Introdução à Finanças FINANÇAS: –É a arte e a ciência de gerenciamento de fundos. –Todos...

21
Introdução à Finanças • FINANÇAS: –É a arte e a ciência de gerenciamento de fundos. –Todos os indivíduos e organizações ganham ou captam e gastam ou investem dinheiro.

Transcript of Introdução à Finanças FINANÇAS: –É a arte e a ciência de gerenciamento de fundos. –Todos...

Page 1: Introdução à Finanças FINANÇAS: –É a arte e a ciência de gerenciamento de fundos. –Todos os indivíduos e organizações ganham ou captam e gastam ou investem.

Introdução à Finanças

• FINANÇAS:

– É a arte e a ciência de gerenciamento de fundos.

– Todos os indivíduos e organizações ganham ou captam e gastam ou investem dinheiro.

Page 2: Introdução à Finanças FINANÇAS: –É a arte e a ciência de gerenciamento de fundos. –Todos os indivíduos e organizações ganham ou captam e gastam ou investem.

Introdução à Finanças

• Importantes áreas e oportunidades em FINANÇAS:– Serviços Financeiros

– Administração Financeira

Page 3: Introdução à Finanças FINANÇAS: –É a arte e a ciência de gerenciamento de fundos. –Todos os indivíduos e organizações ganham ou captam e gastam ou investem.

Introdução à Finanças

• SERVIÇOS FINANCEIROS– Lida com a prestação de assessoria e

produtos financeiros.

– Envolve uma variedade de oportunidades de carreira: em bancos, planejamento financeiro pessoal, investimentos, bens imóveis e seguros.

Page 4: Introdução à Finanças FINANÇAS: –É a arte e a ciência de gerenciamento de fundos. –Todos os indivíduos e organizações ganham ou captam e gastam ou investem.

Introdução à Finanças• ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

– Lida com a s obrigações do administrador financeiro na empresa.• Os administradores financeiros trabalham em

tarefas financeiras tão variadas como planejamento, concessão de crédito para clientes, avaliação de investimento, assim como meios para obter recursos para financiar operações da empresa.

Page 5: Introdução à Finanças FINANÇAS: –É a arte e a ciência de gerenciamento de fundos. –Todos os indivíduos e organizações ganham ou captam e gastam ou investem.

Introdução à Finanças• ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

• Os administradores financeiros gerenciam ativamente questões financeiras de qualquer tipo de negócio, seja ele público ou privado, grande ou pequeno, com ou sem fim lucrativo.

Page 6: Introdução à Finanças FINANÇAS: –É a arte e a ciência de gerenciamento de fundos. –Todos os indivíduos e organizações ganham ou captam e gastam ou investem.

Introdução à Finanças• FORMAS BÁSICAS DE

ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL:– FIRMA INDIVIDUAL– SOCIEDADE LIMITADA– SOCIEDADES ANÔNIMAS

Page 7: Introdução à Finanças FINANÇAS: –É a arte e a ciência de gerenciamento de fundos. –Todos os indivíduos e organizações ganham ou captam e gastam ou investem.

Introdução à Finanças• FIRMA INDIVIDUAL

– Empresa de propriedade de uma pessoa e operada para seu próprio lucro.

– Responsabilidade ilimitada: a condição de uma firma individual permitindo que o total dos bens dos donos seja tomados para satisfazer os credores.

Page 8: Introdução à Finanças FINANÇAS: –É a arte e a ciência de gerenciamento de fundos. –Todos os indivíduos e organizações ganham ou captam e gastam ou investem.

Introdução à Finanças• SOCIEDADE LIMITADA

– Um negócio que é propriedade de uma ou mais pessoas e operado com fins lucrativos.

– Contrato Social: Usado para estabelecer formalmente uma sociedade de negócios.

Page 9: Introdução à Finanças FINANÇAS: –É a arte e a ciência de gerenciamento de fundos. –Todos os indivíduos e organizações ganham ou captam e gastam ou investem.

Introdução à Finanças• SOCIEDADE ANÔNIMA

– Uma entidade de negócios intangível criada por lei (muitas vezes chamada de pessoa jurídica).

– Acionistas: os proprietários de uma sociedade anônima cuja propriedade é evidenciada por ações ordinárias ou por ações preferenciais.

Page 10: Introdução à Finanças FINANÇAS: –É a arte e a ciência de gerenciamento de fundos. –Todos os indivíduos e organizações ganham ou captam e gastam ou investem.

Introdução à Finanças• CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

– Grupo eleito pelos acionistas da Sociedade Anônima e que tem a autoridade final na condução dos negócios da Sociedade Anônima e na concepção da política geral da empresa.

