Informe setembro

2
Por que existe um Deus e Ele se importa com você “Uma fruta ao dia pode manter a saúde em dia.” Literalmente. Comer frutas e vegetais pode reduzir risco de vários tipos de câncer. Sal em excesso aumenta o risco de câncer de estômago. Não consuma mais que 5g ao dia. Comer muita carne, principalmente vermelha e embutidos (salsichas) está associado à casos de câncer de intestino. Bebidas doces demais e outras guloseimas com açúcar consumidos em excesso causa aumento de peso, o que aumenta o risco de câncer. Alimentação com bastante fibras(frutas, vegetais e grãos)reduzem drasticamente o risco de câncer colo-retal. Álcool aumenta muito o risco de câncer. Não faça uso de bebidas alcoólicas e escolha os enxaguatórios bucais que não possuem álcool. 30 min. de atividade física diária (60min. para crianças) reduz o risco de vários tipos de câncer. . Exposição prolongada ao sol - na praia, piscina, ou em qualquer lugar, mesmo com guarda-sol, e sem o uso de filtro solar aumenta o risco de câncer de pele. A obesidade está associada à diversos tipos graves de câncer. Controle seu peso. O cigarro é o maior causa de câncer no mundo. (mais de 25% de todas as mortes por câncer e 10% de mortes entre pessoas adultas. Infecções como Hepatite B, C e o HPV causam 20% de mortes por câncer em países em desenvolvimento e 9% em países desenvolvidos. A poluição do ar, água e solo está relacionada a tipos de câncer causados por contaminação química. Cuide do seu ambiente. Fonte: World Cancer Research Fund

Transcript of Informe setembro

Page 1: Informe setembro

Por que existe um Deus e Ele se importa com você

“Uma fruta ao dia pode manter a saúde em dia.” Literalmente. Comer frutas e vegetais pode reduzir risco de vários tipos de

câncer.

Sal em excesso aumenta o risco de câncer de estômago. Não consuma

mais que 5g ao dia.

Comer muita carne, principalmente vermelha e embutidos (salsichas) está associado à casos de câncer de intestino.

Bebidas doces demais e outras guloseimas com açúcar consumidos em excesso causa aumento de peso, o que aumenta o risco de câncer.

Alimentação com bastante fibras(frutas, vegetais e

grãos)reduzem drasticamente o risco de

câncer colo-retal.

Álcool aumenta muito o risco de câncer. Não faça uso de bebidas alcoólicas e escolha os enxaguatórios bucais que não possuem álcool.

30 min. de atividade física diária (60min. para crianças) reduz o risco de vários tipos de câncer. .

Exposição prolongada ao sol - na praia, piscina, ou em qualquer lugar, mesmo com guarda-sol, e sem o uso de filtro solar aumenta o risco de câncer de pele.

A obesidade está associada à diversos tipos graves de câncer. Controle seu peso.

O cigarro é o maior causa de câncer no mundo. (mais de 25% de todas as mortes por câncer e 10% de mortes entre pessoas adultas.

Infecções como Hepatite B, C e o HPV causam 20% de mortes por câncer em países em desenvolvimento e 9% em países desenvolvidos.

A poluição do ar, água e solo está relacionada a tipos de câncer causados por contaminação química. Cuide do seu ambiente.

Fonte: World Cancer Research Fund

Page 2: Informe setembro

Tomates: Contém licopeno (benefícios do licopeno), o qual ajuda a prevenir o câncer de próstata e o gastrointestinal. Vitamina C: Mesmo que não seja um alimento em si, é uma vitamina que a encontramos em muitas frutas e verduras. Tem uma grande potência antioxidante, além de prevenir o câncer e estimular o sistema imune. Couves: Contêm flavonóides, corantes naturais com uma potente ação antioxidante. Pimentões: também contém uma importante contribuição de licopeno, um grande antioxidante que também encontramos no tomate, e que ajuda a proteger-nos frente a cânceres como o de próstata, mama ou o de bexiga. Uvas passas : Também são uma boa fonte de antioxidantes, graças aos seu alto conteúdo em bioflavonoides, e que protegem as células e ajudam a prolongar sua juventude por um maior tempo. Laranja: Possui um composto chamado limoneno, que pode ser igualmente útil para prevenir a aparição de diversos tipos de câncer, entre os que destacam o câncer de pele.

Este informativo é uma iniciativa do Departamento de Vida e Saúde da Igreja Adventista do 7°Dia de Jardim Cruzeiro . Qualquer sugestão, crítica ou correção procure a equipe do Departamento ou entre em contato pelo email:

[email protected]

INGREDIENTES 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo 12 colheres (sopa) de açúcar 2 colheres (chá) de fermento em pó 3 colheres (sopa) de margarina 1 ovo 4 colheres (sopa) de castanha picadas 1 ½ xícara (chá) de Pura Soja MAIS VITA 1 colher (sopa) de Amido de Milho YOKI 1 gema 1 xícara (chá) de coco fresco ralado MODO DE FAZER Massa:Pré aqueça o forno à temperatura média (180°). Peneire numa tigela a farinha com 5 colheres de açúcar e o fermento. Misture a margarina, o ovo e sove a massa até ficar lisa e incorpore as castanhas. Com a massa, forre o fundo e laterais de 9 forminhas de torta com fundo falso, untadas com margarina. Distribua o recheio nas tortinhas, leve ao forno até dourar. Retire do forno, deixe esfriar e sirva.

Recheio: Bata no liquidificador o pura soja, o açúcar restante, o amido de milho e a gema. Despeje em uma panela, junte o coco e cozinhe, sem parar de mexer, até encorpar. Retire do fogo, deixe esfriar, distribua sobre a massa.

Receita do mês Torta de Coco com

Castanha do Pará

Um estudo recente constatou que muitas das ervas medicinais e condimentares que usamos em nossas casas muitas vezes têm propriedades antioxidantes, superior a outros valores relatados de vitamina E. Foi feito um estudo realizado por cientistas da Universidade da Georgia (E.U.A.), através do qual investigou um total de 24 ervas e temperos . Determinou-se, por exemplo, que entre as ervas embalados que podem ser encontrados no mercado e são claramente os antioxidantes são: louro, coentro. Além disso, descobriu-se que três tipos diferentes de orégano, italiano, grego e mexicano, tem a maior atividade antioxidante. Não é somente as ervas estudadas mostraram propriedades antioxidantes superiores aos diferentes valores apresentados para a vitamina E, uma vez que ultrapassou até mesmo alguns alimentos ricos em substâncias antioxidantes, como amoras, morangos e hortaliças. Conheçam mais alguns alimentos ricos em antioxidantes: