Informativo Piso

4
Informavo - 2012 - ano 2 - Edição nº08 - Setembro PISO encontra solução para viagens corporativas de seus associados O PISO fez recentemente uma parceria com a Busca Via- gens, agência especializada em viagens corporativas, para melhor atender seus associados e permitir que eles viajem sem preocupações e sempre com os melhores preços e opções de hospedagem. A sociedade garante para os associados do PISO descontos de até 27%. A agência tem hoje ferramentas inovadoras, principalmente no que diz respeito à economia, controle e prazo para pagamento. A parceria existe desde outubro do ano passado, porém, a efetivação do convê- nio veio só em maio deste ano. Segun- do Denise Zanini, secretária executiva da Consinco, os benefícios são muitos. “O que mais gostei foi a independência que tenho para o gerenciamento das via- gens. Tudo é feito online, então, a mobi- lidade é muito maior”, comenta. Denise enfatiza que a parceria está sendo van- tajosa financeiramente e conta que, por causa das facilidades, a demanda por viagens corporativas tem aumentado. “Para melhor atender nossos parcei- ros-clientes, a Busca Viagens conta com as mais avançadas tecnologias presen- tes no mercado de viagens corporativas, possibilitando assim a melhor gestão dos gastos turísticos das empresas”, ex- plica Danilo Crepaldi, representante da empresa de Turismo. Danilo costuma dizer que eles não ven- dem somente passagens aéreas e hotéis. “Na verdade, a agência vende serviços, comodidade, praticidade, economia, gestão em viagens, pois passagem e ho- tel qualquer pessoa pode comprar hoje através da internet. Por isso,falamos que trabalhamos com soluções em viagens”, explica. Outra grande vantagem é a in- dependência que o cliente adquire, pois ele mesmo pode gerenciar sua conta on- line, assim como a Consinco faz. NEWS Entre os serviços oferecidos pela Busca Viagem estão: • Reserva e emissão de passagens aéreas; • Reserva de hotéis; • Locação de veículos; • Documentação de viagem; • Atendimento emergencial 24h/7 dias por semana; • Receptivo nos principais aeroportos; • Locação de Helicóptero; • Fretamentos; • Eventos; • Controle e resgate de passagens perdidas.

description

Informativo Piso

Transcript of Informativo Piso

Page 1: Informativo Piso

Informati vo - 2012 - ano 2 - Edição nº08 - Setembro

PISO encontra solução para viagens corporativas de seus associados

O PISO fez recentemente uma parceria com a Busca Via-gens, agência especializada

em viagens corporativas, para melhor atender seus associados e permitir que eles viajem sem preocupações e sempre com os melhores preços e opções de hospedagem. A sociedade garante para os associados do PISO descontos de até 27%. A agência tem hoje ferramentas inovadoras, principalmente no que diz respeito à economia, controle e prazo para pagamento.

A parceria existe desde outubro do ano passado, porém, a efetivação do convê-nio veio só em maio deste ano. Segun-

do Denise Zanini, secretária executiva da Consinco, os benefícios são muitos. “O que mais gostei foi a independência que tenho para o gerenciamento das via-gens. Tudo é feito online, então, a mobi-lidade é muito maior”, comenta. Denise enfatiza que a parceria está sendo van-tajosa fi nanceiramente e conta que, por causa das facilidades, a demanda por viagens corporativas tem aumentado.

“Para melhor atender nossos parcei-ros-clientes, a Busca Viagens conta com as mais avançadas tecnologias presen-tes no mercado de viagens corporativas, possibilitando assim a melhor gestão dos gastos turísticos das empresas”, ex-

plica Danilo Crepaldi, representante da empresa de Turismo.

Danilo costuma dizer que eles não ven-dem somente passagens aéreas e hotéis. “Na verdade, a agência vende serviços, comodidade, praticidade, economia, gestão em viagens, pois passagem e ho-tel qualquer pessoa pode comprar hoje através da internet. Por isso,falamos que trabalhamos com soluções em viagens”, explica. Outra grande vantagem é a in-dependência que o cliente adquire, pois ele mesmo pode gerenciar sua conta on-line, assim como a Consinco faz.

NEWS

Entre os serviços oferecidos pela

Busca Viagem estão:

• Reserva e emissão de passagens aéreas;• Reserva de hotéis;• Locação de veículos;• Documentação de viagem;• Atendimento emergencial 24h/7 dias por semana;• Receptivo nos principais aeroportos;• Locação de Helicóptero;• Fretamentos;• Eventos;• Controle e resgate depassagens perdidas.

