Inside Dezembro 2011 - Edição 19

56
4 ANOS ESPECIAL DE ANIVERSÁRIO ESPECIAL DE ANIVERSÁRIO Valorizando os talentos do Vale DEZEMBRO DEZEMBRO | 2011 | ED 19 ED 19

description

Inside Dezembro 2011 - Edição 19

Transcript of Inside Dezembro 2011 - Edição 19

Page 1: Inside Dezembro 2011 - Edição 19

4 ANOS

E S P E C I A L D E A N I V E R S Á R I OE S P E C I A L D E A N I V E R S Á R I O

Valorizando os talentos do Vale

DE

ZE

MB

RO

DE

ZE

MB

RO

|2

01

1|

ED

19

ED

19

Page 2: Inside Dezembro 2011 - Edição 19

2

Page 3: Inside Dezembro 2011 - Edição 19

3

Page 4: Inside Dezembro 2011 - Edição 19

4

Page 5: Inside Dezembro 2011 - Edição 19

5

48 C H E C K I NREVISTA INSIDE | ISSN 2236-224X | Dezembro/11Editor: Danilo RosasEditor de Variedades: José Luiz de SouzaAdministração: Renata RosasProjeto Gráfi co: Studio DR Designers Gráfi cos: Stephanie Nass, Kallel Capucho e Beatriz Mathídios Textos e Revisão: Julio MazieroOperações Comerciais: Daniele AlessandraComercial: Ana Cláudia Luciano e Adriana SenneFotografi a: Eder Brazolin Colaboradores: João Athaíde, Tiago Farina, zeAntonio, Nelson Aguilar, Cristiano Madu-reira, Ângelo Pastorello, Bob Wolfenson, Kelly Fuzaro, VROM / Marcio Madeira, Letícia Wieliwicki de ResendeAgradecimento: Mauatur, Prefeitura Municipal de Itatiaia, Prefeitura Municipal de São Sebastião. Para anunciar ligue: (12) 3133-2449Impressão: Resolução Gráfi ca

ED

ITO

RIA

LE

XP

ED

IEN

TE

32

28

A R T E C U L T U R A

I N T E R I O R E S

CapaJuliana Barbosa Belmonte - zeAntonio Denise Marinho - zeAntonioRoberto Migotto - Nelson AguilarMichelle Sampaio - João AthaídePedro Luiz Cavalca - Cristiano Madureira Kari Boliveira - Ângelo Pastorello Maria Eugênia - zeAntonioCeline Imbert - Bob Wolfenson

06

12

E N T R E V I S T A

M A T É R I A E S P E C I A L

Deborah Valério

Os 4 anos da Inside

14 T E N D Ê N C I A M O D A Prepare-se para muitas festas Uma exposição mostra produção cultural da região

Rachel Milre: surge um novo talento

24 C O M P O R T A M E N T ONatal solidário, uma festa para todos

A Revista INSIDE é uma publicação da Expedições Editora, Rua Monsenhor Filippo, 367,Guaratinguetá/SP – CEP 12.501-410Tel.: (12) 3133-2449, email [email protected] – ISSN 2236-224XA Editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos assinados.

Férias de verão: mar ou montanha?

Parabéns para você!Sim, amigo leitor, neste aniversário de quatro anos da Inside, dois deles em sua fase regional, você continua sendo o principal incentivo para a publicação de uma revista cada vez melhor. E esta edição é o nosso presente para você! Logo na capa, contracapa e matéria especial você encontra um resumo de quem foi assunto neste período. Damos também as boas vindas à consultora de moda Cris Bedendo, que a partir de agora trará para você tudo sobre as tendências, desfiles e eventos que movimentarão as passarelas. Na entrevista, a bela Déborah Valério, de São José dos Campos, que celebra 15 anos dedicados à difusão da arte da Dança Árabe no Brasil e também no mundo, inclusive no Oriente Médio, berço desta forma de expressão. Os preparativos para as festas de final de ano tomam quase todo o nosso tempo e, às vezes, faz com que nos esqueçamos do próximo. Na seção Comportamento revelamos este Natal dos excluídos, mas divulgamos também o trabalho daqueles que se entregam a este amor fraternal e ajudem nossos irmãos esquecidos. Este especial de aniversário traz também Turismo, com sugestões de mar e montanha, com São Sebastião, Maresias, Visconde de Mauá e Penedo; Investimento, com Antônio Castilho assumindo a presidência da Elavon; Decoração, com o novo talento Rachel Milre e muito mais!Muitas felicidades e muitos anos de boa leitura!

Nesta edição especial a capa e contra-capa resgataram alguns nomes e personalidades da região que passaram pelas páginas da Inside nesses 4 anos de existência.

Danilo Rosas | Editor

Contra-capaMarcio Barbosa - Divulgação / UNESCOMichella Cruz - João Athaíde Gabriel Chalita - Divulgação do autorFamília Sampaio - Kelly Fuzaro Cássio Reis - VROM / Marcio Madeira Fabíola Molina - Letícia Wieliwicki deResende

Page 6: Inside Dezembro 2011 - Edição 19

6

PERFIL

Que balanço você faz destes quinze anos de carreira na dança árabe? Quais as suas maiores conquistas e as gran-des difi culdades enfrentadas?

Hoje, olhando para trás, vejo que tudo, absolutamente tudo, valeu à pena, sou grata com o que me tornei! Foram inúmeras difi culdades e conquistas, não conseguiria listar todas aqui, mas posso citar as principais, como ter sido, em 1996, a primeira bailarina árabe do circuito CIAD de festivais e competições. O pioneirismo na região do Vale me permitiu notoriedade e portas abertas para diversos trabalhos, a carreira internacional de seis anos, que foi o ápice almejado desde meus primeiros passos na dança e, há dois anos, estou à frente do mais novo projeto, o meu Studio de danças árabes, que leva meu estilo, técnica e didática. Estou cheia de planos a serem conquistados nos pró-ximos anos. Foram só quinze até agora... tem muito mais. E as difi culdades sempre existirão, como desafi os, elas se adap-

tam à experiência e ao momento, se um dia a difi culdade foi ter técnica para tornar-se profi ssional, hoje é manter-se atualizada num mercado tão frenético e em constante evolução. No co-meço as difi culdades são comuns às de qualquer carreira, con-seguir bons trabalhos, viver de uma carreira artística, conciliar estudo com aulas. Com o tempo é conseguir ser dez em um! Pois vamos acumulando funções e aumentando nossos objeti-vos. Um dia, fui só bailarina, hoje tenho mais títulos e obrigações a serem cumpridas. E elas só fi cam maiores!

Para que nossos leitores conheçam mais sobre a arte, conte-nos brevemente sobre a origem da dança árabe.

A dança do ventre é uma famosa dança praticada originalmente em diversas regiões do Oriente Médio. De origem primitiva e ne-bulosa, datada entre 7.000 e 5.000 a.C., seus movimentos, alia-dos à música e sinuosidade semelhante a uma serpente, foram

Foto

s: B

auer

Fot

ografi a

PERFIL

As mile uma danças

A Inside bateu um papo com a dançarina Déborah Valério, de São José dos Campos, especialista em Danças Árabes, que celebra quinze anos de carreira dedicados a esta bela arte vinda do Oriente.

Page 7: Inside Dezembro 2011 - Edição 19

7

registrados no Antigo Egito, Babilônia, Mesopotâmia, Índia, Pér-sia e Grécia, e tinham como objetivo preparar a mulher, através de ritos religiosos dedicados a deusas, para se tornar mãe. Com a invasão dos árabes, a dança foi propagada por todo o mundo. A expressão “dança do ventre” surgiu na França, em 1893. No Oriente é conhecida pelo nome em árabe “Raqṣ Sharqī” (lite-ralmente “dança oriental”) ou “Raqṣ Bládi” (literalmente “dan-ça da região”) e, por extensão, é composta por uma série de movimentos vibrações, impactos, ondulações e rotações que envolvem o corpo como um todo. Dizem que Hollywood propa-gou a dança na forma como é hoje, um show! Mas a história é enorme, um pouco dúbia, mas muito interessante de se co-nhecer, vale e pena pesquisar pela Internet.

Existe alguma diferença entre a dança árabe prati-cada aqui no Brasil e a do Oriente Médio? A versão brasileira ganha alguma adaptação?

Sim, existe. A dança árabe no Brasil é muito infl uenciada pelo estilo egípcio, enquanto que nos países em que tra-balhei, ela tem infl uência do estilo libanês (caracterizado por movimentos maiores, mais rápidos). No Oriente Médio, a bailarina é considerada uma entertainer, faz shows sozi-nha, como estrela da casa, em temporadas de um a três meses. Portanto, não só o estilo e dança são diferentes, mas também a forma como a bailarina é valorizada. Lá, so-mos estrelas! A bailarina bra-sileira que se dispõe a fazer uma carreira bem sucedida nos países árabes precisa sim passar pela fase de adapta-ção e, neste momento, muitas acabam desistindo e voltando pra casa. Temos de aprender a língua para saber o que signifi cam as músicas que dançamos, temos de nos adaptar ao estilo local de dança. No formato de show business, termos conduta profi ssional e sermos altamente qualifi cadas técnica e esteticamente, pois a exigência do públi-co e dos contratantes é alta. Mas, a maioria das profi ssionais brasileiras consegue se adaptar com facilidade.

Você já se apresentou em diversos países, como Líbano, Síria, Marrocos, Tunísia, Qatar, Bahrain, Oman, Emirados Árabes Unidos. Como é a experiência de uma bailarina bra-sileira se apresentar no berço da dança árabe? Qual a rea-ção do público local?

A experiência parece assustadora à primeira vista! Mas, va-mos nos acostumando com o desafi o e conforme vamos sendo

aceitas, elogiadas e requisitadas, percebemos que é possível o sucesso de uma “gringa” no país de origem daquela arte. Pas-samos a respeitar ainda mais esta cultura tão distinta da nossa. Não é um processo fácil, mas é muito compensador e é a re-alização maior que uma bailarina pode almejar. As reações do público com nossa origem são as mais diversas. Tem os que desconfi am, os que duvidam, os que acham diferente, e por aí vai. Tenho muitas histórias divertidas sobre isso!

Quais os requisitos para a formação de uma boa profi s-sional de dança árabe?

Uma boa profi ssional de dança árabe deve ter, primeiramente, ex-celente formação em dança. Deve ser tecnicamente perfeita, ter um estilo marcante e limpo, estudar sempre, jamais achar que sabe tudo, pois a dança é cíclica e sem-pre terá novidades a serem conhe-cidas. A bailarina deve conhecer a cultura, o folclore árabe, respeitar sua arte e não vulgarizar aquilo que sabe dançar, ter ética e profi s-sionalismo em sua conduta, sem-pre. Porém, o tempo de dança não quer dizer que ela seja profi ssional. Muitas estão no mercado há mais de dez anos e ainda não atingiram este profi ssionalismo.

A dança traz muitos benefícios à saúde. Além da parte física, qual outra área da vida colhe os frutos desta arte?

