instrumentos dos orixás

2
Exú - seu instrumento é o "Ogó", espécie de cetro em forma de pênis que pode transportá-lo de um lugar a outro. Àdó - cabaça Iansã - é a Senhora dos Eguns (espíritos dos mortos), os quais controla com um rabo de cavalo chamado Eruexim – pode se chamar também Erukeré, seu instrumento litúrgico durante as festas, uma chibata feita de rabo de um cavalo atado a um cabo de osso, madeira ou metal. Usa também alfange ( cimitarra, espada curta ) Yemanjá - : Abebé prateado ( leque espelhado – espelho ), Coroa, alfange ( cimitarra, espada curta ) Xangô - Oxés (machados duplos), Edún-Àrá (pedra de raio ), xerê ou xerén (espécie de chocalho usado para dispertar a ira dos raios e das trovoadas ) Ogum - : Bigorna, Faca, Pá, Enxada e outras ferramentas. Adà Méjì ( dois facões ) Oxum – Abebé dourado ( leque espelhado – espelho ) e algumas qualidades o alfange ( cimitarra, espada curta ) e idé ( argola de cobre ) Oxossi - Ofá (arco), Damatá (flecha), Erukeré (chibata feita de rabo de um cavalo atado a um cabo de osso, madeira ou metal. ) Nanã - Bastão de hastes de palmeira (Ibiri) Obaluaê - Xaxará ou Íleo (instrumento ritual também feito de palha-da-costa e recoberto de búzios). Ossain – Cajado em forma de árvore, sua ferramenta e assentamento são sete lanças com uma pomba no meio e uma cobra entrelaçada que simboliza seus dois irmãos.Gosta de galhos de café com frutos. Ibeji - 2 Bonecos Gémeos, 2 Cabacinhas.

Transcript of instrumentos dos orixás

Page 1: instrumentos dos orixás

Exú - seu instrumento é o "Ogó", espécie de cetro em forma de pênis que pode transportá-lo de um lugar a outro. Àdó - cabaça

Iansã - é a Senhora dos Eguns (espíritos dos mortos), os quais controla com um rabo de cavalo chamado Eruexim – pode se chamar também Erukeré, seu instrumento litúrgico durante as festas, uma chibata feita de rabo de um cavalo atado a um cabo de osso, madeira ou metal. Usa também alfange ( cimitarra, espada curta )

Yemanjá - : Abebé prateado ( leque espelhado – espelho ), Coroa, alfange ( cimitarra, espada curta )

Xangô - Oxés (machados duplos), Edún-Àrá (pedra de raio ), xerê ou xerén (espécie de chocalho usado para dispertar a ira dos raios e das trovoadas )

Ogum - : Bigorna, Faca, Pá, Enxada e outras ferramentas. Adà Méjì ( dois facões )

Oxum – Abebé dourado ( leque espelhado – espelho ) e algumas qualidades o alfange ( cimitarra, espada curta ) e idé ( argola de cobre )

Oxossi - Ofá (arco), Damatá (flecha), Erukeré (chibata feita de rabo de um cavalo atado a um cabo de osso, madeira ou metal. )

Nanã - Bastão de hastes de palmeira (Ibiri)

Obaluaê - Xaxará ou Íleo (instrumento ritual também feito de palha-da-costa e recoberto de búzios).

Ossain – Cajado em forma de árvore, sua ferramenta e assentamento são sete lanças com uma pomba no meio e uma cobra entrelaçada que simboliza seus dois irmãos.Gosta de galhos de café com frutos.

Ibeji - 2 Bonecos Gémeos, 2 Cabacinhas.

Oxumarê – algumas qualidades o alfange ( cimitarra, espada curta ) e o Ejò mégì ide duas cobras de bronze ou latão

Oxalá - Òpásòrò ( cajado )

Oxaguian – Espada , pilão