Instruções para que você aproveite ao máximo este simulado ... · SIMULADO AUFC/TCU 2015 PARA O...

16
SIMULADO AUFC/TCU 2015 PARA O CONCURSO Instruções para que você aproveite ao máximo este simulado: LEIA TUDO 1. Cronometre o seu tempo O Cespe diz, no edital, que “a prova objetiva P1 e a prova discursiva P3 terão a duração de 5 horas e serão aplicadas na data provável de 16 de agosto de 2015, no turno da manhã” (isso é relacionado aos conhecimentos básicos). Já quanto à parte específica, o Cespe fala o seguinte: “a prova objetiva P2 e a prova discursiva P4 terão a duração de 5 horas e serão aplicadas na data provável de 16 de agosto de 2015, no turno da tarde”. Por isso, cronometre o seu tempo de realização do Simulado. Como você ainda tem de preencher a folha de respostas (formulário), aproveite para simular, também, o tempo de preenchimento (ou seja, não pause seu cronômetro quando for preencher o formulário). No dia da prova, o fiscal recolherá seus dados durante a execução do certame. Isso também deve ser levado em conta. Considere, também, os tempos de: ir ao banheiro; beber água; comer; e passar a folha de rascunhos da discursiva para a folha definitiva. 2. Não se sabote O simulado do Esquemaria será como uma prova do Cespe, com a grande difereça de poder ser feito em casa. Um ou outro concurseiro que realizará a prova pesquisando na Internet. BIG MISTAKE, meu querido. O simulado não serve para você provar nada para ninguém. Todo mundo vai ser identificado por apelido, então, no final das contas, se você inventar uma nota, do que vai adiantar? Deixar os outros candidatos para baixo? Não mesmo. Até porque quem faz o simulado para valer sabe o seguinte: ele serve para que você encontre seus pontos fracos e transforme-os em diferencial, até o dia da prova. Esquemaria.com.br #esqclusivo

Transcript of Instruções para que você aproveite ao máximo este simulado ... · SIMULADO AUFC/TCU 2015 PARA O...

Page 1: Instruções para que você aproveite ao máximo este simulado ... · SIMULADO AUFC/TCU 2015 PARA O CONCURSO Instruções para que você aproveite ao máximo este simulado: LEIA TUDO

SIMULADOAUFC/TCU 2015

PARA O CONCURSO

Instruções para que você aproveiteao máximo este simulado: LEIA TUDO

1. Cronometre o seu tempo

O Cespe diz, no edital, que “a prova objetiva P1 e a prova discursiva P3 terão a duração de 5 horas

e serão aplicadas na data provável de 16 de agosto de 2015, no turno da manhã” (isso é

relacionado aos conhecimentos básicos). Já quanto à parte específica, o Cespe fala o seguinte: “a

prova objetiva P2 e a prova discursiva P4 terão a duração de 5 horas e serão aplicadas na data

provável de 16 de agosto de 2015, no turno da tarde”.

Por isso, cronometre o seu tempo de realização do Simulado. Como você ainda tem de preencher a

folha de respostas (formulário), aproveite para simular, também, o tempo de preenchimento (ou

seja, não pause seu cronômetro quando for preencher o formulário).

No dia da prova, o fiscal recolherá seus dados durante a execução do certame. Isso também deve

ser levado em conta. Considere, também, os tempos de: ir ao banheiro; beber água; comer; e

passar a folha de rascunhos da discursiva para a folha definitiva.

2. Não se sabote

O simulado do Esquemaria será como uma prova do Cespe, com a grande difereça de poder ser

feito em casa. Um ou outro concurseiro que realizará a prova pesquisando na Internet. BIG

MISTAKE, meu querido.

O simulado não serve para você provar nada para ninguém. Todo mundo vai ser identificado por

apelido, então, no final das contas, se você inventar uma nota, do que vai adiantar? Deixar os

outros candidatos para baixo? Não mesmo.

Até porque quem faz o simulado para valer sabe o seguinte: ele serve para que você encontre seus

pontos fracos e transforme-os em diferencial, até o dia da prova.

Esquemaria.com.br#esqclusivo

Page 2: Instruções para que você aproveite ao máximo este simulado ... · SIMULADO AUFC/TCU 2015 PARA O CONCURSO Instruções para que você aproveite ao máximo este simulado: LEIA TUDO

Instruções para que você aproveiteao máximo este simulado (continuação)

3. Faça como se você estivesse na prova

Sente-se em uma cadeira com uma mesa, não deixe que ninguém te atrapalhe.

