Informativo semanal da Paróquia Nossa Senhora Rainha...

4
INFORMATIVO Informativo semanal da Paróquia Nossa Senhora Rainha | Número 757 | De 20 a 26 de dezembro de 2015 NS Rainha IV DOMINGO DO ADVENTO Deus de Deus! Luz da Luz! O próprio Filho de Deus, que existe desde toda a eternidade, foi concebido por uma Virgem, já santificada pelo Espírito Santo. O natal vem chegando e, com ele, a ternura do Deus menino! O bispo auxiliar da Arquidiocese de BH, Dom João Justino, ministrou, no último dia 10, o Sacramento da Crisma a 150 jovens e 54 adultos, que fizeram a renovação das promessas batismais e receberam o dom do Espírito Santo. Você já pode procurar a secretaria da paróquia NSRainha para inscrever- -se para a Crisma e para o primeiro curso de noivos de 2016. Outros avisos, também muito importantes, na página 06. Confira! PÁGINA 03 PÁGINA 04 PÁGINA 06 Só ele faz a vontade do Pai “Bem-aventurada aquela que acreditou que será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. O grito que brotou do coração de Isabel sintetiza o sentido deste quarto domingo do Advento. A discreta figura de Maria se faz um pouco mais presente. Ela é aquela que se entregou, de cor- po e alma, à ação de Deus. A bênção de Isabel diante da mãe de seu Senhor, que veio até ela, nos ensina a maneira como, de agora em diante, precisamos acolher a obra de Deus, deixando Jesus ser o único a dizer, verdadeiramente, que ele faz a vontade do Pai e, ao fazê-lo, precisamos, à imitação de Nossa Senhora, entrar mais a fundo na fé e pedir que se realize em nós, por Jesus, o advento da Palavra.

Transcript of Informativo semanal da Paróquia Nossa Senhora Rainha...

21/12 – SEGUNDA-FEIRA19h00 – Oração do Terço Mariano

24/12 – QUINTA-FEIRA 18h00 – Missa da Noite de Natal

27/12 – DOMINGO 09h00 – Missa

CELEBRAÇÕES E EVENTOS NA COMUNIDADE BOM JESUS DO VALE

20/12 Lecy Condessa Araújo Brant Aline Andrade França

21/12 Judson Marcos Neves Oliveira Maria Eliza Reis Maria Stella Andrade de Resende Ana Regina Gobbi Magna Maria Teixeira de Souza Andrade

22/12 Ana Beatriz de Abreu Moreira Luís Brito Filho Luciana Ghader Corgosinho Lea Vaz de Mello Stancioli Maria Thereza Miranda Vânia Maria Nunes Coelho Fernanda Lisieux Bastos Almeida de Lima

23/12 Rita de Cássia Colucci Coelho Márcio Nunes da Silva Christiane Helene Amarante Rocha Maria Teresa Caetano Vidigal Giovanni Assis da Costa Oliveira Marialice Lamarca Almeida Ana Angélica Pereira Teixeira

24/12 Maria Eliane Capanema Melo Franco Nogueira Luciana Pereira Barros Rodrigo Álvares de Abreu Isabella Moraes Alves

25/12 José Guimarães Júnior Márcia Helena Salgado Brandão Neimark Rodrigues Ramos Ana Cláudia Senna de Oliveira

26/12 Flávia Lobato Amaral Giovani Gambogi Parreira Marinel de Fátima Batista Maria Cleuza Mucida Marina Farias Vieira Sérgio de Souza Borges Moreira Silva Adriane da Silva Assis

Relação de Dizimistas aniversariantes

Os cumprimentos e as orações de todaa Paróquia aos nossos irmãos dizimistas!

INFORMATIVO

Informativo semanal da Paróquia Nossa Senhora Rainha | Número 757 | De 20 a 26 de dezembro de 2015

NSRainhaIV DOMINGO DO ADVENTO

Deus de Deus! Luz da Luz! O próprio Filho de Deus, que existe desde toda a eternidade, foi concebido por uma Virgem, já santificada pelo Espírito Santo. O natal vem chegando e, com ele, a ternura do Deus menino!

O bispo auxiliar da Arquidiocese de BH, Dom João Justino, ministrou, no último dia 10, o Sacramento da Crisma a 150 jovens e 54 adultos, que fizeram a renovação das promessas batismais e receberam o dom do Espírito Santo.

Você já pode procurar a secretaria da paróquia NSRainha para inscrever--se para a Crisma e para o primeiro curso de noivos de 2016. Outros avisos, também muito importantes, na página 06. Confira!

PÁGINA 03 PÁGINA 04 PÁGINA 06

Período: 20/12 a 26/12Tema: A grande luz (Isaías 9, 1-6)Objetivo: A paz para sempre

Irmãos!

Não mais a escuridão das sombrias regiões da morte, nem as agruras do plantio e amargura da guerra.Não mais o peso sobre os ombros e o orgulho dos fiscais.

Queimem-se as botas de tropas de assalto, às chamas o traje manchado de sangue.

Que alegria e felicidade cresçam e se multipliquem no regozijo da colheita e hinos de vitória.Eis que grande luz resplandece sobre nós!

Porque nasceu para nós um Menino, um Filho nos foi dado; ele traz aos ombros a insígnia da realeza; e seu nome é: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai dos tempos futuros, Príncipe da Paz.

Vivamos na Paz do seu reino, consolidemos sua justiça e santidade.Pois o amor zeloso do Senhor dos exércitos está realizando estas coisas!

“Ouve-se a voz de teus vigias, eles levantam a voz, estão exul-tantes de alegria, sabem que verão com os próprios olhos o Senhor voltar a Sião”. (Is 52,8)

ESTUDO SEMANAL DAS CÉLULAS PAROQUIAISDE EVANGELIZAÇÃO

Só ele faz a vontade do Pai

“Bem-aventurada aquela que acreditou que será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.

O grito que brotou do coração de Isabel sintetiza o sentido deste quarto domingo do Advento. A discreta figura de Maria se faz um pouco mais presente. Ela é aquela que se entregou, de cor-po e alma, à ação de Deus. A bênção de Isabel diante da mãe de seu Senhor, que veio até ela, nos ensina a maneira como, de agora em diante, precisamos acolher a obra de Deus, deixando Jesus ser o único a dizer, verdadeiramente, que ele faz a vontade do Pai e, ao fazê-lo, precisamos, à imitação de Nossa Senhora, entrar mais a fundo na fé e pedir que se realize em nós, por Jesus, o advento da Palavra.

Programação da semana DIVERSOS

Apoio:

21DEZ

23DEZ

22DEZ

24DEZ

26DEZ

25DEZ

27DEZ

TERÇA-FEIRA07h00 – Missa19h30 – Grupo de oração com a Dra. Filó

QUARTA-FEIRA 07h00 – Missa19h30 – Confissão comunitária

QUINTA-FEIRA 18h00 e 19h30 – Missas da Noite de Natal na Paróquia Nossa Senhora Rainha

18h00 – Missa da Noite de Natal na Comunidade Bom Jesus do Vale

SEXTA-FEIRA 10h30, 12h00, 17h45 e 19h30 – Missas do Natal do Senhor

SÁBADO 17h00 – Missa

DOMINGO 08h45 / 10h30 / 12h00 / 17h45 / 19h30 – Missas

SEGUNDA-FEIRA20h00 – Pastoral da Sobriedade – sala Felipe20h00 – Terço das famílias (lançamento do CD “Celebrando o Natal”)

PROGRAMAÇÃO DE FIM DE ANO NA PARÓQUIA NSRAINHA

31/12 - Quinta-feiraMissa de Ação de Graças Local: Paroquia Nossa Senhora RainhaHorário: 19h00

01/01/2016 – Sexta-feiraSolenidade Santa Maria Mãe de Deus Local: Paroquia Nossa Senhora Rainha Horário: 19h00

AVISOS

CRISMAJá estão abertas as inscrições para a Crisma 2016. Os interessados deverão procurar a secretaria paroquial para fazer inscrição.

