INFORME AGOSTO 2011

8
Inf rme

description

Informativo do Hospital do Câncer de Muriaé da Fundação Cristiano Varella. Asscom: Larissa de Assis e-mail: [email protected]

Transcript of INFORME AGOSTO 2011

Page 1: INFORME AGOSTO 2011

Inf rme

Page 2: INFORME AGOSTO 2011

2

SUMÁRIO

3

6

CAPA: Hospital inaugura terceiro acelerador linear

CRESCIMENTO: Começam obras do Bloco III

CIÊNCIA: Trabalho sobre atenção farmacêutica na UTI é segundo colocado na SOMITI

QUALIDADE: Instituição se prepara para Acreditação Nível II

TELEMARKETING: Setor atinge 100% da meta de arrecadação por débito automático

Sérgio HenriquesDiretor da Fundaçao

Cristiano VarelaHospital do Câncer de

Muriaé

Ter o melhor para sermos os melhores

Av. Cristiano Ferreira Varella, 555 - Bairro

Universitário - Muriaé/MG -

CEP 36880-000Tel.: (32) 3729-7000

www.fcv.org.br

7MEIO AMBIENTE: Data comemorativa mobiliza instituição para ações ecologicamente corretas

TECNOLOGIA: Informatização traz facilidade a Lavanderia

8

Desde o seu “nascimento” que o HOSPITAL DO CÂNCER DE MURIAÉ - FUNDAÇÃO CRISTIANO VARELLA, vem se destacando pela visão de excelência que implementou em suas políticas internas de gestão de processos e de atendimento ao paciente. Cada degrau que subimos e conforme nos desenvolvemos, ficamos cientes que a nossa responsabilidade para com nossos clientes é grande. Acredite, essa projeção é um processo que não cessa e que não se limita somente à instituição.Todas as vitórias também devem ser comemoradas pelos gestores municipais e Serviço Público de Saúde, que hoje contam com a parceria da instituição que oferece aos seus clientes aparelhos de última geração, encontrados em pouquíssimos hospitais do país, porque não dizer, do mundo.Sabendo que as exigências do mercado são cada vez maiores e os desafios extrapolam as fronteiras de nossas atividades internas, entendemos que chegou o tempo de crescer. É por isso que nessa edição você vai encontrar matérias sobre os novos avanços da instituição, no que diz respeito a estrutura, equipamento e tecnologia.Mas a nossa visão ainda vai além. Nos vemos cada vez mais envolvidos com responsabilidades sociais e ambientais. Nossa relação com a população cresce em proporção maior do que cresce nossa estrutura de atendimentos.Caro leitor, nosso informativo está de cara nova e fizemos uma reformulação editorial. Muito mais do que isso queremos que vocês percebam que uma coisa sempre continuará a mesma: “Oferecer o nosso melhor”.

Esta é uma publicação do Hospital do Câncer de

Muriaé

Diretor AdministrativoSérgio Henriques

Coordenação MarketingDulce Silvestre Reportagem:

Larissa de AssisNathan Lima

Produção Gráfica:Larissa de Assis

Tiragem:10.000 exemplares

www.fcv.org.br

Page 3: INFORME AGOSTO 2011

A Fundação Cristiano Varella executou mais uma ação em prol da evolução. Além do forte desenvolvimento técnico e mudanças físicas, também investiu em seu cartão de visitas virtual. Lançado no início de abril, a aposta da instituição é a mudança do site, que ganhou uma nova identidade e agora oferece maior interatividade com os internautas.O projeto foi executado e planejado pela equipe de marketing em conjunto com a empresa muriaeense HP Mais, que teve como foco principal facilitar o acesso do usuário e dar a ele possibilidade de interagir não somente com o conteúdo, mas também com os processos da instituição.A instituição, que já vem investindo nas mídias sociais como forma de interagir com seu público, optou por mudar tanto o layout quanto o design para promover uma identidade visual mais leve e com maior facilidade de navegação do público externo. De acordo com o proprietário da HPMais, Paulo Morsef, além de trazer melhorias para o internauta, as alterações também mostram que a nova página está atualizada no que diz respeito às novas ferramentas de mídias digitais disponíveis no mercado. “Podemos destacar muitas melhorias no novo portal, hoje ele conta com uma Central de Multimídia com fotos, vídeos e podcasts, downloads, Blogs diversos, Mural de Recados, ligação com ferramentas de redes sociais e um design clean e exclusivo”, disse.

