Informativo Paroquial Março 2015

12
INFORMATIVO INFORMATIVO INFORMATIVO Março - 2015 - n° 332 Março - 2015 - n° 332 Março - 2015 - n° 332

description

Paróquia São Bento - Cajuru

Transcript of Informativo Paroquial Março 2015

Page 1: Informativo Paroquial Março 2015

INFORMATIVOINFORMATIVOINFORMATIVO

Março - 2015 - n° 332 Março - 2015 - n° 332 Março - 2015 - n° 332

Page 2: Informativo Paroquial Março 2015

Mural de FotosMural de FotosMural de Fotos

Page 3: Informativo Paroquial Março 2015

111

Perdoar é uma das atitudes mais difíceis na vida de milhares de pessoas. O fato de alguém pedir perdão a outrem equivale a dizer que reconhece seu erro e sua

culpa, por isso, vai ao encontro de quem foi, efetivamente, atingido por sentimentos, palavras e atos que feriram a sua dignidade. O fato de alguém perdoar significa dizer que reconhece sinceridade no arrependimento daquele que vai ao seu encontro, com a disposição de mudar de atitude.

A Revista Veja, em sua edição de 28 de Julho passado, tem como “matéria de capa” o perdão, mais precisamente, “O poder do perdão”. Não deixa de ser, deveras, significativo o fato de estarem a ciência e a midia tratando de um assunto que, por certo, na mente da maioria das pessoas tinha lugar apenas no mundo das religiões e na prática de seus seguidores. O enfoque desse assunto na relação interpessoal e institucional, numa visão psicológica, filosófica, sociológica e política, com sua referência à face do perdão, biblicamente revelada, representa uma contribuição muito especial para a compreensão da necessidade de superação das linhas cruzadas e da eliminação das rupturas que se estabeleceram nas relações humanas, por numerosos motivos. Na matéria, encontram-se depoimentos de pessoas, empresários e governantes que tiveram a capacidade de perdoar ou se mantiveram fechados em relação ao perdão. Segundo um professor da Universidade de Boston, o pedido de perdão contém “três passos básicos par obter perdão. Primeiro, deve-se assumir a responsabilidade pelo erro. Segundo, é preciso repudiar claramente esse erro, mostrando que não se pretende repeti-lo. Terceiro, deve-se exprimir o arrependimento pela dor causada ao próximo.” O que é hoje descoberta da pesquisa e conquista da ciência, o Catecismo da Igreja já o proclama, há milênios, ao apresentar as exigências para que o fiel, ao recorrer ao Sacramento da Penitência, obtenha o perdão dos pecados cometidos contra Deus e contra o próximo. Com efeito, para que esse Sacramento produza seus efeitos, exigem-se atitudes que levem o penitente à mudança de vida e à reconciliação: Contrição (reconhecimento dos pecados); Confissão (revelação, perante o confessor, desses pecados, “por pensamentos, palavras e obras”); Absolvição (recepção da perdão dos pecados confessados); Satisfação (reparação dos pecados cometidos, não os repetindo, deliberadamente). Como penitência, o confessor impõe uma pena ao penitente, correspondente, “na medida do possivel, à gravidade e à natureza dos pecados cometidos.”

No plano psico-religioso, o perdão é um ato muito benéfico, sob vários aspectos, como confirma a voz da experiência de cada um. Um desses aspectos é a paz da consciência. O relacionamento entre pessoas, grupos e nações fica ameaçado quando determinados sentimentos, palavras e atitudes ferem o seu direito. Quando isso acontece, criam-se estremecimentos no relacionamento humano que, em muitos casos, rompem fortes vínculos de consanguinidade e sólidos laços de amizade. O perdão é sempre muito benéfico para as pessoas que conseguem refazer sua história, não apenas porque minimizam a razão do distanciamento que se criou na convivência familiar e no relacionamento social, mas, antes, porque dão um passo de qualidade, ao cancelá-la de seu coração e de sua mente. A psicologia e a espiritualidade identificam os benefícios do perdão na vida das pessoas. A melhor linguagem dessa experiência é testemunhada por aquelas pessoas que conseguiram perdoar-se, mutuamente.

Para muitos, o perdão é benéfico, por ser uma conquista humana; para os cristãos, além dessa dimensão, está muito clara a exigência que Jesus colocou na oração do Pai Nosso: “Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.”

Dom Genival Saraiva

Benefícios do Perdão

Page 4: Informativo Paroquial Março 2015

Horáriosde Missa

1- DOMINGO7h30 Missa na Igre ja Matr iz . Responsab i l i dade da Equ ipe Dominical.10h Batizados na Igreja Matriz São Bento.10h Missa das crianças na Igreja Matriz, sob a responsabilidade da Catequese.19h Missa na Igreja Matriz, sob a responsabilidade.

