Introdução ao setor celulósico brasileiro

7
INTRODUÇÃO AO SETOR CELULÓSICO BRASILEIRO Luciano Oliveira [email protected] 2013-06

Transcript of Introdução ao setor celulósico brasileiro

Page 1: Introdução ao setor celulósico brasileiro

INTRODUÇÃO AO SETOR CELULÓSICO BRASILEIRO

Luciano [email protected]

2013-06

Page 2: Introdução ao setor celulósico brasileiro

A Polpa CelulósicaUma das formas mais corretas de denominar a “celulose” que muitos conhecem é o termo de polpa de madeira, ou polpa celulósica. Isto porque a polpa vendida pelos principais fabricantes brasileiros contém não somente celulose, mas hemiceluloses e outros componentes menores e diversos.

[email protected]

Page 3: Introdução ao setor celulósico brasileiro

A Polpa Celulósica BrasileiraO Brasil é um dos principais fabricantes de polpa celulósica branqueada de fibra curta no mundo. A árvore de eucalipto é a principal fornecedora de matéria-prima para a fabricação da polpa celulósica no Brasil.

[email protected]

Page 4: Introdução ao setor celulósico brasileiro

Vantagens competitivasA principal vantagem brasileira que tem justificado os grandes investimentos é principalmente suas florestas. O clima favorável, o avançado manejo florestal, o desenvolvimento genético e a excelente adaptação das espécies de eucalipto às condições brasileiras o fazem o elemento-chave da competitividade brasileira, uma vez que o custo da madeira responde muitas vezes acima de 40% do custo de produção da polpa celulósica branqueada.

[email protected]

Fonte: Relatório Fibria, 2011

Page 5: Introdução ao setor celulósico brasileiro

Vantagens competitivasHá diversos fabricantes de polpa celulósica no mercado nacional que competem entre si globalmente. Destacam-se entre eles o grupo Fibria, principal fabricante mundial de fibra curta branqueada, e a Suzano Papel e Celulose. Além destes grupos, há outros que possuem fábricas de grande porte e localizadas estrategicamente, tais como Veracel, CMPC, Eldorado, Cenibra, Klabin, Lwarcel e BSC.

[email protected]

Page 6: Introdução ao setor celulósico brasileiro

Os principais fabricantesAs principais linhas produtivas de polpa celulósica somam-se em pouco mais de 20 unidades, que respondem por mais de 14.000.000 toneladas de celulose por ano. Elas estão distribuídas principalmente na região do Sul e Sudeste, porém desde a década passada vêm explorando com maior intensidade outras regiões.

[email protected]

Page 7: Introdução ao setor celulósico brasileiro

Os principais fabricantes

[email protected]