INTRODUÇÃO - A evangelização é universal e precisa ser ...deve ser combatida e desmascarada....

27
Lição 7 – O Evangelho no mundo acadêmico e político INTRODUÇÃO - A evangelização é universal e precisa ser feita em todos os segmentos da sociedade. - O mundo acadêmico e o mundo político precisam ser também alcançados pela mensagem do Evangelho.

Transcript of INTRODUÇÃO - A evangelização é universal e precisa ser ...deve ser combatida e desmascarada....

Page 1: INTRODUÇÃO - A evangelização é universal e precisa ser ...deve ser combatida e desmascarada. Lição 7 – O Evangelho no mundo acadêmico e político - O ambiente acadêmico

Lição 7 – O Evangelho no mundo acadêmico e político

INTRODUÇÃO

- A evangelização é universal e precisa ser feita em todos os segmentos da sociedade.

- O mundo acadêmico e o mundo político precisam ser também alcançados pela mensagem do Evangelho.

Page 2: INTRODUÇÃO - A evangelização é universal e precisa ser ...deve ser combatida e desmascarada. Lição 7 – O Evangelho no mundo acadêmico e político - O ambiente acadêmico

Lição 7 – O Evangelho no mundo acadêmico e político

I – A EVANGELIZAÇÃO NO MUNDO ACADÊMICO

- Mundo acadêmico é a elite intelectual de uma sociedade, ou seja, o conjunto dos estudiosos, dos cientistas, dos especialistas, daqueles que pautam o conhecimento no meio social, a chamada “comunidade científica”.

- Existe, infelizmente, uma grande mentira que tem enganado muitos salvos em Cristo Jesus, qual seja, a de que há uma oposição entre a fé e a ciência, entre o Evangelho e a ciência.

Page 3: INTRODUÇÃO - A evangelização é universal e precisa ser ...deve ser combatida e desmascarada. Lição 7 – O Evangelho no mundo acadêmico e político - O ambiente acadêmico

Lição 7 – O Evangelho no mundo acadêmico e político

- A fé leva-nos a ter comunhão com Jesus Cristo, que é a própria verdade (Jo.14:6). Portanto, a fé leva-nos ao conhecimento da verdade, conhecimento que nos liberta do pecado (Jo.8:32). A ciência tem, também, por objetivo, a busca da verdade, a descoberta das leis que regem a natureza e a humanidade.

- Ora, se tanto a fé quanto a ciência buscam a verdade e a verdade é única, não há como haver qualquer oposição entre a fé e a ciência, de modo que tentar dizer que há um antagonismo entre elas nada mais é que uma mentira e, como tod mentira, que tem origem no diabo, o pai da mentira (Jo.8:44).

Page 4: INTRODUÇÃO - A evangelização é universal e precisa ser ...deve ser combatida e desmascarada. Lição 7 – O Evangelho no mundo acadêmico e político - O ambiente acadêmico

Lição 7 – O Evangelho no mundo acadêmico e político

- A “falsa ciência (I Tm.6:20) é todo conhecimento que procura contrariar as Escrituras Sagradas, a sã doutrina, é todo conhecimento que decorre da soberba humana que acha que pode ser igual a Deus, que não quer reconhecer a revelação divina dada ao homem e que está na Bíblia Sagrada.

- A “falsa ciência” não busca a verdade, mas, tão somente, busca convencer as pessoas a não crer na Palavra de Deus, tem como objetivo contrariar a revelação divina, ou seja, desviar as pessoas da fé. Por isso, não se pode acolher esta “falsa ciência”, que deve ser combatida e desmascarada.

Page 5: INTRODUÇÃO - A evangelização é universal e precisa ser ...deve ser combatida e desmascarada. Lição 7 – O Evangelho no mundo acadêmico e político - O ambiente acadêmico

Lição 7 – O Evangelho no mundo acadêmico e político

- O ambiente acadêmico se deixou influenciar por esta “falsa ciência”, que nada mais é que a crença na mentira satânica de que se pode viver sem Deus, como se Deus não existisse, que se pode entender o universo e as relações humanas sem que se recorra a Deus.

- Diante deste quadro, a partir já do início da educação, temos, em nossos dias, uma pedagogia que procura extirpar a ideia de Deus e do sobrenatural das mentes das pessoas, a ponto de termos hoje, no sistema educacional, uma cidadela contra a fé.

Page 6: INTRODUÇÃO - A evangelização é universal e precisa ser ...deve ser combatida e desmascarada. Lição 7 – O Evangelho no mundo acadêmico e político - O ambiente acadêmico

Lição 7 – O Evangelho no mundo acadêmico e político

- Diante desta triste realidade, é imperioso que a Igreja ingresse na evangelização das escolas, na evangelização das universidades, enfim, que o Evangelho penetre no sistema educacional, pois não podemos ficar inertes diante desta grande artimanha do maligno de afastar as pessoas da salvação.

- Nesta evangelização, em primeiro lugar, é forçoso abandonar uma atitude anti-intelectualista, reconhecendo a importância e a necessidade do estudo, do desenvolvimento da erudição, do avanço do conhecimento.

