Informativo uem 1088

8
InformativoUEM 14 de maio de 2014 - ANO XXIII nº 1088 ISSN 2238-5061 03 Professor James da Silveira é homenageado 05 Reitoria discute melhorias em complexo esportivo de Ivaiporã 07 UEM FM implanta novo site

description

 

Transcript of Informativo uem 1088

Page 1: Informativo uem 1088

InformativoUEM14 de maio de 2014 - ANO XXIII nº 1088 ISSN 2238-5061

03Professor James da Silveira é homenageado 05

Reitoria discute melhorias em complexo esportivo de Ivaiporã07

UEM FM implanta novo site

Page 2: Informativo uem 1088

ConversAção em Música

A Escola de Música promove o evento ConversAção em Música: espaços e vivências de 15 deste mês a 19 de setembro, às terças e quintas-feiras, das 14 às 17h30, na Fadec. Em formato de minicur-sos, serão abordados os temas musicologia (Jairo Botelo), acústica (Ronaldo Viscovini), a formação do músico (Áurea Goulart), ritmos (Cynthia Canesin) e música na es-cola (Dirce Sponton). As inscrições, a um custo de R$ 10,00, devem ser feitas na EMU, Bloco 117, ramal 4383.

ILG

Até sexta-feira, dia 16, o Instituto de Línguas aceita inscrições para iniciantes, sem conhecimento nos idiomas alemão, francês, inglês e italiano. A taxa de inscrição para seleção é de R$ 12.00. As vagas são para agosto deste ano. Mais informações no site http://www.ilg.uem.br ou pelo ramal 4262.

Fiscal de Vestibular

A CVU informa que o período de inscrição de fiscal para o Concurso Vestibular de Inverno 2014 estará aberto de 12 a 17 de junho. As inscrições deverão ser efetivadas pelo site www.vestibular.uem.br. Podem inscrever-se alunos regu-larmente matriculados, a partir do segundo ano, agentes universitários e docentes. O período de trabalho será de 6 a 8 de julho, quando será aplicado o concurso.

Josuem

A 24ª edição dos Jogos dos Servidores (Josuem) iniciará a segunda etapa de competições na sexta-feira, dia 16, com as mo-dalidades de tênis de mesa (16/5), tênis de campo (17/5), natação (17/5), malha (23/5), peteca (24/5) e dama (5/6). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas, até amanhã (15), exclusivamente pelo e-mail: [email protected]..

Informações adicionais no site www.def.uem.br/cdr.

02 INFO UEM

Acadêmico vence concurso de monografiasMarcelo Pichiol i da Si lvei ra, recém-formado em Direito pela UEM, foi um dos vencedores do 4º Concurso de Monografias da União Européia. Premiado na categoria Graduação, Pichioli concorreu com o artigo A Influ-ência da Corte Europeia de Di-reitos Humanos no Reino Unido: um diálogo pelos precedentes obrigatórios.

O Concurso elegeu duas mono-grafias vencedoras, sendo uma na categoria de graduação e outra na categoria de pós-graduação. Os premiados foram anunciados no dia 9 deste mês, durante as comemorações do Dia da Euro-pa, em solenidade realizada em Brasília. O prêmio para os autores das duas monografias vencedo-ras será uma viagem de sete dias a Bruxelas para uma visita às instituições da União Europeia.

O outro ganhador na categoria Pós-Graduação foi Cairo Gabriel Borges Junqueira, da Universi-dade de Brasília, com o artigo A Atuação do Comitê das Regiões e a Diplomacia Subnacional Mul-tinível na União Europeia.

CVU divulga concorrência do Vestibular de Inverno A Comissão Central do Vestibular Unificado divulgou, na semana passada, a concorrência do Vestibular de Inverno 2014, que registrou o total de 20.157 inscritos. O curso mais concorrido, Medicina, fechou com 351,4 candidatos por vaga pelo sistema universal e 185,7 candidatos/vaga pelo sistema de cotas. Além desse, foram mais procurados, pela ordem, Arquitetura e Urbanismo (75,3 candidato/vaga pelo sistema universal e 47,3 candidato/vaga pelo sistema de cotas), Engenharia Mecânica (53,8 e 30), Odontologia (50,4 e 35,5) e Direito matutino (49,4 e 24,5). Para conferir a concorrência de todos os cursos acesse site www.vestibular.uem.br.

Em relação ao Vestibular de Inverno 2013, houve uma redução no número de inscritos de 5,23%, correspondentes a 1.112 candidatos.

Para este concurso, a UEM abriu 1.488 vagas, das quais 3.148 são re-servadas para cotistas. As provas serão realizadas de 6 a 8 de julho, das 8h50 às 13 horas, nas cidades de Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã, Maringá, Paranavaí e Umuarama. A maioria (67,2%) fará o vestibular em Maringá. O resultado será divulgado em 25 de julho, às 10 horas, somente pelo site.

Doutorado em Economia realiza primeira defesa de tese

Na última quinta-feira, dia (8), foi realizada a pri-meira defesa de tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas (PCE). A doutoranda Ana Cristina Lima Couto apresentou a tese Pobreza entre os Ocupados Agrícolas no Brasil Rural: uma análise de suas características e principais determinantes (2004-2012).

