Introdução à Educação a Distância - EAD.pdf

download Introdução à Educação a Distância - EAD.pdf

of 28

Transcript of Introdução à Educação a Distância - EAD.pdf

  • 8/19/2019 Introdução à Educação a Distância - EAD.pdf

    1/28

    Introdução àEducação a Distância   1ª VA

     A

  • 8/19/2019 Introdução à Educação a Distância - EAD.pdf

    2/28

    Copyright © 2013 Associação Educativa Evangélica

    © Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução no todo ou emparte, sem autorização prévia por escrito do detentor dos direitos autorais.A violação dos Direitos Autorais (Lei nº 9610/98) é crime estabelecidopelo artigo 48 do Código Penal.

    A Associação Educativa Evangélica - AEE não se responsabiliza peloconteúdo do texto formulado pelo Autor, se eximindo de ideias que possam

    expressar teor que não estejam coerentes com a legislação vigente nopaís e a missão da AEE. O conteúdo é de inteira responsabilidade do autor,cabendo ao mesmo responder a qualquer ação judicial ou extrajudicialrelativo ao seu conteúdo.

    CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS - UniEVANGÉLICA

    Chanceler

    Geraldo Henrique Ferreira Espíndola

    Reitor

    Carlos Hassel Mendes da Silva

    Pró-Reitor Acadêmico

    Marcelo Mello Barbosa

    Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária

    Francisco Itami Campos

    Diretor de Educação a DistânciaMarcos Wesley Silva

    Autores

    Marcos Wesley Silva

    Palmira Bernardino de Oliveira Pereira

    SILVA, M.W.OLIVEIRA, P. B.

    Introdução à Educação a Distância. Caderno de Conteúdo paraEducação a Distância. Anápolis: Centro Universitário de Anápolis- UniEVANGÉLICA, 2013.

    1. Educação a Distância 2. História 3. Conceitos 4. Fundamentos5. Letramento Digital 6. Perl do Aluno EAD.

  • 8/19/2019 Introdução à Educação a Distância - EAD.pdf

    3/28

    1Educação a Distância:Histórico, Conceito,

    Características eFundamentos

    A modalidade de educação a distância, em decorrência dasconstantes mudanças da sociedade contemporânea, tem comogrande contribuição ressignicar as formas de ensinar e aprender.Esse aspecto vem contribuindo, não apenas no sentido dedemocratizar a educação, mas para o oferecimento da formaçãoprossional de muitas pessoas. Vamos aprender um pouco sobreo surgimento da EAD no Brasil, suas principais características efundamentos.

     9 Conhecer o histórico da criação da modalidade a distância noBrasil.

     9 Reconhecer as principais características e fundamentosque nortearam o oferecimento de cursos na modalidade adistância.

     9

    Analisar o processo histórico de oferecimento de cursosna modalidade a distância e suas contribuições parademocratização do ensino.

    Democratizar:

    Tornar acessível atodas as classes,popularizar.

    Glossário

  • 8/19/2019 Introdução à Educação a Distância - EAD.pdf

    4/28

     _ 

    4

          E      A      D

    Educação a Distância: Histórico, Conceito e Características

    A modalidade de educação a distância, conhecida como EAD, utiliza variadosrecursos como correspondência, rádio e TV há alguns anos, entretanto, podemosdizer que essa forma de estudar ainda é nova quando se refere à utilizaçãodas TICs, Tecnologias da Informação e Comunicação. Esta modalidade deeducação tornou-se efetiva no Brasil desde a publicação do Decreto-Lei 2.494de 1998 no qual dene a Educação a distância como "uma forma de ensinoque possibilita a autoaprendizagem, com a mediação de recursos didáticossistematicamente organizados [...]”.

    A EAD vem se consolidando como uma nova possibilidade de qualicaçãoe formação prossional de pessoas dos mais diferentes lugares, sobretudoporque possui como princípios, a exibilidade de tempo e espaço e maiorautonomia do aluno para desenvolvimento das atividades e aquisição do seuaprendizado. Isso signica que o aluno poderá escolher qual o melhor horárioe local para estudar e realizar as suas atividades. Não há a rigidez da sala deaula e dos horários xos, que acabam contribuindo para que muitos alunos

    não possam se dedicar a sua formação, uma vez que teriam que abandonar otrabalho que já realizam ou se deslocar para outro local.

    A educação a distância nos condiciona a ideia imediata de ausência doprofessor e aluno em um ambiente convencional, denominado sala de aula.Entretanto, é fundamental ter clareza de que os hábitos e as aptidões dosalunos determinam, em grande parte, o sucesso nas aulas on-line , e esteé um fator que o aluno pode e deve controlar. Outra clareza que o alunodeverá ter é que, durante todo o processo de estudo há a presença de umprofessor, tutor mediador e tutor presencial que interagem com ele por meio

    do Ambiente Virtual de Aprendizagem e presencialmente nos Polos de ApoioPresencial.

    Durante todo o processo, o aluno não estará sozinho em nenhummomento, pois o Ambiente Virtual de Aprendizagem oferecepossibilidade de interação com os demais participantes do curso,por meio de mensagens instantâneas, fóruns e chat . Além disso,o professor estará ao seu lado orientando os seus estudos,esclarecendo dúvidas, propondo oportunidades para aprender

    sempre mais. Aluno e professor estão separados, pois não estãoem uma sala de aula, porém juntos virtualmente.

    Então, uma vez que escolheu estudar a distância, vamos fazer uma reexãosobre a importância dessa modalidade de ensino para a mudança de umasociedade com demandas sociais e econômicas em constante transformação?

    As mudanças fazem parte das dinâmicas sociais e ocorrem em ritmo acelerado,sobretudo, no que se refere ao crescente desenvolvimento das TICs. A partir

    dessas mudanças podemos perceber como as tecnologias trouxeram paranossa vida uma nova dinâmica, não é verdade? E o mercado de trabalhoacompanha esta evolução do mundo, por isso é muito importante desenvolverhabilidades para uso e aplicação das tecnologias, seja para estudar, para

  • 8/19/2019 Introdução à Educação a Distância - EAD.pdf

    5/28

    _ 5

          E      A      D

    ead.unievangelica.edu.br

    trabalhar ou se relacionar com as pessoas.

    Hoje, em todos os setores da sociedade, temos presente um aparato tecnológico contribuindo para que tudo se torne mais funcional e melhor.Nas lojas onde fazemos compras, nos bancos, nas escolas podemos percebera presença das tecnologias, que, quando bem utilizadas, são ferramentaspoderosas que trabalham em nosso favor. Elas serão grandes aliadas nessemomento em que escolheu estudar a distância.

    Mas o que é estudar a distância? Vamos compreender por meio de registro dedois estudiosos, Chaves e Belloni.

    Segundo Chaves (1999) a EAD é “uma modalidade de educação bastanteantiga, sendo uma forma de ensino que ocorre quando o aluno e o professorestão separados no tempo ou no espaço”.

    Já para Belloni (2008), “a educação aberta e a distância aparece cada vezmais, no contexto das sociedades contemporâneas, como uma modalidadede educação, extremamente adequada e desejável para atender às novas

    demandas educacionais decorrentes das mudanças na nova ordem econômicamundial”.

