dis-cernimento da vocação é a disponi-bilidade. É preciso também mer-gulhar na própria história de vida e nas circunstâncias através das quais alguém é chamado. Se uma pessoa está se sentindo chamada a uma

comunidade, é importante que ela se aproxime e viva as suas ativi-dades. É ainda necessário que se parta de dentro, ou seja, que se ouça o coração onde o Espírito fala.

O homem só se realiza e é fe-liz quando vive aquilo para o qual foi criado. Se vivemos ou fazemos muitas coisas e não nos realizamos é porque estamos fora da nossa vocação, estamos fora do plano de Deus para nós.

A Vocação é o projeto de Deus para cada pessoa, por isso toda pes-soa tem uma vocação que pode ser para a vida religiosa, sacerdotal ou leiga.

* Tânia Botelho de Andrade é consagrada da Comunidade Católica Pantokrator e Dire-tora Vocacional Geral

Vocação: chamado de Deus que realiza o homem

O Pantokrator . 2

A Comunidade Católica

Pantokrator

A Comunidade Católica Pantokrator é uma Associação Privada de Fiéis, no perfil das “Novas Comunidades”, fun-dada em Campinas/SP, no ano de 1990, por André Luis Botelho de Andrade, onde tem até hoje sua sede. Nela homens e mulheres – casados, celibatários, sacerdotes, semi-naristas e solteiros – se consa-gram a Deus a partir do Ca-risma El Shaddai-Pantokrator, e assim, dedicam suas vidas ao serviço do Reino de Deus, sob a graça da Igreja de Cristo.

Com a missão de Reca-pitular em Cristo o mundo e de ser profetas da Sua fideli-dade ao Pai, o Espírito move toda a obra de evangelização. Por meio dessa obra, a missão da Comunidade se realiza nos diversos serviços, através dos quais seus membros respon-dem ao apelo do Espírito San-to de evangelizar no sentido pleno e amplo, gerando e for-mando filhos fiéis para Deus.

A Comunidade pode ser vivida sob duas formas: For-ma de Aliança – em que os irmãos, residindo em suas ca-sas e mantendo seu trabalho secular, se reúnem para mo-mentos de oração, realização de apostolados em comum e a vivência de momentos frater-nos em comunidade; Forma de Vida Comum – em que os irmãos deixam suas casas e trabalhos seculares para viver em comum, partilhando a vida e bens, servindo exclusiva-mente o Reino de Deus.

Conheça mais sobre a Comunidade:

www.pantokratror.org.br

EXPEDIENTE O Pantokrator é uma publicação mensal dirigida aos sócios, membros, engajados e amigos da Comunidade Católica PantokratorDireção Geral: Edgard Gonçalves | Grupo de Comunicação: Jildevânio Souza, Juliana Campos. Vanessa Ozelin, Vanusa Silva e Renata Ramos |Jornalista Responsável: Renata Andrade MTB 56 525 Planejamento, Criação, Edição e Revisão: Comunidade Católica Pantokrator - www.pantokrator.org.br

Page 3: Informativo O Pantokrator - n°1

Por André Luis Botelho de Andrade

Vivemos em um tempo de in-certezas, confusões de ideias e va-lores nos quais estruturas gover-namentais e não governamentais semeiam ideologias e comporta-mentos que visam desestruturar nossa sociedade berçada nos valores cristãos. Nos tempos atuais, de for-ma especial, se realiza a profecia de Cristo que diz: “Porque se levan-tarão falsos Cristos e falsos Profe-tas, que farão milagres a ponto de seduzir, se isso fosse possível, até mesmo os escolhidos. Eis que estais prevenidos” Mt 24,23-24.

‘a grande marca do CED é a fidelidade ao Magistério da Igreja, pois ensinamos, não ideia humanas, mas

sim aquilo que Cristo deixou aos homens e a

Igreja guarda na história sob a assistência do Es-

pírito e a sucessão apos-tólica.’

Nós, católicos, não podemos permanecer numa superficialidade subjetivista e relativista, mas precisa-mos conhecer a riquíssima fé que está no coração da Igreja, e que traz respostas para os inúmeros desafios da sociedade e de nossas vidas.

A Doutrina da Igreja não é so-mente conhecimento, mas é ver-dade que converte e liberta: “se permanecerdes na minha palavra, sereis meus verdadeiros discípulos; conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” (Jo 8, 31-32).

O Pantokrator .3

Convencidos dessa realidade e, atendendo o apelo da urgente ne-cessidade de formação do povo de Deus, feita do Papa Bento XVI e da V Conferência dos Bispos da Amé-rica Latina e o Caribe em Aparecida, a Comunidade Católica Pantokrator oferece o Curso de Espirituali-dade e Doutrina (CED).

O CED é um curso de formação na Doutrina da Igreja que leva o alu-no a compreender a sua fé católica, bem como a traduzi-la na vida pes-soal e na sociedade. As aulas acon-tecem semanalmente e têm duração de 1 ano.

‘Nós, católicos, não podemos permanecer numa superficialidade

subjetivista e relativista, mas precisamos conhecer

a riquíssima fé que está no coração da Igreja, e

que traz respostas para os inúmeros desafios da

sociedade e de nossas vidas.’

A proposta traz dois diferenciais: o conteúdo é apostilado e trata dos assuntos com espiritualidade. Con-vencidos de que a verdade liberta, converte e nos faz felizes, o curso é oferecido, de forma oracional. Ou seja, além de momentos de oração, antes e após as aulas, os temas são passados visando levar o aluno a traduzir na sua vida a doutrina que aprendeu. Contudo, a grande marca do CED é a fidelidade ao Magistério da Igreja, pois ensinamos, não ideia humanas, mas sim aquilo que Cristo deixou aos homens e a Igreja guarda na história sob a assistência do Es-pírito e a sucessão apostólica.

‘vivemos em um tempo de incertezas, confusões

de ideias e valores’

No dia 6 de fevereiro às 19h30, na sede da Comunidade Católica Pantokrator acontecerá a aula de apresentação do CED. Faço o convite a você para vir partici-par neste dia e conhecer melhor a proposta do nosso curso. Até lá!

A importância do aprendizado da

Doutrina da Igreja

Page 4: Informativo O Pantokrator - n°1

Acontece na Comunidade

O Pantokrator . 4