MISSASEm janeiro não teremos missas de segunda a sexta--feira. Aos sábados e domingos os horários serão os habituais.Sábados: 17 horasDomingos: 08h45, 10h30, 12h00, 17h45 e 19h30. API – GRUPO DE APOIO A PERDAS IRRE-PARÁVEISEm janeiro, não haverá o encontro do Grupo API. Esse Grupo voltará a se reunir na 1ª terça-feira de fevereiro, dia 02, às 20 horas. ENCONTRO DE PREPARAÇÃO PARA O CASAMENTO (Curso de Noivos)O próximo Encontro de Noivos de nossa Paróquia será nos dias 20 e 21 de fevereiro (sábado e do-mingo) de 2016. Inscrições na secretaria paroquial.

17°dia: 20/12 Ore o sal. 104 – Minha alma, bendize o Senhor! Senhor meu Deus como és grande!

18°dia: 21/12 Ore o sal. 121 – o senhor é o teu guarda, como sombra que te cobre.

19°dia: 22/12 Ore o sal. 48 – Grande é o Senhor e digno de todo o louvor.

20°dia: 23/12 Ore o sal.112 – Meu coração está firme no Senhor, con-fia no Senhor e nada teme.

21°dia : 24/12 Ore o sal. 129 – “A benção do Senhor esteja sobre vós”. Nós vos abençoamos no nome do Senhor.

Roteiro para a oração pessoal: Faremos a liturgia diária, somado com o salmo do propósito de cada dia.

“Naqueles dias, eu, Daniel, fiz peni-tência durante três semanas. Nada comi que tivesse algum sabor, carne e vinho não entraram em minha boca, nem usei qualquer tipo de perfume durante três semanas completas.” (Dn 10, 2-3).

O tempo dedicado ao jejum é re-servado para buscar o Senhor, mes-mo em meio às atividades cotidianas. Somos convocados a intensificar nossa comunhão com o Senhor. Segundo o desejo de Jesus, devemos fazer isto sem ostentação, mas com discrição e buscando agradar somente ao Pai.

O PROPÓSITO do nosso Jejum será preparar nosso coração em fa-mília, para celebrarmos bem o Natal e para declararmos que 2016 será um

ano de vitória na nossa vida e na vida da Nossa Igreja.

Como faremos nosso Jejum? Por três semanas (vinte e um dias),

a contar de 04 a 24 de dezembro, somos convocados a um jejum parcial.

Durante este tempo, evitaremos alimentos pelos quais buscamos mais saciar nosso gosto do que as necessi-dades reais do nosso organismo (do-ces, refrigerante, excesso de frituras ou outros). Aos que tiverem condi-ções, escolher entre duas opções: ou iniciar a alimentação diária só a partir das 12h, ou simplesmente cortar uma das refeições do dia. Cuidado somente para não “descontar” na próxima refei-ção para compensar o que foi omitido. O Senhor vai falar ao seu coração.

Campanha Jejum de Daniel e Oração

No último domingo do Advento, contemplamos Maria na Visitação à prima Isabel.

Caminhemos com ela às monta-nhas, a uma aldeia de Judá. A pé e em pedras, num esforço de quatro dias, Maria tem pressa! Mas vamos, como ela, meditando.

Caminhemos com ela às monta-nhas, a uma aldeia de Judá. A pé e em pedras, num esforço de quatro dias, Maria tem pressa! Mas vamos, como ela, meditando.

Chegamos onde nascerá João Batista. Ouçamos Isabel aclamar: “Bendita és Tu entre todas as mu-lheres e bendito o fruto do Teu ven-tre! Como mereço que a Mãe do meu Senhor venha me visitar?” (cf Lc 1, 42-43). João Batista, no ventre, estremece... E a humildade de Maria derrama-se no Magnificat... e nós, so-berbos, prometamos ser humildes...

Isabel bendiz com palavras do Anjo: “para que se veja que deve

ser honrada pelos anjos e pelos ho-mens e que com razão se deve ante-por a todas as mulheres” (S. Beda). Adiantando-se às gerações, Isabel, no Espírito Santo, proclama bem--aventurada a Mãe do Senhor e louva a sua fé!

Não há fé como a de Maria, é mo-delo diante do Criador: submissão e acatamento plenos! Com sua fé, ela é o instrumento escolhido para a Redenção, Medianeira de todas as graças.

Diz a Lumen Gentium: “Esta as-sociação da mãe com o Filho na obra de Salvação, manifesta-se desde a concepção virginal de Cristo até à Sua morte. Primeiro, quando Maria, tendo partido solicitamente para visitar Isabel, foi por ela chamada bem-aventurada, por causa da FÉ que acreditou na salvação prometi-da, e o precursor exultou no seio de sua mãe(...) Assim avançou a Virgem pelo caminho da FÉ, mantendo fiel-

mente a união com seu Filho até a cruz( ...) padecendo acerbamente com seu Filho único, e associando--se com o coração de mãe ao Seu Sacrifício, consentindo com amor na imolação da vítima que dela nascera (57-58)”.

Caminhar com Maria nos eleva a uma visão e vivência maravilhosa dos planos de Salvação. Como a “Feliz que acreditou”, participemos dessa bem-aventurança, pois o prometido a nós pelo Senhor será cumprido! Amém!

Bernadete Moura LimaCatequista

Acompanhe as notícias e eventos da paróquia pelos endereços: www.nsrainha.com, www.twitter.com/NSRainha e www.belvederefm.com

Irmãos e irmãs, graça e paz.

Estamos no último domingo do advento e, daqui a cinco dias, celebraremos, com grande alegria, o mistério da encarnação de Jesus, nosso Senhor. Quando a Igreja celebra o Natal, ela quer celebrar não o aniversário do menini-nho Jesus. O que ela quer fazer, e faz, é tornar presente para nós, na força do Espírito Santo, a graça da vinda de Cristo!

Celebrando a liturgia do Natal, o acontecimento do passado torna-se presente no hoje da nossa vida.

Celebrando as santas festas do Natal, celebramos a Manifestação do Salvador no nosso hoje, na nossa vida, no nosso mundo! A liturgia tem esta característica: na força do Santo Espírito, torna presente realmente, de verdade, aquele acontecimento ocorrido no passado. Não é uma repetição do acontecimento, nem uma recordação! É, ao invés, aquilo que a Bíblia chama de memorial, isto é, tornar presente os atos de salvação de Deus!

Acolhamos, no hoje da nossa vida, a graça que Jesus trouxe com sua vinda ao mundo.

Que não fiquemos indiferentes ao menino que chora na man-jedoura. Ele é o rosto de Deus feito homem por amor.

Que neste Natal, o Senhor reacenda em nós o fogo da cari-dade, do desejo em servir ao próximo, a exemplo dele que se rebaixou das alturas celestes para caminhar conosco.