Imprima seu simulado para parecer o mais real possível. Se não der para fazer isso, no momento

de realização da prova, deixe aberto apenas o arquivo em PDF de seu simulado e vá anotando o

gabarito em uma folha em branco (para, depois, passar para a folha definitiva de respostas).

Boa prova :)

No mais, eu espero que você tenha uma boa prova, no dia 9 de agosto de 2015, e espero que você

seja uma pessoa muito feliz na vida, como um todo, independentemente de seu resultado nesta

prova.

“Como alguém me disse recentemente, todos merecem a chance de voar.” – Elfaba

Esquemaria.com.br#esqclusivo

Dia da posseCONTEÚDO DE PESO QUE

SIMPLIFICA SUA FORMA

DE ESTUDAR E APRENDER

Page 3: Instruções para que você aproveite ao máximo este simulado ... · SIMULADO AUFC/TCU 2015 PARA O CONCURSO Instruções para que você aproveite ao máximo este simulado: LEIA TUDO

||TCU15_SIMULADO_HT_TCU||

CARGO: AUDITOR FEDERAL DE CONTROLE EXTERNO • AUDITORIA GOVERNAMENTAL

Esquemaria – TCU 2015

Acerca de conceitos relativos à macroeconomia, julgue os itens.

101. Aumentos nos preços dos ativos mobiliários e imobiliários, para um dado nível de renda, expandem o consumo agregado da economia, porém, não alteram a sua propensão marginal a consumir.

102. No Brasil, atualmente, existem cinco agregados monetários, entre os quais, o M3 corresponde ao M2 acrescido dos depósitos especiais remunerados, depósitos de poupança e títulos emitidos por instituições depositárias.

103. O multiplicador monetário aumenta quando se verifica uma elevação na proporção entre o papel-moeda em poder do público e os depósitos à vista nos bancos.

104. Se um país apresenta superávit no balanço de pagamentos, suas exportações líquidas serão, necessariamente, positivas.

Acerca de conceitos relativos à economia, estrutura e falha de mercados, julgue os seguintes itens:

105. O argumento de que mercados imperfeitos acarretam falhas de mercado é frequentemente utilizado para justificar a adoção de protecionismo setorial de indústrias nascentes.

106. A teoria do gasto público e a das funções do governo fundamentam-se nas falhas de mercado, que incluem a existência de bens públicos e os monopólios naturais.

107. Os Shopping Centers são tradicionalmente classificados como bens públicos.

108. As duas variantes dos mercados oligopolísticos são o oligopólio indiferenciado e o oligopólio diferenciado, sendo este o oligopólio em que os produtos das diversas empresas são claramente distinguíveis e os compradores têm, entre eles, preferências definidas.

Relativo ao Modelo IS/LM, aplicáveis às políticas econômicas, julgue os itens.

109. Ao passo que os saldos da dívida líquida do setor público são apurados por meio do critério de competência, o resultado fiscal do governo é obtido por intermédio do resultado primário e nominal. Os resultados podem ser apurados mediante os critérios acima da linha e abaixo da linha, em que o último considera o desempenho fiscal do governo pelo cálculo da variação do endividamento líquido.

110. Sob regime de taxas de câmbio fixo, políticas fiscais expansionistas não são apropriadas para elevar a demanda agregada porque a acomodação monetária, implícita nesse tipo de regime, reforça o efeito deslocamento, restringindo, assim, os impactos dessas políticas sobre a produção e o emprego.

111. Em uma economia cuja produção se encontra abaixo do nível de pleno emprego, a política monetária não é capaz de levar a produção ao pleno emprego, objetivo que somente pode ser atingido por meio de uma política fiscal expansionista.

112. O financiamento do déficit público por meio da venda de títulos da dívida pública tende a gerar pressão inflacionária.

Julgue os itens no que diz respeito aos conceitos e aplicação da teoria econômica da regulação.

113. A regulação é utilizada para aumentar a eficiência econômica do mercado.

114. De acordo com a teoria econômica, para que se atinja uma situação pareto eficiente é necessária a atuação do Estado como planejador central.

115. No Brasil, não existe um modelo único de Estado regulador, haja vista a vigência, no país, de modelos de regulação que estimulam a concorrência entre empresas e de modelos para o desenvolvimento setorial.

116. No regime de tarifação pelo custo do serviço, o órgão regulador pode construir uma fronteira de eficiência utilizando dados de empresas comparáveis com o objetivo de avaliar a adequação dos custos incorridos pelos concessionários.

No que diz respeito aos princípios contábeis fundamentais, julgue os itens.

