Intervenção Coronária em Lesão Com Trombo: Qual a Melhor Abordagem Técnica? Lino Gonçalves...

45
Intervenção Coronária em Lesão Com Trombo: Qual a Melhor Abordagem Técnica? Lino Gonçalves Serviço de Cardiologia, Hospitais da Universidade de Coimbra Clínica Universitária de Cardiologia, Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

Transcript of Intervenção Coronária em Lesão Com Trombo: Qual a Melhor Abordagem Técnica? Lino Gonçalves...

Page 1: Intervenção Coronária em Lesão Com Trombo: Qual a Melhor Abordagem Técnica? Lino Gonçalves Serviço de Cardiologia, Hospitais da Universidade de Coimbra.

Intervenção Coronária em Lesão Com Trombo: Qual a

Melhor Abordagem Técnica?

Lino Gonçalves

Serviço de Cardiologia, Hospitais da Universidade de CoimbraClínica Universitária de Cardiologia, Faculdade de Medicina da Universidade

de Coimbra

Page 2: Intervenção Coronária em Lesão Com Trombo: Qual a Melhor Abordagem Técnica? Lino Gonçalves Serviço de Cardiologia, Hospitais da Universidade de Coimbra.
Page 3: Intervenção Coronária em Lesão Com Trombo: Qual a Melhor Abordagem Técnica? Lino Gonçalves Serviço de Cardiologia, Hospitais da Universidade de Coimbra.
Page 4: Intervenção Coronária em Lesão Com Trombo: Qual a Melhor Abordagem Técnica? Lino Gonçalves Serviço de Cardiologia, Hospitais da Universidade de Coimbra.

Introdução

• A angioplastia primária é a melhor forma de reperfusão em doentes com EAM c/ supra ST.

• Apesar dos avanços da tecnologia e da terapêutica farmacológica adjuvante, uma percentagem importante de doentes não obtêm uma perfusão miocárdica adequada, apesar da abertura do vaso epicárdico relacionado com o EAM.

• A embolização atero-trombótica é considerada como uma das principais promotoras do fenómeno do “low/no reflow”.

* Hori M, et.al. Circulation 1991; 84:828-40.** Dorge H, et.al. Eur Heart J Aug/Sep 1999:409 (P2158).

Page 5: Intervenção Coronária em Lesão Com Trombo: Qual a Melhor Abordagem Técnica? Lino Gonçalves Serviço de Cardiologia, Hospitais da Universidade de Coimbra.

Desenvolvimento da PlacaAterosclerótica

++

L Gonçalves 2001

Page 6: Intervenção Coronária em Lesão Com Trombo: Qual a Melhor Abordagem Técnica? Lino Gonçalves Serviço de Cardiologia, Hospitais da Universidade de Coimbra.

Ruptura da PlacaAterosclerótica

++

L Gonçalves 2001

Page 7: Intervenção Coronária em Lesão Com Trombo: Qual a Melhor Abordagem Técnica? Lino Gonçalves Serviço de Cardiologia, Hospitais da Universidade de Coimbra.

Embolização Distal Expontânea do Trombo

++

L Gonçalves 2001

Page 8: Intervenção Coronária em Lesão Com Trombo: Qual a Melhor Abordagem Técnica? Lino Gonçalves Serviço de Cardiologia, Hospitais da Universidade de Coimbra.

MicroembolizaçãoDurante a intervenção

Embolia Pequenos vasos distais

Obstrução MicrovascularObstrução Microvascular

Page 9: Intervenção Coronária em Lesão Com Trombo: Qual a Melhor Abordagem Técnica? Lino Gonçalves Serviço de Cardiologia, Hospitais da Universidade de Coimbra.

Obstrução microvascularFisiopatologia

Êmbolo de Ateroma

Tromboembolo

Hori M, et.al. Am J Physiol 1986; 250:H509-18.

Êmbolo microvascular

Espasmo/edemaMicrovascular

Agregação plaquetária/leucócitos

VasodilataçãoShunt

Page 10: Intervenção Coronária em Lesão Com Trombo: Qual a Melhor Abordagem Técnica? Lino Gonçalves Serviço de Cardiologia, Hospitais da Universidade de Coimbra.

Obstrução microvascularFisiopatologia

Região de micro enfartes

Embolização distal conduz à obstrução microvascular, resultando em microenfartes

Hori M, et.al. Am J Physiol 1986; 250:H509-18.