O ponto central do trabalho, orientado pelo professor Alexandre Florindo Alves, consiste nas abordagens teóricas e empíricas sobre os determinantes da po-breza, os quais se referem, de um lado, aos fatores socioeconômicos associados e, de outro lado, aos

determinantes macroeconômicos.

Junto com o orientador, participaram da banca exa-minadora os professores Paulo Fernando Cidade de Araújo, da Esalq/USP; Jefferson Andronio Ramundo Stadutto, da Unioeste; Marina Silva da Cunha, (PCE) e José Luiz Parré, (PCE).

Recomendado pela Capes com conceito 4, o PCE oferece cursos de mestrado e doutorado, atuando em duas linhas de pesquisa: Economia Aplicada e De-senvolvimento Econômico. O Programa é coordenado pelo professor Joilson Dias. Outras informações no site www.pce.uem.br.

Novo diretor-adjunto do CCA toma posseNo último dia 5, du-rante reunião na sala do Conselho de Ad-ministração (CAD), foi empossado o dire-tor-adjunto do Centro de Ciências Agrárias (CCA), o professor do Departamento de Agronomia (DAG), Altair Bertonha (ao centro da foto), para complementação de mandato. O também professor do DAG, Humberto Silva Santos, que vinha ocupando o cargo, deixou o mandato por motivos de saúde. Bertonha seguirá como diretor-adjunto do CCA até 2016, juntamente com o diretor Julio César Damasceno (à direita).

Page 3: Informativo uem 1088

03 INFO UEM

Professor James da Silveira é homenageado

HUM promove primeira atividade do Jubileu de PrataDiante de um auditório lotado, Carine Ferreira Nied, consultora da Política Nacional de Hu-manização (PNH) para a Região Sul proferiu a conferência Assistência e Humanização do Cuidado, no último dia 8. O evento foi a primeira atividade comemorativa aos 25 anos do Hospital Universitário. Carine substituiu o coordenador nacional da PNH, Fábio Alves, impedido de participar do evento em função de agenda de última hora.

Compuseram a mesa principal o chefe de Gabi-nete da Reitoria, Maurício Custódio de Melo, a superintendente do HUM, Magda Lúcia Félix de Oliveira, a coordenadora do Grupo de Trabalho de Humanização do HUM, Márcia Liberatti, a consul-tora da PNH para o Paraná, Eliane Benkendorf, a representante da Secretaria de Saúde de Maringá, Maria Tereza Lopes, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Roberto Pino de Jesus e o presidente do Conselho de Saúde do HUM, Osvaldo Fagundes Dias.

Antes dos pronunciamentos das autoridades foi assinado o edital de seleção do Apoiador Institucional do HUM. Os Médicos da Graça e o robô de telepresença do HUM, R1T1, também se fizeram presentes.

Em sua fala, Magda Félix explicou ser a conferência uma continuidade das ações da Semana Nacional de Humanização, realizada em abril. Lembrou que o HUM nasceu com o SUS, no final da década de 1990, e que sua construção passou pela luta dos servidores, alunos e gestores desde então. “Só eles sabem que a construção tem de ser colegiada,

partícipe, coletiva. A vontade de crescer tem de ser de todos”, disse ela. Ao identificar entre os presentes os médicos Paulo Roberto Donadio e Carlos Edmundo Rodrigues Fontes, ambos ex-superintendentes, Magda pediu aplausos aos dois, em sinal de gratidão e respeito. A superintendente também homenageou a servidora Maria Amélia Fernandes, que trabalha no HUM desde sua criação.

Como a conferência se realizou no mês de aniversário de Maringá, o chefe de Gabinete afirmou ser o hospital um presente para a cidade. “Acredito que o HUM talvez seja o maior presente que Maringá já recebeu, princi-palmente porque sua relevância está intimamente ligada ao crescimento e desenvolvimento da própria UEM”, avaliou.

José James da Silveira, professor aposentado do Departamento de Econo-mia, foi homenageado na última quinta-feira, dia 8. Ele recebeu a estatueta O Semeador, instituída pelo DCO e que representa o professor Ney Marques, conhecido por semear as Ciências Econômicas por onde deu aulas, inclusive na UEM. O troféu foi entregue pela professora Maria de Fátima Garcia.

O homenageado foi diretor da primeira faculdade de Ciências Econômicas de Maringá, que deu origem à UEM. No início da história da Universidade, James da Silveira chegou a hipotecar sua casa para garantir a construção dos blocos 1, 2 e 3 na Instituição. A chefe do DCO, Rosalina Lima Izepão, disse que eles haviam conseguido levar o professor até a solenidade com um pretexto e realizar a homenagem surpresa. Destacou que, por todo o ensinamento e espírito desbravador durante a vida, a homenagem era extremamente adequada, justa e pertinente.

O presidente do Centro Acadêmico José James da Silveira, Luigi Soncin, lembrou o apoio incondicional dado pelo professor ao CA, tanto de forma institucional como pessoal, de ideias, de trabalho e participação. Ainda hoje o docente comparece ao CA para auxiliar os alunos.

Rafael Oberleitner Crozatti, em nome dos acadêmicos de Ciências Econô-micas, agradeceu o exemplo do professor. Marcelo Farid Pereira, em nome dos servidores do DCO, comentou que, pegando o exemplo didático e de

vida de James da Silveira, seria possível construir vários cursos. Destacou que seu empenho, dedicação e comprometimento extrapolam a área de economia e contribuem na formação de verdadeiros cidadãos.

