Instalar Sql Server Express 2014 no WinServer2012R2

30
INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO SQL SERVER 2014 EXPRESS NO WINDOWS SERVER 2012. Sistemas operativos suportados: Windows 7, Windows 7 Service Pack 1, Windows 8, Windows 8.1, Windows 10, Windows Server 2008 R2 SP1, Windows Server 2012, Windows Server 2012 R2 Memória RAM mínima: 512 MB, aconselhado pelo menos 1 GB. Espaço livre em disco: 4 GB, aconselhado pelo menos 6 GB. Limitações: O Microsoft SQL Server Express 2014 é gratuito e próprio para pequenas aplicações ou aplicações que precisem de um pequeno repositório de dados, por isso tem limitações que outras Versões (Standard, Business Intelligence e Enterprise) não tem tais como: apenas suporta bases dados até 10 GB cada, permite apenas 5 utilizadores ligados á base dados simultaneamente e 1 GB de memória máxima utilizada por instância o que pode ter implicações na performance do sistema á medida que a base dados for crescendo. Pré-requisitos antes de começar a instalação: Ter instalado a feature “.Net framework 3.5Conselhos: Não é aconselhável instalar o SQL Server 2014 Express num servidor com domínio instalado (embora não seja impeditivo), o ideal será instalar num servidor apenas para correr o SQL Server, e esse servidor adicionado ao domínio. Edições do SQL Server Express 2014: SQL Server 2014 Express LocalDB (SqlLocalDB) - É uma versão simplificada do Express que, apesar de ter todas as funcionalidades de programabilidade, é executada em modo de utilizador e possui uma instalação rápida e isenta de configuração. Não inclui ferramentas de gestão. SQL Server 2014 Express (SQLEXPR) - Contém apenas o mecanismo de base de dados do SQL Server. Mais indicado para aceitar conexões remotas ou administrar remotamente. SQL Server 2014 Express with Tools (SQLEXPRWT) - Contém tudo para instalar e configurar o SQL Server como um servidor de base de dados, incluindo a versão completa do SQL Server 2014 Management Studio. Apenas não contém o Reporting Services, a Pesquisa em Texto Completo. SQL Server 2014 Express with Advanced Services (SQLEXPRADV) - Este pacote contém o motor de base de dados, o Express Tools, o Reporting Services, a Pesquisa em Texto Completo, as ferramentas de gestão e todos os componentes do SQL Server Express.

Transcript of Instalar Sql Server Express 2014 no WinServer2012R2

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO SQL SERVER 2014 EXPRESS NO WINDOWS SERVER 2012. Sistemas operativos suportados: Windows 7, Windows 7 Service Pack 1, Windows 8, Windows 8.1, Windows 10, Windows Server 2008 R2 SP1, Windows Server 2012, Windows Server 2012 R2 Memória RAM mínima: 512 MB, aconselhado pelo menos 1 GB. Espaço livre em disco: 4 GB, aconselhado pelo menos 6 GB. Limitações: O Microsoft SQL Server Express 2014 é gratuito e próprio para pequenas aplicações ou aplicações que precisem de um pequeno repositório de dados, por isso tem limitações que outras Versões (Standard, Business Intelligence e Enterprise) não tem tais como: apenas suporta bases dados até 10 GB cada, permite apenas 5 utilizadores ligados á base dados simultaneamente e 1 GB de memória máxima utilizada por instância o que pode ter implicações na performance do sistema á medida que a base dados for crescendo. Pré-requisitos antes de começar a instalação: Ter instalado a feature “.Net framework 3.5” Conselhos: Não é aconselhável instalar o SQL Server 2014 Express num servidor com domínio instalado (embora não seja impeditivo), o ideal será instalar num servidor apenas para correr o SQL Server, e esse servidor adicionado ao domínio. Edições do SQL Server Express 2014: SQL Server 2014 Express LocalDB (SqlLocalDB) - É uma versão simplificada do Express que, apesar de ter todas as funcionalidades de programabilidade, é executada em modo de utilizador e possui uma instalação rápida e isenta de configuração. Não inclui ferramentas de gestão. SQL Server 2014 Express (SQLEXPR) - Contém apenas o mecanismo de base de dados do SQL Server. Mais indicado para aceitar conexões remotas ou administrar remotamente. SQL Server 2014 Express with Tools (SQLEXPRWT) - Contém tudo para instalar e configurar o SQL Server como um servidor de base de dados, incluindo a versão completa do SQL Server 2014 Management Studio. Apenas não contém o Reporting Services, a Pesquisa em Texto Completo. SQL Server 2014 Express with Advanced Services (SQLEXPRADV) - Este pacote contém o motor de base de dados, o Express Tools, o Reporting Services, a Pesquisa em Texto Completo, as ferramentas de gestão e todos os componentes do SQL Server Express.

Passo 1: Instalar a “Feature” (Recurso) “.Net framework 3.5”. Em “Server Manager” – “Add roles and features” (Adicionar funções e recursos).

Passo 2: Click em “Next”.

