Informativo Setembro 2012

8
COLÉGIO POLITÉCNICO PIO XII | JUIZ DE FORA | SETEMBRO DE 2012 INFORMATIVO PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE ESTÁ ATRELADA À MUDANÇA NOS FORMATOS DE PRODUÇÃO E CONSUMO O céu clareia límpido e azulado, o sol está raiando e é possível ouvir o som dos animais anunciando o início de mais um dia. O cenário é belo, assim como deve ser o meio ambiente e, diante de tal imagem, é impossível imaginar um mundo em que essa cena não seja frequente, certo? Errado! Com a atual devastação provocada pelo ser humano e após inúmeros eventos, como o acidente nuclear em Chernobyl (Ucrânia), em abril de 1986, o planeta parece estar pedindo socorro. O professor do Colégio Politécnico Pio XII, Fabrício Luís de Andrade, no entanto, relata que existem diversas medidas que podem ser adotadas, por crianças, jovens, adultos e idosos, para preservar o espaço em que vivemos e impedir um futuro negativo. “Essa questão possui grande variedade de respostas. Entretanto, pela minha experiência de trabalho e, principalmente, pelo que venho absorvendo das informações em publicações científicas, posso dizer que a preservação passa, diretamente, pelo modelo político- econômico no qual a sociedade está inserida. Sendo assim, ela somente será alcançada quando ocorrer uma mudança de paradigma em âmbito mundial. As relações nessas esferas precisam ser repensadas. Enquanto isso não ocorrer, continuaremos adotando medidas pontuais, que são importantes, mas que, de fato, não inserem o ambiente em que vivemos no caminho de um modelo realmente eficiente”. Ele destaca que o processo de globalização da economia promove muito mais do que uma relação comercial intensa. “A elevada concorrência faz com que os países, principalmente em razão da redução dos custos de produção, não adotem de maneira correta as medidas necessárias para a harmonia dos DOCENTE LEVANTA PONTOS QUE DEVEM SER CONSIDERADOS PELA SOCIEDADE DE JAQUELINE DIAS Foto:WWF FORMAÇÃO TÉCNICA FACILITA CRESCIMENTO PROFISSIONAL Almejando conquistar novas oportunidades, Érika Dornelas Soares decidiu se formar como Técnica em Enfermagem, no Colégio Pio XII. Tal decisão abriu portas para que a jovem realizasse seu sonho: auxiliar pessoas. Conheça sua história. Página 2 COLÉGIO PIO XII REALIZA PARCERIA COM A ASSOCIAÇÃO CULTURAL BRASIL ESTADOS UNIDOS União concede a estudantes, equipe da instituição e seus dependentes, descontos de 50% em todos os cursos da ACBEU, sejam eles regulares ou intensivos, em todos os horários e dias da semana. Página 3 CONFIRA A COLAÇÃO DE GRAU UNIFICADA DOS ALUNOS DO 1º SEMESTRE DE 2012 A Colação de Grau Unificada, realizada no Centro de Eventos MHall, atraiu em torno de mil pessoas, entre concluintes, educadores, equipe administrativa e familiares. Página 07 Página 8 Continua Será que o equilíbrio do mundo vai acabar? www.colegiopioxiijf.com.br Está chegando a De 17 a 19 de Outubro Semana do Técnico 2012

description

Informativo Setembro 2012

Transcript of Informativo Setembro 2012

COLÉGIO POLITÉCNICO PIO XII | JUIZ DE FORA | SETEMBRO DE 2012

INFORMATIVOINFORMATIVOPRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE ESTÁ ATRELADA À MUDANÇA NOS FORMATOS DE PRODUÇÃO E CONSUMO

O céu clareia límpido e azulado, o sol está raiando e é possível ouvir o som dos animais anunciando o início de mais um dia. O cenário é belo, assim como deve ser o meio ambiente e, diante de tal imagem, é impossível imaginar um mundo em que essa cena não seja frequente, certo? Errado! Com a atual devastação provocada pelo ser humano e após inúmeros eventos, como o acidente nuclear em Chernobyl (Ucrânia), em abril de 1986, o planeta parece estar pedindo socorro.

