Instrumentos Musicais - Princípios, Práticas e Ferramentasvanini/palestra06_11.pdf · Violão com...

23
Instrumentos Musicais - Princípios, Práticas e Ferramentas O título é uma paródia com título de um livro muito usado em computação: "Compiladores, princípios, práticas e ferramentas". Idéia geral: princípios, valores e materiais

Transcript of Instrumentos Musicais - Princípios, Práticas e Ferramentasvanini/palestra06_11.pdf · Violão com...

Page 1: Instrumentos Musicais - Princípios, Práticas e Ferramentasvanini/palestra06_11.pdf · Violão com o 'recorte' mais acentuado, possibilitando o acesso mais fácil à toda a escala.

Instrumentos Musicais - Princípios,

Práticas e Ferramentas

O título é uma paródia com título de um livro muito usado em computação: "Compiladores, princípios, práticas e ferramentas".

Idéia geral: princípios, valores e materiais

Page 2: Instrumentos Musicais - Princípios, Práticas e Ferramentasvanini/palestra06_11.pdf · Violão com o 'recorte' mais acentuado, possibilitando o acesso mais fácil à toda a escala.

Princípios: membranófonos: instrumentos baseados em 'membranas vibrantes' cordófonos: baseados em cordas vibrantes

Page 3: Instrumentos Musicais - Princípios, Práticas e Ferramentasvanini/palestra06_11.pdf · Violão com o 'recorte' mais acentuado, possibilitando o acesso mais fácil à toda a escala.

Materiais: madeira A idéia dos dois slides que se seguem é mostrar a estrutura da madeira, em anéis de crescimento e como eles ´evoluem´ ao longo do tempo: isso define a melhor forma de cortar a madeira em função do seu uso no instrumento.

Page 4: Instrumentos Musicais - Princípios, Práticas e Ferramentasvanini/palestra06_11.pdf · Violão com o 'recorte' mais acentuado, possibilitando o acesso mais fácil à toda a escala.

Os desafios: cada instrumento tem suas características e desafios ao construtor.

Page 5: Instrumentos Musicais - Princípios, Práticas e Ferramentasvanini/palestra06_11.pdf · Violão com o 'recorte' mais acentuado, possibilitando o acesso mais fácil à toda a escala.

Ferramentas: algumas das principais ferramentas usadas na construção de instrumentos. Algumas dessas ferramentas eu desenvolvi e hoje o pessoal copia (não me importo).

Page 6: Instrumentos Musicais - Princípios, Práticas e Ferramentasvanini/palestra06_11.pdf · Violão com o 'recorte' mais acentuado, possibilitando o acesso mais fácil à toda a escala.

Estrutura do tampo (viola, violão, bandolim, etc)

Page 7: Instrumentos Musicais - Princípios, Práticas e Ferramentasvanini/palestra06_11.pdf · Violão com o 'recorte' mais acentuado, possibilitando o acesso mais fácil à toda a escala.

Decoração: a roseta (viola, violão, bandolim, etc) ('cots' é uma menção a 'component off the shelf', usado em software para caracterizar 'componentes de prateleira', prontos para usar).

Page 8: Instrumentos Musicais - Princípios, Práticas e Ferramentasvanini/palestra06_11.pdf · Violão com o 'recorte' mais acentuado, possibilitando o acesso mais fácil à toda a escala.

´Máquina´ para curvar as laterais (viola, violão)

Montagem do corpo: violão, viola

Page 9: Instrumentos Musicais - Princípios, Práticas e Ferramentasvanini/palestra06_11.pdf · Violão com o 'recorte' mais acentuado, possibilitando o acesso mais fácil à toda a escala.

Construção do braço (estilo espanhol, em duas peças)

Encaixe do braço no corpo, do tipo 'rabo de andorinha'

Page 10: Instrumentos Musicais - Princípios, Práticas e Ferramentasvanini/palestra06_11.pdf · Violão com o 'recorte' mais acentuado, possibilitando o acesso mais fácil à toda a escala.

Violão flamenco, em construção (o único feito rigorosamente de acordo com uma planta)

Outro violão: todo feito com madeiras brasileiras (marupá e jacarandá)

Page 11: Instrumentos Musicais - Princípios, Práticas e Ferramentasvanini/palestra06_11.pdf · Violão com o 'recorte' mais acentuado, possibilitando o acesso mais fácil à toda a escala.

Viola caipira: para reduzir os problemas de afinação, críticos no caso da viola, o cavalete deve ser ajustado em função das cordas usadas.

Page 12: Instrumentos Musicais - Princípios, Práticas e Ferramentasvanini/palestra06_11.pdf · Violão com o 'recorte' mais acentuado, possibilitando o acesso mais fácil à toda a escala.

