Instituições da sobreda 4ºc ines, marina, eduardo, julio

15

Transcript of Instituições da sobreda 4ºc ines, marina, eduardo, julio

Page 1: Instituições da sobreda   4ºc ines, marina, eduardo, julio
Page 2: Instituições da sobreda   4ºc ines, marina, eduardo, julio

Fundado em 21 de Outubro de 1911, é uma Associação de Instrução e Recreio, Apartidária e Arreligiosa, com Sede própria  na Rua da Liberdade 29,  na Freguesia da Sobreda, Concelho de Almada, Distrito de Setúbal.Os seus fins são:Promover o recreio dos seus associados por meio de festas, bailes, jogos lícitos, teatro amador, etc.; Desenvolver a cultura dos seus associados através de colóquios, exposições, bibliotecas e outras actividades de âmbito cultural e social; Promover o desenvolvimento físico dos seus associados através da prática de desporto amador.

Page 3: Instituições da sobreda   4ºc ines, marina, eduardo, julio
Page 4: Instituições da sobreda   4ºc ines, marina, eduardo, julio

A Sobreda é uma Freguesia interior do Concelho, autónoma desde 1985. Com uma área total de 6,5 quilómetros quadrados integra as localidades de Alto do Índio, Vale Figueira, Sobreda (J. Caetano), Casal de Santo António, Quinta do Baubau, Bairro de São João e Vale de Grou. Vivem na freguesia 10821 habitantes, 6,7 % da população concelhia.

Page 5: Instituições da sobreda   4ºc ines, marina, eduardo, julio
Page 6: Instituições da sobreda   4ºc ines, marina, eduardo, julio

O Agrupamento Vertical de Escolas Elias Garcia, com sede na Escola Básica do mesmo nome, constituiu-se no ano lectivo de 1999/2000, mais precisamente no dia 17 de Dezembro de 1999, integrando mais dois estabelecimentosde ensino: a Escola Básica n.º 1 e Vale Figueira e a Escola Básica n.º 1 (EB1) da Sobreda com Jardim-de-infância (JI), no lugar do Alto do Índio.A escola sede do Agrupamento – Escola Básica Elias Garcia – foi inaugurada a 30 de Outubro de 1972, sendo designada, na altura, por Escola Preparatória da Sobreda e tal como o nome indicava, apenas integrava o então ciclo preparatório. O novo edifício da escola sede, construído em meados da década de noventa, é constituído por um conjunto de pavilhões, três dos quais interligados entre si e destinados aos alunos do 2.º e 3.º ciclos, outro para albergar o 1.º ciclo e a educação pré-escolar e, ainda, pelo pavilhão polidesportivo, única estrutura que já integrava a antiga escola.

I

Page 7: Instituições da sobreda   4ºc ines, marina, eduardo, julio
Page 8: Instituições da sobreda   4ºc ines, marina, eduardo, julio

O novo Complexo Municipal de Piscinas na Sobreda está localizado em Vale Figueira, freguesia da Sobreda, junto ao Parque Multiusos, a sul, e ao acesso ao Pavilhão Desportivo da Escola Secundária Daniel Sampaio, a norte. O traçado arquitectónico deste equipamento desportivo permite uma ampla utilização da iluminação natural e as várias zonas envidraçadas do edifício são em vidro duplo e laminado, para que a temperatura e a humidade se mantenham nos valores adequados. O revestimento interior da zona das piscinas é em madeira, o que permite dar espaço uma maior harmonia estética.

Page 9: Instituições da sobreda   4ºc ines, marina, eduardo, julio
Page 10: Instituições da sobreda   4ºc ines, marina, eduardo, julio

Situada na freguesia da Sobreda de Caparica, a Pista Municipal de Atletismo beneficia de uma envolvente mais campestre, propícia à concentração. Este equipamento foi inaugurado em Novembro de 1997 e está dotado de um relvado central, uma pista sintética, com seis faixas, para além da área de serviços e balneários.

Page 11: Instituições da sobreda   4ºc ines, marina, eduardo, julio
Page 12: Instituições da sobreda   4ºc ines, marina, eduardo, julio

Os comerciantes, transferidos do mercado de levante da Sobreda, têm agora à sua disposição um mercado municipal com um total de 16 bancas, entre as quais oito destinadas à venda de peixe, e três lojas, sendo que numa será criado um espaço de acesso à Internet.

Page 13: Instituições da sobreda   4ºc ines, marina, eduardo, julio
Page 14: Instituições da sobreda   4ºc ines, marina, eduardo, julio

O Lar de Idosos do Centro Paroquial de Vale Figueira surgiu em 1988, depois da comunidade e do pároco da altura se terem apercebido das carências a nível de assistência a idosos na zona. Foi então que um grupo de voluntários transformou uma antiga olaria num lar, com capacidade para 30 utentes. Entretanto, e com vista a melhorar a assistência à população idosa, o projecto para um novo lar surgiu em 1997, sendo a partir de hoje uma realidade para esta população. Entre as valências do novo lar contam-se também uma capela, ginásio, sala de convívio, biblioteca e lavandaria.

Page 15: Instituições da sobreda   4ºc ines, marina, eduardo, julio