Instituto Superior Politécnico Gaya -...

38
Guia do Estudante Instituto Superior Politécnico Gaya

Transcript of Instituto Superior Politécnico Gaya -...

Page 1: Instituto Superior Politécnico Gaya - asficpj.ptasficpj.pt/images/protocolos/educacao/conjuntoguiaestudantepdfs.pdf · Dispõe de obras científicas que ficam à disposição de

Guia do Estudante

Instituto Superior Politécnico Gaya

Page 2: Instituto Superior Politécnico Gaya - asficpj.ptasficpj.pt/images/protocolos/educacao/conjuntoguiaestudantepdfs.pdf · Dispõe de obras científicas que ficam à disposição de

Apresentação

O Instituto Superior Politécnico Gaya é um Instituto de Ensino Superior Politécnico,criado pela Cooperativa de Ensino Politécnico (entidade instituidora) em 1990 (cf.Portaria 1061/90 de 18 de Outubro, DR 1.ª Série, n.º 241 de 18 de Outubro de 1990.O ISPGaya associa a uma formação eminentemente prática uma sólida formação teóricade base com o objectivo de formar quadros especializados capazes de intervir nosprocessos de modernização, quer da indústr ia, quer dos serviços.

AP

RE

SE

NT

ÃO

LEGENDA:CEP-Cooperativa de Ensino Politécnico;ESCT- Escola Superior de Ciência e Tecnologia; ESDSC - Escola Superior de Desenvolvimento Social e Comunitário;EEA- Eng.ª Electrónica e de Automação; EI - Eng.ª Informática; ETC- Eng.ª das Telecomunicações e Computadores;;IG-Informática de Gestão; CG - Contabilidade e Gestão; GEST - Gestão; EM- Eng.ª Mecânica; EGI - Eng.ª e Gestão Industrial;TUR- Turismo; AP - Administração Pública; SS - Serviço Social; EI - Educação de Infância; CS - Comunicação Social.GREXT - Gabinete de Relações com o Exterior; GEE - Gabinete de Estágios e Emprego; EDISP - Edições ISPGaya;CFVPP - Centro de Formação e Valorização Pessoal e Profissional; CIISP - Centro de Informática.

CEPTesouraria

ISPGaya Serviços AcadémicosConselho CientificoConselho Pedagógico

ESCT ESDSC

EEA CG

EI

ETC

IG

GEST

EM*

EGI*

TUR

AP

SS

EI*

CS*

GREXT CFVPP

GEE

EDISP CIISP

Biblioteca

Page 3: Instituto Superior Politécnico Gaya - asficpj.ptasficpj.pt/images/protocolos/educacao/conjuntoguiaestudantepdfs.pdf · Dispõe de obras científicas que ficam à disposição de

AD

MIN

IST

RA

ÇÃ

O P

ÚB

LIC

AA

PR

ES

EN

TA

ÇÃ

O

Projecto Educativo

O ISPGaya pretende promover o pleno desenvolvimento da personalidade dos seusestudantes através duma formação integrada técnico-científica, sócio-cultural e humana.

Baseado nos valores humanos, o ISPGaya dá importante relevo à dimensão pessoale comunitária do indivíduo, formando os seus alunos para a liberdade responsável, aabertura ao futuro, a flexibilidade na mudança, a solidariedade com o mundo em queestá inserido, a responsabilidade participativa, o respeito pelas ideias e pela consciênciados demais e o compromisso na construção da fraternidade humana.

O ISPGaya procura também estimular a criação e difusão da cultura e da ciência queconstitui o património da humanidade, através da publicação da revista Politécnica eda edição de documentos e estudos e livros.

Formação Ministrada

O projecto de formação do ISPGaya assenta num conjunto de licenciaturas, cujareferência estrutural é a declaração de Bolonha. A importância da mobilidade dosestudantes e docentes, no espaço único europeu, é um incentivo para o ISPGayafomentar a inserção dos seus alunos no mundo do trabalho, através duma formaçãointegrada como se refere no projecto educativo.

Como complemento, a oferta de formação estende-se a um conjunto de Pós-Graduações,Cursos de Especialização Tecnológia (CET's) e "Ano Zero". Este último visa prepararos alunos que, com o 12º ao concluído, não obtiveram a nota mínima nas provas deingresso.

O ISPGaya afere continuamente a qualidade da formação ministrada a partir doacompanhamento de estagiários nas empresas e do parecer de profissionais altamentequalificados que participam no processo de formação nos diferentes cursos ministrados.Além disso, leva a efeito, com regularidade, um processo de auto-avaliação interna,que vem no seguimento das mais recentes orientações das normas da qualidade parainstituições de ensino e formação (ISO 9000:2000).

Page 4: Instituto Superior Politécnico Gaya - asficpj.ptasficpj.pt/images/protocolos/educacao/conjuntoguiaestudantepdfs.pdf · Dispõe de obras científicas que ficam à disposição de

AP

RE

SE

NT

ÃO

Serviços e Infraestruturas

GREXT - Gabinete de Relações com o ExteriorEstabelece a interface com o meio envolvente (escolas, empresas, comunicação social),através da divulgação da instituição por meios como a publicidade, participação emeventos, mailings, realização de conferências e seminários.

GEE - Gabinete de Estágios e EmpregoCom o objectivo de orientar os alunos do ISPGaya para o mercado de trabalho, o gabineteestabelece a interligação com as potenciais entidades empregadoras. Possui uma base dedados actualizada dos candidatos e da oferta para tornar mais célere o processo de recrutamento.

CFVPP - Centro de Formação e Valorização Pessoal e ProfissionalAbrange a vertente interna e externa, coordena as acções de formação que procuram avalorização pessoal e profissional dos colaboradores do ISPGaya bem como a dinamizaçãode acções de promoção para o exterior que não se integrem na oferta regular da Instituição.

CIISP - Centro de Informática do ISPGaya (www.ispgaya.pt)

Edições ISPGayaRevista Cinetífica Politécnica;Boletim Informativo Interno;Edição de livros sobre temasacadémicos

Bar e CantinaEspaço de lazer e convívio com diversos equipamentos de apoio e de diversão, como TV porcabo, máquinas de jogos e matrecos. Serve ainda para a realização de eventos de caráctersocial da instituição. O horário de funcionamento é das 15H às 21H todos os dias úteis.

Centro de CópiasPara além da possibilidade de fotocopiar alguns materiais didácticos, este serviço permiteainda a impressão de documentação fornecida pelos docentes através da Internet, directamentepara a fotocopiadora do centro. Também se pode adquirir material escolar diverso na secçãode papelaria. O horário de funcionamento deste centro é das 14H às 21H todos os dias úteis.

BibliotecaDispõe de obras científicas que ficam à disposição de toda a comunidade escolar.Qualquer utilizador (seja do ISPGaya ou não) tem acesso através da Internet ao acervobibliográfico, fruto de um convénio estabelecido com a Biblioteca Nacional. A biblioteca possuium regulamento próprio que deve ser consultado antes da requisição de qualquer livro ourevista. O horário de funcionamento da biblioteca é das 14H às 21H, todos os dias úteis.

LaboratóriosO ISPGaya possuiLaboratórios de: Línguas,Informática, Automação e Electro-Pneumática,Robótica e Telecomunicações, Sistemas Digitais e Microprocessadores, Máquinas Eléctricase Energia, Telecomunicações.

Actividades Académicas

As actividades académicas são, regra geral, promovidas quer pela Associação de Estudantes,quer pela Tuna Académica ou ainda pela Comissão da Praxe.

Page 5: Instituto Superior Politécnico Gaya - asficpj.ptasficpj.pt/images/protocolos/educacao/conjuntoguiaestudantepdfs.pdf · Dispõe de obras científicas que ficam à disposição de

AD

MIN

IST

RA

ÇÃ

O P

ÚB

LIC

AN

OR

MA

S

Normas Administrativas

1.Os candidatos à primeira matrícula no Instituto numa Licenciatura Bolonha, pagarãouma propina de “CANDIDATURA”. Os alunos do ISPGaya do ano lectivo 2005/2006,candidatos a uma Licenciatura Bolonha por adequação da respectiva Licenciatura Bietápicado ISPGaya estão sujeitos apenas ao pagamento de 30% da propina de “Mudança deCurso Interna”.

Os alunos do ISPGaya do ano lectivo 2004/2005 e anteriores, candidatos a umaLicenciatura Bolonha por adequação da respectiva Licenciatura Bietápica do ISPGayaestão sujeitos ao pagamento da propina de “Mudança de Curso Interna”, bem como osnecessários pedidos de equivalência.

2.O ISPGaya atribui, durante o 1º ano, uma bolsa de estudo aos melhores alunos candidatosa cada curso, de acordo com o regulamento de bolsas em vigor.

3.Após a publicação dos resultados, os candidatos admitidos deverão efectuar a suamatrícula nos 10 dias úteis imediatos bem como proceder aos pagamentos estipuladosno Preçário do ISPGaya. O não cumprimento deste ponto, implica a perda do direito àvaga.

4.As propinas serão pagas em 10 prestações nos meses de Outubro a Julho. A prestaçãocorrespondente aos dois últimos meses de cada semestre (Fevereiro e Julho) será paga,em partes iguais, com as prestações dos cinco primeiros meses. Caso o aluno desistanão será restituído o valor pago referente às propinas do último mês dos semestres. Cadaprestação deverá ser paga, impreterivelmente, até ao dia 10 de cada mês. Ultrapassadoeste prazo, será cobrado um suplemento de acordo com o Preçário do ISPGaya em vigor.

5.Os alunos que pretendam pagar as propinas do ano lectivo na totalidade (10 prestações)até ao final do mês Outubro do respectivo ano, beneficiarão de um desconto de 10%.