O professor do Colégio Politécnico Pio XII, Fabrício Luís de Andrade, no entanto, relata que

existem diversas medidas que podem ser adotadas, por crianças, jovens, adultos e idosos, para preservar o espaço em que vivemos e impedir um futuro negativo.

“Essa questão possui grande variedade de respostas. Entretanto, pela minha experiência de trabalho e, principalmente, pelo que venho absorvendo das informações em publicações científicas, posso dizer q u e a p r e s e r v a ç ã o p a s s a , diretamente, pelo modelo político-econômico no qual a sociedade está inserida. Sendo assim, ela somente será alcançada quando ocorrer uma mudança de paradigma em âmbito mundial. As relações nessas esferas

precisam ser repensadas. Enquanto isso não ocorrer, continuaremos adotando medidas pontuais, que são importantes, mas que, de fato, não inserem o ambiente em que vivemos n o ca m i n h o d e u m m o d e l o realmente eficiente”.

Ele destaca que o processo de globalização da economia promove muito mais do que uma relação comercial intensa. “A elevada concorrência faz com que os países, principalmente em razão da redução dos custos de produção, não adotem de maneira correta as medidas necessárias para a harmonia dos

DOCENTE LEVANTA PONTOS QUE DEVEM SER CONSIDERADOS PELA SOCIEDADE

DE JAQUELINE DIASFoto:WWF

FORMAÇÃO TÉCNICA FACILITA CRESCIMENTO PROFISSIONAL

A l m e j a n d o c o n q u i s t a r n o v a s

oportunidades, Érika Dornelas Soares

decidiu se formar como Técnica em

Enfermagem, no Colégio Pio XII. Tal

decisão abriu portas para que a jovem

realizasse seu sonho: auxiliar pessoas.

Conheça sua história.

Página 2

COLÉGIO PIO XII REALIZA PARCERIA COM A ASSOCIAÇÃO CULTURAL BRASIL ESTADOS UNIDOS

União concede a estudantes, equipe da instituição e seus dependentes, descontos de 50% em todos os cursos da ACBEU, sejam eles regulares ou intensivos, em todos os horários e dias da semana.

Página 3

CONFIRA A COLAÇÃO DE GRAU UNIFICADA DOS ALUNOS DO 1º SEMESTRE DE 2012A Colação de Grau Unificada, realizada

no Centro de Eventos MHall, atraiu em

to r n o d e m i l p e s s o a s , e nt re

concluintes, educadores, equipe

administrativa e familiares.

Página 07Página 8Continua

Será que o equilíbrio do mundo vai acabar?

www.colegiopioxiijf.com.br

Está chegando a

De 17 a 19 de Outubro

Semana do Técnico

2 0 1 2

2

INFORMATIVOINFORMATIVO

CONHEÇA ÉRIKA DORNELAS SOARESFORMAÇÃO TÉCNICA POSSIBILITA CRESCIMENTO PROFISSIONAL

EMPREENDEDOR TÉCNICO

Se qualificar e ainda alavancar a carreira profissional. Foi com esse objetivo que Érika Dornelas Soares decidiu ingressar no curso Técnico em Enfermagem, do Colégio Politécnico Pio XII. Ela atuava em uma companhia em que os colaboradores com tal formação, após a realização de uma prova, conquistavam um reajuste salarial.

“Havia parceria entre as empresas. Diante dessa possibilidade, não tive dúvidas”. Ao se recordar do período, ela relata que foi um processo interessante e enriquecedor, que culminou na melhora de seus rendimentos.

“J á e stava i n s e r i d a n o mercado de trabalho quando decidi seguir com meus estudos e cursar o ensino superior, também na área de enfermagem. Enveredei por esse caminho porque sabia que poderia obter novas informações e, mais uma

DE JAQUELINE DIAS

COLÉGIO POLITÉCNICO PIO XII | JUIZ DE FORA | SETEMBRO DE 2012www.colegiopioxiijf.com.br |

vez, progredir na profissão”. Segundo a técnica, o processo

foi cansativo, pois a mesma mantinha uma rotina intensa, dividida entre atividades profissionais e faculdade. Contudo, revela que não tem nenhum arrependimento. “Valeu a pena. Guardo inúmeras amizades e, ao longo dos quatros anos, percebi que o ser humano sempre pode se superar”.

