Introdução à literatura

20
INTRODUÇÃO À LITERATURA

Transcript of Introdução à literatura

INTRODUÇÃO À LITERATURA

A plurissignificação da linguagem literária: denotação e

conotaçãoExplicação de Poesia sem ninguém pedir

- Adélia Prado

Um trem-de-ferro é uma coisa

mecânica,

mas atravessa a noite, a madrugada, o

dia,

atravessou minha vida,

virou só sentimento.

A plurissignificação da linguagem literária: denotação e

conotaçãoAs palavras nem sempre apresentam um único sentido, aquele apresentado pelo dicionário. Empregadas em determinados contextos, elas ganham sentidos novos, figurados, carregados de valores afetivos ou sociais.

Quando a palavra é utilizada em seu sentido comum, o que aparece no dicionário, dizemos que foi empregada no sentido DENOTATIVO.

Porém, quando é utilizada com um sentido diferente daquele que lhe é comum, dizemos que foi empregado um sentido CONOTATIVO.

A linguagem literária, especialmente a linguagem poética, é caracterizada por sua PLURISSIGNIFICAÇÃO, cuja base é a CONOTAÇÃO.

CONOTAÇÃO

TEXTO LITERÁRIO X TEXTO NÃO LITERÁRIO

LINGUAGEM NÃO-LITERÁRIA

Intralinguísticaclaro-exatadenotaçãoprecisãorealidadeobjetivaordem direta

LINGUAGEM LITERÁRIA

Extralinguística ambígua conotação sugestão transfiguração da realidade subjetiva ordem inversa

Qual o problema do lixo?Todos temos ouvido falar muito que o lixo é um problema. Mas ao cidadão comum parece o problema do lixo só existe quando há interrupção na coleta do lixo e os lixeiros deixam de passar na sua porta. É de arrepiar, não é verdade? Sacos e sacos amontoando-se nas calçadas, exalando mau cheiro, atraindo insetos e outros animais. Em resumo: poluindo e sujando a porta da sua casa. O que é preciso entender é que, mesmo quando o lixo é recolhido pelos lixeiros, ele não desaparece, apenas é levado para outro lugar. E é preciso muito cuidado para que ele não cause os problemas que estava causando na porta de sua casa em outro lugar. Afinal, a cidade também é nossa casa, assim como o país, o continente e ... o Planeta. 

PROSA X POESIA

Os textos literários dividem-se em duas grandes partes: a prosa e a poesia. Qual a diferença? O que nasceu primeiro?

A poesia é a linguagem subjetiva, metafísica, vaga com o mundo interior do poeta. É um texto curto com orações e períodos curtos, onde sobressai a beleza, a harmonia e o ritmo. A poesia é a mais velha composição do mundo. Ela serviu como material didático para os professores. Sabem por quê?

Com o surgimento do livro em placas de argila, começaram também as primeiras aulas. Tudo teria que ser decorado, pois não havia material onde escrever tudo e a toda hora. Nas casas-escolas, os alunos decoravam os poemas com os conhecimentos, números, gramática, filosofia, etc.

Com os livros de argila e o uso de poemas, poderiam ser transmitidas muitas coisas com pouco material. Estes livros ficavam nas bibliotecas, já que não se poderia carregar um livro de dez quilos pra lá e pra cá.

Textos em prosa são aqueles construídos em linha reta, ocupando todo o espaço da folha de papel, e organizados geralmente em frases, parágrafos, capítulos, partes.

Vejamos as diferenças entre um texto em forma de poesia e outro em forma de prosa:POESIA PROSA

1.Frases curtas;

2.Destaque para a beleza dos versos;

3.Uso de rimas: Porta x importa,

minha x vizinha;

4.Uso de métrica - contagem de

sílabas poéticas;

5.Texto escrito em forma de versos

1.Frases longas, num só período;

2.Não há beleza no texto, somente a

informação;

3.Texto objetivo: transmitir uma

mensagem;

4.Não há métrica, nem rima, nem

ritmo;

5.Texto escrito em forma de

parágrafos.

.

Há várias definições para literatura:

a) É o conjunto de obras escritas de um povo com preocupações estéticas;

b) É saber usar a língua artisticamente, deixando transparecer a beleza, a harmonia e o estilo próprio de cada autor;

c) Escrever um texto artisticamente e com beleza.

A literatura procura mostrar o valor de um povo, seu sofrimento, seus

anseios, alegrias, a descrição do país, suas lendas, crendices, tradições,

etc.

Todos os países possuem e possuíram uma literatura. Assim temos a

literatura grega, a latina, a italiana, a brasileira.

É A ARTE DA PALAVRA

O QUE É LITERATURA

POR QUE ESTUDAR LITERATURA

A literatura é a continuação da língua. É a língua aperfeiçoada, instrumento de beleza. Quando vamos ao cinema, vamos nos divertir, relaxar, passar momentos de lazer e adquirir um mínimo de conhecimentos também. O mesmo acontece com a literatura, mas ela é bem mais do que isto. O que seria da história sem a literatura? E o seu filme preferido? E a sua novela? E o seu teatro? Estes trabalhos precisam primeiramente serem escritos e só depois transformados em outro tipo de arte.