6.Para as Épocas de Recurso e Especiais os alunos ficam sujeitos ao pagamento de umapropina suplementar, por exame, de acordo com o Preçário do ISPGaya em vigor.

7.As inscrições para os Exames da Época de Recurso devem ocorrer com uma antecedênciamínima de 48 horas.

8.As inscrições para os exames da Época Especial para Trabalhadores Estudantes devemser efectuadas até à última semana de Agosto.

9. As inscrições para os exames da Época Especial Conclusão de Curso devem serefectuadas até 96 horas antes do início da Época de Conclusão de Curso.

10.O incumprimento dos prazos definidos nos pontos 7, 8 e 9, é penalizado pelo pagamentode um suplemento por exame estabelecido pelo Preçário do ISPGaya em vigor.

11.Os alunos de uma Licenciatura Bolonha devem inscrever-se em cada semestre a umconjunto de disciplinas até ao somatório total de 30 ECTS para essas mesmas disciplinas,de acordo com o respectivo plano de curso e tendo em atenção as disciplinas de semestrespares e de semestres impares ou de acordo com o plano de transição aprovado emConselho Científico.

Page 6: Instituto Superior Politécnico Gaya - asficpj.ptasficpj.pt/images/protocolos/educacao/conjuntoguiaestudantepdfs.pdf · Dispõe de obras científicas que ficam à disposição de

NO

RM

AS

Normas Administrativas

12. As informações e declarações constantes no boletim de inscrição devem serconfirmadas documentalmente, lapsos e omissões implicam a anulação da inscrição.

13.As desistências só serão consideradas desde que comunicadas por escrito (aSecretaria dispõe de impressos próprios) e entregues em mão. Se a desistência forcomunicada por correio, terá de ser registada.

14.O aluno que desista de qualquer dos cursos, após o início das aulas, fica obrigadoao pagamento das propinas até ao mês em que comunica a desistência, tendo que ofazer até ao dia 10, dia de pagamento.

15. Alunos que tenham em atraso o pagamento de propinas, não serão admitidos àsfrequências ou exames, nem terão direito à obtenção de qualquer certificado, salvosituações excepcionais devidamente justificadas e aprovadas pela Direcção do ISPGaya.

16.O Instituto reserva-se o direito de não pôr em funcionamento cursos ou turmas emque não haja contingente mínimo de inscrições considerado suficiente, obrigando-se,neste caso, a devolver aos candidatos as importâncias deles recebidas.

17.As aulas dos cursos diurnos terão lugar, de 2ª a 6ª feira, das 08h00 às 20h00 e, aossábados, das 08h00 às 20h00.

18.As aulas dos cursos pós-laborais terão lugar de 2ª a 6 feira, das 18h00 às 23h00 eaos sábados, das 8h00 às 20h00. Se não houver aulas ao Sábado, estas poderãoiniciar-se pontualmente às 17h00 nos restantes dias.

19.No caso de o aluno frequentar disciplinas em diferentes semestres (1º,3º,5º, ou noconjunto 2º,4º,6º), o ISPGaya não pode garantir a compatibilidade de horários.

20.Os alunos, concluído o Plano de Estudos, para obtenção de respectivo certificadode habilitações académicas, terão de requerer, primeiro, a carta de curso e pagar arespectiva propina.

21.Os alunos trabalhadores-estudantes devem fazer prova dessa situação até ao finaldo mês de Dezembro, conforme está definido na Lei.

22.Para familiares em 1º grau de alunos do ISPGaya será feito um desconto de 20%no valor da propina do segundo elemento da família.

23.Os alunos que se enquadrem nos regulamentos das entidades com as quais oISPGaya tem protocolos, usufruem de um desconto conforme o estipulado nos mesmos.

24.Para os alunos provenientes dos CET’S com os quais o ISPGaya tenha celebradoprotocolo, ficam isentos de pagamento do valor da candidatura.

25.Os descontos previstos nos pontos 2, 22, 23, 24 assim como as Bolsas atribuídaspelo Fundo de Apoio ao Estudante não são cumulativos.

Aprovado pela Direcção da CEP em 19 de Junho de 2006.

Page 7: Instituto Superior Politécnico Gaya - asficpj.ptasficpj.pt/images/protocolos/educacao/conjuntoguiaestudantepdfs.pdf · Dispõe de obras científicas que ficam à disposição de

AD

MIN

IST

RA

ÇÃ

O P

ÚB

LIC

AL

ice

nc

iatu

ras

Engenharia Informática

Apresentação do Curso

Os objectivos da licenciatura em Engenharia Informática são:

Formar graduados em Engenharia Informática (licenciados), com uma formação amplae sólida que os prepara para dirigir e realizar todas as tarefas do ciclo de vida de sistemasde software, orientados para o acompanhamento directo à concepção e projecto,desenvolvimento, produção, qualidade e manutenção, com autonomia própria, capazesde se adaptarem aos desafios na actividade profissional, aplicando o seu conhecimentocientí-fico, e os métodos e técnicas próprios da engenharia.Formar graduados capazes de manterem um diálogo com vários departamentos e pessoas,cultivando o gosto pela aprendizagem e investigação, desenvolvendo novas soluções eintegrando diferentes valências da ciência na sua actividade.Formar graduados que ao longo da sua carreira profissional, assumam tarefas deresponsabilidade nas organizações, tanto técnicas como de direcção, e contribuir paraa gestão da informação e do conhecimento.Formar pessoas com as capacidades requeridas pela prática profissional da engenharia:ser capaz de dirigir projectos, de comunicar de forma clara e efectiva, de trabalhar emequipas e orientar equipas multidisciplinares, de adaptar-se às mudanças e aprenderautonomamente ao longo da vida.Formar graduados preparados para aprender e utilizar de forma efectiva técnicas eferramentas em Engenharia Informática que surjam no futuro. Esta versatilidade torna-os especialmente válidos nas organizações em que seja necessária a inovação permanente.

Saídas profissionais

Engenheiro de sistemas (desenvolvimento e administração de sistemas)Engenheiro de programaçãoEngenheiro de redesGestor de projectos de sistemas de informaçãoTécnico-comercial de informáticaDesempenho de funções de quadros superiores em empresas públicas e privadas, cujaactividade envolva directa ou indirectamente a utilização de Computadores, Redes deComputadores, Tecnologias de Informação e Sistemas de Informação.

Prova de Ingresso para o ano lectivo 2006/2007Economia ou Física ou Matemática

Page 8: Instituto Superior Politécnico Gaya - asficpj.ptasficpj.pt/images/protocolos/educacao/conjuntoguiaestudantepdfs.pdf · Dispõe de obras científicas que ficam à disposição de

Lic

en

cia

tura

s

Engenharia Informática

HLS ECTS

1º Semestre (1º Ano- 1º semestre)

ÁlgebraAnálise Matemática 1Instrumentação e Sistemas DigitaisAlgoritmos e Modelos de ProgramaçãoCircuitos EléctricosComunicação e Relacionamento Interpessoal

3,04,54,54,53,01,5

555744

Total 21 302º Semestre (1º Ano- 2º semestre)

FísicaAnálise Matemática 2Complementos de Sistemas DigitaisProgramação e ComputadoresProbabilidades e EstatísticaMetodologias de Investigação

3,04,54,54,53,01,5

455754

Total 21 303º Semestre (2º Ano- 1º semestre)

Análise NuméricaBases de DadosLinguagens e Teoria da ComputaçãoArquitectura de ComputadoresRedes e Computadores

3,04,54,53,03,0

57756

Total 18 304º Semestre (2º Ano - 2º semestre)

Investigação OperacionalLinguagens e Paradigmas de ProgramaçãoSistemas OperativosComputação Gráfica e MultimédiaSeminários de Economia e Gestão

3,04,53,04,53,0

57774

Total 18 305º Semestre (3º Ano- 1º semestre)

Administração de SistemasProcessamento de In formação- Aplicações e TecnologiasSistemas de InformaçãoComplementos de Engenharia 1Projecto Informático em Contexto Empresarial

3,04,54,53,03,0

555312

Total 18 30

6º Semestre (3º Ano- 2º semestre)

Engenharia de SoftwareInterligação e Gest ão de Sistemas InformáticosSistemas DistribuídosComplementos de Engenharia 2Estágio Informático em Contexto Empresarial

3,03,03,03,06,0

555312

Total 18 30Legenda: HLS - Horas Lectivas Semanais ECTS - European Credit Transfer System

Plano de Estudos

Page 9: Instituto Superior Politécnico Gaya - asficpj.ptasficpj.pt/images/protocolos/educacao/conjuntoguiaestudantepdfs.pdf · Dispõe de obras científicas que ficam à disposição de

AD

MIN

IST

RA

ÇÃ

O P

ÚB

LIC

AL

ice

nc

iatu

ras

Engenharia Electrónica e de Automação

Apresentação do Curso

Os licenciados em Engenharia Electrónica e de Automação, possuem os conhecimentoscientíficos/tecnológicos que lhes permitem levar a cabo projectos de construção,montagem e utilização de qualquer estrutura ou sistema relacionado com electrónicae automação. Com autonomia própria, capazes de se adaptar aos desafios da actividadeprofissional, por outro lado, devem manter um dialogo com vários departamentos epessoas cultivando o gosto pela aprendizagem e investigação, desenvolvimento denovas soluções e integrarem diferentes valências da ciência na sua actividade. Oformando está capacitado para a instalação, controlo, programação, comercialização,e direcção de sistemas electrónicos nas áreas de domótica, microelectrónica, automaçãoindustrial, robótica, electromedicina, etc.