Érika conta que sua primeira formação tornou-se a base para que pudesse desenvolver suas atividades dentro da instituição de ensino superior. “O aprendizado anterior foi de suma importância, pois com a prática que já possuía, a aplicação da teoria foi simplificada. O técnico é meu alicerce, sem ele não me tornaria a profissional que sou hoje.”

Se engana quem pensa que a enfermeira paralisou sua caminhada. Atualmente, está frequentando, de f o r m a s i m u l t â n e a , d u a s especializações: Auditoria de Saúde e

Unidade de Terapia e Intensiva Adulto e Neonatal. “Como atuo nessa área, é necessário estar em constante atualização”. E ainda trabalha como técnica de enfermagem no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) desde a sua inauguração, e é a responsável técnica da Help Urgências Médicas de Juiz de Fora.

Érika também ministra cursos para as Ligas de Trauma de instituições de ensino superior e é coordenadora de capacitações na área de Urgência e Emergência. “Os cursos são uma paixão pessoal. Amo lecionar, porque acredito que o conhecimento tem que ser transmitido; ele não tem valor se ficar contido. Além disso, dessa forma, também me mantenho em constante reciclagem”. Tamanha dedicação permitiu que ela alcançasse voos mais altos.

“Já fui aprovada em mais de um concurso. Atuei três anos na Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e

Expediente:

Diretora Geral: Drª Jane Aragão

Diretor Pedagógico: Erickson Aragão

Diretora de RH: Josane Aragão

Diretora Financeira: Flávia Aragão

Diagramador: Gilmar Abreu

Revisora: Elaine Milagre

Jornalista: Jaqueline Dias

Para Érika, ministrar cursos e treinamentos é uma realização pessoal

somente me desliguei da minha função porque obtive boa colocação no concurso da Prefeitura de Juiz de Fora. Ainda sou membro fundador da 1ª Liga de Trauma de Enfermagem da América Latina e fui integrante da equipe que representou o município na 1ª Olimpíada Nacional do Samu, em Brasília, na qual conquistamos o segundo lugar”, conclui.

Fotos: Arquivo Pessoal

Em seu cotidiano, Érika atua no Samu e na empresa Help Urgências Médicas de JF

3

ESTUDANTES, PROFISSIONAIS E DEPENDENTES TÊM DIREITO A DESCONTOS EM TODOS OS CURSOSCOLÉGIO PIO XII REALIZA PARCERIA COM A ASSOCIAÇÃO CULTURAL BRASIL ESTADOS UNIDOS

OPORTUNIDADE

O Colégio Politécnico Pio XII firmou parceria com a Associação Cultural Brasil Estados Unidos (ACBEU). A união, que beneficia discentes, profissionais e seus dependentes, visa possibilitar o aprendizado de outro idioma. Para o diretor pedagógico da instituição, Er ickson Aragão, essa é uma oportunidade ímpar, porque dominar uma segunda língua é um diferencial no momento de disputar vagas no mercado de trabalho.

“Em outros países, essa cultura é amplamente difundida e com a globalização, o conhecimento é essencial. Por isso, a escola se prontificou a consolidar a aliança”. A diretora de cursos do ACBEU, Vanessa Barbosa Ferreira, relatou que o objetivo final somente foi alcançado porque houve bom entendimento entre as partes.

“Nós já acompanhávamos o trabalho do Pio XII e sempre tivemos u m a r e l a ç ã o p róx i m a . C o m o percebemos que a instituição valoriza quesitos, que também prezamos, como qualidade e seriedade no desenvolvimento das atividades, entendemos que a parceria só tinha a agregar”.

A ideia foi sendo maturada até a assinatura do contrato. A parceria abrange estudantes, toda a equipe do

Co lég io e seus dependentes , concedendo descontos de 50% em todos os cursos da Associação Cultural Brasil Estados Unidos, sejam eles regulares ou intensivos, em todos os horários e dias da semana.

“ E s s e t i p o d e u n i ã o é fundamental, porque possibilita que mais pessoas tenham acesso à informação. E noto que, atualmente, a

maior parte das profissões requer domínio de uma língua estrangeira, principalmente o inglês e o espanhol”.

Com a proximidade de eventos como a Copa do Mundo de Futebol, em 2014, e os Jogos Olímpicos, em 2016, V a n e s s a a c r e d i t a q u e o aprofundamento será um diferencial no momento de conquistar uma colocação. “Iremos receber pessoas de

INFORMATIVOINFORMATIVO

DE JAQUELINE DIAS várias nacionalidades e teremos de manter uma comunicação. Por isso, é necessário pensar no assunto com antecedência porque, dessa forma, o candidato terá chance de se qualificar. A demanda já está ampliada, devido a esses acontecimentos”.

A estudante do primeiro módulo do curso Técnico em Segurança do Trabalho, Karla Cristina Lopes já está pensando nas colocações que pode conquistar. “Tenho ciência de que a formação técnica fica ainda mais valorizada quando o profissional domina outra língua”.

Para a jovem, a redução foi muito positiva, porque ela sempre teve interesse em aprender outro idioma, não conseguia conciliar tal desejo com suas despesas. “Com o abatimento, o preço do curso ficou acessível”. O discente do segundo módulo de Eletrônica, Felipe Ribeiro Meireles, foi ainda mais favorecido com a parceria, porque conquistou com uma bolsa de 100% de desconto, através de um sorteio realizado no Colégio Pio XII.

“Antes de ser contemplado com o benefício, já havia a vontade de estudar, mas eu não t inha a oportunidade adequada. Era um desejo mais pessoal que profissional. Creio que estava esperando um ' e m p u r rã o ' d o d e st i n o e fo i surpreendente quando recebi a notícia”.

Para o diretor pedagógico, Erickson Aragão, parceria vem complementar a formação técnica

Esteja preparado para

o sucesso! Estude no Colégio

Politécnico PIO XII

(32) 3215-6701www.colegiopioxiijf.com.br

Administração - Contabilidade - Enfermagem

Informática - Meio Ambiente - Química - Segurança do Trabalho

Ensino Médio integrado à Informática - Cursos Livres

Eletrônica -

Desconto de 50% nas mensalidades

dos cursos ofertados pela ACBEU.

Foto: Assessoria

COLÉGIO POLITÉCNICO PIO XII | JUIZ DE FORA | SETEMBRO DE 2012www.colegiopioxiijf.com.br |

04

ANSIEDADE E PRESSÃO DEMASIADA PODEM PREJUDICAR OBTENÇÃO DE RESULTADOPENSAMENTOS NEGATIVOS DEVEM SER DESCARTADOS

O indivíduo se prepara, qualifica e dedica para atingir determinado objetivo; ele tem consciência de que é capaz de alcançar um bom resultado. C o n t u d o, q u a n d o c h e ga o momento de demonstrar todo o seu potencial, a ansiedade e a pressão terminam por minar sua confiança e acabam reduzindo ou

g e r a m u m a r e s p o s t a psicofisiológica negativa, que resulta na queda da performance. “O nervosismo exacerbado provoca ta l c e n á r i o, q u e p o d e s e r acompanhado de overtraining (ocorrência de fraturas ou lesões) e esgotamento”.

De acordo com a psicóloga e secretária escolar da instituição,

e l i m i n a n d o a s c h a n c e s d o candidato.

A situação relatada pode ser notada, entre outras ocasiões, em entrevistas de emprego, apresentações em público e competições esportivas. Prova disso é o resultado obtido por atletas brasileiros nos Jogos Olímpicos de Londres, no qual

favoritos como o ginasta Diego Hypolito e a saltadora Fabiana Murer apresentaram desempenho incompatível com os treinos que realizavam.