LITERATURA E COMUNICAÇÃO

LITERATURA E SOCIEDADE

LIETRATURA E IMAGINAÇÃO

LITERATURA E PRAZER

LITERATURA E HISTÓRIA LITERÁRIA

GÊNEROS LITERÁRIOS

Além da divisão em prosa e poesia, há outras classificações que procuram organizar e hierarquizar os textos literários. A mais antiga delas, ainda hoje levada em consideração, baseia-se na obra Arte poética, de Aristóteles. De acordo com essa concepção clássica, há três gêneros literários: LÍRICO, ÉPICO E DRAMÁTICO.

O estudo dos gêneros literários preocupa-se em agrupar as diversas modalidades de expressão literária pelas suas características de forma e conteúdo. Cada gênero pressupõe uma técnica, um estilo, um modo de ser do artista. A classificação básica dos gêneros compreende: o lírico, o épico e o dramático.

Gênero Lírico LIRA E LÍRICA

A palavra lírica origina-se de lira, instrumento musical muito utilizado pelos gregos a partir do século VII a. C. Chamava-se lírica a canção que se entoava ao som da lira. Havia, portanto, entre o som e a palavra uma junção, que perdurou até o século XV, quando os poemas se distanciaram da música e passaram a ser lidos ou declamados

No gênero lírico predomina o sentimento, a emoção, a subjetividade, a expressão do EU. É a manifestação do mundo interior através de uma visão pessoal do mundo. O tema lírico por excelência é o amor, os demais lhe são, de certa forma, correlatos: a solidão, a angústia, a saudade, a tristeza.

É certo tipo de texto no qual o eu lírico (a voz que fala no poema, que nem sempre corresponde à do autor) exprime suas emoções, ideias e impressões ante o mundo exterior. Normalmente, os pronomes e os verbos estão em 1ª pessoa e há o predomínio da função emotiva da linguagem.O lirismo identifica-se com a própria poesia, mas pode ocorrer num romance, num filme, num quadro e em outras formas de arte, pois, quase sempre, o sentido dado à palavra, nesses casos, está relacionado à emoção e à subjetividade.

Gênero épico ou NarrativoAo gênero narrativo pertencem aqueles textos em que alguém narra uma história, procurando retratar o mundo exterior. Isso implica certo distanciamento entre o narrador e o assunto tratado, o que não ocorre no gênero lírico.

Na antiguidade a forma narrativa consagrada era a épica em que se faziam relatos de versos sobre as origens das nacionalidades, os acontecimentos históricos que mudaram o curso da humanidade. Os heróis épicos eram personagens históricas ou semideuses que se destacaram por excepcionais façanhas. Cumpre ressaltar as mais célebres epopéias: a Ilíada e a Odisséia de Homero; a Eneida de Vergílio; Os Lusíadas de Camões.

As formas narrativas modernas resultam da evolução do gênero épico. São elas: o romance, o conto, a novela e a crônica. O romance e a novela apresentam uma estrutura de múltiplos conflitos, em que se caracteriza a pluralidade de ações. Em contrapartida, o conto gira em torno de um único conflito, decorre disso a unidade de ações. A crônica, nascida das colunas dos jornais, exploram fatos da atualidade.

Gênero Dramático

Uma peça é uma obra literária enquanto texto destinado

à leitura. Por outro lado, enquanto espetáculo teatral

depende dos meios técnicos empregados na

apresentação: imposição de voz, maquiagem.

A palavra drama em grego significa ação. O gênero dramático abrange os textos em forma de diálogo destinados à encenação.

Os fatos não são narrados como num romance, posto que os autores assumem papel das personagens diante de um público que assim é envolvido com os acontecimentos.

ESTILOS DE ÉPOCA OU ESCOLAS LITERÁRIAS.QUADRO DAS ESTÉTICAS OU ESCOLAS LITERÁRIAS

PORTUGAL BRASILTROVADORISMO (1189-98/1418)  

HUMANISMO (1418-1857)

CLASSICISMO(1524-1580) QUINHENTISMO(1500-1600) a)Literatura Catequistab)Literatura Informativa

BARROCO (1580-1756) BARROCO(1601-1768)

ARCADISMO (1756-1825) ARCADISMO (1786-1836)

ROMANTISMO (1825-1865) ROMANTISMO (1836-1881)Indianismo

REALISMO (1865-1890) Naturalismo

REALISMO (1881-1893) Naturalismo-Parnasianismo

   

SIMBOLISMO(1890-1915) SIMBOLISMO(1893-1902)

  PRÉ-MODERNISMO(1902-1922)

MODERNISMO(1915 até o momento) Modernismo(1922 até momento)