O diretor do Centro de Ciências Agrárias, Júlio Damasceno, apontou que, mesmo sendo de área diferente, estava feliz em auxiliar o Centro de Ciências Sociais Aplicadas a homenagear um professor tão distinto e atu-ante. Para ele, a homenagem foi justíssima pela vida de James

Silveira e esse reconhecimento é importante para a UEM. A vice-reitora Neusa Altoé disse estar emocionada em fazer parte da homenagem a uma pessoa com a referência e excelência na educação como James da Silveira. Altoé ainda citou que, quando pensa em um exemplo na educação, lembra-se de James da Silveira, que leva consigo a excelência docente e a sintetização da marca de cidadão na própria acepção do termo.

O professor José James da Silveira agradeceu as lembranças mencionadas durante a solenidade. Citando que foi um momento de grande alegria, dividiu a homenagem com a esposa Leonor Marcon da Silveira, falecida 2012. Ressaltou que, sem o apoio, base e inspiração dela, sua dedicação à UEM não teria sido a mesma.

A homenagem foi prestada pelo DCO e pelo Centro Acadêmico, que também promoveram a palestra Taxa de Câmbio no Brasil: dinâmicas da especulação e da arbitragem, proferida pelo professor Pedro Linhares Rossi, da Unicamp.

NRAV

/HUM

Page 4: Informativo uem 1088

04 INFO UEMCVU divulga perfil dos candidatos A maioria dos candidatos do Ves-tibular de Inverno 2014 é mulher (56,8%), tem 17 anos (41,9%), é branca (75,3%) e paranaense (69,7%). Entre os 20.157 inscri-tos, 25,6% moram em Maringá e 32,5% em outra cidade da região Noroeste do Paraná. Fora o Paraná, São Paulo é o estado que enviará o maior número de pessoas para as provas (16,5%). Os dados foram divulgados pela Comissão Central de Vestibular Unificado (CVU), com base em respostas a questionários de múltipla escolha aplicados no momento da inscrição.

As informações oferecidas pelos candidatos ainda mostram que a maior parte deles fez o ensino fundamental (43,9%) e o médio (41,7%) na escola pública, e não frequentou curso pré-vestibular (55,9%).

Sobre a família, a maioria tem casa e veículos próprios (56,3%). Entre os pais dos candidatos, 27,6% cursaram até o ensino médio e têm renda familiar entre três e cinco salários mínimos.

A análise do questionário socioe-conômico aponta ainda que 16,4% dos candidatos são de cor parda. Os indígenas representaram 0,2% dos concorrentes. Outros 5,8% declararam ser de cor amarela e 2,3%, da raça negra.

UEM promove recital em homenagem ao Aniversário de Maringá

Acadêmicos são premiados no Intercom

Ciclo de Palestras de Cultura ClássicaO Departamento de Filosofia (DFL) realiza, entre os dias 28 e 30 deste mês, o 3º Ciclo de Palestras de Cultura Clássica: ética, política, retórica e história, no auditório do Bloco H-35. O evento pretende aproximar os esforços de pesquisadores dedicados à temática geral da cultura clássica e promover o aprimoramento do curso de graduação e de pós-graduação em Filosofia.

As inscrições, no valor de R$ 15,00, devem ser feitas na secretaria do DFL até o próximo dia 28. A pro-gramação completa e outras informações podem ser encontradas no site: www.dfl.uem.br/index.php/iii-ciclo-de-palestras-de-cultura-classica ou pelo ramal 8925.

Alterada a data de provas do PASA UEM modificou a data de reali-zação das provas do PAS (Processo de Avaliação Seriada) para 16 de novembro. A mudança se deu em decorrência da aplicação das pro-vas do Enem, marcada para o dia 9 de novembro. A inscrição para o PAS será aceita de 1.º a 17 de setembro. A partir deste ano, no processo de inscrição, não será necessário o envio da ficha de ins-crição impressa, nem de fotocópia de documento de identificação à Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU). Para a efetivação da inscrição, somente será exigido o pagamento da taxa de inscrição que poderá ser feito até 19 de setembro.

O Departamento de Música (DMU), em parceria com a Secretaria de Cultura de Maringá, realizou, na última sexta-feira (9), o Recital do DMU: música e teatro da UEM homenageiam o ani-versário de Maringá.

O palco do evento foi o Teatro Calil Haddad e teve a participação de cerca de 150 professores e alunos dos cursos de Música e Artes Cênicas, que apresentaram um repertório diversificado, reunindo grupos instrumentais, coros, solos de instrumentos, canto, música eletroacústica, orquestras e apresentações teatrais.

Segundo Andréia Anhezini, coordenadora do Recital, além de homenagear Maringá, que com-pletou 67 anos, no dia 10 de maio, o evento foi uma oportunidade de a Universidade mostrar

para a sociedade local, produções culturais que são produzidas dentro do câmpus. Ela ainda ressaltou a parceria com o curso de Artes Cênicas que ajudou a abrilhantar o espetáculo.

Junto com Anhezini, os professores Pedro Ludwig, Rael Toffollo e Paulo Lopes também coordenaram o Recital. O roteiro e direção cênica foram de Pedro Ochoa, diretor de Cultura da UEM.