Saídas profissionais

Área profissional Sistemas e equipamentos electrónicos Direcção, programação, comercialização e instalação de sistemas e equipamentoselectrónicos; Automatização de processos produtivos dos dispositivos electrónicos; Projectar, realizar e verificar sistemas electrónicos; Implementação de sistemas de instrumentação e controlo de processos. Manutenção Detecção de falhas e avarias em sistemas electrónicos; Manutenção de sistemas e equipamentos electrónicos; Manutenção de equipamentos informático de processos e sistemas de controlo. Automação industrial Direcção de qualquer instalação industrial dentro da área da electrónica e automação;

Instalação de equipamentos e maquinaria da industria que facilitem o trabalho ediminuem o custo de produção; Informatização e robotização de industrias; Elaboração de projectos de automação industrial. Auditoria e supervisão Inspecção técnica industrial; Consultoria; Direcção técnica de empresas e projectos.Investigação, desenvolvimento e inovação em centros públicos e privados.Docência publica e privada.

Prova de Ingresso para o ano lectivo 2006/2007Física ou Matemática ou Geometria Descritiva

Page 10: Instituto Superior Politécnico Gaya - asficpj.ptasficpj.pt/images/protocolos/educacao/conjuntoguiaestudantepdfs.pdf · Dispõe de obras científicas que ficam à disposição de

Lic

en

cia

tura

s

Engenharia Electrónica e de Automação

Plano de Estudos HLS ECTS

1º Semestre (1º Ano - 1º semestre)

ÁlgebraAnálise Matemática 1Instrumentação e Sistemas DigitaisAlgoritmos e Modelos de ProgramaçãoCircuitos EléctricosComunicação e Relacionamento Interpessoal

3,04,54,54,53,01,5

565653

Total 21 30

2º Semestre (1º Ano - 2º semestre)

Análise Matemática 2Electrónica 1Projecto de Sistemas DigitaisProgramação e ComputadoresFísicaMetodologias de Investigação

4,54,54,54,53,01,5

656553

Total 21 30

3º Semestre (2º Ano- 1º semestre)

Análise NuméricaElectromagnetismoMicroprocessadoresInstrumentação e TransdutoresElectrónica 2

3,03,04,53,04,5

77655

Total 18 30

4º Semestre (2º Ano - 2º semestre)

AutómatosMáquinas EléctricasProjecto de Sistemas EmbebidosProbabilidades e EstatísticasInstalações Eléctricas

4,53,04,53,03,0

66765

Total 18 30

5º Semestre (3º Ano - 1º semestre)

RobóticaElectrónica de PotênciaCircuitos Pneumáticos e HidráulicosComunicação de Dados IndustriaisComplementos de Engenharia 1

3,03,04,54,53,0

66675

Total 18 30

6º Semestre (3º Ano - 2º semestre)

Comando e AutomaçãoSistemas Electrónicos de Controlo de PotênciaSeminários de Economia e GestãoComplementos de Engenharia 2Projecto de Electrónica e Automação em Contexto Empresarial

3,03,03,03,06,0

555510

Total 18 30Legenda: HLS

- Horas Lectivas Semanais

ECTS-

European Credit Transfer System

Page 11: Instituto Superior Politécnico Gaya - asficpj.ptasficpj.pt/images/protocolos/educacao/conjuntoguiaestudantepdfs.pdf · Dispõe de obras científicas que ficam à disposição de

AD

MIN

IST

RA

ÇÃ

O P

ÚB

LIC

AL

ice

nc

iatu

ras

Engenharia das Telecomunicações e Computadores

Apresentação do Curso

O curso em Engenharia das Telecomunicações e Computadores tem como objectivodar uma formação sólida e de espectro largo ao nível das ciências da especialidade,formando técnicos a nível superior, capazes de desempenhar funções de planeamento,consultadoria, manutenção e projecto nos domínios dos Sistemas de Telecomunicações,Análise e Processamento de Sinal, Redes de Computadores e Programação. Com umaformação sólida em ciências de base, pretende fornecer aos seus diplomados umamais fácil e eficaz adaptação à rápida evolução tecnológica. Através de uma formaçãode espectro largo ao nível das ciências da especialidade, procura dotar os seusdiplomados de uma maior flexibilidade e visão de conjunto sobre a área profissional aque se destina. Qualquer destes objectivos é determinante para a formação de umprofissional em Engenharia das Telecomunicações e Computadores.

Saídas profissionais

Engenheiro na área do desenvolvimento de projectos de Telecomunicações e SoftwareGestor de Produto na área das Telecomunicações e InformáticaGestor de Projecto de TelecomunicaçõesConsultor na área das TelecomunicaçõesTécnico-comercial na área das Telecomunicações e InformáticaAuditores de Sistemas de ComunicaçõesCoordenação de equipas de projecto/obra na área das Telecomunicações

Prova de Ingresso para o ano lectivo 2006/2007Economia ou Física ou Matemática

Page 12: Instituto Superior Politécnico Gaya - asficpj.ptasficpj.pt/images/protocolos/educacao/conjuntoguiaestudantepdfs.pdf · Dispõe de obras científicas que ficam à disposição de

Engenharia das Telecomunicações e Computadores

Plano de Estudos HLS ECTS

1º Semestre (1º Ano - 1º semestre)

ÁlgebraAnalise Matemática 1Instrumentação e Sistemas DigitaisAlgoritmos e Modelos de ProgramaçãoCircuitos EléctricosComuni cação e Relacionamento Interpessoal

3,04,54,54,53,01,5

555744

Total 21 30

2º Semestre (1º Ano - 2º semestre)

FísicaAnalise Matemática IIProjectos de Sistemas DigitaisProgramação e ComputadoresElectrónicaMetodologia da Investigação

3,04,53,04,54,51,5

555744

Total 21 30

3º Semestre (2º Ano - 1º semestre)

ElectromagnetismoElectrónica das TelecomunicaçõesRadiação e PropagaçãoLinguagens e Teoria da ComputaçãoArquitectura de Computadoress

3,04,54,53,03,0

57756

Total 18 30

4º Semestre (2º Ano - 2º semestre)

Probabilidade e EstatísticaInvestigação OperacionalTelecomunicaçõesSistemas OperativosComunicação de Dados

3,03,04,53,04,5

57747

Total 18 30

5º Semestre (3º Ano - 1º semestre)

Redes e ComputadoresSistemas de TelecomunicaçõesProcessamento de SinalProjecto de Telecomunicações em Contexto Empresarial IComplementos de Engenharia I

4,54,53,03,03,0

66675

Total 18 30

6º Semestre (3º Ano - 2º semestre)

Seminários de Economia e GestãoProjecto de Telecomunicações em Contexto Empresarial IIComunicações ÓpticasRedes Avançadas em TelecomunicaçõesComplementos de Engenharia II

3,03,03,03,04,5

57666

Total 18 30

Legenda: HLS - Horas Lectivas Semanais ECTS - European Credit Transfer System

Page 13: Instituto Superior Politécnico Gaya - asficpj.ptasficpj.pt/images/protocolos/educacao/conjuntoguiaestudantepdfs.pdf · Dispõe de obras científicas que ficam à disposição de

Lic

en

cia

tura

s

AD

MIN

IST

RA

ÇÃ

O P

ÚB

LIC

AL

ice

nc

iatu

ras

Informática de Gestão

Apresentação do Curso

O curso visa dotar os seus diplomados de amplos conhecimentos a nível da gestão e dassuas técnicas e conciliá-los com as potencialidades das tecnologias de informação e decomunicação. Essa actuação visa facilitar uma gestão empresarial, que rentabiliza ainformática e os sistemas de informação, possibilitando assim às organizações obteremuma maior eficácia e eficiência. Os licenciados apresentarão também as competênciasmínimas para desempenharem um papel activo em qualquer uma das duas áreas. Assim,os objectivos são:Formar graduados habilitados a conceber e implementar processos de negócio suportadosem sistemas de informação e ferramentas informáticas que promovam a competitividadeorganizacional.Formar licenciados que saibam aplicar modelos de fluxo de informação que facilitem atomada de decisão a nível da gestão intermédia e de topo.Formar técnicos superiores orientados para as necessidades de informação das organizaçõese a gestão do conhecimento no sistema organizacional.Formar graduados que possam assumir um papel dinâmico de interligação entre os órgãosde gestão e a área técnica de informática.Formar indivíduos que ao longo da sua carreira profissional, assumam tarefas deresponsabilidade nas organizações, que podem ser de nível técnico ou de direcção, econtribuir para a gestão da informação e do conhecimento.Formar licenciados capazes de manterem um diálogo com vários departamentos epessoas, cultivando o gosto pela aprendizagem e investigação, que contribuam para odesenvolvimento de novas competências centrais que permitam à organização alcançarvantagens competitivas sustentáveis.Formar pessoas preparadas para aprender e utilizar de forma efectiva técnicas e ferramentasque surjam no futuro. Esta versatilidade torna-os especialmente válidos em organizaçõesem que seja necessária a inovação permanente.Formar pessoas com apetência pelo empreendedorismo especialmente em actividadeseconómicas associados às Tecnologias de Informação e Comunicação;Formar graduados com a formação de base suficiente para poderem continuar os seusestudos, em Portugal ou no estrangeiro, de Mestrado ou Doutoramento.

