Interatividade

26
INTERATIVIDADE

Transcript of Interatividade

Page 1: Interatividade

INTERATIVIDADE

Page 2: Interatividade

• Interatividade;• Modos básicos de apresentar informação;• Inputs dos utilizadores; • Interface interativo;

ESTRUTURA

Page 3: Interatividade

INTERATIVIDADE

?

Page 4: Interatividade

Interatividade

Interatividade Possibilidade de troca de informação entre uma Pessoa e um sistema de comunicação (computador, televisão, etc.)

Dicionário ilustradoPorto Editora

Page 5: Interatividade

Interativo que permite a troca de informação e de dados.

Neologismo é um fenômeno linguístico que consiste na criação de uma palavra ou expressão nova, ou na atribuição de um novo sentido a uma palavra já existente.

Interatividade

Page 6: Interatividade
Page 7: Interatividade

Inter atividadeação

Comunicação

Informação

Page 8: Interatividade

Fluckiger (1995) lembra que há um grande número de aplicação Multimédia que assentam sobre a difusão de eventos que nãosão interativos. No entanto, a maior parte das aplicações multimédiaSão, de facto, interactivos.

Vaughan (2008) afirma que a interatividade permite que os utilizadores controlem o conteúdo e o fluxo de informação de uma aplicação multimédia. Contudo, Champman e Chapman (2000) chamam a atenção para o facto de que a quantidade de controle que é oferecida ao utilizador não é ilimitada, pois esse controlo encontra-se restringido pelos parâmetros que os autores da aplicação multimédia incluem no projecto e que ficam embebidos no código do programa que controla a combinação e a apresentação dos media

Interatividade

Page 9: Interatividade

A interação é normalmente entendida como uma forma de comunicaçãoRecíproca, isto é, do tipo ação-reação.

A caracteristica mais importante de qualquer sistema interativo é o Tipo de suporte que a interface fornece à actividade do utilzador.

A essência de um sistema interativo está na sua capacidade de Oferecer, como resposta ao pedido do utilizador, a informação exataQue corresponde às suas necessidades e a partir de uma grandeVolume de dados.

Interatividade

Page 10: Interatividade

Os dois modos basicos de apresentar informação:

O modo passivo – na apresentação passiva, a sequência e a Natureza informação segue um esquema predifinido sobre o qual o utilizador não pode exercer nenhum tipo de controle. Estas apresentações designam-se também apresentações lineares.

O modo Interativa – tambem designado por não linear o utilizador pode controlar ou personalizar varios aspecto da apresentação.

Apresentação passiva e Interativas

Page 11: Interatividade

Na apresentação interativa, também designada por não Linear,O utilizador pode controlar ou personalizar vários aspetos daApresentação, que incluem:

1. O instante de tempo em que a apresentação se inicia.2. A ordem, ou sequência, pela qual os vários itens de informação são apresentados.3. A velocidade a que os itens de informação são visualizados.4. A forma da apresentação, mas apenas num sistema multimédia.

A apresentação, para ser interativa, não tem obrigatoriamente que Possuir todos os graus de personalização em simultâneo.

Page 12: Interatividade

Personalização da Apresentação

A personalização da Apresentação constitui pois, o primeiro nivel de Interatividade de apresentação, pois tendem a oferecer o tipo de Liberdade para os utilizadores desejam quando consultam as informações,Mas fazem-no por intermédio de um sistema automático que lida comInformação digital estruturada.

Exemplo: jornal e revista

Isto permite interligar os conteúdos de vários modos, facilitando navegação

Page 13: Interatividade

Anotação e Autoria Multimédia

Pertence ao segundo nivel de interactividade está relacionado com A possibilidade de integrar ou acrescentar na apresentação, o inputFornecido pelo utilizador Os sistemas multimédia, porque são controlados por computador, possuemO potencial acrescido de lidar com input dos utilizadores de forma mas Rica (Fluckiger, 1995) :

Anotações Electrónicas ( assinaturas digitais) Complementada pelo utilizador ( wikipédia) Modificados pelo utilizador ( Blogs)Modificados esta possibilidade envolve a utilização de ferramentas, ou programas,apropriadas para criação ou modificação de itens de informação.

Page 14: Interatividade

Sistema Adaptativo

O nivel de apresentação mais complexo ocorre quando, para além De ser integrado com a informação existente, o input do utilizadorÉ igualmente analisado ou processado pelo computador que, por suaVez, gera saida de informação adaptada ao input do utilizador, isto é,O sistema adaptativo gera uma resposta genuína, sendo por vezes Designados por sistema adaptativo

Fluckiger, 1995

Page 15: Interatividade

Interfaces Interativos

A interatividade pode ser incluida em vários graus, desde permitirA simples navegação pelos conteúdos de uma aplicação multimédiaAté à adaptação da informação da informação que é apresentadaPela aplicação com base em eventos ou nas decisões e Comportamentos do utilizador

Assim, a inclusão da interatividade numa aplicação multimédiaPermite que o utilizador receba resposta do sistema como resultadoDas ações que realiza.

Page 16: Interatividade

Interfaces Interativos

Nas aplicações multimédia interactivas é geralmente aconselhável adotarOs elementos convencionais, já que estes conduzem a ações previsíveis,Precisamente porque contêm elementos conhecidos pelo utilizador da Sua experiencia com outras aplicações

Page 17: Interatividade

scriptse interatividade

Os sistemas e aplicações interactivas repondem, com ações concretas, A estimulo de entrada fornecidos pelo utilizador e realizados na respetivaInterface.

Os scripts são essencialmente ficheiros de texto cujo conteúdo obedece Às regras sintácticas definidas pela linguagem de scripting na qual o Script foi escrito.

Page 18: Interatividade

Interatividade em Sistema Multimédia

A evolução da tecnológica, por seu lado, permitiu desenvolver aDisciplina de design da interação ( ID – Interaction Design) que Se preocupa fundamentalmente com a conceção de elementosE processos da interface que permitam que os utilizadores Desempenham as suas tarefas com o máximo de eficiênciaE agradabilidade.

Page 19: Interatividade

Interatividade em Sistema Multimédia

A interactividade em sistema multimédia, de acordo com Chapman & Chapman (2009), é possivel distinguir entre duas possibilidades:

Interação com conteudos multimédia

Interação através de conteudos multimédia

Page 20: Interatividade

Interatividade em Sistema MultimédiaInteração com conteudos multimédia

A interação com conteúdos multimédia considera as possibilidades queSão proporcionadas ao utilizador para visualizar ou reproduzir conteúdosPertencentes aos diversos tipos de media

Page 21: Interatividade

Interatividade em Sistema MultimédiaInteração através de conteudos multimédia

A interação através de conteúdos multimédia é diferente da anterior, na Medida em que neste caso não se trata de controlar a visualização dos Media, mas de embeber controlos nos conteudos, de forma a proporcionar meios alternativos para interagir com os dados ou os processos computacionais que estão associados aos conteúdos.

Page 22: Interatividade

“Na sua essência, a interatividade compreende, pois as várias formas pelas quais se permite que o ser humano se relaciona com a informação, sendo este relacionamento mediado pelo computador”

Page 23: Interatividade
Page 24: Interatividade
Page 25: Interatividade

Referências :

“Multimédia e tecnologias interativa” Ribeiro 2012

Page 26: Interatividade

Obrigado!