Introdução ao marketing no Instagram - Cloud Object … para sempre no seu perfil, acessíveis...

24
Introdução ao Marketing no Instagram

Transcript of Introdução ao marketing no Instagram - Cloud Object … para sempre no seu perfil, acessíveis...

Introdução aoMarketing no

Instagram

2

Introdução ao marketing no Instagram

ir para o índice

Dicas para a leitura deste eBookOlá! Este eBook é um PDF interativo. Isso quer dizer que aqui, além do texto, você também vai encontrar links, botões e um índice clicável.

Os botões no canto esquerdo superior de todas as páginas servem para compartilhar o eBook em suas redes sociais favoritas. Se você gostar do conteúdo, fique à vontade para compartilhar o material com seus amigos. :)

Na parte inferior, temos um botão que leva você, automaticamente, de volta ao Índice. No Índice você pode clicar em cada capítulo e ir diretamente para a parte do livro que quer ler. Caso seu leitor de PDFs tenha uma área de "Table of Contents", lá é mais um lugar por onde você pode navegar pelo conteúdo desse livro.

Como última dica, saiba que quando o texto estiver assim, quer dizer que ele é um link para uma página externa que vai ajudar você a aprofundar o conteúdo. Sinta-se à vontade para clicá-lo!

Esperamos que essas funções te ajudem na leitura do texto.

Boa leitura!

voltar para o índice 3

Introdução ao marketing no Instagram

ÍndiceIntrodução ........................................................................................................................ 4Seu público está no Instagram? .....................................................................................5Como o Instagram funciona ...........................................................................................6Como usar o Instagram na sua empresa......................................................................7

Defina seu objetivo ...................................................................................................................7Mude para um perfil de negócios e preencha as informações corretamente .........9Poste no Instagram Stories ................................................................................................. 10Utilize imagens de tamanho adequado ........................................................................... 11Inclua links na bio e nos Stories ......................................................................................... 12

Boas práticas ..................................................................................................................13Conte uma história na legenda .......................................................................................... 14Faça bom uso das hashtags ................................................................................................ 14Faça um sorteio ou concurso ............................................................................................. 16

Instagram Ads ...............................................................................................................17Como a RD faz ................................................................................................................18Conclusão .......................................................................................................................22Materiais Relacionados .................................................................................................23

voltar para o índice 4

Introdução ao marketing no Instagram

IntroduçãoEra outubro de 2010 quando o Instagram foi lançado. Ainda com o ícone em formato de câmera Polaroid, a finalidade do aplicativo era simples: compartilhar fotos e vídeos com amigos após editá-las com um dos filtros disponíveis.

Mas faz algum tempo que o Instagram superou a posição de aplicativo divertido de edição de fotos, tornando-se uma ferramenta importante para o Marketing Digital.

Sete anos depois de seu lançamento, é possível perceber que muita coisa mudou: à medida que foi abarcando novas funcionalidades, o Instagram viu seu crescimento decolar

— em setembro de 2017, eram 800 milhões de usuários no mundo todo, levando-o em direção ao grupo de redes sociais com mais de 1 bilhão de usuários, que atualmente conta com Facebook, Messenger e WhatsApp.

Números como esses mostram que o aplicativo — comprado pelo Facebook em 2012 — pode ser uma plataforma excelente para colocar em prática sua estratégia de Marketing Digital, obtendo visibilidade, atração e reconhecimento de marca para sua empresa.

Se você está começando — ou deseja começar — uma conta para sua empresa no Instagram, veja neste eBook como aproveitar ao máximo a rede social.

Boa leitura!

voltar para o índice 5

Introdução ao marketing no Instagram

Seu público está no Instagram?Antes de começar a investir tempo na rede social, vale fazer uma pergunta básica: será que seu público-alvo está no Instagram? Será que ele fala da sua empresa, produto ou serviço no aplicativo?

Considerando que o público da rede social só cresce, é muito provável que sim.

Uma pesquisa feita pelo próprio Facebook indica que os tópicos mais falados no Instagram são moda e bele-za, comida, TV e filmes, hobbies e música. Isso porque empresas desse segmento têm mais facilidade na hora de produzir conteúdos visuais.

No entanto, a rede social não está restrita a eles: a RD, que é uma empresa de software e fala de Marketing Digital, por exemplo, tem bons resultados com o Instagram.