A dança do ventre, ou melhor, a dança árabe, como prefi ro, é co-nhecida por inúmeros benefícios terapêuticos, que vão desde melho-ra na auto-estima até o resgate da feminilidade. Como qualquer arte, o fato de praticá-la é, automatica-mente, uma terapia. Quando dan-çamos, nos livramos de problemas,

de dores, fi camos felizes, nos co-nhecemos, nos valorizamos, respeitamos nossos limites. Sem dúvida, a dança do ventre deveria ser obrigatória para todas as mulheres! Você se apaixona por ela e não me pergunte por quê! (Risos)

Você é nascida no Vale do Paraíba, em São José dos Cam-pos. Como está a prática da dança árabe na região?

Hoje, 15 anos depois de meu início nesta carreira, consigo ver uma grande expansão nesta modalidade. Quando comecei a aprender, tive de ir a São Paulo me especializar, pois aqui exis-tiam professoras que davam cursos e iam embora da cidade, ou ensinavam apenas o básico. Hoje, o Vale está repleto de grandes talentos e algumas profi ssionais têm grande compe-tência para não só ensinar, como para preparar novos talentos.

Page 8: Inside Dezembro 2011 - Edição 19

8

Page 9: Inside Dezembro 2011 - Edição 19

9

Mas, infelizmente, como em qualquer área, tudo que se propaga com rapidez e desordem, acaba por trazer maus profi ssionais, sem formação e capacidade, e o Vale não escapou desse boom da dan-ça árabe no Brasil, que começou em 2002 e esta crescendo até hoje. Existem muitas escolas com péssimas aulas sendo dadas e, se a pessoa não busca informação na Internet ou indicação, acaba caindo nessas armadilhas de aprendizado rápido. Quando quiser aprender, busque, informe-se, pergunte quem ela é, se tem facul-dade de educação física ou de dança. Quando vamos ao médico, à ginástica, a um advogado, sempre pedimos referência certo? Por que, para dançar, temos de entrar na primeira porta aberta com letreiros coloridos?

Para os interessados do sexo masculino, existe alguma mo-dalidade de dança árabe para homens?

Claro que sim! Muitas danças folclóricas árabes são exclusivas para homens. E outras para casal, como o Dabke, um estilo libanês em que casais dançam juntos. Homem pode praticar sim a dança árabe! É só querer!

Fale-nos um pouco sobre a Gala, show de dança árabe temá-tico inédito no Vale, que você apresentará em dezembro.

Esta gala vem celebrar os meus 15 anos de carreira na dança árabe! O tema surgiu de minha paixão por musicais dos anos 30. Fiz uma grande pesquisa e busquei trazer ao palco um espetácu-lo diferente, com elenco inédito, formado por grandes nomes da dança árabe do Brasil e do exterior. Juntei ideias, pesquisas, gran-des nomes, um tema delicioso e ousado, e criei um Cabaré Árabe! Inusitado, mas interessante. Acredito que faltava isso à dança ára-be local, espetáculos temáticos, com elenco profi ssional, levar ao público novas possibilidades de se admirar a dança árabe, sair do trivial. Minha formação em dança e experiência com espetáculos me permitiu esta viagem criativa e tenho certeza que “Gala Extra-vaganza” deixará sua marca e o publico surpreso. Vale à pena con-ferir. Dia 10 de dezembro, às 20h, no Teatro da UNIVAP, em São José dos Campos.

Você já vivenciou ou tomou conhecimento de algum tipo de

preconceito contra praticantes da dança árabe?Seria hipocrisia dizer que não. A dança árabe sempre sofrerá pre-

conceito e a culpa é das próprias bailarinas, ou melhor, dançarinas, que vulgarizam e denigrem esta arte, tirando a seriedade da dança,

desrespeitando sua história, origem e fi nalidade. Uma lástima para as verdadeiras profi ssionais, que tanto estudam, investem, prepa-ram-se para esta arte e têm de ser comparadas com mulheres vul-gares rebolando, se dizendo bailarinas de dança do ventre. Triste, mas uma realidade muito atual, não só no Brasil. Dança árabe não é arte sensual, é dança. Muita gente mistura as bolas e confunde o público, então, se sofremos preconceito a culpa não é dos leigos, mas das falsas bailarinas no mercado.

Toda dança árabe é dança do ventre ou ela é uma dentre a

variedade de apresentações?A dança do ventre, na verdade, é uma nomenclatura muito vaga

que empobrece a verdadeira essência desta arte, por isso a chamo também de dança árabe. Todas as danças que estejam ligadas às culturas do oriente médio, seja a dança do ventre ou danças folcló-ricas, podem ser chamadas de Danças Árabes.

Page 10: Inside Dezembro 2011 - Edição 19

10

Page 11: Inside Dezembro 2011 - Edição 19

11

Page 12: Inside Dezembro 2011 - Edição 19

12

MATÉRIAESPECIALESPECIAL

O mercado editorial apresenta uma série de desafi os à manutenção de um veículo de comunicação, especialmente uma revista. No Vale do Paraíba, que já viu nascerem e morrerem inúmeros títulos, superar estas barreiras é uma grande vitória.

Por esta razão, uma revista que está há quatro anos no mercado, passou por uma ampliação importante em seu conteúdo e circulação e hoje comemora dois anos de abrangência regional, merece ser celebrada, lembrada e relembrada.

Criada inicialmente como veículo para o Buriti Shopping Guará e batizada com o nome da empresa a que se destinava, a Inside, que circulava principalmente na cidade de Guaratinguetá, foi crescendo aos poucos, aumentando espaços, conquistando anunciantes, cativando leitores e ganhando respeito. Este crescimento levou a publicação ao natural próximo passo em sua existência, que é a vida própria e uma maior abrangência na circulação. A partir da edição 11,

com a adição do jornalista José Luiz de Souza como editor de variedades, a Inside deixava a parceria com o shopping para alçar vôos mais altos, se tornando um veículo regional.

Ao longo desta curta, porém sólida e bem sucedida trajetória, a revista tem trazido muita informação, dicas de beleza, moda, turismo, saúde, tecnologia, cultura e, sobretudo, pessoas, seu mais importante conteúdo. Nas páginas da Inside circulam seres humanos interessantes, que contam histórias igualmente interessantes, trazem exemplos de vida, de luta e de sucesso. Como o material humano é o principal tesouro dos veículos de comunicação, decidimos relembrar alguns destes personagens que passaram por aqui, retomar o bate papo, conhecer seus planos e projetos futuros.

Talento e beleza - Logo na segunda edição, a beleza de Michella Cruz estampou a capa da revista, que trouxe também um perfi l desta linda top model, chamada de a Angelina Jolie brasileira. Nascida em Cruzeiro e conhecida internacionalmente, Michella, recentemente, foi a única

4 ANOS DE INSIDE4 ANOS DE INSIDEVALORIZANDO OS TALENTOS DO VALE

Foto

s:di

vulg

ação

Page 13: Inside Dezembro 2011 - Edição 19

brasileira a contracenar com Antonio Banderas na campanha de lançamento de seu perfume “The Secret“.

Na edição seguinte, a força e a arte da capoeira marcaram presença na entrevista com os mestres Rodrigo Gonçalves e Ponciano Almeida. Rodrigo, aliás, que há anos divulga sua paixão pela Europa, alternando residência entre Londres e a ilha de Cyprus, verifi ca o aumento do interesse pela capoeira e acaba de realizar dois projetos: o lançamento do cd “Agradeço à Capoeira”, álbum com 16 músicas inéditas feitas para a modalidade, algumas de sua própria autoria; e um livro sobre o esporte, intitulado “The Life, Thoughts and Refl ections of a Warrior Through the World of Capoeira”, que também será lançado no Brasil em sua próxima vinda a Guaratinguetá.

Beleza e arte andam de mãos dadas quando se fala da artista plástica de Guaratinguetá, Patrícia Kaufmann, que teve seu perfi l destacado na edição 6. Para 2012, a bela tem programada sua exposição individual de fotografi a, “Sombra Negra“, na conceituada Mônica Filgueiras & Eduardo Machado Galeria de Arte, em São Paulo.

A edição 10 contou com a presença de Gabriel Chalita, que à época lançara o livro “Cartas entre Amigos“, escrito em conjunto com o Padre Fábio de Melo. Neste meio tempo, o escritor, natural de Cachoeira Paulista, foi eleito deputado federal com votação recorde em 2010; lançou em novembro deste ano mais um livro “Sócrates e Thomas More – Correspondências Imaginárias“; e anunciou sua pré-candidatura à Prefeitura de São Paulo pelo PMDB, partido ao qual é recém-fi liado. Surgiu a hipótese, prontamente rejeitada por Chalita, dele assumir o Ministério da Educação e abrir mão da candidatura à prefeito em favor do atual ministro Fernando Haddad. Para 2012 prepara o segundo livro da série de diálogos imaginários entre fi lósofos, desta vez entre Platão e Hannah Arendt falando sobre o amor.

Leitores ilustres - O ex-diretor adjunto da UNESCO, Marcio Barbosa, deixa Doha, no Qatar, onde dirige a Vila Cultura e se prepara para voltar ao Brasil. “Quero me dedicar a escrever e publicar as coisas que vi e me envolvi durante esses anos fora do Brasil. Acho que há um desconhecimento bastante grande dos brasileiros sobre o que acontece de fato do outro lado do mundo. Posso ajudar a esclarecer essas questões. E quero tambem curtir bastante os amigos, que nunca esquecemos, apesar da distância“.

Na Inside 13, de maio de 2010, o entrevistado foi o então coordenador da campanha presidencial de José Serra, José Henrique Reis Lobo. Nascido em Guaratinguetá, Lobo é um dos fundadores do PSDB e hoje está um pouco afastado da vida pública. Segundo ele, “nessa altura, não faço mais projetos. Passei dessa fase. Deixo a vida me levar. Ou, seja

o que Deus quiser“. Outra personalidade que também deseja aguardar o futuro se tornar presente é a produtora cultural e sempre guerrilheira, Dulce Maia, a entrevistada da edição 14. “Se eu disser que tenho algum projeto para o próximo ano estarei mentindo. Atualmente, eu não faço planos a longo prazo. O meu maior desejo, confesso aqui, é o de me afastar de tudo e fi car curtindo os meus animais, meu jardim e minha fi lha caçula adolescente, que acabei de adotar“.

Com as atenções voltadas para concorrer à Prefeitura de São José dos Campos no pleito de 2012, Emanuel Fernandes, nome forte do PSDB na região, que concedeu entrevista na edição 15 da Inside, se afastou da Secretaria de Desenvolvimento do Estado, e retomou seu mandato na Câmara Federal.

Depois de viagens para o exterior - Mariana foi para Las

Vegas, estudar e também curtir as férias com a turma na Disney - a Família Sampaio, que passou por aqui na Inside 16, continua colocando em prática as centenas de ideias para seu blog, no site da revista Capricho. São novos formato de vídeos, pautas de entrevistas e tudo aquilo que anima o endereço eletrônico desta galera cruzeirense.

O Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, um dos valeparaibanos ilustres que lêem a Inside, enviou suas congratulações à revista: “Parabéns pelos dois anos de circulação regional da Revista Inside, que coloca em evidência a força da economia criativa do Vale do Paraíba. Moda, gastronomia, turismo têm cada vez mais importância no desenvolvimento de nosso Estado. E o trabalho feito pela Revista Inside contribui para informar a população sobre o que de melhor temos a oferecer nestas áreas“.

