Inglês Pra Copa

47
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UNB INSTITUTO DE LETRAS IL CURSO DE VOLUNTÁRIOS PARA A COPA DO MUNDO 2014 INGLÊS BÁSICO PARA RECEPÇÃO DE VISITANTES EM EVENTOS INTERNACIONAIS CARGA HORÁRIA: 20 horas/aula AUTORES: Professores Dr. Cláudio Roberto Vieira Braga e Dr. Virgílio Pereira de Almeida Ao diagramador: utilizamos este sublinhado ondulado para indicar texto informativo para o diagramador do curso. São observações que não devem conter na tela para os voluntários que farão o curso. O símbolo encontrado ao longo deste curso indica o local onde o voluntário pode passar o cursor do mouse para aparecer uma janela popup com informação extra, destacada neste documento. Qualquer dúvida em relação ao conteúdo e forma de se montar este curso deve ser questionada com um dos autores. Universidade de Brasília Outubro 2013

description

curso inglês voluntario

Transcript of Inglês Pra Copa

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UNB INSTITUTO DE LETRAS – IL

CURSO DE VOLUNTÁRIOS PARA A COPA DO MUNDO 2014

INGLÊS BÁSICO PARA RECEPÇÃO DE VISITANTES EM EVENTOS INTERNACIONAIS

CARGA HORÁRIA: 20 horas/aula

AUTORES: Professores Dr. Cláudio Roberto Vieira Braga e Dr. Virgílio Pereira de Almeida

Ao diagramador: utilizamos este sublinhado ondulado para indicar texto informativo para o diagramador do curso. São observações que não devem conter na tela para os voluntários que

farão o curso.

O símbolo encontrado ao longo deste curso indica o local onde o voluntário pode passar o cursor do mouse para aparecer uma janela popup com informação extra, destacada neste

documento. Qualquer dúvida em relação ao conteúdo e forma de se montar este curso deve ser questionada com um dos autores.

Universidade de Brasília

Outubro 2013

Inglês Básico para recepção de visitantes em eventos internacionais 2 Cláudio Roberto Vieira Braga & Virgílio Pereira de Almeida

Título da tela: Inglês básico para recepção de visitantes em eventos internacionais

APRESENTAÇÃO

Prezado(a) voluntário(a),

Seja bem vindo a esta disciplina! Esse treinamento foi desenvolvido para que você, voluntário brasileiro, possa se preparar para receber visitantes estrangeiros que falem inglês. Neste curso, você vai aprender e praticar palavras e expressões básicas que permitirão manter um diálogo em nível elementar com o visitante.

O esforço para estabelecer a comunicação com o visitante estrangeiro será sua forma de mostrar o carinho e a hospitalidade brasileira. Lembre-se: no momento do contato com o visitante, você estará representando o Brasil e, mais especificamente, sua cidade! Isso é uma grande responsabilidade, pois nossa imagem depende de sua simpatia e de sua criatividade.

Sabemos que uma conversa se dá pelo uso da língua, mas também pela linguagem corporal. Usar as mãos, dar um sorriso, sinalizar positiva ou negativamente com a cabeça... pense como tudo isso é importante para complementar cada resposta que você vai dar ao visitante.

Na primeira unidade, o objetivo é praticar palavras e expressões úteis para todas as ocasiões. As demais unidades trazem situações que podem acontecer no aeroporto, no estádio esportivo e em diversos outros espaços de sua cidade. Os objetivos principais são os seguintes:

o prever o que você vai precisar falar para ajudar o visitante em suas necessidades.

o prever perguntas, pedidos e os comentários mais simples feitos pelo visitante.

Sempre que você vir um símbolo como este , significa que há informações extras disponíveis. Não deixe de passar o mouse sobre o símbolo para ter acesso a elas, pois são importantes e podem te ajudar muito!

Esperamos que você possa se sentir mais seguro em sua interação com o turista, e que aproveite o aprendizado deste curso em outros momentos de sua vida pessoal e profissional.

Prof. Cláudio Braga

Prof. Virgílio Almeida

Universidade de Brasília (UnB)

Inglês Básico para recepção de visitantes em eventos internacionais 3 Cláudio Roberto Vieira Braga & Virgílio Pereira de Almeida

Título da tela: UNIDADES

Agora conheça o conteúdo de cada unidade:

Unidade I - Expressões para todas as ocasiões Introdução Situações Estudo de vocabulário Reflexão e Dicas Exercícios

Unidade II - No aeroporto

Introdução Situações Estudo de vocabulário Reflexão e Dicas Exercícios

Unidade III - Na rua: Vamos passear?

Introdução Situações Estudo de vocabulário Reflexão e Dicas Exercícios

Unidade IV – Problemas

Introdução Situações Estudo de vocabulário Reflexão e Dicas Exercícios

Unidade V - No estádio de futebol

Introdução Situações Estudo de vocabulário Reflexão e Dicas Exercícios

Inglês Básico para recepção de visitantes em eventos internacionais 4 Cláudio Roberto Vieira Braga & Virgílio Pereira de Almeida

? Título  da  tela:    Unidade  I  -­‐  Expressões  para  todas  as  ocasiões  

Introdução

A partir de agora, você vai estudar palavras, expressões e frases completas para serem usadas com o visitante falante da língua inglesa em diversas ocasiões. Você vai aprender por meio de situações contextualizadas. Uma preocupação que você deve ter como voluntário é pronunciar as palavras em inglês da melhor forma possível, o suficiente para que o visitante consiga entender.

Para aprender e praticar a pronúncia das palavras, nesta e nas próximas unidades, você deve clicar no símbolo de áudio que aparecerá após cada uma das perguntas e respostas das situações estudadas.

Este símbolo de áudio significa: clique, escute, repita e memorize!

Outra opção é fazer uso dos dicionários e dos tradutores gratuitos encontrados na internet. Cole a palavra ou a expressão no espaço

indicado e clique no pequeno símbolo que indica áudio.

Estes tradutores trazem a pronúncia das palavras e de frases completas e você pode escutá-las no computador. Repita-as algumas vezes, para aprender como se fala e para memorizar o que está praticando.

Agora clique em “Situações” para dar início aos estudos de casos que podem ocorrer quando você for voluntário.

Ao passar o mouse no símbolo , uma popup deve aparecer com o texto abaixo:

Um dos sites disponíveis para isso é o Google Translate: www.translate.google.com.

!

