Informativo v.2 n.3, março/2018 Dinter -...

9
Informativo v.2 n.3, março/2018 Dinter O nosso doutorado em convênio com a Univale prossegue esse mês com a disciplina Periferias Urbanas, ministrada pelas professoras Miriam Grossi e Carmen Rial – 4 CRE – 19 a 23 de março. Em abril, de 23 a 27, Feminismos e Debates Contemporâneos, com a Profa. Teresa Kleba Lisboa – 4 CRE. E de 9 a 13 de abril será a vez de Memória, Depoimento e Pesquisa com o Prof. Marcos Montysuma – 4 CRE. Na foto, a turma de estudantes com a professora Eunice Nodari, coordenadora do DINTER.

Transcript of Informativo v.2 n.3, março/2018 Dinter -...

Informativo v.2 n.3, março/2018

Dinter

O nosso doutorado em convênio com a Univale prossegue esse mês com a disciplinaPeriferias Urbanas, ministrada pelas professoras Miriam Grossi e Carmen Rial – 4 CRE– 19 a 23 de março. Em abril, de 23 a 27, Feminismos e Debates Contemporâneos, coma Profa. Teresa Kleba Lisboa – 4 CRE. E de 9 a 13 de abril será a vez de Memória,Depoimento e Pesquisa com o Prof. Marcos Montysuma – 4 CRE. Na foto, a turma de estudantes com a professora Eunice Nodari, coordenadora doDINTER.

Disciplina Decolonialidade e Sexualidades

Dos dias 06 a 08 de março, o professor Felipe Fernandes (GIRA/UFBA), egresso doPPGICH, ministrou a disciplina Teorias Decoloniais e Sexualidades: um giroepistemológico a partir das teorias lésbicas, de cor e latino americanas, no PPGICH/IEG/UFSC. Além de estudantes entusiasmadxs, a disciplina teve sucesso de público, comauditório lotado em todas as aulas. Na foto, alguns dos mais de 100 participantes queestiveram no curso.

Palestras

No mês de fevereiro, a professora Sandra Caponi ministrou a palestra Vigilar y medicar:el DSM-5 y los transtornos mentales de la infancia, no Seminario Abierto de Filosofiana Universidad del Pais Vasco, Espanha.

*

A professora Cristina Scheibe Wolff, atualmente na França como pesquisadoraconvidada no Laboratório Arènes - Université Rennes 2, apresentará dois trabalhos. Oprimeiro será Memoires du feminisme et activisme au Cone Sud: la construction d’unarchive d’histoire orale, no Colóquio Internacional Les féministes et leurs archives(1968-2018): Militantisme, mémoire et recherche. O Segundo será na JornadaComment travailler sur la violence des femmes: Approches transversales etméthodologiques, no dia 29 de março, na Université Rennes 2. Acesso:http://www.archivesdufeminisme.fr/

As professoras Joana Pedro e Carmen Rial farão palestra na Justiça Federal de Florianó-polis, no dia 15 de março. Joana falará sobre "História das Mulheres: estudo, trabalho,política e prazer" e Carmen sobre "Imagens das mulheres na mídia e no cinema: es-tereótipos, invisibilidade, reconfigurações".

*

No dia 16 de março, a professora Dra. Joana Maria Pedro ministrará a palestra"Mulheres no Poder: algumas reflexões", durante o I Seminário Estadual de Mulheres naPolítica e Política para as Mulheres, promovido pela Federação Catarinense deMunicípios - FECAM, em Bombinhas/SC, que ocorrerá entre os dias 15 e 16 de março.Na mesma data e evento, a doutoranda Morgani Guzzo, orientanda da profa. CristinaScheibe Wolff, ministrará uma palestra como conselheira do CEDIM (ConselhoEstadual de Direitos da Mulher) e representando o IEG (Instituto de Estudos de Gênero)da UFSC. O tema da palestra é "Questões de Gênero". Acesso à programação completa,e inscrições: http://egem.org.br/detalhe/?id=401

*

A professora Teresa Kleba Lisboa ministrará a palestra O papel da Segurança Públicajunto aos avanços e desafios da Lei Maria da Penha no 1º Seminário Mulheres eSegurança Pública, a ser realizado na ACADEPOL/SC, no dia 9 de março, a partir das14 horas. No mesmo dia, a doutoranda do Programa Raíssa Jeanine Nothaft, orientandada profa. Teresa Kleba ministrará a palestra Discutindo gênero no masculino: serviçospara autores de violência doméstica e familiar no sistema de justiça brasileiro. Oevento integra as atividades letivas do curso de Especialização em Gestão da SegurançaPública e Investigação Criminal Aplicada, turma 2017, da ACADEPOL/SC e tem comopropósito discutir a temática mulheres & segurança pública em alusão ao DiaInternacional da Mulher.

