Integração gera aprendizado e confraternização · Fique atento ao calendário de novos cursos e...

4
Fique atento ao calendário de novos cursos e Seminários Pág. 4 Integração gera aprendizado e confraternização Atuação na cria- ção da Política Estadual de Saneamento Pág. 3 Editorial: um ano pleno de realizações Pág. 2 Informativo 2014 Relembre o que foi realizado pela ABES-PR em um ano marcado pelos Encontros de Integração

Transcript of Integração gera aprendizado e confraternização · Fique atento ao calendário de novos cursos e...

Page 1: Integração gera aprendizado e confraternização · Fique atento ao calendário de novos cursos e Seminários Pág. 4 Integração gera aprendizado e confraternização Atuação

Fique atento ao calendário de novos cursos e Seminários

Pág. 4

Integração gera aprendizado e confraternização

Atuação na cria-ção da Política Estadual de SaneamentoPág. 3

Editorial: um ano pleno de realizações Pág. 2

Informativo 2014

Relembre o que foi realizado pela ABES-PR em um ano marcado pelos Encontros de Integração

Page 2: Integração gera aprendizado e confraternização · Fique atento ao calendário de novos cursos e Seminários Pág. 4 Integração gera aprendizado e confraternização Atuação

2 | ABES-PR Informa - Edição 2014

Expediente

Editorial Memória

Gestão 2013 – 2015Presidente: Antonio Carlos Nery Vice-Presidente: Selma Cubas1º Secretário: Marco Antônio A. Ferreira 2º Secretário: Helio Sanfelice 1º Tesoureiro: Sergio Wippel2º Tesoureiro: Marisa Sueli S. CapriglioniDiretor: Antonio Roberto Sartor Diretor: Arlineu RibasDiretor: Cristovão Vicente Scapulatempo FernandesDiretor: Luiz Henrique Bucco

Representantes no Conselho Diretor ABES-DN Edgard Faust FilhoPedro Luis Prado Franco

Conselho ConsultivoAgenor ZarpelonCarlos Roberto PintoFrancisco Borsari NettoNelson Hidemi OkanoNicolau Leopoldo Obladen

Conselho FiscalTitularesCelso Luis ThomazGilson Fernando Gomy de RibeiroPedro Nelson Costa Franco

SuplentesLílian Persia de Oliveira TavaresLivia Knopki NeryNelson Ramos de Mello Junior

Jornalista ResponsávelAnnalice Del Vecchio de Lima

Programação VisualElize Garcia Design Studio

ABES – Seção ParanáRua Emiliano Perneta, 174, 6º andar, Centro – Curitiba-PR | CEP 80.010-150Fone: 41 3229-4216 | Fax: 41 3229-1535E-mail: [email protected]

Um chamado à participação

Diz um provérbio: “Se você quer ir rápido, vá sozi-nho; se quiser ir longe, vá

acompanhado”. Sabendo disso, a ABES-PR dedicou-se em 2014 a ampliar o chamado dos asso-ciados e da sociedade em geral

à participação nas discussões estratégicas re-lacionadas ao saneamento e o meio ambiente.

Além de chamar “à rua”, ou seja, aos dife-rentes espaços de reinvindicações da so-ciedade, criamos uma maneira prazerosa de aproximar o associado da entidade: os En-contros de Integração. Desde maio deste ano já foram realizados três eventos como forma de incentivar o convívio, trocar experiências e gerar aprendizado entre os sócios em um cli-ma informal e – por que não? – festivo. Após palestra com um profissional diferente a cada nova edição, sobre temas do momento rela-tivos ao saneamento e o meio ambiente, os participantes reúnem-se em um happy hour, sem hora para terminar.