A Inside agradece a participação daqueles que passaram por suas páginas e convida a todos para estarem com ela na próximas e muitas edições!

Foto

s: d

ivul

gaçã

o

13

Page 14: Inside Dezembro 2011 - Edição 19

14

É tempo de festas, confraternizações e super produções. E nada melhor do que escolher uma peça nova – ou reinventar os clássicos do seu guarda-roupa – para tornar esses momentos ainda mais agradáveis.

Além de pensar no seu próprio estilo, um dos pontos de partida para a escolha do look é pensar no ambiente da festa. Os vestidos e saias longas podem ser opções versáteis e confortáveis para reuniões informais em família ou com os amigos. As mais românticas podem aproveitar os modelos com detalhes em renda, crochê ou estampas florais com um toque retrô. Os longos têm uma estética bem anos 70 e ficam ótimos com sandálias anabelas ou saltos de madeira, estabelecendo um peso à fluidez dos tecidos.

Os macacões também são ótimas opções para o quesito festas em família ou com os amigos. Os mais longos transmitem uma imagem mais sofisticada, principalmente se combinados com um acessório mais poderoso, como um maxicolar ou um bracelete com

TENDÊNCIATENDÊNCIAMODAMODA

pedrarias. Essa combinação, aliás, vale até mesmo para uma festa mais fina, dependendo do tecido do macacão. Já os modelos mais curtos são perfeitos para ambientes informais e frescos e para comemorações à beira-mar. Nos pés, os macacões mais curtos podem ganhar um toque de sofisticação com uma rasteira de pedrarias ou uma sandália com salto anabela para priorizar o conforto.

Outra peça muito versátil são as camisas. Com leves transparências e bolsas, os modelos do momento são mais soltinhos e ideais para serem usados com shorts jeans e sandálias com brilho ou pedrarias.

Para quem gosta de um estilo mais exuberante, as peças com franjas ou paetês e acessórios com brilho são ótimas opções. Nesse caso, eleja essa peça como ponto focal do look e aposte em complementos mais neutros, como os tecidos de alfaiataria, por exemplo, ou até mesmo o jeans para ocasiões bem informais.

E a força dos acessórios não se dá apenas pelos detalhes em brilho ou metais. As maxicarteiras – ou até mesmo as versões menores — conquistaram status fashion nesta temporada e podem fazer a diferença, principalmente para os looks mais simples.

Agên

cia

Foto

site

/ Div

ulga

ção

Cori

Ágatha

Por Cris Bedendo

PREPARE-SE PARA MUITAS

Agên

cia

Foto

site

/ Div

ulga

ção

Page 15: Inside Dezembro 2011 - Edição 19

15

DESEJOS DE FIM DE ANOAs celebrações de Natal e Réveillon pedem não apenas looks especiais como também

acessórios poderosos, daqueles de tirar o sono de qualquer mulher. E por falar em acessórios, a ideia da temporada é maximizar as peças: pense em maxicolares, anéis com pedras e brincos no melhor do estilo étnico.

A dica é investir no contraste de cores e tornar o maxicolar como ponto focal do look. E a novidade é usar o acessório sob a gola de camisas levinhas e com leves transparências. A combinação vale também para regatas em tecidos mais sofi sticados para a noite ou com tecidos mais básicos, como malha e algodão, para o dia a dia. Mas não esqueça das proporções: evite usar esse tipo de acessório se você tem seios volumosos ou se a sua intenção é alongar a região do colo.

MAXICOLARESMAXICOLARES

Outra ótima opção para o verão é o clássico estilo navy, combinação perfeita para dias de descanso à beira-mar. Uma versão mais estruturada, como essa da Arezzo, acompanha tanto os looks para um passeio de barco como as produções para o dia a dia na cidade. E a versatilidade é palavra de ordem nesse caso: perfeita para combinações que variam do estilo casual ao sofi sticado.

Os braceletes são perfeitos para renovar os looks que você já tem no guarda-roupa. As versões metalizadas, dourados ou prateados, são ideais para as produções de festa. Esses da Tiffany integram a coleção Tiffany Era, inspirada em um anel dos anos 70 criado por Donald Clafl in, que faz parte do time de designers da marca entre 1966 e 1977.

BRACELETESBRACELETES

Agên

cia

Foto

site

/ Div

ulga

ção

Patachou

Arezzo

Tiffany & Co. Div

ulga

ção

Div

ulga

ção

NAVYNAVY

Page 16: Inside Dezembro 2011 - Edição 19

16

Page 17: Inside Dezembro 2011 - Edição 19

17

MODA FEMININA

LOOKINSIDEINSIDE

Rua Domingos Rodrigues Alves, 92. Centro - GuaratinguetáTelefone: (12) 3133-5946

Aparecida - Rua Barão do Rio Branco, 213 - CentroTelefone: (12) 3105-9263

Buriti Shopping Guará - Loja 70Telefone: (12) 3122-4466

Vestido Paetê Skunk Vestido Mixus. Cinto JotaTreisColar Pérola

Page 18: Inside Dezembro 2011 - Edição 19

LOOKINSIDEINSIDE

Rua José Bonifácio, 160. Centro - GuaratinguetáTelefone: (12) 3133-7236

TODAS AS IDADESLOOKLOOK PARA

Rua Doutor Ernesto de Castro, 58. Centro - GuaratinguetáTelefone: (12) 3133-1816

Aqui tem

Rua Ernesto de Castro, 28. Centro - Guaratinguetá(Galeria Carvalho - Loja 1)Telefone: (12) 3122-5221

Vestido Cotton PresidiumRoupão de cetim, corpete jeans e

Perneira dupla transada

18

Page 19: Inside Dezembro 2011 - Edição 19

Rua Pedro Cappio, 463. Pedregulho Guaratinguetá - SP

Telefone: (12) 3125-4445

SUMMER KIDSKIDS

19Av. Juscelino K. de Oliveira, 351 - loja 26Campo do Galvão (Buriti Shopping Guará)

Telefone: (12) 3122-5548

Conjunto Pólo Puc

Av. Juscelino K. de Oliveira, 351 - loja 26Campo do Galvão (Buriti Shopping Guará)

Telefone: (12) 3122-5548

Macacão Saruel Puc

Page 20: Inside Dezembro 2011 - Edição 19

20

RADARTANTÃTANTÃ BY JOSÉ LUIZ DE SOUZA

HAPPY INSIDE!Aconteceu em São Paulo, a primeira versão do projeto

“Happy Inside”. A idéia é, de tempos em tempos, organizar encontros na capital que reúnam profi ssionais e personalidades da região que residem por lá. Uma lista extensa de valeparaibanos que se destacam no campo empresarial, nas artes, na política, na moda e como profi ssionais liberais. O objetivo é, simplesmente, confraternizar. O primeiro encontro aconteceu na tradicionalíssima Pizzaria Speranza, em Moema, tendo como anfi triã Paola Tarallo – sócia da casa – em torno do arquiteto Roberto Migotto, capa da edição de agosto. Circularam por lá cerca de 50 nomes carimbados da região, como o do tucano José Henrique Reis Lobo, o dermatologista Otávio Macedo, as artistas plásticas Patrícia Kaufmann e Isabelle Tuchband, o repórter Márcio Campos! E quatro ex-capas da revista, como as empresárias Maria Eugenia e Kari Boliveira, o modelo Pedro Cavalca e Roberto Migotto. Ainda nas fotos: Eliana Cavalca Lobo, Verena Matzen, Joseph Catão e Otavio Macedo.

Foto

s: J

oão

Ath

aíde

Page 21: Inside Dezembro 2011 - Edição 19

21

BY JOSÉ LUIZ DE SOUZA

Os ditados são muitos – entre os quais: “Nunca diga des-sa água não beberei” ou ainda “Quem bebe dessa água acaba voltando”!

Muitas águas rolaram, mas Milre Félix Neto – que é de Guaratinguetá – acaba de retornar ao Vale do Paraíba. Nos últimos 11 anos, Milre se formou em International Business na Austrália, cursou especialização em comércio exterior no México, trabalhou em logística e exportação em Santos e Dubai, e, ainda, no mercado fi nanceiro/comércio exterior no Banco HSBC em São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. Entre as múltiplas atividades paralelas o moço abriu, com grande sucesso – uma franquia da marca Jorge Bischoff, no shopping Pátio Higienópolis em São Paulo.

Agora, o empreendedorismo do garoto rumou para a Ser-ra da Mantiqueira, onde Milre Felix assumiu a gestão da empresa de Água Mineral - Maxi Água, uma fonte de rara qualidade e pureza, aos pés da Serra de Campos do Jor-dão. Com certeza “águas que vão rolar” em direção a mais uma etapa bem sucedida!

PALCO ILUMINADOPALCO ILUMINADO RADARTANTÃTANTÃ

DIRETO À FONTE!

Mais um nome da região tem brilhado nos palcos do Brasil. Trata-se de Thiago Tavares – natural de Cruzeiro – formado em artes cênicas pela Faculdade Paulista de Artes e em in-terpretação para TV e cinema pelo Studio Beto Silveira. Aos 12 anos já atuava mas passou a trabalhar profi ssionalmente aos 16 – e já carrega em seu currículo vários espetáculos como Auto da Compadecida, Jogo de Corpos, Ad Perpetu-an, Romeu & Julieta, Sonho de Uma Noite de Verão, Gato de Botas e passou 2011 dividido entre o adulto Manual da Bisca – na qual é ator, autor, produtor e diretor junto com Aguinaldo D’Avlis – e o infantil A Galinha dos Ovos de Ouro, enquanto na TV teve participação na recente novela Amor e Revolução. Inicia 2012 dando sequência às turnês e grava dois longas metragens – além dos inúmeros trabalhos pu-blicitários!

Foto

: div

ulga

ção

Foto

s:Ti

ago

Farin

a

Page 22: Inside Dezembro 2011 - Edição 19

22

Imagine a leitura de um livro que narra fatos curiosos ocorridos durante os mandatos de nove governadores do Estado de São Paulo: Paulo Maluf, José Maria Marin, Orestes Quércia, Luiz Antônio Fleury, Mário Covas, Geral-do Alckmin, Claudio Lembo e José Serra, dentro do Palácio dos Bandeirantes ou durante eventos no interior do Estado, com enfoque nas visitas de chefes de Estado e viagens internacionais dos governadores citados.

Não precisa mais imaginar – agora é só aguardar! Com humor, a autora Christine Starr, que trabalhou 31 anos no Cerimonial do Palácio dos Bandeirantes, vai relatar os bastidores da organização de visitas como as dos Im-peradores do Japão; dos Príncipes de Gales – Charles e Diana; de Nelson Mandela; do Presidente da França François Mitterrand; de dois Papas; e de Fidel Castro, entre inúmeros outros reis, rainhas e presidentes.

O público ficará sabendo sobre as exigências, os costu-mes estranhos, as saias-justas pelas quais o Cerimonial teve que passar em cada visita – num livro único que será lançado no início de 2012 pelo selo Benvirá da Editora Saraiva. Além de São Paulo, uma noite de autógrafos também deverá movimentar os meios políticos aqui no Vale do Paraíba.