2- 1ª SEGUNDA-FEIRA DO MÊS6h Missa no Cemitério Municipal, pedindo por todas as almas, sob a responsabilidade do Apostolado das Almas.18h30 Missa na Igreja Matriz, pedindo por todas as almas, sob a responsabilidade do Apostolado das Almas.

3- TERÇA-FEIRA18h30 Missa na Igreja Matriz em louvor a São Rafael pedindo pelos doentes, sob a responsabilidade dos Ministros da Pastoral da Saúde.19h30 Missa na capela do Menino Jesus de Praga

4- 1ª QUARTA-FEIRA DO MÊS – MÃE RAINHA

19h Missa na Igreja Matriz em louvor a Mãe Rainha. Todos

deverão levar 1k de alimento não perecível para os nossos irmãos necessitados.

5- QUINTA-FEIRA18h30 Missa na Igreja Matriz e novena das Mãos Ensanguentadas de Jesus. 20h Missa no setor Missionário Sagrado Coração de Jesus na residência de: Ivanilde Carvalho Reis, Rua Valdeci de Almeida Prado, 128. CECAP.

6- 1ª SEXTA-FEIRA7h Missa na Igreja Matriz em honra ao Sagrado Coração de Jesus.18h30 Missa na Igreja Matriz em honra ao Preciosíssimo Sangue de Jesus pedindo pelas necessidades dos cristãos.

7- SÁBADO7h30 Missa na Capelinha do Hospital, em louvor ao Sagrado Coração de Maria, pedindo proteção para nossa cidade, sob a responsabilidade da Legião de Maria. 18h Missa na Igreja Matriz, onde estaremos rezando por todas as famílias, sob a responsabilidade da Equipe Central de Liturgia.

1ª Semana

222

Page 5: Informativo Paroquial Março 2015

8- DOMINGO7h30 Missa na Igre ja Matr iz . Responsab i l i dade da Equ ipe Dominical.7h30 Batizados na Igreja Matriz São Bento.10h Missa das crianças na Igreja Matriz, sob a responsabilidade da Catequese.19h Missa na Igreja Matriz, sob a responsabilidade do grupo U.S.B.

9- SEGUNDA-FEIRA7h Missa na Igreja Matriz, pedindo p o r t o d a s a s a l m a s , s o b a responsabilidade do Apostolado das Almas.18h30 Via Sacra e Celebração da Palavra na Igreja Matriz, onde estaremos rezando por todos os falecidos. Responsáveis: Benildo e Maria / Apostolado das Almas.Devido às confissões da Forania, as missas acontecerão no período da

Manhã.

10- TERÇA-FEIRA7h Missa na Capela São José e 1º dia da Novena em louvor a São José, Canto: Dirceu e Auxiliadora. Liturgia: Comunidade.18h30 Via Sacra e Celebração da Palavra na Igreja Matriz, onde estaremos rezando por todos os doentes. Responsáveis: Benildo e Maria / Pastoral da Saúde. Canto: Dirceu.19h Terço e Novena em Louvor a São José (Sem a celebração da Missa).

Devido às confissões da

Forania, as missas da novena acontecerão no período da

Manhã.

11- QUARTA-FEIRA7h Missa na Capela São José e 2º dia da Novena em louvor a São José.18h30 Via Sacra e Celebração da Palavra na Igreja Matriz, onde estaremos rezando por todas as famílias. Responsáveis: Benildo e Maria / Legião de Maria. Canto: Kelly.19h Terço e Novena em Louvor a São José (Sem a celebração da Missa).

12- QUINTA-FEIRA7h Missa na Capela São José e 3º dia da Novena em louvor a São José.18h30 Via Sacra e Celebração da Palavra na Igreja Matriz, onde estaremos rezando por toda Igreja. Responsáveis: Benildo e Maria / M.E.C.E. Canto: Kelly.19h Terço e Novena em Louvor a São José (Sem a celebração da Missa).

13- SEXTA-FEIRA7h Missa na Capela São José e 4º dia da Novena em louvor a São José.18h30 Via Sacra e Celebração da Palavra na Igreja Matriz, onde estaremos rezando pela conversão do povo. Responsáveis: Benildo e Maria / Apostolado da Oração.19h Terço e Novena em Louvor a São José (Sem a celebração da Missa).