Os acadêmicos Lucas Ferreira e Camille Ba-lestieri, graduandos do quarto ano do curso de Comunicação e Multimeios, foram premiados no Intercom Sul 2014, evento realizado de 8 a 10 deste mês, em Palhoça, Santa Catarina.

O prêmio foi concedido pelo projeto A Vadia Que Sua Mãe Sonhou, revista manisfesto femi-nista, de publicação on-line, que debate temas ligados às lutas feministas, englobando o em-poderamento das mulheres e desmistificação do corpo feminino, bem como o ciberativismo. Para o evento, a dupla apresentou um paper da terceira edição da revista, sob orientação da professora Patrícia Lessa.

Ferreira explica que A Vadia Que Sua Mãe Sonhou é fruto de um trabalho realizado para a disciplina Projetos II, ministrada pela professora Juliana Franco. Inicialmente pensado para três edições, os acadêmicos adiantam que darão continuidade à publicação. “A quarta edição já está sendo produzida e irá veicular às vésperas da 3ª Marcha das Vadias, em Maringá, entre o final de maio e início de junho”, diz Ferreira.

Segundo a fanpage oficial do projeto, “a premiação é uma grande conquista, tendo em vista que a academia reconhece como inovadora a iniciativa de desmistificar o corpo e a sexualidade das mulheres em uma revista, desnudando-se de preconceitos e puritanismos”. Para

conhecer mais o projeto e todas as edições da revista acesse a fanpage (www.facebook.com/avadiaquesua-maesonhou).

Categorias - As premiações do Intercom Sul são para os trabalhos apresentados no Expocom, evento paralelo que coloca em exposição pesquisas experimentais em comunicação.

Este ano foram entregues 63 prêmios, sendo 14 na ca-tegoria Jornalismo, 13 de Publicidade e Propaganda, 10 de Relações Públicas e Comunicação Organizacional, 7 de Comunicação Audiovisual, 6 de Rádio, TV e Internet e 13 de Produção Transdisciplinar. Os acadêmicos da UEM estavam inscritos nesta última categoria, na subcategoria Comunicação e Inovação.

Foto

Danil

o Vale

ncian

o

Page 5: Informativo uem 1088

05 INFO UEMSemana de Enfermagem enfoca o protagonismo da enfermagem no processo de cuidar

Encontro de FenomenologiaNos dias 28 e 29 deste mês, no auditório da Fadec, o Departamento e o Programa de Pós-Graduação em Filosofia promoverão a terceira edi-ção do Encontro de Fenomenologia.

Esta edição tem como palestrantes convidados os professores Ale-xandre de Oliveira Torres Carrasco (Unifesp); Claudia Drucker (UFSC); Luciano Donizetti da Silva (UFJF) e Libanio Cardoso (Unioeste). A programação completa e outras informações podem ser acessadas no site do evento; www.dfl.uem.br/index.php/iii-encontro-de-fenome-nologia.

Plano Diretor aceita participação até 31 deste mêsA Comissão de Elaboração do Plano Diretor Participativo (PDP) do Câm-pus Sede mantém, até 31deste mês, o espaço on-line para registro de problemas, propostas e potenciali-dades da Instituição. A data encerra, em definitivo, a sistematização dos dados que devem estruturar as duas audiências públicas a serem reali-zadas em maio e junho. O objetivo é ampliar o acesso da comunidade interna e externa ao processo de definição sobre “Qual câmpus nós queremos?”.

A ferramenta está disponibilizada no endereço eletrônico http://www.sites.uem.br/planodiretor_uem/interativi-dade, com opção de preencher dois formulários. O primeiro está relacio-nado com a questão: “Qual Câmpus Sede da UEM nós queremos?”. O espaço está dividido em Realidade Existente, para o participante relatar os problemas e conflitos, e a Realida-de Desejada, onde devem constar os anseios, propostas e potencialidades associadas ao relato anterior. O se-gundo formulário abre oportunidade para os comentários, com intuito de disponibilizar ao interessado uma área para solicitações, críticas e sugestões.

Os eixos estruturantes (políticas) delineados nas reuniões de siste-matização, realizadas pela Comissão de Elaboração, culminaram nos seguintes tópicos: Infraestrutura; Cidadania; Sustentabilidade; Se-gurança; Mobilidade; Arte, Esporte, Cultura e Lazer.

Foi realizada, nos dias 6 e 7 deste mês, a 18ª Semana de Enferma-gem, sob o tema Protagonismo da Enfermagem no Processo de Cuidar. Durante a solenidade de abertura, o chefe do Departa-mento de Enfermagem, Herbert Leopoldo Freitas Góes, destacou a integração entre alunos pro-movida pelo evento, já que 60% dos estudantes do curso estavam presentes.

A coordenadora do curso, Vanessa Antoniasse Baldissera, fez um relato de sua primeira atividade como enfermeira aos 21 anos de idade. Falou que, após o médico ter saído do quarto de um menino em fase terminal e ter dito que a partir dali o trabalho era dela, realizou os procedimentos necessários e também ia sair do aposento, quando, a zeladora perguntou se ela iria deixar o menino sozinho. Ela então retornou ao quarto e permaneceu com o paciente até a manhã seguinte, quando ele faleceu. Destacou que isso a fez perceber a impor-tância do enfermeiro e da enfermeira no cuidado. Agradeceu os professores por compartilhar essa visão de cuidar não só das feridas e enfermidades, mas do paciente em si.

