INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL - Home | IAB Brasil · Brasileiro na Expo 2015, em seu jardim...

10
INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL _________________________________________________________________________________ UM JARDIM AGRÍCOLA Responsável técnico: Marcio Kogan O Pavilhão Brasileiro na Expo 2015 transporta o visitante em uma viagem para conhecer as tecnologias por trás da produção agrícola no país. Em vez de múltiplos conteúdos em pequenos dispositivos, aqui temos uma ideia sintética e emblemática, em que o edifício é mais do que mero suporte para a exposição; é a própria experiência imersiva da visita. O elemento principal da expografia é a Estufa de Vidro, um grande jardim suspenso com plantações de diferentes tipos de alimentos, de várias regiões do país. Dentro dessa Estufa o visitante poderá explorar os solos, climas e plantações existentes no Brasil, e apreender as tecnologias implementadas na agroindústria do país atualmente, fazendo com que a exposição seja não só interativa, mas, acima de tudo, sensorial, cheia de descobertas. Painéis digitais traçam um raio-x em tempo real da plantação e dispositivos móveis pessoais constroem um ambiente de realidade ampliada, por meio de um aplicativo espacialmente desenvolvido. Antes de caminhar por esse espaço vivo, o visitante passa por um prólogo, um lugar de concentração dentro do percurso. Como se viajasse através de uma ponte de Einstein-Rosen – antes de adentrar no tempo-espaço das plantações –, o visitante assiste a histórias retrospectivas dos alimentos, histórias contadas de trás para frente, do prato de comida até o lugar de cultivo. Isso se passa em um Cubo de Led – preenchido em suas faces internas por grandes projeções de narrativas ficcionais, arquetípicas do consumo de alimentos brasileiros, e que se interlaçam de forma sincrônica em um cinema expandido. O posfácio da exposição, no final do percurso, é o próprio restaurante, onde é possível provar pratos brasileiros que ilustram as narrativas da primeira sala e que estão plantados na estufa. Mais do que um lugar de “comida-típica”, o restaurante explora a diversidade de preparos e RUA DO PINHEIRO, Nº 10 CEP 22220-050 FLAMENGO RIO DE JANEIRO BRASIL TEL. +5521 2557-4480 _________________ [email protected]

Transcript of INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL - Home | IAB Brasil · Brasileiro na Expo 2015, em seu jardim...

INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL _________________________________________________________________________________

UM JARDIM AGRÍCOLA Responsável técnico: Marcio Kogan

O Pavilhão Brasileiro na Expo 2015 transporta o visitante em uma viagem para conhecer as tecnologias por trás da produção agrícola no país. Em vez de múltiplos conteúdos em pequenos dispositivos, aqui temos uma ideia sintética e emblemática, em que o edifício é mais do que mero suporte para a exposição; é a própria experiência imersiva da visita. O elemento principal da expografia é a Estufa de Vidro, um grande jardim suspenso com plantações de diferentes tipos de alimentos, de várias regiões do país. Dentro dessa Estufa o visitante poderá explorar os solos, climas e plantações existentes no Brasil, e apreender as tecnologias implementadas na agroindústria do país atualmente, fazendo com que a exposição seja não só interativa, mas, acima de tudo, sensorial, cheia de descobertas. Painéis digitais traçam um raio-x em tempo real da plantação e dispositivos móveis pessoais constroem um ambiente de realidade ampliada, por meio de um aplicativo espacialmente desenvolvido.

