Informativo Santuário de Fátima, Nº1 dezembro de 2012

4
Informativo da Serra Grande Santuário de Nossa Senhora de Fátima - Ano 1 Número 01- dezembro 2012- São Benedito- CE O Ano da Fé quer ser uma pere- grinação em resposta à “deserti- ficação” espiritual do mundo de hoje. É o objetivo colocado pelo Santo Pa- dre na Missa de abertura do Jubileu que coincide com o 50º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II. Olhando para o cenário de desertifica- ção espiritual do mundo de hoje, também não ouvimos o choro de Jesus? “Quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar. E disse: ‘Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz!” (Lc 19,41-42) O povo de Jerusalém não quis saber de acolher Jesus. Contudo, abrir as por - tas da cidade até que é fácil. O difícil é mesmo abrir as portas do coração. Para que essa abertura do coração aconteça, se faz necessária muita humildade, des- prendimento e renúncia de si próprio. Compreenda melhor o veemente apelo que o Santo Padre nos faz na homilia de abertura do Ano da Fé. Afinal andamos muito orgulhosos e cheios de esquemas mentais pré-for- mulados, não damos mais o devido es- paço para Deus agir em nossas vidas. “Se a Igreja hoje propõe um novo Ano da Fé e a nova evangelização, não é para prestar honras, mas porque é necessário, mais ainda do que há 50 anos!” Com este realismo o Pontífice pro- põe, a partir de agora, a toda a Igreja do mundo “uma peregrinação” para a conversão e a renovação da fé. Adverte também contra a vida sem Deus, cujo mais eloquente exemplo são os aconte- cimentos do século passado: duas guer - ras mundiais e o comunismo e as dita- duras que promoveram o ateísmo. Bento XVI não negou os desafios que ameaçam o fervor da fé, mas deu também esperança e fez um chamado para dar testemunho da fé ainda mais forte no “deserto” do mundo de hoje. O Ano da Fé é uma proposta concre- ta com a qual o Santo Padre convida a “uma peregrinação nos desertos do mun- do contemporâneo, na qual devemos le- var somente aquilo que é essencial”, que são o Evangelho e a fé da Igreja, expres- sa nos documentos do Concílio Vaticano II e o Catecismo da Igreja Católica. E concluiu sua homilia confiando o Ano da Fé à Virgem Maria: “Que a Vir- gem Maria brilhe sempre qual estrela no caminho da nova evangelização. Que Ela nos ajude a pôr em prática a exortação do Apóstolo Paulo: “A palavra de Cristo, em toda a sua riqueza, habite em vós. En- sinai e admoestai-vos uns aos outros, com toda a sabedoria... Tudo o que fizerdes, em palavras ou obras, seja feito em nome do Senhor Jesus. Por meio dele dai gra- ças a Deus Pai” (Col 3,16-17). Amém.” Padre Antonio Martins Irineu Reitor do Santuário de Fátima da Serra Grande Ano da fé, uma peregrinação aos desertos sem fé do mundo

description

nformativo Santuário de Fátima, Nº1 dezembro de 2012

Transcript of Informativo Santuário de Fátima, Nº1 dezembro de 2012

Page 1: Informativo Santuário de Fátima, Nº1 dezembro de 2012

Informativo

da Serra GrandeSantuário de Nossa Senhora de Fátima - Ano 1 Número 01- dezembro 2012- São Benedito- CE

O Ano da Fé quer ser uma pere-grinação em resposta à “deserti-

ficação” espiritual do mundo de hoje. É o objetivo colocado pelo Santo Pa-dre na Missa de abertura do Jubileu que coincide com o 50º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II.

Olhando para o cenário de desertifica-ção espiritual do mundo de hoje, também não ouvimos o choro de Jesus? “Quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar. E disse: ‘Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz!” (Lc 19,41-42)

O povo de Jerusalém não quis saber de acolher Jesus. Contudo, abrir as por-tas da cidade até que é fácil. O difícil é mesmo abrir as portas do coração. Para que essa abertura do coração aconteça, se faz necessária muita humildade, des-prendimento e renúncia de si próprio.

Compreenda melhor o veemente apelo que o Santo Padre nos faz na homilia de abertura do Ano da Fé.

Afinal andamos muito orgulhosos e cheios de esquemas mentais pré-for-mulados, não damos mais o devido es-paço para Deus agir em nossas vidas.

“Se a Igreja hoje propõe um novo Ano da Fé e a nova evangelização, não é para prestar honras, mas porque é necessário, mais ainda do que há 50 anos!”

Com este realismo o Pontífice pro-põe, a partir de agora, a toda a Igreja do mundo “uma peregrinação” para a conversão e a renovação da fé. Adverte também contra a vida sem Deus, cujo mais eloquente exemplo são os aconte-cimentos do século passado: duas guer-ras mundiais e o comunismo e as dita-duras que promoveram o ateísmo.