A professora Regina Gema Santini Costenaro (foto), mestre em Educação e doutora em Filosofia da

Enfermagem, proferiu a palestra de abertura. Costenaro é professora adjunta nos cursos de Enfermagem, Odon-tologia e Psicologia do Centro Universitário Franciscano, de Santa Maria, e enfermeira assistencial na UTI de RN do Hospital Universitário de Santa Maria. Ela falou sobre Motivação Profissional para o Cuidar de Si e para o Cuidar do Outro.

A Semana encerrou com os minicursos: Conhecimento Clínico que Embasa o Cuidado que Envolve Amor e a Paixão; Conhecimento Clínico que Embasa o Cui-dado de Enfermagem em Neurologia, Endocrinologia e Pneumologia; Suporte Básico de Vida e Socorros de Emergência; e Gerenciamento em Situações de Emergência.

UEM FM implanta novo siteA Rádio UEM FM tem uma nova página eletrônica, que entrou no ar na última sexta-feira, dia 9, pelo endereço www.uemfm.uem.br. A página traz podcasts dos programas, horários da programação e também irá apresentar as notícias e entre-vistas veiculadas na emissora.

O coordenador da UEM FM, Paulo Petrini, diz que a ferra-menta é mais um espaço para o ouvinte conhecer melhor a programação, além de opinar e enviar sugestões. “O acesso ao site permite encontrar informações complementares sobre o conteúdo veiculado pela emissora e oferece uma agenda de eventos culturais da cidade e região”, mencionou.

Segundo os desenvolvedores, o site tem uma interface simples que facilita a busca por conteúdos, com des-taque para os eventos promovidos e galeria de fotos. No menu do site o link Rádio apresenta o histórico da emissora e toda a equipe, além de um canal para contato. Outra novidade é a publicação das letras das músicas e informações do intérpretes que estão na programação.

A emissora pode ser ouvida na frequência 106,9 MHz e por web player disponível no site. A UEM FM possui também página do facebook (www.facebook.com/UEMFM), que é mais um espaço para os ouvintes se manifestarem.

Participaram do projeto de desenvolvimento do site os estagiários e acadêmicos do curso de Comunicação e Multimeios da UEM, Flávio Kawakami, Hygor Zorak, Talita Novacoski, Carolina Cintra e Juliana Battistelli, em conjunto com o coordenador da UEM FM e os pro-fissionais da Coordenadoria de Promoção e Relações Públicas (CPR).

Page 6: Informativo uem 1088

06 INFO UEMCoordenador do Telessaúde reúne-se no HUM com representantes de regionais

UEM faz parte do Programa Redes Digitais da CidadaniaO Programa Rede Digital da Cidadania investirá mais de R$ 23 milhões para coordenar e desenvolver ações de inclusão digital que possibilitem qualificar o uso da internet e ampliar as capacidades no uso das Tec-nologias da Informação e Comunicação (TICs). O projeto é do Ministério das Comunicações, por meio da Secretaria de Inclusão Digital, que firmou parceria com secretarias estaduais de Ciência e Tecnologia, universidades e fundações de apoio à pesquisa de onze estados. O objetivo é ampliar o acesso à internet por meio da capacitação da população em utilizar as ferramentas de Tecnologias da Informação e da Comunicação. A UEM teve seu projeto aprovado pela Fundação Araucária com o tema sobre a Capacitação de Micro e Pequenas Empresas no Uso das TICs.

Coordenado pelo professor Marcelo Farid, envolve os departamentos de Economia e Engenharia de Produção, com apoio técnico dos professores Edwin Galdamez e Gislaine Leal. O objetivo geral é fortalecer a competi-tividade de pequenas e microempresas por meio do uso de ferramentas das TICs para promoção de produtos e serviços, possibilitando uma melhor apresentação e forma de divulgação da empresa pela internet. O projeto recebeu recursos para aquisição de equipamentos e para bolsas para quatro estudantes de graduação e uma bolsa para mestrando.

Para Farid, o modelo de trabalho e a maneira de se comunicar dos dias atuais requerem que os empreendedores estejam minimamente inseridos no contexto tecnológico. “As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)são um instrumento para a competitividade e lucratividade das em-presas, no entanto ainda estão excluídas de muitas empresas brasileiras”.

Na UEM, o projeto é desenvolvido por meio da Incubadora Tecnológica de Maringá junto com a empresa incubada Echotech, que oferecerá um serviço gratuito para as empresas divulgarem seus produtos e serviços.

O intuito da ferramenta de comunicação digital é para que cada estabe-lecimento comercial tenha uma referência na internet e possa divulgar seus produtos, serviços e marca em uma página exclusiva. Informações pelo e-mail [email protected].

Em meados de abril, André Ribeiro Langowiski, coordenador estadual do Telessaúde Paraná Redes, esteve reunido com representantes das regionais de saúde de Campo Mourão, Cianorte, Paranavaí, Umuarama e Maringá, no Hospital Universitário, atualizando as informações sobre o programa, que já está funcionando em Curitiba. Acompanhado do médico Paulo Roberto Do-nadio, coordenador do Núcleo Maringá, Langowiski detalhou a estrutura que será colocada em prática nos 269 municípios que aderiram ao programa e totalizam 482 pontos de Telessaúde, todos em unidades básicas. Embora este seja o número atual, o coordenador frisou que novas adesões podem ser feitas.