Saídas profissionais

Técnico de aplicações informáticas na área da GestãoConsultor em organização de Sistemas de InformaçãoGestor de Centros de InformáticaGestor de produto em Tecnologias da InformaçãoGestor de PME'sEmpreendedor

Prova de Ingresso para o ano lectivo 2006/2007Economia ou Matemática ou Português

Page 14: Instituto Superior Politécnico Gaya - asficpj.ptasficpj.pt/images/protocolos/educacao/conjuntoguiaestudantepdfs.pdf · Dispõe de obras científicas que ficam à disposição de

Informática de Gestão

Plano de Estudos HLS ECTS

1º Semestre (1º Ano - 1º semestre)

Gestão e Organização de EmpresasMatemáticaContabilidadeSistemas OperativosArquitectura de ComputadoresIntroduçã o às Ciências Sociais

4,54,54,53,03,01,5

566553

Total 21 30

2º Semestre (1º Ano - 2º semestre)

Aplicações InformáticasMatemática para Economia e GestãoContabilidade FinanceiraEconomiaDireito Comercial e das SociedadesMetodologias de Inves tigação

3,04,54,54,53,01,5

666543

Total 21 30

3º Semestre (2º Ano - 1º semestre)

Bases de DadosProgramação IRedes de Computadores e ServiçosEstatística e ProbabilidadesMarketing

4,54,53,03,03,0

77655

Total 18 30

4º Semestre (2º A no - 2º semestre)

Ferramentas Informáticas Aplicadas à Gestão IProgramação IICálculo FinanceiroSistemas de InformaçãoSistemas de Apoio à Decisão

3,03,04,53,04,5

67557

Total 18 30

5º Semestre (3º Ano - 1º semestre)

Ferramentas Informáticas A plicadas à Gestão IITecnologia e NegóciosGestão da QualidadeMétodos Quantitativos Aplicados à GestãoSeminários

4,53,03,04,53,0

75567

Total 18 30

6º Semestre (3º Ano - 2º semestre)

Ferramentas Informáticas Aplicadas à Gestão IIIGestão Estrat égica e InovaçãoGestão da Produção e LogísticaGestão de Recursos HumanosProjecto

4,53,03,03,04,5

745410

Total 18 30

Legenda: HLS - Horas Lectivas Semanais ECTS - European Credit Transfer System

Page 15: Instituto Superior Politécnico Gaya - asficpj.ptasficpj.pt/images/protocolos/educacao/conjuntoguiaestudantepdfs.pdf · Dispõe de obras científicas que ficam à disposição de

Lic

en

cia

tura

s

AD

MIN

IST

RA

ÇÃ

O P

ÚB

LIC

AL

ice

nc

iatu

ras

Contabilidade e Gestão

Apresentação do Curso

O curso superior de Contabilidade e Gestão, do ISPGaya, forma técnicos superioresde Contabilidade, orientados para o acompanhamento directo à Gestão, com fácilautonomia, para se adaptarem às constantes evoluções de matérias específicas, ecapazes de actos de gestão activa. A Licenciatura em Contabilidade e Gestão, é umcurso reconhecido pela Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas (CTOC), quefunciona em regime diurno e em regime pós-laboral, orientado para uma grandecomponente prática, mas também apoiado em bases teóricas sólidas.

Saídas profissionais

ContabilistaTécnico Oficial de Contas (mediante admissão na CTOC)Técnico superior da área Administrativa e FinanceiraConsultor financeiro e fiscalRevisor Oficial de Contas (mediante admissão na OROC)

Prova de Ingresso para o ano lectivo 2006/2007

Economia ou Matemática ou Português

Page 16: Instituto Superior Politécnico Gaya - asficpj.ptasficpj.pt/images/protocolos/educacao/conjuntoguiaestudantepdfs.pdf · Dispõe de obras científicas que ficam à disposição de

Lic

en

cia

tura

s

Contabilidade e Gestão

Plano de Estudos HLS ECTS

1º Semestre (1º Ano - 1º semestre)

MatemáticaIntrodução à ContabilidadeGestão e Organização de EmpresasMacroeconomia para GestãoPrincípios Gerais de Direito e Direito CivilIntrodução às Ciências Sociais

4,54,54,53,03,01,5

666543

Total 21 30

2º Semestre (1º Ano- 2º semestre)

Matemática para Economia e GestãoContabilidade FinanceiraInformática Aplicada à GestãoMicroeconomiaDireito Comercial e das SociedadesMetodologias de Investigação

4,54,53,04,53,01,5

665553

Total 21 30

3º Semestre (2º Ano- 1º semestre)

Estatística e ProbabilidadesContabilidade de GestãoFiscalidadeComplementos de Contabilidade FinanceiraDireito do Trabalho e Segurança Social

3,04,54,53,03,0

57765

Total 18 30

4º Semestre (2º Ano- 2º semestre)

Projecto Profissional 1Prestação de Contas e Concentrações EmpresariaisCálculo FinanceiroComplementos de FiscalidadeComplementos de Contabilidade de Gestão

3,03,04,53,03,0

66666

Total 18 30

5º Semestre (3º Ano - 1º semestre)

Projecto Profissional 2Análise Económica e FinanceiraÉtica e DeontologiaAuditoria FinanceiraMarketing

4,54,53,02,03,0

67665

Total 18 30

6º Semestre (3º Ano- 2º semestre)

Projecto Profissional 3Contabilidade de Planos SectoriaisContabilidade Financeira AvançadaPlaneamento e Controlo de GestãoGestão de Recursos Humanos

4,53,04,53,03,0

65766

Total 18 30

Legenda: HLS - Horas Lectivas Semanais ECTS - European Credit Transfer System

Page 17: Instituto Superior Politécnico Gaya - asficpj.ptasficpj.pt/images/protocolos/educacao/conjuntoguiaestudantepdfs.pdf · Dispõe de obras científicas que ficam à disposição de

AD

MIN

IST

RA

ÇÃ

O P

ÚB

LIC

AL

ice

nc

iatu

ras

Gestão

Apresentação do Curso

A Gestão como ciência social, deve absorver a perspectiva interdisciplinar e daevolução da ciência. No processo de tomada de decisão, a chave do sucesso residena capacidade de antecipação de acontecimentos futuros, e quem decide depara-se diariamente com o desafio de responder à mudança, num mundo em que asredes de interligações, estabelecem-se e desfazem-se, a ritmo sem precedentes.É neste cenário, de decisões tomadas em ambiente de incerteza e risco, mas cujosmodelos instrumentais procuram sustentar, que foi pensado o ensino da Licenciaturaem Gestão no ISPGaya.

Saídas profissionais

EmpreendedorGestor de empresasTécnico superior da área Administrativa e FinanceiraGestor de projectosContabilistaTécnico Oficial de Contas (mediante admissão na CTOC)Revisor Oficial de Contas (mediante admissão na OROC)

Prova de Ingresso para o ano lectivo 2006/2007Economia ou Matemática ou Português

Page 18: Instituto Superior Politécnico Gaya - asficpj.ptasficpj.pt/images/protocolos/educacao/conjuntoguiaestudantepdfs.pdf · Dispõe de obras científicas que ficam à disposição de

Lic

en

cia

tura

s

Gestão

Plano de Estudos HLS ECTS

1º Semestre (1º Ano - 1º semestre)

MatemáticaIntrodução à ContabilidadeGestão e Organização de EmpresasMacroeconomia para GestãoPrincípios Gerais de Direito e Direito CivilIntrodução às Ciências Sociais

4,54,54,53,03,01,5

666543

Total 21 30

2º Semestre (1º Ano - 2º semestre)

Matemática p ara Economia e GestãoContabilidade FinanceiraInformática Aplicada à GestãoMicroeconomiaDireito Comercial e das SociedadesMetodologias de Investigação

3,04,54,54,53,01,5

665643

Total 21 30

3º Semestre (2º Ano - 1º semestre)

Estatística e ProbabilidadesContabilidade de GestãoFiscalidadeMarketingDireito do Trabalho e Segurança Social

3,04,54,53,03,0

67665

Total 18 30

4º Semestre (2º Ano - 2º semestre)

Sistemas de Informação de Apoio à GestãoGestão Estratégica e InovaçãoCálcul o FinanceiroGestão de Recursos HumanosComplementos de Contabilidade de Gestão

4,53,04,53,03

66666

Total 18 30

5º Semestre (3º Ano - 1º semestre)

Economia Portuguesa e Integração EuropeiaAnálise Económica e FinanceiraMétodos Quantitativos Apl icados à GestãoGestão da Qualidade e SegurançaMarketing e Comércio Electrónico

3,04,54,53,03,0

67665

Total 18 30

6º Semestre (3º Ano - 2º semestre)

Projecto Empresarial, Seminários e EmpreendedorismoGestão FinanceiraGestão da Produção e Logí sticaPlaneamento e Controlo de GestãoEconomia Internacional

4,54,53,03,03,0

77655

Total 18 30

Legenda: HLS - Horas Lectivas Semanais ECTS - European Credit Transfer System

Page 19: Instituto Superior Politécnico Gaya - asficpj.ptasficpj.pt/images/protocolos/educacao/conjuntoguiaestudantepdfs.pdf · Dispõe de obras científicas que ficam à disposição de

AD

MIN

IST

RA

ÇÃ

O P

ÚB

LIC

AL

ice

nc

iatu

ras

Turismo

Apresentação do Curso

A Licenciatura em Turismo baseia-se num conjunto de objectivos de natureza social, económica,ambiental e cultural, que têm subjacentes a promoção do desenvolvimento humano e a qualidade devida psicossocial dos indivíduos, através da valorização dos contextos onde interagem.Pretende-se desenvolver uma Licenciatura com os seguintes objectivos:

• Formar técnicos orientados para o segmento “Turismo em Áreas Urbanas”;• Desenvolver nos formandos capacidades de interacção das várias valências do Turismo, especialmentevisíveis na periferia dos grandes aglomerados populacionais;• Contribuir activamente para a promoção de um conjunto de competências profissionais, pessoaise sociais que permitam desenvolver mestria nas seguintes áreas:

• Definir técnicas de gestão e planeamento de apoio à decisão;• Conhecer os conceitos e teorias que são usados para compreender o turismo, bem como as operaçõesconcretas realizadas no âmbito desta actividade;• Compreender, de forma crítica, o estado do conhecimento nos seus sectores próprios de actuação;• Dominar os códigos funcionais e os processos de interacção dinâmica de todos os agentes integradosna dinâmica turística (turista, comunidade de acolhimento, agentes económicos públicos e privados);• Conhecer as estruturas organizacionais do turismo (locais, regionais, nacionais e internacionais) eaplicar as directivas por elas emanadas;• Integrar-se nos diferentes tipos de instituições e empresas turísticas e respectivos modos deorganização/ gestão e domínios de actuação específica;• Compreender a necessidade de cultivar a multidisciplinaridade e a interdisciplinaridade inerente àactividade turística;• Capacidade de operacionalizar projectos de desenvolvimento turístico;• Adquirir a capacidade para a pesquisa e habilitação para a resolução de problemas, compreendendométodos de adquirir, interpretar e analisar a informação apropriada ao seu contexto académico eprofissional;• Inventariar recursos adequados ao sistema turístico em que irão intervir;• Optimizar os instrumentos de comunicação turística (oral e escrita) enquanto ferramenta fundamentalpara o exercício da actividade;• Utilizar ferramentas operativas de pesquisa e gestão de informação e animação turística;• Dominar os diferentes tipos de operações turísticas;• Compreender o contributo das várias disciplinas que ajudam a explicar a natureza e desenvolvimentodo turismo;• Ter consciência crítica acerca das orientações morais, éticas, ambientais e legais que enquadremas melhores práticas;• Compreender a dimensão intercultural do turismo

Saídas profissionaisLevantamento, planeamento e promoção turística em empresas públicas e privadasEstudo e avaliação de mercados turísticosEnsinoRelações PúblicasGestão de eventosCriação, organização e acompanhamento de itinerários turísticosAnimação CulturalConsultoria em projectos de desenvolvimento turístico

Prova de Ingresso para o ano lectivo 2006/2007Geografia ou História ou Português

Page 20: Instituto Superior Politécnico Gaya - asficpj.ptasficpj.pt/images/protocolos/educacao/conjuntoguiaestudantepdfs.pdf · Dispõe de obras científicas que ficam à disposição de

Lic

en

cia

tura

s

Turismo

Plano de Estudos HLS ECTS

1º Semestre (1º Ano - 1º semestre)

Metodologia da InvestigaçãoInglês BásicoCultura e História das CivilizaçõesTecnologias da Informação e ComunicaçãoIntrodução ao TurismoGeografia do TurismoSeminário de Integração Académica

333333-

5434662

Total 18 302º Semestre (1º Ano

- 2º semestre)

Introdução à Gestão das OrganizaçõesInglês IntermédioComunicação PsicopedagógicaEstatística AplicadaPolíticas e Gestão do TurismoCriação e Gestão de ItineráriosSeminário de Identidade Profissional

333333-

3454662

Total 18 303º Semestre (2º Ano - 1º semestre)

Gestão e Direcção de HotéisInglês Aplicado ao Turismo BásicoTurismo e DesenvolvimentoFrancês BásicoComunicação e Relacionamento InterpessoalHistória de Arte em PortugalSeminário de Integração Profissional

333333-

6464442

Total 18 304º Semestre (2º Ano - 2º semestre)

Gestão de Recursos HumanosElaboração de Planos e Estratégias em TurismoFrancês Aplicado ao TurismoTurism o de Negócios e IncentivosAnimação Socio -CulturalInglês Aplicado ao Turismo AvançadoSeminário: Tendências e Desafios no Turismo

333333-

4646442

Total 18 305º Semestre (3º Ano - 1º semestre)

Ética e Deontologia ProfissionalEmpreendedorismo em TurismoTurismo UrbanoAnálise e Avaliação de ProjectosGestão e Operações em Agências de ViagensEstágio de Aplicação em TurismoSeminário Externo

333333-

3543582

Total 18 306º Semestre (3º Ano - 2º semestre)

Técnicas de Lazer e RecreioTurismo e TransportesDesenvolvimento de Novos Produtos TurísticosMarketingEconomia do TurismoProjecto de Aplicação em TurismoSeminário de Empregabilidade

333333-

5543481

Total 18 30

Legenda: HLS - Horas Lectivas Semanais ECTS - European Credit Transfer System

Page 21: Instituto Superior Politécnico Gaya - asficpj.ptasficpj.pt/images/protocolos/educacao/conjuntoguiaestudantepdfs.pdf · Dispõe de obras científicas que ficam à disposição de

AD

MIN

IST

RA

ÇÃ

O P

ÚB

LIC

AL

ice

nc

iatu

ras

Administração Pública

Apresentação do Curso

Os objectivos a atingir com esta licenciatura podem-se sintetizar nos seguintes aspectos:• Formar graduados em Administração Pública (licenciados) capazes de uma rápida eharmoniosa integração com o meio envolvente (numa perspectiva europeia), sensibilizadospara uma nova forma de intervenção profissional/social e dotados de valências que lhespermitam reagir apropriadamente aos desafios da nova sociedade do conhecimento,baseada em tecnologias de informação omnipresentes. Para além do “saber fazer”, osgraduados do primeiro ciclo deverão estar imbuídos da cultura de “saber aprender”,numa perspectiva de formação permanente ao longo da vida, e da cultura de “saberser”, de forma a terem uma postura de cidadania activa e construtiva.• Formar graduados em Administração Pública (licenciados), orientados para oacompanhamento directo à concepção e projecto, desenvolvimento, produção emanutenção, com autonomia e qualidade de novos projectos e capazes de se adaptarema novos desafios na sua actividade profissional.• Formar profissionais capazes de manterem um diálogo com vários departamentos epessoas, cultivando o gosto pela aprendizagem e investigação, desenvolvendo novassoluções e integrando diferentes valências da ciência na sua actividade.

Saídas profissionais

Gestor de Projectos na Administração PúblicaTécnico Superior de Empresas Municipais e IntermunicipaisTécnico Superior da Administração PúblicaTécnico Oficial de ContasTécnico de Reabilitação UrbanaGestor de Organizações Não-Governamentais

Prova de Ingresso para o ano lectivo 2006/2007Economia ou Geografia ou Português

Page 22: Instituto Superior Politécnico Gaya - asficpj.ptasficpj.pt/images/protocolos/educacao/conjuntoguiaestudantepdfs.pdf · Dispõe de obras científicas que ficam à disposição de

Lic

en

cia

tura

s

Administração Pública

Plano de Estudos HLS ECTS

1º Semestre (1º Ano - 1º semestre)

Metodologias de InvestigaçãoTecnologias de Informação e ComunicaçãoIntrodução à EconomiaCultura e História das CivilizaçõesMétodos QuantitativosPrincípios de Administração PúblicaSeminários de Integração Académica

333333-

5454552

Total 18 302º Semestre (1º Ano - 2º semestre)

Estatística AplicadaIntrodução à Gestão das OrganizaçõesComunicação PsicopedagógicaCiência PolíticaAdministração Pública PortuguesaEconomia AplicadaSeminário de Identidade Profissional

333333-

5544552

Total 18 303º Semestre (2º Ano- 1º semestre)

Introdução ao DireitoEconomia PortuguesaModelos de Gestão PúblicaPolíticas PúblicasAdministração Pública ComparadaIntrodução à ContabilidadeSeminário de Integração Profissional

333333-

4555542

Total 18 304º Semestre (2º Ano- 2º semestre)

Gestão de Recursos HumanosDireito AdministrativoFinanças PúblicasGoverno e Administração LocalContabilidade FinanceiraCálculo FinanceiroSeminário de Novos Desafios para a AP

333333-

4455453

Total 18 305º Semestre (3º Ano - 1º semestre)

Ética e Deontologia ProfissionalAnálise e Avaliação de ProjectosFinanças LocaisDireito FiscalContabilidade de Gestão (opcional)Economia e Organização Industrial (opcional)Complementos de Contabilidade Financeira (opcional)Economia e Desenvolvimento Regional (opcional)Seminário Externo

33333333-

355444445

Total 18 306º Semestre (3º Ano- 2º semestre)

Gestão FinanceiraContabilidade PúblicaEstágio e Projecto CurricularFiscalidadeAuditoria das Instituições Públicas (opcional)Economia Internacional (opcional)Complementos de Contabilidadede Gestão (opcional)Políticas Económicas (opcional)Seminário de Empregabilidade

33333333-

44

10433332

Total 18 30

Legenda: HLS - Horas Lectivas Semanais ECTS - European Credit Transfer System

Page 23: Instituto Superior Politécnico Gaya - asficpj.ptasficpj.pt/images/protocolos/educacao/conjuntoguiaestudantepdfs.pdf · Dispõe de obras científicas que ficam à disposição de

AD

MIN

IST

RA

ÇÃ

O P

ÚB

LIC

AL

ice

nc

iatu

ras

Serviço Social

Apresentação do Curso

O Técnico Superior de Serviço Social será capaz de, em equipas multidisciplinares,contribuir para a promoção do desenvolvimento integral e global dos indivíduos, aotrabalhar com eles competências que lhes permitam uma participação mais activa econstrutiva no seu meio envolvente, tornando-os protagonistas do seu próprio processode mudança, bem como o da própria comunidade.A Licenciatura em Serviço Social pretende formar academicamente os seus alunos paraque sejam capazes de intervir social e comunitariamente, fazendo uso de um corpo decompetências técnicas e científicas para a promoção, animação, execução e avaliaçãode iniciativas no âmbito de: • Aconselhamento psicossocial; • Prevenção e remediação de comportamentos desviantes (toxicodependência,delinquência, criminalidade); • (Re)educação social; • Gestão da formação; • Animação social e cultural; • Reinserção social; • Integração/Reabilitação socio-profissional.