Outra forma de gerar conhecimento e deba-tes para um número ainda mais amplo de pessoas é a realização de cursos, palestras e simpósios. Para isso, a ABES-PR vem intensi-ficando cada vez mais suas parcerias com o CREA-PR, a Universidade Positivo, a Universi-dade Federal do Paraná, a Sanepar, a CAIXA, entre outros. A união com estas entidades faz a força. Neste ano, realizamos, em março, o 1° Simpósio MAUI Brasil-Alemanha em Meio Ambiente Urbano e Industrial, com a UFPR, a Universidade de Stuttgart e o SENAI.

Também foram realizados cursos e palestras destinados ao aprimoramento profissional e ao debate de questões polêmicas: no dia 23, o Projeto de Lei 721, sobre a Proteção de Mananciais do Estado do Paraná, foi tema

de conversa com o engenheiro agrônomo Pedro Luis Prado Franco, representante da ABES-PR no Conselho Diretor; no dia 18 de julho, o engenheiro ambiental Gustavo Rafael Collere Possetti falou sobre a utilização do biogás; e, mais recentemente, no dia 08 de dezembro, o Secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antonio Caetano de Paula Júnior, expôs um panorama sobre a Minuta do Projeto de Lei da Política Estadual de Sa-neamento, concluída em junho de 2014.

Esta é, aliás, uma das grandes conquistas da ABES-PR no ano de 2014. O trabalho da entidade como relatora do grupo de trabalho criado pelo Conselho Estadual de Meio Am-biente para a criação de uma Política Esta-dual de Saneamento no Paraná mostrou-se fundamental para a concretização deste so-nho há anos acalentado.

Este ano, sofremos uma perda inestimável: no dia 12 de agosto, faleceu o engenheiro Manoel José Warumby de Oliveira, um dos nossos associados mais antigos, que inte-grava o Conselho Consultivo. Dedicamos este informativo a este profissional valoroso, que sempre lutou pela melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Por fim, gostaríamos de convidá-lo a come-çar 2015 em nossa sede, “a casa do asso-ciado”, que há dois anos ocupa um espaço amplo e bem localizado, no prédio do Instituto de Engenharia do Paraná – IEP, no centro de Curitiba. Não faltarão ocasiões, entre cursos, palestras e encontros de integração, para reu-nir todos os sócios. Desejamos a todos um Feliz Natal e um Ano Novo pleno de realiza-ções. Boa leitura!

Antonio Carlos NeryPresidente ABES-PR - Gestão 2013-2015

A ABES-PR presta sua ho-menagem ao engenheiro Manoel José Warumby de

Oliveira, falecido em 12 de agosto de 2014. Este profissional e ami-go que, com muito orgulho abri-gamos no Conselho Consultivo da entidade, sempre atuou pela melhoria da qualidade de vida das pessoas ao promover e participar de ações relacionadas ao sane-amento básico e ambiental. Na foto, Warumby (segurando cer-tificado) e Maria José dos San-tos, funcionários mais antigos da CAIXA, recebem homenagem da Câmara Municipal de Curitiba em 2011.

“A vida não cessa. A vida é fonte eterna e a morte é jogo escuro das ilusões. O grande rio tem seu trajeto, antes do mar imen-so. Copiando-lhe a expressão, a alma percorre igualmente cami-nhos variados e etapas diversas, também recebe afluentes de co-nhecimentos, aqui e ali, avoluma--se em expressão e purifica-se em qualidade, antes de encontrar o Oceano Eterno da Sabedoria.” (Chico Xavier)

Page 3: Integração gera aprendizado e confraternização · Fique atento ao calendário de novos cursos e Seminários Pág. 4 Integração gera aprendizado e confraternização Atuação

3 | ABES-PR Informa - Edição 2014

Balanço | ABES-PR

Ações

Encontros de integraçãoA diretoria atual da ABES-PR vem cumprin-do seus objetivos de levar o associado “à rua”, convocando-o para participar de dis-cussões estratégicas sobre saneamento e meio ambiente. Mas também teve êxito em sua missão de levar o associado à sede da entidade, por meio da criação dos En-contros de Integração, realizados a cada trimestre entre a diretoria e os sócios.