*

As doutorandas Andreza Martins, Marília Luz David e Krisciê Pertile Perini, orientandasda Pofa. Júlia Guivant, conjuntamente a outros três pesquisadores de instituiçõesnacionais e internacionais, compõem o GT 10: "Processos de qualificação de produtosem sistemas agroalimentares: conceitos, disputas e valores em debate", um dos vintegrupos de trabalhos aprovados para a III International Conference and Food in anUrbanizing Society, evento que ocorrerá na Universidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS), entre os dias 17 e 21 de setembro de 2018. Maiores informações:http://www.agricultureinanurbanizingsociety.com/

Publicação

O professor Reinaldo Fleuri, em co-autoria com Lilian Jurkevick Fleuri, publicou oartigo Learning from brazilian indigenous people: towards a decolonial education noThe Australian Journal of Indigenous Education. Acesso em https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/184960

Apresentação

A doutoranda Camila Durães Zerbinatti, orientanda da profa. Joana Maria Pedro,participou, ao lado de outras/os artistas sonoras/os nas Américas, via internet, da obraWindows far away: inner sound, da compositora Laura Mello, dentro da exibiçãoFernblick, do espaço Errant Sound, em Berlim. O espaço Errant Sound é um espaço detrabalho dedicado a experimentações sonoras que incluem performance, trabalho decampo, voz, rádio e práticas e instalações espaciais, organizando residências,workshops, eventos e exibições, enfatizando diferentes processos, diálogos e abordagensnas artes sonoras. Maiores informações: http://lauramello.klingt.org/https://errantsound.wordpress.com/

Seleção doutorado PPGICH

O processo de seleção de doutorado finalizou totalizando 13 novos integrantes doquadro de discentes do Programa. Lista de aprovadxs: http://ppgich.ufsc.br/2018/02/27/processo-seletivo-2018-lista-de-aprovados-por-ordem-de-classificacao/

Correção da prova escrita Esq. para dir., Eunice Nodari, Javier Vernal, Myriam Mitvilla, Miriam Grossi e Mara Lago

Reunião do LET

Em reunião dxs membrxs do LET com a coordenadora do PPGICH, profa. Carmen Rial,foi traçado o planejamento semestral. O Prof. Javier Vernal assumiu a coordenaçãoprovisória do núcleo para este biênio, passando o Prof. Paulo Krischke à vice-coordenação do LET. Participaram também da reunião Leandro Cisneros (egresso doprograma) e Claudia Ambrosi.

Eventos

Nos dias 20 e 21 de março, o Laboratório de Estudos de Gênero e História (LEGH)realizará o III Jornadas do LEGH. As inscrições para apresentação de trabalho estãofechadas, mas para ouvintes é gratuito e poderão ser feitas na hora. Maiores informações: https://jornadasdolegh2018.wixsite.com/evento

Cristina Toren (profa. da University of Saint Andrews/Escócia) na UFSC

I Aquenda

O PPGICH está apoiando o I Aquenda de Comunicação, Gêneros e Sexualidades, queocorrerá entre 1, 2 e 3 de agosto, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS). Maiores informações: https:aquenda.wordpress.com/

IUAES prorroga inscrições nos Panel

O congresso mundial de Antropologia que se realizará em Florianópolis de 16 a 20 dejulho de 2018 está com as inscrições abertas até o dia 25 de março para os seus mais de200 painéis. Vários alunos do PPGICH já se inscreveram e há egressos coordenandopanels. Maiores informações: http://www.iuaes2018.org/site/capa.

Bancas em março – PPGICH

14/03/2018 14.00h CFH Doutoranda: Marina Favrim Gasparini Orientador: Prof. Paulo Vieira Co-orientador: Prof. Brigido Vizeu Camargo Título da tese: As representações sociais dos agrotóxicos nos jornais brasileiros e osparadoxos da persistência do modelo agroquímico, aproximações à luz dos enfoques deecosaúde e ecodesenvolvimento.

27/03/2018 14.00h CFH Doutoranda: Iara Vasco Ferreira Orientador: Prof. Paulo Vieira Co-orientador: Henyo Trindade Barreto Filho (UnB). Título da tese: Unidades de Conservação da natureza em terras indígenas no Brasil:conflitos e potencialidades de transformação.

27/03/2018 14.00h CFH Doutoranda: Maria Helena Rosa Barbosa Orientador: Prof. Marcos Montysuma Co-orientador: Prof. Selvino José Assmann (in memoriam) Título da tese: Memória e esquecimento: exposições do acervo do Museu de Arte deSanta Catarina (1983-2016).

29/03/2018 14.00h CFH Doutorando: Eveline Pena da Silva Orientadora: Profa. Luzinette Simões Minella. Co-orientadora: Joana Célia dos Passos. Título da tese: Estudantes negras cotistas: um enfoque feminista negro decolonial sobregênero e raça no ensino superior brasileiro.

Acordo com a Universidade de Valência

O prof. Delamar Volpado Dutra trouxe ao PPGICH a proposta do ingresso do PPGICHno Projeto Integrado de Pesquisa: Descriptando Memórias de Perpetradores deViolações aos Direitos Humanos no Regime Militar no Brasil que envolve aUniversidad de Valencia (Espanha), e integra um projeto sobre Direitos Humanos doqual fazem parte universidades na Alemanha, África e Ásia. O acordo foipreliminarmente selado entre a coordenadora do PPGICH e a coordenadora geral doprojeto, a prof. Edna Brennand (UFPB) em reunião dos três, devendo ser analisado napróxima reunião do Colegiado. Delamar Dutra é o coordenador adjunto do Projeto.

Entrevista

Como parte das comemorações ao Dia da Mulher, a jornalista Gabriele Duarte publicouentrevistas com feministas no Diário Catarinense. Entre as entrevistadas, a profa.Miriam Grossi.

Edição do informativo: Carla Rocha e-mail: [email protected]