14- SÁBADO7h30 Missa na Capelinha do Hospital, em louvor ao Sagrado Coração de Maria, pedindo proteção para nossa

cidade, sob a responsabilidade 333

2ª Semana

Page 6: Informativo Paroquial Março 2015

da Legião de Maria. 18h Missa na Igreja Matriz, onde

estaremos rezando por todas as famílias, sob a responsabilidade da Equipe Central.19h15 Missa na Capela São José e 5º dia da Novena em louvor a São José.

15- DOMINGO7h30 Missa na Igre ja Matr iz . Responsab i l i dade da Equ ipe Dominical.10h Missa das crianças na Igreja Matriz, sob a responsabilidade da Catequese.10h Batizados na Igreja Matriz São Bento.18h Missa na Capela São José e 6º dia da Novena em louvor a São José.19h Missa na Igreja Matriz.

16- SEGUNDA-FEIRAConfissões na Paróquia São Bento no Período da Tarde 14h30 às 17h.

Paróquias Cristo Rei e N. S. de Fátima a partir das 19h.

7h Missa na Capela São José e 7º dia da Novena em louvor a São José.18h30 Via Sacra e Celebração da P a l a v r a n a I g r e j a M a t r i z . Responsáveis: Benildo e Maria / Catequese / Batismo / Liturgia. Canto: Apostolado das Almas.19h Terço e Novena em Louvor a São José (Sem a celebração da Missa).

17- TERÇA-FEIRA7h Missa na Capela São José e 8º dia da Novena em louvor a São José.18h30 Missa na Igreja Matriz em

louvor a São Rafael pedindo

p e l o s d o e n t e s , s o b a responsabilidade dos Ministros da

Pastoral da Saúde.19h Terço e Novena em Louvor a São José (Sem a celebração da Missa).

18- QUARTA-FEIRA7h Missa na Capela São José e 9º dia da Novena em louvor a São José.18h30 Via Sacra e Celebração da P a l a v r a n a I g r e j a M a t r i z . Responsáveis: Benildo e Maria / Mãe Rainha.19h Terço e Novena em Louvor a São José (Sem a celebração da Missa).

19- QUINTA-FEIRADia de São José

18h30 Missa na Igreja Matriz e novena das Mãos Ensanguentadas de Jesus.20h Missa Solene em Louvor a São José na Capela São José seguida de procissão pelas ruas da comunidade.

20- SEXTA-FEIRA7h Missa na Igreja Matriz em honra ao Sagrado Coração de Jesus.18h30 Missa na Igreja Matriz em honra ao Preciosíssimo Sangue de Jesus pedindo pelas necessidades dos cristãos.

21- SÁBADO7h30 Missa na Capelinha do Hospital, em louvor ao Sagrado Coração de Maria, pedindo proteção para nossa cidade, sob a responsabilidade da Legião de Maria. 18h Missa na Igreja Matriz, onde estaremos rezando por todas as famílias, sob a responsabilidade da

Equipe Central.444

3ª Semana

Page 7: Informativo Paroquial Março 2015

22- DOMINGO7h30 Missa na Igre ja Matr iz . Responsab i l i dade da Equ ipe Dominical.7h30 Batizados na Igreja Matriz São Bento.10h Missa das crianças na Igreja Matriz, sob a responsabilidade da Catequese.19h Missa na Igreja Matriz.

23- SEGUNDA-FEIRA18h30 Missa na Igreja Matriz, pedindo por todas as almas, sob a responsabilidade do Apostolado das Almas.20h Missa no setor missionário Divino Pai Eterno na residência de: Hosana e Marcio. Rua Luiz Roberto da Silva, nº 02. Jardim Nova Cajuru.

24- TERÇA-FEIRA18h30 Missa na Igreja Matriz em louvor a São Rafael pedindo pelos doentes, sob a responsabilidade dos Ministros da Pastoral da Saúde.19h30 Missa na capela do Menino Jesus de Praga

25- QUARTA-FEIRAAnunciação do Senhor – Festa de

Acies.19h Missa na Igreja Matriz com todas as legionárias, sob responsabilidade da Legião de Maria. Canto Kelly.

26- QUINTA-FEIRA18h30 Missa na Igreja Matriz e

n o v e n a d a s M ã o s

Ensanguentadas de Jesus.20h Missa na comunidade Santa

Rita do Óleo.

27- SEXTA-FEIRA7h Missa na Igreja Matriz em honra ao Sagrado Coração de Jesus.18h30 Missa na Igreja Matriz em honra ao Preciosíssimo Sangue de Jesus pedindo pelas necessidades dos cristãos.

28- SÁBADO7h30 Missa na Capelinha do Hospital, em louvor ao Sagrado Coração de Maria, pedindo proteção para nossa cidade, sob a responsabilidade da Legião de Maria. 18h Missa na Igreja Matriz, onde estaremos rezando por todas as famílias, sob a responsabilidade da Pastoral Familiar.