Ainda, segundo o mesmo estudo acima, usuários do Instagram apreciam conteúdo de qualidade estética. Afinal de contas, a plataforma dá prioridade às imagens, tanto fotos quanto vídeos — assim, conteúdos visuais, mais do que texto, são a forma principal de comunicação.

Ao definir suas personas, você consegue entender se o seu público está de fato no Instagram e isso trará insights de como utilizar a rede social. Por isso, antes de começar a postar, vale fazer uma pesquisa de tópicos pelos quais seu público se interessa para explorá-los no Instagram.

voltar para o índice 6

Introdução ao marketing no Instagram

Como o Instagram funcionaAo contrário de outras redes sociais, o Instagram é muito mais focado no visual. A interface é simples, e basta abrir o aplicativo para começar a ver fotos e víde-os das pessoas e empresas que você segue.

Existem duas formas de postar na rede social. O modo clássico é utilizando sua timeline, ou linha do tempo, na qual é possível postar fotos e vídeos que os seguido-res podem curtir e comentar, bem como ver os comen-tários de outros seguidores. As publicações na timeline ficam para sempre no seu perfil, acessíveis para qual-quer pessoa que o acesse, a menos que você as exclua.

A segunda opção é utilizar os Stories, funcionalidade similar ao Snapchat que foi incorporada ao Instagram em 2016. Com essa opção, também é possível publicar fotos e vídeos, além de enfeitá-los com filtros e outros acessórios. Ao contrário da linha do tempo, as publica-ções em formato Stories somem depois de 24 horas.

Ambos os formatos possuem seus prós e contras, e escolher qual você vai utilizar e em qual situação depen-de do conteúdo a ser compartilhado e dos seus objetivos.

Para decidir se vai usar uma publicação normal ou um Stories, o primeiro ponto a considerar é o objetivo que você tem com o post. Se a ideia é utilizar o Instagram

para gerar tráfego para o site, os posts na timeline não são muito práticos, pois não aceitam links (falaremos sobre isso mais adiante), ao contrário do Stories. Já o ativo que você cria nos Stories desaparece depois de 24 horas, sendo uma publicação que tende a trazer resul-tados de curto prazo.

O segundo ponto a considerar é a qualidade do material. A linha do tempo do Instagram é onde as pessoas vão em busca de imagens bonitas e inspiradoras, de modo que a qualidade da sua foto conta muito. É importante publicar fotos em boa resolução sempre que possível, já que elas estarão expostas em uma espécie de mural para todos que visitarem seu perfil mais tarde.

Já nos Stories, os conteúdos são de consumo mais rápido, pois são mostrados por no máximo 15 segun-dos e possuem um prazo de validade. Assim, publicar fotos de qualidade nos Stories é um diferencial, já que a maioria dos usuários postam vídeos e fotos feitos na hora com o celular.

voltar para o índice 7

Introdução ao marketing no Instagram

Como usar o Instagram na sua empresaOk, você pesquisou e concluiu que seu público-alvo está no Instagram e que a rede social é um bom meio de alcançá-lo. Agora é hora de definir seus objetivos e otimizar seu perfil para começar a publicar.

Defina seu objetivo

O primeiro e principal ponto, não apenas no Instagram, mas em qualquer canal e estratégia, é definir um obje-tivo e fazer um planejamento de publicações antes de colocar a mão na massa.

As empresas que utilizam o Instagram costumam ter dois objetivos mais comuns:

Gerar tráfego e Leads

É com esse objetivo que vemos a maioria das empresas utilizando a rede social e também como utilizamos o perfil principal da Resultados Digitais. Trazemos todos os conteúdos lançados no blog, materiais ricos (princi-palmente nos Stories), além de cobertura de eventos e vídeos com especialistas do mercado.

Mostrar os bastidores da empresa

Não são objetivos que se excluem, mas o foco de alguns negócios é utilizar o Instagram para mostrar os bastido-res da empresa. Publicações desse tipo incluem ações internas, como comemorações de aniversário ou metas batidas, ou externas, como participação em ações sociais.

É uma forma de humanizar a marca e de disseminar a cultura da empresa, além de atrair talentos para contratação.

voltar para o índice 8

Introdução ao marketing no Instagram

Nosso perfil da Instagram também é utilizado com esse objetivo, ainda que não exclusivamente. Também temos outros perfis que servem para mostrar a cultura de forma mais recorrente, como os das áreas de Customer Success, parceiros e produto.