    Podemos compreender, dessa forma, que a EAD é uma modalidade de ensinoem que alunos e professores estão separados espacial e/ou temporalmente.Essa modalidade, mediada pelas tecnologias da informação e comunicação,nos apresenta novas formas de ensino e aprendizagem transformando oensino de forma inovadora, exível e sem distâncias.

    Então, podemos entender que estudar a distância é participar de um jeito,não tão novo de ensinar e aprender, onde os alunos se encontram em espaçoseparado, mas junto com os professores e os alunos do mesmo curso pormeio do Ambiente Virtual de Aprendizagem, ou outro recurso escolhido peloprofessor.

    Como podemos estar juntos? As tecnologias contribuirão bastante paraaproximar e garantir que os laços estejam cada vez mais estreitos. Emque momento o aluno perceberá isso? Durante os fóruns propostos pelosprofessores e mediados pelos tutores, nos chats  considerados bate-paposvirtuais, onde discutirão a respeito de um assunto especíco, durantes asTeleaulas, nas mensagens enviadas pelo aluno ao professor ou que o professor

    envia aos alunos. Enm, são muitas as possibilidades de tornar o vínculo entreos participantes mais fortalecido.

    Atualmente, estamos passando por um período de transição, e, por essarazão, muitos valores precisam ser repensados e, conceitos anteriormentecertos, adquirem status de incerteza. As distâncias e fronteiras passam poruma releitura, uma vez que a percepção do homem é alterada em função dastecnologias comunicacionais, dentre elas a televisão, os celulares, os tablets,a internet. A distância se torna invisível, uma vez que podemos estar juntospor meio da voz e da exibição da imagem, permitidos pelas tecnologias.

    Aparato:

    Refere-se aosrecursos tecnológicosdisponíveis parauso. São exemplo oscomputadores, os

    celulares, a televisão.

    Contemporânea: 

    Que é do mesmotempo. Que é daépoca atual, dotempo em que sefala.

    Demanda:

    Exigências,necessidades.

    Glossário

  • 8/19/2019 Introdução à Educação a Distância - EAD.pdf

    6/28

     _ 

    6

          E      A      D

    Veja uma parte da música de Gilberto Gil, ganhadora do Grammyem 2007. A música fala das possibilidades de reunir um grupo depessoas para discutir um assunto, possibilidade muito interessantee que você terá oportunidade em participar durante os seusestudos:

    Eu quero entrar na redePromover um debate

    Juntar via Internet

    Um grupo de tietes de Connecticut

    Um grupo de tietes de Connecticut

    Disponível em: .

    Acesso em: 19 fev. 2016.

    Você se surpreende com o desenvolvimento das tecnologias? Já parou parapensar em quantos aplicativos, recursos e possibilidades de interação econhecimento elas nos proporcionam nesse contexto educacional, a EAD surgecomo possibilidade para oferecer formação prossional a um contingente maiorde pessoas e diminuindo as diferenças e desigualdades, uma vez que o Brasil,pela sua abrangência territorial, necessita de uma educação que derrubebarreiras geográcas e alcance pessoas que moram em locais distantes, compouco acesso a cursos. 

    O que são TICs e como surgiu esse termo?

    Chamamos Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC aos procedimentos,métodos e equipamentos para processar informação, ou seja, perceber,compreender uma informação. A partir do desenvolvimento tecnológico,as informações se tornaram menos palpáveis, uma vez que a digitalizaçãocontribui bastante para esse processo.

    Figura 1: Tecnologias

    Fonte: © stokkete | fotolia ®

    http://letras.mus.br/gilberto-gil/68924/http://letras.mus.br/gilberto-gil/68924/

  • 8/19/2019 Introdução à Educação a Distância - EAD.pdf

    7/28

     _ 

    7

          E      A      D

    AS TICs surgiram com a revolução da informática, telemática e darevolução industrial e vem se desenvolvendo gradualmente desdea segunda metade da década de 1970, principalmente, nos anos90.

    O ENIAC, primeiro computador digital, pesava 30 toneladas

    e ocupava muito espaço. Era constituído por 19 000 válvulase consumia 200 quilowatts de eletricidade. Era utilizadoexclusivamente por cientistas e servia para fazer cálculos.

    Primeiras iniciativas de EAD no Brasil

    A educação a distância, ao contrário de que muitos acreditam, não surgiu como computador, iniciou com a comunicação e transmissão das informações viarádio e depois com folhetos enviados por meio dos correios.

    A primeira tecnologia que permitiu as pessoas de se comunicarem face a facefoi a escrita. Isso fez com que iniciasse o que chamamos de “modalidade deeducação a distância”.

    A Fundação Rádio Sociedade do Rio de Janeiro foi a primeira escola namodalidade a distância no Brasil e iniciou suas atividades por volta de 1923.Suas atividades consistiam no ensino de Línguas Estrangeiras. SegundoBelloni (2008), antes, o Instituto Rádio Monitor já oferecia essa modalidadede educação, cuja preocupação era utilizar o rádio como meio para ensinar.Muitos deverão ter na memória o Instituto Universal Brasileiro criado em

    1941. Foi a segunda escola a distância a ser fundada no Brasil e, responsávelpela formação prossional técnica na modalidade a distância. Os programaseram veiculados pelo rádio e o material impresso era enviado aos alunos, ecom exercícios enviados pelo correio.

    Imagine como eram ofertados os cursos antes das novastecnologias. Vamos conhecer a forma de divulgação dos cursosque o Instituto Universal Brasileiro utilizava para chegar até a suaclientela? Veja a imagem abaixo e perceba como eram os folhetosenviados pelo correio aos alunos.

  • 8/19/2019 Introdução à Educação a Distância - EAD.pdf

    8/28

    _ 8

          E      A      D

    ead.unievangelica.edu.br

    Figura 2: Revista do Instituto Universal Brasileiro

    Disponível em: . Acesso em: 19 fev. 2016.

    De acordo com Belloni (2008), atualmente, todas as concepções metodológicassão utilizadas nessa modalidade de ensino, que emerge ditando novosconceitos, bem como uma nova linguagem de comunicação. Dessa novalinguagem derivam a educação hipertextual, cujas características são:interatividade, a não linearidade e a intertextualidade, ou seja, a criaçãode um texto a partir de outro e heterogeneidade no ambiente eletrônico emrede.

    Essa geração, baseada em redes de conferências por computador e recursosmultimídias, oferece possibilidades de maior dinamicidade no processoeducacional, com ênfase no aluno, em seu ritmo de estudo, característicaspessoais de aprender, sem delimitação de espaço e tempo. Entenda-se aquique, apesar de toda a exibilidade, há que se investir no acompanhamento e

    na interação permitidas pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem, oferecendouma navegação eciente que desenvolva a autonomia e com isso oaprendizado.