E na alegria de saber que Deus está ao nosso lado em todas as ocasiões desta vida, quero desejar um santo e feliz Natal a todos vocês, estimados paroquianos, e às suas famílias.

Grande abraço!

Padre Alexandre Fernandes de Oliveira

ORAÇÃO DO DIADerramai, ó Deus, a vossa graça em nossos corações para que, conhecendo pela mensagem do anjo a encarnação do vosso Filho, cheguemos, por sua paixão e cruz, à glória da ressurreição.

I Leitura (Mq 5,1-4)Salmo Responsorial 79(80)II Leitura (Hb 10,5-10)Evangelho (Lc 1,39-45)

2ª f.: Ct 2,8-14; Sl 32(33); Lc 1,39-453ª f.: 1Sm 1,24-28; Sl (1Sm2); Lc1,46-564ª f.: Ml 3,1-4.23-24; Sl 24(25); Lc 1,57-665ª f.: 2Sm 7,1-5.8-12.14.16; Sl 88(89); Lc 1,67-796ª f.: Is 52,7-10; Sl 97(98); Hb 1,1-6; Jo 1,1-18 ou 1-5.9-14Sábado: Atos 6,8-10; 7,54-59; Sl 30(31); Mt 10,17-22Domingo: Eclo 3,3-7.14-17; Sl 127(128); Cl 3,12-21; Lc 2,41-52

LITURGIA DA PALAVRA

EDITORIAL

“FELIZ AQUELA QUE ACREDITOU” (LC 1, 45 A)

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom João Justino de Medeiros Silva, ministrou, no último dia 10, na Paróquia Nossa Senhora Rainha, o Sacramento da Crisma a 150 jovens e 54 adultos. A Crisma é o Sacramento da con-firmação completa do batismo. Por meio dele, o fiel recebe o dom do Espírito Santo, faz um acordo com

Deus e, cheio dos dons do Espírito, é chamado a testemunhar o amor ao Senhor.

A missa foi concelebrada por Padre Alexandre Fernandes e Padre Paulo e o ministério de música teve a participação de Denise Gomes (voz), Rogério D’Ávila (violão) e Felipe Siqueira (teclado). Em sua homilia, Dom João Justino saudou a abençoou

os crismandos e crismandas, os pais, os padrinhos e os presentes, e disse aos crismandos que “vocês não che-garam aqui agora, pois fizeram uma longa caminhada, que exigiu de vocês participação em encontros, muitas orações e retiros, para se reconhe-cerem como escolhidos de Deus”, lembrando a eles que a Crisma é o “sacramento da maturidade da fé”.

De repente é Natal mais uma vez. Esta impermanência do tempo nos fascina e incomoda. Fascina porque não sentimos rotina e tédio; incomoda por-que sentimos na pele a nossa transitoriedade. Mas é Natal de novo! E o kairós de viver a eternidade no tempo é algo real. Isso mesmo: com a encarnação de Jesus, a eternidade entra no nosso tempo num abraço de ter-nura. É Deus abraçando nossa história e nossas fragilidades para nos trazer o caminho da vitória.

O nascimento de Jesus chama a atenção, primeiramente, pelo fato de nascer sem lugar, com-partilhando da nossa sorte que não temos neste mundo morada permanente. De fato, “não havia lugar para eles na hospedaria” (Lc 2, 7). Jesus nasce na periferia do mundo, para nos mostrar que os pobres são a maior riqueza

do Reino de Deus. E Ele, na ver-dade, veio para “anunciar a boa nova aos pobres” (Lc 4, 18).

Outro elemento curioso é o anúncio do nascimento aos pas-tores. Aterrorizados, recebem a mensagem “Não tenham me-do... nasceu o Salvador” (Lc 2, 10). Muitas vezes somos invadi-dos pelo medo e pela ansiedade, ao invés de deixar Deus agir em nossas vidas. Natal é Deus co-nosco, agindo em nós, cuidando da humanidade. Não tenhamos medo de nos entregar a Ele e ao seu plano de amor. O Natal nos desperta para a confiança em Deus. Por isso mesmo, o Natal representa um convite a exer-cer nossa liberdade na radical comunhão com o plano de Deus, mesmo porque, se fizermos o contrário na exacerbação da autonomia, nos perderemos de nós mesmos e teremos deixado a vida passar sem jorrar para

a eternidade. Na verdade, “a única orientação do espírito, a única direção da inteligência, da vontade e do coração para nós é esta: na direção de Cristo, Redentor do homem; na direção de Cristo, Redentor do mundo” (Redemptor Hominis nº 7).

O versículo 12 torna-se em-blemático pela fragilidade do sinal: “encontrarão o bebê en-volto em panos e deitado numa manjedoura”. Um bebê salva-dor, um Deus menino. Aqui se revela toda a ternura de Deus que assume a condição huma-na, mostrando-nos que não há outro caminho para chegarmos até Ele senão a própria humani-dade. A busca do humano que há em nós, o amor ao humano, nos revela o rosto de Deus, as-sim como Jesus fez descortinar a misericórdia do Pai. O Deus-menino expressa a grande luz da humanidade, a saída das trevas.

“Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos ho-mens por ele amados” (Lc 2, 14). Aqui acontece a comunicação mais desejada de todos os ho-mens de todos os tempos: a paz. Jesus é fonte de paz. A paz nos vem do amor de Deus. Somente n’Ele encontramos o sentido do humano. “O homem não pode viver sem amor. Ele permanece para si próprio um ser incompre-ensível e a sua vida é destituída de sentido, se não lhe for revelado o amor, se ele não se encontra com o amor, se o não experimenta e se o não torna algo seu próprio, se nele não participa vivamente. E por isto, precisamente Cristo Redentor, como já foi dito acima, revela plenamente o homem ao próprio homem” (Redemptor Hominis nº 10). E aqui vale recor-dar que “Deus, de fato, amou de tal modo o mundo, que lhe deu o Seu filho unigénito, para que todo o que nele crer não pere-ça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3, 16). Fraterno abraço e meus votos de um Santo Natal e uma vida repleta do espírito natalino.

Padre Márcio Paiva

MAIS DE 200 JOVENS SÃO CONFIRMADOS NO ESPÍRITO SANTO SINAL DE UMA IGREJA VIVA E DINÂMICA

No último domingo do Advento, contemplamos Maria na Visitação à prima Isabel.

Caminhemos com ela às monta-nhas, a uma aldeia de Judá. A pé e em pedras, num esforço de quatro dias, Maria tem pressa! Mas vamos, como ela, meditando.

Caminhemos com ela às monta-nhas, a uma aldeia de Judá. A pé e em pedras, num esforço de quatro dias, Maria tem pressa! Mas vamos, como ela, meditando.

Chegamos onde nascerá João Batista. Ouçamos Isabel aclamar: “Bendita és Tu entre todas as mu-lheres e bendito o fruto do Teu ven-tre! Como mereço que a Mãe do meu Senhor venha me visitar?” (cf Lc 1, 42-43). João Batista, no ventre, estremece... E a humildade de Maria derrama-se no Magnificat... e nós, so-berbos, prometamos ser humildes...

Isabel bendiz com palavras do Anjo: “para que se veja que deve

ser honrada pelos anjos e pelos ho-mens e que com razão se deve ante-por a todas as mulheres” (S. Beda). Adiantando-se às gerações, Isabel, no Espírito Santo, proclama bem--aventurada a Mãe do Senhor e louva a sua fé!

