Informativo paroquial outubro 2013

8
Ano XI - Edição 117 - Passos - MG - Outubro 2013 Ano XI - Edição 117 - Passos - MG - Outubro 2013 NOSSA SENHORA APARECIDA: DEFENSORA, PROTETORA, PATRONA, PADROEIRA A palavra Padroeira tem como significado: defensora, protetora, patrona. No dia 12 de outubro, o Brasil comemora a festa de Nossa Senhora Aparecida, reconhecida como a padroeira de nosso país. Defensora dos pobres, protetora dos que sofrem, patrona dos oprimidos. Títulos como esses expressam a fé do povo na Senhora que traz uma mensagem de libertação e de esperança. Aos pés de Nossa Senhora Aparecida são colocados pedidos, rezam-se orações, acendem-se velas, mostram-se olhares. Sim, o olhar do povo que muitas vezes não sabe expressar o que quer realmente dizer à Mãe Amorosa, mas sabe mostrar-se inteiro: é o coração do homem no coração daquela mulher que soube acolher o Homem. Nossa Senhora Aparecida nada mais é que uma das muitas faces que Nossa Senhora mostra à humanidade. Seu aspecto, retratado em sua imagem, é único, diferente de muitas outras e quer nos mostrar o próprio retrato de nosso povo: povo mestiço, negro, os traços toscos, simples. Tudo isso envolvido por um manto azul: o céu, a esperança do paraíso, do Reino. Nossa Senhora Aparecida assim se chama porque apareceu das águas do rio Paraíba do Sul. Retirada do rio pelas mãos de pescadores, logo se transformou na esperança daquela gente simples e sofrida. Hoje, o Brasil tem devoção por ela e lhe consagra os destinos de nossa pátria. Destino resumido em pequenos pedidos: dias Ó Virgem Aparecida, padroeira do Brasil, que espalhais inúmeras bênçãos sobre a nossa Pátria, desejosos de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrados aos vossos pés, consagramo-vos nossa mente, nossa vontade e nosso coração para que estejam sempre ao serviço do bem. Nós vos consagramos, também, ó Senhora Aparecida, as nossas famílias e todo o povo brasileiro. Livrai- nos da violência, dos desastres, das doenças, do pecado e de todo mal. Acolhei sob a vossa maternal proteção as nossas famílias, as crianças, os doentes, os velhinhos e os pobres que não têm amparo. Abençoai o papa, os bispos e presbíteros, nosso pároco e todo vosso povo. Senhora Aparecida, padroeira querida do Brasil, socorrei-nos em todas as nossas necessidades, fortalecei-nos em nossa fraqueza, caminhai conosco, a fim de que, seguindo os passos de vosso Filho Jesus, possamos um dia louvar-vos e bendizer-vos para sempre no céu. Amém. melhores, empregos, saúde, família, paz. Inegavelmente, Nossa Senhora Aparecida vem sendo defensora, protetora e patrona de todo povo brasileiro. Para aprofundar nossa reflexão nesta festa tão importante e refletindo sobre a poderosa intercessão de Maria , segue uma indicação de leitura e a oração de consagração à Nossa Senhora Aparecida: Texto Bíblico sugerido: Jo 2, 1-11 Consagração à Nossa Senhora Aparecida

description

 

Transcript of Informativo paroquial outubro 2013

Page 1: Informativo paroquial outubro 2013

Ano XI - Edição 117 - Passos - MG - Outubro 2013Ano XI - Edição 117 - Passos - MG - Outubro 2013

NOSSA SENHORA APARECIDA:DEFENSORA, PROTETORA, PATRONA, PADROEIRA

A palavra Padroeira tem como significado: defensora, protetora, patrona. No dia 12 de outubro, o Brasil comemora a festa de Nossa Senhora Aparecida, reconhecida como a padroeira de nosso país.

Defensora dos pobres, protetora dos que sofrem, patrona dos oprimidos. Títulos como esses expressam a fé do povo na Senhora que traz uma mensagem de libertação e de esperança. Aos pés de Nossa Senhora Aparecida são colocados pedidos, rezam-se orações, acendem-se velas, mostram-se olhares. Sim, o olhar do povo que muitas vezes não sabe expressar o que quer realmente dizer à Mãe Amorosa, mas sabe mostrar-se inteiro: é o coração do homem no coração daquela mulher que soube acolher o Homem.

Nossa Senhora Aparecida nada mais é que uma das muitas faces que Nossa Senhora mostra à humanidade. Seu aspecto, retratado em sua imagem, é único, diferente de muitas outras e quer nos mostrar o próprio retrato de nosso povo: povo mestiço, negro, os traços toscos, simples. Tudo isso envolvido por um manto azul: o céu, a esperança do paraíso, do Reino.