    A EAD no Brasil tem aproximadamente um século de existência e vemampliando-se e ganhando maior divulgação a partir do desenvolvimento dosmeios de comunicação, especialmente da comunicação digital. O órgão queregulamenta a oferta dos cursos na modalidade a distância no Brasil é o MEC.A regulamentação atende a Lei nº 9.394, de 1996 e Decreto nº. 5.622, de 19de dezembro de 2005 e também os referenciais de qualidade do Ministério daEducação – MEC. Esta modalidade, com certeza fará com que o aluno tenhamaior exibilidade para aprender.

    http://abcimaginario.blogspot.com.br/2012/05/coisas-antigas-instituto-universal.htmlhttp://abcimaginario.blogspot.com.br/2012/05/coisas-antigas-instituto-universal.htmlhttp://abcimaginario.blogspot.com.br/2012/05/coisas-antigas-instituto-universal.htmlhttp://abcimaginario.blogspot.com.br/2012/05/coisas-antigas-instituto-universal.html

  • 8/19/2019 Introdução à Educação a Distância - EAD.pdf

    9/28

     _ 

    9

          E      A      D

    Veja as vantagens de participar de um curso a distância.

    A reportagem do Bom Dia Brasil foi mostrada em fevereiro de2011 demostrando o excelente crescimento da Educação aDistância no Brasil.

    Disponível em: .

    Acesso em: 19 fev. 2016.

    Ainda, tendo como principal suporte o material impresso, a partir de 1970,passou-se a utilizar recursos tecnológicos, como a televisão, o vídeo e telefone.Nesse período, surge na Europa e EUA as primeiras Universidades Abertas.Este período foi considerado a segunda geração da educação na modalidadea distância e os programas ainda eram considerados experimentais e comfuncionamento precário.

    No Brasil, pode-se dizer que o marco legal da expansão apresentada foi oartigo 80 da LDB (Lei 9.394 de 1996), onde dispõe que “o Poder Públicoincentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino adistância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educaçãocontinuada”.

    O perl do aluno que estuda a distância é diferente de quemestuda presencialmente, você concorda? Podemos perceber queos alunos que procuram estudar a distância, são pessoas que não

    dispõem de tempo para estar em um mesmo local regularmente. Oque diferencia é que a distância, o aluno deve ser comprometido,disciplinado e persistente com o seu aprendizado.

    O Decreto n.º 5.622, de 19 de Dezembro de 2005 regulamenta o art. 80da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizese bases da educação nacional e a oferta de vários cursos, de graduação,pós-graduação e mestrado a distância. Nesse sentido, houve nos últimosanos, maior aceitação da educação a distância nas áreas acadêmicas, uma

    vez que a internet tem atraído milhões de educadores para experiência comideias e técnicas de ensino e aprendizagem a distância.

    Nesse sentido, com os aspectos legais que norteiam o oferecimento damodalidade EAD, surge a preocupação de que a educação deve vincular-seao mundo do trabalho e à prática social, sendo necessária a liberdade deaprender, ensinar, pesquisar e divulgar cultura, o pensamento, a arte e o saber.Também, é requisito no decreto, a garantia ao respeito à liberdade, apreçoà tolerância, garantia de padrão de qualidade, vinculação entre educaçãoescolar, o trabalho e as práticas sociais.

    https://www.youtube.com/watch?v=mNOzVEHFIlMhttps://www.youtube.com/watch?v=mNOzVEHFIlM

  • 8/19/2019 Introdução à Educação a Distância - EAD.pdf

    10/28

    _ 10

          E      A      D

    ead.unievangelica.edu.br

    Somente nos anos de 2011, mais de seis milhões de pessoasrealizaram algum tipo de curso a distância, de acordo com oCenso da Educação a Distância de 2011.

    A partir dessa informação, podemos perceber como as pessoas têm procuradoa modalidade de educação a distância para se prossionalizar e adquirirmaiores conhecimentos a respeito de uma área de estudo. A exibilidade dehorários para quem faz educação a distância foi um dos motivos que levouao crescimento deste modelo de educação no Brasil.

    O privilégio de apenas estudar, sem ter que trabalhar é para poucos econseguir conciliar horários nunca foi tarefa fácil. Outro ponto positivo, paraquem quer estudar a distância é a possibilidade de obter informação emqualquer lugar através da internet.

    A educação a distância possibilita, principalmente, o alcance de pessoas quenão têm universidades próximas ao local onde vivem ou trabalham. Pessoasque moram em cidades menores ou não conseguem por algum motivo sedeslocar para uma faculdade podem lançar mão da tecnologia para acessarfacilmente professores e conteúdos.

    Percebemos, neste tema, a importância da modalidade de educaçãoa distância ofertada no Brasil, sobretudo para os que moramem cidades mais distantes e não tem acesso a universidades.

    Discorremos também sobre o surgimento, histórico e os aspectoslegais estabelecidos pelo Ministério da Educação – MEC para aoferta de cursos a distância. É importante que o aluno percebaque a legislação está atenta sobre os critérios de qualidade paraque possa estudar e como, com o tempo, avançamos em direçãoa uma nova forma de aprender e ensinar.

  • 8/19/2019 Introdução à Educação a Distância - EAD.pdf

    11/28

     _ 

    11

          E      A      D

    Referências

    BELLONI, Maria Luiza. Educação a Distância. Ed. Autores Associados; 5ªEdição. São Paulo, 2008.

    BRASIL, Decreto no 2.494 de 10 de Fevereiro de 1998.  Altera o artigo 80da Lei no 9.394 (referente ensino a distância) (revogado pelo Decreto no5.622). Brasília: Presidência da República. 1998. Disponível em: . Acesso em:19 fev. 2016.

    CHAVES, Eduardo O. Ensino a distância: conceitos básicos , on-line. 1999.Disponível em: . Acesso em: 19 fev. 2016.

    GIL, Gilberto. Pela Internet . Disponível em: . Acesso em: 19 fev. 2016.

    MOTA, Caio Argolo. O Mundo do Futuro - Inteligência. avi. Disponível em:

    . Acesso em: 19 fev.2016.

    OLIVEIRA, Palmira Bernardino de. Formação de Educadores a Distância eIntegração de Mídias. Avercamp. São Paulo. 2005.

  • 8/19/2019 Introdução à Educação a Distância - EAD.pdf

    12/28

    _ 12

          E      A      D

    ead.unievangelica.edu.br

    2 Letramento DigitalPercebemos cada vez mais presente em nosso cotidiano os

     jogos, aplicativos variados em celulares e troca de e-mail. Seantes a preocupação era com a aquisição de mecanismos deleitura, hoje a preocupação maior encontra-se em não apenasler, mas compreender conceitos, signicados. A isso chamamosde letramento digital e que envolve o conhecimento e domíniodos mais variados recursos computacionais com funcionalidadesvariadas.

    Neste tema, iremos aprender o que é letramento, sobretudoletramento digital, e como o domínio dessa linguagem contribuipara melhoria do aprendizado a distância, mediado portecnologias.

     9 Conceituar e diferenciar letramento e letramento digital

     9 Compreender a importância do domínio do letramento digital

    e suas implicações para a aprendizagem a distância. 9 Reconhecer a importância do domínio de ferramentas

    computacionais para uso de Ambientes Virtuais deAprendizagem.