Passo 3: Selecionar a opção assinalada. Click em “Next”.

Passo 4: Selecionar a opção assinalada. Click em “Next”.

Passo 5: Em “Server Roles” (Funções do Servidor) não colocar nenhum pico. Click em “Next”.

Passo 6: Nas “Features” (Recursos) colocar um pico nas opções assinaladas. Click em “Next”.

Passo 7: Click em “Install”.

Passo 8: Instalação concluída com sucesso. Click em “Close”. Reiniciar o PC.

Passo 9: Depois de reiniciar o PC começar a instalação do SQL Server Express 2014. Vamos instalar a edição SQL Server 2014 Express with Tools (SQLEXPRWT) cujo download dos ficheiros pode ser feito no site da Microsoft. Abrir a pasta onde estão os ficheiros de instalação do SQL Server Express 2014 e executar o ficheiro “setup.exe”. O seguinte ecrã vai ser aberto. Click em “New SQL Server stand-alone installation or add features to na existing installation ”.

Passo 10: Colocar um pico na opção assinalada. Click em “Next”.

Passo 11: Click em “Show details”.

Passo 12: Neste passo vão ser listados os pré-requisitos ou regras gerais para a instalação poder prosseguir. Click em “Next”.

Passo 13: Colocar um pico na opção assinalada. Click em “Next”.

Passo 14: Vai procurar se existem updates e instala-los se existirem. Neste passo não tem que fazer nada, depois de verificar se existem atualizações automaticamente passará para o próximo ecrã.

Passo 15: Neste passo vai ser verificado se estão instaladas todas as regras necessárias para poder prosseguir com a instalação, neste caso alerta para a “Windows Firewall”, algumas portas terão de estar abertas para poderem permitir uma ligação remota como por exemplo o acesso de um outro PC da rede que se queira ligar ao SQL (que está instalado num servidor) para poder aceder á base dados de determinado programa que utilize o SQL como motor da aplicação. No entanto para prosseguir com a instalação esto não é impeditivo porque se trata de um “Warning”, essas portas podem ser abertas posteriormente. Click em “OK” e “Next”.

Passo 16: Se as “Features” (Recursos) não estiverem todas selecionadas click em “Select All” e “Next”.

Passo 17: Neste passo se não tivéssemos instalado a feature “.Net framework 3.5” antes de começar a instalação do SQL Server Express 2014 iria dar um erro no status da Rule “Microsoft .NET Framework 3.5 Service Pck 1 is required” e não poderíamos prosseguir com a instalação, teríamos que cancelar a instalação e instalar primeiro a feature “.Net framework 3.5” em “Server Manager” – “Add roles and features” conforme demonstrado do passo 1 ao passo 8. Click em “Next”.

Passo 18: Neste passo podemos deixar o nome da instância criada por defeito ou então definir um nome ao nosso gosto. Uma instância vai ser uma espécie de contentor onde poderão ser criadas várias bases dados. Poderemos criar várias instâncias se assim o quisermos. Click em “Next”.

Passo 19: Os serviços “SQL Server Database Engine”, que é o motor do banco de dados e o “SQL Server Browser” devem estar configurados como inicialização automática, caso deseje que ao ligar o servidor, o banco de dados fique disponível automaticamente. O serviço “SQL Server Database Engine” vem pré-definido como automático nas o “SQL Server Browser” vem pré-definido como manual.

Passo 20: De seguida vamos ao separador “Collation” que é o idioma que vai ser utilizado para entrada e saída dos textos do servidor de SQL que estamos a instalar.

Passo 21: É aqui que definimos o idioma, se é suportada acentuação (accent-sensitive) e se é sensível a letras maiúsculas e minúsculas (case sensitive). Por defeito vem a “Latin1_General_CI_AS”. Para alterar (opcional) fazer click em “Customize”.

Passo 22: Por exemplo vamos retirar a opção “Accent-sensitive” para a tornar “Accent-insensitive”.

Passo 23: Click em “OK”

Passo 24: Repare que agora já está AI “Accent-insensitive”. Click “Next”.

Passo 25: Aqui definimos o modo de autenticação e os utilizadores do Active Directory que serão administradores. Os modos de autenticação do SQL Server Express 2014 são: – Windows authentication: Utiliza o Active Directory para autenticar os utilizadores e permite apenas utilizadores que estão criados no Active Directory. Não é necessária a digitação de utilizador e senha. – Mixed Mode: Permite tanto a autenticação através de um utilizador criado no Active Directory como autenticação através de um utilizador (sa) criado no momento da instalação do SQL Server, onde o login é realizado com um utilizador e senha. É a opção mais comum, pois diversas vezes, as aplicações e sistemas não utilizam utilizadores do Active Directory.

Passo 26: Aguarde… A instalação demora vários minutos…

Passo 27: Click em “Next” e reinicie o PC.

Passo 28: Depois do PC reiniciar vamos entrar no “Microsoft SQL Server management Studio”. Click em “Connect”.

Passo 29: Agora podemos começar a fazer diversas tarefas tais como criar bases dados, attach, restore, backups, e.t.c