Antes de caminhar por esse espaço vivo, o visitante passa por um prólogo, um lugar de concentração dentro do percurso. Como se viajasse através de uma ponte de Einstein-Rosen – antes de adentrar no tempo-espaço das plantações –, o visitante assiste a histórias retrospectivas dos alimentos, histórias contadas de trás para frente, do prato de comida até o lugar de cultivo. Isso se passa em um Cubo de Led – preenchido em suas faces internas por grandes projeções de narrativas ficcionais, arquetípicas do consumo de alimentos brasileiros, e que se interlaçam de forma sincrônica em um cinema expandido. O posfácio da exposição, no final do percurso, é o próprio restaurante, onde é possível provar pratos brasileiros que ilustram as narrativas da primeira sala e que estão plantados na estufa. Mais do que um lugar de “comida-típica”, o restaurante explora a diversidade de preparos e

RUA DO PINHEIRO, Nº 10 CEP 22220-050 FLAMENGO RIO DE JANEIRO BRASIL TEL. +5521 2557-4480

_________________ [email protected]

INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL _________________________________________________________________________________ receitas a partir ingredientes cultivados no Brasil. Tanto a cozinha no térreo quanto o balcão de frente para o salão são usadas para aulas gastronômicas.

O Pavilhão Brasileiro na Expo 2015 leva o visitante a um passeio por um pedaço do solo brasileiro, com seus inúmeros tipos de grãos, cereais, frutas, verduras e legumes; um lugar em que as mais avançadas tecnologias catalisam a produtividade já anunciada na carta que noticiava a chegada europeia no Brasil, a terra onde “dar-se-á nela tudo”. Memorial Arquitetônico Introdução A concepção arquitetônica do Pavilhão Brasileiro é indissociável da exposição; assim propomos um edifício que seja o próprio conteúdo: todas as instalações do edifício são aparentes, fazendo da construção uma grande máquina de produção de alimentos. Como nos históricos jardins botânicos cobertos da Europa, com suas antigas matas tropicais, o Pavilhão Brasileiro na Expo 2015, em seu jardim agrícola na estufa de vidro suspensa do último piso, formula uma realidade imersiva, em seu clima e ambiente interno.

RUA DO PINHEIRO, Nº 10 CEP 22220-050 FLAMENGO RIO DE JANEIRO BRASIL TEL. +5521 2557-4480

_________________ [email protected]

INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL _________________________________________________________________________________

Estrutura A estrutura leve de pórticos sequenciais de madeira – costelas espaçadas a cada 1,5m –, de fácil montagem e desmontagem, sustenta as caixas metálicas penduradas, funcionando também como brise-soleils para criar uma gigantesca pérgola, um filtro de luz em todo o espaço. A complexidade espacial do edifício se desenvolve sob essa sombra, onde a disposição dos volumes configura vazios de diferentes alturas e tamanhos. As costelas de madeira podem ser perpassadas livremente pelos visitantes, formulando uma permeabilidade total entre os espaços cobertos e descobertos.

Os pórticos conferem também grande versatilidade de layout, já que é possível atirantar volumes na viga da cobertura e travá-los lateralmente nos pilares. Toda a estrutura funciona de forma solidarizada entre os diferentes elementos, atuando tanto nos travamentos quanto no descarregamento das cargas em múltiplas colunas, bastante esbeltas. Isso contribui para o uso de fundações rasas e, assim, a mínima alteração no terreno original. Para facilidade de montagem, os elementos construtivos usados são leves e pré-fabricados industrialmente.

RUA DO PINHEIRO, Nº 10 CEP 22220-050 FLAMENGO RIO DE JANEIRO BRASIL TEL. +5521 2557-4480

_________________ [email protected]

INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL _________________________________________________________________________________ A estufa no último piso tem uma estrutura mista, metálica e de vidro, recuperando a imagem dos históricos pavilhões de vidro de feiras internacionais. Enquanto laje e vigas que suportam a camada de terra são de aço, os pilares e vigas da cúpula são de vidro. O Percurso O visitante adentra no pavilhão a partir da Rua Decumanus –, e é acolhido por uma generosa praça no térreo livre, uma espécie de varanda ao mesmo tempo coberta e totalmente aberta. Esse agradável espaço de estar com bancos, recebe atividades temporárias – como apresentações informais, atividades infantis ou exibições provisórias. Filas de entrada são também organizadas nesse piso.