Bento XVI não negou os desafios que ameaçam o fervor da fé, mas deu também esperança e fez um chamado para dar testemunho da fé ainda mais forte no “deserto” do mundo de hoje.

O Ano da Fé é uma proposta concre-ta com a qual o Santo Padre convida a

“uma peregrinação nos desertos do mun-do contemporâneo, na qual devemos le-var somente aquilo que é essencial”, que são o Evangelho e a fé da Igreja, expres-sa nos documentos do Concílio Vaticano II e o Catecismo da Igreja Católica.

E concluiu sua homilia confiando o Ano da Fé à Virgem Maria: “Que a Vir-gem Maria brilhe sempre qual estrela no caminho da nova evangelização. Que Ela nos ajude a pôr em prática a exortação do Apóstolo Paulo: “A palavra de Cristo, em toda a sua riqueza, habite em vós. En-sinai e admoestai-vos uns aos outros, com toda a sabedoria... Tudo o que fizerdes, em palavras ou obras, seja feito em nome do Senhor Jesus. Por meio dele dai gra-ças a Deus Pai” (Col 3,16-17). Amém.”

Padre Antonio Martins IrineuReitor do Santuário de Fátima

da Serra Grande

Ano da fé, uma peregrinação aos desertos sem fé do mundo

Page 2: Informativo Santuário de Fátima, Nº1 dezembro de 2012

Santuário de Nossa Senhora de Fátima

Olá, querido devoto!Você já deve ter percebido que nos-

so informativo está diferente. Pen-sando nos devotos do Santuário de Fátima da Serra Grande, estamos melhorando nossos canais de comu-nicação. Queremos que você sempre esteja conosco em nossa caminhada evangelizadora.

Para isso, todos os meses traremos notícias sobre essa casa de Deus e textos que serão alimento espiritual para sua vida.

Como irmãos de fé levaremos a Boa Nova para todos os lugares e unidos deixaremos o Santuário cada dia mais acolhedor para os filhos e filhas.

Boa leitura!

Padres Diocesanos do Santuário de Fátima

A fé dos devotos de Nossa Senho-ra de Fátima é a grande força do

Santuário da Serra Grande. Em cada parede erguida, em cada ornamento, em cada obra está presente a força e a vontade de ver o Santuário mais bo-nito para acolher todos os devotos que nele chegam para rezar, pedir bênçãos e agradecer por graças e milagres al-cançados por intercessão da Virgem de Fátima. A espontaneidade dos de-votos de Fátima marca a história des-se Santuário desde o começo.

A Campanha dos Romeiros de Fá-tima demostra o quanto estamos em-penhados em unir todos os devotos numa só família de fé. Assim, com a ajuda de todos, conseguiremos reali-zar grandes obras que permitirão aco-lher os devotos com mais dignidade.

Você sabe que ainda estamos no pro-

cesso de finalização do nosso Santuário. Temos muito trabalho pela frente. Neste momento estamos voltados para as obras do altar central, pois queremos que a casa de nossa Mãe e intercessora esteja sempre bonita para seus filhos e filhas.

Agora estamos nos preparando para concluir o presbitério do Santuário e colocar os móveis definitivos que es-tão sendo produzidos aqui mesmo no Ceará, pela Cantaria São Miguel de Limoeiro do Norte, com projeto de Wanderley da Silva. Temos um lindo sonho evangelizador e contamos com você para que ele se concretize.

Para que você acompanhe de perto todos os nossos passos, sempre esta-remos trazendo novas notícias. Saiba que a sua presença enche de luz essa casa de Deus. Unidos pela fé, sempre estaremos evangelizando com amor!

Unidos pela fé,evangelizando com amor!

Casa da Mãe de DeusA fé e a vontade do povo de Deus

marcam a história do Santuário de Fátima da Serra Grande. Daqui para frente vamos trazer para você tre-chos da história desse espaço sagrado que atrai milhares de devotos.

Como tudo começou...O povo cearense e particularmente

os moradores da região da Serra Gran-de foram profundamente influencia-dos pela devoção a Nossa Senhora de Fátima. Isto se deve a religiosidade do povo e as peregrinações da imagem da Virgem de Fátima, fortemente incenti-vadas na região na década de 1950.

A história do Santuário de Fátima da Serra Grande começou em 1998, quando um grupo de devotos, repre-sentado pelo senhor Francisco Anto-nio Teles de Albuquerque, fez um pe-dido ao padre Antonio Martins Irineu. Eles queriam que a missa que acom-panhavam todo dia 13, na cidade de Fortaleza, fosse celebrada também na cidade de São Benedito.

O pedido foi aceito, e no dia 04 de julho de 1998, uma linda imagem de Nossa Senhora de Fátima, medin-do 1,30m, levada pelos fiéis a capital do Ceará, voltou pelas mãos de Dom

José Bezerra Coutinho, bispo emérito de Estância. No Santuário de Fátima de Fortaleza, a imagem foi abenço-ada em uma missa solene pelo Padre Amorim. Mais de 15 mil fiéis acom-panharam a chegada da imagem da virgem de Fátima na cidade de São Benedito.