3

FCV reinaugura siteDesde a sua inauguração, o site da Fundação Cristiano Varella conta com aproximadamente cinco mil acessos mensais. Todo seu conteúdo também é divulgado nas redes sociais, onde conta atualmente com mais de 4000 contatos. Com esta iniciativa, a instituição demonstra estar atualizada a todos os mecanismos necessários para difundir informações no combate ao câncer e promoção da saúde de modo geral.

www.fcv.org.br

Redes sociais

INFORMÁTICA

@hcmuriae

Fundação Cristiano Varella

Ciente e atualizado quanto as novidades do mercado de comunicação a FCV também garantiu presença nas redes sociais. Além da interação social, que é a proposta desses sites, a instituição disponibiliza com exclusividade informações, fotos das principais atividades do hospital e também compartilha material interno e matérias de interesse público.

Page 4: INFORME AGOSTO 2011

TECNOLOGIA

O parque Radioterápico do Hospital do Câncer de Muriaé vem se consolidando como centro de excelência no tratamento do câncer. Em julho aconteceu uma importante conquista para o setor com a inauguração do terceiro Acelerador Linear em um novo ambiente de tratamento, de modo a possibilitar um aumento de 50% da atual capacidade de tratamento, passando de 12.420 para 18.630 aplicações por mês. Além das autoridades locais, o Governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, compareceu a cerimônia de inauguração, onde afirmou em discurso que a parceria entre o hospital e o Estado continua. “Não é fácil do nada criar uma estrutura como essa, que hoje é reconhecida como de excelência. Por isso além de cumprimentar, quero reinterar a responsabilidade do Governo de Minas ao lado da Fundação Cristiano Varella na tentativa permanente de melhorar as condições de funcionamento, amenizar os sofrimentos decorrentes da doença, aumentar ainda mais o percentual de cura e incentivar a prevenção”. Com a aquisição do aparelho, a instituição se assemelha aos melhores sistemas de tratamento disponíveis no mercado, sendo estes os mesmos utilizados nos hospitais oncológicos de referência

em todo o mundo, como o Albert Einstein em São Paulo, MD Anderson em Houston, Hospital da Universidade da Califórnia em San Francisco, Memorial em Nova York dentre outros hospitais dos Estados Unidos e dos Países Europeus. O diferencial é que todo esse equipamento de ponta e investimento são oferecidos na sua maioria para pacientes do Sistema Único de Saúde. O físico-médico do Hospital do Câncer de Muriaé, Marcelo Saraiva, explica que os serviços que disponibilizam tratamentos sofisticados como a Radioterapia Conformacional, Braquiterapia de Alta Taxa de Dose, Radiocirurgia e Radioterapia de Intensidade modulada são capazes de proporcionar uma maior Probabilidade de Controle Tumoral e menor Probabilidade de Complicações nos Tecidos Normais dos pacientes tratados. “Havendo maior controle tumoral, atingimos nossos objetivos, ficando o paciente bem tratado, uma vez que, o número de complicações diminui”, disse. O diretor administrativo, Sérgio Henriques, diz que esta inauguração é muito especial, porque mostra a preocupação do hospital em disponibilizar à população tratamentos com elevadíssimos níveis tecnológicos e com maior eficiência no combate ao câncer.

Aparelho aumenta 50% da atual capacidade de tratamento

Novo Acelerador Linear

4

Page 5: INFORME AGOSTO 2011

5

BLOCO iii Para possibilitar o melhor atendimento é preciso crescer. Essa é a razão pela qual o Hospital do Câncer de Muriaé, da Fundação Cristiano Varella (FCV), iniciou a ampliação das instalações da instituição, com a construção do Bloco III, e ampliações nos Blocos I e II. Com um investimento aproximado de oito milhões de reais, conforme explicou o gerente administrativo do hospital, José Alexandre, a expectativa é de quase duplicar o número de leitos e ainda complementar alguns serviços. “Essa ampliação implica em construção e reformas. Será um pouco mais de 8 mil metros quadrados que abrangem a construção do terceiro bloco, mais duas unidades de internação e o centro de transplante de medula óssea”. Além de garantir um espaço físico mais cômodo, e melhores instalações, o aumento da demanda de atendimento também é uma preocupação da instituição. No ano passado a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais divulgou um mapeamento da estimativa de novos casos da doença. De acordo com os dados, Minas Gerais deve apresentar, neste ano, 46.630 casos. “Com base nessa estimativa, cremos no crescimento de pacientes, por isso nos preocupamos com esse investimento. Atualmente contamos com 144 leitos, com a obra, contaremos com mais 100”, explicou José Alexandre. O prazo previsto para a execução deste projeto é de aproximadamente dois anos. Os atendimentos continuarão normalmente, e os novos setores serão colocados em funcionamento conforme a demanda de pacientes. No ano passado, o Hospital do Câncer de Muriaé atendeu 27 mil pessoas, o que engloba tanto pacientes da cidade, como dos mais de 150 municípios da região e de outros locais do país. Com esses investimentos, a instituição prova que está pronta para crescer e continuar a atender com qualidade.