  • 8/19/2019 Introdução à Educação a Distância - EAD.pdf

    13/28

     _ 

    13

          E      A      D

    Letramento Digital

    Pensar em letramento  nos vem à ideia inicial de que estamos em umaescola e estudando pelos meios tradicionais, ou seja, lendo e escrevendo pormeio dos livros e cadernos, não é?

    Contudo, com os avanços da tecnologia, temos ao lado do letramentotradicional, que é a leitura e escrita usual, uma variedade de interações com

    as mídias digitais, especialmente com a Internet. Dessa forma podemosperceber o quanto o uso das novas tecnologias, como computadores,tablets, celulares vêm provocando alterações também na forma de ensinare aprender.

    Esses avanços fazem com que as pessoas tenham a necessidade de aprendera lidar com novas ferramentas tecnológicas, uma vez que cada vez maisnossas atividades, prossionais ou não, requerem o domínio desses recursos.

    Você já parou para pensar na primeira vez que comprou umcelular com variadas funções, ou esteve em frente a um terminalde caixa eletrônico e, de repente, não sabia bem o que fazercom tantas funções? Qual a primeira reação? Fugir? É sobreesse tipo de situação que precisamos falar agora. O letramentodigital é como se nós precisássemos aprender uma linguagemdiferente. Ao utilizar um equipamento, certamente, a linguagemdigital estará presente e você precisará compreender como elase organiza.

     

    Dentro desse contexto, o letramento digital se torna essencial paracompreensão e consumo das mídias de massa, como a televisão e a internet.Exemplo disso é que em contexto educacional o letramento contribui paracolaborar para que os alunos possam desenvolver habilidades para utilizaçãocrítica e consciente dos meios de comunicação e internet.

    A habilidade de ler criticamente, selecionar informações e construirconhecimento é uma das preocupações dos educadores. Desenvolver umacompreensão consciente e crítica da natureza dos meios de comunicação,

    das técnicas utilizadas por eles, e o impacto dessas técnicas é fundamentalpara um bom desempenho escolar. Como se desenvolve essa compreensão?Acreditamos que, ao realizar a leitura de um texto disponível em uma páginada internet, compreender o que está escrito e analisar essas informações,demonstra que você já adquiriu letramento digital. Mas, além disso, adquirirhabilidades de pesquisa e análise sobre conteúdos digitais se tornamfundamentais nos dias atuais.

    Letramento:

    Considera-seletramento oresultado da açãode ensinar a ler eescrever. É o estado

    ou a condiçãoque adquire umgrupo social ouum indivíduo comoconsequência deter-se apropriado daescrita.

    Glossário

  • 8/19/2019 Introdução à Educação a Distância - EAD.pdf

    14/28

    _ 14

          E      A      D

    ead.unievangelica.edu.br

    Quer saber um pouco mais sobre o que signica Letramento?O vídeo produzido por uma estudante norte americana deorigem asiática - Kate M. Chong - que escreveu o poema “Queé Letramento” em 1996. Este vídeo procura ilustrar as palavrasda autora que são tão esclarecedoras sobre o que vem a serletramento.

    Disponível em: .Acesso em: 19 fev. 2016.

    Algumas imagens nos ajudam a compreender a vida sem o domínio da leituraem um Ambiente Virtual. Veja:Figura 1: Charge

    Fonte: Publicidade

    Figura 2: Charge

    Disponível em: .Acesso em: 19 fev. 2016.

    O Letramento no Ambiente Virtual

    A internet possibilita que a prática de leitura e escrita seja realizada de formamais atraente e interativa. Podem-se realizar pesquisas, acessar textos em

    http://www.youtube.com/watch?v=K8RHXK0eTQQhttp://horaciosoares.blogspot.com.br/2005_09_01_archive.htmlhttp://horaciosoares.blogspot.com.br/2005_09_01_archive.htmlhttp://www.youtube.com/watch?v=K8RHXK0eTQQ

  • 8/19/2019 Introdução à Educação a Distância - EAD.pdf

    15/28

     _ 

    15

          E      A      D

    diversos idiomas, interagir com outras pessoas por meio de redes sociais,e-mails, fóruns de discussão, blogs, conversas instantâneas.

    A internet trouxe consigo mudanças comportamentais e também contribuiupara o processo de ensino e aprendizagem. As bibliotecas virtuais, os sitesde busca, o Facebook, Twitter e Youtube são exemplos disso. O uso de novastecnologias e da mídia passa a denir o contexto de ensino e aprendizagem,entretanto, precisamos consumir essas informações de forma crítica, pois

    nem tudo que vem delas pode ser tomado como verdade.No infográco, Satler, (2013), contribui para que possamos compreender afuncionalidade, melhoria do uso de redes sociais, sobretudo no que se refereàs possibilidades de aprendizagem e apresenta as habilidades importantespara aprendermos com a internet. Conra abaixo o modelo estratégico paraaprender com as redes sociais.

    Figura 3: Infográco

    Fonte: Sathler, 2013.

    1.Ouvir

    Identifique ferramentas úteis de

    monitoramento

    Aprenda como fazer o melhor uso dessas

    ferramentas

    Descubra o que está sendo dito sobre você

    e seu segmento de atuação

    Encontre comunidades e conversações

    relevantes

    Descubra quem são os influenciadores

    mais relevantes

    2. Participar da conversação

    Entre na conversação

    Inclua conteúdos relevantes

    Agregue valor às comunidades

    Se relacione com os influenciadores

    Responda positivamente

    3. Medir e refinar

    Defina medidas relevantes de sucesso

    Monitore essas medidas

    Identifique e comunique estórias de

    sucesso

    Mantenha a alta direção informada

    Ajuste sua estratégia e medidas

    Aprender

    Seja um usuário de mídias sociais

    Estude exemplos relevantes

    Capacite gestores educacionais

    Aprenda com outros usuários

    Explore as tendências mais recentes

    Desenvolver capacidades

    Identifique “campeões” internos no uso

    das mídias sociais

    Capacite e dê suporte aso “campeões” e

    equipes

    Fique informado sobre o que está sendo

    desenvolvido

    Comece com um programa piloto

    Desenvolva uma cultura de transparência

    1.Priorizar objetivos

    Aprofunde o comprometimento do usuário

    Valorize a marca e a gestão da reputação

    Acelere a inovação aberta

    Atraia colaboradores talentosos

    Aumente as vendas

    2. Estabelecer a governança

    Identifique as oportunidades

    Entenda os riscos

    Esclareça sobre os ríscos de não assumir o

     

    compromisso

    Estabeleça políticas claras sobre o uso das

    mídias

    Comunique as políticas internas

    3. Definir atividades

    Defina a primeira e as fases subsequentes

    Priorize plataformas iniciais

    Identifique os recursos necessários

    Estabeleça responsabilidades e prazos

    Relacione com a atividade de comunicação

    offline

    Um modelo de estratégia organizacional para a aprendizagem em redes sociais

    Comprometimento

     

    Desenvolvimento da estratégia

  • 8/19/2019 Introdução à Educação a Distância - EAD.pdf

    16/28

    _ 16

          E      A      D

    ead.unievangelica.edu.br

    Veja o vídeo criado pela Experiência Discovery , da DiscoveryChannel , que demonstra como as Redes Sociais crescem.