117. O cumprimento do princípio da prudência é indispensável à correta aplicação do princípio da competência.

118. Apesar de sua relevância, o princípio da competência não prevalece sobre os demais princípios contábeis.

119. O princípio da competência tem sido confundido, algumas vezes, com o da oportunidade, embora os dois apresentem conteúdos manifestamente diversos.

Com o princípio da competência tem-se o conhecimento da variação e, no princípio da oportunidade, a determinação de sua natureza.

120. Fatos contábeis são ocorrências que alteram a composição do patrimônio, seja em seu aspecto qualitativo, seja em seu aspecto quantitativo.

121. O balancete de verificação é um demonstrativo que possibilita verificar se o método das partidas dobradas está sendo respeitado pela escrituração contábil.

122. O patrimônio de um grupo econômico é a soma dos patrimônios de todas as organizações que o integram, ajustados de acordo com a legislação vigente.

De acordo com o comando a que cada um dos itens a seguir se refira, marque, na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o código C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o código E, caso julgue o item ERRADO. A ausência de marcação ou a marcação de ambos os campos não serão apenadas, ou seja, não receberão pontuação negativa. Para as devidas marcações, use a folha de respostas, único documento válido para a correção da sua prova objetiva.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PO2

Page 4: Instruções para que você aproveite ao máximo este simulado ... · SIMULADO AUFC/TCU 2015 PARA O CONCURSO Instruções para que você aproveite ao máximo este simulado: LEIA TUDO

||TCU15_SIMULADO_HT_TCU||

CARGO: AUDITOR FEDERAL DE CONTROLE EXTERNO • AUDITORIA GOVERNAMENTAL

Esquemaria – TCU 2015

A elaboração dos demonstrativos contábeis obedece a regras estabelecidas nas normas legais e técnicas. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

123. Quando há previsão no estatuto de determinada companhia para a participação dos empregados no lucro apurado, essa participação deve ser paga obrigatoriamente antes das parcelas relativas a administradores e partes beneficiárias.

124. Antes da elaboração do balanço patrimonial, a lei só permite que se façam os ajustes necessários para corrigir erros e omissões detectados pelo levantamento do balancete de verificação.

125. Na demonstração de lucros ou prejuízos acumulados, os valores registrados na conta de reserva de lucros a realizar, quando efetivamente realizados, não devem ser revertidos para a conta de lucros ou prejuízos acumulados.

126. O lucro bruto calculado na demonstração do resultado do exercício inclui as receitas decorrentes de aplicações no mercado de títulos mobiliários, independentemente da natureza da entidade.

127. Os fluxos de caixa decorrentes de imposto de renda se classificam como fluxos de caixa operacionais e jamais se admite outra classificação para essas movimentações.

128. Depreciação e amortização, aumento em outras obrigações e aumento do caixa e equivalentes de caixa são itens evidenciados na demonstração do fluxo de caixa.

Determinada empresa apresentou o saldo, em reais, de suas contas contábeis em 31/12/X1, conforme tabela a seguir:

Com relação ao balanço patrimonial e a demonstração do resultado do exercício, julgue os itens.

129. Na demonstração do resultado do exercício, a referida empresa deve apresentar todos os itens de receitas e despesas realizados no período, portanto, o lucro do exercício apurado em 31/12/X1 corresponde a R$ 6.000,00.

130. As despesas com seguros são diferidas, portanto não constam da apuração do exercício e da demonstração do resultado do exercício.

131. A conta ações em tesouraria representa uma participação circulante em outras empresas.

132. Seguros pagos antecipadamente diminuem o resultado da empresa no momento do pagamento, provocando, assim, uma redução concomitante no saldo de uma conta de disponibilidades.

No que se refere à análise das demonstrações contábeis, julgue os itens.

133. A demonstração do valor adicionado, por estar ligada ao balanço social e não ao conjunto de demonstrações contábeis, não é útil para a avaliação da empresa pelo método da análise horizontal.

134. Um índice de imobilização do patrimônio líquido superior à unidade indica falta de liquidez da empresa a longo prazo.

135. Em se tratando na análise horizontal, números-índice inferiores a 100 indicam variação positiva no saldo de determinada rubrica contábil de um período-base para outro.

136. Em uma análise vertical de uma demonstração de resultado de exercício, o retorno operacional é obtido da relação entre o lucro após as deduções, os impostos e as contribuições com as vendas.

137. A conversão de financiamentos a pagar de curto prazo em capital social proporcionará acréscimo ao índice de liquidez corrente da empresa.