São muitos os destaques curiosos relatos por Chritine Starr! No governo Maluf, as confusões ocorridas durante suas viagens ao Japão, Arábia Saudita e Iraque, entre outras; as imensas comitivas e os problemas que o Cerimonial teve que en-frentar para organizá-las durante as mesmas. No Governo Montoro o enfo-que foram os fatos ocorridos no InCor, nas semanas que Tancredo Neves ficou lá hospitalizado; o que foi lidar com a população preocupada (entre eles alguns malucos), a organização de seu funeral, enfim, detalhes nunca antes publicados na imprensa.

Vamos saber os bastidores dos funerais de Jânio Quadros e Ayrton Senna, detalhes da morte de Ulysses Guimarães e do governador do Acre, assassinado em um hotel em São Paulo.

Além de fatos históricos, há muitos “causos” presenciados pela própria autora ou narrados por ex-colegas de Cerimonial, que tornam a leitura atrativa e divertida. É só aguardar!

BY JOSÉ LUIZ DE SOUZARADARTANTÃTANTÃ

ERRAMOS: ERRAMOS: A coluna Radar Tantã errou ao antecipar, na úl-A coluna Radar Tantã errou ao antecipar, na úl-tima edição da revista Inside, que a Construtora tima edição da revista Inside, que a Construtora Marcondes Cesar – de São José dos Campos – Marcondes Cesar – de São José dos Campos – teria comprado a grande área onde no passado teria comprado a grande área onde no passado funcionou a tecelagem Azulay, em Guaratingue-funcionou a tecelagem Azulay, em Guaratingue-tá. Infelizmente, para a cidade, o negócio acabou tá. Infelizmente, para a cidade, o negócio acabou não concretizado. não concretizado.

MEMÓRIAS SEM CERIMÔNIA!Os leitores fi carão sabendo sobre as exigências, os costumes estranhos e Os leitores fi carão sabendo sobre as exigências, os costumes estranhos e

as saias justas pelas as quais o Cerimonial do Palácio teve que passar.as saias justas pelas as quais o Cerimonial do Palácio teve que passar.

Page 23: Inside Dezembro 2011 - Edição 19

23

twitter: @[email protected]

PALCO ILUMINADOPALCO ILUMINADO

O encontro se deu na Galeries Nationales du Grand Pa-lais, em Paris, onde acontece até janeiro a exposição Des Jouets et des Hommes sobre a historia do brinquedo no mundo!

E juntou os recém casados Viviane e Vitor Vilela Neves – em lua de mel pela Europa – com a quituteira Lucia-na Valladão, que também circulava por lá em busca de ingredientes e pesquisa para o evento gastronômico que realizará em seu restaurante slow food em Guaratinguetá.

RENDEZ-VOUS EN PARIS!

Trinca de ouro quando o assun-to é festa, os descolados João Pau-lo Rangel e os irmãos Luiz Carvalho dos Santos Neto têm marcado a noite regional com a marca INSANNI. Res-ponsáveis pelos espaços e camarotes Vips nos últimos grandes shows no Vale e promotores de festas sempre imperdíveis, os moços – que em outu-bro e novembro agitaram todas – têm boas surpresas ainda reservadas para os próximos meses – como o festão em parceria com o Sirena Tour, dia 10 de dezembro próximo, no Itaguará Country Clube e o tradicional Insanni Christmas na noite de 24 de dezem-bro. Além da Insanni Beach só para convidados em Ubatuba, em janeiro, e boas ideias para o próximo carnaval de Guaratinguetá.

Divulgação

Foto

: Joã

o A

rhaí

de

Page 24: Inside Dezembro 2011 - Edição 19

24

Natal, época de alegria, de festa. Tempo de reunir a família, os amigos, trocar presentes, comer bem e celebrar. Natal é tudo de bom, não é mesmo?

Pois saiba que muita gente responderia não a esta pergunta. Elas diriam que o Natal é uma das épocas mais tristes e solitárias do ano. E que ele é cheio de lembranças, de saudade e de desesperança. Elas afi rmariam que o Natal não existe para os excluídos e nem para os esquecidos. Mas, saiba também, que muitas pessoas e entidades trabalham para mudar este cenário de desalento, para provar que esta festa pode ser boa para todos. Este é o Natal dos voluntários, dos solidários.

É contraditório que num mundo cada vez mais globalizado como o nosso, no qual as distâncias encurtaram, economias se uniram, a comunicação fi cou mais rápida, a solidariedade continue sendo incipiente e o amor ao próximo não seja regra, mas sim exceção.

O Natal da sociedade consumista e egoísta não contempla imagens que chocam, que entristecem, que a traga de volta à realidade. Natal é, afi nal de contas, tempo de felicidade, de festa, por isso, é muito mais fácil fechar os olhos e as portas para o mundo real. Nada como cear com a família, dar e receber presentes, receber amigos, isso, desde que o

mundo continue lá fora, com suas mazelas e más notícias.No Natal dos esquecidos, o maior presente não é o carro

do ano, o relógio de marca ou a jóia mais valiosa. Tudo o que eles esperam é uma lembrança, um telefonema, um cartão. A visita de um familiar ou de um amigo, então, se torna um evento memorável para eles, com ainda mais razões para se comemorar do que o nascimento de Cristo.

Sonhos e esperanças - Asilos, sanatórios, orfanatos, prisões e nossas ruas estão coalhados de pessoas que esperam, esperam, e continuam esperando por alguém que os faça lembrar que ainda são seres humanos. Os idosos, muitos deles abandonados em asilos pelos próprios familiares, desejam um mínimo de atenção, alguém que os ouça, que leia um livro, conte uma história, traga um sorriso ou, até mesmo quem sabe, um abraço amigo. Nos orfanatos, crianças esperam presentes, mas também, e mais ainda, aguardam por aqueles que dão os presentes. E não apenas no Natal, mas também no aniversário, no dia das crianças, na formatura da escola, numa simples compra de supermercado. Nestes locais, a família é o presente mais desejado, o brinquedo da hora, o sonho de consumo. Para nós, isso parece pouco não é mesmo? Somos ricos, milionários, e não nos damos conta disso.

NATAL SOLIDÁRIO UMA FESTA PARA TODOS

COMPORTAMENTO

ww

w.s

xc.h

u

Page 25: Inside Dezembro 2011 - Edição 19

A boa nova é que podemos, se não mudar, pelo menos trazer alegria para este cenário, ofertando não mais que um pouco do nosso tempo, dando uma parcela de nossa atenção, doando uma partícula do nosso amor. Com este pensamento em mente, muitas pessoas se unem, em entidades, entre vizinhos e amigos, para levar um Natal melhor para os excluídos. E este simples ato pode salvar e mudar a vida de muita gente, que às vezes não está confi nada, internada ou esquecida em nenhuma destas instituições. Muitas destas pessoas estão nas ruas, no meio de seus semelhantes, mas presas, isoladas na própria solidão.

Se cada um de nós fi zer a sua parte, os sinos de Natal soarão para um número cada vez maior de nossos irmãos e as festas de fi nal de ano serão ainda mais iluminadas, não pelas luzes das árvores ou pelas estrelas, mas por sorrisos de felicidade e gratidão.

Pensando nisso, a Inside relacionou algumas entidades que desempenham este ato de amor, revelando um pouco de seu trabalho e abrindo espaço para aqueles que desejem contribuir e participar.

Casa Sol Nascente - Criada em 1986, a instituição cuida de adultos e crianças portadores do vírus HIV. Nesta longa história de amor ao próximo, é a solidariedade que possibilita as inúmeras vitórias alcançadas. A Casa

Sol Nascente aceita doações, tanto para os adultos quanto para as crianças, que podem ser entregues no seu bazar, na rua Guaicurus, 379, no bairro Pedregulho, em Guaratinguetá. Doações em dinheiro podem ser depositadas no Banco do Brasil, agência 0306-9, conta-corrente 5810-6.

APAE Guaratinguetá – É uma entidade fi lantrópica, sem fi ns lucrativos, que cuida da prevenção, educação, recuperação e habilitação de portadores de defi ciência. Ela atende 284 crianças especiais e está incluída entre as 400 maiores entidades benefi centes do país. A entidade realiza festas em datas especiais como Dia das Crianças, Natal, entre outras. As doações podem ser feitas por meio de depósito bancário na Caixa Econômica Federal, agência 3475, conta-corrente 013-3548-7. Você pode ajudar também através do telemarketing, pelos telefones (12) 3123-2009 ou 3123-2000 ramal 2013. Site: www.apaeguaratingueta.com.br. Quem estiver interessado em se tornar um voluntário basta entrar em contato pelo telefone (12) 3123-2000, pelo e-mail [email protected] ou pelo Fale Conosco do site.

Lar Santa Terezinha – Fundada em 1945, a entidade espírita, sem fi ns lucrativos, atende idosos, com abrigo, alimentação e também acompanhamento médico, fi sioterápico e psicológico. O Lar Santa Terezinha abriga hoje 72 idosos e precisa da sua contribuição para oferecer sempre o melhor atendimento a estas pessoas, muitas delas sem família. A entidade organiza, na última sexta-feira de cada mês, o Baile da Terceira Idade, com música e festa para os velhinhos. Na festa de Natal, eles ganham presentes e muito carinho de todos os participantes. Você pode ajudar a deixar o Natal e o ano todo mais felizes se tornando um Sócio Contribuinte, através do telefone (12) 3642-2203. A doação pode ser também em alimentos, material de limpeza ou de uso pessoal, como fraldas geriátricas, etc, na Rua São João Bosco, 706 – Pindamonhangaba. As doações em dinheiro, via depósito bancário, no Banco do Brasil, agência 0574-6, conta-corrente 3350-2.

Saiba como ajudar:Saiba como ajudar:

Div

ulga

ção

Page 26: Inside Dezembro 2011 - Edição 19

26

Page 27: Inside Dezembro 2011 - Edição 19
Page 28: Inside Dezembro 2011 - Edição 19

Uma região de tradição no que se refere à arquitetura, o Vale do Paraíba – que gerou nomes como o de Júlio Senna, em Guaratinguetá nos anos 50, ou ainda Roberto Migotto e Olegário de Sá nos anos 80, e de onde nascem núcleos de profi ssionais como o NDV Club ou o Pólo Vale Décor, que movimentam o mercado do segmento – é sempre muito bom constatar o surgimento de um novo talento.

É nesse cenário que desponta a jovem arquiteta Rachel Milre, natural de Guaratinguetá, onde viveu até os 17 anos de idade – antes de levar sua curiosidade criativa para pesquisas em cerca de 40 países – viagens que encarou entre 2000 e 2007 quando, paralelamente, se formava em arquitetura e urbanismo pela Faculdade de Belas Artes, fazia sua pós-graduação na London School Of Arts de Londres ou aprendia desenho livre na Parsons School of New York.

De volta ao Brasil, Rachel trabalhou durante um período

com Débora Aguiar, como arquiteta residencial e com Dado Castello Branco já como arquiteta de interiores.

