Integração político-econômica ZONA DE PREFERÊNCIA TARIFÁRIA: adotadas para países-membros com...

8
Integração político-econômica ZONA DE PREFERÊNCIA TARIFÁRIA: adotadas para países-membros com tarifas inferiores às adotadas para terceiros países. Ex.: Aladi – Associação Latino- americana de Integração ZONA DE LIVRE COMÉRCIO: são eliminadas as barreiras tarifárias e não- tarifárias ao comércio entre os países membros Ex.: Nafta – Acordo de Livre Comércio da América do Norte UNIÃO ADUANEIRA: adoção de uma tarifa externa comum e de políticas comerciais comuns em face de terceiros países Ex.: Mercosul MERCADO COMUM: Livre circulação de bens, serviços e de fatores de produção e coordenação de políticas macroeconômicas (cambial, monetária e fiscal) Não há exemplo de modelo de integração nesse caso UNIÃO ECONÔMICA E MONETÁRIA: adoção de uma moeda única e de política monetária unificada, conduzida por banco central comunitário. Ex.: UE – União Europeia

Transcript of Integração político-econômica ZONA DE PREFERÊNCIA TARIFÁRIA: adotadas para países-membros com...

Page 1: Integração político-econômica ZONA DE PREFERÊNCIA TARIFÁRIA: adotadas para países-membros com tarifas inferiores às adotadas para terceiros países. Ex.:

Integração político-econômica• ZONA DE PREFERÊNCIA

TARIFÁRIA: adotadas para países-membros com tarifas inferiores às adotadas para terceiros países. Ex.: Aladi – Associação Latino-americana de Integração

• ZONA DE LIVRE COMÉRCIO: são eliminadas as barreiras tarifárias e não- tarifárias ao comércio entre os países membros Ex.: Nafta – Acordo de Livre Comércio da América do Norte

• UNIÃO ADUANEIRA: adoção de uma tarifa externa comum e de políticas comerciais comuns em face de terceiros países Ex.: Mercosul

• MERCADO COMUM: Livre circulação de bens, serviços e de fatores de produção e coordenação de políticas macroeconômicas (cambial, monetária e fiscal) Não há exemplo de modelo de integração nesse caso

• UNIÃO ECONÔMICA E MONETÁRIA: adoção de uma moeda única e de política monetária unificada, conduzida por banco central comunitário. Ex.: UE – União Europeia

Page 2: Integração político-econômica ZONA DE PREFERÊNCIA TARIFÁRIA: adotadas para países-membros com tarifas inferiores às adotadas para terceiros países. Ex.:

MERCOSUL• 2ª metade da década de 1980 – negociações• 1991 – Tratado de Assunção – criação do Mercosul• 1994 – Tratado de Ouro Preto – regras para o

funcionamento do bloco• 1º/01/1995 – início oficial do bloco• 1995-1998 – crescimento no bloco• 1999-2003 – crises no bloco• A partir de 2004 – recuperação• A partir de 2008 – reflexos negativos decorrentes da

crise econômico-financeira internacional• 2012 – afastamento temporário do Paraguai e entrada

da Venezuela como membro pleno• O Mercosul não consegue evoluir na proposta da TEC

para funcionar como União Aduaneira

Page 3: Integração político-econômica ZONA DE PREFERÊNCIA TARIFÁRIA: adotadas para países-membros com tarifas inferiores às adotadas para terceiros países. Ex.:

Integração político-econômica

• ALCA: foi uma proposta feita pelo presidente dos Estados Unidos Bill Clinton durante a Cúpula das Américas, em Miami (9/12/94), com o objetivo de eliminar as barreiras alfandegárias entre os 34 países americanos, exceto Cuba, formando assim uma área de livre comércio, cuja data limite seria o final de 2005.

• ALADI, é um organismo intergovernamental com sede na cidade de Montevidéu, no Uruguai, que visa a contribuir com a promoção da integração da região latino-americana, procurando garantir seu desenvolvimento econômico e social.

• Objetivos da ALADI:– eliminação gradativa dos

obstáculos ao comércio recíproco dos países-membros;

– impulsão de vínculos de solidariedade e cooperação entre os povos latino-americanos;

– promoção do desenvolvimento econômico e social da região de forma harmônica e equilibrada, a fim de assegurar um melhor nível de vida para seus povos;

– estabelecimento de mecanismos aplicáveis à realidade regional;

– criação de uma área de preferências econômicas, tendo como objetivo final o estabelecimento de mercado comum latino-americano.

