Introdução

8
Fatec Osasco Pref° Hirant Sanazar Manutenção Industrial Ensaios não destrutíveis Líquido Penetrante Professor Arruda Nome: Murilo Rantechieri Aquino

description

31131

Transcript of Introdução

Page 1: Introdução

Fatec Osasco

Pref° Hirant Sanazar

Manutenção Industrial

Ensaios não destrutíveis

Líquido Penetrante

Professor Arruda

Nome: Murilo Rantechieri Aquino

Page 2: Introdução
Page 3: Introdução

Introdução

O ensaio por Líquido Penetrante (LP), é um método de ensaio não destrutivo (END) utilizado unicamente para detectar descontinuidades que estejam abertas para a superfície como trincas, dobras, poros, etc. Esse método é de simples aplicação, mas requer do inspetor alguns cuidados durante as etapas do ensaio.

Ensaio de Líquido penetrante

O ensaio consiste na aplicação do penetrante na superfície para a penetração em uma pequena descontinuidade superficial e desobstruída, em seguida deve-se remover o excesso do penetrante cuidadosamente para que o líquido dentro da descontinuidade não seja removido juntamente com o excesso. O próximo passo é a aplicação do revelador para que o líquido saia e evidencie a descontinuidade.

Para uma correta aplicação do ensaio, deve-se seguir as seguintes etapas:

Limpeza inicial da superfície – Utilizando panos, esmerilhamento, escovamento, etc. Aplicação do penetrante na superfície ensaiada – Utilizando pincéis, sprays ou derramamento. Tempo de penetração, para uma correta penetração do líquido nas pequenas descontinuidades.

4 Remoção do excesso de penetrante e secagem da superfície.5 Aplicação do revelador e tempo para interpretação dos resultados.6 Avaliação dos resultados.7 Registros dos resultados.

8 Limpeza final da peça.

Para garantir a qualidade e a eficiência do ensaio de líquido penetrante, devemos utilizar um procedimento qualificado, estabelecendo os requisitos de aplicação e realização de cada etapa do ensaio.

Vantagens na utilização de ensaios por líquidos penetrantes

- Detecção de descontinuidades imperceptíveis a olho nu;- Não existe limitação quanto à geometria da peça;- Ensaio rápido e de baixo custo;- Fácil execução e;- Aplicáveis em materiais magnéticos e não magnéticos.

Desvantagens na utilização de ensaios por líquidos penetrantes

- Detecta somente descontinuidades superficiais e que estejam desobstruídas;- Não proporciona registro permanente dos resultados;- Não é possível inspecionar materiais porosos.

Page 4: Introdução

Materiais penetrantes

Líquido penetrante:

Os líquidos penetrantes devem possuir características de penetrar em pequenas descontinuidades durante a penetração (efeito da capilaridade) e também não pode ser removido facilmente das descontinuidades durante a remoção do excesso na superfície. Essas características do líquido é possível devido ao balanceamento de algumas propriedades físicas.

• Tensão superficial• Capilaridade• Molhabilidade• Viscosidade• Volatilidade• Ponto de fulgor• Densidade• Toxidade• Solubilidade

Em relação a visibilidade do líquido penetrante, pode ser utilizado o penetrante colorido ou o penetrante fluorescente.

O penetrante colorido normalmente possui a de cor avermelhada que pode ser visualizado sob luz branca ou luz natural. O penetrante fluorescente possui a cor verde-amarelado somente quando observado com a luz ultravioleta utilizando-se equipamentos apropriados.

Removedores:

São produtos utilizados para remover o excesso de penetrante da superfície. Nesta etapa alguns cuidados devem ser observados para não remover o penetrante de dentro da descontinuidade.

Existem quatro tipos de remoção dos líquidos penetrantes:

• Remoção à base da água;• Remoção a base de solvente;• Remoção utilizando emulsificador hidrofílico e;• Remoção utilizando emulsificador lipofílico.

Revelador:

O revelador é um produto que age como um “mata-borrão” utilizado para “absorver” o penetrante para fora da descontinuidade e evidenciar uma imperfeição na superfície em ensaio. O revelador é utilizado também para fornecer um fundo branco na superfície para contrastar com o penetrante que sai da descontinuidade, quando utilizamos a técnica colorida.

Existem quatro tipos de reveladores para serem utilizados no ensaio de líquido penetrante:

• Revelador seco;• Revelador úmido em suspensão aquosa;• Revelador úmido em solução aquosa e;• Revelador úmido não aquoso ou solúvel em solvente.

Page 5: Introdução

O líquido penetrante pode ser utilizado nas seguintes técnicas:

I. II. Visualização

III. Tipo I Fluorescente

IV. Tipo II Colorido

V. Remoção do excesso

VI. Método A Removível a água

VII. Método B Pós emulsificável lipofíclico

VIII. Método C Removível a solvente

IX. Método D Pós emulsificável hidrofílico

Sensibilidade do ensaio:

Para a escolha do melhor método a ser utilizado, deve-se levar em conta diversos fatores em relação ao ensaio: tipo da peça, produtividade esperada, superfície da peça, sensibilidade requerida, processo de fabricação, descontinuidades inerentes ao processo, entre outros. Em função desses fatores podemos escolher o método de ensaio aplicável para a situação, por exemplo:

Em um ensaio de uma superfície retificada, não devemos utilizar um penetrante removível a água, pois provavelmente a superfície está acabada e a água poderá prejudicar esta superfície. Nesse caso devemos utilizar um penetrante removível a solvente.>

Em um ensaio de uma superfície forjada, não devemos utilizar um penetrante removível a solvente, devido a dificuldade de remoção do penetrante em função do acabamento superficial da peça. Nesse caso devemos utilizar um penetrante removível a água.

Page 6: Introdução

Relatório do ensaio da Peça:

Primeiramente a peça foi higienizada para que não ocorra nenhuma interferência na penetração do composto.

Em seguida aplicamos o líquido penetrante e aguardamos o seu tempo de ação sobre a peça.

Page 7: Introdução

Após a reação a peça é previamente limpa antes de se aplicar o Líquido Revelador.

Após aguardar o revelador agir, Podemos notar claramente as trincas existentes na peça.