Introdução/ Objetivo:

1
Classificação não destrutiva da madeira de Tectona grandis através do método de emissão de ondas acústicas. Jéssica Aline Bueno Iniciação Científica/ PIBIC Prof. Dr.Setsuo Iwakiri Introdução/ Objetivo: Método: Resultados/Discussão: Conclusões: Referências: • O método de aplicação de ondas acústicas com uso do instrumento “stress wave machine”, é uma técnica de classificação mecânica não destrutiva da madeira e permite a divisão de peças de madeiras em classes de módulo de elasticidade dinâmico, com previsão de valores de resistência mecânica das peças individuais.. •Objetivo: Classificar a madeira de Tectona grandis com a utilização do método de emissão de ondas acústicas para definição de classes de resistência de sarrafos para produção de madeira laminada colada. M ó du lo d e E lasticid ad e D in âm ico de T ecto n a g ran d is M ódulo de Elasticidade Dinâm ico (M Pa) Frequência 9500 11500 13500 15500 17500 0 10 20 30 40 50 • O MOEd das tábuas variaram de 9523 a 17457 MPa. • Foram constatados aumentos nos valores de MOEd no sentido axial da árvore (base, meio e topo) e no sentido radial (medula casca). • A maioria das tábuas estão classificadas entre as classe 2 e classe 1. • As tábuas da região de topo e mais próximas da casca são mais indicadas para as partes externas da fabricação de vigas coladas, pois essas regiões da viga apresentam tensões de tensão Classifica ção não destrutiva das tábuas pelo método de aplicação de ondas acústicas Colet a de mater iais •HELLMEISTER, J.C. Sobre a determinação das características físicas da madeira. 119 f. Tese (Doutorado em Engenharia) – Escola de engenharia de São Carlos – Universidade de São Paulo. São Carlos, 1982. •SZUCKS, C.A. Influência da variação da densidade da madeira sobre o seu módulo de elasticidade. In: IV EBRAMEM, 1992, São Carlos – SP. Anais do IV EBRAMEM. São Carlos – SP: IBRAMEM, 1992. v.1, p. 13-18.

description

Classificação não destrutiva da madeira de Tectona grandis através do método de emissão de ondas acústicas. Jéssica Aline Bueno Iniciação Científica/ PIBIC Prof. Dr.Setsuo Iwakiri. Introdução/ Objetivo:. Resultados/Discussão:. - PowerPoint PPT Presentation

Transcript of Introdução/ Objetivo:

Page 1: Introdução/ Objetivo:

Classificação não destrutiva da madeira de Tectona grandis através do método de

emissão de ondas acústicas.Jéssica Aline Bueno

Iniciação Científica/ PIBICProf. Dr.Setsuo Iwakiri

Introdução/ Objetivo:

Método:

Resultados/Discussão:

Conclusões:

Referências:

• O método de aplicação de ondas acústicas com uso do instrumento “stress wave machine”, é uma técnica de classificação mecânica não destrutiva da madeira e permite a divisão de peças de madeiras em classes de módulo de elasticidade dinâmico, com previsão de valores de resistência mecânica das peças individuais..•Objetivo: Classificar a madeira de Tectona grandis com a utilização do método de emissão de ondas acústicas para definição de classes de resistência de sarrafos para produção de madeira laminada colada.

Módulo de Elasticidade Dinâmico de Tectona grandis

Módulo de Elasticidade Dinâmico (MPa)

Fre

quên

cia

9500 11500 13500 15500 175000

10

20

30

40

50

• O MOEd das tábuas variaram de 9523 a 17457 MPa.• Foram constatados aumentos nos valores de MOEd no sentido axial da árvore (base, meio e topo) e no sentido radial (medula – casca).• A maioria das tábuas estão classificadas entre as classe 2 e classe 1.• As tábuas da região de topo e mais próximas da casca são mais indicadas para as partes externas da fabricação de vigas coladas, pois essas regiões da viga apresentam tensões de tensão e compressão maiores.

Classificação não destrutiva

das tábuas pelo método de aplicação

de ondas acústicas

Coleta de

materiais

•HELLMEISTER, J.C. Sobre a determinação das características físicas da madeira. 119 f. Tese (Doutorado em Engenharia) – Escola de engenharia de São Carlos – Universidade de São Paulo. São Carlos, 1982.•SZUCKS, C.A. Influência da variação da densidade da madeira sobre o seu módulo de elasticidade. In: IV EBRAMEM, 1992, São Carlos – SP. Anais do IV EBRAMEM. São Carlos – SP: IBRAMEM, 1992. v.1, p. 13-18.