29- DOMINGODomingo de Ramos

8h Inicio da Missa com a Bênção de Ramos na Capela Nossa Senhora Aparecida do Hospital seguida de Procissão pelas ruas da cidade até a Igreja Matriz de São Bento.

Responsáveis:Liturgia: Equipe de Liturgia

Canto: Emerson e SilviaRamos: Hélio de Lázari.

19h Missa na Igreja Matriz

Semana Santa: conferir no verso do informativo.

555

4ª Semana

5ª Semana

Page 8: Informativo Paroquial Março 2015

AgendaPastoral

HORÁRIO DE EXPEDIENTE DA

SECRETARIA PAROQUIAL

Segunda-feira das 13h30 às 18h

De Terça-feira a Sexta-feira das 9h às 11h

e das 13h30 às 18h.

- Aos sábados das 9h às 11h

Fone: 3667-1923

e-mail: [email protected]

CONFISSÕESAs confissões deverão ser agendadas

com antecedência na secretaria

Paroquial.

MINI-CÍRIOS

A venda os Mini-Círios para a

Missa do Sábado Santo. Interessados

Contatar a Secretaria Paroquial.

Valor R$ 15,00.

RECADOComo de costume em nossa Paróquia

ornamentamos “Jesus Eucarístico” com os antúrios ofertados por você. Colabore conosco. Entregue na Igreja Matriz até

na manhã de Quinta-Feira Santa (02/04).

REUNIÕES E ENCONTROS

Apostolado da Oração- Dia 03 às 15h - Salão Paroquial

Catequese -Dia 10 às 19h30 - Salão Paroquial

Legião de Maria- Dia 24 às 19h30 - Salão Paroquial

Pastoral Familiar- Dia 25 às 19h30 - Salão Paroquial

Pós Encontro ECC- Dia 27 às 19h30 - Salão Paroquial

Preparação ao Batismo - Dia 20 às 19h30 no Salão Paroquial.

Celebração do Batismo - Dia 01 às 10h - Dia 08 às 7h30- Dia 15 às 10h - Dia 22 às 7h30

Confissões para a Páscoa, dia 16/03

- Paróquia São Bento 14h30 às 17h. - Paróquias Cristo Rei e N. S. de Fátima a

partir das 19h.666

Page 9: Informativo Paroquial Março 2015

Aniversariantes Dizimistas

777777

Aniversariantes Dizimistas1/3 - Maria de Fatima C. Pinheiro

1/3 - Aparecida Carmo S. Paula

3/3 - Osmério P. Santos Filho

4/3 - Marília Alvares da Silva Lima

4/3 Newton Donizete Freiria

5/3 - Edith Tomazine

6/3 - Hortência Martins de Carvalho

8/3 - Maria de Lourdes J. Almeida

8/3 - Mary Aissum Borborema

9/3 - Guiomar Monti Pinheiro

10/3 - Marli Barbosa Honorato

10/3 - Helena de Lázari Santos

10/3 - Inês Ribeiro da Silva

10/3 - Lilian Ferreira Palma

10/3 - Emerita Rosa Leite

10/3 - Jussara R. Guimarães Silva

11/3 - José Ferreira Diniz Filho

12/3 - Wilton Alves de Carvalho

12/3 - Clarice Cuim Coelho

12/3 - Fátima Ap. S. Barbosa

12/3 - Myrtes Orsi Zacharias Beihy

12/3 - Ana Cândida Silva

13/3 - José C. Neves

14/3 - Manoel Lopes

14/3 - Sr. Lauro

14/3 - Ronaldo Donizete A. da Silva

15/3 - Aurélio Romito

15/3 - Munir Jorge Z. Nahime

15/3 - Daniela de Melo Miquelassi

15/3 - Dirceu Belini

16/3 - Moisés Custódio Guedes

16/3 - Fernando Antonio do Carmo

18/3 - Valdeci Aparecido Cândido

18/3 - Marcio Donizete A. da Silveira

19/3 - José Mauricio de Carvalho

19/3 - Maristela Aquino Machado

19/3 - Maria José Barruffini Cunali

20/3 - Aparecido Donizete de Jesus

21/3 - Manola M. Paes Leme

21/3 - Ambrosina Melo

22/3 - Nina Rosa Conde Elias

22/3 - Fábio Ramos de Oliveira

23/3 - Cristina Maria F. Agnesini

23/3 - Luzia Freiria Pires de Araújo

24/3 - Paschoal Ribeiro Pontes

24/3 - Francisco Rubens

24/3 - Nair Araujo da Cruz

24/3 - Maria Ruth Santos Elias

26/3 - Jairo Simões dos Santos

26/3 - Valdir Dionísio Ribeiro

26/3 - José Del Santo

27/3 - Sebastião Narcizo da Silva

28/3 - Maria das Dores Neves Arruda

29/3 - Ana Carolina Ré Carvalho

29/3 - Ivete Antunes Trindade

30/3 - Auto Elétrica Passarinho

30/3 - Henriqueta M. S. Jacinto

31/3 - Camila Moherdaui da Silva

777

O dízimo é gesto de louvor egratidão a Deus.

