Informativo salobrinho

1
FORMAÇÃO DOS GRUPOS: Os grupos serão formados por no máximo 4 participantes. DATA E LOCAL: Será realizada no Colégio Estadual do Salobrinho no dia 11 de setembro, das 14:00h às 19:00h. PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 5 à 12 de junho na secretaria de sua escola, através de ficha própria. APRESENTAÇÃO NA UESC: Os três primeiros colocados irão fazer uma apresentação na UESC no dia 17 de setembro, concorrendo com outras escolas, quando os três melhores trabalhos serão premiados. FEIRA DE CIÊNCIAS Julho/Agosto/Setembro 2010 INFORMATIVO As Ciências, de uma maneira geral, consiste de leis e teorias formuladas com a contribuição de muitos cientistas. A construção delas exigiu muito trabalho, esforço, estudo, e acima de tudo, muita criatividade e imaginação dos cientistas. Isso é válido para a Física, Química e a Biologia, que formam a área de conhecimento que chamados de Ciências. Grandes homens como Copérnico, Galileu, Newton entre outros, possuídos de um perfil investigativo dedicaram-se a analisar e discutir fenômenos naturais, buscando fatos e evidências que pudessem contribuir para explicação desses fenômenos, e assim, construir teorias ou formular leis. Para isso, por várias vezes, os cientistas observaram, descreveram, estudaram e tentaram vislumbrar os fenômenos presentes na natureza em seus estudos. Nesse último aspecto aparece a figura da experimentação, que é tão importante quanto à teoria na construção do conhecimento científico. Nos dias atuais, os experimentos tornaram-se imensos empreendimentos, como o caso dos telescópios e dos aceleradores de partículas subatômicas. Contudo, não podemos deixar de destacar o importante papel dos pequenos e modestos experimentos, os quais podem e devem ser utilizados no e n s i n o d e c i ê n c i a s . E s s e s experimentos, ditos de baixo custo, podem contribuir para a compreensão de uma pequena parte da imensidão do conhecimento que o ser humano acumulou ao logo da história. Por isso, convidamos você e seus amigos a contribuir para a construção de experimentos de baixo custo que expliquem ou descrevam algum fenômeno da natureza. Podemos, então, aprender e nos divertir, e ainda contribuir para prazerosas e construtivas aulas de ciências. Desperte o cientista que há em você! OBJETIVO DA FEIRA: Despertar o interesse dos estudantes pela ciência através da construção de atividades experimentais de baixo custo; motivar os alunos ao trabalho em equipe. PREMIAÇÃO: Haverá premiação para os cinco primeiros colocados; pontuação na disciplina de Física; Apresentação na UESC dos três primeiros colocados. Autor: Roger Magalhães da Silva (bolsista PIBID-Física)

Transcript of Informativo salobrinho

Page 1: Informativo salobrinho

FORMAÇÃO DOS GRUPOS: Os grupos serão formados por no máximo 4 participantes.

DATA E LOCAL: Será realizada no Colégio Estadual do Salobrinho no dia 11 de setembro, das 14:00h às 19:00h.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 5 à 12 de junho na secretaria de sua escola, através de ficha própria.

APRESENTAÇÃO NA UESC: Os três primeiros colocados irão fazer uma apresentação na UESC no dia 17 de setembro, concorrendo com outras escolas, quando os três melhores trabalhos serão premiados.

FEIRA DE CIÊNCIAS Julho/Agosto/Setembro 2010

INFORMATIVOAs Ciências, de uma maneira

geral, consiste de leis e teorias formuladas com a contribuição de muitos cientistas. A construção delas exigiu muito trabalho, esforço, estudo, e acima de tudo, muita criatividade e imaginação dos cientistas. Isso é válido para a Física, Química e a Biologia, que formam a á r e a d e c o n h e c i m e n t o q u e chamados de Ciências.

G r a n d e s h o m e n s c o m o Copérnico, Galileu, Newton entre outros, possuídos de um perfil investigativo dedicaram-se a analisar e discutir fenômenos naturais, buscando fatos e evidências que pudessem contribuir para explicação desses fenômenos , e ass im, construir teorias ou formular leis. Para isso, por várias vezes, os cientistas observaram, descreveram, estudaram e tentaram vislumbrar os fenômenos presentes na natureza em seus estudos. Nesse último aspecto aparece a figura da

experimentação, que é tão importante quanto à teoria na construção do conhecimento científico.

Nos dias atuais, os experimentos t o r n a r a m - s e i m e n s o s empreendimentos, como o caso dos telescópios e dos aceleradores de partículas subatômicas. Contudo, não podemos deixar de destacar o importante papel dos pequenos e modestos experimentos, os quais podem e devem ser utilizados no e n s i n o d e c i ê n c i a s . E s s e s experimentos, ditos de baixo custo, podem contribuir para a compreensão de uma pequena parte da imensidão do conhecimento que o ser humano acumulou ao logo da história. Por isso, convidamos você e seus amigos a contribuir para a construção de experimentos de baixo custo que expliquem ou descrevam algum fenômeno da natureza. Podemos, então, aprender e nos divertir, e ainda c o n t r i b u i r p a r a p r a z e r o s a s e construtivas aulas de ciências.

Desperte o cientista que há

em você!

OBJETIVO DA FEIRA: Despertar o interesse dos estudantes pela ciência através da construção de atividades experimentais de baixo custo; motivar os alunos ao trabalho em equipe.

PREMIAÇÃO: Haverá premiação para os cinco primeiros colocados; pontuação na disciplina de Física; Apresentação na UESC dos três primeiros colocados.

Autor: Roger Magalhães da Silva (bolsista PIBID-Física)