Estudo  de  vocabulário  

Situações  

Reflexão  e  Dicas  

Exercícios  

Inglês Básico para recepção de visitantes em eventos internacionais 5 Cláudio Roberto Vieira Braga & Virgílio Pereira de Almeida

Título  da  tela:    Situações  Seja qual for o lugar em que você estiver, as seguintes expressões poderão ser usadas. Conheça cada uma:

Situação 1: Você se apresenta

No primeiro contato com o visitante você se apresenta e oferece ajuda:

Welcome to _________________________ (Seja bem-vindo à...)

My name is _________________________ (Meu nome é…)

I am a volunteer for ___________________ (Sou um voluntário do [completar com o nome de sua cidade, que você está representando])

I can help you with: (Posso ajudar com)

-­‐ Directions (Instruções para chegar) -­‐ Transportation (Transporte) -­‐ Tourist attractions (Atrações turísticas)

Situação 2- Você não compreende o que o visitante diz

Diante de possíveis perguntas do visitante, você pode solicitar que ele as repita dizendo:

- Repeat, please (repita, por favor)

ou então,

- I beg your pardon? (como?)

Popup: “I beg your pardon” é uma expressão idiomática. O uso de expressões idiomáticas é muito comum. Pense no nosso do português: frequentemente usamos expressões como ‘tirar a barriga da miséria’ ou ‘rodar a baiana’. Sabemos o que elas significam, mas o sentido nunca é o literal, não é ao pé da letra. Portanto não podem ser traduzidas desta forma. Nesses casos, estudamos as palavras correspondentes em nossa língua para entender a expressão idiomática na situação específica em que é usada.

Se apesar de repetir você ainda não compreende, utilize uma das estratégias a seguir:

-­‐ Please, speak slowly. (fale devagar, por favor)

-­‐ Please, write it down. (escreva, por favor)

Popup:

Em suas primeiras interações, é natural não conseguir compreender a fala do turista. Isto acontece pois os sons das palavras se alteram com o contato com a palavra seguinte. Ao pedir para que ele fale mais devagar, fica mais fácil identificar cada palavra.

Inglês Básico para recepção de visitantes em eventos internacionais 6 Cláudio Roberto Vieira Braga & Virgílio Pereira de Almeida

Situação 3- Encerramento de uma conversa

3.1 Após a informação dada, o visitante agradece:

Se escutar: Thank you (obrigado)

Responda: You’re welcome (de nada)

Ouvido atento: a palavra-chave é thank you

3.2 No final da conversa, é educado dizer: -­‐ Enjoy your stay, sir. (aproveite sua estada, senhor) -­‐ Bye, bye. (tchau)

Ouvido atento: a palavra-chave é enjoy

Popup: Muitos povos são formais ao conversar com desconhecidos e esperam do outro a mesma formalidade, que é sinal de boa educação. Em português, mostramos nossa polidez e cortesia chamando as pessoas por senhora ou senhor (“Como vai a senhora?”), ao invés de você (“Como vai você?”). Você já percebeu que o inglês não tem isso? Não existe substituto para ‘you’ como temos em português! Mesmo com o presidente ou com a Rainha, você diz ‘you’ Mas você deve acrescentar o ‘sir’ e o ‘ma’am’ após sua fala (“How are you, sir?”, “How are you, Ma’am?”). Este “ma’am” é uma redução de “madam”.

Situação 4: informar telefone

Exemplos de perguntas:

What’s the phone number? (Qual é o número do telefone?)

Ou então,

Do you have the phone number? (Você tem o número do telefone?)

Sua resposta será escrever ou dizer o número do telefone solicitado. Por exemplo: para o número 3874-1808, diga:

Three, eight, seven, one eight, oh, eight

Observe que zero é pronunciado ôu

(Conheça os números na seção estudo de vocabulário desta unidade)

Dicas:

Inglês Básico para recepção de visitantes em eventos internacionais 7 Cláudio Roberto Vieira Braga & Virgílio Pereira de Almeida

As pessoas que falam inglês usam palavras cordiais o tempo todo.

Assim, em todas as conversas, você também deve fazer uso dessas palavras. Conheça as principais:

Please (por favor)

Excuse me (com licença)

I am sorry (desculpe)

One moment, please (um momento, por favor)

Thank you (obrigado)

Situação 5: Questões culturais

O turista pode perguntar a respeito de pratos típicos. Por exemplo:

What is a ‘feijoada’? (O que é feijoada?)

Possível resposta:

It’s a typical Brazilian dish, made of black beans and pork. It’s rather spicy. (É um prato típico brasileiro, feito com feijão preto e carne de porco. É bastante apimentado.)

Popup: Procure saber o nome e a descrição dos pratos mais típicos de sua região. O Brasil possui uma culinária riquíssima, e os turistas certamente vão querer informações a respeito. Pesquise na Internet descrições em inglês dos pratos mais típicos.

O turista pode também buscar informações culturais de diversos tipos. Por exemplo:

What is food by the kilo?/What is ‘comida à quilo’? (O que é comida à quilo?)

Resposta:

You serve your own dish, and it is weighed before you eat. You pay for the weight of your food. (Você serve seu próprio prato e o pesa antes de comer. Você paga pelo peso da sua comida.)

Outra possibilidade:

What is ‘rodízio’? (O que é um rodízio?)

Resposta:

Inglês Básico para recepção de visitantes em eventos internacionais 8 Cláudio Roberto Vieira Braga & Virgílio Pereira de Almeida

In a rodízio, the waiters go around the tables offering you various dishes as long as you remain in the restaurant. (Em um rodízio, os garçons passam de mesa em mesa oferecendo diversos pratos enquanto você permanecer no restaurante.)

Popup para os dois símbolos acima: As práticas de ‘comida à quilo’ e ‘rodízio’ são características do Brasil, e poucos outros países têm tais costumes. Na maioria das vezes, os turistas não entendem o conceito.

Terminou? Agora clique aqui para o estudo de vocabulário

Inglês Básico para recepção de visitantes em eventos internacionais 9 Cláudio Roberto Vieira Braga & Virgílio Pereira de Almeida

Título  da  tela:    Estudo  de  vocabulário  1. Conhecer os números em inglês vai ajudar em muitas situações. Os visitantes podem

pedir um número de telefone, o endereço de determinados lugares, falar de preços em uma loja ou querer saber sobre setores numerados dentro de um estádio esportivo.