Crescimento que duplicará número de leitos

CRESCIMENTO

Page 6: INFORME AGOSTO 2011

O Hospital do Câncer de Muriaé, da Fundação Cristiano Varella (FCV), se destacou no XII Congresso Mineiro de Terapia Intensiva, da Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (SOMITI), com um de seus trabalhos premiados. O evento aconteceu de 16 a 18 de junho, no Ouro Minas Palace Hotel, em Belo Horizonte.Dos mais de 200 trabalhos encaminhados para o congresso, apenas 52 foram aprovados para exposição, e dentre eles, três eram de profissionais do Hospital do Câncer de Muriaé.O segundo melhor trabalho do Congresso é de autoria dos farmacêuticos, Pedro Paulo Pedrosa Neto e Roberta Souza Cruz e do médico intensivista, Bruno Licy Gomes de Mello, que trata da atenção farmacêutica na UTI, mostrando a importância da presença de um farmacêutico clínico na equipe multidisciplinar, para reduzir a ocorrência de erros de medicação no cuidado do paciente crítico.Além disso, outros dois trabalhos foram destaque na Exposição. O primeiro aborda o sucesso do desmame de pacientes oncológicos em ventilação mecânica, tendo como primeira autora a fisioterapeuta Benelize Milani. Já o outro, conclui que 96,1% dos pacientes da UTI iniciaram nutrição precoce, conforme protocolo estabelecido pelo serviço e tem como primeira autora a

CIÊNCIA/QUALIDADE

SOMITI premia estudo de profissional da FCVTrabalho sobre atenção farmacêutica na UTI é segundo colocado

6

Hospital busca Acreditação Hospitalar Nível II

nutricionista, . Dayse Xavier Amaro Um de nossos profissionais também integrou o grupo de palestrantes do evento. O fisioterapeuta, Carlos Francisco Fonteine Scaramuzzi Junior, apresentou o Protocolo de desmame difícil“ ” do Hospital do Câncer de Muriaé. E ainda um de nossos médicos, Dr. Bruno Licy, é membro da SOMITI e diretor da regional Zona da Mata.

Os trabalhos podem ser encontrados no site: www.fcv.org.br .

nutricionista, . Dayse Xavier Amaro Um de nossos profissionais também integrou o grupo de palestrantes do evento. O fisioterapeuta, Carlos Francisco Fonteine Scaramuzzi Junior, apresentou o Protocolo de desmame difícil“ ” do Hospital do Câncer de Muriaé. E ainda um de nossos médicos, Dr. Bruno Licy, é membro da SOMITI e diretor da regional Zona da Mata.

Os trabalhos podem ser encontrados no site: www.fcv.org.br .

Com o objetivo de garantir maior qualidade e segurança na assistência, o Hospital do Câncer de Muriaé busca nesse segundo semestre de 2011 certificar as boas práticas de gestão de qualidade, por meio da Acreditação Hospitalar Nível II, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).De acordo com a coordenadora da Qualidade , Andreza de Souza, o grande beneficiado com esse processo é o cliente. “O paciente é o nosso foco de atenção e com a Acreditação Ona II, eles ficarão ainda mais satisfeitos, ao contar com serviços controlados, que conferem mais segurança e qualidade, além da melhoria contínua na gestão hospitalar”.Diferente de outras instituições de certificação, a acreditação da ONA não é focada apenas nos

processos, mas sim na eficiência e eficácia da execução dos mesmos. Para conseguí-la a instituição deve ter integração harmônica entre todas as áreas (médica, tecnológica, administrativa, financeira e assistencial), e t rabalhar cont inuamente para a sua manutenção.

Dr. Bruno Licy, Benelize Milane, Dayse Amaro e Carlos Francisco

Page 7: INFORME AGOSTO 2011

A Semana do Meio Ambiente foi criada para chamar a atenção para ações políticas de povos e países e também para aumentar a conscientização e a preservação ambiental. Na semana de 6 a 10 de junho, o Hospital do Câncer de Muriaé (HCM), da Fundação Cristiano Varella (FCV), realizou algumas ações de sensibilização a essas questões.Durante toda a semana foram promovidas atividades, organizadas pelo Sistema de Gestão Ambiental (SGA) do hospital, para conscientização dos colaboradores e pacientes. No dia 7 foi iniciado na Casa de Apoio um programa de ação educativa sensibilizadora. A supervisora de Gestão Ambiental do hospital, Claudine Silvestre, realizou palestras para a segregação correta dos resíduos recicláveis e depois promoveu dinâmicas para produção de material didático com os pacientes e acompanhantes.