Em 2010 iniciou sua carreira solo, inaugurando seu escritório no bairro de Moema, com projetos que a levaram rapidinho para capas de revistas e sites especializados. Em menos de um ano foi convidada a assinar o Café Dulca na Casa Cor de São Paulo – visibilidade que lhe rendeu projetos como um bar na Rua Amaury, loja no Shopping Cidade Jardim e apartamentos nas duas novas e badaladas torres residenciais do Edifício Seridó – todos na capital paulista. No Vale do Paraíba começa a prospectar seus primeiro clientes – como uma bela casa, de 750 metros quadrados, que está assinando para um conhecido empresário de São Paulo, em Campos do Jordão – e, por isso, já sentiu a necessidade eminente de um escritório também em Guaratinguetá a partir de 2012.

“O sucesso de um escritório de arquitetura está sempre ancorado na excelência do atendimento!”

Cas

a C

or

ININTERIORESTERIORES28

RACHEL MILRE Escritório - Recepção com portas pivontantes, que quando abertas integram à sala de reunião para 22 pessoas, podendo ser utilizado para eventos.

Page 29: Inside Dezembro 2011 - Edição 19

29

Page 30: Inside Dezembro 2011 - Edição 19

30

ININTERIORESTERIORES

Desde o último dia 28 de outubro e até 28 deste mês, Rachel Milre participa de uma Mostra de Salas de Jantar decoradas no Shopping D&D de São Paulo – o principal shopping de decoração do Brasil – junto de outros dezenove arquitetos como Débora Aguiar, Brunette Fracarolli, Jóia Bergamo, Débora Rig entre outros. Coube a Rachel apresentar a sala que pertenceria à Presidenta Dilma Rousseff.

Com seu jeitinho meigo, mas de atitude decisiva, Rachel Milre aposta sempre que o sucesso do escritório está ancorado num excelente atendimento ao cliente. E conclui o bate papo dizendo: “O segredo é compatibilizar os gostos do cliente com uma arquitetura atual, com toques de design, boas obras de arte visando um resultado no qual o principal será sempre o bom gosto!” E que ninguém, de bom senso, duvide disso!

A arquiteta Rachel Milre já tem programado para 2012 nova participação na Casa Cor de São Paulo e visitas à Mostra de Florença e à Feira de Milão, na Italia.

José Luiz de Souza

Apartamento de um casal jovem - O espelho ao fundo da sala de jantar amplia o espaço.

Quarto do bebê - Linhas provençais com materiais contemporâneos, como a laca branca dos móveis.

Casa Cor - Conceito de inverno, casa de Chocolate e Café. Predomínio da madeira de demolição que aquece o ambiente.

Page 31: Inside Dezembro 2011 - Edição 19

31

Mini Adega com garrafas Decorativas Adega - R$ 176,00. Garrafas - R$ 20,00 cada.

Homestore - Rua São Francisco, 248 Centro - Guaratinguetá | (12) 3122-6101www.homestorebymercadodaserra.com.br

Mini AAd R$ 17

Taças e copos em vidro lapidados, coloridos e em tamanhos e formatos diferentes – de R$ 25,00 a R$ 70,00 cada. Bandeja Mariza Prado R$ 538,00 Yvette Casa - Rua Monsenhor Filippo, 229 Centro - Guaratinguetá | (12) 3132-3624www.yvette.com.br

Itens de decoração podem ser uma excelente pedida como opção para o presente de Natal

nestas festas de fi m de ano! A Inside selecionou algumassugestões – para todos os gostos e bolsos!

Puff Quadrado em madeira e kilin R$ 1.386,00 em até 4 vezes

Sierra by Nova AmericaGuaratinguetá, Taubaté e São José dos Campos

www.sierrabynovaamerica.com.br

Peças decorativas em madeira de demolição. A partir de: R$ 89,99Parcelamento no cartão de crédito, em até 6x sem juros.

Mil Presentes - Rua Dr. Morais Filho, 74 – Guaratinguetá (12) 3122-4955

Centrowww.hom

Puff Quadrado em ma R$ 1.386,00 em até

Sierra by Nova AGuaratinguetá Taubaté e São

Page 32: Inside Dezembro 2011 - Edição 19

32

ARTECULTURACULTURA

O Vale do Paraíba é uma das mais importantes regiões do país. Chamado de Vale do Futuro por abrigar empresas de alta tecnologia, centros aeroespaciais e institutos de pesquisa científi ca, o Vale também mantém tradições que remontam à fundação de seus municípios. Toda esta diversidade infl uenciou a rica produção cultural e artística da região, que é agora tema de uma grande exposição.

O evento, que acontece de 08 de outubro de 2011 a 29 de janeiro de 2012, no Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão, foi batizado de “Arte e Cultura no Vale do Paraíba Paulista” e tem curadoria do artista, pesquisador e professor titular em História da Arte Brasileira da UNESP de São Paulo, Percival Tirapeli, que, inclusive, lançará em breve o livro, ainda no prelo, “Arquitetura e Urbanismo

no Vale do Paraíba Paulista – do colonial ao ecletismo”.A exposição, apresentada pelo Acervo dos Palácios do

Governo, reúne obras vindas dos palácios Boa Vista, Campos Elíseos e dos Bandeirantes, Pinacoteca do Estado, Museu de Arte Sacra, Museu Redentorista e Museu José Luiz Pasin ambos de Aparecida. Também integrarão a mostra obras, raramente vistas, de artistas acadêmicos como Lucílio e Georgina de Albuquerque e Clodomiro Amazonas (Taubaté), José Monteiro França (Pindamonhangaba), pertencentes a coleções particulares de famílias paulistas - e Sérgio Milliet, Pancetti, Fulvio Pennacchi, Guignard e Camargo Freire, que pintaram em Campos do Jordão, pertencentes ao Acervo dos Palácios.

ARTESO VALE DAS

Foto

: Lau

ra C

arne

iro

Page 33: Inside Dezembro 2011 - Edição 19

33

Jordão; Percival Tirapeli; e, de Aparecida, Antonio Valentim de Oliveira, o Lino. Os Intelectuais ocupam a Sala da Biblioteca, onde podem ser encontradas obras de Monteiro Lobato, Cassiano Ricardo e de muitas outras personalidades literárias. Os Artistas Acadêmicos são representados por Georgina de Albuquerque (Taubaté) com uma aquarela sobre Bananal; Clodomiro Amazonas com paisagens do Vale e do rio Paraíba; Lucílio de Albuquerque, que retratou sua esposa Georgina em momento de descanso em uma rede; e José Monteiro França (Pindamonhangaba), com duas telas com tipos humanos e paisagem da região.

Sala Especial – Nomes de peso como Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, entre outros, integram a Sala dos Modernistas. Um espaço de destaque foi reservado para os artistas modernistas de origem italiana Fúlvio Pennacchi, Benjamin Parlagrecco, Clóvis Graciano, Alfredo Volpi, Claudio Tozzi, entre outros. Esta mostra, na qual também está presente o Museu da Imigração Italiana de Quiririm, faz parte do programa “Heranças Culturais: uma ponte artística entre Itália e Brasil”.

Palácio Boa Vista: Av. Adhemar de Barros, 3.001, Campos do Jordão

De quarta-feira a domingo e feriados das 10h às12h e das 14h às 17h

Entrada Gratuita. Agendamento: Telefone: (12) 3662-1122

O foco da mostra será os aspectos do desenvolvimento urbanístico e arquitetônico do Vale do Paraíba, desde o período colonial até o modernista, apresentados por meio de fotos, objetos e obras de arte.

Salas temáticas – A exposição foi dividida em diversas salas com temas específi cos. A Sala dos Bandeirantes traz homenagens a estes desbravadores de Taubaté, com uma grande pintura do artista Italiano Giovanni Oppido; a Sala Frei Galvão reúne peças sacras dos séculos 17, 18 e especialmente 19, quando o Vale produziu uma verdadeira escola de estatuária devocional popular com as chamadas paulistinhas - obras de santeiros como Dito Pituba; a Sala José Luiz Pasin tem a pesquisa histórica dos povos e ciclos econômicos, mostradas em fotos e desenhos de Debret, Thomas Ender e Pallière; a Sala Ernesto Quissak é dedicada à fotografi a, com obras de diversos artistas da região além do próprio Quissak, como Mario Lucio Sapucahy (S. José dos Campos), Julia Raposo (Cunha), João Athaide (Guará), Gerson Tung (Pinda), e Luciano Dinamarco (Taubaté); a Sala Presidente Rodrigues Alves traz mobiliário de época; e a Capela São Pedro expõe fragmentos de altares barrocos de igrejas do Vale provenientes de coleções particulares.

Outras salas homenageiam Artistas Contemporâneos, como Patrícia Kaufmann e Marly Bolina, de Guará; Paulo Pacini e George Gutlich, de São José dos Campos; Bia Dória, eixo São Paulo / Campos do

Esc

ultu

ra M

ovim

ento

s da

Vid

a - B

ia D

oria

Page 34: Inside Dezembro 2011 - Edição 19

34

Page 35: Inside Dezembro 2011 - Edição 19

35

A incontinência urinária consiste na perda de urina de forma involuntária, ou seja, contra a vontade da pessoa, em alguns momentos específi cos como durante uma crise de risos, tosse ou espirro ou até devido a uma forte vontade de esvaziamento da bexiga, situação na qual a pessoa não consegue segurar a urina.

A bexiga é um órgão especial que possui duas funções, uma de armazenamento, na qual guarda um certo volume de urina por um período de tempo, e a outra de esvaziamento, quando coloca para fora todo o conteúdo acumulado naquele período. O descontrole entre a função de armazenamento e de esvaziamento é que leva ao problema da incontinência urinária.

A incontinência urinária vem, hoje, aumentando entre as mulheres e prejudicando imensamente sua qualidade de vida. É neste ponto que entra a atuação do médico ginecologista. Felizmente, a incontinência urinária não é um problema que pode levar a pessoa ao risco de morte ou sequelas, mas traz transtornos pessoais e sociais, na maioria das vezes de forma tão intensa, que podem levar à reclusão desta pessoa em sua casa, desistindo do contato social, pois, se ela se movimentar ou tiver vontade de esvaziar a bexiga, perde urina na rua, no shopping, no cinema, em qualquer lugar, e o constrangimento afeta muito sua qualidade de vida.

Por este motivo a incontinência urinária deve ser relatada ao médico o mais cedo possível, para que se tenha um acesso mais rápido aos exames diagnósticos e ao tratamento imediato, não deixando que o problema evolua.

Urodinâmica - Atualmente temos dois profi ssionais médicos que atuam no tratamento da incontinência urinária: o urologista e o uroginecologista. O ginecologista é, no entanto, o profi ssional que faz o primeiro contato com a queixa de perda urinária, uma vez que ele é o médico que cuida da paciente que enfrenta o problema, por isso temos o profi ssional de uroginecologista, especialidade dentro da ginecologia para atender à estas pessoas.

Entre os procedimentos principais para investigar a causa da incontinência urinária temos o exame simples de urina associado à cultura e, posteriormente, o estudo urodinâmico, que avalia o funcionamento da bexiga, tanto no enchimento quanto no esvaziamento, detectando onde

está a desordem que causa a incontinência urinária. Baseado neste exame o médico decide qual será o tratamento utilizado posteriormente. Na atualidade deve-se sempre realizar o exame de urodinâmica em mulheres que tenham queixa e perda involuntária de urina antes de qualquer ação, para um tratamento direcionado individualmente para cada paciente e caso específi co.