0 Oh (pronuncia-se ‘ou’), zero

1 One

2 Two

3 Three

4 Four

5 Five

6 Six

7 Seven

8 Eight

9 Nine

10 Ten

11 Eleven

12 Twelve

13 Thirteen

14 Fourteen

15 Fifteen

16 Sixteen

17 Seventeen

18 Eighteen

19 Nineteen

20 Twenty

21 Twenty-one

22 Twenty-two

23 Twenty-three

24 Twenty-four

25 Twenty-five

... …

30 Thirty

40 Forty

50 Fifty

60 Sixty

70 Seventy

80 Eighty

90 Ninety

100 One hundred

1,000 One thousand

10,000 Ten thousand

100,000 One hundred thousand

2. Conheça palavras e expressões usadas em perguntas:

What (O quê, qual)

Where (Onde)

How (Como)

How much (Quanto)

Inglês Básico para recepção de visitantes em eventos internacionais 10 Cláudio Roberto Vieira Braga & Virgílio Pereira de Almeida

3. Clima e temperatura. Dependendo do país de origem do turista, informações sobre clima e temperatura são muito apreciadas. Lembre-se também que o turista certamente irá aproveitar a Copa do Mundo para conhecer várias cidades. Pode ser que alguém lhe pergunte, por exemplo, como está o tempo em uma outra cidade, muitas vezes bem distante da sua. Veja a lista abaixo com os termos mais comuns para se referir ao tempo:

quente hot

frio cold

úmido humid

seco dry

Vai fazer calor/frio amanhã. It’s gonna be hot/cold tomorrow.

sol/ensolarado sun/sunny

nuvem/nublado cloud/cloudy

chuva/chuvoso rain/rainy

Amanhã vai ter sol/chuva. It’s gonna be sunny/rainy tomorrow.

20ºC twenty degrees Celsius ou twenty degrees Centigrade

Popup para os dois símbolos acima:

“gonna” é a maneira informal de se dizer “going to”. Você pode dizer as frases “It’s gonna be” ou “It’s going to be”.

De todos os países que se classificaram para a Copa do Mundo, apenas os Estados Unidos utilizam Farenheit ao invés de Celsius para medir a temperatura. Veja a tabela de equivalentes abaixo caso você interaja com um falante daquele país:

ºC ºF

0 32

1 34

2 35.5

3 37.5

4 39

5 41

6 43

7 44.5

8 46.5

9 48

10 50

11 52

12 53.5

13 55.5

14 57

15 59

16 61

17 62.5

18 64.5

19 66

20 68

21 70

22 71.5

Inglês Básico para recepção de visitantes em eventos internacionais 11 Cláudio Roberto Vieira Braga & Virgílio Pereira de Almeida

23 73.5

24 75

25 77

26 79

27 80.5

28 82.5

29 84

30 86

31 88

32 89.5

33 91.5

34 93

35 95

36 97

37 98.5

38 100.5

39 102

40 104

41 106

42 107.5

43 109.5

44 111

45 113

Terminou? Clique aqui e vá para reflexão e dicas

Inglês Básico para recepção de visitantes em eventos internacionais 12 Cláudio Roberto Vieira Braga & Virgílio Pereira de Almeida

Título  da  tela:  Reflexão  e  dicas    

1. Se você fosse a um país estrangeiro cuja língua não é a sua, como tentaria se comunicar? Como gostaria de ser tratado? Agora pense no visitante em sua cidade.

2. Dicas para a boa comunicação entre o voluntário e o visitante:

o Não tenha vergonha de dizer que não entendeu; peça para repetir ou para escrever, pois o importante é você dar a informação correta.

o Não se esqueça de usar a linguagem corporal: faça gestos, diga sim e diga não sinalizando com a cabeça, invente formas para se fazer entender!

o Um sorriso sempre facilita a comunicação. O turista verá que o voluntário tem boa vontade e faz o trabalho com prazer, o que derruba muitas barreiras logo de início. Sorria sempre!

Inglês Básico para recepção de visitantes em eventos internacionais 13 Cláudio Roberto Vieira Braga & Virgílio Pereira de Almeida

Título  da  tela:  Exercícios  (Respostas corretas marcadas com este símbolo: √ e com marcador amarelo – só devem aparecer após o voluntário clicar no link para ver as respostas.) Situação Imagine a seguinte situação: Você está no centro de informações turísticas. O visitante se aproxima. Dê as boas vindas, se apresente em inglês e ofereça ajuda, conforme você aprendeu nesta unidade.

Resposta:

Welcome to [complete com o nome da cidade].

My name is [complete com o seu nome].

Múltipla escolha

Instruções: escolha a melhor alternativa para cada situação.

1. Para expressar boas vindas ao visitante no momento da chegada você diz:

a. Repeat, please! b. Welcome! √ c. Thank you! d. You´re welcome!

2. Para pedir que o visitante repita o que está solicitando você diz:

a. Enjoy your stay, sir. b. You´re welcome. c. Over there. d. I beg your pardon? √

3. Para ajudar o visitante a se localizar e saber para onde ir, você pode dizer: a. I can help you with directions. √ b. The snack bar is to the left. c. The restrooms are straight ahead. d. I can help you with tourist attractions.

4. Qual é a maneira correta de identificar o clima nesta foto?

Inglês Básico para recepção de visitantes em eventos internacionais 14 Cláudio Roberto Vieira Braga & Virgílio Pereira de Almeida

A. It’s sunny. B. It’s humid. C. It’s cloudy. √ D. It’s dry.

Agora clique aqui para saber a resposta.

Inglês Básico para recepção de visitantes em eventos internacionais 15 Cláudio Roberto Vieira Braga & Virgílio Pereira de Almeida

Título  da  tela:  Unidade  II  -­‐No  aeroporto    

Introdução

Nesta unidade, vamos aprender sobre possíveis situações de atendimento ao visitante no aeroporto. Ao desembarcar, o visitante precisará se localizar e saber onde ir para resolver suas necessidades imediatas. Sua forma de ajudar se relaciona com a localização dos banheiros, dos carrinhos para malas e de lugares

para alimentação. Uma solicitação muito comum é a indicação de transporte terrestre para que o visitante possa se deslocar do aeroporto para o hotel.

Agora clique em “Situações” para dar início aos estudos de casos que podem ocorrer quando você for voluntário.

Estudo  de  vocabulário  

Situações  

Reflexão  e  Dicas  

Exercícios  

Inglês Básico para recepção de visitantes em eventos internacionais 16 Cláudio Roberto Vieira Braga & Virgílio Pereira de Almeida

Título  da  tela:  Situações   Situação 1: Banheiro Pergunta: Where are the restrooms? (Onde ficam os banheiros?)