Seja qual for o seu caso de uso — gerar tráfego e Leads, mostrar bastidores ou ambos — o importante é ter um planejamento e consistência na estratégia, pois só assim você vai alcançar seus objetivos.

voltar para o índice 9

Introdução ao marketing no Instagram

Mude para um perfil de negócios e preencha as informações corretamenteCaso essa dica pareça principiante demais, pode pular para o próximo item!

Mas, se formos começar pelo básico dos básicos, é importante completar e otimizar algumas informações do seu perfil antes de buscar seguidores.

Em primeiro lugar, se você é uma empresa, torne seu perfil pessoal em um perfil empresarial. É rápido, simples e permite que sua conta tenha acesso a diversas infor-mações que não estão disponíveis para perfis pessoais. Para isso, só é necessário ter uma página no Facebook.

Vá até a página de configurações do Instagram e clique em Alternar para o perfil comercial. Aceite o pedido de vinculação de sua página ao aplicativo e preencha as informações de telefone, email e endereço. Isso ajudará seus clientes a entrarem em contato.

Além disso, procure por um nome de usuário curto, fácil de lembrar — se você já tem um que não é muito bom, é possível alterá-lo. Aqui na Resultados Digitais, escolhemos o @resdigitais, pois o nome da empresa era maior do que o número de caracteres comportado pela rede social.

Na página de configurações, não se esqueça de preen-cher o campo Nome, que aparecerá em negrito logo abaixo da sua foto de perfil. É o Resultados Digitais

na imagem ao lado. Escolha o tipo de empresa que está mais de acordo com o seu mercado e preencha a biografia com uma frase informativa e de impacto.

É importante que o visual do seu perfil seja convida-tivo e que, ao baterem o olho, os visitantes saibam logo do que se trata. Se você está presente em outras redes sociais, faça com que suas páginas conversem, utilizando a mesma foto de perfil e o mesmo nome de usuário, se possível.

A caixa de texto da biografia é valiosa, pois é a única que permite a inserção de links. Aproveite para divulgar seu website e eventualmente outros links interessantes, como aquele material rico ou post de blog matador. Encurte os endereços utilizando ferramentas como o Bitly para ficar mais bonito. ;)

Se você está começando a procurar curtidores agora, antes de divulgar seu perfil é interessante ter algumas fotos publicadas. Ao produzir essas imagens, lembre-se de que, no Instagram, a qualidade das imagens importa muito. Assim, quando as pessoas chegarem ao seu perfil, verão que você produz bom conteúdo.

voltar para o índice 10

Introdução ao marketing no Instagram

Poste no Instagram Stories

A ferramenta Stories, lançada pelo Instagram em 2016, teve boa adesão entre os usuários. Já são 250 milhões de usuários compartilhando fotos e vídeos que desaparecem depois de 24h — o número, inclu-sive, ultrapassou o Snapchat, que conta com cerca de 170 milhões de usuários.

Por conta disso, empresas passaram a adotar a ferra-menta. Aqui na RD, temos utilizado o Stories para divul-gar nossos posts e materiais ricos, assim como para outras comemorações mais efêmeras, que não valem um post na rede social.

Se é importante tirar fotos bonitas e usar filtros nas fotos que serão publicadas na timeline convencional, o Stories é o local para imagens menos retocadas. É por isso que você pode utilizá-lo para mostrar o lado mais vida real da sua empresa, como os bastidores.

Com o tempo, o Instagram foi lançando outras novida-des, reunindo, por exemplo, todos os Stories em uma página, de acordo com o local de publicação ou com as hashtags utilizadas. Se você possui um negócio local, é uma possibilidade especialmente útil, pois permite divulgar sua empresa na sua região.

Mas os benefícios não estão restritos a negócios locais, pois com as hashtags, por exemplo, você pode fazer publicações marcando o assunto do seu negócio ou outras palavras-chave. Também é possível utilizá-las para aproveitar a colaboração das pessoas caso você realize algum evento, por exemplo.

Existe ainda a opção de fazer transmissões ao vivo no Instagram por meio dos Stories. Elas ficam disponíveis, da mesma forma, por 24h.

voltar para o índice 11

Introdução ao marketing no Instagram

Utilize imagens de tamanho adequado

Por trabalhar muito com a parte visual, é importante prestar atenção no tamanho das imagens que deseja publicar no perfil do Instagram. Veja as proporções ideais para suas fotos e vídeos aparecerem sem cortes na rede social.