Page 2: Informativo Piso

Editorial

A importância do recurso humano em nossas organizações

Neste informativo vamos tratar de um assunto de fundamental im-portância em nossas empresas, o

recurso humano.O PISO, desde sua fundação, se preocupa

em trabalhar ações voltadas para o desenvol-vimento de pessoas. Prova disso é que, em 2009, sentiu a necessidade de estruturar um grupo focado em atividades estratégicas em RH. O resultado foi tão positivo que movimen-tou a Associação com diversas atividades.

A pesquisa de salários, benefícios e recom-pensas, realizada neste ano, foi um dos tra-balhos com a maior adesão de empresas da história do PISO. O resultado foi apresenta-do em reunião com os empresários no dia 10 de agosto. Todos tiveram a oportunidade de refl etir sobre sua estrutura organizacional, percebendo que o salário não é o sufi ciente para fi delizar o colaborador, porém é o fator mais oneroso. Uma política de benefício es-truturada, transparência e clareza entre cola-borador e empresário, boas práticas de RH, aliado a um ambiente de trabalho agradável,

é decisivo na hora do profi ssional analisar op-ções do mercado de trabalho.

Outra área de sucesso dentro de nossa entidade é o Banco de Talentos. As maté-rias veiculadas na imprensa local por meio de nossa Assessoria de Imprensa e as visitas e palestras realizadas por empresários do PISO em Universidades de Ribeirão Preto e região, têm colaborado para o grande núme-ro de currículos que chegam diariamente em nosso site, num universo, como todos sabe-mos, carente de mão-de-obra especializada. Hoje o empresário que ainda não possui uma estrutura de RH, consegue contratar profi s-sionais por meio do nosso Banco de Talentos.

As universidades e cursos técnicos colabo-ram de maneira fundamental para completar o ciclo desta rede. É nesse universo acadêmico que buscamos os profi ssionais que serão con-tratados ou que formaremos através de cursos de formação profi ssional complementar.

Durante esses anos em que estive a fren-te da Associação, sempre procurei estimular a busca e troca de experiência voltada para

o desenvolvimento de pessoas, que são ele-mentos fundamentais no desenvolvimento das empresas. O PISO tem por meta gerar resultados em todos seus projetos técnicos, sendo este um importante diferencial. A bus-ca pela melhoria do processo de software, as certifi cações em MPS.BR e o desenvolvi-mento de indicadores com o objetivo de me-lhoria de desempenho e produtividade, são exemplos destas iniciativas.

Contudo o nosso crescimento só será sus-tentável se tivermos em nossas organizações, colaboradores empenhados e satisfeitos. Na área de serviços a qualidade da mão-de-obra é fator preponderante de sucesso.

Mercado

Empresas associadas ao PISO passaram por uma pesquisa salarial no primeiro se-mestre de 2012 visando identifi car como estão as práticas de remuneração e recom-pensa no mercado regional de Tecnologia da Informação (TI), visando valorizar este que é um importante pilar de sustentação das organizações: o colaborador. No último dia 10 de agosto, a empresa de consultoria Bertoldi Nagao apresentou os resultados

Resultados da pesquisa salarial são apresentados aos empresários

Grande abraço, Flávio de Barros, Presidente.

Expediente O PISO News é uma publicação do Polo Industrial de Software de Ribeirão Preto direcionada a associados.

Coordenação Geral: Flávio de Barros, presidente - Apoio editorial: Andresa Cantolini Zamoner

Jornalista Responsável e editora: Lívia Komar (MTB: 45.945)

Redação: Lívia Komar, Jessica Amorim e Mariana Nakane - Diagramação: Mariana Nakane

Produção: Plano A Comunicação EmpresarialPISO - Rua Aureliano Garcia de Oliveira, 185 - sala 15 - Ribeirão Preto-SP - Fone: (16)3236-5445 - Fax: (16)3236-5442 - [email protected]

do trabalho em um evento que reuniu em-presários do setor e que durou todo o dia.

“Em comparação a outros setores, o mer-cado de TI está mais à frente. Nota-se nas em-presas uma preocupação maior com a remu-neração”, afirma Alex Bertoldi, consultor de gestão em desenvolvimento e diretor da BN. A pesquisa demonstrou que existe um mode-lo de cargos, porém, as práticas de recompen-sa estão defasadas em relação ao que há de melhor no mercado. A partir destas informa-ções, os empresários poderão reavaliar suas políticas. Para suprir qualquer descompasso, o consultor orienta sobre a possibilidade da utilização de mais benefícios aos colaborado-res. “As empresas podem adotar modelos de remuneração variável”, complementa.