Ou então,

Where is the men’s room? (Onde é o banheiro masculino?) Ou ainda, Where is the lady’s room? (Onde é o banheiro feminino?) Resposta mais comum: over there (Lá) esta resposta exige que você aponte a direção. Na seção de estudo de vocabulário desta unidade, você vai conhecer outras possibilidades de indicar direção. Não deixe de conferir com muita atenção. Ouvido atento: a palavra-chave é restrooms Situação 2: bagagens Where can I get a cart? (Onde posso pegar um carrinho?) Where is the baggage claim area? (Onde ficam as esteiras de bagagem?)

Resposta mais comum: over there (Lá)

esta resposta exige que você aponte a direção.

My bag is lost. Where can I file a complaint? (Minha mala se extraviou. Onde posso fazer uma reclamação?)

Inglês Básico para recepção de visitantes em eventos internacionais 17 Cláudio Roberto Vieira Braga & Virgílio Pereira de Almeida

Para auxiliá-lo com este problema, você deve identificar qual é a empresa aérea com a qual o turista viajou:

Which airline did you fly with? (Com qual empresa aérea o senhor voou?)

Após a resposta, indique o local ou acompanhe o turista até o local adequado para fazer a reclamação.

Ouvido atento: as palavras-chaves são baggage, bags, ou cart e lost. Situação 3: comer ou beber algo Pergunta: Where can I get something to eat? (Onde posso comer algo?)

Ou então Where is the food court? (Onde é a praça de alimentação?)

ou ainda, Are there any restaurants around here? (Há algum restaurante por aqui?) Exemplos de respostas: The restaurant is upstairs. (O restaurante fica no andar de cima.) Take the elevator to the second floor. (Pegue o elevador até o segundo andar.) The coffee shop is to the left. (A lanchonete é à esquerda.)

Ouvido atento: as palavras-chaves são eat, restaurant, food.

Situação 4: o visitante pede um mapa

Se escutar: Do you have a map?

Responda: Yes, sir (Sim, senhor) Ou então,

Yes, ma’am (Sim, senhora)

Inglês Básico para recepção de visitantes em eventos internacionais 18 Cláudio Roberto Vieira Braga & Virgílio Pereira de Almeida

Ao responder, entregue a ele(a) o mapa da cidade. Ouvido atento: a palavra-chave é map Situação 5: trocar dinheiro Nos aeroportos brasileiros, de modo geral, há duas possibilidades para um visitante trocar moeda estrangeira por reais: em um banco ou uma casa de câmbio. Banco em inglês é “bank” e casa de câmbio pode ser “Money Exchange Office” ou “Foreign Currency Bureau”.Veja o exemplo: Pergunta: Where is the Money Exchange Office? (Onde é a casa de câmbio?)

ou então Where can I exchange some money? (Onde posso trocar dinheiro?) Exemplos de resposta:

Straight ahead (siga em frente) ou

There’s a bank on the upper floor. (Há um banco no andar de cima.) Take the escalators to the second floor. (Suba pela escada rolante.)

Ouvido atento: as palavras-chave são Money Exchange Situação 6: sair do aeroporto 6.1 Pegar taxi Se escutar: Where do I take a cab? (Onde pego um táxi?)

Ou então,

Where are the taxis? (Onde ficam os taxis?) Responda: Over there (lá)

Inglês Básico para recepção de visitantes em eventos internacionais 19 Cláudio Roberto Vieira Braga & Virgílio Pereira de Almeida

Ou use uma das expressões de localização listadas na seção de vocabulário desta unidade.

Ouvido atento: as palavras-chaves são cab e taxi Pergunta: How much is the taxi fare to downtown? (Quanto é o taxi para o centro?) Exemplo de resposta: ninety reais (Noventa reais) Ouvido atento: a palavra-chave é how much Pergunta: How far is it? (Qual a distância?) Exemplo de resposta: Around fifty minutes (aproximadamente cinquenta minutos) Ouvido atento: a palavra-chave é far 6.2 Pegar ônibus Se escutar: Where are the buses? (Onde ficam os ônibus?)

ou então,

How do I take a bus? (Como pego um ônibus?) Responda indicando a direção. Exemplo de resposta bem simples: over there (apontando a direção a ser seguida) (ou use as expressões para indicar a direção que estão na seção estudo de vocabulário desta unidade) Ouvido atento: a palavra-chave é Bus

Inglês Básico para recepção de visitantes em eventos internacionais 20 Cláudio Roberto Vieira Braga & Virgílio Pereira de Almeida

Atenção: a maioria dos visitantes desembarca e vai para o hotel. As perguntas sobre transporte com frequência serão acompanhadas da palavra hotel. Exemplo: How do I take a bus to my hotel? (Como pego umônibus para o meu hotel? How do I get to this hotel?(Como chego a este hotel?) Resposta: use as expressões para indicar direções e endereços 6.3 Alugar um carro

Se escutar

Where are the car rentals? (Onde ficam as locadoras de veículos?)

ou

Where can I rent a car? (Onde posso alugar um carro?)

Responda indicando a direção.

Exemplo de resposta bem simples: On terminal 1, downstairs (No Terminal 1, no andar de baixo) (ou use as expressões para indicar a direção que estão na seção estudo de vocabulário desta unidade) Ouvido atento: a palavra-chave é rent ou car rental.

Terminou? Agora clique aqui para o estudo de vocabulário

Inglês Básico para recepção de visitantes em eventos internacionais 21 Cláudio Roberto Vieira Braga & Virgílio Pereira de Almeida

Título  da  tela:  Estudo  de  vocabulário  

1. Conheça a pronúncia das letras do alfabeto em inglês. Elas servem para diversas situações, por exemplo: indicar um endereço, um portão de entrada em um estádio ou um ônibus. a = êi b = bí c = cí d = dí e = í f = éf g = djí h = êitch i = ái

j = djêi k = kêi l = él m = êm n = ên o = ôu p = píi q = quíu r = ár

s = éss t = tíi u = iúu v = víi w = dâbliu x = écs y = uái z = zíi

2. Expressões para indicar a direção. Você também poderá dizer Straight ahead (siga em frente) To the right (à direita) Turn right (vire à direita) To the left (à esquerda) Turn left (vire à esquerda) Upstairs (em cima) Downstairs (em baixo) At the end of the aisle/street (no final do corredor/rua)

Terminou? Clique aqui e vá para reflexão e dicas

Inglês Básico para recepção de visitantes em eventos internacionais 22 Cláudio Roberto Vieira Braga & Virgílio Pereira de Almeida

Título  da  tela:    Reflexão  e  dicas    

1. Se você estivesse em um aeroporto desconhecido, que informações seriam importantes saber? Você gostaria de saber o valor da corrida de táxi? Agora pense no aeroporto da sua cidade. Você sabe onde dar essas informações?