Para a professora de Educação Física, do Colégio Politécnico Pio XII, Simone Toledo, a soma de sentimentos como estresse, ansiedade e pressão

DE JAQUELINE DIAS

Foco no objetivo final favorece bons efeitos

Foto: Ilustrativa

INFORMATIVOINFORMATIVOCOLÉGIO POLITÉCNICO PIO XII | JUIZ DE FORA | SETEMBRO DE 2012www.colegiopioxiijf.com.br |

05

Simone Silva, lidar com situações importantes requer a capacidade de administrar tarefas, prazos e c o m p r o m i s s o s , a l i a d a a o r e c o n h e c i m e n t o d e s e u s sentimentos, adequando-os a cada situação vivenciada.

“É necessário trabalhar tais pontos no cotidiano, em qualquer área pessoal. Em uma sociedade na qual a cobrança por resultados é cada vez maior – tenho que ser o melhor aluno, funcionário, amigo, filho –, é imprescindível se preparar emocionalmente para a questão, que poderá ser determinante na obtenção ou não do sucesso. Esse fenômeno é mundial e acredito que pessoas de culturas e formação diferentes têm formas próprias de lidar com os sentimentos em questão”.

Simone Silva comenta que durante o último semestre do ano, por exemplo, a pressão sentida pelos estudantes é superior, porque esta é uma época em que eles

começam a constatar que o “prazo" para obter a aprovação está se esgotando. “O fato produz o tão comentado 'branco' durante as avaliações; a apatia ou excitação excessiva; agressividade; baixa autoestima; desconfortos físicos (dores); sudorese; insegurança e o medo”.

O aluno do quarto módulo do curso Técnico em Eletrônica, Dhiego Almeida Faria, já passou por essa situação. “Cheguei a gaguejar e m a p r e s e n t a ç õ e s , o q u e prejudicou meu desempenho. Também fico nervoso quando estou exposto em situações como entrevistas de emprego ou atividades físicas. A tensão é tamanha que faz com que eu sinta dores até no estômago”.

Pa ra e n f re n ta r e s s a s questões, os discentes contam com a equipe pedagógica, que sempre orienta no sentido que não adianta se desesperar. “O importante é agir de acordo com suas necessidades

reais e imediatas, por exemplo, se programando, tendo uma rotina e focando o anseio final”, comenta Simone Silva.

E o que fazer para contornar a situação?

Para Simone Toledo, é i m p o r t a n t e t r a b a l h a r a concentração, tendo atenção aos a s p e c t o s r e l e v a n t e s e aperfeiçoando a questão do g e r e n c i a m e n t o p e s s o a l d a i n t e n s i d a d e d a s e m o ç õ e s . “Pensamentos negativos devem ser evitados. O foco é destacar pontos como motivação, vontade, eficácia e satisfação”.

Nos Jogos de Interclasse de Futebol de Salão, do Colégio Pio XII, a educadora física ressalta essas considerações. “O rendimento dos alunos tende a sofrer alteração pela pressão e pelo desejo de vitória, mas minimizo as inquietações através da exposição de metas

r e a l i s t a s , i n s t r u ç õ e s a o autocontrole e determinação. Busco transformar a competição em um momento festivo, de confraternização, fazendo com que os estudantes acreditem em suas possibilidades, se mobilizem para transpor as dificuldades e adquiram respeito aos colegas”.

Tal postura produz bons efeitos. O discente do primeiro ano do Ensino Médio, Maurício Mendes Moura relatou que não ficou nervoso durante sua primeira competição no Pio XII. “E tudo o que aconteceu dentro de quadra permaneceu lá. Nós mantivemos um excelente espírito de equipe”.

Já Pedro Martins, aluno da mesma sala de Moura, revela que o preparo foi importante, pois dessa forma, ele notou que a tensão se manifestou de maneira equilibrada e somente em momentos decisivos. “O controle sobre nossas emoções é fundamental”.