Não há fé como a de Maria, é mo-delo diante do Criador: submissão e acatamento plenos! Com sua fé, ela é o instrumento escolhido para a Redenção, Medianeira de todas as graças.

Diz a Lumen Gentium: “Esta as-sociação da mãe com o Filho na obra de Salvação, manifesta-se desde a concepção virginal de Cristo até à Sua morte. Primeiro, quando Maria, tendo partido solicitamente para visitar Isabel, foi por ela chamada bem-aventurada, por causa da FÉ que acreditou na salvação prometi-da, e o precursor exultou no seio de sua mãe(...) Assim avançou a Virgem pelo caminho da FÉ, mantendo fiel-

mente a união com seu Filho até a cruz( ...) padecendo acerbamente com seu Filho único, e associando--se com o coração de mãe ao Seu Sacrifício, consentindo com amor na imolação da vítima que dela nascera (57-58)”.

Caminhar com Maria nos eleva a uma visão e vivência maravilhosa dos planos de Salvação. Como a “Feliz que acreditou”, participemos dessa bem-aventurança, pois o prometido a nós pelo Senhor será cumprido! Amém!

Bernadete Moura LimaCatequista

Acompanhe as notícias e eventos da paróquia pelos endereços: www.nsrainha.com, www.twitter.com/NSRainha e www.belvederefm.com

Irmãos e irmãs, graça e paz.

Estamos no último domingo do advento e, daqui a cinco dias, celebraremos, com grande alegria, o mistério da encarnação de Jesus, nosso Senhor. Quando a Igreja celebra o Natal, ela quer celebrar não o aniversário do menini-nho Jesus. O que ela quer fazer, e faz, é tornar presente para nós, na força do Espírito Santo, a graça da vinda de Cristo!

Celebrando a liturgia do Natal, o acontecimento do passado torna-se presente no hoje da nossa vida.

Celebrando as santas festas do Natal, celebramos a Manifestação do Salvador no nosso hoje, na nossa vida, no nosso mundo! A liturgia tem esta característica: na força do Santo Espírito, torna presente realmente, de verdade, aquele acontecimento ocorrido no passado. Não é uma repetição do acontecimento, nem uma recordação! É, ao invés, aquilo que a Bíblia chama de memorial, isto é, tornar presente os atos de salvação de Deus!

Acolhamos, no hoje da nossa vida, a graça que Jesus trouxe com sua vinda ao mundo.

Que não fiquemos indiferentes ao menino que chora na man-jedoura. Ele é o rosto de Deus feito homem por amor.

Que neste Natal, o Senhor reacenda em nós o fogo da cari-dade, do desejo em servir ao próximo, a exemplo dele que se rebaixou das alturas celestes para caminhar conosco.

E na alegria de saber que Deus está ao nosso lado em todas as ocasiões desta vida, quero desejar um santo e feliz Natal a todos vocês, estimados paroquianos, e às suas famílias.

Grande abraço!

Padre Alexandre Fernandes de Oliveira

ORAÇÃO DO DIADerramai, ó Deus, a vossa graça em nossos corações para que, conhecendo pela mensagem do anjo a encarnação do vosso Filho, cheguemos, por sua paixão e cruz, à glória da ressurreição.

I Leitura (Mq 5,1-4)Salmo Responsorial 79(80)II Leitura (Hb 10,5-10)Evangelho (Lc 1,39-45)

2ª f.: Ct 2,8-14; Sl 32(33); Lc 1,39-453ª f.: 1Sm 1,24-28; Sl (1Sm2); Lc1,46-564ª f.: Ml 3,1-4.23-24; Sl 24(25); Lc 1,57-665ª f.: 2Sm 7,1-5.8-12.14.16; Sl 88(89); Lc 1,67-796ª f.: Is 52,7-10; Sl 97(98); Hb 1,1-6; Jo 1,1-18 ou 1-5.9-14Sábado: Atos 6,8-10; 7,54-59; Sl 30(31); Mt 10,17-22Domingo: Eclo 3,3-7.14-17; Sl 127(128); Cl 3,12-21; Lc 2,41-52

LITURGIA DA PALAVRA

EDITORIAL

“FELIZ AQUELA QUE ACREDITOU” (LC 1, 45 A)

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom João Justino de Medeiros Silva, ministrou, no último dia 10, na Paróquia Nossa Senhora Rainha, o Sacramento da Crisma a 150 jovens e 54 adultos. A Crisma é o Sacramento da con-firmação completa do batismo. Por meio dele, o fiel recebe o dom do Espírito Santo, faz um acordo com

Deus e, cheio dos dons do Espírito, é chamado a testemunhar o amor ao Senhor.

A missa foi concelebrada por Padre Alexandre Fernandes e Padre Paulo e o ministério de música teve a participação de Denise Gomes (voz), Rogério D’Ávila (violão) e Felipe Siqueira (teclado). Em sua homilia, Dom João Justino saudou a abençoou

os crismandos e crismandas, os pais, os padrinhos e os presentes, e disse aos crismandos que “vocês não che-garam aqui agora, pois fizeram uma longa caminhada, que exigiu de vocês participação em encontros, muitas orações e retiros, para se reconhe-cerem como escolhidos de Deus”, lembrando a eles que a Crisma é o “sacramento da maturidade da fé”.

De repente é Natal mais uma vez. Esta impermanência do tempo nos fascina e incomoda. Fascina porque não sentimos rotina e tédio; incomoda por-que sentimos na pele a nossa transitoriedade. Mas é Natal de novo! E o kairós de viver a eternidade no tempo é algo real. Isso mesmo: com a encarnação de Jesus, a eternidade entra no nosso tempo num abraço de ter-nura. É Deus abraçando nossa história e nossas fragilidades para nos trazer o caminho da vitória.

O nascimento de Jesus chama a atenção, primeiramente, pelo fato de nascer sem lugar, com-partilhando da nossa sorte que não temos neste mundo morada permanente. De fato, “não havia lugar para eles na hospedaria” (Lc 2, 7). Jesus nasce na periferia do mundo, para nos mostrar que os pobres são a maior riqueza

do Reino de Deus. E Ele, na ver-dade, veio para “anunciar a boa nova aos pobres” (Lc 4, 18).

Outro elemento curioso é o anúncio do nascimento aos pas-tores. Aterrorizados, recebem a mensagem “Não tenham me-do... nasceu o Salvador” (Lc 2, 10). Muitas vezes somos invadi-dos pelo medo e pela ansiedade, ao invés de deixar Deus agir em nossas vidas. Natal é Deus co-nosco, agindo em nós, cuidando da humanidade. Não tenhamos medo de nos entregar a Ele e ao seu plano de amor. O Natal nos desperta para a confiança em Deus. Por isso mesmo, o Natal representa um convite a exer-cer nossa liberdade na radical comunhão com o plano de Deus, mesmo porque, se fizermos o contrário na exacerbação da autonomia, nos perderemos de nós mesmos e teremos deixado a vida passar sem jorrar para

a eternidade. Na verdade, “a única orientação do espírito, a única direção da inteligência, da vontade e do coração para nós é esta: na direção de Cristo, Redentor do homem; na direção de Cristo, Redentor do mundo” (Redemptor Hominis nº 7).

O versículo 12 torna-se em-blemático pela fragilidade do sinal: “encontrarão o bebê en-volto em panos e deitado numa manjedoura”. Um bebê salva-dor, um Deus menino. Aqui se revela toda a ternura de Deus que assume a condição huma-na, mostrando-nos que não há outro caminho para chegarmos até Ele senão a própria humani-dade. A busca do humano que há em nós, o amor ao humano, nos revela o rosto de Deus, as-sim como Jesus fez descortinar a misericórdia do Pai. O Deus-menino expressa a grande luz da humanidade, a saída das trevas.

“Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos ho-mens por ele amados” (Lc 2, 14). Aqui acontece a comunicação mais desejada de todos os ho-mens de todos os tempos: a paz. Jesus é fonte de paz. A paz nos vem do amor de Deus. Somente n’Ele encontramos o sentido do humano. “O homem não pode viver sem amor. Ele permanece para si próprio um ser incompre-ensível e a sua vida é destituída de sentido, se não lhe for revelado o amor, se ele não se encontra com o amor, se o não experimenta e se o não torna algo seu próprio, se nele não participa vivamente. E por isto, precisamente Cristo Redentor, como já foi dito acima, revela plenamente o homem ao próprio homem” (Redemptor Hominis nº 10). E aqui vale recor-dar que “Deus, de fato, amou de tal modo o mundo, que lhe deu o Seu filho unigénito, para que todo o que nele crer não pere-ça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3, 16). Fraterno abraço e meus votos de um Santo Natal e uma vida repleta do espírito natalino.

Padre Márcio Paiva

MAIS DE 200 JOVENS SÃO CONFIRMADOS NO ESPÍRITO SANTO SINAL DE UMA IGREJA VIVA E DINÂMICA

No último domingo do Advento, contemplamos Maria na Visitação à prima Isabel.

Caminhemos com ela às monta-nhas, a uma aldeia de Judá. A pé e em pedras, num esforço de quatro dias, Maria tem pressa! Mas vamos, como ela, meditando.

Caminhemos com ela às monta-nhas, a uma aldeia de Judá. A pé e em pedras, num esforço de quatro dias, Maria tem pressa! Mas vamos, como ela, meditando.

Chegamos onde nascerá João Batista. Ouçamos Isabel aclamar: “Bendita és Tu entre todas as mu-lheres e bendito o fruto do Teu ven-tre! Como mereço que a Mãe do meu Senhor venha me visitar?” (cf Lc 1, 42-43). João Batista, no ventre, estremece... E a humildade de Maria derrama-se no Magnificat... e nós, so-berbos, prometamos ser humildes...

Isabel bendiz com palavras do Anjo: “para que se veja que deve

ser honrada pelos anjos e pelos ho-mens e que com razão se deve ante-por a todas as mulheres” (S. Beda). Adiantando-se às gerações, Isabel, no Espírito Santo, proclama bem--aventurada a Mãe do Senhor e louva a sua fé!

Não há fé como a de Maria, é mo-delo diante do Criador: submissão e acatamento plenos! Com sua fé, ela é o instrumento escolhido para a Redenção, Medianeira de todas as graças.

Diz a Lumen Gentium: “Esta as-sociação da mãe com o Filho na obra de Salvação, manifesta-se desde a concepção virginal de Cristo até à Sua morte. Primeiro, quando Maria, tendo partido solicitamente para visitar Isabel, foi por ela chamada bem-aventurada, por causa da FÉ que acreditou na salvação prometi-da, e o precursor exultou no seio de sua mãe(...) Assim avançou a Virgem pelo caminho da FÉ, mantendo fiel-

mente a união com seu Filho até a cruz( ...) padecendo acerbamente com seu Filho único, e associando--se com o coração de mãe ao Seu Sacrifício, consentindo com amor na imolação da vítima que dela nascera (57-58)”.

Caminhar com Maria nos eleva a uma visão e vivência maravilhosa dos planos de Salvação. Como a “Feliz que acreditou”, participemos dessa bem-aventurança, pois o prometido a nós pelo Senhor será cumprido! Amém!

Bernadete Moura LimaCatequista

Acompanhe as notícias e eventos da paróquia pelos endereços: www.nsrainha.com, www.twitter.com/NSRainha e www.belvederefm.com

Irmãos e irmãs, graça e paz.

Estamos no último domingo do advento e, daqui a cinco dias, celebraremos, com grande alegria, o mistério da encarnação de Jesus, nosso Senhor. Quando a Igreja celebra o Natal, ela quer celebrar não o aniversário do menini-nho Jesus. O que ela quer fazer, e faz, é tornar presente para nós, na força do Espírito Santo, a graça da vinda de Cristo!

Celebrando a liturgia do Natal, o acontecimento do passado torna-se presente no hoje da nossa vida.

Celebrando as santas festas do Natal, celebramos a Manifestação do Salvador no nosso hoje, na nossa vida, no nosso mundo! A liturgia tem esta característica: na força do Santo Espírito, torna presente realmente, de verdade, aquele acontecimento ocorrido no passado. Não é uma repetição do acontecimento, nem uma recordação! É, ao invés, aquilo que a Bíblia chama de memorial, isto é, tornar presente os atos de salvação de Deus!

Acolhamos, no hoje da nossa vida, a graça que Jesus trouxe com sua vinda ao mundo.

Que não fiquemos indiferentes ao menino que chora na man-jedoura. Ele é o rosto de Deus feito homem por amor.

Que neste Natal, o Senhor reacenda em nós o fogo da cari-dade, do desejo em servir ao próximo, a exemplo dele que se rebaixou das alturas celestes para caminhar conosco.

E na alegria de saber que Deus está ao nosso lado em todas as ocasiões desta vida, quero desejar um santo e feliz Natal a todos vocês, estimados paroquianos, e às suas famílias.

Grande abraço!

Padre Alexandre Fernandes de Oliveira

ORAÇÃO DO DIADerramai, ó Deus, a vossa graça em nossos corações para que, conhecendo pela mensagem do anjo a encarnação do vosso Filho, cheguemos, por sua paixão e cruz, à glória da ressurreição.

I Leitura (Mq 5,1-4)Salmo Responsorial 79(80)II Leitura (Hb 10,5-10)Evangelho (Lc 1,39-45)

2ª f.: Ct 2,8-14; Sl 32(33); Lc 1,39-453ª f.: 1Sm 1,24-28; Sl (1Sm2); Lc1,46-564ª f.: Ml 3,1-4.23-24; Sl 24(25); Lc 1,57-665ª f.: 2Sm 7,1-5.8-12.14.16; Sl 88(89); Lc 1,67-796ª f.: Is 52,7-10; Sl 97(98); Hb 1,1-6; Jo 1,1-18 ou 1-5.9-14Sábado: Atos 6,8-10; 7,54-59; Sl 30(31); Mt 10,17-22Domingo: Eclo 3,3-7.14-17; Sl 127(128); Cl 3,12-21; Lc 2,41-52

LITURGIA DA PALAVRA

EDITORIAL

“FELIZ AQUELA QUE ACREDITOU” (LC 1, 45 A)

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom João Justino de Medeiros Silva, ministrou, no último dia 10, na Paróquia Nossa Senhora Rainha, o Sacramento da Crisma a 150 jovens e 54 adultos. A Crisma é o Sacramento da con-firmação completa do batismo. Por meio dele, o fiel recebe o dom do Espírito Santo, faz um acordo com

Deus e, cheio dos dons do Espírito, é chamado a testemunhar o amor ao Senhor.