2. Dicas para a boa comunicação entre o voluntário e o visitante:

-No aeroporto, faça referência às placas. Elas trazem informações em inglês e, muitas vezes, os desenhos identificadores são internacionalmente reconhecidos. Mostre-as e indique caminhos por meio delas. Isso vai aperfeiçoar a comunicação com o visitante.

Observe alguns exemplos:

Elevators Elevadores

Lost and Found Achados e Perdidos

Gift Shop Loja de Souvenirs

Restaurant Restaurante

Coffee Shop Lanchonete

Information Informações

Escalators Escadas Rolantes

Baggage Claim Retorno de Bagagem

Money Exchange Bureau Casa de Câmbio

Restrooms Toilets

Departures Embarque

Arrivals Desembarque

- Prepare-se ensaiando. A repetição é uma técnica importante para memorizar as palavras e as expressões.

Estude mais uma vez o conteúdo desta unidade. Quando estiver seguro, clique aqui e faça os exercícios finais.

Inglês Básico para recepção de visitantes em eventos internacionais 23 Cláudio Roberto Vieira Braga & Virgílio Pereira de Almeida

Título  da  tela:    Exercícios   Situação Imagine a seguinte situação: Você está no aeroporto. Um visitante do sexo masculino se aproxima para saber onde ficam os banheiros. Você sabe que estão à esquerda. Sua tarefa é:

1) Dê as boas vindas conforme você aprendeu na unidade anterior. 2) Indique a direção conforme estudado nesta unidade.

Sugestão de Resposta: Welcome to [complete com o nome de sua cidade]. The restrooms are to the left, sir.

Múltipla Escolha Instruções: escolha a melhor alternativa de acordo com cada situação.

1. Um visitante do sexo masculino se aproxima e pergunta onde ficam os restaurantes. Você sabe que estão no andar de cima. Sua resposta será:

a. Downstairs, sir. b. Upstairs, ma´am. c. Upstairs, sir. √ d. Downstairs, ma’am.

2. O visitante que deseja saber onde trocar moeda estrangeira por reais provavelmente

perguntará: a. Where can I get something to eat? b. Do you have a map? c. Where are the restrooms? d. Where is the money exchange office? √

3. Para perguntar o preço de uma corrida de táxi, o visitante começará a pergunta com:

a. How old.. b. How much... √ c. What is ... d. How far...

4. Indique o significado de cada uma das placas abaixo (duas opções não possuem placas

equivalentes).

Inglês Básico para recepção de visitantes em eventos internacionais 24 Cláudio Roberto Vieira Braga & Virgílio Pereira de Almeida

1. 2. 3. 4. 5. a. Departures b. Escalators 4 c. Lost and Found 5 d. Arrivals 3 e. Baggage Claim 1 f. Elevators g. Gift Shop 2

Agora clique aqui para saber a resposta.

Inglês Básico para recepção de visitantes em eventos internacionais 25 Cláudio Roberto Vieira Braga & Virgílio Pereira de Almeida

Título  da  tela:  Unidade  III  -­‐  Na  rua:  vamos  passear?  

Introdução

Se você é voluntário em pontos estratégicos de sua cidade, a primeira coisa é fazer o reconhecimento da área. Você precisa saber a localização e a forma de chegar às atrações turísticas para informar

o visitante. Você certamente vai precisar informar endereços e indicar meios de transporte. Outras situações previstas são as emergenciais.

Agora clique em “Situações” para dar início aos estudos de casos que podem ocorrer quando você for voluntário.

Estudo  de  vocabulário  

Situações  

Reflexão  e  Dicas  

Exercícios  

Inglês Básico para recepção de visitantes em eventos internacionais 26 Cláudio Roberto Vieira Braga & Virgílio Pereira de Almeida

Título  da  tela:  Situações  

Situação 1: informar endereço

Imagine a seguinte pergunta:

Where is the Museu de Arte da Pampulha? (Onde fica o Museu de Arte da Pampulha?)

Resposta: The address is one, six, five, eight, five, Otacílio Negrão de Lima Avenue, Pampulha.

(O endereço é avenida Otacílio Negrão de Lima, 16585, Pampulha)

Se o visitante mostrar um endereço escrito, possivelmente irá perguntar:

How can I get to this address? (Como posso chegar a este endereço?)

Nesse caso, a resposta incluirá informações sobre como chegar.

Ouvido atento: a palavra-chave é address

Dica: em inglês, fala-se o número antes da rua.

Ao pronunciar o número de um endereço, diga cada algarismo separadamente ou escreva para o visitante.

Situação 2: ir à praia

We would like to go to Ipanema beach. How do we go there?

(Gostaríamos de ir à praia de Ipanema. Como chegamos lá?)

Take bus 25. (Pegue o ônibus 25)

Ou então,

Inglês Básico para recepção de visitantes em eventos internacionais 27 Cláudio Roberto Vieira Braga & Virgílio Pereira de Almeida

Take a taxi. (Pegue um táxi)

Ouvido atento: a palavra-chave é beach

Situação 3: Ir ao museu

How do we go to the República Museum? (Como vamos ao Museu da República?)

(Para responder, verifique as possibilidades que você aprendeu na situação anterior)

Situação 4: ir ao centro histórico

How do I get to Pelourinho? (Como chego ao Pelourinho?)

(Para responder, verifique as possibilidades que você aprendeu na situação anterior)

Situação 5: ir ao restaurante

I am hungry. Where is the restaurant? (Estou com fome. Onde fica o restaurante?)

What’s the address? (Qual é o endereço?)

Opções de restaurantes mais solicitadas:

Brazilian Food (Comida brasileira)

Fast Food (Comida rápida)

Regional food (Comida regional)

Popup:

Fast Food também é chamada, por alguns, por Junk Food, que seria algo como ‘Comida Lixo’.