Simone Toledo orienta seus alunos a lidarem com a pressão psicológica | No detalhe: Equipe do primeiro ano do Ensino Médio que participou dos Jogos de Interclasse do Pio XII

Fotos: Assessoria

INFORMATIVOINFORMATIVOCOLÉGIO POLITÉCNICO PIO XII | JUIZ DE FORA | SETEMBRO DE 2012www.colegiopioxiijf.com.br |

06

INFORMATIVOINFORMATIVO

ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DO PIO XII VISITAM EVENTOS EDUCACIONAIS EM TODO O PAÍS PARTICIPAÇÃO FACILITA UNIÃO ENTRE CONHECIMENTO TEÓRICO E PRÁTICO

NOVAS TENDÊNCIAS

Educadores e estudantes do Colégio Politécnico Pio XII estiveram presentes na 5ª PrevenRio, mostra realizada no Centro de Convenções SulAmérica, entre os dias 22 a 24 de agosto, no Rio de Janeiro. O evento, que atraiu cerca de 20 mil pessoas, teve como finalidade apresentar as inovações das empresas em soluções, equipamentos e ferramentas nas áreas de Saúde, Segurança do Trabalho e Emergência.

O professor da instituição, Vanílson Gomes de Oliveira, relata que a participação dos alunos, em conjunto com os docentes do Pio XII, é frequente em acontecimentos desse formato. “Nós estimulamos esse tipo de interação. Há três anos já reunimos um grupo de interessados em conhecer as tendências do mercado. Estivemos na Expo Proteção e na Feira Internacional de Segurança e Proteção (FISP). Em outubro, estamos planejando nova

DE JAQUELINE DIAS

viagem, com destino novamente à FISP. De acordo com Oliveira, ao

todo, 50 alunos visitaram estandes, compraram livros, participaram de palestras com profissionais renomados e f icaram inteirados sobre as atualidades. Em sua concepção, experiências nesse formato são extremamente positivas, uma vez que ocorre interação entre alunos e professores de diferentes módulos, c o m o t a m b é m t r o c a d e conhecimentos com especialistas.

A graduada em Gestão de Recursos Humanos e estudante do quarto módulo de Segurança do Trabalho, Renata Gualter Vargas, esteve no evento e ressalta que ele contribuiu para que fosse possível aliar a teoria à prática. “A participação e o incentivo dos educadores tornou possível nossa visita, o que facilitou nossa compreensão em sala de aula e nos preparou para o mercado de

trabalho. A PrevenRio foi a primeira grande mostra que tive a oportunidade de participar”.

A discente comenta que decidiu dar sequência aos estudos quando percebeu que poderia complementar seu conhecimento inicial. “Comecei, então, a formação técnica, na qual, a cada dia, venho adquirindo novas informações. Futuramente, desejo atuar na área de treinamentos que, atualmente, encontra-se em escassez nas empresas. Anseio colaborar para que as pessoas possam ter qualidade de vida com saúde e tranquilidade”.

Ainda segundo Renata, a experiência superou suas expectativas e contribui para acrescentar ideias ao projeto desenvolvido por ela e pelo também educador do Co lég io Politécnico Pio XII, Leonardo Barreto Vargas. Para ele, que também esteve presente na PrevenRio, está havendo

uma modificação no pensamento relacionado à segurança.

“Antigamente, toda a atenção era voltada para a questão da prevenção dos acidentes. Contudo, como eles ocorrem ao acaso, as medidas eram paliativas e pouco eficientes. Por isso, essa concepção se tornou retrógada. Hoje, buscamos a análise preliminar de riscos, que recorre a profissionais ligados ao bem-estar dos colaboradores, como p s i c ó l o g o s , e n f e r m e i r o s , fonoaudiólogos e fisioterapeutas. O foco é direcionado para pontos anteriores à prevenção, com objetivo de conscientizar sobre a aplicação das regras e medidas de segurança. Temos de colocar em prática o conhecimento e caso ocorra um acidente, não haverá perda da integridade física ou mental do indivíduo”.

Aperfeiçoando as formas de ensino

O Colégio Pio XII também contou com representantes no Encontro de Educação SER, da Editora Abril Educação, entre os dias 17 a 19 de agosto, em São Paulo. Instituições de todo o país estiveram presentes para receber informações sobre as novas tendências da área, bem como debater temas como comunicação, tecnologia, administração, liderança e ética.

Para o docente Alexandre Rodrigues Magalhães, a experiência foi importante porque proporcionou conhecimento através de palestras. Os participantes receberam noções sobre qualidade no ensino e formas de tratamento do aluno. “Os educadores devem buscar maior aperfeiçoamento em tecnologias para levar, ao discente, técnicas mais fáceis de aprendizado. A escola tem que ter algo de 'encantador' e as ferramentas disponíveis, tal como a internet, devem ser vistas como aliadas”.