Imagem de perfil

• Tamanho mínimo: 110×100 pixels

• Tamanho recomendado: 152×152 pixels

A imagem de perfil do Instagram é circular. O Instagram recomenda um mínimo de 152 x 152 pixels para as imagens terem melhor qualidade tanto no aplicativo móvel quanto em computadores.

Imagem da linha do tempo

• Tamanho mínimo : 600×600 para fotos quadradas

• Tamanho recomendado: 1080×1080 para fotos quadradas

• Tamanho para fotos retangulares: máximo de 1920 pixels de altura

Atualmente, o Instagram aceita imagens tanto quadra-das (1:1) quanto retangulares, verticais ou horizontais.

Vídeos da linha do tempo

Os vídeos da linha do tempo podem ter os mesmos formatos que as imagens na linha do tempo. Contudo, devem ter uma duração máxima de 1 minuto.

voltar para o índice 12

Introdução ao marketing no Instagram

Instagram Stories

• Tamanho recomendado: 1080×1920

Um post no Instagram Stories deve estar na proporção 9:16. Os vídeos podem ter no máximo 15 segundos. Já fotos são exibidas por 5 segundos.

Inclua links na bio e nos Stories

Link na bio. Se você está no Instagram, é provável que já tenha lido ou escrito essa frase. Além dos Stories, o local destinado á biografia do perfil é o único campo que aceita a inserção de links na rede social, o que faz com que muitas empresas utilizem o recurso dessa forma, mudando o link de tempos em tempos de acor-do com o conteúdo que desejam divulgar.

Por ser uma prática comum, muita gente está acostu-mada a acessar os links dessa forma. Mas é importante que os conteúdos sejam interessantes o suficiente para a pessoa parar o que está fazendo, ir até o seu perfil e clicar no link. Além disso, tenha em mente que, a cada nova postagem com a instrução “link na bio”, o ideal é remover os links anteriores.

Já no Stories, é possível adicionar links a cada publicação. Para isso, é preciso ter uma conta verificada na rede social (saiba como obtê-la aqui). Então, um ícone em formato de elo aparece no alto da ela quando você vai publicar a foto ou vídeo. Tocando nele você consegue incluir seu link. Assim, seu seguidor terá apenas que deslizar a tela para cima para abrir o navegador com seu link.

voltar para o índice 13

Introdução ao marketing no Instagram

Boas práticasFalamos da importância de definir um objetivo, otimizar o perfil, utilizar imagens de tamanho correto, publicar no Stories e algumas outras configurações básicas do Instagram. Feito isso, é hora de ir um pouco além e seguir as boas práticas para mais — ou os seus primeiros — seguidores e fidelizar seu público na rede social. Veja como:

Interaja com seus seguidores e com outros usuários da rede socialUma maneira orgânica de conseguir seguidores na rede é seguindo contas de empresas parceiras e de pessoas conhecidas no seu mercado que sejam interessantes para o seu negócio. Depois de segui-las, interaja com elas, curtindo publicações e fazendo comentários.

Dessa forma, você também atrai atenção para o seu perfil, troca ideias e se inspira com os conteúdos de quem já está há mais tempo na rede social.

A ideia, no entanto, é participar da conversa, dizendo algo interessante. Não vale só deixar comentários mandando aquele “segue de volta”, o que configura prática de spam!

Da mesma forma, à medida que for ganhando seguidores, interaja com eles. Mostre que você se importa responden-do comentários, seguindo de volta os perfis que fizerem sentido e engajando com os conteúdos que publicam.

voltar para o índice 14

Introdução ao marketing no Instagram

Conte uma história na legenda

Não é porque o Instagram é uma rede social voltada para imagens que você precisa deixar suas legendas de lado.

Aproveite esse espaço destinado ao texto para contar uma história interessante sobre suas fotos, que as

complemente. É uma boa oportunidade para contar deta-lhes que a imagem não mostra e conseguir engajamento.

Escrever pode parecer difícil no início, mas, aos poucos, você desenvolverá um tom de voz para a sua empresa no Instagram, que a diferenciará das outras.

Faça bom uso das hashtags

Hashtags são muito importantes no Instagram, pois ajudam as pessoas a encontrarem a página de sua empresa mais facilmente e a engajar seu público-alvo, por exemplo.

Uma vez que seu perfil no Instagram é público, usar hash-tags torna seus posts visíveis para todos que comparti-lham dos mesmos interesses. Dessa forma, as publicações não ficam mais limitadas apenas aos seus seguidores. É por isso que escolher a hashtag correta pode aumentar o alcance dos seus posts nas redes sociais.