Page 5: Instruções para que você aproveite ao máximo este simulado ... · SIMULADO AUFC/TCU 2015 PARA O CONCURSO Instruções para que você aproveite ao máximo este simulado: LEIA TUDO

||TCU15_SIMULADO_HT_TCU||

CARGO: AUDITOR FEDERAL DE CONTROLE EXTERNO • AUDITORIA GOVERNAMENTAL

Esquemaria – TCU 2015

Considerando as tabelas acima, que apresentam balanço patrimonial e informações complementares referentes a uma empresa, julgue os itens subsequentes. Nesse sentido, considere que essa empresa não tenha recebido nenhuma receita de forma antecipada nem tenha pagado nenhuma despesa antecipadamente.

138. No período de 2011 a 2012, a margem operacional recuou mais de 10%.

139. O retorno sobre investimento, calculado sobre valores de final de período, apresentou estabilidade.

140. A liquidez seca cresceu no período de 2011 a 2012.

141. A predominância de capitais próprios cresceu mais rapidamente que a retração do financiamento dos investimentos por fontes onerosas.

142. O saldo em tesouraria do período demonstra retração do capital de giro da empresa em relação a sua necessidade de capital de giro.

Acerca da terminologia e classificação dos custos, julgue os itens.

143. Os vencimentos do auditor responsável exclusivamente pela atividade de preparação das auditorias — levantamento de dados e de informações para subsidiar a realização dos trabalhos — são classificados como custos indiretos.

Page 6: Instruções para que você aproveite ao máximo este simulado ... · SIMULADO AUFC/TCU 2015 PARA O CONCURSO Instruções para que você aproveite ao máximo este simulado: LEIA TUDO

||TCU15_SIMULADO_HT_TCU||

CARGO: AUDITOR FEDERAL DE CONTROLE EXTERNO • AUDITORIA GOVERNAMENTAL

Esquemaria – TCU 2015

144. Um custo fixo sobre o qual a gerência apenas possa tomar decisões de longo prazo é denominado custo fixo comprometido.

145. A depreciação de uma máquina que é utilizada na produção de vários tipos de produtos deve ser classificada como custo direto de fabricação.

146. Os custos indiretos de fabricação de departamentos altamente automatizados são alocados com mais acurácia pelo método das horas-máquina. Nesse sentido, considerando que um funcionário opere diversas máquinas em linhas de produção diferentes em um mesmo departamento de produção, é correto afirmar que o custo de uma hora de mão de obra direta pode gerar diversas horas-máquina em linhas de produção distintas.

147. A identificação dos custos fixos e variáveis é um fator relevante nos processos decisórios das organizações. Nesse sentido, é preciso atentar para o fato de que, em determinada faixa de produção, os custos fixos unitários decrescem com o aumento da produção, e os custos unitários variáveis são fixos.

No que se refere aos métodos de custeio e suas principais características, julgue os itens.

148. Em um sistema de custeio ABC, uma atividade é qualquer tipo de evento que gera receita.

149. Para alocar os custos indiretos, o sistema ABC atribui, inicialmente, os custos às atividades e, posteriormente, aos produtos. O processo consiste em rastrear os custos, apropriando-os às atividades, verificar as circunstâncias em que os portadores finais de custos absorveram os serviços de tais atividades e, finalmente, incorporar esses custos aos produtos.

150. Uma das desvantagens do custeio ABC é o não atendimento aos princípios contábeis, o que impossibilita sua adoção à luz da legislação vigente.

151. O custeio por absorção, além de ser critério legalmente exigido no Brasil, é uma ótima ferramenta de gestão de custos, pois evita distorções ao se distribuir custos entre diversos produtos e serviços, inibindo os desperdícios e outras ineficiências produtivas.

152. (Inédita) No custeio baseado por absorção, por meio dos direcionadores de custos, os custos indiretos são atribuídos às atividades, para posteriormente serem atribuídos aos objetos de custos.

Tomando como base os conceitos previstos na Lei 4.320/64 e nas NBCASP, julgue os itens.

153. A contabilidade aplicada ao setor público constitui ramo especializado da ciência contábil, com sistema, legislação e princípios próprios, diferentes dos aplicáveis à contabilidade empresarial.

154. O princípio da entidade aplica-se ao ente público pela autonomia e responsabilização sobre o patrimônio; nesse sentido, é correto afirmar que o patrimônio pertence à entidade e a entidade, por sua vez, pertence ao patrimônio.

155. No que se refere à despesa pública, a aquisição de material e o fornecimento e a adjudicação de obras e serviços são regulados em lei, respeitando-se o princípio da concorrência, não sendo concedido adiantamento a servidor em alcance ou responsável por dois adiantamentos.