Segundo ele, a retaguarda técnica do programa na fase inicial será de responsabilidade de profissionais do Rio Grande do Sul. No início de abril, dois deles conduziram o treinamento para utilização da plataforma on-line do programa aos servidores das regionais, também no HUM.

Estratégia desenvolvida para qualificar a atenção primária à saúde, o pro-grama visa ao respaldo da atuação dos profissionais das equipes de saúde da família nos pequenos municípios com respostas de especialistas em diferentes setores, como médico, nutricionista, farmacêutico, fisioterapeuta e enfermeiro, a fim de facilitar o acesso a estes profissionais e, futuramente, contribuir com a diminuição de filas.

Num primeiro momento, a consultoria se dará por e-mail com resposta entre 48 e 72 horas. Esta equipe reguladora deverá ser formada por mé-dico, enfermeiro e dentista. Numa segunda fase, os profissionais falarão on-line (consultas síncronas), em horários agendados. Os laudos cardíacos dos pacientes atendidos nos 90 pontos que possuem eletrocardiógrafos serão fornecidos pela equipe da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), de Cascavel. Langowiski esclareceu que serão submetidos ao exame pacientes hipertensos atendidos pelas equipes do PSF, mais como rotina do que emergência, já que neste caso a referência para atendimento é o serviço de urgência/emergência, e não a unidade básica.

De acordo com o coordenador estadual, cerca de 85% das dúvidas enca-minhadas aos núcleos referem-se a atendimentos básicos, enquanto 15% são casos específicos dirigidos a especialistas. Em função dos números, Langowiski considera possível estruturar as equipes reguladoras nos quatro núcleos, localizados na UEM, UEL, Unioeste e UFPR, de maneira gradual. “Talvez não seja preciso manter os mesmos profissionais em todos os núcleos. A demanda é que nos dirá”, afirma.

Aula inaugural de Comunicação e MultimeiosO curso de Comunicação e Multimeios agendou, para o próximo dia 21, a aula inaugural de 2014, que tem como tema Convergência entre Campos: artes, comunicação e design. A aula será ministrada pelo artista plástico Rogério Zanetti Gomes, professor do Centro de Educação, Comunicação e Artes da Universidade Estadual de Londrina, com início às 13h30, no Bloco C-67. A proposta é aproximar os alunos dos debates sobre convergência, estimulando uma reflexão coletiva e crítica.

Gomes é doutorando em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC de São Paulo e mestre em Design pela Unesp.

Atualmente coordena os cursos de pós-graduação lato-sensu em Fotografia & Vídeo e em Direção de Arte. Sua área de pesquisa está concentrada em Artes Visuais, Comunicação Visual e Design Gráfico.

Semana de Direitos Humanos Entre os dias 26 e 30 deste mês, será realizada a Semana de Direitos Humanos, promovida pelo Departamento de Direito Público (DDP) e Instituto Paranaense de Estudos Geográficos, Econômicos, Sociais e Políticos (Ipegesp). O evento discutirá temas ligados aos direitos humanos do idoso, da criança e do adolescente, da mulher, do negro e diversidade sexual.

O evento será no auditório do Bloco C-34, sempre às 19h30. As inscrições, a R$ 10, serão abertas nesta quinta-feira (15) e irão até o dia 23, pelo site: www.ddp.uem.br, no link Semana de Direitos Humanos, no final da página.Informações pelo telefone: 9887-0820 (Luciana).

Creche da UEM presta homenagem às mãesNa sexta-feira (9), o Centro de Educação Infantil (CEI) Pertinho da Mamãe, da UEM, prestou homenagens às mães, que participaram de atividades conjuntas, com os filhos as educadoras em suas salas. O intuito foi pro-mover a integração com as famílias e comemorar o Dia das Mães.

Entre as atividades, foi exibido um vídeo que apresentou o cotidiano e o projeto pedagógico do CEI, desenvolvido nos primeiros meses deste ano, com registros diários das educadoras e trabalhos delas com as crianças. O material foi produzido por Iracema Stem Menocci, Nancy Rainha e Juliana Moran Bombonato e pelas estagiárias Ana Paula Brenzam e Jéssica de Souza.

André Ribeiro Langowiski e Paulo Roberto Donadio

NRAV

/HUM

Page 7: Informativo uem 1088

Na última quarta-feira (7), a vice-reitora, Neusa Altoé, reu-niu-se com o diretor do Câmpus Regional do Vale do Ivaí, professor Raimundo Pinheiro Neto, com o prefeito de Ivaiporã, Luiz Carlos Gil, e com o representante do Conselho Regional de Educação Física, Jaime Seco.

O encontro, realizado no Gabinete da Reitoria, teve como intuito ini-ciar as discussões para melhorias no complexo esportivo Leovegildo Barbosa Ferraz, de Ivaiporã, para a realização de eventos futuros e melhor utilização do espaço por parte da Universidade. Uma nova reunião para debater o assunto foi marcada para o próximo dia 28.

07 INFO UEMProfessor do DEC vence Campeonato Brasileiro de Jiu-JitsuProfessora da

USP participa de eventos do PGENa semana passada, o Programa de Pós-Graduação em Geografia (PGE) recebeu a visita da pro-fessora Maria Adélia Aparecida de Souza, da Universidade de São Paulo (USP). No dia 6, no anfiteatro do Dacese, a pesqui-sadora proferiu a Aula Magna do PGE, com o tema A Geografia e os Geógrafos: método e práticas na construção do futuro. Desafios a serem superados.