Page 11: Intervenção Coronária em Lesão Com Trombo: Qual a Melhor Abordagem Técnica? Lino Gonçalves Serviço de Cardiologia, Hospitais da Universidade de Coimbra.

Obstrução microvascularFisiopatologia - Animais

• Estudos animais têm demonstrado o impacto da embolização de pequenas partículas.

• Um destes estudos demonstrou disfunção contráctil quando partículas de 15-100 µ foram introduzidas em artérias coronárias de caninos *

• Outro estudo mostrou que microenfartes causados por microesferas de 42 µ colocam o miocárdio canino em disfunção mecânica significativa**

• Pequenas partículas podem causar grandes problemas!

* Hori M, et.al. Circulation 1991; 84:828-40.** Dorge H, et.al. Eur Heart J Aug/Sep 1999:409 (P2158).

Page 12: Intervenção Coronária em Lesão Com Trombo: Qual a Melhor Abordagem Técnica? Lino Gonçalves Serviço de Cardiologia, Hospitais da Universidade de Coimbra.

Obstrução microvascularFisiopatologia - Humanos

• A embolização distal é comum na angioplastia primária do EAM com supra ST.

• 15% dos doentes sofrem embolização de > 2 mm3 e 5% de > 6 mm3.*

• O estudo EMERALD mostrou que 78% dos doentes apresentam histologicamente embolização**

• A embolização distal e o no-reflow pode ocorrer angiograficamente em 15-30% das ICPs primárias e associa-se a um mau resultado angiográfico e a um mau prognóstico.***

* Limbruno U et al. Am Heart J. 2005;150:102-8.** Stone GW, et al. J Am Med Assoc. 2005;293:1063-72.*** Cohen R et al. J Interven Cardiol 2007;20:136-142.

Page 13: Intervenção Coronária em Lesão Com Trombo: Qual a Melhor Abordagem Técnica? Lino Gonçalves Serviço de Cardiologia, Hospitais da Universidade de Coimbra.

Será Possível Prevenir/Reduzir Esta

Embolização ?

Page 14: Intervenção Coronária em Lesão Com Trombo: Qual a Melhor Abordagem Técnica? Lino Gonçalves Serviço de Cardiologia, Hospitais da Universidade de Coimbra.

Dispositivos de Prevenção da Embolização

• Dispositivos de Trombectomia– Reolíticos - Angiojet– Trombo/Aterectomia – X-Sizer– Laser - Spectranetics– Aspiração – Pronto/Export/Probing/Rescue/Diver

• Dispositivos de Protecção Embólica– Proximal – Proxis– Distal – Guard Wire/Spider/Triactiv/Rubicon/Interceptor– Filterwires – Filterwire/Angioguard

Page 15: Intervenção Coronária em Lesão Com Trombo: Qual a Melhor Abordagem Técnica? Lino Gonçalves Serviço de Cardiologia, Hospitais da Universidade de Coimbra.
Page 16: Intervenção Coronária em Lesão Com Trombo: Qual a Melhor Abordagem Técnica? Lino Gonçalves Serviço de Cardiologia, Hospitais da Universidade de Coimbra.

Burzotta F et al. Int J Cardiol 2007, in press

Características Gerais dos Estudos

Page 17: Intervenção Coronária em Lesão Com Trombo: Qual a Melhor Abordagem Técnica? Lino Gonçalves Serviço de Cardiologia, Hospitais da Universidade de Coimbra.

Burzotta F et al. Int J Cardiol 2007, in press

Características Gerais das Populações dos Estudos

Page 18: Intervenção Coronária em Lesão Com Trombo: Qual a Melhor Abordagem Técnica? Lino Gonçalves Serviço de Cardiologia, Hospitais da Universidade de Coimbra.

Evidência Angiográfica de Embolização Distal

Burzotta F et al. Int J Cardiol 2007, in press

Page 19: Intervenção Coronária em Lesão Com Trombo: Qual a Melhor Abordagem Técnica? Lino Gonçalves Serviço de Cardiologia, Hospitais da Universidade de Coimbra.