Nossa Senhora Aparecida assim se chama porque apareceu das águas do rio Paraíba do Sul. Retirada do rio pelas mãos de pescadores, logo se transformou na esperança daquela gente simples e sofrida. Hoje, o Brasil tem devoção por ela e lhe consagra os destinos de nossa pátria. Destino resumido em pequenos pedidos: dias

Ó Virgem Aparecida, padroeira do Brasil, que espalhais inúmeras bênçãos sobre a nossa Pátria, desejosos de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrados aos vossos pés, consagramo-vos nossa mente, nossa vontade e nosso coração para que estejam sempre ao serviço do bem. Nós vos consagramos, também, ó Senhora Aparecida, as nossas famílias e todo o povo brasileiro. Livrai-nos da violência, dos desastres, das doenças, do pecado e de todo mal. Acolhei sob a vossa maternal proteção as nossas famílias, as crianças, os doentes, os velhinhos e os pobres que não têm amparo. Abençoai o papa, os bispos e presbíteros, nosso pároco e todo vosso povo. Senhora Aparecida, padroeira querida do Brasil, socorrei-nos em todas as nossas necessidades, fortalecei-nos em nossa fraqueza, caminhai conosco, a fim de que, seguindo os passos de vosso Filho Jesus, possamos um dia louvar-vos e bendizer-vos para sempre no céu. Amém.

melhores, empregos, saúde, família, paz. Inegavelmente, Nossa Senhora Aparecida vem sendo defensora, protetora e patrona de todo povo brasileiro. Para aprofundar nossa reflexão nesta festa tão importante e refletindo sobre a poderosa intercessão de Maria , segue uma indicação de leitura e a oração de consagração à Nossa Senhora Aparecida:

Texto Bíblico sugerido: Jo 2, 1-11

Consagração à Nossa Senhora Aparecida

Page 2: Informativo paroquial outubro 2013

CAMINHADA PAROQUIAL

GRATIDÃO A QUEM PASSOU... ACOLHIDA A QUEM CHEGA!

Padre Francisco Clóvis NeryPároco

José Eustáquio SoaresCoordenador Geral da Festa

Queridos irmãos e irmãs, devotos e devotas de Nossa Senhora da Penha:

� Foi com imensa satisfação que vivenciamos mais uma Festa de Nossa Senhora da Penha. A festa de uma Padroeira deve ser um tempo de paz, de confraternização, de unidade, de encontro com Deus e com os irmãos e irmãs de caminhada. E podemos dizer que a Festa da Penha de 2013, ano em que iniciamos o Ano Jubilar da Capela da Penha, foi exatamente assim.

� Quem não vestiu a "camisa", não celebrou, não serviu, perdeu a oportunidade única de viver esse Tempo de Graça. Fico pensando em Jesus Cristo e Nossa Senhora... eram gente do povo, de comunidade: rezavam, trabalhavam, mas se alegravam e festejavam junto aos

seus, como na Bodas de Caná.Os dias passaram l igeiros:

celebração penitencial em preparação à festa, pré-festa com a eleição do cortejo real, procissão e missa da aurora, caminhada das crianças pela paz, missa da saúde para enfermos e idosos, procissão dos veículos, quermesse, novena, Missa de Encerramento com os Pequenos Cantores de Cássia, Procissão Luminosa com a Banda da Policia Militar, Ação de Graças e a queima de fogos... Na parte social a cada dia a alegria, a confraternização, Ação entre Amigos, festa familiar, que coisa boa, almoço à mineira... Agora vai ficar a saudade da mais antiga e tradicional festa de nossa cidade. �

� Desde o início eu pensava: a festa vai ser do tamanho que quiserem o povo da Penha, de Passos e de tantas outras cidades que nos deram a alegria da presença. E o povo quis que ela fosse grande, do tamanho que nossa Senhora da Penha merece. Obrigado, povo da Penha, de Passos e tantos lugares, inclusive longínquos, mas que vieram louvar a Mãe da Penha! �

� O sucesso dessa festa, abaixo de Deus, deve-se a vocês! Sem a ajuda preciosa de várias equipes e voluntários, tanto na parte litúrgica e social, homens e m u l h e r e s d e b o a v o n t a d e ,

patrocinadores, coordenadores e festeiros pessoas que rezaram e trabalharam com amor, dedicação e devoção a Nossa Senhora da Penha, nada disso teria acontecido.

Não queremos esquecer ninguém. Portanto, cada um que colaborou com a nossa festa, seja através do trabalho como da ajuda financeira ou da oração, merece um grande e sincero MUITO OBRIGADO.

Já estamos com saudades da mais querida e tradicional festa de nossa cidade mas, com as bênçãos de Deus e de Nossa Senhora da Penha, no próximo ano ela será ainda mais linda, pois comemoraremos os 150 anos que a Capela da Penha foi abençoada.

Sintam-se todos abraçados. Queremos agradecer a TODAS AS P E S S O A S q u e n o s a j u d a r a m materialmente, espiritualmente nas liturgias, com seu trabalho voluntário na quermesse, doando e arrematando os brindes.

Que Nossa Senhora da Penha abençoe a todos e nos conceda dias de paz!

Informativo Paroquial - Outubro 2013 - 2Informativo Paroquial - Outubro 2013 - 2

Nossa Senhora da Penha em Festa 2013

Nossa Paróquia tem sido agraciada com presença que vem enriquecer nossa história e caminhada Paroquial.

Por pouco tempo tivemos Pe. José Hamilton que, mesmo com seus compromissos e outras funções como Reitor do Seminário, aceitou com carinho e disponibilidade colaborar com os trabalhos desta Paróquia.

Nossa gratidão por não ter medido esforços para vir anunciar a Boa Nova do Reino.Que a nossa mãe da Penha sempre interceda pelo senhor em todos os momentos, nunca deixando

que lhe falte o melhor vinho.

Padre Glauco,Que riqueza quando nos sentimos parte de uma

caminhada e ao mesmo tempo saber que alguém acompanha a nossa própria caminhada.