A missa foi concelebrada por Padre Alexandre Fernandes e Padre Paulo e o ministério de música teve a participação de Denise Gomes (voz), Rogério D’Ávila (violão) e Felipe Siqueira (teclado). Em sua homilia, Dom João Justino saudou a abençoou

os crismandos e crismandas, os pais, os padrinhos e os presentes, e disse aos crismandos que “vocês não che-garam aqui agora, pois fizeram uma longa caminhada, que exigiu de vocês participação em encontros, muitas orações e retiros, para se reconhe-cerem como escolhidos de Deus”, lembrando a eles que a Crisma é o “sacramento da maturidade da fé”.

De repente é Natal mais uma vez. Esta impermanência do tempo nos fascina e incomoda. Fascina porque não sentimos rotina e tédio; incomoda por-que sentimos na pele a nossa transitoriedade. Mas é Natal de novo! E o kairós de viver a eternidade no tempo é algo real. Isso mesmo: com a encarnação de Jesus, a eternidade entra no nosso tempo num abraço de ter-nura. É Deus abraçando nossa história e nossas fragilidades para nos trazer o caminho da vitória.

O nascimento de Jesus chama a atenção, primeiramente, pelo fato de nascer sem lugar, com-partilhando da nossa sorte que não temos neste mundo morada permanente. De fato, “não havia lugar para eles na hospedaria” (Lc 2, 7). Jesus nasce na periferia do mundo, para nos mostrar que os pobres são a maior riqueza

do Reino de Deus. E Ele, na ver-dade, veio para “anunciar a boa nova aos pobres” (Lc 4, 18).

Outro elemento curioso é o anúncio do nascimento aos pas-tores. Aterrorizados, recebem a mensagem “Não tenham me-do... nasceu o Salvador” (Lc 2, 10). Muitas vezes somos invadi-dos pelo medo e pela ansiedade, ao invés de deixar Deus agir em nossas vidas. Natal é Deus co-nosco, agindo em nós, cuidando da humanidade. Não tenhamos medo de nos entregar a Ele e ao seu plano de amor. O Natal nos desperta para a confiança em Deus. Por isso mesmo, o Natal representa um convite a exer-cer nossa liberdade na radical comunhão com o plano de Deus, mesmo porque, se fizermos o contrário na exacerbação da autonomia, nos perderemos de nós mesmos e teremos deixado a vida passar sem jorrar para

a eternidade. Na verdade, “a única orientação do espírito, a única direção da inteligência, da vontade e do coração para nós é esta: na direção de Cristo, Redentor do homem; na direção de Cristo, Redentor do mundo” (Redemptor Hominis nº 7).

O versículo 12 torna-se em-blemático pela fragilidade do sinal: “encontrarão o bebê en-volto em panos e deitado numa manjedoura”. Um bebê salva-dor, um Deus menino. Aqui se revela toda a ternura de Deus que assume a condição huma-na, mostrando-nos que não há outro caminho para chegarmos até Ele senão a própria humani-dade. A busca do humano que há em nós, o amor ao humano, nos revela o rosto de Deus, as-sim como Jesus fez descortinar a misericórdia do Pai. O Deus-menino expressa a grande luz da humanidade, a saída das trevas.

“Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos ho-mens por ele amados” (Lc 2, 14). Aqui acontece a comunicação mais desejada de todos os ho-mens de todos os tempos: a paz. Jesus é fonte de paz. A paz nos vem do amor de Deus. Somente n’Ele encontramos o sentido do humano. “O homem não pode viver sem amor. Ele permanece para si próprio um ser incompre-ensível e a sua vida é destituída de sentido, se não lhe for revelado o amor, se ele não se encontra com o amor, se o não experimenta e se o não torna algo seu próprio, se nele não participa vivamente. E por isto, precisamente Cristo Redentor, como já foi dito acima, revela plenamente o homem ao próprio homem” (Redemptor Hominis nº 10). E aqui vale recor-dar que “Deus, de fato, amou de tal modo o mundo, que lhe deu o Seu filho unigénito, para que todo o que nele crer não pere-ça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3, 16). Fraterno abraço e meus votos de um Santo Natal e uma vida repleta do espírito natalino.

Padre Márcio Paiva

MAIS DE 200 JOVENS SÃO CONFIRMADOS NO ESPÍRITO SANTO SINAL DE UMA IGREJA VIVA E DINÂMICA

21/12 – SEGUNDA-FEIRA19h00 – Oração do Terço Mariano

24/12 – QUINTA-FEIRA 18h00 – Missa da Noite de Natal

27/12 – DOMINGO 09h00 – Missa

CELEBRAÇÕES E EVENTOS NA COMUNIDADE BOM JESUS DO VALE

20/12 Lecy Condessa Araújo Brant Aline Andrade França

21/12 Judson Marcos Neves Oliveira Maria Eliza Reis Maria Stella Andrade de Resende Ana Regina Gobbi Magna Maria Teixeira de Souza Andrade

22/12 Ana Beatriz de Abreu Moreira Luís Brito Filho Luciana Ghader Corgosinho Lea Vaz de Mello Stancioli Maria Thereza Miranda Vânia Maria Nunes Coelho Fernanda Lisieux Bastos Almeida de Lima

23/12 Rita de Cássia Colucci Coelho Márcio Nunes da Silva Christiane Helene Amarante Rocha Maria Teresa Caetano Vidigal Giovanni Assis da Costa Oliveira Marialice Lamarca Almeida Ana Angélica Pereira Teixeira

24/12 Maria Eliane Capanema Melo Franco Nogueira Luciana Pereira Barros Rodrigo Álvares de Abreu Isabella Moraes Alves

25/12 José Guimarães Júnior Márcia Helena Salgado Brandão Neimark Rodrigues Ramos Ana Cláudia Senna de Oliveira

26/12 Flávia Lobato Amaral Giovani Gambogi Parreira Marinel de Fátima Batista Maria Cleuza Mucida Marina Farias Vieira Sérgio de Souza Borges Moreira Silva Adriane da Silva Assis

Relação de Dizimistas aniversariantes

Os cumprimentos e as orações de todaa Paróquia aos nossos irmãos dizimistas!

INFORMATIVO

Informativo semanal da Paróquia Nossa Senhora Rainha | Número 757 | De 20 a 26 de dezembro de 2015

NSRainhaIV DOMINGO DO ADVENTO

Deus de Deus! Luz da Luz! O próprio Filho de Deus, que existe desde toda a eternidade, foi concebido por uma Virgem, já santificada pelo Espírito Santo. O natal vem chegando e, com ele, a ternura do Deus menino!

O bispo auxiliar da Arquidiocese de BH, Dom João Justino, ministrou, no último dia 10, o Sacramento da Crisma a 150 jovens e 54 adultos, que fizeram a renovação das promessas batismais e receberam o dom do Espírito Santo.

Você já pode procurar a secretaria da paróquia NSRainha para inscrever--se para a Crisma e para o primeiro curso de noivos de 2016. Outros avisos, também muito importantes, na página 06. Confira!

PÁGINA 03 PÁGINA 04 PÁGINA 06

Período: 20/12 a 26/12Tema: A grande luz (Isaías 9, 1-6)Objetivo: A paz para sempre

Irmãos!

Não mais a escuridão das sombrias regiões da morte, nem as agruras do plantio e amargura da guerra.Não mais o peso sobre os ombros e o orgulho dos fiscais.

Queimem-se as botas de tropas de assalto, às chamas o traje manchado de sangue.

Que alegria e felicidade cresçam e se multipliquem no regozijo da colheita e hinos de vitória.Eis que grande luz resplandece sobre nós!