E ao final realizou o plantio de árvores nativas da Mata Atlântica.Ainda no dia 7 foi inaugurada uma exposição de fotografias intitulada “Avifauna Muriaeense”, do estagiário da SGA, Clélio de Lima Junior, que desde 2009 levanta dados para recensear as espécies da região. Na exposição foram expostas aves clicadas na região de Muriaé e nos arredores da instituição, que é repleta de árvores frutíferas, que servem de alimento e abrigo para essas aves. E para disseminar ainda mais a visão socioambiental da instituição, foram distribuídas aos colaboradores, durante o lançamento do Planejamento Estratégico 2011-2015, nos dias 8, 9 e 10 de junho, sementes de árvores nativas da Mata Atlântica, para que todos possam trabalhar em conjunto por um ambiente melhor.

SEMANA DO MEIO AMBIENTE: Data comemorativa mobiliza funcionários e pacientes

7

Serviço de Processamento de Roupas informatiza o setor

O Hospital do Câncer de Muriaé inovou mais uma vez ao informatizar o Serviço de Processamento de Roupas (SPR) e vem obtendo grandes resultados. Devido o desenvolvimento tecnológico, a informatização se tornou uma ferramenta essencial para as empresas, e no hospital não foi diferente.O rendimento da equipe, resultado de produção, controle de gastos e inventário podem ser visualizados e avaliados em um software.

De acordo com o coordenador do SPR, Antônio Anardino, com o auxílio do programa o setor passou a ter total controle das atividades da lavanderia, reduziu a utilização de papel e contribuiu com a organização do setor.“Era muito difícil, porque às vezes os colaboradores esqueciam de marcar na planilha, ou marcavam errado, ou até mesmo, deixavam para o dia seguinte. Desta forma, não tínhamos como saber ao certo o quanto se gastava por unidade”.

A informatização foi um grande desafio para os colaboradores, mas também trouxe uma importante conquista: a capacitação profissional. Antes de darem início a implantação do sistema houve uma sequência de reuniões, parceria com o setor de Tecnologia de Informação, responsável por realizar a capacitação da equipe.Antônio ainda afirma que após esse processo muitos colaboradores tiveram a iniciativa de

continuar o aprendizado e alguns já estão concluindo o curso de informática. Com a mudança, o Hospital do Câncer de Muriaé se torna referência não somente em Minas Gerais, como também em todo o país. “Antes de iniciarmos o processo de implantação visitei várias lavanderias hospitalares para conhecer melhor a aplicabilidade do software e só encontrei esse sistema em Sao Paulo (SP), mas não estava implantado na sua totalidade”, disse.

AMBIENTE

Page 8: INFORME AGOSTO 2011

Prestação de contasPrimeiro Semestre

A equipe do telemarketing do Hospital do Câncer de Muriaé colhe os frutos pelo excelente desempenho de toda sua equipe. Em reunião de avaliação dos trabalhos do setor, foi comprovado o cumprimento de 100% da meta de arrecadação por débito automático. A doação por débito automático traz o benefício da comodidade para o doador e segurança do destino da contribuição. Essas doações fazem muita diferença para os pacientes em tratamento. Segundo a coordenadora do telemarketing, Rose Duarte, além de manter a Casa de Apoio, essas doações ajudam muitas outras pessoas com exames, cestas básicas e outras necessidades que venham a surgir no decorrer do tratamento.

CASA DE APOIO:Pacientes: 429Acompanhantes: 796Pernoite: 305

ATENDIMENTOS:Atendimentos no Ambulatório de Triagem: 15.851Sessões no Ambulatório de Quimioterapia: 14.479Sessões no Ambulatório de Radioterapia: 10.457

MEDICAMENTOS/MATERIAIS DISTRIBUÍDOS:Total: 25548 (beneficiando 696 pacientes)

GRATUIDADE EM EXAMES:Total: 776

CESTAS BÁSICAS:Total: 83

O setor também contribui para a construção do Centro de Transplante de Medula Óssea, que está previsto no Planejamento Estratégico 2011-2015. Além de gerar oportunidades, as doações arrecadadas fazem com que o Hospital do Câncer de Muriaé, em parceria com a sociedade, mantenha a responsabilidade de disponibilizar o melhor atendimento sem desigualdade. Desta forma, cada contribuinte se torna um investidor em saúde e automaticamente, da vida.

débito automático: equipe atinge 100% da meta

8

TELEMARKETING

‘‘Está completamente ótimo! Rogo a Deus para que abençoe esta casa e que nunca desvie de suas metas (atendimento com amor que é devido ao paciente carente e atingido por uma doença assombrosa). Rogo a Deus pelos diretores e formadores de equipe de trabalho que nunca desanimem, porque o resultado está ótimo! Nosso agradecimento.’’ Corinto Novais de Morais - Muriaé (MG)

Depoimento:

SUPLEMENTO ALIMENTAR:Total: 228

CAMPANHAS DE PREVENÇÃO:Total de participantes: 2683

É isso que fazemos com a sua doação

Doações: (32) 3729-7013