Assim aconteceu conosco: você veio acompanhar e auxiliar a caminhada dessa Paróquia e como diácono a nossa Paróquia colaborou para a sua missão diaconal.

Tudo muito breve, mas intenso.A principio pensávamos que você continuaria por

algum tempo conosco mas o Senhor lhe espera em outra missão.

É preciso avançar para águas mais profundas.Nosso obrigado pela formação que nos ofereceu com os estudos aqui

realizados para as lideranças de nossa Paróquia, pelos encontros e palestras para os nossos jovens (grupos de jovens, preparação e acompanhamento para a JMJ e para os crismandos).

Momentos intensos de oração, reflexão e ricas celebrações.Nosso carinho, nossa gratidão por tudo e nossas orações para a nova missão.Que a nossa mãe da Penha o acompanhe e interceda sempre por você.

Padre Gilmar ,Seja bem vindo a nossa

Comunidade Paroquial de Nossa Senhora da Penha. Estamos felizes em tê-lo conosco para auxiliar nossa Paróquia!

Mais uma nova etapa e novo desafio.

O Senhor lhe confia esse povo para caminhar,

orientar e ajudar a viver a vida cristã.Que encontre em nós uma nova família para

caminharmos juntos.Que a Virgem da Penha o abençoe hoje e sempre!

Aceite também nossos parabéns por sua Ordenação Presbiteral.

Abraços!

Paroquianos de Nossa Senhora da Penha.

Page 3: Informativo paroquial outubro 2013

Informativo Paroquial - Outubro 2013 - 3Informativo Paroquial - Outubro 2013 - 3

CELEBRANDO SÃO PEDRO CLAVER- 09 DE SETEMBRO -

Pedro Claver nasceu em Barcelona, na Espanha, em 1580. Filho de um casal de gente do campo, o jovem espanhol manifestou desde cedo sua vocação religiosa. Tornou-se jesuíta, logo viajando para uma missão em Cartagena, na Colômbia.

Começou então o apostolado que iria marcar sua vida: o trabalho como os negros que vinham escravizados da África. Apesar das dificuldades da língua, a linguagem do amor e da caridade falava ao coração dos escravos e aproximava-os de Pedro Claver.

O missionário além de lhes dar alimento, vinho e tabaco, oferecia palavras de fé para aquecer seus corações e lhes dar esperança. Por

esse motivo os escravos negros o veneravam e respeitavam como um justo e bondoso pai.

Em sua missão, lutava ao lado dos negros e sofria com eles. O que podia fazer por eles era mitigar seus sofrimentos e oferecer-lhes a salvação eterna. Com essa proposta, Pedro de Claver batizou cerca de quatrocentos mil negros durante os quarenta anos de missão apostólica.

Durante a peste não abandonou os escravos, mas acabou contaminado. Depois de quatro anos de sofrimento, Pedro de Claver morreu aos setenta e três anos de idade, em 08 de setembro de 1654, no dia da Festa da Natividade da Virgem Maria.

Reflexão: São Pedro Claver falava com os negros sofridos não com palavras, mas com ações concretas de caridade. Sempre disponível para o trabalho duro, Pedro Claver foi um verdadeiro Jesus Cristo para seus irmãos sofredores, a ponto de entregar-lhes a própria vida. Busquemos viver uma vida de fé marcada pelo serviço aos mais abandonados e assim realizar em nós a vontade de Deus.

Oração: Ó Pai, pela vossa misericórdia, São Pedro Claver anunciou as insondáveis riquezas de Cristo. Concedei-nos, por sua intercessão, crescer no vosso conhecimento e viver na vossa presença segundo o Evangelho, frutificando em boas obras. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

ACONTECEU...Agosto e setembro marcaram

muito nossa Paróquia com vários acontecimentos e Celebrações.

Em Agosto tivemos a Semana da Família com grande participação dos paroquianos e com celebrações nas comunidades, momento em que as famílias compareceram, momento de renovação das promessas do matrimônio e também momento de confraternização.

No dia 31/08 nossa Paróquia completou 66 anos. Na novena em louvor à nossa padroeira Nossa Senhora da Penha, a cada dia um padre chegava para celebrar conosco, propiciando ricos momentos. Tivemos a presença dos padres Geraldo

precisaram partir para conduzir outros rebanhos.

Obrigado Pe. José Hamilton e Pe.Glauco. Nosso carinho e nossas orações.

E na alegria da chegada, acolhemos com carinho o Pe. Gilmar que chega para caminhar conosco, auxiliando Pe. Clóvis em nossa Paróquia.

Pe. Gilmar, seja bem-vindo à Família Paroquial de Nossa Senhora da Penha!

Paroquiano, todas as fotos e alguns vídeos você poderá ver nas redes sociais facebook e site de nossa Paróquia.

Benjamin, João Ademir com a comunidade de Três Barras, Dirceu, Reinaldo, Moisés ,Benedito, Luiz Stefani, Célio , José Hamilton e todos os dias nosso pároco Pe. Clóvis e o diácono Glauco. Todas as celebrações muito bem preparadas pelas equipes de Liturgia e canto, responsáveis no dia.