Um conjunto de rampas – o próprio promenade arquitetônico voltado para o térreo livre coberto – leva o visitante para dentro do primeiro volume – com dimensões externas de 23,10x13,60x9,00m –, onde fica o cinema imersivo. O ambiente escuro é um lugar de concentração para a chegada ao espaço expositivo principal: o iluminado viveiro de espécies agrícolas na estufa, onde o visitante, in loco, descobre as tecnologias por trás das plantações brasileiras. No final da caixa de vidro fica a loja, seguindo um princípio arquitetônico adotado em muitos espaços expositivos contemporâneos em que o visitante é conduzido para esse ambiente ao final da visita. O acesso à loja pode ser feito também independente à Estufa, por meio da escada, na parte de trás. Essa circulação vertical, em conjunto com o elevador, conduz os visitantes novamente à saída no térreo. A loja é também um mirante para os jardins do fundo. Como última etapa da exposição, no mezanino – imediatamente a abaixo da estufa – fica o restaurante, que serve os alimentos mostrados nas primeiras salas.

No térreo estão o café – aberto para a praça central coberta –, uma cozinha envidraçada, as salas administrativas – com entrada independente pela rua lateral Leste – e um grande auditório. O lugar é uma sala multiuso que pode mudar seu layout conforme o evento. Além do espaço de livre circulação na praça coberta, que serve como lugar de concentração de

RUA DO PINHEIRO, Nº 10 CEP 22220-050 FLAMENGO RIO DE JANEIRO BRASIL TEL. +5521 2557-4480

_________________ [email protected]

INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL _________________________________________________________________________________ pessoas, há outro foyer, mais reservado, dentro do volume fechado. O espaço do auditório e eventos se abre inteiramente para o jardim, estendendo a praça vizinha ao lote. Um concerto pode ser visto da sala fechada, ou, caso desejado, voltar-se para a área pública e vazia do entorno. Com a grande fluidez criada entre os espaços do térreo – especialmente entre a sala multiuso e o jardim –, as áreas envoltórias ganham vida a partir das atividades do pavilhão. Tanto a praça coberta como as áreas externas servem como lugares de estar e eventos, criando uma continuidade espacial e programática entre o interior e o exterior.

RUA DO PINHEIRO, Nº 10 CEP 22220-050 FLAMENGO RIO DE JANEIRO BRASIL TEL. +5521 2557-4480

_________________ [email protected]

INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL _________________________________________________________________________________

RUA DO PINHEIRO, Nº 10 CEP 22220-050 FLAMENGO RIO DE JANEIRO BRASIL TEL. +5521 2557-4480

_________________ [email protected]

INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL _________________________________________________________________________________

RUA DO PINHEIRO, Nº 10 CEP 22220-050 FLAMENGO RIO DE JANEIRO BRASIL TEL. +5521 2557-4480

_________________ [email protected]

INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL _________________________________________________________________________________

RUA DO PINHEIRO, Nº 10 CEP 22220-050 FLAMENGO RIO DE JANEIRO BRASIL TEL. +5521 2557-4480

_________________ [email protected]

INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL _________________________________________________________________________________

Clique aqui para fazer o download das pranchas

Ficha Técnica

• Responsável técnico: o Marcio Kogan

• Coautores: o Giovanni Meirelles o Marcio Tanaka o Maria Cristina Motta

• Projeto expográfico: o Gabriel Kogan

• Coautor Milão: o Manuel Verga

• Colaboradora da expografia: o Renata Mori

• Colaboradores:

RUA DO PINHEIRO, Nº 10 CEP 22220-050 FLAMENGO RIO DE JANEIRO BRASIL TEL. +5521 2557-4480 _________________

[email protected]

INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL _________________________________________________________________________________

o Carlos Costa o Constanza Cortes o Eduardo Chalabi o Eduardo Glycerio o Lair Reis o Mariana Simas

RUA DO PINHEIRO, Nº 10 CEP 22220-050 FLAMENGO RIO DE JANEIRO BRASIL TEL. +5521 2557-4480

_________________ [email protected]