Saídas profissionais

Técnico de Serviço SocialEducador SocialAnimador Sócio-CulturalTécnico de Aconselhamento Psico-SocialGestor de FormaçãoTécnico de Reinserção Social e Profissional

Prova de Ingresso para o ano lectivo 2006/2007História ou Psicologia ou Português

Page 24: Instituto Superior Politécnico Gaya - asficpj.ptasficpj.pt/images/protocolos/educacao/conjuntoguiaestudantepdfs.pdf · Dispõe de obras científicas que ficam à disposição de

Lic

en

cia

tura

s

Serviço Social

Plano de Estudos HLS ECTS

1º Semestre (1º Ano- 1º semestre)

Metodologia de InvestigaçãoIntrodução à EconomiaCultura e História das CivilizaçõesTecnologias de Informação e ComunicaçãoPedagogia e Teorias da EducaçãoIntrodução ao DireitoSeminário de Integração Académica

333333-

6,03,55,05,05,04,01,5

Total 18 30

2º Semestre (1º Ano- 2º semestre)

Políticas Sociais: Evolução HistóricaIntrodução à Gestão das OrganizaçõesAntropologia CulturalEstatística AplicadaComunicação PsicopedagógicaDireito Aplicado ao Serviço SocialSeminário de Identidade Profissional

333333-

5,03,55,06,05,04,01,5

Total 18 30

3º Semestre (2º Ano- 1º semestre)

Concepção e Desenvolvimento de ProjectosPsicologia do Desenvolvimento: Infância e AdolescênciaDinâmicas de Grupo e Expressão DramáticaPolíticas Sociais ContemporâneasSociologia ContemporâneaComunicação e Relacionamento InterpessoalSeminário de Integração Profissional

333333-

6,05,04,06,04,03,51,5

Total 18 30

4º Semestre (2º Ano- 2º semestre)

Estágio de ObservaçãoPsicologia do Desenvolvimento: Adultez e VelhicePsicossociologia do TrabalhoAnimação Socio -culturalGestão de Recur sos EducativosGestão de Recursos HumanosSeminário de Desafios Sociais Contemporâneos

333333-

6,05,04,04,54,04,52,0

Total 18 30

5º Semestre (3º Ano- 1º semestre)

Estágio de Serviço SocialTécnicas de Gestão SocialPsicopatologias e Comportamentos DesviantesPsicossociologia ComunitáriaTeorias e Modelos de Serviço SocialÉtica e Deontologia ProfissionalSeminário de Serviço Social

333333-

12,03,03,03,03,03,03,0

Total 18 30

6º Semestre (3º Ano- 2º semestre)

Projecto de Intervenção SocialPsicologia AmbientalMediação Socio -culturalQualidade dos Serviços SociaisContextos e Práticas de Serviço SocialCriminologia e Reinserção SocialSeminário de Empregabilidade

333333-

10,04,03,53,54,03,02,0

Total 18 30

Legenda: HLS - Horas Lectivas Semanais ECTS - European Credit Transfer System

Page 25: Instituto Superior Politécnico Gaya - asficpj.ptasficpj.pt/images/protocolos/educacao/conjuntoguiaestudantepdfs.pdf · Dispõe de obras científicas que ficam à disposição de

AD

MIN

IST

RA

ÇÃ

O P

ÚB

LIC

AL

ice

nc

iatu

ras

Comunicação Social *

Apresentação do Curso

Pretende-se que a Licenciatura em Comunicação Social contribua activamente para:

·conferir um conhecimento do presente para que o discente possa compreender asociedade actual e saiba transmiti-la aos outros de modo compreensível, crítico eracional através dos meios de comunicação impressos e audiovisuais. Este conhecimentodeverá ser amplo, resultando num contributo para o desenvolvimento da capacidadepara compreender a diversidade e fomentar o respeito por outros sistemas de valorese pela consciência cívica.·proporcionar aos estudantes os instrumentos necessários para o uso de métodos deinvestigação na identificação, selecção e recolha de informação; de técnicas de análisede fontes, documentos e factos; e de técnicas de tratamento de dados transformando-os em linguagens comunicativas nos âmbitos da comunicação impressa e audiovisual;·fomentar o conhecimento técnico e estético das formas, processos e tendências actuaisda comunicação impressa e audiovisual;·conferir meios para que os licenciados consigam exprimir-se com qualidade e coerênciana sua língua materna e noutros idiomas, especialmente o Inglês, hoje a língua maisutilizada em relações de trabalho e na Comunicação Social.·evidenciar a necessidade que os estudantes têm de adquirir um conhecimento básicodos conceitos, teorias e temas mais relevantes dos diferentes ramos da investigaçãoinformativo-comunicativa.

Saídas Profissionais

•Jornalista (todas as áreas da comunicação social)

•Assessor de Imprensa

•Relações Públicas

•Consultor de Imprensa

•Quadro superior da Administração Pública

•Docente

* Aguarda registo no MCTES

Page 26: Instituto Superior Politécnico Gaya - asficpj.ptasficpj.pt/images/protocolos/educacao/conjuntoguiaestudantepdfs.pdf · Dispõe de obras científicas que ficam à disposição de

Lic

en

cia

tura

s

Comunicação Social

Plano de Estudos HLS ECTS

1º Semestre (1º Ano - 1º semestre)

Introdução ao Estudo dos MediaInglêsFrancêsTecnologias de Informação e ComunicaçãoCultura e História das CivilizaçõesGramática da ComunicaçãoSeminário de Integração Académica

3333333

4,05,05,05,04,55,01,5

Total 18 30

2º Semestre (1º Ano - 2º semestre)

Teoria da Comunicação SocialInglês Aplicado à Comunicação SocialFrancês Aplicado à C omunicação SocialIntrodução à Gestão das OrganizaçõesComunicação PsicopedagógicaCultura Contemporânea EuropeiaSeminário de Identidade Profissional

333333-

5,05,05,04,05,04,51,5

Total 18 30

3º Semestre (2º Ano - 1º semestre)

Design de Com unicaçãoIntrodução às Técnicas de Expressão JornalísticaMetodologia de InvestigaçãoMarketingComunicação e Relacionamento InterpessoalIntrodução do DireitoSeminário de Integração Profissional

333333-

5,05,56,04,04,04,01,5

Total 18 30

4º Semestre (2º Ano- 2º semestre)

Metodologia da Investigação JornalísticaPsicossociologia da ComunicaçãoEstatística AplicadaTécnicas de Expressão Jornalística na ImprensaAssessoria de ImprensaEstágio de ObservaçãoSeminário de Jornalismo de Actualidade Internacional

333333-

5,03,06,05,03,06,02,0

Total 18 30

5º Semestre (3º Ano - 1º semestre)

Ética e Deontologia ProfissionalNovas Tecnologias e Mass MediaTécnicas de Expressão em RádioPúblicos e Mass MediaEst ágio de Comunicação SocialSeminário Externo de Comunicação Audiovisual

333333

3,04,05,04,0

12 ,02,0

Total 18 30

6º Semestre (3º Ano - 2º semestre)

CiberjornalismoTécnicas de Expressão Jornalística em Televis ãoFotojornalismoJornalismo EspecializadoProjecto em Comunicação SocialSeminário de Empregabilidade

333333

4,05,04,05,0

10 ,02,0

Total 18 30

Legenda: HLS - Horas Lectivas Semanais ECTS - European Credit Transfer S ystem

Page 27: Instituto Superior Politécnico Gaya - asficpj.ptasficpj.pt/images/protocolos/educacao/conjuntoguiaestudantepdfs.pdf · Dispõe de obras científicas que ficam à disposição de

AD

MIN

IST

RA

ÇÃ

O P

ÚB

LIC

AL

ice

nc

iatu

ras

Educação de Infância*

Apresentação do Curso

A Licenciatura em Educação de Infância tem como principal objectivo habilitar profissionaispara a docência do nível pré- escolar, contribuindo activamente para:

•Formar educadores de infância de modo a que estes possam intervir técnica epedagogicamente na educação pré-escolar, em diferentes contextos sócio-educativose em articulação com as famílias e outros agentes educativos da comunidade.•Formar educadores de infância capazes de conceber projectos educativos, dotando-os de capacidades técnicas e científicas que lhes permitam responder a desafios ligadosà Direcção e Coordenação de projectos que envolvam crianças;•Desenvolver no educador de infância competências com vista a conduzir odesenvolvimento da exposição e comunicação da criança, através de linguagensmúltiplas como meios de relação, informação, sensibilização estética e compreensãodo mundo.

Pretende-se, ainda, que os futuros profissionais da Educação de Infância sejam capazesde:•Estimular as capacidades de cada criança e favorecer a sua formação e odesenvolvimento equilibrado de todas as suas potencialidades;•Contribuir para a estabilidade e segurança afectivas da criança;•Conceber e organizar programas educativos para crianças;•Compreender a diversidade e fomentar o respeito por outros sistemas de valores ea consciência cívica.