Burzotta F et al. Int J Cardiol 2007, in press

TIMI<3 Após Procedimento

Page 20: Intervenção Coronária em Lesão Com Trombo: Qual a Melhor Abordagem Técnica? Lino Gonçalves Serviço de Cardiologia, Hospitais da Universidade de Coimbra.

Burzotta F et al. Int J Cardiol 2007, in press

MBG Após Procedimento

Page 21: Intervenção Coronária em Lesão Com Trombo: Qual a Melhor Abordagem Técnica? Lino Gonçalves Serviço de Cardiologia, Hospitais da Universidade de Coimbra.

Resolução do Segmento ST Após Procedimento

Burzotta F et al. Int J Cardiol 2007, in press

Page 22: Intervenção Coronária em Lesão Com Trombo: Qual a Melhor Abordagem Técnica? Lino Gonçalves Serviço de Cardiologia, Hospitais da Universidade de Coimbra.

Re-EAM ou Morte aos 30 Dias

Burzotta F et al. Int J Cardiol 2007, in press

Page 23: Intervenção Coronária em Lesão Com Trombo: Qual a Melhor Abordagem Técnica? Lino Gonçalves Serviço de Cardiologia, Hospitais da Universidade de Coimbra.
Page 24: Intervenção Coronária em Lesão Com Trombo: Qual a Melhor Abordagem Técnica? Lino Gonçalves Serviço de Cardiologia, Hospitais da Universidade de Coimbra.

Qual é a Minha Estratégia Para Tratar Lesões com Trombos?

Doente

Inibidores GP IIb/IIIaDurante 24-48h

ICP DIFERIDAStenting directo?Trombectomia ?

Protecção distal ?

Reopro

ICP URGENTETrombectomia ?Stenting directo?Protecção distal ?

Estável Instável

Page 25: Intervenção Coronária em Lesão Com Trombo: Qual a Melhor Abordagem Técnica? Lino Gonçalves Serviço de Cardiologia, Hospitais da Universidade de Coimbra.

Conclusões• Os resultados dos estudos apresentados até ao

momento sugerem que a utilização de dispositivos de aspiração de trombos, no contexto da angioplastia primária se associa a uma:

– Redução da embolização distal (angiografia).

– Melhoria da perfusão miocárdica.

– Melhoria da resolução do supra ST.

– Ausência de melhoria da sobrevida/re-enfarte 30 dias.

Page 26: Intervenção Coronária em Lesão Com Trombo: Qual a Melhor Abordagem Técnica? Lino Gonçalves Serviço de Cardiologia, Hospitais da Universidade de Coimbra.

• Mais estudos de larga escala e seguimentos mais prolongados são necessários para se obter uma conclusão definitiva.

• Até lá, o uso rotineiro destes dispositivos para prevenir a embolização distal no contexto do EAM com supra ST, não pode ser recomendado.

• No entanto, o seu uso selectivo em doentes com grande carga trombótica pode ser útil.

Conclusões

Page 27: Intervenção Coronária em Lesão Com Trombo: Qual a Melhor Abordagem Técnica? Lino Gonçalves Serviço de Cardiologia, Hospitais da Universidade de Coimbra.
Page 28: Intervenção Coronária em Lesão Com Trombo: Qual a Melhor Abordagem Técnica? Lino Gonçalves Serviço de Cardiologia, Hospitais da Universidade de Coimbra.

Caso Clínico

Page 29: Intervenção Coronária em Lesão Com Trombo: Qual a Melhor Abordagem Técnica? Lino Gonçalves Serviço de Cardiologia, Hospitais da Universidade de Coimbra.

Antecedentes

• Doente sexo masculino de 76 anos.

• EAM inferior em Junho de 2003.

• Antecedentes de ICP :– ICP primária - 3 BMS (3,0mm) na CD (Junho 2003)– ICP programada – 1 BMS (3,5mm) na DA (Julho de 2003)

• Factores de risco: HTA, dislipidemia, tabagismo e Diabetes tipo II.

• Apresenta-se em (9 Abril 2007) com EAM c/ Supra ST inferolateral, com 1 hora de evolução.

Page 30: Intervenção Coronária em Lesão Com Trombo: Qual a Melhor Abordagem Técnica? Lino Gonçalves Serviço de Cardiologia, Hospitais da Universidade de Coimbra.

Electrocardiograma

Page 31: Intervenção Coronária em Lesão Com Trombo: Qual a Melhor Abordagem Técnica? Lino Gonçalves Serviço de Cardiologia, Hospitais da Universidade de Coimbra.