Inglês Básico para recepção de visitantes em eventos internacionais 28 Cláudio Roberto Vieira Braga & Virgílio Pereira de Almeida

Italian Food (Comida italiana)

Japanese Food (Comida japonesa)

Barbecue house (Churrascaria)

Ouvido atento: a palavra-chave é restaurant.

Situação 6: Ir a uma Igreja

How do I get to Bonfim Church? (Como chego à Igreja do Bonfim?)

(Para responder, verifique use as palavras, os números que você aprendeu)

Ouvido atento: a palavra-chave é church

Situação 7: Ir às compras

Where is the gift shop? (Onde é a loja de presentes?)

Where can I buy souvenirs? (Onde posso comprar lembranças?)

Where is the shopping mall? (Onde fica o shopping center?)

(Para responder, verifique o endereço e informe em inglês, como você aprendeu)

Inglês Básico para recepção de visitantes em eventos internacionais 29 Cláudio Roberto Vieira Braga & Virgílio Pereira de Almeida

Ouvido atento: as palavras-chave são shop, souvernirs, shopping mall.

Popup: Em inglês, ‘shopping center’ refere-se a qualquer centro comercial, ou seja, ‘shopping center’ para o turista é uma área onde há concentração de lojas. O que nós chamamos de ‘shopping center’, aquela construção enorme com uma grande quantidade de lojas, praça de alimentação, cinemas etc. é chamada, em inglês, de ‘shopping mall’.

Se escutar: Do they take credit cards? (Eles aceitam cartões de crédito?)

Responda: Yes, sir (Sim, senhor.)

ou

No, sir. (Não, senhor.)

Ouvido atento: a palavra-chave é credit card

Terminou? Agora clique aqui para o estudo de vocabulário

Inglês Básico para recepção de visitantes em eventos internacionais 30 Cláudio Roberto Vieira Braga & Virgílio Pereira de Almeida

Título  da  tela:    Estudo  de  vocabulário  

1. Veja outras palavras para indicar localização. Você também poderá dizer: In front of (em frente à...) Next to (ao lado de...) On the corner (na esquina) Between (entre) Behind (atrás)

2. Reveja os principais lugares estudados nesta unidade:

Beach

Church

Gift shop

Museum

Restaurant

Shopping Mall

Atenção: se você for fazer seu trabalho de voluntário em pontos turísticos de sua cidade, deve procurar informações específicas na página da web da Secretaria de Turismo. Todas as cidades sede da Copa do Mundo foram instruídas a manter as informações atualizadas e em língua estrangeira. Não deixe de pesquisar as principais atrações turísticas que o turista pode querer visitar.

Terminou? Clique aqui e vá para reflexão e dicas

Inglês Básico para recepção de visitantes em eventos internacionais 31 Cláudio Roberto Vieira Braga & Virgílio Pereira de Almeida

Título  da  tela:    Reflexão  e  dicas  

1. Se você estivesse em uma cidade desconhecida, que lugares seriam importantes conhecer? Agora pense em sua cidade. Você sabe onde ficam esses lugares?

2. Dicas para a boa comunicação entre o voluntário e o visitante:

- Não se preocupe com a pronúncia perfeita, o importante é ser compreendido pelo visitante

- Use sempre palavras cordiais que você aprendeu na unidade 1

Estude mais uma vez o conteúdo desta unidade. Quando estiver seguro, clique aqui e faça os exercícios finais.

Inglês Básico para recepção de visitantes em eventos internacionais 32 Cláudio Roberto Vieira Braga & Virgílio Pereira de Almeida

Título  da  tela:    Exercícios   Situação Imagine a seguinte situação: Você está em um centro de informações, próximo a vários hotéis. Um visitante do sexo masculino se aproxima e pergunta: Where can I buy souvenirs? Você tem em suas mãos um guia da cidade e verifica o seguinte endereço: BRAZIL SOUVENIRS Avenida Afonso Pena, 1234 , Belo Horizonte. Sua tarefa é:

1) Apresente-se em inglês. 2) Dê o endereço solicitado. 3) Faça uma despedida simpática.

Sugestão de resposta: Welcome to [complete com o nome de sua cidade. My name is [complete com seu nome]. The address is one, two, three, four, Afonso Pena Avenue, Belo Horizonte. Enjoy your stay, sir.

Múltipla Escolha Instruções: escolha a melhor alternativa de acordo com cada situação.

1. Se o visitante pergunta: “Where can I get to this address?”, ele deseja saber: a. Onde ficam os banheiros. b. Onde fica a entrada. c. Um endereço. √ d. O nome de uma rua.

2. Se o visitante pergunta: “How do we go to the beach?”, ele deseja saber como ir:

a. À igreja.

Inglês Básico para recepção de visitantes em eventos internacionais 33 Cláudio Roberto Vieira Braga & Virgílio Pereira de Almeida

b. Ao shopping. c. À praia. √ d. Ao museu.

3. Qual é a resposta mais adequada para a pergunta “Do they take credit cards?”? a. The souvenir shop. b. At the shopping mall, ma’am. c. Only VISA. √ d. No, they take credit cards.

Agora clique aqui para saber a resposta.

Inglês Básico para recepção de visitantes em eventos internacionais 34 Cláudio Roberto Vieira Braga & Virgílio Pereira de Almeida

Título  da  tela:  Unidade  IV  -­‐  Problemas  

Introdução

Situações de emergência são provavelmente as mais delicadas para um voluntário prestar a assistência devida. Dependendo da situação, o

turista pode estar exageradamente estressado e não conseguir se comunicar inteligivelmente mesmo com seus compatriotas. O segredo é manter a calma e tentar transmitir serenidade ao turista. E, obviamente, direcioná-lo o mais rapidamente possível para um local em que ele possa ser atendido.

Agora clique em “Situações” para dar início aos estudos de casos que podem ocorrer quando você for voluntário.

Estudo  de  vocabulário  

Situações  

Reflexão  e  Dicas  

Exercícios  

Inglês Básico para recepção de visitantes em eventos internacionais 35 Cláudio Roberto Vieira Braga & Virgílio Pereira de Almeida

Título  da  tela:  Situações  Situação 1 – Indicar onde o turista pode conseguir auxílio médico/farmacêutico

O turista pode estar se sentindo mal e procura algum tipo de auxílio. Ele poderá te perguntar o seguinte: Where is there the nearest drugstore? (Onde fica a farmácia mais próxima?)

ou então:

Is there medical assistance around? (Tem algum posto médico aqui perto?)

ou ainda:

I have a terrible headache. Where can I get an aspirin? (Estou com uma forte dor-de-cabeça. Onde posso conseguir uma aspirina?)