Saídas Profissionais

•Educadores de Infância•Educadores Profissionalizados em contextos de animação infantil e comunitária(Creches, Jardins de Infância, ATL´s, OTL’s, Ludotecas, Bibliotecas)•Animador Sócio-Cultural•Gestor de Recursos Educativos•Docente

* A aguardar registo no MCTES

Page 28: Instituto Superior Politécnico Gaya - asficpj.ptasficpj.pt/images/protocolos/educacao/conjuntoguiaestudantepdfs.pdf · Dispõe de obras científicas que ficam à disposição de

Lic

en

cia

tura

s

Educação de Infância

HLS ECTS

1º Semestre (1º Ano - 1º semestre)

Metodologia de InvestigaçãoIntrodução à EconomiaCultura e História das CivilizaçõesTecnologias de Informação e ComunicaçãoPedagogia e Teorias da EducaçãoIntrodução ao DireitoSeminário de Integração Académica

3333333

6,03,55,05,05,04,01,5

Total 18 30

2º Semestre (1º Ano - 2º semestre)

Oficina de Matemática e Multimédia para a InfânciaIntrodução à Gestão das OrganizaçõesOficina de Língua Portuguesa aplicada à InfânciaEstatística AplicadaComunicação PsicopedagógicaDireito Aplicado à Educação de InfânciaSeminário de Identidade Profissional

333333-

5,03,55,06,05,04,01,5

Total 18 30

3º Semestre (2º Ano - 1º semestre)

Concepção e Desenvolvimento de Projectos EducativosPsicologia do Desenvolvimento: Infância e AdolescênciaDinâmicas de Grupo e Expressão DramáticaOficina de Língua Portuguesa: Literatura InfantilSociologia da Educação e da FamíliaComunicação e Relacionamento InterpessoalSeminário de Integração Profissional

333333-

6,05,04,06,04,03,51,5

Total 18 30

4º Semestre (2º Ano- 2º semestre)

Estágio de ObservaçãoPsicologia da EducaçãoOficina de Artes – Expressão Plástica e Musical na InfânciaAnimação Sócio - CulturalGestão de Recursos EducativosEducação Familiar e Envolvime nto ParentalSeminário deNovos Desafios em Educação de Infância

333333-

6,03,55,54,54,04,52,0

Total 18 30

5º Semestre (3º Ano- 1º semestre)

Estágio em Educação de InfânciaEducação Multicultural para a CidadaniaEducação Especial na Infânc iaTeorias e Modelos de Educação de InfânciaÉtica e Deontologia ProfissionalPsicopatologias e Comportamentos DesviantesSeminário de Externo de Comunicação Audiovisual

333333-

12,03,03,03,03,03,03,0

Total 18 30

6º Semestre (3º Ano- 2º semestre)

Projecto em Educação de InfânciaPsicologia AmbientalActividades Físicas para CriançasContextos e Práticas de Educação de InfânciaEducação e Promoção da Saúde na InfânciaQualidade dos Serviços SociaisSeminário de Empregabilidade

333333-

1 0,03,04,04,03,53,52,0

Total 18 30Legenda: HLS - Horas Lectivas Semanais ECTS - European Credit Transfer System

Plano de Estudos

Page 29: Instituto Superior Politécnico Gaya - asficpj.ptasficpj.pt/images/protocolos/educacao/conjuntoguiaestudantepdfs.pdf · Dispõe de obras científicas que ficam à disposição de

AD

MIN

IST

RA

ÇÃ

O P

ÚB

LIC

AL

ice

nc

iatu

ras

Engenharia Mecânica

Apresentação do Curso

Com a proposta de criação de um curso de Engenharia Mecânica, o ISPGaya pretendealargar a oferta de Engenharia com mais um curso de formação prática e forte implicaçãoindustrial formando técnicos que apliquem, com elevação técnica, cientifica, ética ehumana, os seus conhecimentos e competências desenvolvidas nesta Licenciatura deMecânica.Assim, o modelo de organização da formação superior em Engenharia Mecânica doISPGaya assenta no desenvolvimento de um conjunto muito diversificado de competênciasque permitem assegurar aos estudantes e profissionais de Engenharia condições deintegração profissional num leque relativamente vasto de saídas profissionais e emcircunstâncias similares às que são proporcionadas pelas instituições de referência deensino universitário do espaço Europeu com destaque para os gabinetes de projecto, asindústrias de fabricação de equipamentos mecânicos e térmicos, as empresas de produçãode energia e climatização, as actividades de manutenção e gestão de operações, astarefas de avaliação de projectos e consultoria em empresas de serviços (bancos eseguradoras), as actividades técnico-comerciais e os laboratórios de investigação e dedesenvolvimento industrial.As competências que se pretendem desenvolver no ciclo de estudos conducente ao graude licenciado em Engenharia Mecânica do ISPGaya devem ser claramente o ponto deencontro de um conjunto muito diversificado de áreas do saber e do saber fazer, definiçõesglobais do projecto educativo do ISPGaya a que se junta os princípios base de Bolonhaque são trabalhar para saber, trabalhar para saber fazer.

Saídas Profissionais

Sector da Industria:- Produção (Fabrico, ambiente, controlo, gestão)- Energia (Sistemas de energia, ambiente, controlo, gestão)- Projecto (Concepção, inovação e desenvolvimento de produto)- Manutenção/exploração (Manutenção, gestão operações)Em industrias como têxtil, automóvel, cerâmica e vidro, electrónica e telecomunicações,empresas de moldes, plásticos, químicas metálicas e metalomecânicas, calçado,revestimentos, mobiliário, madeiras, cimentos, empresas de alimentação e bebidas,comércio de frio, etc.Sector dos Serviços:- Técnico-comercial- Representação equipamentos (Integração de equipamentos)- Consultoria (Grandes projectos, soluções tecnológicas)Investigação, desenvolvimento e inovação em centros públicos e privados.Docência publica e privada.

Provas de Ingresso

Física ou Matemática ou Geometria Descritiva

Coordenador do Curso

Contactar : [email protected]

Page 30: Instituto Superior Politécnico Gaya - asficpj.ptasficpj.pt/images/protocolos/educacao/conjuntoguiaestudantepdfs.pdf · Dispõe de obras científicas que ficam à disposição de

Lic

en

cia

tura

s

Engenharia MecânicaPlano de Estudos

10

HLS ECTS

1º Semestre (1º Ano - 1º semestre)

AlgebraAnálise Matemática 1Desenho TécnicoAlgoritmos e Modelos de ProgramaçãoCircuitos eléctricosComunicação e Relacionamento Interpessoal

3,04,56,0

3,01,5

555744

Total 21 30

2º Semestre (1º Ano- 2º semestre)

FísicaAnálise Matemática 2Desenho MecânicoProgramação e ComputadoresTecnologia MecânicaMetodologias de Investigação

3,04,5

4,53,01,5

Total 21 30

3º Semestre (2º Ano- 1º semestre)

Análise NuméricaElectromagnetismoTermodinâmicaTecnologia dos materiaisPrática Oficinal

3,04,54,53,03,0

57765

Total 18 30

4º Semestre (2º Ano- 2º semestre)

Investigação OperacionalMáquinas EléctricasDinâmicaResistência dos MateriaisAutómatos

3,03,03,04,54,5

57774

Total 18 30

5º Semestre (3º Ano - 1º semestre)

RobóticaComando Numérico ComputorizadoOrgãos de máquinasCircuitos Pneumáticos e HidraúlicosComplementos de Engenharia 1

3,04,53,04,53,0

77655

Total 18 30

6º Semestre (3º Ano- 2º semestre)

Gestão de Segurança e Saúde do TrabalhoMecânica dos FluídosGestão da Produção e LogísticaComplementos de Engenharia 2Projecto de Mecânica em Contexto Empresarial

3,03,03,03,06,0

5555

Total 18 30

Legenda: HLS - Horas Lectivas Semanais ECTS - European Credit Transfer System

6,0

4,5

555744

Page 31: Instituto Superior Politécnico Gaya - asficpj.ptasficpj.pt/images/protocolos/educacao/conjuntoguiaestudantepdfs.pdf · Dispõe de obras científicas que ficam à disposição de

AD

MIN

IST

RA

ÇÃ

O P

ÚB

LIC

AL

ice

nc

iatu

ras

Engenharia e Gestão Industrial

Apresentação do Curso

Com a proposta de criação de um curso de Engenharia e Gestão Industrial, o ISPGayapretende alargar a oferta de Engenharia com mais um curso de formação prática e forteimplicação industrial formando técnicos que apliquem, com elevação técnica, cientifica, éticae humana, os seus conhecimentos e competências.Assim, o modelo de organização da formação superior em Engenharia e Gestão Industrialdo ISPGaya assenta no desenvolvimento de um conjunto muito diversificado de competênciasque permitem assegurar aos estudantes e profissionais de Engenharia condições deintegração profissional num leque relativamente vasto de saídas profissionais e emcircunstâncias similares às que são proporcionadas pelas instituições de referência deensino universitário do espaço Europeu.As organizações industriais a partir da sua missão, visão e estratégia têm necessidade degerir os seus recursos de forma eficaz e eficiente balanceando todas as perspectivas internase externas. Focalizar no Cliente e nas restantes partes interessadas com as quais interagee simultaneamente conhecer e organizar os processos industriais tendo por base oconhecimento científico - técnico e tecnológico e de gestão.O Curso de Engenharia e Gestão Industrial pretende formar quadros que aliem o conhecimentonas áreas cientificas de Engenharia e Gestão Industrial, mecânica e economia e gestão porforma a que possam responder às necessidades crescentes da industria em termos degestão, organização e modernização industrial. Não pretende balizar os conhecimentosmas antes torná-los de tal forma alargados que permitam flexibilizar a sua função dentroda organização e dar resposta aos desafios estratégicos.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Sector da Industria:Planear, implementar e avaliar a eficácia/eficiência de projectos de organização industrialPlanear, implementar e avaliar a eficácia/eficiência de projectos de modernização industrialPlanear, implementar, manter e assegurar a melhoria contínua de Sistemas de Gestão combase em referenciais normativos nacionais e/ou internacionaisAvaliar a conformidade legal das organizações industriaisEm industrias como têxtil, automóvel, cerâmica e vidro, electrónica e telecomunicações,empresas de moldes, plásticos, químicas metálicas e metalomecânicas, calçado, revestimentos,mobiliário, madeiras, cimentos, empresas de alimentação e bebidas, comércio de frio, etc.Sector dos Serviços:- Técnico-comercial- Representação equipamentos (Integração de equipamentos)- Consultoria e Auditoria (Grandes projectos, soluções tecnológicas)Investigação, desenvolvimento e inovação em centros públicos e privados. Docência publicae privada.