A Vórtice Sistemas, por exemplo, está passando pelo processo de revisão de cargos e salários e utilizará todas as informações

Empresários do mercado de TI analisam números da pesquisa salarial em evento realizado pelo PISO

nos ajustes da Política de Remuneração e Plano de Carreira da empresa. “Além de ser uma balizadora, a Pesquisa foi bastan-te abrangente e trouxe algumas refl exões sobre como estão sendo tratadas questões trabalhistas tais como a devida alocação de funções de liderança, remuneração fi xa e variável, premiações, entre outras que podem auxiliar numa maior maturidade do setor”, garante Célia Felipe, gerente Co-mercial e de Marketing da empresa.

Para o presidente do PISO, Flávio de Barros, a pesquisa foi bem mais além de tabulações de salários e programas de benefícios. “O trabalho possibilitou uma radiografi a das práticas de RH nas empre-sas e, com base nestas informações, pode-remos desenvolver ações que contribuam para a melhoria das práticas de RH para as empresas e seus colaboradores”, conclui.

Page 3: Informativo Piso

Gartner em Ribeirão

Eventos

Na manhã do dia 24 de agosto, o diretor de Desenvolvimento de Negócios do Gartner, Celso Rober-ti, ministrou palestra no Centro de Informática do Campus da USP em um evento que abordou o desen-volvimento e arquitetura Cloud.

Além disso, o encontro foi uma importante oportunidade para os empresários da área de Tecnolo-gia da Informação conhecerem o aconselhamento fornecido pelo Gartner, uma das mais renomadas empresas de consultoria em TI de todo o mundo.

Palestra trata da efi cácia da comunicação na gestão de projetos

Curtas de TI

Paulo Cardozo enfatiza a importância da Comunicação para uma platéia do universo de TI

Aconteceu no dia 22 de Agosto, no Espaço Empresarial do Novo Shopping, a palestra “Comuni-

cações em projetos – Superando barrei-ras”, que faz parte do programa “Eventos Técnicos” do PMI São Paulo. Na ocasião, o especialista em Marketing Paulo Cardo-zo discursou sobre os princípios da gestão de projetos utilizando como base as me-lhores práticas publicadas no PMBOK.

O tema esteve em pauta tendo em vista que gerentes de projetos gastam a maior parte do tempo com comunicação. A palestra trouxe à tona fundamentos da gerência da comunicação pautadas no PMBOK, discutindo meios de levar à prática as informações ali publicadas, permitindo aos gerentes não só elaborar um plano de comunicação adequado, mas sim, garantir uma comunicação mais efi caz.

Empresários e colaboradores das em-presas associadas ao PISO estiveram presentes.

Entidades se reúnem para troca de experiênciasAconteceu em 28 de agosto um en-

contro com membros de entidades ligadas à área de TI, para troca de ex-periências no mercado de Tecnologia. O evento, que aconteceu no auditório do CIESP, em Ribeirão Preto, recebeu o presidente do CTRA, de Araçatuba, José Valtair; o presidente da APETI de

São José do Rio Preto, Rafael Derrico; o coordenador do Polo Francano Mar-cos Pimenta e o presidente do PISO, Flávio de Barros. O Polo Industrial de Software de Ribeirão Preto apresen-tou a pesquisa salarial feita entre as empresas associadas, que se tornou referência no mercado.

Governo investirá R$ 500 milhões para estimular a indústria de software

O Ministério da Ciência, Tecno-logia e Inovação anunciou em 20 agosto o investimento de R$ 500 milhões no programa TI Maior que visa estimular o desenvolvi-mento e a produção de software no país. Além disso, 50 mil pro-fissionais da área de TI deverão receber cursos por meio do pro-grama de incentivo.

De acordo com o Governo, o programa também prevê a redu-ção de impostos para as empresas que queiram produzir semicon-dutores e tablets no Brasil, bem como a desoneração da folha de pagamento. O Brasil possui nove mil empresas desenvolvedoras de software e o objetivo do MCTI é ampliar esse número.

Novos associadosO PISO conta com três novas empresas

associadas: Dotplex Sistemas, que fabrica software sob demanda para os estados de São Paulo e Minas Gerais, Zolp, do Grupo da TTI do Brasil, que fabrica sistemas para empresas aéreas e Coda, que desenvolve sistemas para o setor público. Com o in-gresso das três, o PISO soma agora 42 as-sociadas da região de Ribeirão Preto.