    Disponível em: .

    Acesso em: 19 fev. 2016.

    Para Koch e Elias (2010), “a maneira de pensar em relação à leitura e àescrita vem sofrendo muitas transformações”, pois estudiosos vem tratandoa linguagem como um processo dinâmico em contextos signicativos daatividade social em diversos aspectos, como familiar e prossional.

    Por ser um espaço abrangente, ao navegar pela web, as pessoas precisamnão só de habilidades técnicas, como por exemplo, saber manusearferramentas computacionais, mas compreender como se beneciar do quea internet tem e em que ela poderá contribuir para que o desenvolvimentoda aprendizagem ocorra. Além disso, ao navegar pela internet é preciso ter

    senso crítico para avaliar a quantidade de informações produzidas livrementepor diversos indivíduos.

    Ao observar a citação de Koch e Elias (2010), percebe-se a importância quea leitura e a escrita têm na sociedade hoje. Se houve um tempo em quea escrita era de difícil acesso ou uma atividade destinada a alguns poucosprivilegiados, na atualidade, a escrita faz parte da nossa vida, seja porquesomos constantemente solicitados a produzir textos escritos, sendo, bilhetes,e-mail , listas de compras, dentre outros, seja porque somos solicitados a lertextos escritos em diversas situações do dia a dia, como, placas, letreiros,anúncios, embalagens, e-mail  e outros.

    Então, para aprender a distância, através do Ambiente Virtual deAprendizagem, você deverá ter certo domínio de uso de recursos como textoe envio de mensagem. Para rearmar essa informação, no Censo pode-seperceber que conhecimentos básicos sobre uso da internet já fazem diferençana vida, não só de jovens, mas também de pessoas na terceira idade.

    Dados do Censo de 2011 armam que a quantidade de idosos que voltaram aestudar ou que ingressaram pela primeira vez em uma faculdade aumentouconsideravelmente. Segundo dados do Ministério da Educação - MEC onúmero de pessoas cursando o ensino superior na terceira idade elevou 40%nos últimos dois anos. “Em 2012, havia 21 milhões de pessoas com 60 anosou mais no Brasil. Em 2025, a previsão é de que este número seja de 32milhões, colocando o País em sexto lugar no mundo em número de idosos.”

    Segundo Sathler (2013), os dados demonstram que os cursos a distânciatêm tido mais qualidade e atingido um maior público-alvo devido ao fácilacesso à internet e o desenvolvimento de plataformas de áudio e vídeo quepropiciam o relacionamento entre alunos e professores de cursos on-line,tornando-se bastante parecido em relação aos cursos regulares.

    Abrangente:

    Que contémuma innidadede coisas.

    Glossário

    https://www.youtube.com/watch?v=yQs8Dv_MBfQhttps://www.youtube.com/watch?v=yQs8Dv_MBfQ

  • 8/19/2019 Introdução à Educação a Distância - EAD.pdf

    17/28

     _ 

    17

          E      A      D

    Os alunos trazem suas experiências, adquiridas em ambientesdiversos, para as salas de aula. Uma das experiências ouconhecimento é o letramento digital. Neste tema analisamos comoo domínio dos recursos tecnológicos, a leitura e a escrita, possuium papel fundamental na vida de todos. O letramento digitalé hoje considerado uma das habilidades importantes para quepossamos realizar tarefas simples, como enviar uma mensagempelo celular até as mais complexas, como participar e interagirem rede social. Vimos ainda como desenvolver habilidades no usode ferramentas virtuais é importante, pois cada vez mais pessoasoptam por estudar a distância, utilizando Ambientes Virtuais deAprendizagens.

  • 8/19/2019 Introdução à Educação a Distância - EAD.pdf

    18/28

    _ 18

          E      A      D

    ead.unievangelica.edu.br

    Referências

    KOCH, I V & ELIAS, V M. Ler e compreender : os sentidos do texto. SãoPaulo; Contexto, 2010.

    PEDROSA, Neusa. Que é Letramento. Disponível em: . Acesso em: 19 fev. 2016.

    SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2ª Ed. BeloHorizonte, Autêntica, 2006.

    SOCIAIS, Agência Social Tag Mídias. Redes Sociais: Crescimento rápido.Disponível em: .Acesso em: 19 fev. 2016.

  • 8/19/2019 Introdução à Educação a Distância - EAD.pdf

    19/28

    _ 19

          E      A      D

    ead.unievangelica.edu.br

    3 O perl do aluno EADO Ambiente Virtual de Aprendizagem Desire2learn  é umaplataforma de ensino e aprendizagem que oferece ao aluno daeducação a distância, possibilidades de aprender por meio derecursos textuais, interativos e multimídia. Vamos conhecer nessetema a funcionalidade desse ambiente, sua aplicação na EAD, ascaracterísticas de sucesso de um aluno que estuda a distânciae as atividades que deverão ser desenvolvidas no decorrer dotema.

     9 Conhecer os recursos do Ambiente Vigital de AprendizagemDesire2learn.

     9 Analisar o perl, os direitos e deveres do aluno da educaçãoa distância.

     9 Reconhecer as características e atitudes promotoras desucesso em cursos na modalidade a distância.

  • 8/19/2019 Introdução à Educação a Distância - EAD.pdf

    20/28

     _ 

    20

          E      A      D

    Ambiente Virtual de Aprendizagem e o perfl do aluno EAD

    Ao escolher participar de cursos na modalidade a distância, algumas questõespodem ser levantadas. Uma delas é que, por não contar presencialmentecom um professor e não precisar sair de casa para isso, possam sugerirfacilidades irresponsáveis, a começar pela suposição de que é possívelestudar menos. Isso não é verdade, e é importante que ao ingressar em umcurso a distância o aluno tenha clareza do que espera e dedique-se, assimcomo em um curso presencial.

    Você parou para pensar nas responsabilidades e desaos que enfrentará,uma vez que escolheu estudar a distância?

    A resposta é simples: ao contrário do que se pode pensar, para ser um bomaluno de EAD é preciso, inicialmente, ter alguns cuidados, como:

    9 Procurar saber se a instituição tem autorização para ofertar cursos adistância.

     9

    Qual o suporte tecnológico e tutorial oferecido para o desenvolvimentodas atividades.

     9 Saber se o tipo de mediação e a forma de funcionamento do cursoatendem a critérios que possam contribuir para que o aluno não se sintaabandonado.

    Todos esses critérios são essenciais para o desenvolvimento de um curso adistância, mas não garantem aprendizagem. É importante que o aluno, aoingressar em um curso, decida se engajar em um aprendizado autônomo,com práticas necessárias para a negociação com problemas complexos,sobretudo o exercício da autonomia. É muito importante ter conhecimentode todos esses aspectos, pois isso garantirá êxito nas atividades acadêmicas.