Porque nasceu para nós um Menino, um Filho nos foi dado; ele traz aos ombros a insígnia da realeza; e seu nome é: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai dos tempos futuros, Príncipe da Paz.

Vivamos na Paz do seu reino, consolidemos sua justiça e santidade.Pois o amor zeloso do Senhor dos exércitos está realizando estas coisas!

“Ouve-se a voz de teus vigias, eles levantam a voz, estão exul-tantes de alegria, sabem que verão com os próprios olhos o Senhor voltar a Sião”. (Is 52,8)

ESTUDO SEMANAL DAS CÉLULAS PAROQUIAISDE EVANGELIZAÇÃO

Só ele faz a vontade do Pai

“Bem-aventurada aquela que acreditou que será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.

O grito que brotou do coração de Isabel sintetiza o sentido deste quarto domingo do Advento. A discreta figura de Maria se faz um pouco mais presente. Ela é aquela que se entregou, de cor-po e alma, à ação de Deus. A bênção de Isabel diante da mãe de seu Senhor, que veio até ela, nos ensina a maneira como, de agora em diante, precisamos acolher a obra de Deus, deixando Jesus ser o único a dizer, verdadeiramente, que ele faz a vontade do Pai e, ao fazê-lo, precisamos, à imitação de Nossa Senhora, entrar mais a fundo na fé e pedir que se realize em nós, por Jesus, o advento da Palavra.

Programação da semana DIVERSOS

Apoio:

21DEZ

23DEZ

22DEZ

24DEZ

26DEZ

25DEZ

27DEZ

TERÇA-FEIRA07h00 – Missa19h30 – Grupo de oração com a Dra. Filó

QUARTA-FEIRA 07h00 – Missa19h30 – Confissão comunitária

QUINTA-FEIRA 18h00 e 19h30 – Missas da Noite de Natal na Paróquia Nossa Senhora Rainha

18h00 – Missa da Noite de Natal na Comunidade Bom Jesus do Vale

SEXTA-FEIRA 10h30, 12h00, 17h45 e 19h30 – Missas do Natal do Senhor

SÁBADO 17h00 – Missa

DOMINGO 08h45 / 10h30 / 12h00 / 17h45 / 19h30 – Missas

SEGUNDA-FEIRA20h00 – Pastoral da Sobriedade – sala Felipe20h00 – Terço das famílias (lançamento do CD “Celebrando o Natal”)

PROGRAMAÇÃO DE FIM DE ANO NA PARÓQUIA NSRAINHA

31/12 - Quinta-feiraMissa de Ação de Graças Local: Paroquia Nossa Senhora RainhaHorário: 19h00

01/01/2016 – Sexta-feiraSolenidade Santa Maria Mãe de Deus Local: Paroquia Nossa Senhora Rainha Horário: 19h00

AVISOS

CRISMAJá estão abertas as inscrições para a Crisma 2016. Os interessados deverão procurar a secretaria paroquial para fazer inscrição.

MISSASEm janeiro não teremos missas de segunda a sexta--feira. Aos sábados e domingos os horários serão os habituais.Sábados: 17 horasDomingos: 08h45, 10h30, 12h00, 17h45 e 19h30. API – GRUPO DE APOIO A PERDAS IRRE-PARÁVEISEm janeiro, não haverá o encontro do Grupo API. Esse Grupo voltará a se reunir na 1ª terça-feira de fevereiro, dia 02, às 20 horas. ENCONTRO DE PREPARAÇÃO PARA O CASAMENTO (Curso de Noivos)O próximo Encontro de Noivos de nossa Paróquia será nos dias 20 e 21 de fevereiro (sábado e do-mingo) de 2016. Inscrições na secretaria paroquial.

17°dia: 20/12 Ore o sal. 104 – Minha alma, bendize o Senhor! Senhor meu Deus como és grande!

18°dia: 21/12 Ore o sal. 121 – o senhor é o teu guarda, como sombra que te cobre.

19°dia: 22/12 Ore o sal. 48 – Grande é o Senhor e digno de todo o louvor.

20°dia: 23/12 Ore o sal.112 – Meu coração está firme no Senhor, con-fia no Senhor e nada teme.

21°dia : 24/12 Ore o sal. 129 – “A benção do Senhor esteja sobre vós”. Nós vos abençoamos no nome do Senhor.

Roteiro para a oração pessoal: Faremos a liturgia diária, somado com o salmo do propósito de cada dia.

“Naqueles dias, eu, Daniel, fiz peni-tência durante três semanas. Nada comi que tivesse algum sabor, carne e vinho não entraram em minha boca, nem usei qualquer tipo de perfume durante três semanas completas.” (Dn 10, 2-3).

O tempo dedicado ao jejum é re-servado para buscar o Senhor, mes-mo em meio às atividades cotidianas. Somos convocados a intensificar nossa comunhão com o Senhor. Segundo o desejo de Jesus, devemos fazer isto sem ostentação, mas com discrição e buscando agradar somente ao Pai.

O PROPÓSITO do nosso Jejum será preparar nosso coração em fa-mília, para celebrarmos bem o Natal e para declararmos que 2016 será um

ano de vitória na nossa vida e na vida da Nossa Igreja.

Como faremos nosso Jejum? Por três semanas (vinte e um dias),

a contar de 04 a 24 de dezembro, somos convocados a um jejum parcial.

Durante este tempo, evitaremos alimentos pelos quais buscamos mais saciar nosso gosto do que as necessi-dades reais do nosso organismo (do-ces, refrigerante, excesso de frituras ou outros). Aos que tiverem condi-ções, escolher entre duas opções: ou iniciar a alimentação diária só a partir das 12h, ou simplesmente cortar uma das refeições do dia. Cuidado somente para não “descontar” na próxima refei-ção para compensar o que foi omitido. O Senhor vai falar ao seu coração.

Campanha Jejum de Daniel e Oração

21/12 – SEGUNDA-FEIRA19h00 – Oração do Terço Mariano

24/12 – QUINTA-FEIRA 18h00 – Missa da Noite de Natal

27/12 – DOMINGO 09h00 – Missa

CELEBRAÇÕES E EVENTOS NA COMUNIDADE BOM JESUS DO VALE

20/12 Lecy Condessa Araújo Brant Aline Andrade França

21/12 Judson Marcos Neves Oliveira Maria Eliza Reis Maria Stella Andrade de Resende Ana Regina Gobbi Magna Maria Teixeira de Souza Andrade

22/12 Ana Beatriz de Abreu Moreira Luís Brito Filho Luciana Ghader Corgosinho Lea Vaz de Mello Stancioli Maria Thereza Miranda Vânia Maria Nunes Coelho Fernanda Lisieux Bastos Almeida de Lima

23/12 Rita de Cássia Colucci Coelho Márcio Nunes da Silva Christiane Helene Amarante Rocha Maria Teresa Caetano Vidigal Giovanni Assis da Costa Oliveira Marialice Lamarca Almeida Ana Angélica Pereira Teixeira

24/12 Maria Eliane Capanema Melo Franco Nogueira Luciana Pereira Barros Rodrigo Álvares de Abreu Isabella Moraes Alves

25/12 José Guimarães Júnior Márcia Helena Salgado Brandão Neimark Rodrigues Ramos Ana Cláudia Senna de Oliveira

26/12 Flávia Lobato Amaral Giovani Gambogi Parreira Marinel de Fátima Batista Maria Cleuza Mucida Marina Farias Vieira Sérgio de Souza Borges Moreira Silva Adriane da Silva Assis

Relação de Dizimistas aniversariantes

Os cumprimentos e as orações de todaa Paróquia aos nossos irmãos dizimistas!