Existem hoje diversos tipos de tratamento para a incontinência urinária, com o uso de medicamentos, fi sioterapia, diferentes técnicas cirúrgicas e, simplesmente, em alguns casos, mudanças de hábito de vida como dieta e restrição a alguns alimentos como café, chocolate e frutas ácidas, entre outras.

Por fi m, grande parte das mulheres demora muito para relatar a seus médicos o problema de perda urinária, o que pode atrasar mais o diagnóstico e o tratamento, aumentando o grau de difi culdade de sua solução. Então, dê à incontinência urinária a importância devida, reporte o problema ao seu médico, para ter qualidade de vida e usufruir dela sem restrições.

Dr. Marcus Vinícius Régis RamosCRM 112999 / tego 374/2006

Ginecologista e obstetra

UM PROBLEMA SUBESTIMADO

BELEZAESAÚDE

Foto

: Ede

r Bra

zolin

Page 36: Inside Dezembro 2011 - Edição 19

36

Home Spray e Sabonete Líquido com a marca - R$ 79,50 cada.Yvette - Rua Monsenhor Filippo, 229

Centro - Guaratinguetá | (12) 3132-3624www.yvette.com.br

Protetor solar fator 35 especial para pele sensível, não oleoso: R$ 27,00. Hidratante Facial com filtro solar fator 27, desenvolvido para pele oleosa e mista, ultra light: R$ 24,50. Máscara para cílios, avolumante e alongador à prova d’água e também hidratante da Linha Art Makeup: R$ 27,00 Fabricação Byofórmula Farmácia: São José dos Campos, Jacareí, Taubaté, Guaratinguetá e Mogi das Cruzes www.byoformula.com.br

Há uma fragrância primavera verão espalhada pelo ar! Produtos politicamente corretos para

perfumar, proteger e higienizar nestes dias de sol, praia e piscina!

Inspire Sensações Green Leaf Aromas para ambiente - Sachês R$ 10,00,

Spray R$76,00, Essência R$ 48,00Homestore - Rua São Francisco, 248

Centro - Guaratinguetá | (12) 3122-6101www.homestorebymercadodaserra.com.br

Page 37: Inside Dezembro 2011 - Edição 19

37

Page 38: Inside Dezembro 2011 - Edição 19

38

BRINQUEDODEDEADULTO

HIPISMOMAIS QUE ESPORTE, UMA ARTE

Poucos esportes promovem uma interação tão grande en-tre homem e natureza quanto o Hipismo. Nestes momentos, homem e animal se tornam um só. Uma perfeita harmonia entre mentes e corpos.

O Hipismo é, antes de tudo, uma arte, que transporta para o esporte e para o lazer, uma relação que existe desde a an-tiguidade. Desde os tempos imemoriais, homens e cavalos convivem, passeiam, trabalham e batalham juntos.

A prática compreende todas as atividades que envolvam a utilização dos equinos em diferentes modalidades e compe-tições. Embora exista há muito tempo, suas regras e provas foram estabelecidas em 1883, nos Estados Unidos. O Hi-pismo passou a ser considerado esporte olímpico em 1912, nos Jogos de Verão de Estocolmo, na Suécia. Para regular e normatizar o esporte, entidades e confederações interna-cionais foram criadas.

A Federação Equestre Internacional (FEI) tem sua sede na Suíça. Aqui no Brasil, o esporte é representado pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), fundada em 1941. É ela quem coordena, promove, regulamenta e or-ganiza as práticas da modalidade no país, como campeo-natos, cursos e afi ns.

Terapia - Entre as provas que fazem parte da modalidade, presentes nos Jogos Olímpicos fi guram o Adestramento; os Saltos, da qual Rodrigo Pessoa é um dos destaques brasi-leiros; o Concurso Completo de Equitação (CCE), individu-al e em equipe, que reúne provas de adestramento, cross country e salto.

O Hipismo chegou também às Paraolimpíadas, restrito

à modalidade de Adestramento, na qual os cavaleiros são divididos em quatro modalidades, de acordo com sua ne-cessidade especial. Nestas provas, o animal se torna uma extensão, um complemento aos sentidos do ser humano.

A prática do Hipismo se estende também a outras pro-vas esportivas, consideradas não-olímpicas, como Enduro Equestre, Volteio, Driving, Rédeas, Corrida e o Pólo.

Dentro da versatilidade e das inúmeras possibilidades ofe-recidas pelo Hipismo, temos também seu uso medicinal, na chamada Equoterapia, método terapêutico que utiliza o ca-valo em um processo de desenvolvimento físico, psicológi-co e educacional de portadores de necessidades especiais.

Os equipamentos básicos para o cavaleiro, como botas, capacete, chicote, culote e luva custam em torno de R$ 600.

Como vimos, esta modalidade esportiva promove muito mais que bem estar físico, ela tem o poder de nos levar de volta às nossas origens, nos integrando à natureza, ao meio ambiente a que fazemos parte. Nos devolve ao equilíbrio que insistimos em negligenciar em nosso dia a dia.

A Inside fez, junto à Sociedade Hípica de Guaratinguetá, um levantamento do custo daquilo que é imprescindível para os interessados ingressarem no esporte ou em apenas praticarem o Hipismo nos momentos de lazer. Veja quadro nesta página.

Título do clube: R$ 4 mil, parcelados em até cinco vezes;Aluguel mensal das cocheiras: R$ 398, com alimentação inclusa. Não é necessário ser sócio do clube para alugá-las;Aulas de Hipismo: R$ 80 por mês, com uma aula por semana.Informações pelo telefone (12) 3125-1911

Page 39: Inside Dezembro 2011 - Edição 19

39

Page 40: Inside Dezembro 2011 - Edição 19

40

INVESTIMENTO

Nascido na cidade de Lorena, Antonio de Azevedo Cas-tilho é o novo presidente da Elavon no Brasil, empresa de serviços varejistas surgida da joint venture entre a Credi-card, subsidiária do Citigroup Inc., e a Elavon, subsidiária do U.S. Bancorp.

Formado em Engenharia de Minas pela West Virginia Uni-versity, dos Estados Unidos e com três pós-graduações, Marketing, pela Escola Superior de Propaganda e Marke-ting (ESPM); Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); e Gestão Empresarial pelo Institut Européen d‘Administration des Affaires (Insead), da França, Castilho tem grande experiência nas áreas de adquirência e emissão de cartões e atuou em importantes empresas do setor fi nanceiro, como Visanet (atual Cielo) e Banco Voto-rantim, e também na Ticket e Vale Refeição.

A Elavon, de renomada experiência em tecnologia e ser-viços especializados para os setores de aviação, turismo, saúde e varejo, processamento de cartões de crédito e de débito, serviços eletrônicos de cheque, cartões-presente, etc, une-se à credibilidade e expertise da Credicard, que há 40 anos atua no mercado nacional de cartões.

Características próprias - À frente da Elavon, Castilho terá a missão de posicioná-la, até 2015, como uma em-presa competitiva e líder de adquirência no mercado de pagamentos, com cerca de 15% desta fatia, enfrentando diretamente gigantes como a Cielo e a Redecard, que do-minam o setor com 60% e 40% respectivamente, no dé-bito, e 51,6% e 40,3 no crédito, contra apenas 8,1% das demais. Segundo Castilho, o mercado, no Brasil, cresceu 25% em 2010 e continuará a crescer num ritmo de 20% nos próximos cinco anos.

Ainda de acordo com Antônio Castilho, a Elavon tem en-frentado as difi culdades naturais, de adaptação ao merca-do brasileiro. “ A Elavon, como a segunda maior adquirente independente dos Estados Unidos e a quarta da Europa, e com sua presença em diveros países na América e Europa, desenvolveu ao longo de sua existência poderosos siste-mas, produtos, serviços e estruturas de primeira linha. No entanto, para atender às particularidades do mercado brasi-leiro, como por exemplo pagamento parcelado, antecipação de recebíveis, modelagens específi cas anti-fraude ou políti-cas nacionais de repasse aos emissores, há a necessidade de adaptar parte dos sistemas globais da empresa, a cha-mada “tropicalização“, afi rmou. O executivo ressaltou tam-bém que um grupo de especialistas brasileiros de diversas áreas corporativas trabalham em conjunto com os líderes e técnicos americanos e europeus para preparar toda a infra-estrutura para a operação brasileira.

A empresa, que atua em 30 países, está em processo fi nal de contratação dos funcionários e deve iniciar suas ativida-des ainda neste fi nal de ano. “Desta forma, a Elavon deve atender às necessidades particulares do mercado nacio-nal, mas ao mesmo tempo tem que ser criativa e inovadora na forma de abordar e servir aos clientes. O mercado de adquirência no Brasil cresceu e se consolidou em cima de apenas duas grandes empresas, mas os seus clientes es-tão sedentos por um modelo que leve em conta suas neces-sidades específi cas, serviços adequados e preço justo. O objetivo da Elavon é justamente trabalhar nesse contexto, usando seus recursos e escalas globais para viabilizar solu-ções locais que se destaquem na percepção dos clientes”, disse Castilho.

GRANDES DESAFIOS!

Atuando em 30 países, a empresa é a segunda maior adquirente inde-pendente dos Estados Unidos e a quarta da Europa.

Foto

: div

ulga

ção

Page 41: Inside Dezembro 2011 - Edição 19
Page 42: Inside Dezembro 2011 - Edição 19

No ritmo agitado, acelerado e estressante no qual vivemos saber aproveitar nosso tempo livre está se tornando uma arte.

Embora a oferta de opções tenha crescido muito e a facilidade de acesso também, muito daquilo que fazíamos no passado, às vezes até com maior difi culdade que hoje, acabou sendo deixa-do de lado, pelo cansaço, pelo vício das telenovelas, pela prati-cidade das TVs por assinatura ou mesmo pela preguiça pura e simples. Uma destas atividades, pouco a pouco abandonadas, é uma sessão de cinema.

É fato que a tecnologia moderna, com equipamentos de áudio e vídeo que trazem uma qualidade superior à de muitas salas de exibição e fi lmes sendo comercializados a preços acessíveis contribuiu para trazer o cinema para dentro de casa, sem fi las, barulhos indesejáveis e a facilidade da tecla pause. Mas, nada ainda se compara à experiência da sala escura, da tela grande e do som alto e envolvente.

Mais do que um lazer, uma sessão de cinema é quase que um ritual. Se ela contemplar um casal então, se transforma em uma

TEMPOLIVRELIVRE

LUZ, MAGIA LUZ, MAGIA E ALGO MAIS! E ALGO MAIS!

cerimônia, que começa logo no convite. O cavalheirismo manda que o homem compre o ingresso. Em seguida, vem a escolha das guloseimas, porque fi lme sem acompanhamento de comes e bebes não é a mesma coisa. A iluminação aconchegante da sala de cinema alimenta a expectativa de um bom fi lme e tam-bém de algo mais. Quando as luzes se apagam (infelizmente as cortinas não se abrem mais, porque a maioria dos cinemas atuais não as possui), luz e magia são projetadas nas telas.