Antes dos bate-papos informais em clima de happy hour, com direito a comes e be-bes, os associados participam de palestra técnica ministrada por um especialista convidado diferente a cada encontro. Os três encontros de integração já realizados mobilizaram cerca de 50 associados por noite na sede da ABES-PR.

O convívio, a troca de experiências e a aprendizagem proporcionada rendeu elo-gios à iniciativa. “O encontro de integração de que participei foi tão enriquecedor que me poupou a leitura de, pelo menos, uns três livros”, brinca o novo associado da ABES-PR Paulo Marini, gerente da Sanepar.

PalestrasConfira quais foram os temas discutidos nas palestras realizadas nos Encontros de Integração:

Dia 23 de maio – Palestra sobre o polêmi-co Projeto de Lei 721, relacionado à Pro-teção de Mananciais do Estado do Para-ná, ministrada pelo engenheiro agrônomo Pedro Luis Prado Franco, representante da ABES-PR no Conselho Diretor. Em nome da Sanepar, ele trabalhou no substitutivo deste projeto de fundamental importância para a preservação dos mananciais de nosso estado.

Dia 18 de julho – Palestra “Pró-Biogás”, ministrada pelo engenheiro ambiental Gustavo Rafael Collere Possetti, da Sa-nepar, com mediação do professor da UFPR, Miguel Aisse, diretor da ABES-DN. Possetti participa dos trabalhos técnicos desenvolvidos no âmbito do Projeto Brasil--Alemanha de Fomento ao Aproveitamento Energético do Biogás no Brasil.

Dia 08 de dezembro - Palestra sobre a Minuta do Projeto de Lei da Política Es-tadual de Saneamento, ministrada pelo Secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antonio Caetano de Paula Júnior. A minuta, concluída em junho de 2014 sob encomenda do Conselho Estadual de Meio Ambiente, é uma realização do Grupo de Trabalho da Câmara Temática de Qualidade Ambiental, representado pelas mais diver-sas instituições do Estado, sejam públicas, acadêmicas e da sociedade civil – entre elas, a ABES-PR.

Atuação marcante na cria-ção da Política Estadual de Saneamento

Uma das mais importantes bandeiras en-campadas pela ABES-PR, a criação de uma política estadual que oriente as ações de saneamento, está prestes a se realizar. Em agosto de 2013, convidada pela Conselho Estadual de Meio Ambiente – CEMA a exer-cer a relatoria do grupo de trabalho para cria-ção de uma proposta de lei para o setor, a associação indicou como representante um de seus diretores, Roberto Sartor, acompa-nhado pelo conselheiro Edgard Faust Filho. A minuta de lei, concluída em agosto deste ano, enfrenta agora os trâmites legais até chegar à Assembleia Legislativa via poder executivo.

“A lei vai possibilitar a criação de uma linha le-gal para a captação de recursos, organização e regulação do saneamento nas áreas mais carentes do Estado, que hoje estão descober-tas”, considera Roberto Sartor. Caso venha a ser publicada na íntegra, também vai servir como importante instrumento de controle so-cial. “As demandas ficarão mais claras, pois serão mais debatidas, e os resultados mais contundentes, já que serão divulgados e con-trolados”, explica Edgard Faust Filho.

Transparências nas ações A ABES-PR apresenta aos associa-dos seu fluxo de caixa relativo ao ano de 2014.