INFORMATIVO

Informativo semanal da Paróquia Nossa Senhora Rainha | Número 757 | De 20 a 26 de dezembro de 2015

NSRainhaIV DOMINGO DO ADVENTO

Deus de Deus! Luz da Luz! O próprio Filho de Deus, que existe desde toda a eternidade, foi concebido por uma Virgem, já santificada pelo Espírito Santo. O natal vem chegando e, com ele, a ternura do Deus menino!

O bispo auxiliar da Arquidiocese de BH, Dom João Justino, ministrou, no último dia 10, o Sacramento da Crisma a 150 jovens e 54 adultos, que fizeram a renovação das promessas batismais e receberam o dom do Espírito Santo.

Você já pode procurar a secretaria da paróquia NSRainha para inscrever--se para a Crisma e para o primeiro curso de noivos de 2016. Outros avisos, também muito importantes, na página 06. Confira!

PÁGINA 03 PÁGINA 04 PÁGINA 06

Período: 20/12 a 26/12Tema: A grande luz (Isaías 9, 1-6)Objetivo: A paz para sempre

Irmãos!

Não mais a escuridão das sombrias regiões da morte, nem as agruras do plantio e amargura da guerra.Não mais o peso sobre os ombros e o orgulho dos fiscais.

Queimem-se as botas de tropas de assalto, às chamas o traje manchado de sangue.

Que alegria e felicidade cresçam e se multipliquem no regozijo da colheita e hinos de vitória.Eis que grande luz resplandece sobre nós!

Porque nasceu para nós um Menino, um Filho nos foi dado; ele traz aos ombros a insígnia da realeza; e seu nome é: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai dos tempos futuros, Príncipe da Paz.

Vivamos na Paz do seu reino, consolidemos sua justiça e santidade.Pois o amor zeloso do Senhor dos exércitos está realizando estas coisas!

“Ouve-se a voz de teus vigias, eles levantam a voz, estão exul-tantes de alegria, sabem que verão com os próprios olhos o Senhor voltar a Sião”. (Is 52,8)

ESTUDO SEMANAL DAS CÉLULAS PAROQUIAISDE EVANGELIZAÇÃO

Só ele faz a vontade do Pai

“Bem-aventurada aquela que acreditou que será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.

O grito que brotou do coração de Isabel sintetiza o sentido deste quarto domingo do Advento. A discreta figura de Maria se faz um pouco mais presente. Ela é aquela que se entregou, de cor-po e alma, à ação de Deus. A bênção de Isabel diante da mãe de seu Senhor, que veio até ela, nos ensina a maneira como, de agora em diante, precisamos acolher a obra de Deus, deixando Jesus ser o único a dizer, verdadeiramente, que ele faz a vontade do Pai e, ao fazê-lo, precisamos, à imitação de Nossa Senhora, entrar mais a fundo na fé e pedir que se realize em nós, por Jesus, o advento da Palavra.

Programação da semana DIVERSOS

Apoio:

21DEZ

23DEZ

22DEZ

24DEZ

26DEZ

25DEZ

27DEZ

TERÇA-FEIRA07h00 – Missa19h30 – Grupo de oração com a Dra. Filó

QUARTA-FEIRA 07h00 – Missa19h30 – Confissão comunitária

QUINTA-FEIRA 18h00 e 19h30 – Missas da Noite de Natal na Paróquia Nossa Senhora Rainha

18h00 – Missa da Noite de Natal na Comunidade Bom Jesus do Vale

SEXTA-FEIRA 10h30, 12h00, 17h45 e 19h30 – Missas do Natal do Senhor

SÁBADO 17h00 – Missa

DOMINGO 08h45 / 10h30 / 12h00 / 17h45 / 19h30 – Missas

SEGUNDA-FEIRA20h00 – Pastoral da Sobriedade – sala Felipe20h00 – Terço das famílias (lançamento do CD “Celebrando o Natal”)

PROGRAMAÇÃO DE FIM DE ANO NA PARÓQUIA NSRAINHA

31/12 - Quinta-feiraMissa de Ação de Graças Local: Paroquia Nossa Senhora RainhaHorário: 19h00

01/01/2016 – Sexta-feiraSolenidade Santa Maria Mãe de Deus Local: Paroquia Nossa Senhora Rainha Horário: 19h00

AVISOS

CRISMAJá estão abertas as inscrições para a Crisma 2016. Os interessados deverão procurar a secretaria paroquial para fazer inscrição.

MISSASEm janeiro não teremos missas de segunda a sexta--feira. Aos sábados e domingos os horários serão os habituais.Sábados: 17 horasDomingos: 08h45, 10h30, 12h00, 17h45 e 19h30. API – GRUPO DE APOIO A PERDAS IRRE-PARÁVEISEm janeiro, não haverá o encontro do Grupo API. Esse Grupo voltará a se reunir na 1ª terça-feira de fevereiro, dia 02, às 20 horas. ENCONTRO DE PREPARAÇÃO PARA O CASAMENTO (Curso de Noivos)O próximo Encontro de Noivos de nossa Paróquia será nos dias 20 e 21 de fevereiro (sábado e do-mingo) de 2016. Inscrições na secretaria paroquial.

17°dia: 20/12 Ore o sal. 104 – Minha alma, bendize o Senhor! Senhor meu Deus como és grande!

18°dia: 21/12 Ore o sal. 121 – o senhor é o teu guarda, como sombra que te cobre.

19°dia: 22/12 Ore o sal. 48 – Grande é o Senhor e digno de todo o louvor.

20°dia: 23/12 Ore o sal.112 – Meu coração está firme no Senhor, con-fia no Senhor e nada teme.

21°dia : 24/12 Ore o sal. 129 – “A benção do Senhor esteja sobre vós”. Nós vos abençoamos no nome do Senhor.

Roteiro para a oração pessoal: Faremos a liturgia diária, somado com o salmo do propósito de cada dia.

“Naqueles dias, eu, Daniel, fiz peni-tência durante três semanas. Nada comi que tivesse algum sabor, carne e vinho não entraram em minha boca, nem usei qualquer tipo de perfume durante três semanas completas.” (Dn 10, 2-3).

O tempo dedicado ao jejum é re-servado para buscar o Senhor, mes-mo em meio às atividades cotidianas. Somos convocados a intensificar nossa comunhão com o Senhor. Segundo o desejo de Jesus, devemos fazer isto sem ostentação, mas com discrição e buscando agradar somente ao Pai.

O PROPÓSITO do nosso Jejum será preparar nosso coração em fa-mília, para celebrarmos bem o Natal e para declararmos que 2016 será um

ano de vitória na nossa vida e na vida da Nossa Igreja.

Como faremos nosso Jejum? Por três semanas (vinte e um dias),

a contar de 04 a 24 de dezembro, somos convocados a um jejum parcial.

Durante este tempo, evitaremos alimentos pelos quais buscamos mais saciar nosso gosto do que as necessi-dades reais do nosso organismo (do-ces, refrigerante, excesso de frituras ou outros). Aos que tiverem condi-ções, escolher entre duas opções: ou iniciar a alimentação diária só a partir das 12h, ou simplesmente cortar uma das refeições do dia. Cuidado somente para não “descontar” na próxima refei-ção para compensar o que foi omitido. O Senhor vai falar ao seu coração.

Campanha Jejum de Daniel e Oração