Em pouco mais ou menos de duas horas de libertação da reali-dade, suspensão da descrença, risos, choros, fôlego suspenso, beijos apaixonados e sacos de pipoca devorados, casais saem sorridentes do cinema, satisfeitos com a experiência cinema-tográfi ca e felizes por ter aproveitado bem aquele dia de folga, feriado ou fi nal de semana. De repente, a sessão pode ser até mesmo no meio da semana, quando os ingressos são mais ba-ratos.

Tudo vale para saber celebrar, e muito bem, os bons momen-tos da vida. Então, está esperando o quê? Vá vivê-los!

LENTE DE AUMENTO

DVD LIVRO CD

“Cinema Paradiso”. Uma declaração de amor à Sétima Arte dirigida por Giuseppe Tornatore e que emocionou o mundo inteiro. Versátil Filmes.

“1001 Filmes Para Ver Antes de Mor-rer“, de Steven Jay Schneid. Livro com sugestões de fi lmes imperdíveis e inesquecíveis. Editora Sextante.

“Mamma Mia!“ – Trilha sonora do fi lme, com as deliciosas can-ções do grupo ABBA, interpreta-das também pelos atores. Universal Music.

ww

w.s

xc.h

u

42

Page 43: Inside Dezembro 2011 - Edição 19

43

Page 44: Inside Dezembro 2011 - Edição 19

44

LA FONTERequinte, Sabor e Tradição!

Há quinze anos funcionando no mesmo local – embora tenha passado por várias direções – o restaurante La Fonte, de Lorena, está prestes a completar o seu primeiro aniversário sob o comando do empresário e Chef italiano Dani Branca, dono de outros dois restaurantes em Guaratinguetá o Paestum e o Belvedere, na Sociedade Hípica.

Uma qualidade, porém, o restaurante mantém nesses quinze anos de funcionamento, o talento na cozinha do Chef André Batista, responsável pelo cardápio da casa que inclui cerca de 30 pratos especiais e 12 pizzas, das quais o próprio André destaca as de “Alcachofra com Presunto de Parma”; o “Calzone de Palmito” e a “Capricciosa”. E os famosos pratos “Ravioli de ricota da búfala e espinafre”, o “Tagliatelle de funghi ao molho crudo” e o “Badejo ao molho de amêndoas e camarões”, como os mais pedidos do à La Carte. Entre as sobremesas, o “Petit Gateau” e o “Gelato della Nonna” continuam sendo os campeões da preferência.

A casa, que acomoda com requinte e comodidade, cerca de 180 pessoas em suas noites de lotação máxima, promove às sextas-feiras o seu tradicional Rodízio de Pizza e, aos sábados, o Rodízio de Massas ao som de um bom piano!

Aberto de segunda a segunda para o almoço, com serviço á La Carte, o restaurante La Fonte só fecha aos domingos à noite – estando, nos demais dias da semana, aberto para o jantar!

Anote o endereço e confi ra: Avenida Peixoto de Castro, 136, em Lorena. Telefone: (12) 3152-6167 para agendamento de grupos para confraternizações de fi m de ano e reservas de mesas antecipadas. Site: www.lafonteristorante.com.br

Ingredientes: 160 gramas de arroz arbóreo 100 gramas de palmito picado

01 tomate picado 01 copo de vinho branco

01 colher (sopa) de manteiga sem salMeia cebola

Meio litro de caldo de legumes Azeite extra virgem e sal a gosto

Queijo parmesão a gosto

Preparo: Numa panela aquecida, coloque a cebola picada

com o azeite extra virgem. Em seguida coloque o arroz arbório e o copo de vinho branco. Na sequência, inclua o caldo de legumes, deixe cozinhar por 15 minutos até acrescentar o palmito e o tomate picados. Deixe cozinhar por mais 02 minutos e fi nalizar com o parmesão e a manteiga. A sugestão é um ótimo acompanhamento para a Costela de Cordeiro servida na casa.

UMA RECEITA DA CASA: RISOTO DE PALMITO

Page 45: Inside Dezembro 2011 - Edição 19

45

GUIAGASTRONÔMICOGASTRONÔMICO

Os melhores crepes, doces e salgados, mais de 20 tipos de cervejas, porções e coquetéis.Conta com três ambientes, sendo um deck ao ar livre com muita natureza, uma sala pub e um espaço bali, sempre regado a um ótimo som. Somente para formadores de opinião.

Aceitamos: Temos:

CASA VERDE CAFÉ

Terças e sextas animadas com muita MPB e POP ROCK ao vivo e saborosas comidas completam sua noite perfeita.Venham experimentar as delícias do nosso cardápio como omeletes recheados, mini pizzas quadradas, o famoso “penne casa verde” e a novidade da casa, “croque monsieur”.O ambiente aconchegante e harmonioso pode ser o lugar perfeito para sua festa e reunião (50 lugares).Aberto terças e sextas das 18h às 24hReserve seu evento (12) 3105-4549(12) 9771-5236Rua João Matuck nº127 - Centro - Aparecida

Um charmoso chalé no alto da Mantiqueira, com rios cristalinos e o clima ideal para você saborear a autêntica gastronomia de montanha. No cardápio trutas, batata rösti, ossobuco, picanha de cordeiro, costeletas ao barbecue, além de outras delícias preparadas com muito carinho. Chopp Germânia geladíssimo, vinhos e drinks especiais servidos com saborosos petiscos.Finais de semana e feriados das 9h às 22h.

Estrada Guaratinguetá - Campos do Jordão, km 24 - 8 km após o bairro da PedrinhaTelefone: (12) [email protected]

Page 46: Inside Dezembro 2011 - Edição 19

46

CONFEITARIA MARION BRASILVenha nos conhecer e saborear nossas delícias! Café - Folhados – CupCakes – Bolos – Tortas – BombonsFaça já sua encomenda para o Natal!

Av. Barão do Rio Branco, 115 - Centro - Aparecida(12) 3105 9055(12) 9740 6358www.marionbrasil.com.br [email protected]

Os produtos comercializados pela Pasta d´Italia são congelados e con-feccionados com ingredientes frescos, cuidadosamente escolhidos pelas próprias Marias para proporcionar a você e sua família sabores inconfun-díveis, aromas inigualáveis e texturas própriasNossas massas possuem grandes variedades de molhos e recheios, fá-ceis de preparar e sem nenhum tipo de conservantes. A Pasta d´Italia, tem em seu cardápio o que há de melhor em massas secas (parpadelli, talha-rim e fetutine tradicional e verde), massas recheadas, molhos, antepasto, doces e brodo da casa. Aceitamos encomendas de pratos prontos. Todos os produtos e ingredientes utilizados passam por um processo rigoroso de qualidade, zelando sempre pela satisfação dos nossos clientes.

Horário de funcionamento:

De segunda a sexta, das 9h às 18h. Sábado e Domingo, das 9h às 13h.

Rua João de Castro Coelho, 35- Centro – Guaratinguetá - (ao lado da Dafra Motos) Telefone: (12) 3035-1888

Boa comida leva tempoNós temos a comida

Você tem o tempo?Com três ambientes, um deles um grande quintal am-bientado com arvores frutíferas, decorado com móveis de família e rústicos, objetos antigos e artísticos o res-taurante é sinônimo de bom gosto e alta gastronomia na região.E está preparando uma Grande Festa de Réveillon – com presença do DJ Marcelo Perrenoud, decoração especial e uma ceia com doze entradas quentes e frias, três mas-sas especiais como pratos principais – Sapaguetti com lascas de bacalhau e azeite; Penne ao molho vermelho com lascas de fi lé mignon e calabresa e Canellone aos quatro queijos – e duas sobremesas. Convite individual R$ 60,00 (bebidas a parte).

EM DEZEMBRO:Aberto todos os dias para almoço e jantar.

Rua Visconde de Guaratinguetá, 259 CentroFone: (12) 3132-2517 / 8141-5711

GUIAGASTRONÔMICOGASTRONÔMICO

Page 47: Inside Dezembro 2011 - Edição 19

47

Page 48: Inside Dezembro 2011 - Edição 19

48

48

Mesmo sendo um país tropical, o Brasil proporciona aos seus moradores uma variada gama de opções de destinos turísticos, que contemplam praticamente todas as áreas, história, natureza, aventura e religiosidade. Os roteiros na-cionais oferecem um pouco de tudo, com produtos para to-dos os gostos e estações do ano.

Nesta edição especial de aniversário e já de olho nas férias de verão, a Inside destacou dois destinos diferentes em quase tudo, mas que têm em comum toda a beleza do nosso país. Para quem é apaixonado pelo Sol e por tudo que a estação mais quente do ano oferece, nada melhor que as praias para-disíacas de São Sebastião e Maresias. Agora, com o perdão do trocadilho, se a sua praia é a montanha, com seu clima ameno e aconchegante, nossa sugestão é conhecer as lindas paisagens de Visconde de Mauá, Itatiaia e Penedo.

Localizada no Litoral Norte Paulista, São Sebastião é uma pequena jóia, que reúne um rico patrimônio arquitetônico e histórico com as belezas estonteantes do Oceano Atlântico e da Serra do Mar. O município está inserido no Parque Es-tadual da Serra do Mar, importante reserva de Mata Atlânti-ca que ocupa mais de 70% da área da cidade.

Visitar São Sebastião nos leva de volta no tempo. Elevado à categoria de Vila em 1636, o município possui, em seu cen-tro histórico, edifi cações remanescentes dos séculos XVII e XVIII, tombados pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).

Patrimônio – Nestes sete quarteirões de construções his-tóricas, se destacam a Igreja Matriz, a Capela de São Gon-çalo, a Casa de Câmara e Cadeia e a Casa Esperança. Um pouco mais afastado do centro, no bairro São Francisco, está um convento franciscano datado de 1664. Este sítio arqueológico, localizado no meio da Serra do Mar, a 260 metros de altitude, é palco de estudos constantes e de es-cavações que recuperaram vestígios dos antigos habitan-tes do local. Com cerca de 200 anos e uma área total de 20

mil metros quadrados, o sítio possui ainda ruínas de uma fazenda de escravos.

Outro tesouro de São Sebastião é a cultura caiçara, pre-sente na grande maioria das manifestações observadas na cidade, como artesanato, culinária e festas. Eventos típicos como a Congada, o Makulele, o Caipó e a Folia de Reis são importantes representantes das tradições dos antigos. Outro local que mantém a cultura regional é a aldeia Guarani Ribei-rão Silveira, localizada na praia de Boraceia, onde seus qua-se 400 moradores preservam e passam adiante sua cultura através da música, dança, artesanato e agricultura.

Sol e mar – Se o assunto é verão, São Sebastião é des-tino obrigatório para todos os visitantes. A cidade possui atrativos para todos os públicos, desde praias passando, por trilhas e cachoeiras até esportes de aventura.

O município tem mais de 30 praias, que fazem da cidade um paraíso natural, com areias brancas e águas cristali-nas. São points obrigatórios Maresias, com o surf e toda a badalação de sua vida noturna; Juquehy, com suas areias

FÉRIAS DE VERÃO:

Centro histórico, São Sebastião.