    Diante dos fatores citados, o Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA, setorna a principal forma de comunicação virtual entre alunos e professores quese encontram em locais geogracamente diferentes. Isso se deve ao fato depossuirem ferramentas que possibilitam os alunos a comunicarem entre si,organizarem e registrarem suas ideias, compartilharem seus conhecimentos,tornado-se sujeitos autônomos de sua aprendizagem.

    Segundo Batista et al. (2007 apud Belloni):

    O grande desao para a educação a distância consiste em rompera estrutura presencial, delimitada pelas paredes das salas deaula, onde a interação se dá entre professor, aluno e conteúdo,e incorporar a essa estrutura as tecnologias, a comunicação e ossoftwares (programas) que permitem a modalidade de educaçãoa distância mediada por computadores.

    Para isso é fundamental conhecer a estrutura, ou seja, como o curso foiplanejado e como será desenvolvido, quem são os prossionais responsáveisno processo de construção e que papel eles desempenham. Nesse caso,

    observe desde a preparação dos conteúdos, a escolha das formas de mediaçãodos tutores com os alunos, encontros presenciais e avaliação. É importantetambém saber se o suporte tecnológico escolhido pela instituição garantiráque você tenha proximidade e alternativas diferenciadas de interação quando

  • 8/19/2019 Introdução à Educação a Distância - EAD.pdf

    21/28

    _ 21

          E      A      D

    ead.unievangelica.edu.br

    necessitar de ajuda.

    Vamos conhecer nesse momento o modelo de educação a distânciadetalhadamente escolhido pela UniEVANGÉLICA|EAD. Veremos como oAmbiente Virtual de Aprendizagem e os recursos didáticos darão o apoionecessário para o desenvolvimento dos estudos.

    O Ambiente Virtual Desire2learn e suas características

    É no Ambiente Virtual de Aprendizagem Desire2learn que teremos acessoaos conteúdos e atividades que estão propostas pelos professores. Ele é oponto inicial para os estudos.

    Este sistema possibilita acesso às aulas, realizar leituras dos conteúdos eatividades, interagir com os outros participantes e professores. Todas as suasações cam registradas e possibilitam retornar às aulas anteriores quantasvezes forem necessárias. O Ambiente Virtual de Aprendizagem apresentainformações por meio de textos, guras, sons, vídeos, animação, simulaçãode aplicativos, dentre outros.

    O Desire2learn  é um ambiente virtual desenvolvido de forma a oferecervantagem para o desenvolvimento do processo ensino e aprendizagem,pois possui ferramentas de comunicação necessárias para interação emediação, sendo assim, um ambiente agradável ao aluno. Ao acessá-lo épossível perceber que cada Componente Curricular, ou seja, a disciplina estáorganizada em torno de Temas. Os Temas apresentam o conteúdo que serátrabalhado e, consequentemente, as atividades propostas pelo Professor daDisciplina.

    A gura abaixo apresenta como está organizado cada Tema no ambientevirtual e as atividades que estarão disponíveis ao aluno. É importanteressaltar que, no Ambiente Virtual de Aprendizagem, além dos Conteúdosdisponibilizados no “Caderno de Conteúdo”, há atividades que deverão serrealizadas diariamente.

    Figura 1: Organização do Tema da Aula

    Fonte: Autora (2013).

    TEMAS

    Conteúdo

    Questionário Teleaulas

    Produçãode Texto

    AtividadePrática/

    Avaliação

    Chat  Fórum deDiscussão

  • 8/19/2019 Introdução à Educação a Distância - EAD.pdf

    22/28

     _ 

    22

          E      A      D

    Professor Play

    De acordo com a gura 1, podemos observar que durante o desenvolvimentode cada Tema, serão oferecidas formas de mediação no Ambiente Virtualde Aprendizagem para que o estudo aconteça de forma dinâmica, baseadoem mediação e acompanhamento constante dos Professores de cadaComponente Curricular e Tutores Medidores.

    Você sabia que o livro era a tecnologia mais importante para a EADantes do aparecimento das modernas tecnologias eletrônicas,especialmente as digitais?

    A partir da utilização dos Ambientes Virtuais de Aprendizagemo aluno passou a ter à sua disposição ferramentas de interaçãocomo chat , e-mail , fórum e mensagem do ambiente virtual.

    Consideramos que a mediação é um fator imprescindível para que você possadesenvolver suas atividades de forma a não se sentir isolado. Em caso de

    dúvidas, a qualquer momento o aluno poderá utilizar essas ferramentas paraque o Tutor Mediador possa auxiliá-lo em seu aprendizado. Esses recursosserão utilizados no decorrer do curso. Vamos conhecê-los?

    Formas de mediação no Ambiente Virtual Desire2learn

    Material Impresso

    O Caderno de Conteúdo é um recurso de apoio utilizado para fazeruma revisão dos conceitos estudados e desenvolvimento de atividades

    relacionadas com o tema em estudo ou para estudar quando estiver semacesso ao computador. No material impresso você terá acesso aos elementosinterativos  que contribuirão para que aprenda um pouco mais e sãoconsiderados fundamentais, pois por meio deles temos uma interação com oconteúdo, aprendendo mais e melhor por meio de vídeos, imagens e textoscomplementares.

    Caro aluno!

    Chegou o momento de aprender um pouco mais sobre o assunto

    estudado.

    Acesse o Professor Play no Ambiente Virtual.

    Disponível em: . Acesso em: 19 fev. 2016.

    Materiais Eletrônicos

    Quase sempre interativos, eles complementam o conteúdo do curso epodem ser acessados por computadores, por meio do Ambiente Virtual deAprendizagem Desire2learn.

    Abaixo listamos algumas ferramentas, consideradas materiais eletrônicos,disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem Desire2learn  que

    Interativo:

    Em que há ou ocorrecomunicação.

     Glossário

    http://hosting.desire2learncapture.com/Unievangelica/1/watch/228.aspxhttp://hosting.desire2learncapture.com/Unievangelica/1/watch/228.aspxhttp://hosting.desire2learncapture.com/Unievangelica/1/watch/228.aspxhttp://hosting.desire2learncapture.com/Unievangelica/1/watch/228.aspx

  • 8/19/2019 Introdução à Educação a Distância - EAD.pdf

    23/28

    _ 23

          E      A      D

    ead.unievangelica.edu.br

    contribuirão para o desenvolvimento do aprendizado.

    Fórum

    É uma ferramenta de debate e, por este motivo, o aluno, ao acessá-la,deverá participar com questionamentos provocativos e motivadores deaprendizagem. O fórum tem como objetivo propiciar um interessante espaçode discussão, o que contribui muito para a aprendizagem colaborativa. Neste

    espaço, ocorre a interação entre os participantes do curso, professores doComponente Curricular e Tutores Mediadores.

    O fórum é um espaço virtual que reúne as opiniões dos participantes docurso sobre determinado assunto, sendo caracterizado especialmente porter caráter dialógico e interativo. Toda contribuição, ou seja, textos escritosnos fóruns cam registrados e são importantes para que outros alunospossam aprender a partir deles e para que o Tutor Mediador possa analisaro seu percurso, a aprendizagem desenvolvida no curso.