Page 4: Informativo Piso

Entrevista

Talentos do PISO

Uma campeã sobre patins

Ana Carolina Romero é uma campeã. A consultora inter-na da Consinco é também

atleta de um esporte pouco difundido no Brasil, o hóquei, e seu time, o Náu-tico, fez bonito no Campeonato Brasi-leiro, conquistando o bi sobre seu rival Sport, em julho deste ano.

Natural de Sertãzinho, Ana sempre teve paixão por patinação artística, tan-to que começou a patinar com apenas quatro anos. Aos 16, começou a praticar Hóquei e não parou mais.

Depois que ela se mudou para Ribei-rão Preto, após cursar Processamento de Dados e estar ingressa no curso de

Direito, ficou difícil praticar o Hóquei com frequência que fazia, mesmo as-sim ela não deixa o treino de lado. “Eu costumo ir para Sertãozinho pelo me-nos duas vezes por semana jogar no Docão ou no Patinódromo. O impor-tante é não ficar parada”, comenta.

Experiente em campeonatos, Ana já participou de dois mundiais: na Argentina em 1998 quando fi cou em quarto lugar, e no Chile em 2008, em nono lugar. Os cam-peonatos mundiais acontecem a cada dois anos, os femininos em anos pares e mas-culinos em anos ímpares. Agora resta só esperar o Campeonato Mundial desse ano, que vai ser em Novembro em Recife – PE.

Ana Carolina: a paixão pelo Hóquei e o bi-campeonato

Empresa do mês

Esta edição do PISO News traz a Utilsoft Soluções em Gestão Empresarial como a empresa

entrevistada do mês. O presidente e fun-dador João Duarte, fala um pouco sobre a história da organização que oferece sof-tware para micro e pequenas empresas há 24 anos. Além disso, Duarte analisa o mercado de TI e a atuação do PISO na região de Ribeirão Preto.

Como a Utilsoft surgiu?A Utilsoft Iniciou suas atividades em 1988 com o desenvolvimento da solução EmpresaUtil para Gestão Empresarial e Automação Comercial. E, ao longo da sua história, vem ampliando e evoluindo esta solução.

Qual é o principal mercado de atuação da Utilsoft?A Utilsoft atua em todo o território bra-sileiro, oferecendo software de Gestão Empresarial e Automação Comercial para Micro e Pequenas Empresas.

Quais as difi culdades que a empresa enfrentou para se manter no mercado?

Atualmente há uma grande diversidade de soluções sendo oferecida a qualquer preço. E, na maioria das vezes, os clien-tes não sabem avaliar a qualidade da so-lução oferecida.

Atualmente, a empresa trabalha em algum projeto? Se sim, especifi que.Atualmente estamos trabalhando em versões das nossas soluções para apre-sentar resultados gerenciais e operacio-nais em dispositivos móveis, equipados com IOS (Iphone´s e Ipad’s) e os equipa-dos com Android e Windows8.

Na sua opinião, como o PISO infl uencia as atividades das empresas?Desde a sua criação, o PISO tem ajudado as empresas a se capacitar tecnicamente e gerencialmente. Grande prova de disso é a quantidade de empresas associadas certifi cadas pelo MPS-BR. Mas, tem pon-to muito importante que vale a pena ser destacado: o PISO tem procurado reunir as empresas para resolver problemas co-muns por meio de grupos de trabalho. Este trabalho provocou uma saudável aproximação entre os empresários, que

antes viam um ao outro apenas como concorrentes. Hoje há trocas de ideias e parcerias que benefi ciam a todos.

O que deve ser melhorado no setor de TI em Ribeirão Preto e região?Hoje há um déficit muito grande de mão-de-obra especialmente nas áreas técnicas mais especializadas, como os cargos de programadores e consultores.

Qual a análise que a empresa faz da im-portância do PISO para a profi ssionali-zação da área?Podemos dizer que a indústria de sof-tware de Ribeirão Preto tem duas fa-ses: antes do PISO e depois do PISO. Antes do PISO, ninguém sabia que aqui existia uma indústria limpa tão gran-de aqui em Ribeirão Preto. Ninguém mesmo, nem os próprios empresários da área sabiam do tamanho desta in-dústria, muito menos o poder público e a população. Hoje, o PISO é uma re-ferência regional e participa de quase tudo o que acontece sobre desenvolvi-mento de software na região.