Foto

: A

rquiv

o P

ess

oal

Estudantes e profissionais em momento de descontração na 5ª PrevenRio

COLÉGIO POLITÉCNICO PIO XII | JUIZ DE FORA | SETEMBRO DE 2012www.colegiopioxiijf.com.br |

07

COLÉGIO PIO XII PROMOVE COLAÇÃO DE GRAU UNIFICADA NO MHALLEVENTO CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE FAMILIARES E DOCENTES

Uma noite envolta por

grande emoção. Foi assim a

so lenidade de entrega dos

d i p l o m a s d o s p ro f i s s i o n a i s

formados no Colégio Politécnico Pio

XII, no primeiro semestre deste ano.

A Colação de Grau Unificada,

realizada no Centro de Eventos

MHall, atraiu em torno de mil

pessoas, entre conclu intes ,

educadores, equipe administrativa

e familiares. A diretora geral do Colégio

Politécnico Pio XII, Drª Jane Aragão,

presidiu o evento e destacou que os

profissionais agora formados

deram importante passo em suas

carreiras. “É fantástico fazer parte

de tal crescimento”. A recém-formada em

Contabilidade, Rosiane Aparecida

de Assis, relatou que a formatura foi

o momento de consolidação do

trabalho executado durante o

curso. “A cer imônia estava

m a rav i l h o s a . M i n h a t u r m a

promoveu, posteriormente, uma

festa, mas esta não foi tão

importante quanto à Colação.

Naquele dia, tivemos a certeza de

que finalizamos, com sucesso, mais

um ciclo”. Para o segundo semestre

desse ano, nova comemoração está

programada. No dia 15 de

dezembro, os alunos do Ensino

Médio concluem suas atividades e

no dia 18, é a vez dos profissionais

da área técnica. Para quem está na

expectativa, os meses que faltam

para a realização do evento

parecem intermináveis. O discente

do curso Técnico em Informática,

Elton Carlos de Oliveira da Silva,

encontra-se nessa situação. “Creio

que será um marco”. E l e j á a t u a v a c o m o

autônomo há sete anos e decidiu

te r u m a q u a l i f i ca çã o m a i s

aprofundada porque desejava

ampliar seu foco. “Antigamente,

meu interesse era direcionado para

a parte de manutenção. Hoje,

d e s e j o a p r i m o r a r m e u s

conhecimentos em programas e

ferramentas”. Estudantes do 4º módulo do curso

Técnico em Eletrônica

também revelaram que estão

ansiosos com a proximidade das

festividades. Anderson dos Santos,

que há cinco meses está no

mercado, contratado por uma

empresa da área, está orgulhoso

por notar seu crescimento pessoal.

O sentimento é compartilhado por

Marcello Henriques Parisi, que há

cinco anos exerce suas atividades

voltadas para eletrônica e, por isso,

d e s e j o u a g r e g a r n o v o s

conhecimentos. Com o diploma, ele

receberá um reajuste em sua

remuneração. Já Tiago Manccini de Paiva,

que trabalha há três meses,

acredita que após a conclusão do

curso, ele será admitido. “Teremos

a honra de compartilhar essa

alegria com nossa família, em um

momento inesquecível. Creio que é

por esse motivo que esperamos,

com certa ansiedade, o momento

de subir ao palco”.

DE JAQUELINE DIAS

Arq

uiv

o P

ess

oal

Ass

ess

oria

Ass

ess

oria

Arq

uiv

o P

ess

oal

INFORMATIVOINFORMATIVOCOLÉGIO POLITÉCNICO PIO XII | JUIZ DE FORA | SETEMBRO DE 2012www.colegiopioxiijf.com.br |

08

sistemas ambientais, promovendo, desta forma, o uso indiscriminado dos recursos naturais e a exploração dos ambientes agrícolas, urbanos, marinhos e florestais de maneira completamente insustentável”.