    Chat 

    O chat   permite uma conversa em tempo real entre os participantes. Asua utilização pode ser diversicada. Este tipo de encontro on-line  podecaracterizar-se como um momento criativo, construído coletivamente paragerar novas ideias e temas a serem estudados e aprofundados.

    Estudo de Caso

    O Estudo de Caso trata de uma abordagem metodológica de investigaçãoespecialmente adequada quando procuramos compreender, explorarou descrever acontecimentos e contextos complexos, nos quais estãosimultaneamente envolvidos diversos fatores.

    Questionário

    Atividade em que o aluno lê a questão e escolhe a resposta mais adequadaa ela. O questionário pode apresentar questões de associação, cálculo,múltipla escolha, respostas dissertativas, verdadeiro/falso, descrição, entreoutros tipos. Pode ter limite de tempo, uma ou mais tentativas e mensagensde feedback  ao aluno.

    Quiz 

    É compreendido como um tipo de material didático que funciona como umaespécie de jogo de perguntas e respostas, o qual estimula diversas habilidadesdos participantes. Pode ser elaborado para ser utilizado individualmenteou de forma colaborativa, gerando-se, neste caso, uma competição entreos participantes. Nesse sentido, o quiz   pode auxiliar a construção deaprendizagens signicativas entre os participantes, por meio de um jogolúdico, no qual os alunos testam continuamente os conhecimentos.

    Produção de Texto

    É a criação de um texto usando sua imaginação ou referências bibliográcas.Trata-se de um texto que comenta determinada obra, oferecendo informaçõespara o leitor. A produção textual também pode ser expressa por meio de

    relatórios de pesquisa, de visitas guiadas e outros.

    Exercício de Aprendizagem

    São atividades onde o aluno terá acesso a um banco de questões. As questões

    Dialógico:

    Que pretende provocardiscussão, debate,diálogo.

    Feedback:

    É uma palavrainglesa que signicarealimentar ou darresposta a umadeterminado pedido ouacontecimento.

    Glossário

  • 8/19/2019 Introdução à Educação a Distância - EAD.pdf

    24/28

     _ 

    24

          E      A      D

    podem ser: verdadeiro/falso, e ou múltipla escolha, correspondência,combinação, preenchimento de espaços em branco, respostas curtas oumesmo redações mais longas.

    Teleaula

    As Teleaulas serão exibidas via satélite proporcionando a interatividadeentre alunos e professores de forma que possibilite o envio de perguntas eparticipações via chat  e via voz. O aluno participa da aula ao vivo, via satélitee interage com o Professor e o Tutor Mediador do curso via Ambiente Virtualde Aprendizagem, telefone ou e-mail . Para tal, a UniEVANGÉLICA|EADpossui uma equipe que acompanha cada um dos professores. Dessa forma,durante o Encontro Presencial, o professor ministra a Teleaula, o alunoobrigatoriamente vai ao Polo para participar, assiste à aula, participa dasatividades e dá continuidade às atividades propostas via internet.

    Alguns requisitos são essenciais para o bom desempenho nocurso durante o desenvolvimento das disciplinas. Portanto,

    verique frequentemente as mensagens no Ambiente Virtualde Aprendizagem, participe das discussões e das atividadespropostas pelo professor da disciplina, verique frequentemente,faça download e imprima o material de estudo, caso tenhadiculdade em ler na tela. Frequente também, a biblioteca doseu Polo para consultar a bibliograa básica do curso.

    Vamos conhecer quem são os envolvidos no curso do qual você faz parte?

    Abaixo podemos visualizar os principais envolvidos no processo de ensino e

    aprendizagem da UniEVANGÉLICA|EAD. É importante saber que o principalenvolvido nesse processo é você aluno! Acreditamos que os motivosque o levaram a ingressar no curso sejam para garantir o exercício desua prossão de forma exitosa. Para isso é importante o empenho emadquirir conhecimentos e habilidades que contribuirão para que os estudosproporcionem crescimento pessoal, prossional e social.

    Vejamos então, quem e quais são, as responsabilidades de cada envolvidona UniEVANGÉLICA|EAD:

    Figura 2: Envolvidos no Processo Ensino e Aprendizagem da UniEVANGÉLICA|EAD

    Fonte: Autora (2013).

    ProfessorAutor

    Professor daDisciplina

    TutorMediador

    TutorPresencial

    Coordenadorde Polo

    Elaborar conteúdo dosComponentes Curriculares.

    Acompanhar eoperacionalizar a disciplina.

    Interagir no AmbienteVirtual de Aprendizagem.

    Acompanharpresencialmente.

    Acompanharpresencialmente.

    Exitosa:

    Êxito, bem-sucedido.

     Glossário

  • 8/19/2019 Introdução à Educação a Distância - EAD.pdf

    25/28

    _ 25

          E      A      D

    ead.unievangelica.edu.br

    O Professor AutorAos professores autores cabe a escolha dos conteúdos que irão compor oCaderno de Conteúdo de cada Componente Curricular, também conhecidocomo Disciplinas. Os professores autores têm reconhecido domínio naárea do conhecimento do curso e são capacitados para escrever no âmbitoespecíco da educação a distância.

    O Professor da DisciplinaCabe ao professor de cada disciplina o acompanhamento dos alunos,elaboração de atividades e gravação de vídeoaulas sobre os conteúdos.Por meio de Teleaulas interage com os alunos tirando dúvidas e abordandoassuntos estudados.As atividades pedagógicas que acontecerão via internet serão mediadasatravés do Ambiente Virtual de Aprendizagem, também conhecido comoplataformas educacionais, entre outros, onde são disponibilizados conteúdosde cada uma das aulas, além de atividades pedagógicas, exercícios pararevisão e atividades com nalidades de avaliar a aprendizagem.

    Como falar com o Professor da DisciplinaHá no Ambiente Virtual de Aprendizagem ferramentas que possibilitam ocontato com o professor. Sempre que necessário, envie mensagem por meiodo Ambiente Virtual e solicite ajuda, esclarecimento a respeito do assuntotratado ou suas diculdades.

    Tutor MediadorA principal função do Tutor Mediador é promover a interação do aluno noAmbiente Virtual de Aprendizagem. Nele os alunos constroem o conhecimento

    e são acompanhados pelo Tutor Mediador nos fóruns, mensagens, naavaliação e feedback das atividades propostas para cada disciplina, ou seja,na produção de texto, no estudo dirigido, na elaboração da Wiki, do quiz ,questionários e outros.

    Tutor PresencialO Tutor Presencial tem um papel muito importante no contexto da educação adistância. Ele estará no Polo de Apoio Presencial e prestará o acompanhamentonas atividades realizadas durante o Encontro Presencial. Ele organizará oespaço e as tecnologias para a exibição das Teleaulas que serão transmitidas

    via satélite sobre conteúdos de cada Componente Curricular. Cabe a eletambém a aplicação das Avaliações Presenciais.

    Veja as vantagens e os desaos que as tecnologias oferecempara a educação a distância por meio do vídeo O Sucesso daEducação a Distância no Brasil - Reportagem do Bom Dia Brasil.A aprendizagem mediada pelas novas tecnologias requer outrasestratégias que exigem do aluno a distância característicasfundamentais.