E nossa Paróquia aguardava o grande momento da ordenação Presbiteral do Diácono Glauco que aconteceu no dia 13 de setembro, em Ibiraci. E sua primeira Missa em nossa Paróquia. Nas idas e vindas, tivemos a alegria de caminhar com Pe. José Hamilton e Diác.Glauco, mesmo que por pouco tempo. Nesse tempo aprendemos a admirá-los mas eles

Page 4: Informativo paroquial outubro 2013

Informativo Paroquial - Outubro 2013 - 4Informativo Paroquial - Outubro 2013 - 4

GRAÇA ALCANÇADA

- DE 01 à 07 de OUTUBRO - SEMANA NACIONAL DA VIDA

��Cuidar da Vida e Transmitir a F�

A Semana Nacional da Vida foi instituída em 2005 pela 43ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A Igreja no Brasil realiza a Semana Nacional da Vida de 1 a 7 de outubro, culminando com o Dia do Nascituro, no dia 8. Nesse período, as dioceses são convidadas a

desenvolver atividades em torno do tema, focando sempre o direito à vida e à preservação da dignidade humana.

O Dia do Nascituro é um dia em homenagem ao novo ser humano, à criança que ainda vive dentro da barriga da mãe. A data celebra o direito à proteção de sua vida e saúde, à alimentação, ao respeito e a um nascimento sadio. O objetivo é suscitar nas consciências das famílias e da sociedade o reconhecimento do sentido e valor da vida humana em todos os seus momentos.

No texto de apresentação do subsídio “Hora da Vida”, dom João Carlos Petrini deseja que a publicação ajude a “despertar um verdadeiro amor à vida humana, de modo que

cada ser chamado à existência seja acolhido, respeitado em sua dignidade, valorizado e amado desde a concepção até a sua morte natural.”

De acordo com o assessor da CEPVF, Padre Rafael Fornasier, o tema escolhido – “Cuidar da vida e transmitir a vida” – “está na esteira das celebrações do Ano da Fé e da Semana Nacional da Família, cuja proposta se fundamenta na missão de toda Igreja visando a Nova Evangelização e a transmissão da fé em nossas famílias, comunidades e na sociedade, como aponta a nova Encíclica Lumen Fidei (Luz da fé).”

(fonte – portal comissão paravida e família da CNBB )

MÊS MISSIONÁRIOEm sintonia com a Campanha da

Fraternidade (CF 2013) e a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013), o tema da Campanha Missionária deste ano é “Juventude em Missão”. O lema tirado do profeta Jeremias: “A quem eu te enviar, irás” (Jr 1, 7b), recorda que Deus continua a chamar e a enviar pessoas para anunciar a Boa Notícia de Jesus a todos os povos. A Missão é a principal razão de ser da nossa Igreja e seus m iss ioná r i os e m iss ioná r i as representam uma grande riqueza. Pela Campanha Missionária, toda a comunidade cristã é convidada a renovar seu compromisso batismal em conformidade ao mandato de Jesus Cristo, “Ide fazei discípulos todas as nações” (Mt 28, 19).

No Brasil, as Pontifícias Obras Missionárias (POM), com sede em Brasília (DF), têm a responsabilidade de organizar, todos os anos, a Campanha Missionária, na qual colaboram a CNBB por meio da Comissão para a Ação Missionária e Coope ração In te rec les ia l , a

Comissão para a Amazônia e outros organismos que compõem o Conselho Missionário Nacional (COMINA)

Deus quer ser conhecido, amado e quer chegar aos corações de todos os povos.

Desde o nosso Batismo Deus nos chama à missão.

É preciso ir ao encontro do outro, nas famílias, nas comunidades, nos setores e, se preciso, em outras terras para anunciar a boa nova de Jesus.

Missão não é escolha, mas parte da identidade cristã (DA 144). Jesus deixou um mandamento para a missão “ide e fazei discípulos em todas as nações” (Mateus 28,19). É tempo de lembrarmos, de maneira especial, todos os missionários que dedicaram e os que ainda hoje deixam suas terras e partem para l u g a r e s d e s c o n h e c i d o s e necess i t ados l evando a juda humanitária e o amor de Deus…

As cores dos cinco continentes lembram nosso compromisso com a promoção e a defesa da paz no mundo todo. Como educadores, evangelizadores, somos discípulos missionários anunciando a boa nova a todos, sem distinção.

N e s t e m ê s e m q u e comemoramos também o Dia das Crianças, Dia do Professor, Dia da Padroeira do Brasil, mês do rosário, peçamos ao Pai que nos dê coragem para assumirmos nosso batismo e com ele nossa missão, sendo autênticos missionários, guiados e iluminados por sua palavra.

Page 5: Informativo paroquial outubro 2013

HISTORINHAS PARA PENSARA meta e o caminho

Enquanto os dois filhos faziam o dever de escola em uma ponta da mesa, na ponta oposta o marido e a mulher faziam as contas, tentando ajustar os salários de ambos ao orçamento da família. Cortavam daqui, cortavam dali, mas quando parecia que tudo estava nos conformes, um dos dois se l e m b r a v a d e u m c o m p r o m i s s o extraordinário. E novamente começavam a debater sobre o que poderia ser feito. Além das palavras, os próprios gestos refletiam o estado de espírito dos dois.

Chegou a um ponto que o filho mais velho ergueu os olhos da apostila de Matemática para comentar:

- E dizem que dinheiro não traz felicidade...

Os pais se entreolharam. A mãe suspirou e aproveitou a deixa para acompanhar a lição do caçula.

- Por que você está dizendo isso, meu filho? – perguntou o pai a seu primogênito.

