Informativo Paroquial Junho / Julho 2015

4
Informativo Paroquial 1º Ano - Edição II - Junho / Julho 2015 AGOSTO MÊS DA VOCAÇÕES N o mês de agosto celebramos as vocações, voltando nossa atenção para a reflexão e a oração pelos ministérios, de forma a pedir a Deus que os cristãos sejam verdadeiros sinais de comunhão, inspirando e multiplicando esses dons no seio da Igreja. As vocações celebradas são as seguintes: Vocação ao Ministério Ordenado: É um ministério conferido por um sacramento próprio, o Sacramento da Ordem. Neste sacramento, a missão confiada por Cristo aos Apóstolos continua a ser exercida na Igreja, até o fim dos tempos. Compreende três graus: o episcopado, o presbiterado e o diaconato. (Catecismo – 1536) São os bispos, sacerdotes e diáconos. Vocação familiar ou matrimonial: A aliança matrimonial, pela qual um homem e uma mulher constituem entre si uma comunidade íntima de vida e de amor; foi fundada e dotada das suas leis próprias pelo Criador: Pela sua natureza, ordena-se ao bem dos cônjuges, bem como à procriação e educação dos filhos. Entre os batizados, foi elevada por Cristo Senhor à dignidade de sacramento (Catecismo -1660). Os casais são chamados à formação da igreja doméstica, ou seja, na transmissão da fé para seus filhos. Vocação pela vida religiosa consagrada: São homens e mulheres que vivem uma forma especial de seguimento a Jesus Cristo. Vivem em comunidades, cultivam a oração, meditam a palavra de Deus. Participam na missão evangelizadora da Igreja, em especial em atenção aos que foram preferidos de Jesus; pobres, enfermos, pequenos... Os que abraçam essa forma de vida não casam, vivem de forma simples e obedecem a regra e constituições próprias do Instituto a que pertencem. Vocação dos leigos: Solteiros ou casados, os leigos exercem sua missão profética também pela evangelização, isto é, o anúncio de Cristo feito pelo testemunho da vida e pela palavra. Podem trabalhar nas pastorais da Igreja ou ser evangelizadores no seu meio familiar, profissional, escolar ou no seu círculo de amizades. Vocação dos catequistas: Solteiros ou casados, os leigos que forem capazes e que se formarem para isto podem também dar sua colaboração na formação catequética, no ensino das ciências sagradas para crianças,

description

 

Transcript of Informativo Paroquial Junho / Julho 2015

Page 1: Informativo Paroquial Junho / Julho 2015

Informativo Paroquial 1º Ano - Edição II - Junho / Julho 2015

AGOSTO MÊS DA VOCAÇÕES

N o mês de agosto celebramos as vocações, voltando nossa atenção para a reflexão e a oração pelos ministérios, de forma a pedir a

Deus que os cristãos sejam verdadeiros sinais de comunhão, inspirando e multiplicando esses dons no seio da Igreja. As vocações celebradas são as seguintes:

Vocação ao Ministério Ordenado: É um ministério conferido por um sacramento próprio, o Sacramento da Ordem. Neste sacramento, a missão confiada por Cristo aos Apóstolos continua a ser exercida na Igreja, até o fim dos tempos. Compreende três graus: o episcopado, o presbiterado e o diaconato. (Catecismo – 1536) São os bispos, sacerdotes e diáconos.

Vocação familiar ou matrimonial: A aliança matrimonial, pela qual um homem e uma mulher constituem entre si uma comunidade íntima de vida e de amor; foi fundada e dotada das suas leis próprias pelo Criador: Pela sua natureza, ordena-se ao bem dos cônjuges, bem como à procriação e educação dos filhos. Entre os batizados, foi elevada por Cristo Senhor à dignidade de sacramento (Catecismo -1660). Os casais são chamados à formação da igreja doméstica, ou seja, na transmissão da fé para seus filhos.

Vocação pela vida religiosa consagrada: São homens e mulheres que vivem uma forma especial de seguimento a Jesus Cristo. Vivem em comunidades, cultivam a oração, meditam a palavra de Deus. Participam na missão evangelizadora da

Igreja, em especial em atenção aos que foram preferidos de Jesus; pobres, enfermos, pequenos... Os que abraçam essa forma de vida não casam, vivem de forma simples e obedecem a regra e constituições próprias do Instituto a que pertencem.

Vocação dos leigos: Solteiros ou casados, os leigos exercem sua missão profética também pela evangelização, isto é, o anúncio de Cristo feito pelo testemunho da vida e pela palavra. Podem trabalhar nas pastorais da Igreja ou ser evangelizadores no seu meio familiar, profissional, escolar ou no seu círculo de amizades.

Vocação dos catequistas: Solteiros ou casados, os leigos que forem capazes e que se formarem para isto podem também dar sua colaboração na formação catequética, no ensino das ciências sagradas para crianças,

Page 2: Informativo Paroquial Junho / Julho 2015

Fiéis das comunidades que formam a paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, compareceram em grande número à Igreja de Santo Expedito, atual sede paroquial, na noite desta quinta-feira, (04) de junho, para participar da celebração da solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.

O Administrador Paroquial, padre Deonílson Nogueira presidiu a Celebração Eucarística que foi concelebrada pelo padre Rondon de Andrade, da Colônia Salesiana, desta cidade.

Na homilia, o celebrante explicou que Jesus deu um novo sentido à Páscoa. Para os judeus é a comemoração da saída da escravidão no Egito. Para os cristãos é a passagem de Jesus, da morte para a vida, pela ressurreição.