Terapêutica Prévia

• Ambulatório: AAS, antidiabéticos orais, carvedilol, captopril.

• Pré-hospitalar: AAS, morfina, metoclopramida.

• Hospitalar: morfina, enoxaparina, Reopro, clopidogrel (600 mg).

ICP Primária

Page 32: Intervenção Coronária em Lesão Com Trombo: Qual a Melhor Abordagem Técnica? Lino Gonçalves Serviço de Cardiologia, Hospitais da Universidade de Coimbra.

Ventriculografia

Page 33: Intervenção Coronária em Lesão Com Trombo: Qual a Melhor Abordagem Técnica? Lino Gonçalves Serviço de Cardiologia, Hospitais da Universidade de Coimbra.

Coronariografia Esquerda

Page 34: Intervenção Coronária em Lesão Com Trombo: Qual a Melhor Abordagem Técnica? Lino Gonçalves Serviço de Cardiologia, Hospitais da Universidade de Coimbra.

Coronariografia Direita

Page 35: Intervenção Coronária em Lesão Com Trombo: Qual a Melhor Abordagem Técnica? Lino Gonçalves Serviço de Cardiologia, Hospitais da Universidade de Coimbra.

Que Material Usar?

• Launcher JR 4 (6F).• Guia Pilot 50.

Aspirador de Trombos ?

Export

Page 36: Intervenção Coronária em Lesão Com Trombo: Qual a Melhor Abordagem Técnica? Lino Gonçalves Serviço de Cardiologia, Hospitais da Universidade de Coimbra.

Resultado Após Trombectomia

Page 37: Intervenção Coronária em Lesão Com Trombo: Qual a Melhor Abordagem Técnica? Lino Gonçalves Serviço de Cardiologia, Hospitais da Universidade de Coimbra.
Page 38: Intervenção Coronária em Lesão Com Trombo: Qual a Melhor Abordagem Técnica? Lino Gonçalves Serviço de Cardiologia, Hospitais da Universidade de Coimbra.

Impossibilidade de Passar Balão

Sprinter 1,5 / 15 mm

Page 39: Intervenção Coronária em Lesão Com Trombo: Qual a Melhor Abordagem Técnica? Lino Gonçalves Serviço de Cardiologia, Hospitais da Universidade de Coimbra.

Guia Rentrough

Segunda Guia Passou…

Page 40: Intervenção Coronária em Lesão Com Trombo: Qual a Melhor Abordagem Técnica? Lino Gonçalves Serviço de Cardiologia, Hospitais da Universidade de Coimbra.

Ryujin plus 1,5 / 20 mm

Balão Finalmente Passou …

Page 41: Intervenção Coronária em Lesão Com Trombo: Qual a Melhor Abordagem Técnica? Lino Gonçalves Serviço de Cardiologia, Hospitais da Universidade de Coimbra.

Taxus 3,5 / 23 mm

Implantação de Stent

Page 42: Intervenção Coronária em Lesão Com Trombo: Qual a Melhor Abordagem Técnica? Lino Gonçalves Serviço de Cardiologia, Hospitais da Universidade de Coimbra.

Taxus 3,5 / 28 mm

Implantação de Stent Proximal

Page 43: Intervenção Coronária em Lesão Com Trombo: Qual a Melhor Abordagem Técnica? Lino Gonçalves Serviço de Cardiologia, Hospitais da Universidade de Coimbra.

Sobredilatação e Resultado Final

Page 44: Intervenção Coronária em Lesão Com Trombo: Qual a Melhor Abordagem Técnica? Lino Gonçalves Serviço de Cardiologia, Hospitais da Universidade de Coimbra.

Terapêutica na Alta

• AAS 100 mg id.

• Carvedilol 6,25 mg 2id.

• Perindopril 5 mg id.

• Clopidogrel 75 mg id durante 1 ano.

• Ezetimibe 20 mg id.

• Pravastatina 40 mg id.

• ADO.

Page 45: Intervenção Coronária em Lesão Com Trombo: Qual a Melhor Abordagem Técnica? Lino Gonçalves Serviço de Cardiologia, Hospitais da Universidade de Coimbra.

Muito Obrigado Pela Vossa Atenção !