156. O superávit do orçamento corrente, dado pela diferença entre receitas e despesas correntes, é classificado na categoria econômica de receita de capital.

Julgue os itens a seguir, acerca das demonstrações contábeis aplicadas ao setor público.

157. No balanço orçamentário, com o objetivo de equilibrar o demonstrativo, o déficit será informado do lado da receita e o superávit será informado do lado da despesa.

158. A demonstração das mutações do patrimônio líquido deve ser elaborada anualmente por todas as unidades gestoras do governo federal.

159. A situação patrimonial da entidade pública, no tocante a seus aspectos quantitativos e qualitativos, é evidenciada pela demonstração das variações patrimoniais.

160. O fluxo de financiamentos da demonstração dos fluxos de caixa inclui aquisição e alienação de bens.

A respeito das normas da Lei Complementar 101/2000- LRF aplicadas à Contabilidade Pública e da Lei 10.180/2001, julgue os itens.

161. (Inédita) As demonstrações contábeis compreenderão, isolada e conjuntamente, as transações e operações de cada órgão, fundo ou entidade da administração direta, autárquica e fundacional, inclusive empresa estatal independente.

162. (Inédita) No caso das demonstrações conjuntas, excluir-se-ão as operações intragovernamentais.

163. (Inédita) O relatório resumido de execução orçamentária abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público, e será publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre.

164. (Inédita) O demonstrativo com as inscrições em restos a pagar, das despesas não inscritas por falta de disponibilidade de caixa e cujos empenhos foram cancelados deverão constar nas publicações do Relatório de Gestão Fiscal dos três quadrimestres do exercício.

165. (Inédita) Os títulos da dívida pública, desde que devidamente escriturados em sistema centralizado de liquidação e custódia, poderão ser oferecidos em caução para garantia de empréstimos, ou em outras transações previstas em lei, pelo seu valor econômico, conforme definido pelo Ministério da Fazenda.

166. (Inédita) As operações de que resultem débitos e créditos de natureza financeira não compreendidas na execução orçamentária serão, também, objeto de registro, individualização e controle contábil.

Page 7: Instruções para que você aproveite ao máximo este simulado ... · SIMULADO AUFC/TCU 2015 PARA O CONCURSO Instruções para que você aproveite ao máximo este simulado: LEIA TUDO

||TCU15_SIMULADO_HT_TCU||

CARGO: AUDITOR FEDERAL DE CONTROLE EXTERNO • AUDITORIA GOVERNAMENTAL

Esquemaria – TCU 2015

Acerca do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal, julgue os itens.

167. Cabe ao Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) a responsabilidade pelo cadastramento do cadastrador-geral no sistema Senha do SIAFI.

168. Com autorização do titular da unidade gestora, o operador que registre documento no sistema pode dar conformidade diária no SIAFI.

Acerca das Funções do Governo, julgue os itens.

169. A função alocativa do orçamento justifica-se nos casos de provisão de bens públicos.

170. O controle eficaz das fronteiras de um país é considerado um bem público típico, sendo não rival e não excludente. A oferta desse tipo de serviço é caracterizada tipicamente como o exercício da função alocativa.

171. A atividade estatal na alocação de recursos justifica-se naqueles casos em que não houver a necessária eficiência por parte do mecanismo de ação privada, como no caso de investimentos e infraestrutura econômica.

172. De acordo com o princípio da unidade, o orçamento deve valer para uma unidade de tempo, isto é, para o período de um ano.

173. Por meio do orçamento-programa é possível expressar, com maior veracidade, a responsabilidade do governo para com a sociedade, visto que o orçamento deve indicar com clareza os objetivos da nação.

174. No momento da promulgação da lei orçamentária anual, encerra-se a participação do Congresso Nacional no ciclo orçamentário.

175. Dada a importância da integração entre planejamento e orçamento para o bom funcionamento da administração pública, é previsto na CF um ciclo de planejamento e execução do plano orçamentário integralmente constituído pelo PPA e pela LDO.

No que tange às classificações orçamentárias, bem como aos processo de execução orçamentária e financeira da Administração Pública, julgue os itens:

176. O pagamento de restos a pagar não processados implica a realização de registros no subsistema de informações patrimoniais e no subsistema de informações orçamentárias.

177. A existência de dotação orçamentária prévia para se atender às projeções de despesa de pessoal e aos acréscimos dela decorrentes é condição necessária e suficiente para a contratação de pessoal pelos órgãos e entidades da administração pública direta.