- Vocês dois ficam se matando de preocupação, mas o dinheiro nunca dá. E quando a gente deseja uma coisa, fica até com vergonha de pedir...

A mãe voltou a seu lugar na ponta da mesa e garantiu a ele que preocupação não é sinônimo de infelicidade.

- Estamos planejando para não sermos surpreendidos por dívidas que estejam muito além de nossa capacidade. Quanta gente afunda sua vida pessoal por não se 'pré-ocupar' com o orçamento doméstico.

O filho não parecia convencido.- Mas, se a gente fosse rico, não ficaria

morrendo de medo de comprar mais coisas, trocar o sofá que já está rasgado, uma roupa da hora...

Os pais riram. A mãe propôs:- Vou explicar a coisa com uma

parábola. Um certo rei governava um país rico, muito distante daqui.

- Historinha de rei e rainha, mãe! Ah... – começou a desacreditar o mais velho.

- Está bem, vamos atualizar – concordou o pai.

- Pois bem, era uma vez um empresário muito rico do ramo da Informática. As ações de sua empresa ponto com estavam nas nuvens, ele ainda era jovem mas já se tornara num dos homens mais ricos do mundo. Tinha investimentos em muitas outras coisas, como imóveis, frigoríficos, exploração de petróleo...

- Agora você acha que estamos falando do mundo atual, filho? – perguntou o pai.

O filho sorriu meio sem graça. A mãe prosseguiu:

-Apesar de todas as riquezas que possuía, sentia-se infeliz e vazio. Certo dia, esse rei da Informática estava se sentindo tão misteriosamente angustiado que decidiu passear pelos largos jardins de seu suntuoso palácio para aquietar seu espírito. Mas seus olhos não percebiam as rosas e todos os tipos de flores dos canteiros que cercavam

fontes com magníficas esculturas em mármore no meio do espelho d’água. Seu nariz não se dava conta do ar fresco cheio de aromas suaves que vinha dos pinheirais e das montanhas ao longe. Tampouco seus ouvidos estavam atentos ao canto de pássaros que pousavam aqui e ali, alegrando o caminho com sua trilha musical. Também ficaram ausentes de seu tato as mãos da bela e jovem esposa que caminhava ao lado dele, calada mas atenta a tudo. Por isso, sorria e alegrava-se com todos os detalhes do passeio. Num determinado momento, o megaempresário parou próximo a uma cisterna. Ele estava muito absorto em seus pensamentos e não viu quando sua mulher, que estava com sede, caminhou até o poço, mas notou que o balde estava encostado em um canto e não havia corda amarrada ao sarilho. Era impossível tirar a água fresca lá do fundo.

- Sabe o que significa este momento, querido esposo?

Só então o ricaço chegou até o poço, ficando ao lado da esposa. E olhou o círculo d'água no fundo da cisterna refletindo a imagem dos dois.

Ele franziu a testa. O que poderia significar aquela situação, senão que um e m p r e g a d o d e v e r i a p r o v i d e n c i a r imediatamente uma corda? Com um simples gesto sua ordem seria cumprida por um dos funcionários e seguranças que os acompanhavam à distância. Mas a esposa o fez ver além das aparências.

- Veja sua imagem lá no fundo. Você sempre quis ser um homem bem-sucedido, invejado por todos os outros não só por suas riquezas, mas sobretudo por seus conhecimentos e cr iat iv idade, sua competência, capacidade de liderança... A imagem no fundo do poço representa a sua meta. Você, meu caro, está se sentindo como aquele balde ali, inútil.

- Eu sou um balde? – questionou o ricaço, divertindo-se com a comparação.

- Sim, um balde que pode ser preenchido, mas se sente vazio. Por isso, clama da infelicidade... Tudo o que você possui é como uma montanha de ouro, prata e pedras preciosas. Mas toda essa riqueza não pode mandar buscar a felicidade, porque ela não está à venda em nenhum lugar do mundo. Você só pode comprar coisas.

- E onde ela está? – perguntou o empresário à mulher.

- Se o espelho é sua meta, você é o balde, então a felicidade está na corda, é claro.

- Eu poderia comprar quantos metros de corda quisesse... – o sujeito disse, desafiando a esposa.

- A corda representa a forma que você experimenta sua própria vida – explicou ela - Você veio da nossa mansão até esta fonte da água que pode matar sua sede, mas não observou nada à margem do caminho. Não usufruiu das riquezas verdadeiras que a vida lhe ofereceu, nem mesmo daquelas que você conquistou. Assim é a vida, como uma corda! São muitos fios trançados, cada experiência, divertida ou árdua, leve ou pesada, que a tornam forte. E é com essa experiência, é experimentando, vivenciando com todos os sentidos alertas cada situação, cada momento, que podemos chegar à meta.

Um empregado chegou esbaforido trazendo a corda, que foi imediatamente atada ao balde e ao sarilho. Então, a esposa deixou que o balde descesse quase ao fundo, para terminar seu raciocínio.

- É a forma de experimentar a vida, meu querido, que faz com que nossa imagem fique refletida em nossas metas. Veja como a sua imagem é de um homem infeliz.

Imediatamente, ele abriu um sorriso, enternecido pela riqueza daquele momento com sua mulher. E no fundo da cacimba, o espelho d'água refletiu a imagem de um homem grato e satisfeito. Então ela trouxe a água fresca para ambos matarem a sede.

