Informativo sindiconet 2014_abril

1
Edição 47 Cultivando no condomínio A boa alimentação Para refletir “É fácil amar os que estão longe. Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao nosso lado.” Madre Teresa de Calcutá ACONTECE* * o conteúdo desta coluna não é de responsabilidade do SíndicoNet Não adianta negar: os alimentos orgânicos ainda são mais caros que os convencionais. As vezes, bem mais caros. Mas a verdade é que eles fazem muito bem para o nosso corpo. “Os agrotóxicos são substâncias completa- mente estranhas para o nosso organismo. Nossas células não o reconhecem o que pode gerar mutação genética, causando o câncer por exemplo”, explica Mariana Damy, nutricionista clínica funcional. Além do benefício de não conter agrotóxicos, os orgânicos são também mais nutritivos. “Quando as frutas, verduras e legumes são cultivadas com agrotóxicos, eles deixam de produzir diversos nutrientes, que são como uma defesa natural das plantas. Por isso, quando são orgânicos, as frutas, verduras e legumes contém mais nutrientes”, ensina Mariana. Por isso a nutricionista acredita que quem investe nos orgânicos – mesmo que mais caros que os vegetais e frutas convencionais – está fazendo uma escolha acertada. “Você gasta um pouco a mais no mercado, mas economiza na farmácia.” “Enquanto se é jovem, os danos provocados ela ingestão de agrotóxicos não são tão grandes. Mas a longo prazo, eles podem impactar sim na nossa saúde”, finaliza Mariana Damy Mesmo com pouco espaço é possível cultivar algumas plantas e ervas na sua unidade. Caso não haja espaço para vasos no chão, em uma área que receba um pouco de sol durante o dia, pode-se apostar em vasos menores, suspensos nas paredes. “Esses são uma boa opção para quem não pode ter canteiros, por exemplo, já que esses podem causar infiltrações para o andar de baixo”, ensina a arquiteta Juliane França. Antes de optar por pregar os vasos na sacada, porém, é importante se certificar de que isso é permitido no seu condomínio. Se a ideia for apostar em plantas em vasos, há algumas espécies que podem ficar bem dentro da unidade, com pouca luminosidade direta, como os bambus.

Transcript of Informativo sindiconet 2014_abril

Edição 47

Cultivando no condomínio

A boa alimentação

Para refletir “É fácil amar os que estão longe. Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao nosso lado.”

Madre Teresa de Calcutá

ACONTECE*

* o conteúdo desta coluna não é de responsabilidade do SíndicoNet

Não adianta negar: os alimentos orgânicos ainda são mais caros que os convencionais. As vezes, bem mais caros. Mas a verdade é que eles fazem muito bem para o nosso corpo. “Os agrotóxicos são substâncias completa-mente estranhas para o nosso organismo. Nossas células não o reconhecem o que pode gerar mutação genética, causando o câncer por exemplo”, explica Mariana Damy, nutricionista clínica funcional.Além do benefício de não conter agrotóxicos, os orgânicos são também mais nutritivos. “Quando as frutas, verduras e legumes são cultivadas com agrotóxicos, eles deixam de produzir diversos nutrientes, que são como uma defesa natural das plantas. Por isso, quando são orgânicos, as frutas, verduras e legumes contém mais nutrientes”, ensina Mariana.Por isso a nutricionista acredita que quem investe nos orgânicos – mesmo que mais caros que os vegetais e frutas convencionais – está fazendo uma escolha acertada. “Você gasta um pouco a mais no mercado, mas economiza na farmácia.”“Enquanto se é jovem, os danos provocados ela ingestão de agrotóxicos não são tão grandes. Mas a longo prazo, eles podem impactar sim na nossa saúde”, finaliza Mariana Damy

Mesmo com pouco espaço é possível cultivar algumas plantas e ervas na sua unidade.Caso não haja espaço para vasos no chão, em uma área que receba um pouco de sol durante o dia, pode-se apostar em vasos menores, suspensos nas paredes.“Esses são uma boa opção para quem não pode ter canteiros, por exemplo, já que esses podem causar infiltrações para o andar de baixo”, ensina a arquiteta Juliane França. Antes de optar por pregar os vasos na sacada, porém, é importante se certificar de que isso é permitido no seu condomínio. Se a ideia for apostar em plantas em vasos, há algumas espécies que podem ficar bem dentro da unidade, com pouca luminosidade direta, como os bambus.