178. Não poderá ser autorizada a abertura de créditos suplementares de valor que, quando somado às demais operações anteriormente realizadas, ultrapasse o total de despesas de capital fixadas na LOA.

179. (Inédita) A despesa orçamentária não efetiva é aquela que, no momento da sua realização, não reduz a situação líquida patrimonial da entidade e constitui fato contábil permutativo.

A respeito da Lei 10.180/2001, julgue o item.

180. Compete às unidades responsáveis pelas atividades de planejamento assegurar que as unidades administrativas responsáveis pela execução dos programas, projetos e atividades da Administração Pública Federal mantenham rotinas de acompanhamento e avaliação da sua programação.

Acerca da Lei de Responsabilidade Fiscal, julgue os itens.

181. As classificações institucional, funcional e por programas são relevantes no plano administrativo-gerencial, pois fornecem informações necessárias às etapas de programação, de tomada de decisões, de execução e de controle.

182. Os créditos adicionais gerados a partir de anulação parcial ou total de dotação orçamentária provocam aumento dos valores globais da lei orçamentária, uma vez que envolvem somente despesas.

183. O Poder Executivo deve aprovar a programação financeira e o cronograma de execução mensal de desembolsos antes da aprovação da lei orçamentária, conforme previsto na LRF.

184. Da mesma forma que acontece no processo licitatório, a despesa executada por meio de suprimento de fundos deve garantir a aquisição mais vantajosa para a administração pública.

Acerca da evolução da administração pública no Brasil, julgue os itens.

185. O Estado do bem-estar, proposto na Alemanha no final do século XIX, é um modelo associado à garantia de seguridade social dos cidadãos.

186. O surgimento das agências reguladoras representa uma mudança no papel do Estado, que deixou de ser produtor de bens e serviços e se tornou regulador dos serviços públicos.

187. O Decreto-lei n.º 200/1967 garantia a contratação de empregados somente mediante concurso público, o que possibilitou a seleção de administradores públicos de alto nível, contribuindo para a reforma do Estado gerencialista.

188. O estado de bem-estar, que considera como foco da gestão pública o atendimento ao cidadão-cliente, deve evitar intervir nos mecanismos de mercado, mesmo se o objetivo da intervenção for proteger determinados grupos.

Acerca da transparência da Administração Pública, Excelência nos serviços públicos, governabilidade e governança, julgue os itens.

189. Uma forma de promover a transparência na administração pública consiste no investimento e na profissionalização dos serviços públicos.

190. O modelo de excelência gerencial em gestão pública não contempla entre seus critérios de avaliação organizacional a liderança.

Page 8: Instruções para que você aproveite ao máximo este simulado ... · SIMULADO AUFC/TCU 2015 PARA O CONCURSO Instruções para que você aproveite ao máximo este simulado: LEIA TUDO

||TCU15_SIMULADO_HT_TCU||

CARGO: AUDITOR FEDERAL DE CONTROLE EXTERNO • AUDITORIA GOVERNAMENTAL

Esquemaria – TCU 2015

191. Governança trata do aperfeiçoamento dos conflitos de interesses presentes em determinada sociedade quando se trata de defender interesses.

192. Um aspecto importante para dar seguimento à reforma do Estado é a existência de governabilidade, conceito que descreve as condições sistêmicas de exercício do poder em um sistema político. Desse modo, é correto afirmar que uma nação é governável quando oferece aos seus representantes as circunstâncias necessárias para o tranquilo desempenho de suas funções.

Julgue os itens no que se refere a políticas públicas e suas matérias correlatas.

193. Os conselhos de políticas setoriais são um mecanismo disponível para o controle social dos cidadãos em relação à proposição de políticas públicas.

194. A avaliação de políticas públicas inclui, entre as suas finalidades, a  accountability, que estabelece critérios para julgar e aprovar ações, decisões e resultados referentes a essas políticas.

195. A agenda política mostra as questões públicas a serem tratadas pelo Estado, sua prioridade e importância.

196. Os conselhos cumprem o papel de institucionalizar a participação da sociedade civil nos processos de formulação implementação e avaliação das políticas públicas, sem, no entanto, substituírem o papel do gestor, a quem compete a implementação das políticas.

A respeito dos instrumentos de administração, aplicáveis à Administração Pública, julgue os itens.

197. O  balanced scorecard  (BSC) é uma ferramenta estratégica utilizada como base para a gestão e o planejamento estratégico de uma organização. Objetiva auxiliar a verificação e consolidação do posicionamento organizacional por meio da análise dos pontos fortes e fracos, das oportunidades e das ameaças organizacionais.