Page 4: Integração gera aprendizado e confraternização · Fique atento ao calendário de novos cursos e Seminários Pág. 4 Integração gera aprendizado e confraternização Atuação

4 | ABES-PR Informa - Edição 2014

Eventos

Homenagem à ABES-PR

Cursos são um sucesso Simpósio

Brasil-Alemanha

Nos dias 6 a 7 de novembro, a ABES-PR participou do 40.º En-contro Paranaense de Entidades

de Classe – EPEC, realizado pelo CREA--PR, em Foz do Iguaçu. O encontro pro-moveu a integração entre mais de 300 participantes, entre eles, dirigentes das entidades de classe, conselheiros regio-nais do CREA-PR, além de lideranças nacionais das engenharias, agronomia e das geociências. Na ocasião, a entidade recebeu a certificação Prata do 7º PCQ – Prêmio CREA da Qualidade, criado para fortalecer e promover excelência em gestão nas entidades de classe. No ano passado, a ABES-PR recebeu a certifi-cação Bronze do mesmo prêmio.

Dois cursos realizados pela ABES--PR reuniram associados, estu-dantes e profissionais interessados

em se aprofundar em alguns aspectos fundamentais do saneamento sanitário e ambiental. Nos dias 14 e 15 de julho, o professor Luiz Di Bernardo esteve no auditório do Instituto de Engenharia do Paraná – IEP para falar sobre os critérios de projeto e operação de estação de trata-mento de água de ciclo completo.

Em seguida, nos dias 12 e 13 de agosto, engenheiros da MRG Solutions expuse-ram à plateia presente na Universidade Positivo os principais processos de Ga-seificação e MBT como Solução para a Destinação dos Resíduos Sólidos.

Uma parceria entre a ABES-PR, o mestrado em Meio Ambiente Urbano e Industrial (PPGMAUI)

da UFPR, o SENAI-PR e a Universidade de Stuttgart possibilitou a realização do I Simpósio MAUI Brasil-Alemanha em Meio Ambiente Urbano e Indus-trial, nos dias 25 a 28 de março. Com o tema “Nutrientes e Micropoluentes em Efluentes”, o evento contou com a participação de palestrantes prove-nientes do Brasil e da Alemanha em palestras, mesas-redondas, debates e minicursos sobre temas essenciais para a garantia da manutenção da qua-lidade da água nos rios, lagos e outros corpos hídricos.

Vem por aí

Conheça os cursos, sim-pósios e congressos que a ABES-PR realiza em 2015.

Cursos

Em parceria com a Universidade Positivo, a ABES-PR planeja uma série de Cursos para 2015 sobre os mais variados temas. São eles: tecnologias para reúso de água, controle de perdas na captação e distribuição de água, gestão de reservatórios, emissão de gases de efeito estufa em reservatórios, resíduos eletrônicos, recuperação de áreas degradadas e contaminadas, energias alternativas, biodi-gestão e ecotoxicologia. Fique atento aos pró-ximos informativos da ABES-PR para saber mais sobre datas, horários e local dos cursos.

2.° Simpósio Internacional em Reúso de Água

A segunda edição do evento realizado pela ABES-PR, acontecerá nos dias 8 e 9 de abril, na Universidade Positivo, e terá como tema o reúso de água tendo como eixo a regulação e as tecnologias aplicadas no Brasil e no exterior. A discussão dá con-tinuidade às reflexões do I Simpósio, rea-lizado em outubro de 2012, sobre o reúso da água como instrumento de gestão. Os participantes terão a oportunidade de ouvir e trocar experiências com convidados re-nomados como Ivanildo Espanhol (CIRRA/USP), Blanca Elena Jiménez (UNESCO), Uwe Mendzel (Universidade de Stuttgart, Alemanha), entre outros. Mais informa-ções pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (41) 3229-4216.

28° Congresso Nacional de En-genharia Sanitária e Ambiental

Já é hora de se programar para participar de mais uma edição deste que é o maior evento de saneamento ambiental da Amé-rica Latina. Desta vez, o Congresso será realizado no Rio de Janeiro, entre 4 e 8 de outubro de 2015, e terá como tema “Altera-ções Climáticas e a Gestão do Saneamen-to Ambiental”. Aproveite essa excelente oportunidade de intercâmbio de experiên-cias e conhecimento em âmbito nacional e internacional. Mais informações no site da ABES-DN: http://www.abes-dn.org.br