Page 11: Introdução à Finanças FINANÇAS: –É a arte e a ciência de gerenciamento de fundos. –Todos os indivíduos e organizações ganham ou captam e gastam ou investem.

Introdução à Finanças• FUNÇÃO DA ADM.FINANCEIRA

– A administração financeira relaciona-se estreitamente com Economia e Contabilidade, mas difere bastante destas áreas.

Page 12: Introdução à Finanças FINANÇAS: –É a arte e a ciência de gerenciamento de fundos. –Todos os indivíduos e organizações ganham ou captam e gastam ou investem.

Introdução à Finanças• ORGANIZAÇÃO DA FUNÇÃO

FINANCEIRA

– O diretor Tesoureiro é responsável pelas atividades financeiras da empresa, tais como planejamento financeiro e por captar recursos, tomar decisões de desembolso de capital, assim como gerenciamento de caixa, crédito e fundo de pensão.

Page 13: Introdução à Finanças FINANÇAS: –É a arte e a ciência de gerenciamento de fundos. –Todos os indivíduos e organizações ganham ou captam e gastam ou investem.

Introdução à Finanças• O controller é responsável pelas

atividades de contabilidade da empresa, tais como a contabilidade, gerenciamento de impostos, contabilidade financeira e de custos.

Page 14: Introdução à Finanças FINANÇAS: –É a arte e a ciência de gerenciamento de fundos. –Todos os indivíduos e organizações ganham ou captam e gastam ou investem.

Introdução à Finanças• O controller é responsável pelas

atividades de contabilidade da empresa, tais como a contabilidade, gerenciamento de impostos, contabilidade financeira e de custos.

Page 15: Introdução à Finanças FINANÇAS: –É a arte e a ciência de gerenciamento de fundos. –Todos os indivíduos e organizações ganham ou captam e gastam ou investem.

Introdução à Finanças• RELAÇÃO COM ECONOMIA

– O campo de Finanças se relaciona estreitamente com a Economia.

Page 16: Introdução à Finanças FINANÇAS: –É a arte e a ciência de gerenciamento de fundos. –Todos os indivíduos e organizações ganham ou captam e gastam ou investem.

Introdução à Finanças• RELAÇÃO COM ECONOMIA

– Microeconomia– Macroeconomia– Análise marginal: Princípio econômico segundo

o qual devem ser tomadas decisões financeiras e realizadas ações somente quando os benefícios adicionais superarem os custos adicionais

– Exemplo

Page 17: Introdução à Finanças FINANÇAS: –É a arte e a ciência de gerenciamento de fundos. –Todos os indivíduos e organizações ganham ou captam e gastam ou investem.

Introdução à Finanças• RELAÇÃO COM CONTABILIDADE

– Regime de Competência

– Regime de Caixa

– Exemplo

– Tomada de decisões

Page 18: Introdução à Finanças FINANÇAS: –É a arte e a ciência de gerenciamento de fundos. –Todos os indivíduos e organizações ganham ou captam e gastam ou investem.

Introdução à Finanças• ATIVIDADES-CHAVE DO GERENTE

FINANCEIRO

– Monitora a condição financeira da empresa

– Avaliar a necessidade de um aumento (ou diminuição) da capacidade de produzir

– Determinar o financiamento requerido

Page 19: Introdução à Finanças FINANÇAS: –É a arte e a ciência de gerenciamento de fundos. –Todos os indivíduos e organizações ganham ou captam e gastam ou investem.

Introdução à Finanças• METAS DO GERENTE

FINANCEIRO– LUCRO

– RISCO

– RIQUEZA

Page 20: Introdução à Finanças FINANÇAS: –É a arte e a ciência de gerenciamento de fundos. –Todos os indivíduos e organizações ganham ou captam e gastam ou investem.

Introdução à Finanças• VALOR ECONÔMICO

ADICIONADO– EVA (Economic Value Added) é a

medida usada por muitas empresas para determinar se um investimento contribui positivamente para a riqueza dos proprietários.

Page 21: Introdução à Finanças FINANÇAS: –É a arte e a ciência de gerenciamento de fundos. –Todos os indivíduos e organizações ganham ou captam e gastam ou investem.

Introdução à Finanças• STAKEHOLDERS

– apesar de a maximização da riqueza dos acionistas ser a meta principal, recentemente muitas empresas ampliaram seu enfoque para incluir os interesses dos stakeholders, que são grupos como empregados, clientes, fornecedores e credores, que têm uma ligação econômica direta com a empresa.