Os sentidos do empresário se abriram e seu espírito como que percorreu em segundos o caminho do palácio até a cacimba de água vivificante, mergulhando-o em grande satisfação. Enfim, sua mão sentiu o toque da mão de sua companheira. Reconhecido, curvou-se mais uma vez para contemplar as imagens no fundo do poço e comentou:

- E vejo, meu amor, que sua imagem também está refletida, pois era minha meta ter alguém que fosse minha fortaleza nos momentos difíceis.

Os filhos acompanharam a história até o final. E antes que voltassem às suas tarefas, o pai perguntou ao mais velho:

- Você gosta de Matemática. O que você quer ser?

- Um grande engenheiro.- Bom. Pois é a imagem de um

engenheiro que está refletida no fundo do poço. Mas você não irá ser um engenheiro feliz, mesmo que muito rico, se não souber sentir cada fibra da corda, que é sua vida. Sem essa satisfação, sem essa corda, você estará sedento diante de um poço de água fresca.

Marco Túlio CostaEscritor e membro da PASCOM

Informativo Paroquial - Outubro 2013 - 5Informativo Paroquial - Outubro 2013 - 5

Page 6: Informativo paroquial outubro 2013

DIA NACIONAL DA JUVENTUDEInformativo Paroquial - Outubro 2013 - 7Informativo Paroquial - Outubro 2013 - 7

2013 está sendo um ano privilegiado e único para nossa juventude.

A Campanha da Fraternidade (CF), com o tema “Fraternidade e Juventude” e o lema “Eis-me aqui, envia-me!”(Is 6,8), convida todas as pastorais, os movimentos, as congregações e as novas comunidades das Igrejas locais a refletirem sobre o seu papel no acompanhamento dos jovens. A responsabilidade pela evangelização da juventude não é apenas de uma pessoa, um assessor adulto, um coordenador jovem, um catequista, mas sim de toda a comunidade. Não podemos mais ficar nas arquibancadas criticando as poucas pessoas que estão assumindo o ministério de assessoria dos jovens. Temos todos (toda a Igreja) que “vestir a camisa, entrar em campo e jogar juntos”. O Documento de Puebla apresenta duas prioridades – duas opções preferenciais – para Igreja da América Latina: os jovens e os pobres. A juventude é um grupo social de grandes potencialidades para a renovação da sociedade e da Igreja. Há alguns anos celebramos a alegria de contemplarmos todas as forças vivas que trabalham com a Evangelização dos jovens, buscando t rabalhar em comunhão: PJs, Movimentos Juvenis, Novas Comunidades, Congregações Rel igiosas, Pastoral Vocacional, Catequese e outras instâncias têm buscado criar o Setor Juventude nas diversas Igrejas Locais. As metodologias e as espiritualidades podem ser diferentes, mas a visão é comum!

Esta visão está mais bem explicitada no Documento 85 da CNBB, intitulado “Evangelização da Juventude, Desafios e Perspectivas Pastorais”.

A Jornada Mundial da Juventude, ocorrida no Rio de Janeiro, congregou milhares de jovens de quase todos os cantos do Brasil e de inúmeros países do mundo. Seu tema “Ide e fazei discípulos

acompanhamento sistemático dos grupos e das equipes de coordenação para que haja garantia de continuidade, a fim de que os jovens possam se comprometer com a Pessoa e o projeto de Jesus.

No mês de outubro, os jovens brasileiros são convocados a realizar o Dia Nacional da Juventude (DNJ) com o tema “Juventude e Missão” e o lema “Jovem: levante-se, seja fermento!”.

O D N J d e s t e a n o é u m a oportunidade para fortalecer os processos de acompanhamento dos jovens e não deixar as coisas desanimarem com o encerramento da Jornada Mundial da Juventude, desafiando toda a Igreja Jovem do Brasil a assumir o compromisso missionário celebrado na JMJ.

O DNJ segue uma tradição semelhante à da Campanha da Fraternidade, acentuando a dimensão social da fé, enfocando os problemas que afligem a juventude. A escolha do tema “Juventude e Missão” não contradiz esta tradição. No Novo Testamento há dois m o d e l o s m i s s i o n á r i o s q u e s e complementam.

No primeiro modelo, apresentado em Mt 28,16-20, Jesus envia seus apóstolos para fortalecer a consciência missionária, saindo ao encontro daqueles que não creem em Cristo. No segundo modelo, de Lc 4,16-21, na sinagoga, Jesus fala da necessidade de responder adequadamente aos grandes problemas da sociedade na qual está inserido. O desafio é de trabalhar os dois modelos de maneira que se complementem, evitando assim os reducionismos. Feliz DNJ para todos e todas que são jovens e que acreditam na juventude de nosso país!

entre todas as nações” (Mt 28,19) provocou a juventude brasileira a refletir sobre seu comprometimento missionário. Uma semana antes ocorreu em todas as Igrejas Locais do Brasil a “Semana M iss i oná r i a ” que o fe receu a oportunidade de apresentar nossa fé àqueles que estão afastados e, em algumas dioceses, partilhar nossa vivência cristã com jovens de outros países, sob a orientação de três eixos: experiência de solidariedade, experiência de fé e experiência cultural. Por ser em nível local, os jovens se mobilizaram para assumir sua missão de serem os apóstolos privilegiados de outros jovens, em especial com os estrangeiros, promovendo a fraternidade universal. “Portanto, não há diferença entre judeu e grego: todos têm o mesmo Senhor, que é generoso para com todos os que o invocam” (Rm 10,12).