    Disponível em: .Acesso em: 19 fev. 2016.

    http://www.youtube.com/watch?v=2KjqpF2PFgkhttp://www.youtube.com/watch?v=2KjqpF2PFgk

  • 8/19/2019 Introdução à Educação a Distância - EAD.pdf

    26/28

    _ 26

          E      A      D

    ead.unievangelica.edu.br

    Entretanto, a educação a distância possui particularidades queestudaremos no quadro 1 a seguir:

    Quaro 1: Características essenciais para o aluno EAD

    Caracteríscas essenciais para o aluno EAD

    Desenvolver habilidadede estudo independenteou em grupo.

    Em determinados momentos o aluno estará realizando o estudoindividualmente, e, em outros, necessita interagir com os demaisparticipantes do curso e participar de fóruns, produção de texto, ououtras atividades.

    Automotivação. Mantenha o foco nos objetivos propostos para superar os obstáculosque, por acaso, surgirem. É necessário, ainda, saber realizar aconexão entre diversos conteúdos e informações, obtidos por meiostambém variados.

    Combinação de váriosmeios, desde materialimpresso até a Internet.

    Na educação presencial, o estudo estava mais voltado para materialimpresso, como livros, apostilas, textos. Na educação a distânciateremos acesso a recursos como vídeos, imagens, links de outrostextos ou sites. Fique atento a estas orientações para o estudo, poiso professor, ao organizar a disciplina, pensou em como e o que oaluno deverá aprender.

    Autonomia em busca denovos conhecimentos.

    A informática oferece variados recursos, e, ao ingressar em um cursoa distância é fundamental que o aluno procure dominar aplicativose softwares. O desenvolvimento dessas habilidades garante sucessonas atividades. Portanto, busque novos conhecimentos a respeito.Atue de modo diferente de quando estuda frequentando uma sala deaula convencional, assumindo maior liberdade e, consequentemente,maior responsabilidade pelo estudo.

    Interação com diversasculturas.

    Estudar a distância é uma oportunidade muito interessante parainteragir com pessoas de diversos lugares. Além de aprender osconteúdos, o aluno da educação a distância deve ser uma pessoaaberta a conhecer novas culturas.

    Permite exibilidade,

    com a ausência derigidez quanto aosrequisitos de espaço,tempo e ritmo:Onde estudar?Quando estudar?Em que velocidadeaprender?

    A exibilidade de tempo e espaço é um elemento muito atrativo na

    EAD, entretanto, não se esqueça:

    9 Estabeleça um horário para realizar os estudos e atividades

    propostas no ambiente. Isso signica que, todos os dias o aluno

    deve acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem,Desire2learn 

    e vericar o que está sendo proposto em cada Componente

    Curricular ofertado.

     9 Não deixe acumular as atividades. Isso poderá comprometer o

    desempenho do curso e, até mesmo, diminuir sua motivação.

     9 Outro fator primordial é a escolha do local para realização dos

    estudos. Escolha um local aconchegante, livre do barulho, que

    poderá dispersá-lo ou tirar a sua atenção durante a leitura e

    realização das atividades.

    Propicia a permanênciado aluno no seuambiente profssional,cultural e familiar.

    Uma das vantagens ao ingressar em um curso na modalidade adistância é poder permanecer no convívio familiar, com os amigos edesenvolvendo as suas atividades prossionais.

    Facilita o acesso àsnovas tecnologias.

    Além de aprender os conteúdos pertinentes ao curso escolhido, oaluno desenvolverá habilidades em lidar com as novas tecnologias.Os recursos computacionais serão bastante explorados no curso e

    isso contribuirá para que o aluno aprenda como utilizá-los a seufavor, seja em sua prossão ou atividades cotidianas.

  • 8/19/2019 Introdução à Educação a Distância - EAD.pdf

    27/28

     _ 

    27

          E      A      D

    Fonte: Autora (2014).

    Conhecemos nesse tema as características de sucesso do alunode EAD. Vimos ainda, sobre o Ambiente Virtual de AprendizagemDesire2learn  e as formas de interação entre aluno-aluno eprofessor-aluno. É importante, ao escolher um curso a distância,que tenhamos clareza dos objetivos e desaos que estarão pelafrente.

    Seja proativo e ajaantecipando-se àssolicitações do tutormediador.

    É importante perceber o papel do aluno de EAD e ser proativo.Inuencie positivamente e também seja exível, a pontode ser capaz de se adaptar a qualquer mudança. Pessoasproativas identicam as oportunidades e agem sobre elas;mostram iniciativa; agem e perseveram até conseguiremmudanças signicativas.Ao atuar independente de pressões externas, como colegase/ou professores, o aluno assumirá a responsabilidade pordesenvolver a capacidade de aprendizagem autodirigida.

    Necessita de umelevado nível decomprometimento comos estudos e cursoescolhido.

    Comprometer-se com estudos é essencial. Lembre-se que, aonal do curso, um prossional estará sendo formado e entraráno mercado de trabalho com habilidades e competênciasdesenvolvidas para fazer diferença positiva onde irá atuar.Seja disciplinado e assuma a responsabilidade por administrartempo, ritmo de aprendizagem e processos de avaliação.

  • 8/19/2019 Introdução à Educação a Distância - EAD.pdf

    28/28

    _ 28

          E      A      D

    ead.unievangelica.edu.br

    Referências

    BATISTA, Cristina Abranches Mota; ROPOLI, Edilene Aparecida; MANTOAN,Maria Teresa Eglér; FIGUEIREDO Rita Vieira de; apud BELLONI, Maria Luiza.

     Atendimento Educacional Especializado – Orientações Gerais e Educação aDistância. Dísponivel em: . Acesso em: 19 fev. 2016.

    BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia e educação. Editora Autores Associados.São Paulo. 2009.

     _______. Mídia-educação: conceitos, história e perspectivas. Disponível em:. Acesso em: 19fev. 2016.

    BIANCONCINI, Maria Elizabeth. Gestão Educacional e Tecnologia. Avercamp.São Paulo. 2003.

    GAMEZ, Luciano; Dilermando Piva Jr. et. al. EAD na Prática: planejamento,

    métodos e ambientes. Rio de Janeiro; Ed. Elsevier, 2011.

    LITTO, Fredric Michael; FORMIGA, Manuel Marcos Maciel. Educação aDistância: o estado da arte. São Paulo: Pearson, 2009.

    MAIA, Carmem; MATTAR, João.  ABC DA EAD A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAHOJE . Ed. Makron Books, ano 2007.

    MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a Distância: uma visãointegrada. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

    OLIVEIRA, Palmira Bernardino de. Formação de Educadores a Distância e

    Integração de Mídias. Avercamp. São Paulo. 2005.

    TORI, R. Educação sem distância: As tecnologias interativas na redução dedistâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: SENAC, 2010.

    VALENTE, José Armando. Por quê o Computador na Educação? . Disponívelem: . Acesso em: 19 fev. 2016.

    O Sucesso da Educação a Distância no Brasil - Reportagem do Bom DiaBrasil . Disponível em: .Acesso em: 19 fev. 2016.