CHECKININ

Page 49: Inside Dezembro 2011 - Edição 19

49

cantantes; a gastronomia e a sofi sticação de Cambury; a tranquilidade de Toque Toque; e o belo encontro de rio e mar em Barra do Uma. Além do banho de mar, estas praias possibilitam a prática de mergulho, surf, kitesurf, vela, caia-que, windsurf, jet sky e vários outros esportes náuticos. Na Serra do Mar a aventura acontece nas trilhas e cachoeiras, onde se pode praticar rapel, tirolesa, cascading, além da ob-servação das inúmeras aves presentes neste ecossistema. Merecem destaque as trilhas da Praia Brava, das Cacho-eiras do Ribeirão de Itu, da Estrada da Limeira e Guaecá.

A infraestrutura da cidade conta com mais de 200 hoteis e pousadas, restaurantes que trazem à mesa desde a típi-ca culinária caiçara até pratos da cozinha internacional. E, quando se fala em vida noturna, Maresias é o nome que se destaca, com suas famosas baladas, casas noturnas, bar-zinhos e muito agito.

Subindo a serra - Para aqueles que fogem do sol forte das praias, não gostam do sal e nem da areia, uma excelen-te opção é procurar nas alturas e no clima agradável de Vis-conde de Mauá, Itatiaia e Penedo o roteiro ideal para seus momentos de lazer. Encravados na Serra da Mantiqueira carioca, estes municípios são verdadeiros cartões postais, mirantes das belezas naturais da região.

Visconde de Mauá nasceu como um núcleo, que a partir de 1908 passou a receber milhares de imigrantes europeus que buscavam uma nova vida em um local que em muito lembrava os Alpes. As infl uências do velho continente po-dem ser facilmente observadas na arquitetura, gastronomia e em algumas manifestações artísticas e culturais.

Situado a cerca de 1.400 metros de altitude, o município é Área de Proteção Ambiental, cercada por montanhas, ca-choeiras e muito verde. A abundância das águas faz do lo-cal um destino refrescante para o verão. Rios, piscinas na-turais e cachoeiras, como a do Escorrega, da Santa Clara, do Alcantilado, da Prata, da Saudade, Véu da Noiva, Toca Paraíso dos esportes náuticos.

Foto

: Rod

olfo

Mac

hado

Page 50: Inside Dezembro 2011 - Edição 19

50

da Raposa, são excelentes opções de lazer. Além delas, existem também os poções da Maromba e do Marimbondo, e também o Balneário Barra das Antas. As trilhas ecológicas também merecem destaque, e para os mais destemidos, o céu é o limite, no Pico das Agulhas Negras, com seus imponentes 2.791 metros de altitude, situado o Parque Na-cional de Itatiaia; na Trilha dos Brejos, com suas cachoeiras e campos de altitude, culminando no Morro do Paraíba, a 2.200 metros; e na Trilha da Pedra Selada, com seus 1755 metros de altitude que possibilitam uma vista de 360 graus do Vale do Paraíba e Pico das Agulhas Negras.

A gastronomia mistura elementos da região, como o pi-nhão, a truta, com as delícias da culinária mineira e tam-bém com infl uências européias, tudo regado, é claro, a um bom vinho. Pousadas e hotéis aconchegantes e charmosos completam este adorável passeio.

Papai Noel – Outro belo destino na região é Penedo, um pedacinho da Finlândia no Brasil, colonizado que foi, no iní-cio do século XIX, por imigrantes vindos daquele país.

Sua principal atividade de renda é o turismo e atrativos não faltam, são cachoeiras, trilhas, picos, história, arquitetura, museu e até mesmo a Casa Ofi cial de Papai Noel no hemis-fério Sul. E neste parque temático, a “Pequena Finlândia”, o visitante tem acesso a lojas e restaurantes típicos da cul-tura fi nlandesa, além de shows de música, dança e teatro tradicionais. A cultura dos imigrantes pode ser conferida no Clube Finlândia, onda a música e a dança movimentam as noites e levam diversão para todos os visitantes e também no Museu Finlandês, que conta a história destes imigrantes.

A gastronomia é outro ponto alto, com pratos diversifi ca-dos, reunindo o melhor da culinária fi nlandesa, da brasileira e também de outros países. Licores, geléias, chocolates e chutney são iguarias bastante apreciadas. A infraestrutu-

ra de hospedagem conta com inúmeras opções de hotéis, pousadas e chalés, que contribuem para deixar a viagem ainda mais inesquecível.

Os atrativos naturais são um deleite para os sentidos e promovem total imersão do turista com o meio ambiente. Cachoeiras como a de Deus, do Rio Palmital, das Antas, as Três Cachoeiras, o Poço das Esmeraldas e o Rio das Pe-dras. Entre os passeios, se destacam a Serrinha do Alam-bari, o Pico do Penedo e o Parque de Itatiaia.

Como vimos, seja na praia ou na montanha, neste verão você só não se divertirá se não quiser. Então, arrume as malas e boas férias.

Informações e fotos: secretarias de Turismo de São Sebastião, Visconde de Mauá, Penedo e Itatiaia.

Cachoeira do escorrega, Maromba.

Casa do Papai Noel, Penedo.

Page 51: Inside Dezembro 2011 - Edição 19

51

Page 52: Inside Dezembro 2011 - Edição 19

52

Restaurante, pizza, bar kanaloapA experiência única de estar na praia em um ambiente agradável com um atendimento prestativo e uma culinária especializada em frutos do mar. Com alto nível de higienização, um trabalho sério visando cativar pelo paladar e entretenimento litorâneo, que surgiu com a experiência da administração em 20 anos de mercado, especializada na arte do bem servir, assistindo com plena dedicação nosso público.Localizado no centro gastronômico da praia de Maresias, litoral norte de São Paulo, cercado por uma paisagem paradisíaca com belo time de uma fl ora exuberante areias brancas, um belo mar e vista para o por do sol. Av: Dr Francisco Loup, nº 914

Próximo ao portal 7 - Praia de MaresiasTel.: (12) 38655293

Próximo ao portal 7 Praia de MaresiasTel.: (12) 38655293

GUIA DE SERVIÇOSGUIA DE SERVIÇOS MAR & MONTANHA MAR & MONTANHA

A Pousada do Lago se localiza a cerca de 200m do centro turístico de Penedo, sendo possível ao hóspede ir à pé aos restaurantes, cafés e lojas da cidade.Você poderá aproveitar para relaxar desfrutando de nossa estrutura de lazer: piscina adulta e infantil, lago para pesca esportiva, sauna fi nlandesa, mesa de totó (pebolim) e de sinuca, área verde para caminhada. Nossos apartamentos Master têm: ar-condicionado ,lareira, frigobar, cama QUEEN-SIZE, conexão wireless e a cabo para Internet, TV por assinatura e varanda com rede. Café da manhã completo. Consulte nossos pacotes especiais para lua de mel.

Av. das Mangueiras, 200 - Penedo-RJTel: (24) 3351-2130 / Fax: [email protected]

A Querência Gaúcha faz de tudo para agradar você: critério na seleção dos melhores ingredientes, bom gosto no preparo da gastronomia, atendimento personalizado. Tudo para transformar o seu momento em especial, com a família, amigos ou a negócios. Seja bem vindo à Querência Gaúcha e sinta-se em casa. O restaurante têm capacidade para cerca de 250 pessoas, além disso, a nossa equipe está sempre pronta para satisfazer a você. Isso faz do atendimento, um diferencial a parte. O restaurante funciona de terça à domingo das 11:00 as 23:30. Aceitamos os cartões de crédito Master, Visa e Diners.

Av. das Mangueiras, 2510 - Penedo - RJ- Telefone (24) 3351-3528

A pousada possui detalhes singulares para cada ambiente, projetados cuidadosamente pela proprietária e artista

plástica Adriana Borges. Uma grama corretíssima e um jardim fl orido, estão aos cuidados dos proprietários e de um antigo jardineiro. Tudo aqui tem uma história de amor ao lugar. Os chalés tem decoração impecável e de bom gosto permitindo ao hóspede momentos agradáveis e inesquecíveis em Visconde de Mauá. Esperamos encontrá-lo por aqui, seja para ouvir boa música, fotografar, visitar, hospedar-se ou apenas relaxar e contar “causos”.

Rodovia Dutra - Saída Km 311 Visconde de Mauá Maringá - MG - Tel.: (24) 3387-1545

www.pousadaterradaluz.com.br

Page 53: Inside Dezembro 2011 - Edição 19

53

Na praia de Maresias, Villa’l Mare Hotel propor-ciona o aconchego e o charme de uma pousada com os serviços e a qualidade de um hotel.

A equipe de profi ssionais é treinada para ofere-cer a melhor hospitalidade para os seus dias de descanso, diversão e lazer.

Restaurante próprio, piscina, hidromassagem, sauna, sala de jogos, espaço de brincar para os pequenos,sala de convenções, convênio com academia de ginástica, convênio com serviço de praia, programações de passeios.

Essas são algumas facilidades do Villa’l Mare Hotel.

Rua Nova Iguaçú, 349 - Maresias São Sebastião SPTel. (12) 3865-6744 [email protected]

A Pousada Villa Luna surpreende e encanta seus visitantes, fazendo com que cada hóspede se sinta especial. Em meio à belíssima natureza de Penedo e ao clima familiar e harmonioso, a Pousada Villa Luna proporciona a tranqüilidade que você busca. Localizada na principal avenida de Penedo a apenas 200m da Pequena Finlândia e da Vila da Gula, onde estão concentradas a maioria dos artesanatos, lojas de decoração, cafés, restaurantes e fábricas de chocolate. Aqui você sente, contempla, desfruta e prova cada detalhe que o local proporciona a você e sua família. Recantos agradáveis, mesinhas ao sol, redes na sombra, diversidade de árvores frutíferas e pássaros de várias espécies que visitam o jardim, massagens relaxantes, piscina, sauna e confortáveis chalés, bangalôs e apartamentos.

Av. das Mangueiras, 1457, 3351-1183www.villaluna.com.br

Anexo a Pousada temos a Pizza da Villa, que é uma excelente opção gastronômica com pizzas abertas na hora e assadas em um forno a lenha, além de deliciosas massas frescas e calzones, tudo isso em um agradável espaço muito bem decorado.

Av. das Mangueiras, 1457, 3351-1183www.villaluna.com.br

Para pessoas que não abrem mão de comer bem!

“Nossas Massas, Molhos de Tomate e Pão Italiano são Artesanais sem conservantes e adição de aditivos”.

11 Anos de Sucesso!A casa mais aconchegante do sul do estado.Sempre com atrações de qualidade, muita gentebonita, segurança e conforto em conjunto com ocharme de Penedo.

Clave do Sol - A sua melhor opção!Penedo - Itatiaia - RJ

Funcionamento: sextas-feiras e sábados

Av das Mangueiras, 1776Tel.: (24) 7835-1454 / (24) 9845-5424

(24) 9845 5424 / ID 83*30978

www.clavedosol.com.br

Page 54: Inside Dezembro 2011 - Edição 19

54

Page 55: Inside Dezembro 2011 - Edição 19
Page 56: Inside Dezembro 2011 - Edição 19

56