Primeiramente tente acalmar o turista. Dependendo de sua localização, você deve direcionar o turista à farmácia, posto de saúde ou hospital mais próximo utilizando as estruturas aprendidas nas unidades anteriores. Por exemplo:

OK. Try to calm down. There’s a drugstore just down the road, accross from McDonalds. (OK. Tente se acalmar. Há uma farmácia nesta rua, em frente ao McDonald’s.) Atenção às palavras-chaves: drugstore, medical assistance, headache, aspirin. Veja na seção de vocabulário desta unidade tipos mais comuns de motivos para se procurar assistência médica durante viagens.

Situação 2 – indicar assistência policial

Um turista pode abordar um voluntário e dizer: I have lost my wallet with all my documents. What should I do? (Perdi minha carteira e todos os meus documentos. O que devo fazer?)

Você pode responder da seguinte maneira:

There’s a police station nearby, sir. They can help you. (Há uma delegacia de polícia próximo, senhor. Eles podem te ajudar.) Em seguida, direcione o turista para o local utilizando as estruturas aprendidas nas unidades anteriores. Atenção às palavras-chaves: lost, documents, police.

Inglês Básico para recepção de visitantes em eventos internacionais 36 Cláudio Roberto Vieira Braga & Virgílio Pereira de Almeida

Situação 3 – informações gerais

Imagine que o turista necessita utilizar serviço de internet sem fio para comunicação com familiares. Ele pode te perguntar o seguinte:

“Is there a coffee shop with wi-fi services around?” (Tem alguma lanchonete com servico de wi-fi por aqui?)

ou então:

“I need to contact my family back home. Is there a lan house nearby?) (Preciso falar com minha família em casa. Há alguma lan house por perto?)

Você deve dar a direção como aprendido anteriormente.

Veja outras abordagens que o turista pode adotar:

“Is there wi-fi in the stadium?” (Há wi-fi no estádio?)

Você pode responder

“Yes, but it’s not very good.” (Sim, mas não é muito boa.)

O turista pode ainda questionar a respeito de eventuais demonstrações populares.

“Why are people protesting?” (Por que estão protestando?) “What is this demonstration about?” (Sobre o quê é esta manifestação?)

Caso isto aconteça, tente demonstrar tranquilidade e acalmar o turista:

“It’s a popular demonstration. Nothing against you. Just keep in line and try to ignore them. The police are here to protect you.” (Trata-se de uma manifestação popular. Nada contra você. Mantenha-se na fila e tente ignorá-los. A polícia está aqui para protegê-lo.)

Terminou? Agora clique aqui para o estudo de vocabulário

Inglês Básico para recepção de visitantes em eventos internacionais 37 Cláudio Roberto Vieira Braga & Virgílio Pereira de Almeida

Título  da  tela:  Estudo  de  vocabulário  Veja uma listagem dos mal-estares mais comuns quando as pessoas viajam:

headache dor de cabeça

stomachache dor de estômago

migraine enxaqueca

nausea náusea

jet lag jet lag

food poisoning intoxicação alimentar

hangover ressaca

diarrhea diarreia

constipation prisão de ventre

rash brotoeja/irritação na pele

(mosquito) bite

picada (de pernilongo)

insolation insolação

sunburn queimadura de sol

dehydration desidratação

Veja os lugares ou profissionais a que você poderá direcionar o turista, dependendo de sua emergência:

police station delegacia de polícia

police officer policial

lost and found achados e perdidos

drugstore farmácia

hospital hospital

medical center posto médico

lan house lan house

post office correios

coffee house lanchonete

emergency room sala de emergência

Terminou? Clique aqui e vá para reflexão e dicas

Inglês Básico para recepção de visitantes em eventos internacionais 38 Cláudio Roberto Vieira Braga & Virgílio Pereira de Almeida

Título  da  tela:  Reflexões  e  Dicas  Você já teve alguma experiência ruim de ficar doente durante férias em um país estrangeiro? Consegue imaginar como gostaria que fosse tratado, se isso acontecesse? Quais seriam as questões mais importantes para as quais você gostaria de receber ajuda?

Mais uma vez, um sorriso e uma atitude calma e amigável são essenciais para atender ao turista em uma emergência. Mais do que em qualquer outra situação, é neste momento que ele percebe o valor de ter alguém que faça um esforço para ajudá-lo, mesmo com todas as dificuldades. Tente entendê-lo e deixe claro que você quer ajudá-lo de alguma forma. Ele saberá apreciar sua consideração.

Estude mais uma vez o conteúdo desta unidade. Quando estiver seguro, clique aqui e faça os exercícios finais.

Inglês Básico para recepção de visitantes em eventos internacionais 39 Cláudio Roberto Vieira Braga & Virgílio Pereira de Almeida

Título  da  tela:  Exercícios  Situação

Imagine a seguinte situação:

Uma família de turistas se aproxima de você. Uma das crianças está com o nariz sangrando, porém ela não está chorando e claramente não sente dores. Você deve:

1. Cumprimentá-los. 2. Dizer seu nome. 3. Acalmá-los. 4. Indicar um posto médico que fica na esquina seguinte, à direita.

Sugestão de resposta: Hello! My name is [complete com seu nome]. It’s ok. Calm down. There’s a medical center just on the next corner, to the right.

1. Qual pergunta se refere a uma situação de emergência?

a. Where is the Money Exchange Office? b. How do we go to the museum? c. How do I take a bus to the hotel? d. Where is the hospital? √

2. Como você deve iniciar sua conversa com alguém que está muito estressado e com dores de estômago? a. “Do you have a stomachache?” b. “You are ok?” c. “OK. Try to calm down.” √ d. “The hospital is down this road, to the right.”

3. Qual dos locais abaixo é possível conseguir uma conexão de Internet sem fio? a. Police Station. b. Drugstore. c. Post Office. d. Coffee House. √

Agora clique aqui para saber a resposta.

Inglês Básico para recepção de visitantes em eventos internacionais 40 Cláudio Roberto Vieira Braga & Virgílio Pereira de Almeida

Título  da  tela:  Unidade  V  -­‐  No  estádio  de  futebol  

Introdução

Em grandes eventos esportivos, é comum termos visitantes solicitando ajuda nas imediações dos estádios. Você precisa ajudá-los a encontrar a entrada correta. Além disso, locais como restaurantes e banheiros também fazem parte das necessidades básicas no estádio de futebol.