198. (Inédita) Eficiêcia, definida como grau de alcance das metas programadas em determinado período de tempo, é uma das dimensões aferidas por meio dos indicadores de desempenho.

199. A elaboração de indicadores de acompanhamento de desempenho organizacional é uma das atividades desenvolvidas pela função planejamento, sendo utilizada pela função controle da administração.

200. As etapas de implementação e operação estão relacionadas ao fazer, do ciclo PDCA.

Page 9: Instruções para que você aproveite ao máximo este simulado ... · SIMULADO AUFC/TCU 2015 PARA O CONCURSO Instruções para que você aproveite ao máximo este simulado: LEIA TUDO

O Regime Diferenciado de Contratações Públicas para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016

Na Portaria n.º 184/2008, do Ministério da Fazenda, são mencionadas, entre as justificativas para o desenvolvimento de uma série de ações que visam à promoção da convergência da contabilidade pública brasileira às normas brasileiras e internacionais de contabilidade aplicadas ao setor público, as seguintes:

– as transformações, verificadas nos últimos anos no cenário econômico mundial, que são representadas, notadamente, pelo acelerado processo de globalização da economia;

– a necessidade de se promover a convergência das práticas contábeis vigentes no setor público com as normas internacionais de contabilidade, tendo em vista as condições, peculiaridades e o estágio de desenvolvimento do país;

– a importância de que os entes públicos disponibilizem informações contábeis transparentes e comparáveis, de modo a serem compreendidas pelos diversos usuários das informações contábeis.

Essa portaria fez parte de um conjunto de iniciativas empreendidas pela administração pública federal com vistas a viabilizar reformas na contabilidade pública brasileira. Essas reformas trazem impactos relevantes para a administração pública e para a sociedade. Entre seus efeitos, cabe destacar uma possível maior disponibilidade de instrumentos para que a sociedade possa exercer o controle social.

Para isso, o processo é longo e há muito a ser realizado até que se usufrua plenamente dos benefícios oriundos dessas adaptações. O fato, entretanto, desse processo ter sido iniciado e estar em andamento indica uma melhoria na relação do Estado com a sociedade, usuária de informações e destinatária final das políticas públicas.

Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo, acerca do tema:

Modernização e fortalecimento institucional da contabilidade pública brasileira: instrumento de controle social.

Em seu texto, devem ser contemplados, necessariamente, os seguintes aspectos:

• reestruturação das normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor público e convergência aos padrões internacionais; [valor: 11,00 pontos]

• principais alterações na contabilidade pública brasileira. [valor: 8,00 pontos]

||TCU15_SIMULADO_HT_TCU||

CARGO: AUDITOR FEDERAL DE CONTROLE EXTERNO • AUDITORIA GOVERNAMENTAL – 9 –

Esquemaria – TCU 2015

• Nesta prova, faça o que se pede, usando, caso deseje, os espaços para rascunho indicados no presente caderno. Em seguida, transcreva os textos para o CADERNO DE TEXTOS DEFINITIVOS DA PROVA DISCURSIVA, nos locais apropriados, pois não será avaliado fragmento de texto escrito em local indevido.

• Tanto no parecer quanto na questão, qualquer fragmento de texto que ultrapassar a extensão máxima de linhas disponibilizadas será desconsiderado. Será também desconsiderado o texto que não for escrito na(s) folha(s) de texto definitivo correspondente(s).

• No caderno de textos definitivos, identifique-se apenas no cabeçalho da primeira página, pois não será avaliado texto que tenha qualquer assinatura ou marca identificadora fora do local apropriado. Caso queira assinar seus textos, utilize apenas o nome Auditor Federal. Ao texto que contenha outra forma de identificação será atribuída nota zero, correspondente à identificação do candidato em local indevido.

• Na questão, ao domínio do conteúdo serão atribuídos até 20,00 pontos, dos quais até 1,00 ponto será atribuído ao quesito apresentação (legibilidade, respeito às margens e indicação de parágrafos) e estrutura textual (organização das ideias em texto estruturado).

• No parecer, esses valores corresponderão a 40,00 pontos e 2,00 pontos, respectivamente.