Experimente a Graça de Deus ofertando seu dízimo todo o mês. “Porque todas as coisas vêm d'Ele e para Ele”

(Rm 11,36).

Page 10: Informativo Paroquial Março 2015

AdoraçãoAdoraçãoEucarísticaEucarísticaAdoração

EucarísticaTodas as sextas Todas as sextas das 8h às 18hdas 8h às 18h

Todas as sextas das 8h às 18h

[email protected] também nosso informativo online

facebook.com/informativoprsaobento

Enlaces Matrimoniais- Leandro Macedo Ferreira e Silvia Ferreira da Silva, - Leandro Macedo Ferreira e Silvia Ferreira da Silva,

dia 07/03/15 às 20h na Matriz São Bento.dia 07/03/15 às 20h na Matriz São Bento.- Leandro Macedo Ferreira e Silvia Ferreira da Silva,

dia 07/03/15 às 20h na Matriz São Bento.

Curso de NoivosDia 21 de Março de 2015 Dia 21 de Março de 2015

Obs.: Todos os noivos que se casarão até o mês de agosto desteObs.: Todos os noivos que se casarão até o mês de agosto deste

ano, deverão participar do curso de noivos nesta data. ano, deverão participar do curso de noivos nesta data.Para inscrições e mais informações na secretaria paroquial.Para inscrições e mais informações na secretaria paroquial.

Dia 21 de Março de 2015

Obs.: Todos os noivos que se casarão até o mês de agosto deste ano, deverão participar do curso de noivos nesta data.

Para inscrições e mais informações na secretaria paroquial.

Page 11: Informativo Paroquial Março 2015

Mural de FotosMural de FotosMural de Fotos

Page 12: Informativo Paroquial Março 2015

Agenda da Semana Santa 201530/02- SEGUNDA-FEIRA

SANTA19h Missa na Igreja Matriz com a Ce leb ração do Perdão a toda Comunidade.

Responsáveis:Liturgia: Equipe de Liturgia

Canto: Kelly

31/02- TERÇA-FEIRA SANTA18h30 Missa na Igreja Matriz.19h30 Missa na comunidade Menino Jesus de Praga

01- QUARTA-FEIRA SANTAProcissão do encontro

18h30 Saída da imagem de Nosso Senhor da capela Menino Jesus de Praga e de Nossa Senhora das Dores, d a c a p e l a d e N o s s a S e n h o r a Aparecida.19h30 Encontro Na Igreja Matriz de São Bento com a Missa

Responsáveis:Liturgia: Equipe de Liturgia

Canto: Kelly

02- QUINTA-FEIRA SANTACeia do Senhor

9h Missa da Unidade na Catedral Metropolitana. Responsáveis dos Santos Óleos: Fernando e Marília.20h Missa Solene de Lava Pés na Igreja Matriz com a Apresentação dos Santos Óleos.

Responsáveis:Liturgia: M.E.C.E.

Canto: Emerson e SilviaOrnamentação: Anderson e MECE

21h30 inicio da Vigília de Adoração.

03- SEXTA-FEIRA SANTAPaixão do Senhor

15h Celebração da Paixão do Senhor na Igreja Matriz:

Responsáveis:Liturgia: Equipe de Liturgia

Canto: Euridice e Paulo

19h Procissão do Senhor Morto na Igreja Matriz. Responsabilidade equipe São Francisco.

04 - SÁBADO SANTOVigília Pascal

20h Celebração da Vigília Pascal na Igreja Matriz de São Bento

Responsáveis:Liturgia: Equipe de Liturgia

Canto: Emerson e SilviaOrnamentação: Anderson e MECE

05 - DOMINGO DE PÁSCOA6h Procissão com a imagem de Jesus Ressuscitado, saindo da construção da capela São José rumo à igreja Matriz. Inicio com o café da manhã entre irmãos.

7h30 Batizados na Igreja Matriz10h Missa Solene de Páscoa - Matriz.19h Missa Solene de Páscoa - Matriz.