Por isso, na v isão do educador, é necessário que a postura de cada indivíduo passe por uma alteração. “Boa parte do que hoje estamos acostumados a fazer precisa ser reconsiderado para que nossa ação seja eficaz. Um bom exemplo é o de consumir somente produtos que sejam provenientes de empresas com licenciamento ambiental, ação que deveria ser adotada por todos”.

Andrade ainda enfatiza que o estreitamento da relação entre a população e o poder público, cobrando ações e projetos que visem tal equilíbrio, deveria ser uma constante. “Também é vital realizar uma autoavaliação sobre nossa demanda d iár ia , através de perguntas como o que estou consumindo; por qual motivo adquiro esse produto e se realmente preciso dele. Tais questões deveriam ser constantemente levantadas como forma de proteger o meio ambiente. Nesse sentido, entramos em uma discussão complexa, que passa pela atuação cidadã, que somente será alcançada, de fato, quando tivermos mais qualidade e incentivo à educação. Existem estudos que apontam que se toda a

humanidade tivesse o mesmo padrão norte americano, seriam necessários mais três planetas para suprir a demanda do que é consumido”.

Como o ponto passa pelo crivo do conhecimento, o professor ressalta que atualmente contamos

com ampla fonte de informação disponível. Entretanto, é preciso ter uma análise crítica sobre esses dados. “A maioria dos alunos está ciente, de alguma maneira, dos problemas enfrentados e quando eles iniciam a formação técnica, nosso trabalho é direcionado para

ajudá-los a organizar essa noção prévia e orientá-los quanto à necessidade de uma constante avaliação mais aprofundada”.

O discente do segundo módulo do curso Técnico em Meio Ambiente, Wendel Daniel de Souza Laier, não teve dificuldades em assimilar o conteúdo transmitido. “É importante pensar em maneiras de ajudar o planeta para mantermos nossa qualidade de vida, uma vez que é dele que retiramos todos os recursos de nossa sobrevivência. Também vale acrescentar que nós não estamos sozinhos. Há uma variedade infinita de espécies que, como a nossa, também dependem dessa harmonia. A visão de que o homem é o centro do universo já está mais do que ultrapassada”.

O estudante Cláudio Santos, que frequenta o mesmo curso de Laier, concorda com o jovem e acrescenta que já realiza ações que visam minimizar os danos. “Ao comprar um refrigerante, por exemplo, adoto o método retornável. Já na minha residência, faço a separação do lixo úmido do seco e tento reduzir o consumismo, que tem relação direta com o desequilíbrio”. Wendel Laier ainda opta por escolher p ro d u to s q u e s e j a m m e n o s agressivos e dá preferência por aqueles com garantia de certificados ambientais. Santos ainda completa que é de fundamental importância que os governantes percebam e tratem a preservação como assunto prioritário.

Continuação da página 1

Para o professor Fabrício Luís de Andrade, cada indivíduo deve avaliar e direcionar de forma consciente suas atitudes

Foto

s: A

ssess

oria

Estudantes do segundo módulo do curso Técnico em Meio Ambiente ficam atentos às informações transmitidas

INFORMATIVOINFORMATIVO

Responsável: Alexandre Magalhães e Víctor GomesPúblico-alvo: Profissionais e estudantes das áreas de Informática, Eletrônica, Sistemas de Informação e demais interessados.

CURSOSLIVRES

www.colegiopioxiijf.com.br | Espírito Santo, 1301 - Centro | Tel: (32) 3215-6701www.colegiopioxiijf.com.br | Espírito Santo, 1301 - Centro | Tel: (32) 3215-6701

Manutenção e Reparode Notebook

Início: 6 de OutubroCarga horária: 24 horasHorário: Das 13h às 17hInvestimento: R$ 400,00

Responsável: Cristina Domingos de OliveiraPúblico-alvo: Estudantes e profissionais da área de Saúde e demais interessados.

Cuidador de Idosos

Início: 6 de OutubroCarga horária: 52 horasHorário: Das 13h às 17hInvestimento: R$ 200,00

COLÉGIO POLITÉCNICO PIO XII | JUIZ DE FORA | SETEMBRO DE 2012www.colegiopioxiijf.com.br |