PROVA DISCURSIVA PD4

Folha de rascunho1

2

3

4

Page 10: Instruções para que você aproveite ao máximo este simulado ... · SIMULADO AUFC/TCU 2015 PARA O CONCURSO Instruções para que você aproveite ao máximo este simulado: LEIA TUDO

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

||TCU15_SIMULADO_HT_TCU||

CARGO: AUDITOR FEDERAL DE CONTROLE EXTERNO • AUDITORIA GOVERNAMENTAL – 10 –

Esquemaria – TCU 2015

PROVA DISCURSIVA PD4

Em análise das contas do Poder Executivo da União, realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), foram verificadas as seguintes situações:

– Ao final do segundo bimestre de exercício da LOA, constatou-se que as receitas efetivamente arrecadadas foram inferiores às projetadas na LOA e que não será atingida a meta de resultado primário definida na LDO.

– O presidente do Poder Executivo encaminhou determinação de contingenciamento despesas ao Presidente do TCU.

O Relatório de Gestão Fiscal, publicado no final do 1º quadrimestre, apresentava gastos com pessoal superiores de 41% da receita corrente líquida.

Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo, acerca do tema:

Lei de Responsabilidade Fiscal: instrumentos de equilíbrio dos gastos públicos.

Em seu texto, aborde necessariamente os seguintes tópicos:

• objetivos da LRF na responsabilidade da gestão fiscal; [valor: 8,00 pontos]

• prazo e modo como o Poder executivo estabelecerá a Programação Financeira, o Cronograma de Execução Mensal de Desembolso e o desdobramento das Receitas; [valor: 8,00 pontos]

• despesas que não podem ser objeto de limitação de empenho; [valor: 8,00 pontos]

• possibilidade de o Poder Executivo limitar o empenho dos Poderes Judiciário e Legislativo e do Ministério Público; [valor: 6,00 pontos]

• medidas a serem adotadas pelo Poder Executivo a respeito das situações descritas acima. [valor: 8,00 pontos]

PARECER

Page 11: Instruções para que você aproveite ao máximo este simulado ... · SIMULADO AUFC/TCU 2015 PARA O CONCURSO Instruções para que você aproveite ao máximo este simulado: LEIA TUDO

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

||TCU15_SIMULADO_HT_TCU||

CARGO: AUDITOR FEDERAL DE CONTROLE EXTERNO • AUDITORIA GOVERNAMENTAL – 11 –

Esquemaria – TCU 2015

PROVA DISCURSIVA PD4

Folha de rascunho

Page 12: Instruções para que você aproveite ao máximo este simulado ... · SIMULADO AUFC/TCU 2015 PARA O CONCURSO Instruções para que você aproveite ao máximo este simulado: LEIA TUDO

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

||TCU15_SIMULADO_HT_TCU||

CARGO: AUDITOR FEDERAL DE CONTROLE EXTERNO • AUDITORIA GOVERNAMENTAL – 12 –

Esquemaria – TCU 2015

PROVA DISCURSIVA PD4

Page 13: Instruções para que você aproveite ao máximo este simulado ... · SIMULADO AUFC/TCU 2015 PARA O CONCURSO Instruções para que você aproveite ao máximo este simulado: LEIA TUDO

Folha definitiva de resposta – Provas discursivas

Nome completo:

||TCU15_SIMULADO_HT_TCU||

– 13 –

Esquemaria – TCU 2015

PROVA DISCURSIVA PD4 – QUESTÃO 3

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

CARGO: AUDITOR FEDERAL DE CONTROLE EXTERNO • AUDITORIA GOVERNAMENTAL

Page 14: Instruções para que você aproveite ao máximo este simulado ... · SIMULADO AUFC/TCU 2015 PARA O CONCURSO Instruções para que você aproveite ao máximo este simulado: LEIA TUDO

Folha definitiva de resposta – Provas discursivas

||TCU15_SIMULADO_HT_TCU||

– 14 –

Esquemaria – TCU 2015

PROVA DISCURSIVA PD4 – PARECER

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

CARGO: AUDITOR FEDERAL DE CONTROLE EXTERNO • AUDITORIA GOVERNAMENTAL

Page 15: Instruções para que você aproveite ao máximo este simulado ... · SIMULADO AUFC/TCU 2015 PARA O CONCURSO Instruções para que você aproveite ao máximo este simulado: LEIA TUDO

Folha definitiva de resposta – Provas discursivas

||TCU15_SIMULADO_HT_TCU||

– 15 –

Esquemaria – TCU 2015

PROVA DISCURSIVA PD4 – PARECER

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

CARGO: AUDITOR FEDERAL DE CONTROLE EXTERNO • AUDITORIA GOVERNAMENTAL

Page 16: Instruções para que você aproveite ao máximo este simulado ... · SIMULADO AUFC/TCU 2015 PARA O CONCURSO Instruções para que você aproveite ao máximo este simulado: LEIA TUDO

Esquemaria.com.br

#esqclusivo

Simulado TCU 2015