Introdução Ao GNU PSPP

13
Introdução ao GNU PSPP Alternativa ao SPSS Cláudio Drews Jr.

Transcript of Introdução Ao GNU PSPP

Page 1: Introdução Ao GNU PSPP

Introdução ao GNU PSPPAlternativa ao SPSS

Cláudio Drews Jr.

Page 2: Introdução Ao GNU PSPP

Para quem já está acostumado ao SPSS, a interface do PSPP é bastante familiar, com uma aba para a visualização dos dados (1) e uma aba para a visualização das variáveis (2), além da disposição costumeira dos menus (3) da maioria dos programas Win32.

1 2

3

Page 3: Introdução Ao GNU PSPP

1

O PSPP é capaz de importar arquivos criados no SPSS (foram testados arquivos das versões 19, 17, 13 e 10 do SPSS) e arquivos de outros formatos. Neste exemplo vamos importar um arquivo de texto separado por vírgula (.CSV). Para isso, basta clicar em: Arquivo / Importar Dados Textuais Delimitados (1).

Page 4: Introdução Ao GNU PSPP

1

Selecionamos então um arquivo do tipo .csv (1) previamente criado no Excel ou em outro programa que lide que com série de dados. E na primeira questão selecionamos “Todos os dados” e avançar.

Page 5: Introdução Ao GNU PSPP

Aqui um passo que é preciso prestar atenção. Nos arquivos .csv criados no Excel e em naqueles arquivos originários do EPI Info, a primeira linha geralmente contém o nome das variáveis e as linhas seguintes os dados. Assim, selecione a segunda linha (1) (a primeira que contém os dados) e marque a caixa das variáveis (2) antes de avançar (3).

1

2

3

Page 6: Introdução Ao GNU PSPP

Em sistemas operacionais e programas localizados na língua portuguesa, como o separador de casa decimal é uma vírgula, o símbolo utilizado para separar células geralmente é um ponto-e-vírgula (1). Em sistemas da língua inglesa a vírgula pode ser utilizada para separar células.

1

Page 7: Introdução Ao GNU PSPP

Cá está o banco, sendo exibido pelo PSPP. A janela Output (1) dá os resultados das ações do usuário sobre o banco de dados, sendo desejável maximizá-la após começar a utilizar o PSPP.

1

Page 8: Introdução Ao GNU PSPP

Na aba Visualização de Variáveis é possível editar os rótulos das variáveis (1), assim como rotular valores (2), valores de exclusão (3), tipo de variável (4 e 5), etc, do mesmo jeito que no SPSS.

1 2 3 45

Page 9: Introdução Ao GNU PSPP

As análises estatísticas podem ser feitas a partir do menu “Analisar” (1), semelhante ao do SPSS porém não tão rico de opções. Até a presente versão o PSPP possui apenas as análises mais básicas como Teste T, Chi Quadrado, ANOVA, etc.

1

Page 10: Introdução Ao GNU PSPP

O resultado das análises é exibido na tela Output, organizado em um menu lateral que agrupa as análises.

Page 11: Introdução Ao GNU PSPP

Os testes básicos costumeiros estão presentes...

Page 12: Introdução Ao GNU PSPP

Assim como as principais funções...

Page 13: Introdução Ao GNU PSPP

Pra que usar o PSPP?

• O SPSS custa US$ 4975,00 – valor passível a descontos acadêmicos e para compras em volumes, mas ainda assim consideravelmente alto.

• O PSPP é gratuito e é compatível com o SPSS e pode ser utilizado para reduzir custos em ambientes de ensino, fazendo com que um número menor de licenças do SPSS sejam adquiridas.

• O PSPP também é um programa mais leve, podendo ser executado com maior conforto em computadores antigos e com poucos recursos.