PROVA DE INGRESSO

Física ou Matemática ou Geometria Descritiva

COORDENADOR DO CURSO

Contactar: [email protected]

Page 32: Instituto Superior Politécnico Gaya - asficpj.ptasficpj.pt/images/protocolos/educacao/conjuntoguiaestudantepdfs.pdf · Dispõe de obras científicas que ficam à disposição de

Lic

en

cia

tura

sEngenharia e Gestão IndustrialPlano de Estudos

10

ECTSHLS

1º Semestre (1º Ano - 1º semestre)

AlgebraAnálise Matemática 1Desenho TécnicoAlgoritmos e Modelos de ProgramaçãoCircuitos eléctricosComunicação e Relacionamento Interpessoal

3,04,54,5

3,01,5

555744

Total 21 30

2º Semestre (1º Ano- 2º semestre)

FísicaAnálise Matemática 2Desenho MecânicoProgramação e ComputadoresLegislação IndustrialMetodologias de Investigação

3,04,5

4,53,01,5

Total 21 30

3º Semestre (2º Ano- 1º semestre)

Análise NuméricaEstatísticas e ProbabilidadesTermodinâmicaTecnologia dos materiaisContabilidade e Gestão

3,03,04,53,04,5

57576

Total 18 30

4º Semestre (2º Ano- 2º semestre)

Investigação OperacionalGestão do AmbienteFiabilidade e ManutençãoTecnologia MecânicaComplementos de Contabilidade de Gestão

3,04,54,53,03,0

57774

Total 18 30

5º Semestre (3º Ano - 1º semestre)

Complementos de Engenharia 1Gestão e Organização de EmpresasGestão da Qualidade e MetrologiaMarketingInovação Técnica e Tecnológica

3,04,54,53,03,0

57666

Total 18 30

6º Semestre (3º Ano- 2º semestre)

Complementos de Engenharia 2Gestão de Segurança e Saúde no TrabalhoGestão da Produção e LogísticaGestão de Recursos HumanosProjecto de Engenharia e Gestão Industrial em Contexto Empresarial

3,03,03,03,06,0

5555

Total 18 30Legenda: HLS - Horas Lectivas Semanais

4,5

4,5

555744

ECTS European Credit Transfer System-

Page 33: Instituto Superior Politécnico Gaya - asficpj.ptasficpj.pt/images/protocolos/educacao/conjuntoguiaestudantepdfs.pdf · Dispõe de obras científicas que ficam à disposição de

AD

MIN

IST

RA

ÇÃ

O P

ÚB

LIC

AC

AL

EN

RIO

ES

CO

OL

AR

Calendário Escolar

Ano lectivo 2006/2007

1º Semestre (20 semanas)

Aulas e Avaliações: 25 de Setembro a 03 de Março Interrupção - Natal: 20 de Dezembro a 02 de Janeiro Interrupção - Carnaval: 16 de Fevereiro a 20 de Fevereiro

2º Semestre (20 semanas)

Aulas e Avaliações: 05 de Março a 28 de Julho Interrupção - Páscoa: 02 de Abril a 09 de Abril Interrupção - Queima das Fitas: 06 de Maio a 13 de Maio

Notas:

As disciplinas com componente de avaliação constituída entre outros parâmetrostambém por mini provas escritas, estas provas deverão preferencialmente decorrer nosperíodos lectivos dessas disciplinas e não alterar o normal funcionamento das demaisdisciplinas.

Qualquer alteração ou tolerância aos dias de aulas e avaliações definidos no calendárioescolar, deverá ser solicitada atempadamente ao Conselho Pedagógico, que apósanálise no âmbito das suas competências tomará uma decisão.

Page 34: Instituto Superior Politécnico Gaya - asficpj.ptasficpj.pt/images/protocolos/educacao/conjuntoguiaestudantepdfs.pdf · Dispõe de obras científicas que ficam à disposição de

CO

ND

IÇÕ

ES

DE

AC

ES

SO

Acesso ao Ensino Superior

Condições

- Ter concluído o ensino secundário ou habilitações equivalentes

- Ter realizado, no ano em que se candidata, uma das provas de ingressoque o Instituto Superior Politécnico Gaya exige para o curso que o candidatopretende frequentar e nela ter obtido a classificação mínima exigida.

- Ter idade superior a 23 anos e realizar as provas e entrevistas do Acessoa Maiores de 23 ao abrigo do Dec. Lei n.º 64/2006 de 21 de Março.

Documentação

Os candidatos à primeira matrícula no 1.º ano do ISPGaya deverão apresentara seguinte documentação:

- Impresso normalizado a fornecer pelo ISPGaya

- Bilhete de Identidade e Fotocópia

- Número de Contribuinte (NIF)

- Certidão de Habilitações Literárias exigidas por lei: ficha E.N.E.S e Certificadode Habilitação do Ensino Secundário.

- Microradiografia

- Boletim de Vacinas ou Atestado Médico

- 2 fotografias

Page 35: Instituto Superior Politécnico Gaya - asficpj.ptasficpj.pt/images/protocolos/educacao/conjuntoguiaestudantepdfs.pdf · Dispõe de obras científicas que ficam à disposição de

AD

MIN

IST

RA

ÇÃ

O P

ÚB

LIC

AC

ON

TA

CT

OS

UT

ÉIS

E-mails Utéis

Presidente do Conselho PedagógicoMestre Mário Santos: [email protected]

Director da Escola Superior de Ciência e TecnologiaMestre Nelson Castro Neves: [email protected]

Directora da Escola Superior de Desenvolvimento Social e ComunitárioProfª Doutora Diana Amado Tavares: [email protected]

Coordenador do Curso de Engenharia Electrónica e AutomaçãoEngº Alberto Moreira Alves: [email protected]

Coordenador do Curso de Engenharia InformáticaMestre Mário Santos: [email protected]

Coordenador do Curso de Engenharia das Telecomunicações e ComputadoresMestre Justino Marco Lourenço: [email protected]

Coordenador do Curso de Contabilidade e GestãoDr. Rui Manuel Ferreira : [email protected]

Coordenador do Curso de Informática de GestãoMestre José Duarte Santos: [email protected]

Coordenador do Curso de GestãoDr. Rui Manuel Ferreira : [email protected]

Coordenador do Curso de TurismoMestre Áurea Oliveira Rodrigues: [email protected]

Coordenador do Curso de Administração PúblicaMestre João Monteiro: [email protected]

Coordenador do Curso de Serviço SocialProfª Doutora Diana Amado Tavares: [email protected]

Responsável Serviços AcadémicosDrª Maria Augusta Gomes: [email protected]

Responsável SecretariaMaria José Ramos: [email protected]

Responsável TesourariaCarla Neto: [email protected]

Responsável Centro de InformáticaEngº Diogo Telmo: [email protected]

Responsável BibliotecaProfª Doutora Ana Paula Cabral: [email protected]

Responsável Centro de Formação e Valorização Pessoal e ProfissionalProfª Doutora Ana Paula Cabral: [email protected]

Gabinete de Estágios e EmpregoMestre Justino Marco Lourenço:[email protected]

Responsável do Gabinete de Relações com o ExteriorPreciosa Patacho:[email protected] ou [email protected]

Page 36: Instituto Superior Politécnico Gaya - asficpj.ptasficpj.pt/images/protocolos/educacao/conjuntoguiaestudantepdfs.pdf · Dispõe de obras científicas que ficam à disposição de

OF

ER

TA

ED

UC

AT

IVA

Oferta Educativa

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PARA MAIORES DE 23 ANOS

Ingresse no Ensino Superior ao abrigo do Dec. Lei n.º 64/2006 de 21 de Março.No ISPGaya poderá optar por um Regime Diurno ou Pós-Laboral

ANO ZEROPreparação para o Ensino Superior

MatemáticaFisicaPortuguêsInglêsEconomiaInformática

CET´s - Cursos de Especialização Tecnológica

Cursos de Formação Profissional

Pós-Graduações

ttttttttttttttttt

Administração PúblicaGestão AutárquicaCiências da SaúdeIntervenção Social na CriminologiaEducação para a SexualidadeGestão Estratégica de Recursos HumanosGestão e OrdenamentoGestão de EventosIdiomasCiências da Documentação e Informaçãoe-BusinessTelecomunicações em Redes MóveisEstatística Multivariada, Modelos de Previsão e DecisãoProdução Integrada por ComputadorEnergia Eólica e FotovoltáicaProjectos de Instalações EléctricasEngenharia Informática

Page 37: Instituto Superior Politécnico Gaya - asficpj.ptasficpj.pt/images/protocolos/educacao/conjuntoguiaestudantepdfs.pdf · Dispõe de obras científicas que ficam à disposição de

AD

MIN

IST

RA

ÇÃ

O P

ÚB

LIC

AC

ON

TA

CT

OS

UT

ÉIS

BOMBEIROS

Municipais – 223752424

Aguda – 227600019

Avintes – 227820230

Carvalhos – 227842001

Coimbrões – 223793511

Valadares – 227110007

FARMÁCIAS

Farmácia St.º Ovidio – 223751962

Farmácia Avenida – 223745414

Farmácia Central de Gaia – 223703381

Farmácia Tavares da Silva – 227871070

Farmácia da Madalena – 227122090

Farmácia de Coimbrões – 227811924

Farmácia Silva Marques - 227849065

HOSPITAIS

Hospital Santos Silva – 227865100

Hospital de V.N. Gaia – 223795051

URGÊNCIAS

Cruz Vermelha – 226006353

INEM – 227830634

SOS Crianças – 800206656

Linha Verde – 1414

SOS Vida – 800201040

Protecção Civil - 223323685

Telefones Utéis do Concelho de Gaia

Page 38: Instituto Superior Politécnico Gaya - asficpj.ptasficpj.pt/images/protocolos/educacao/conjuntoguiaestudantepdfs.pdf · Dispõe de obras científicas que ficam à disposição de

www.ispgaya.pt [email protected]