Uma multidão acompanhou a pri-meira missa com a imagem da santa, na Matriz de São Benedito, no dia 13 de julho de 1998.

Na próxima edição vamos trazer para você mais detalhes do Santuário de Fátima da Serra Grande. Aguarde!

Distribuição gratuita e dirigida

Reitor: Antonio Martins Irineu

Projeto gráfico e diagramação : Daniel Ramos (Amex)

Redação e revisão: jornalista Adriana Rodrigues - Mtb

28014 (Amex)

Colaboradores: Pe.Antonio Irineu, Poliana Santos, Padre

Fellinto Oliveira Britto

Tiragem: 6000 unidades

Impressão: Grafinorte

Assessoria de Marketing Executivo:

(Amex) - (12) 3133-2890

ExpedienteInformativo mensal do Santuáriode Fátima da Serra Grande- CE.

Page 3: Informativo Santuário de Fátima, Nº1 dezembro de 2012

Testemunhos

Envie a sua frase de agradecimento com foto para:Avenida Santíssima Trindade, 13CEP: 62370-000Nossa Senhora de FátimaSão Benedito – CE

“Foi diagnosticado um tumor maligno no meu cérebro. Depois de todos os procedimentos para a cirurgia, já na mesa de cirurgia, o médico me voltou para uma nova tomografia. Milagrosamente aconteceu o que eu havia pedido a Nossa Senhora. Fui curado, não havia mais tumor algum. E aqui estou para agradecer e testemunhar o poder da fé e a força da oração”

José Viana Costa São Benedito – CE

“Meu filho foi desenganado pelos médicos por conta de uma infecção no joelho que já tinha evoluído para um quadro de septicemia. Segundo os médicos, já era complicado o trata-mento pelo rápido avanço da infecção. Recorremos a Nossa Senhora de Fátima e estamos aqui com nosso filho já curado para agradecer o milagre”

Joel e Silmara- Ipu - CE

“Queremos agradecer a acolhida que nos foi dispensada neste belíssimo Santuário. Lugar que convi-da a contemplação, a oração, para louvar a Deus por tantos benefícios que todos nós recebemos...” Dom Alfredo Schaffler Bispo de Parnaíba, na Romaria dos Bispos do Piauí ao Santuário de Fátima

“Com grande alegria volto hoje ao Santuário para agradecer a Deus e a Nossa Senhora de Fátima pela vida de minha sobrinha Yasmin, curada de uma meningite bacteriana. Os médicos conside-ram um milagre”.

Francisco Isaias - São Benedito – CE

Ligue: Tel: (88) 3626-1624 / 3626-1133

Campanha dos Romeiros de Fátima

Avenida Santíssima Trindade, 13CEP: 62370-000Nossa Senhora de FátimaSão Benedito – CEwww.santuariodefatima.org.br

Page 4: Informativo Santuário de Fátima, Nº1 dezembro de 2012

Horários das missas• Todo domingo: 10h e 15h30• Toda Segunda: 19h• Toda Terça: 07h30• Toda Quarta: 07h30• Toda Quinta: 07h30• Toda Sexta: 07h30 • Todo Sábado: 10h

Todo DIA TREZE: 6:30h, 8h, 10h, 12h, 15h, 17h e 19h

Missa da Saúde• Dezembro: - dias 03, 10 e 17 às 19h

Santo Rosário:• Domingo: às 09h• Segunda: às 18h• Quarta: às 19h / Terço dos homens• Quinta: às 18h• Sábado: às 10h

Cenáculos (mensal)• Devoção dos 1º sábados: às 10h

Cenáculo dos padres:• 20/12 - às 10h no Santuário.

Terço da misericórdia: • Diariamente: às 15h

Confissões:• Domingos: 08 às 10h• Quinta: de 16h às 18h• Sábados: de 08 às 10h• Dia 13: de 08h às 15h

Adoração• Toda quinta: das 08h às 16h

02 - Romaria da Paróquia de Granja• Missa às 10h

16 a 24 – Novena de Natal

24 - Missa da Noite de Natal • Missas às 19h30 – Bênção das Velas Natalinas

25 - Missa do dia de Natal• Horário: 10h e 15h30

31- Missa da Benção• Bênção da Agua e do Sal

Missa de Maria Mãe de Deus • 01-01-2013 – às 10h e 15h30

Agenda | dezembro

Nome:

Cep: Endereço:

Complemento: Bairro:

Cidade: Estado:

Masc: Fem: Data Nasc: CPF:

E-mail:

Tel: Cel:

Envie o nome de mais irmão de fé para fazer da nossa Campanha dos Romeiros de Fátima da Serra Grande.

Levaremos os nomes da pessoas que ama para o altar da Virgem de Fátima.

Ficha de cadastro

Intenções de missa