Page 4: Integração político-econômica ZONA DE PREFERÊNCIA TARIFÁRIA: adotadas para países-membros com tarifas inferiores às adotadas para terceiros países. Ex.:

Aliança do Pacífico

• É um bloco comercial latino-americano criado formalmente em 6 de junho de 2012 no Chile durante a 4ª Cúpula da organização. Os membros-fundadores foram Chile, Colômbia, México e Peru. A Costa Rica foi aceita como membro em 2013.

• Objetivos: comércio livre e integração econômica, com uma "orientação clara em direção à Ásia". Para tal, negociam uma política conjunta de redução agressiva da tarifa de exportação entre suas fronteiras, englobando a totalidade dos produtos, devendo ser eliminada completamente dentro de cinco anos.

Page 5: Integração político-econômica ZONA DE PREFERÊNCIA TARIFÁRIA: adotadas para países-membros com tarifas inferiores às adotadas para terceiros países. Ex.:

Integração político-econômica• CAN: é um bloco econômico

sul-americano formado por Bolívia, Colômbia, Equador e Peru. O Chile deixou o bloco em 1977 e a Venezuela em 2006. O bloco foi chamado Pacto Andino até 1996 e surgiu em 1969 com o Acordo de Cartagena. A cidade-sede da secretaria é Lima, no Peru.

• O Mercado Comum Centro-Americano, ou somente MCCA, foi criado em 1960 e é formado até hoje pelos países fundadores Costa Rica, Guatemala, Honduras, Nicarágua e El Salvador.

• A CARICOM, antigo Comunidade e Mercado Comum do Caribe e atual Comunidade do Caribe, é um bloco de cooperação econômica e política, criado em 1973, formado por 14 países e seis territórios da região caribenha.

Page 6: Integração político-econômica ZONA DE PREFERÊNCIA TARIFÁRIA: adotadas para países-membros com tarifas inferiores às adotadas para terceiros países. Ex.:

Integração político-econômica

• A Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América – Tratado de Comércio dos Povos (Tratado de Comercio de los Pueblos) ou simplesmente ALBA (antiga Alternativa Bolivariana para as Américas) é uma plataforma de cooperação internacional baseada na ideia da integração social, política e econômica entre os países da América Latina e do Caribe.

• Representa uma tentativa de integração econômica regional que não se baseia essencialmente na liberalização comercial, mas em uma visão de bem-estar social, troca e de mútuo auxílio econômico.

• APEC: é um bloco que engloba economias asiáticas, americanas e da Oceania.

• Objetivo: reduzir taxas e barreiras alfandegárias da região Pacífico-asiática, promovendo assim o desenvolvimento da economia da região.

• Além dos projetos relacionados à redução de tarifas de importação e exportação, os líderes propõem projetos também relacionados à sociedade, mas que, indiretamente, afetam a economia. Já foram propostos projetos contra a corrupção; terrorismo; SARS, AIDS e outras doenças; projetos relacionados à energia e à questão do petróleo; e projetos de integração da mulher na APEC.

• A APEC não forma ainda uma área de livre-comércio, pois os países-membros impõem muitas barreiras à livre circulação. Esse é um objetivo do longo prazo, e se prevê a instalação plena até 2020. Seu PIB é de US$ 16,5 trilhões.

Page 7: Integração político-econômica ZONA DE PREFERÊNCIA TARIFÁRIA: adotadas para países-membros com tarifas inferiores às adotadas para terceiros países. Ex.:

Integração político-econômica• A OEA é uma organização internacional criada em 1948, com

sede em Washington (Estados Unidos), cujos membros são as 35 nações independentes do continente americano.

• Os países-membros se comprometiam a defender os interesses do continente americano, buscando soluções pacíficas para o desenvolvimento econômico, social e cultural.

• prioridade dos seus trabalhos: fortalecimento da democracia e assuntos relacionados com o comércio e integração econômica, controle de entorpecentes, repressão ao terrorismo e corrupção, lavagem de dinheiro e questões ambientais.

• Cuba foi suspensa da OEA em 31 de janeiro de 1962, após o seu governo declarar o caráter socialista da Revolução Cubana e se aliar à URSS.

Page 8: Integração político-econômica ZONA DE PREFERÊNCIA TARIFÁRIA: adotadas para países-membros com tarifas inferiores às adotadas para terceiros países. Ex.:

Exercícios:

1. B2. F-V-F-V-V-F-V3. A4. Importante via de

acesso ao oceano Atlântico – influência positiva para o seu comércio exterior; inserção do Equador no espaço geopolítico amazônico

5.• Estratégia do Brasil: adiar

a implantação da ALCA e reforçar a integração sul-americana, aumentando a competitividade da economia brasileira frente à norte-americana.

• Estratégia dos EUA: iniciar rapidamente a implantação do acordo comercial para aprofundar a influência norte-americana no continente.