Rabeca: detalhes da construção (técnica similar à do violino)

Page 13: Instrumentos Musicais - Princípios, Práticas e Ferramentasvanini/palestra06_11.pdf · Violão com o 'recorte' mais acentuado, possibilitando o acesso mais fácil à toda a escala.

Rabeca feita 'de a meia': o Fábio fez a cabeça da fera e eu fiz o resto. O corpo é em marupá e os acessórios (escala, cordal, cravelhas) são feitos de amapá.

Page 14: Instrumentos Musicais - Princípios, Práticas e Ferramentasvanini/palestra06_11.pdf · Violão com o 'recorte' mais acentuado, possibilitando o acesso mais fácil à toda a escala.

Materiais alternativos: rabecas em bambu e cabaça (faltou a fibra de vidro)

Page 15: Instrumentos Musicais - Princípios, Práticas e Ferramentasvanini/palestra06_11.pdf · Violão com o 'recorte' mais acentuado, possibilitando o acesso mais fácil à toda a escala.

Materiais alternativos: gamela (comprada em loja de macumba)

A Marreca: feita a partir de uma fruteira em forma de pato, vendida em lojas de artesanato. Graças ao cavalete, tem um som de cítara indiana, mas com afinação de viola.

Page 16: Instrumentos Musicais - Princípios, Práticas e Ferramentasvanini/palestra06_11.pdf · Violão com o 'recorte' mais acentuado, possibilitando o acesso mais fácil à toda a escala.

Viola da Gambi: um instrumento de arco, com trastes de madeira, prá ser tocado entre as pernas (como uma viola da gamba).

Page 17: Instrumentos Musicais - Princípios, Práticas e Ferramentasvanini/palestra06_11.pdf · Violão com o 'recorte' mais acentuado, possibilitando o acesso mais fácil à toda a escala.

Pescoção: esse instrumento, de bambu, 3 cordas graves, foi feito para tocar como se fosse um berimbau. Não tive tempo de desenvolver a técnica: o Ivan Vilela levou para o estúdio e andou tocando como se fosse um contrabaixo (tem um som bem característico).

Page 18: Instrumentos Musicais - Princípios, Práticas e Ferramentasvanini/palestra06_11.pdf · Violão com o 'recorte' mais acentuado, possibilitando o acesso mais fácil à toda a escala.

Falsa viola de cocho: instrumento inspirado na viola de cocho do pantanal, mas feita com as técnicas 'normais' de construção do violão. Os trastes originalmente eram de barbante encerado e foram trocados por trastes em madeira.

Page 19: Instrumentos Musicais - Princípios, Práticas e Ferramentasvanini/palestra06_11.pdf · Violão com o 'recorte' mais acentuado, possibilitando o acesso mais fácil à toda a escala.

Violão com o 'recorte' mais acentuado, possibilitando o acesso mais fácil à toda a escala.

Page 20: Instrumentos Musicais - Princípios, Práticas e Ferramentasvanini/palestra06_11.pdf · Violão com o 'recorte' mais acentuado, possibilitando o acesso mais fácil à toda a escala.

Alguns instrumentos em construção (o alaúde está de boca prá baixo porque ainda não tem tampo nem roseta)

Page 21: Instrumentos Musicais - Princípios, Práticas e Ferramentasvanini/palestra06_11.pdf · Violão com o 'recorte' mais acentuado, possibilitando o acesso mais fácil à toda a escala.

Os elétricos: foi aí que tudo começou...

Page 22: Instrumentos Musicais - Princípios, Práticas e Ferramentasvanini/palestra06_11.pdf · Violão com o 'recorte' mais acentuado, possibilitando o acesso mais fácil à toda a escala.

Álbum de família: não deu prá colocar nem a metade, preciso de um album maior.

Page 23: Instrumentos Musicais - Princípios, Práticas e Ferramentasvanini/palestra06_11.pdf · Violão com o 'recorte' mais acentuado, possibilitando o acesso mais fácil à toda a escala.

O processo: aqui fiz uma analogia com o processo de engenharia de software. Essa guitarra eu fiz prá ser ergonômica. Comecei fazendo o instrumento sem captadores nem acabamento e fui acertando a forma prá ficar confortável pra mim, tocando sentado no meu sofá. Só depois coloquei os captadores e dei um acabamento mais ou menos. Ainda não considero pronta, já estou fazendo umas mudanças. Acho que nunca vai ficar pronta. Na apresentação ninguém entendeu a menção ao Geraldo Vandré ('prá não dizer que não falei das flores') - era todo mundo jovem.