Agora clique em “Situações” para dar início aos estudos de casos que podem ocorrer quando você for voluntário.

Estudo  de  vocabulário  

Situações  

Reflexão  e  Dicas  

Exercícios  

Inglês Básico para recepção de visitantes em eventos internacionais 41 Cláudio Roberto Vieira Braga & Virgílio Pereira de Almeida

Título  da  tela:  Situações  Situação 1: indicar o portão de entrada correto Ao ver que o visitante está perdido, apresente-se como você aprendeu na unidade Em seguida, pergunte: May I see your ticket, please? (Posso ver seu ingresso, por favor?) Após verificar o ingresso do visitante, use os números que você aprendeu para indicar o portão de entrada. Exemplo: Gate four (Portão quatro) Agora relembre as palavras de direcionamento. Pratique como no exemplo a seguir: Gate four, yellow zone. To the left, please. (Portão quarto, setor amarelo. À esquerda, por favor.) Gate six, red zone. It’s upstairs. (Portão seis, setor vermelho. Fica no andar de cima) Ouvido atento: a palavra-chave é tickets Veja a lista de cores mais comuns na seção de vocabulário desta unidade. Situação 2: Banheiros Outra necessidade comum é a localização dos banheiros. Volte na unidade anterior e pratique novamente as expressões para indicar direção dos banheiros. Situação 3: Lanchonete We are thirsty. Where is the coffee shop? (Estamos com sede. Onde fica a lanchonete?) Ouvido atento: as palavras-chave são coffee shop Situação 4: Acesso para portadores de deficiência e elevadores

Inglês Básico para recepção de visitantes em eventos internacionais 42 Cláudio Roberto Vieira Braga & Virgílio Pereira de Almeida

Can you tell us where the elevators are? (Pode nos dizer onde ficam os elevadores?) Is there an accessible entrance? (Há acesso para portadores de deficiência?) Ouvido atento: as palavras-chave são accessible entrance

Terminou? Agora clique aqui para o estudo de vocabulário

Inglês Básico para recepção de visitantes em eventos internacionais 43 Cláudio Roberto Vieira Braga & Virgílio Pereira de Almeida

Título  da  tela:    Estudo  de  vocabulário  

1. As cores também são muito importantes para diversas ocasiões. No caso da Copa do Mundo, lembre-se que os estádios são setorizados e identificados por cores e letras. Tente memorizar as cores básicas abaixo:

Popup: Se você for colaborar com os turistas na área do estádio, não deixe de pesquisar na Internet a setorização feita nas arquibancadas. Mas não confie na memória! Se possível, leve consigo uma imagem do estádio para lembrar das informações.

branco white

preto black

azul (claro) (light) blue

verde (escuro) (dark) green

amarelo yellow

vermelho red

alaranjado orange

marrom brown

cinza gray

rosa pink

roxo purple

O mesmo popup para os dois símbolos acima:

‘Light’ e ‘dark’ significam, respectivamente, ‘claro’ e ‘escuro’. Eles podem ser usados para outras cores além do azul e verde, naturalmente.

Observação: para setor ou área em inglês diga zone. Por exemplo: setor amarelo é Yellow Zone.

Terminou? Clique aqui e vá para reflexão e dicas

Inglês Básico para recepção de visitantes em eventos internacionais 44 Cláudio Roberto Vieira Braga & Virgílio Pereira de Almeida

Título  da  tela:    Reflexão  e  dicas  

1. Se você estivesse em um estádio desconhecido, que lugares seriam importantes conhecer? Agora pense no estádio da sua cidade. Você sabe onde ficam esses lugares?

2. Dicas para a boa comunicação entre o voluntário e o visitante:

- Mantenha a conversa simples, nos termos que você conhece.

- Use gestos sempre. Gestos são uma forma natural de complementar a comunicação verbal.

Estude mais uma vez o conteúdo desta unidade. Quando estiver seguro, clique aqui e faça os exercícios finais.

Inglês Básico para recepção de visitantes em eventos internacionais 45 Cláudio Roberto Vieira Braga & Virgílio Pereira de Almeida

Título  da  tela:    Exercícios   Situação Imagine a seguinte situação: Você está no estádio de futebol de sua cidade. Um visitante do sexo feminino se aproxima para saber onde fica o acesso para portadores de deficiência. Você sabe que estão à direita. Sua tarefa é:

1) Cumprimente a turista. 2) Indique a direção conforme estudado nesta unidade. 3) Use o tratamento correto para o sexo feminino, conforme você aprendeu

na primeira unidade.

Possível resposta: “Hello! Accessible entrance to the right, ma’am.”

Múltipla Escolha Instruções: escolha a melhor alternativa de acordo com cada situação.

1. Você é voluntário no estádio de futebol, próximo aos portões de entrada. Dois visitantes estrangeiros estão com os ingressos na mão, mas parecem perdidos. Para oferecer ajuda você deve dizer:

a. May I see your tickets, please? √ b. The restrooms are over there. c. The phone number is one two three. d. I can help you with transportation.

2. Considere a situação: Você é voluntário junto aos portões de entrada do

estádio de futebol. Dois visitantes estrangeiros apresentam ingressos que dizem: “setor verde”. Você sabe que este setor fica no nível inferior. A forma correta de indicar a direção é:

a. Green zone, upstairs. b. Red zone, to the left. c. Green zone, downstairs. √ d. Yellow zone, to the right.

3. Você é voluntário na entrada do estádio de futebol e observa a chegada de

um torcedor estrangeiro que necessita de acesso especial. A pergunta que você possivelmente vai escutar é:

a. Where is the coffee shop? b. Is there an accessible entrance? √ c. May I see your tickets, please?

Inglês Básico para recepção de visitantes em eventos internacionais 46 Cláudio Roberto Vieira Braga & Virgílio Pereira de Almeida

d. Where are the restrooms?

Agora clique aqui para saber a resposta.

Inglês Básico para recepção de visitantes em eventos internacionais 47 Cláudio Roberto Vieira Braga & Virgílio Pereira de Almeida

Título  da  tela:    Informações  Proibida a reprodução.

Direitos reservados.

Autor: Cláudio Roberto Vieira Braga e Virgílio Pereira de Almeida

As imagens utilizadas neste manual são de domínio público.

Fontes:

http://openclipart.org

http://www.clker.com/