No dia 7, a professora participou da 30ª defesa de tese do progra-ma, com o título Ecoville e Gleba Palhano (PR): a produção do es-paço urbano a partir de edifícios de alto padrão – estratégias dos agentes e mercado consumidor. O trabalho é de autoria de Andresa Lourenço da Silva, sob orientação da professora Márcia Siqueira de Carvalho.

UEM discute melhorias em complexo esportivo de Ivaiporã

Ciclo de Palestras Empreendedoras de Maringá

CEC expõe nova mostra

Debates sobre Golpe Militar Os debates do Seminário 50 Anos do Golpe Militar no Brasil seguem durante este mês com palestras sempre às terças e quintas-feiras, às 18 horas, no Bloco H-35. O próximo encontro será, dia 15, com a discussão de três temáti-cas: A Preservação do Patrimônio Cultural: práticas do catolicismo popular, por João Paulo Pacheco Rodrigues (secretário da Ação Social/ P. M. de Ivatuba); Da Perse-guição ao Reconhecimento como Patrimônio Imaterial: a capoeira e o jongo, por Welington Vilanova (gerente do Patrimônio/Secretaria de Cultura da PMM); e Temáticas Atuais: os direitos da criança e do adolescente (1964-2014), a ser apresentado pelo professor Ailton José Morelli (DHI).

Propostas da Domesticação do Corpo: ensino e desportos é o tema que o professor Thiago Pelegrini (UEL) discute na terça-feira, dia 20. Em seguida, Gustavo Gregio (PPH) fala sobre Visões do Cinema sobre os Regimes Autoritários: fil-mes como fontes para a pesquisa e ensino.

O coordenador do Programa de Pós--Graduação em Engenharia Civil, Rafael Alves de Souza, sagrou-se campeão brasileiro de jiu-jitsu, categoria master2 (atletas entre 35 a 40 anos), faixa azul, peso pena (até 70 kg), em competição realizada entre os dias 1º e 4 deste mês, em Barueri (SP).

O professor venceu o oponente Mar-cos Kleber da academia Ryan Gracie Team. Rafael disputou o Campeonato Brasileiro representando o Clube Feijão/Nova União de Maringá, sob o comandado do reconhecido atleta Rodrigo Feijão, campeão recente do World Professional Jiu-Jitsu Championship realizado em Abu-Dhabi em abril deste ano.

Rafael procura fazer analogia da arte suave com a engenharia de estruturas, área da qual é docente. “Sempre digo para os meus alunos que a melhor maneira de aprender estruturas é praticando jiu-jitsu, pois conceitos importantes como o princípio de ala-

vanca, equilíbrio de forças, hipostaticidade, centro de gravidade e esforços simples podem ser entendidos de uma maneira divertida e saudável”.

O primeiro contato do professor com o esporte foi nos Estados Unidos, em 2006, onde realizou o seu pós-dou-torado em engenharia de estrutura e descobriu a grande semelhança entre o jiu-jitsu e a engenharia de estruturas.

O Centro de Excelência em Atendimento à Comuni-dade (CEC) está com uma nova exposição, intitulada Desenho e Cinema: entre o estático e o dinâmico. Projeto dos acadêmicos do curso de Artes Visuais Josimari Fabri e Marcelo Goto, a mostra propõe esta-belecer diálogos entre cinema e desenho, movimento e repouso, fugacidade e estagnação.

Os artistas se utilizam de técnicas e estilos dis-tintos para apresentar produções cujas temáticas são filmes consagrados e populares. Por isso será

comum o reconhecimento do rosto e da caracterização de personagens como Frodo, Sam e Legolas, da trilo-gia O Senhor dos Anéis (2001-2003); ou Leonardo, Michelangelo, Rafael e Donatello, de As Tartarugas Ninjas (1990). As personagens, cenas e filmes esco-lhidos por Josimari e Marcelo, além de indicarem suas preferências no que diz respeito ao cinema, servem de dispositivo para que ambos demonstrem suas habili-dades e afinidades com o desenho. A mostra pode ser visitada até 30 de maio.

Entre os dias 19 e 21 deste mês, o grupo PET Infor-mática irá realizar, com o apoio do Departamento de Informática, o 7º Ciclo de Palestras Empreendedoras de Maringá (Cipem). O evento acontecerá no auditório do Bloco C-67, a partir das 19h30 e na programação estão cinco palestras abordando temas relacionados

com o empreendedorismo.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site do evento (www.din.uem.br/cipem) a um custo de R$ 10,00 por dia de palestra. Mais informações pelo ramal 4065.

Divu

lgaçã

o

Page 8: Informativo uem 1088

InformativoUEMReitor: Júlio Santiago Prates Filho

Vice-Reitora: Neusa Altoé

Assessor de Comunicação SocialPaulo Pupim

Coordenadoria de ImprensaAv. Colombo, 5.790 - Bloco Q-3 - Sala 7

Telefone: (44) 3011-4213 CEP 87020-900 - Maringá -PRSite: www.informativo.uem.br

E-mail: [email protected]

ExpedienteJornalista Responsável: Paulo Pupim (Reg. 2.472) Coordenadora de Imprensa: Tereza Parizotto. Reportagem: Ana Paula Machado Velho, Juliana Daibert, Murilo Benites, Rose Koyashiki e Tereza Parizotto. Revisão: Sueli Nascimento. Colaboradores: Flávio Kawakami. Projeto-Gráfico: Thomas Cosin. Fotografia: Heitor Marcon e Antonio Carlos Locatelli. Editoração: André Luis Scarate, Luiz Carlos Altoé. Estagiários: Lucas Ferreira e Aryane Gouvêa.