Crie uma hashtag específica para ações ou eventos

Usar uma hashtag específica para alguma ação de marketing da sua empresa, como promoções, sorteios ou um evento pode ser uma boa maneira de engajar os seus seguidores.

Durante os eventos de Marketing Digital promovidos pela Resultados Digitais — o RD Summit e o RD on the Road — sempre incentivamos os participantes a utili-zarem hashtags que criamos. A ideia é acompanhar as fotos e opiniões sobre os encontros, mas também criar uma sensação de participação e integração.

voltar para o índice 15

Introdução ao marketing no Instagram

Pesquise hashtags adequadas para o Instagram

É importante também pesquisar as hashtags adequadas para o Instagram. Cada rede social tem peculiaridades e vale procurar pelas hashtags que as pessoas usam em cada site para ter uma ideia melhor do que postar. Ainda que, em alguns casos, as diferenças sejam sutis, utilizar a linguagem correta pode melhorar seus resultados.

No Instagram, o espaço para o texto permite usar um pouco mais de hashtags. Além disso, a rede social é voltada para imagens e muitas pessoas pesquisam por hashtags nela em busca de inspiração, o que abre espaço para explorar temas mais generalistas. Hashtags que descrevem a própria foto, como #nofilter, também são comuns.

Aproveite hashtags com alto volume de publicaçõesDentre os temas que você pode explorar em seu Instagram, por que não procurar os termos mais comuns?

Exceto nos casos em que a ideia é promover algo bem específico, como o #RDSummit2017, não vale a pena começar uma hashtag do zero se já existem outras com volume de publicações.

Más práticas no uso de hashtags

Para finalizar esse tópico sobre hashtags, conheça algu-mas más práticas no uso desse recurso e procure evitá-las:

Escrever muitas palavras juntas

#quandovocêescrevedessamaneira, por exemplo, difi-culta a leitura dos seus seguidores. Os espaços existem na escrita por um motivo, que é o de dar fôlego à leitura, facilitando a compreensão. Quando são suprimidos, as palavras se misturam — especialmente as que iniciam e terminam em vogais — e o leitor demora para entender o que foi escrito. Mantenha suas hashtags curtas e, se realmente precisar de mais de uma palavra, inicie cada uma com letra maiúscula, como em #ResultadosDigitais.

Colocar uma hashtag para cada palavra da frase

Efeito oposto ao anterior, #colocar #uma #hashtag #no #início #de #cada #palavra ajuda a separar os termos, mas também prejudica a leitura, pois coloca pausas demais. Além disso, não faz sentido indexar artigos, como “a”, ou preposições, por exemplo “no”, que não dizem nada sobre sua publicação.

Separe as hashtags do seu texto, colocando-as ao final, depois de ter expressado sua ideia principal. Em alguns

voltar para o índice 16

Introdução ao marketing no Instagram

casos, se a palavra que você deseja utilizar como hash-tag estiver no meio da frase, como em “Veja 5 dicas da #ResultadosDigitais sobre Email Marketing”, a leitura não fica tão prejudicada. Mas use sem excessos e em termos que realmente fizerem sentido.

Usar hashtags não relacionadas ao post

Não exagere na quantidade de hashtags! Conforme já falamos, o recurso serve como indexador, facilitando buscas de outros usuários e, por isso, não deve ser utili-zado para descrever ou destacar tudo o que aparece em um texto ou imagem.

Usar o recurso em excesso dificulta a leitura do conteú-do e também pode afastar os seguidores, além de soar oportunista, como um desejo de aparecer em todas as páginas de indexação.

Da mesma forma, devem ter relação com o post — usar hashtags que não têm relação com a publicação pode irritar os usuários.

Esquecer-se da ortografia

Hashtags são um recurso que deve ser informal e diver-tido, mas nem por isso esqueça de corrigir a ortografia do seu texto. Mais do que colocar em xeque a sua credi-bilidade, uma hashtag escrita de forma errada é inútil, pois não indexará seu post à página desejada.

Imagine um post no Instagram da RD com a hashtag #ResultadosDigitias. Além da grafia incorreta, o link não direcionaria para a página desejada. Não tem ninguém falando sobre a #ResultadosDigitias — mas, se houver, serão apenas alguns poucos que comete-ram o mesmo equívoco.