A CNBB deixa claro que a Jornada é um evento importante no processo de evangelização da juventude, mas não é o ponto de chegada. O grande desafio é o fo r ta lec imento do processo de

Tema: Juventude e missãoLema: Jovem: levante-se, seja fermento!

Comissão Episcopal Pastoralpara a Juventude

GRAÇA ALCANÇADAMeu nome é Adoniro Ribeiro. Nasci com

deficiência nas pernas e para minha mãe foi muita luta, ela sofreu muito, mas não desistiu de mim e nem da minha cura. Minha mãe tinha muita fé em Nossa Senhora da Penha. Então pediu com muita fé para que ela intercedesse pela minha cura. Aos sete anos de vida comecei a andar o que para os médicos era impossível, mas graças a fé da minha mãe, e através da intercessão de Nossa Senhora da Penha, Deus me concedeu esta graça especial.

Hoje estou aqui para testemunhar e agradecer esta grande graça alcançada por intermédio de Nossa Senhora da Penha. E hoje também sou um grande Devoto.

Acredite, peça com fé e nunca desista mesmo que tenha que esperar, como aconteceu com minha mãe e comigo. Deus agirá na hora certa.

Adoniro RibeiroDevoto de Nossa Senhora da Penha

Page 7: Informativo paroquial outubro 2013

Informativo Paroquial - Outubro 2013 - 6Informativo Paroquial - Outubro 2013 - 6

DEUS PROVÊ, DEUS PROVERÁ,SUA MISERICÓRDIA NÃO NOS FALTARÁ!

CEBI

Querido irmão e irmã dizimista: como é bom consagrar o dízimo, pois ele nos liberta do egoísmo e do apego.

Em agosto celebramos no Santuário a missa dos 42 anos da APAE - Passos e a “Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla”. Antes da Missa alguém da Diretoria da APAE me procurou

pedindo para fazer um apelo às pessoas que pudessem colaborar com um valor mensal, pois a entidade atende a um número muito grande de pessoas. Neste momento pensei 'a Paróquia está com obras, ajuda mensalmente o seminár io, a manutenção das igrejas, a formação dos leigos, contribui mensalmente com a Casa São José, com a ONG Deus Proverá , Confe rênc ias Vicentinas Nossa Senhora da Penha e Santo Antônio, Creche CAMPE e tantos outros trabalhos sociais', tudo isso com o dízimo abençoado de n o s s o s q u e r i d o s c a t ó l i c o s conscientes da importância bíblica e evangélica do dízimo. Então veio à minha cabeça a linda frase: "Deus p r o v ê , D e u s p r o v e r á . S u a misericórdia, não nos faltará!" Pe. Francisco Clóvis Nery

������� Dizimista e Pároco

Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa.Ponham-me à prova", diz o Senhor dos Exércitos, "e vejam se não vou abrir as comportas

dos céus e derramar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las. Malaquias 3, 10

Desde o ano de 2011, no Centro de Estudo Bíblico (CEBI/MG), em Belo Horizonte, um grupo composto de onze pessoas está se formando em um curso com duração de 2 anos e meio. Os participantes serão capacitadores e assessores bíblicos do CEBI/MG. O curso é ministrado por pessoas formadas em Filosofia Teológica, Ciência Bíblica, História,

línguas aramaica, grega e latina, escritores de livros da CEBI, coordenadores da CEBI nacional e professores da Faculdade Bíblica em São Leopoldo do “Dabar”.

Fomos ag rac iados pe los assessores José Luiz Bietrich, Edmilson Schinello, Ildo Bohn Gass e também o escritor e Pastor Metodista Western Clay Peixoto. Neste ano a grande expectativa era o escritor Ildo Bohn Gass para o estudo de Atos dos Apóstolos e as cartas de Paulo, as pastorais e apostólicas. O estudo superou nossas expectativas, devido ao carisma, à didática apresentados por ele. Mesmo com a carga horária extensa, das 8 às 22 horas, com pequenos intervalos para refeição ou cafezinho, não sentimos cansaço e o interesse em ouvi-lo era grande, devido à riqueza do que estava sendo apresentado.Tivemos oportunidade de conhecer 4 retratos do apóstolo Paulo: super-herói, o trabalhador, o teólogo e a autoridade eclesiástica. Foi possível ter um olhar mais atento à

Estão participando dessa formação representantes de várias Paróquias :N.Sra. da Penha (Passos)Luciene S.DiasN.Sra. de Fátima (Passos)Marlene Lúcia Atilio, Sirlene Aparecida A. Dias e Cláuvia M. P. Santos São Benedito (Passos)Carlos Alberto Lopes e Ivone ModestoS.B.Jesus dos Passos (Passos)Gilda de Melo LinsN.Sra.Aparecida (Passos)Nilva GuimarãesNova BarraSara Cristina S. Paula e Maria das Dores Souza (Ica)

Luciene S. DiasCoordenadora do CEBI

forma como se tem apresentado a literatura bíblica a seu respeito. Foi possível, através desse estudo, olhar para a nossa realidade cristã. Ajudou-nos a perceber nossas fraquezas, a sentir necessidade de andar pelos mesmos caminhos que ele e sua equipe missionária trilharam, anunciando e vivendo a Boa Nova de Jesus de Nazaré.