08 INFO UEMProfessora da UEM é escolhida como Madrinha da Parada LGBT de Maringá

Ciclo de Seminários do PCEO Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas pro-gramou duas palestras para a quarta edição do Ciclo de Semi-nários do PCE, que será realizado no próximo dia 23, no auditório 13 do Bloco C-34. A primeira, intitulada Testing absolute PPP hypothesis for twenty countries through the skeleton from a SE-TAR model: some new evidence, será proferida às 10h30, pelo professor André de Matos Mar-ques, da Universidade Federal da Paraíba. A outra será minis-trada às 19h30, pelo professor Adolfo Sachsida, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que tratará sobre o tema Dilma e Geisel: será que retor-namos a década de 1970? Mais informações sobre o evento pelo ramal 4987.

CDR divulga vencedores da primeira etapa do JosuemA primeira etapa da 24ª edição dos Jogos dos Servidores da UEM (Josuem) foi disputada de 25 de abril e 1º deste mês. Os vence-dores das modalidades em dupla garantiram vaga nos Jogos dos Servidores das Universidades Es-taduais do Paraná (23º Josuepar 2014), que serão disputados de 4 a 7 de setembro em Maringá, pelos servidores das sete univer-sidades estaduais paranaense (UEL, UEM, UENP, UEPG, Unespar, Unicentro e Unioeste). Confira os resultados:

Confira a lista dos ganhado-res no endereço: http://sites.uem.br/cdr/servidores-da-uem/resultados-josuem-2014.

A professora Eliane Maio será a madrinha da 3ª Parada da Parada Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) de Maringá, evento marcado para o próximo domingo, dia 18. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, dia 12, durante uma palestra sobre transsexualidade ministrada pela professora, na Igreja da Comu-nidade Metropolitana, durante a abertura da Semana Maringaense de Combate à Homofobia.

Eliane Maio é psicóloga e sua trajetória acadêmica está centrada na área de Educação, atuando principalmente com os temas sexualidade, gênero, diversidade sexual e educação em sexualidade. Ela também é docente nos cursos de mestrado e doutorado em Educação, pela UEM, e lidera o grupo de pesquisa do CNPq, intitulado Núcleo de Pesquisa e Estudo em Diversidade Sexual (Nudisex). É autora do livro O Nome da Coisa, publicado pela Editora Uni Corpore, em 2011. O livro é fruto da sua tese de doutorado, que trata de aspectos relacionados

com a sexualidade do brasileiro. Para subsidir a tese, a pesquisadora ouviu mais de 4.900 homens e mulheres, de diferentes estados brasileiros.

Maio também é coautora do livro Gênero, Direitos e Diversidade Se-xual: trajetórias escolares. A obra foi publicada, no ano passado, pela Eduem e apresenta aspectos da discussão da sexualidade sob os pontos de vista da Educação, Psicologia e Direito.

A escolha do nome de Eliane Maio como madrinha da Parada LGBT de Maringá foi feita pela Associação Maringaense de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais.

A Parada LGBT de Maringá é o segundo maior evento do gênero no Paraná e o terceiro maior do Sul do País. Ela encerrará a Semana Maringaense de Combate à Homofobia, considerada de grande importância na luta por uma sociedade igualitária e inclusiva. A con-centração será a partir das 14h, no estacionamento da Praça Deputado Renato Celidônio.

Cerimônia de acolhimento dá início a especializações a distânciaNo último dia 9, a co-ordenadora do Núcleo de Educação a Distância (Nead), Maria Luisa Fur-lan Costa, comandou a aula inaugural, chamada por ela de “cerimônia de acolhimento”, dos mais de 1,5 mil alunos dos cursos de especialização na mo-dalidade a distância.

Ofertadas no âmbito do Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP), as especializações em Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde são financiadas pela Capes e serão desenvolvidas em 15 polos de apoio presencial do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) ligados à UEM. A cerimônia foi transmitida para os 15 polos via videoconferência.

Participaram da cerimônia, o pró-reitor de Pesqui-sa e Pós-Graduação (PPG), Mauro Ravagnani, o diretor-adjunto do CSA, Luiz Alberto Araújo, ao qual os cursos de Administração Pública e Administração Pública Municipal estão subordinados, além dos

coordenadores dos cursos.

Maria Luisa apresentou os números de vagas ofertadas e matrículas realizadas de cada especialização. Tendo em vista que nem todas foram preenchidas e há alunos em lista de espera, a diretora do Nead também explicou sobre as chamadas que visam ao preenchimento do total de vagas disponibilizadas, solicitando aos alunos que fiquem atentos aos editais no portal do Nead para avisar colegas e demais interessados.

A diretora do Nead ainda apresentou o ambiente virtual de aprendizagem Moodle e forneceu instruções para a disciplina Educação a Distância, comum aos três cursos.

Divu

lgaçã

o