Faça um sorteio ou concurso

Outra maneira de expandir sua base de seguidores é fazer um sorteio pedindo para os interessados curtirem sua página e comentarem na publicação como pré-re-quisitos para concorrerem. Afinal, quem não gosta de ganhar um presente?

A premiação também pode ser feita em formato de concurso, uma oportunidade de conseguir conteúdos gerados pelo usuários. Peça que as pessoas publicam

fotos delas mesmas usando uma hashtag específica, além de seguirem seu perfil.

No entanto, antes de colocar a mão na massa e fazer o sorteio ou concurso, é importante estar atento às regras. No Brasil, o órgão que regulamenta essas ações é a Caixa Econômica Federal. Vale ler as regras da insti-tuição, assim como as orientações do próprio Instagram.

voltar para o índice 17

Introdução ao marketing no Instagram

Instagram Ads Desde 2015 o Instagram Ads permite que posts patro-cinados sejam veiculados nos formatos de fotos, vídeos e carrossel de imagens. A ferramenta pode ser usada para gerar cliques e conversões no seu site, instalações de aplicativos, mais visualizações de vídeos etc.

Com a compra do Instagram pelo Facebook, a forma de fazer anúncios nas duas redes foram unidas e você pode utilizar a plataforma do Facebook para criar os anúncios no Instagram.

Criar anúncios no Instagram pode trazer visibilidade, atração e reconhecimento de marca para sua empresa. Isso porque os formatos das publicações são de fácil consumo, ajudando na educação do público sobre o uso de seus produtos e serviços.

Para isso, não é necessário ter uma conta no Instagram, mas o mesmo não é possível se você não tiver uma página no Facebook. Se você não se conectar com uma conta do Instagram, lembre-se de que o nome e a foto da sua fan page serão utilizados no seu anúncio para que as pessoas saibam de qual empresa se trata.

Existem cinco maneiras de anunciar no Instagram:

• Aplicativo do Instagram;

• Facebook Ads Manager;

• Power Editor;

• Marketing API do Facebook;

• Instagram Partners;

Criar anúncios pelo próprio aplicativo do Instagram e pelo Facebook Ads Manager são as maneiras mais simples. Power Editor e o Marketing API do Facebook são especialmente úteis para empresas que precisam de mais recursos ou querem criar uma grande quanti-dade de anúncios de uma vez.

O Instagram Partners, por sua vez, tem experts que ajudam a comprar e gerenciar seus anúncios e criando conteúdo para você.

Para um passo a passo completo de como anunciar no Instagram, baixe gratuitamente o eBook Como anunciar no Instagram Ads.

voltar para o índice 18

Introdução ao marketing no Instagram

Como a RD fazUsamos o Instagram da RD para divulgar nossos eventos, bastidores da empresa e lançamentos de materiais, mostrando um pouco de várias esferas da empresa.

Durante nossos eventos de Marketing Digital — o RD Summit e o RD on the Road — publicamos melhores momentos de palestras, fotos e frases de impacto ditas pelos palestrantes. Também registramos momentos inusitados.

voltar para o índice 19

Introdução ao marketing no Instagram

Uma publicação que deu bom resultado pelo fator inesperado foi publicada quando Gretchen apareceu no último RD Summit.

Nos casos em que ainda não temos fotos em boa quali-dade, mas precisamos de imediatismo, preferimos usar o Stories.

Já para a divulgação de posts, eBooks e outros mate-riais, preferimos utilizar os Stories, principalmente pela funcionalidade de adicionar um link a cada publicação (que descrevemos mais acima, no tópico Link na bio). Eventualmente também convidamos nossos especialistas para convidarem os seguidores a fazerem o download.

voltar para o índice 22

Introdução ao marketing no Instagram

ConclusãoO Instagram é uma das redes sociais que mais crescem atualmente, tendo alcançado 800 milhões de usuários em setembro de 2017. Estar presente nela é uma forma de alcançar esse grande número de pessoas, dentre as quais certamente está o seu público-alvo.

No entanto, o Instagram não deve ser uma estraté-gia isolada. Seu trabalho nessa rede social deve estar alinhado com o que é feito em outros canais, como blog, Facebook, Email Marketing, site, dentre outros.

Pense em seus objetivos em outras redes sociais, adap-tando-os à linguagem do Instagram. Meça seus resulta-dos e faça os ajustes necessários para obter o máximo de retorno.

Bons resultados!