Estava convencido e na missa, em nome de todos nós, assumi o c o m p r o m i s s o d e a j u d a r m o s mensalmente também a APAE com nosso dízimo, mesmo que não seja muito, pois essa instituição tanto bem tem feito a nossa cidade.

Como foi lindo olhar para o rosto daquelas "crianças". Como foi profundo ouvir uma mãe, cujo filho tem síndrome de Down, me dizer: "Padre, este é o tesouro que Deus me deu, o meu príncipe".

Por isso afirmo que sejamos fiéis ao nosso dízimo e a nossa Comunidade que através da partilha tem feito o milagre da vida acontecer. Você que ainda não é dizimista, aceite o convite, seja também!

Page 8: Informativo paroquial outubro 2013

APOIO:

Paróquia Nossa Senhora da PenhaPça. Trindade, s/nº - Penha

Passos - MGFone/Fax: (35) 3521-3538

CEP 37903.006 - Passos - MGE-mail: [email protected]: 2500 exemplares

Impressão: Gráfica Alto Impressos(37) 3371-2631 - Piumhi - MG

ExpedienteExpediente

(35) 3521-2177RUA DOS CAETÉS, 305

Av. Com. Francisco Avelino Maia, 3591(35) 3521-4938

Informativo Paroquial - Outubro 2013 - 8Informativo Paroquial - Outubro 2013 - 8

3521-6222

CotidianoHorário de Atendimento da Secretaria:

Segunda a Sexta-feira de 08 às 12h e de 13 às 18h.

Horário de Atendimento dos Padres:Agendar na Secretaria Paroquial ou

através do telefone: 3521-3538.

Plantão do Dízimo:Antes e após as Missas em todas as Igrejas das Paróquias

e também na Secretaria Paroquial. Cadastre-se,faça seu recadastramento ou tire suas dúvidas.

Encontro de Pais e Padrinhos (Curso de Batismo):3ª Terça-Feira do Mês no Santuário com inscrições

às 19h e início às 19h30

Para o Batizado fazer inscrição antecipada na SecretariaParoquial com os documentos: certidão de nascimentoda criança e certificado do curso dos pais e padrinhos.

Batizados:1º Domingo: Capela Nossa Senhora da Penha às 11h.

(Agendar na Secretaria Paroquial)2º e 4º Domingo: Santuário às 11h.

Trazer Certidão de Nascimento da Criançae Certificado de Participação do Curso.

16h - Missa no Santuário Nossa Senhora Penha

19h - Missa no Santuário Nossa Senhora Penha

19h - Missa no Santuário Nossa Senhora Penha

17h30 - Missa na Igreja São Luis Montfort19h - Missa no Santuário Nossa Senhora Penha

19h - Missa na Capela Nossa Senhora Penha

07h30 - Missa na Igreja São Luis

09h30 - Missa no Santuário Nossa Senhora da Penha

17h30 - Missa na Igreja Santo Antônio

17h30 - Missa na Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe

19h30 - Missa no Santuário Nossa Senhora da Penha

DOMINGO

SEGUNDA-FEIRA

SEXTA-FEIRA

QUARTA-FEIRA

SÁBADO

QUINTA-FEIRA

Horários de Missas

Acompanhe também nossa página no

E se quiser passar algo para divulgarmos envie para: [email protected]

PASCOM PENHA [email protected]

VIVENDO O DIA A DIA PAROQUIAL

www.penhapassos.org.br

O Site da Paróquia Nossa Senhora da Penha... É todo seu...É todo nosso... Visite sempre!

OUTUBROD I A

01-TER

02-QUA

06-DOM

08-TER

09-QUA

11-SEX

12-SAB

13-DOM

14-SEG

15-TER

17-QUI

20-DOM

23-QUA

30-QUA

27-DOM

16-QUA

18-SEX

21-SEG

24-QUI

28-SEG

01 à 07

04-SEX

07-SEG

A T I V I D A D E S

Reuniões com as Equipes de Canto

Formação de Lideranças

18h30 - Hora Santa

Tarde de Louvor

19h30 - Novena Jubilar de Nossa Senhora da Penha

Dia do Nascituro

Reunião Mensal ECC

Grupos de Reflexão

19h - Curso de Batismo

Reunião Geral do Dízimo

Curso de Noivos

Formação de Lideranças

Formação de Lideranças

Dia Nacional da Juventude

Semana Nacional da Vida

de 04 à 06 - Encontro ECC

19h30 - Santa Missa

Grupos de Reflexão

Batizado e 1ª Eucaristia de Jovens que se preparam p/ a Crisma

Formação de Lideranças

Dia de Nossa Senhora Aparecida (Padroeira do Brasil)

Terço na Comunidade Rural Santa Rita de Cássia

Celebração na Comunidade São Pedro Claver

Formação de Lideranças

Celebração no Condomínio Luciana

Grupos de Reflexão

Reunião CPP

Grupos de Reflexão

L O C A L

Centro Pastoral

Casa São José

Santuário

Condomínio Vila Formosa

Capela da Penha

E. Amélia Jabace

Santuário

Setores / Núcleos

Casa São José

Setores / Núcleos

Setores / Núcleos

Salão Paroquial

Salão Paroquial

Salão Paroquial

Casa São José

Casa São José

Vila São José

Casa São José

Condomínio Luciana

Setores / Núcleos