Na última ceia, Ele nos deu o seu Corpo e Sangue como alimento: “Enquanto comiam, Jesus tomou o pão e, tendo pronunciado a bênção, partiu-o e entregou-lhes, dizendo: „Tomai, isto é meu corpo‟. Em seguida, tomou o cálice, deu graças, entregou-lhes e todos

beberam dele. Jesus disse: „Isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, que é derramado em favor de muitos‟

Termina a missa de Corpus Christi o padre Deonílson presidiu a adoração ao Santíssimo. O coral da Comunidade São Francisco de Assis entoou cantos de adoração, próprios para o momento. A celebração chegou ao final com a bênção do Santíssimo.

Na noite do último sábado (13) houve o encerramento da 50° Festa de Santo Antônio, data mais que especial para os membros da comunidade.

A procissão saiu da residência de Leonardo

e Tatiane, juízes do andor deste ano, e seguiu até a capela, que fica no mesmo bairro. Entoando cânticos de louvor e o hino de Santo Antônio, os fiéis se revezavam ao carregar o andor, demonstração de fé.

A missa foi bem participada, e o ministério de música Francisco de Assis animou a celebração.

Agradecimentos Aos padres Carlos, Rondon, e Frei Damião, por concelebrar nos dias do tríduo. Às Paróquias convidadas, por contribuírem para o andamento da festa; Aos juízes do andor, Leonardo e Tatiana e aos juízes da bandeira, por terem dito sim ao convite que veio de Deus.

Página 2

Comunidade Celebra Corpus Christi

50ª Festa de Santo Antônio

I NF ORM AT IV O PAR QU IA L

Page 3: Informativo Paroquial Junho / Julho 2015

I NF ORM AT IV O PAR OQUI A L

A Comunidade Nossa Senhora do Carmo, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, encerrou os festejos a sua padroeira, no dia 16, próximo, passado, com procissão da imagem da Virgem Maria e Celebração Eucarística, presidida pelo administrador paroquial, padre Deonílson Nogueira e participadas por grande número de fiéis das comunidades e paróquias vizinhas, testemunhando a fé em Deus e a confiança na Mãe do Carmelo.

A III festa da Comunidade Nossa Senhora do Carmo teve início no dia 13 de julho, com a

Procissão da Bandeira, saindo da residência da senhora Maria de Lourdes Beraldo, acompanhada por muitos devotos que rezavam e cantavam o hino da padroeira, que diz em uma das estrofes: Guerreiros da fé em luta constante/ terás em Maria apoio orante.

A participação das comunidades que formam paróquia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi uma constante nas noites do tríduo preparatório

à festa do dia 16, demonstrando um crescente envolvimento fraternal entre as elas. Os padres salesianos, Rondon, Clayton e Gilberto também participaram dos festejos a Nossa Senhora do Carmo, presidindo as Celebrações Eucarísticas nas noites do tríduo.

A Comunidade Nossa Senhora do Carmo deu uma demonstração de fé, organização e união colocando em prática o lema desta III festa: “Maria, Mãe do Carmo, teu testemunho de fé está vivo e é luz para nossa caminhada”.

A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, realizou, no sábado, dia 20 de junho, próximo passado, uma animada festa junina, reunindo centenas de paroquianos das suas comunidades e vizinhanças, na área da construção da nova Igreja Matriz.

O 1º Arraial Paroquial teve tudo que uma boa festa junina deve ter: regional tocando músicas da época, palhoção, arrasta-pé, quadrilha improvisada, brincadeiras, comidas típicas, sorteios, fogueira,confraternização e animação, muita animação.

Mais uma vez, as comunidades da paróquia marcaram presença, colaborando para o brilhantismo do 1º Arraial Paroquial, abraçando esse projeto da Pastoral da Família, que teve toda sua arrecadação

destina da à construção da nova Igreja Matriz, em andamento.

A participação efetiva das comunidades é mais um passo importante no processo de formação da grande comunidade paroquial comunidade de comunidades.

Página 3

Nossa Senhora do Carmo é festejada em Vila Rica

Primeiro Arraiá Paroquial

Page 4: Informativo Paroquial Junho / Julho 2015

A terceira edição do Bote Fé aconteceu no sábado passado (18) de julho, no colégio Salesiano no Centro de Recife.

A abertura do Bote Fé foi na Basílica do Sagrado Coração de Jesus. O presidente da Comissão para a Juventude da Arquidiocese de Olinda e Recife, padre Antônio Gomes, acolheu os presentes, na Basílica do Sagrado Coração de Jesus e agradeceu a participação e desejou um grande dia de bênçãos, fé e celebração. Padre Deyvson Soares conduziu o momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento.

A dupla DDD fez a abertura dos shows. Com muita animação e cantando músicas conhecidas da juventude, como “Vem Louvar” e “Pirados por Jesus”, os Doidin de Deus começaram a “bagunça”.

O segundo a subir ao palco foi o cantor Diego Fernandes. Carismático e com músicas de ritmos fortes, ele agitou a juventude. A última atração do 3º Bote Fé Olinda e Recife foi a banda Rosa de Saron. Com letras conhecidas da juventude, os roqueiros de Campinas fecharam o evento em grande estilo.

3º Bote Fé Recife leva multidão ao Colégio Salesiano

INFORMAÇÕES DIVERSAS

VISITE NOSSO SITE: www.pnsaparecidavilarica.com