Page 7: INTRODUÇÃO - A evangelização é universal e precisa ser ...deve ser combatida e desmascarada. Lição 7 – O Evangelho no mundo acadêmico e político - O ambiente acadêmico

Lição 7 – O Evangelho no mundo acadêmico e político

- Diante desta atitude de reconhecimento da importância e necessidade do estudo e do desenvolvimento intelectual, devemos, então, levar a mensagem da salvação a este ambiente educacional, sabendo que o mesmo se encontra impregnado da “falsa ciência” e que, portanto, é mister combatermos esta hostilidade artificial mas eficientemente criada pelo inimigo de nossas almas.

- Após termos reconhecido a importância do estudo, é mister que sejamos exemplo de dedicação a este mesmo estudo. Foi o que fizeram :

a) Moisés (At.7:21)

b) Daniel e seus amigos Hananias, Misael e Azarias (Dn.1:19,20)

c) Paulo (At.22:3)

Page 8: INTRODUÇÃO - A evangelização é universal e precisa ser ...deve ser combatida e desmascarada. Lição 7 – O Evangelho no mundo acadêmico e político - O ambiente acadêmico

Lição 7 – O Evangelho no mundo acadêmico e político

- Nos casos bíblicos do slide anterior, notamos que, ao lado do preparo intelectual na ciência e na filosofia, é]foi necessário que se tivesse, também, um preparo no aprendizado da Palavra de Deus.

- Não se pode apenas ser dedicado no estudo secular, mas é preciso que haja, também, dedicação no ensino doutrinário, no conhecimento da Palavra de Deus (Fp.3:8).

Page 9: INTRODUÇÃO - A evangelização é universal e precisa ser ...deve ser combatida e desmascarada. Lição 7 – O Evangelho no mundo acadêmico e político - O ambiente acadêmico

Lição 7 – O Evangelho no mundo acadêmico e político

- A falta de preparo doutrinário é a razão pela qual há um nível muito alto e intenso de apostasia da fé por parte dos jovens cristãos que ingressam nas universidades em nossos dias.

- Moisés, Daniel e seus amigos e Paulo tinham uma sólida formação doutrinária, conheciam a Palavra de Deus quando enveredaram pelo mundo acadêmico e, por isso, por serem doutos na Palavra e na ciência e filosofia puderam ser vasos grandemente usados pelo Senhor para a divulgação da mensagem da salvação, para que o Senhor se fizesse conhecido da elite intelectual.

Page 10: INTRODUÇÃO - A evangelização é universal e precisa ser ...deve ser combatida e desmascarada. Lição 7 – O Evangelho no mundo acadêmico e político - O ambiente acadêmico

Lição 7 – O Evangelho no mundo acadêmico e político

- Se queremos, pois, evangelizar as escolas e universidades, precisamos, antes de mais nada, dar o devido conhecimento doutrinário a nossas crianças, jovens e adolescentes, pois, sem este conhecimento, eles jamais poderão ser sal da terra e luz do mundo neste ambiente intelectual.

- O investimento em nossas crianças, jovens e adolescentes é fundamental, porque, no ambiente acadêmico, a evangelização deve ser feita preponderantemente pelos próprios alunos, com a ajuda de professores cristãos.

Page 11: INTRODUÇÃO - A evangelização é universal e precisa ser ...deve ser combatida e desmascarada. Lição 7 – O Evangelho no mundo acadêmico e político - O ambiente acadêmico

Lição 7 – O Evangelho no mundo acadêmico e político

- A evangelização no ambiente acadêmico é sobretudo pessoal, feita mediante contato direto, num ambiente de profunda argumentação, pois é esta a técnica predominante neste mundo, onde tudo deve ser demonstrado e comprovado.

- Verdade é que se devem ter reuniões, normalmente periódicas, onde os cristãos, alunos e professores, se reúnam para um tempo de oração e de meditação nas Escrituras, inclusive levando pessoas que estão evangelizadas para participar de tais encontros.

Page 12: INTRODUÇÃO - A evangelização é universal e precisa ser ...deve ser combatida e desmascarada. Lição 7 – O Evangelho no mundo acadêmico e político - O ambiente acadêmico

Lição 7 – O Evangelho no mundo acadêmico e político

- O testemunho do cristão no mundo acadêmico é um elemento extremamente impactante e muito contribui para a evangelização.

- Diante deste anticristianismo cada vez mais intenso nas universidades e escolas, tais estabelecimentos têm se tornado verdadeiros antros de perdição e o testemunho é a principal arma para adquirir credibilidade e fazer abordagem aos perdidos.

Page 13: INTRODUÇÃO - A evangelização é universal e precisa ser ...deve ser combatida e desmascarada. Lição 7 – O Evangelho no mundo acadêmico e político - O ambiente acadêmico

Lição 7 – O Evangelho no mundo acadêmico e político

- Além deste investimento nos próprios alunos e professores, já insertos no ambiente acadêmico, é necessário também que se preparem pessoas que, mesmo não pertencendo ao corpo docente, discente ou funcional das instituições, possam ingressar nelas com o propósito de evangelizar.

- Neste passo, há hoje diversos obstáculos que precisam ser superados, até porque a própria circulação de pessoas estranhas ao ambiente acadêmico, por questões de segurança, tem sido cada vez mais restrito, a impedir, portanto, a evangelização “in loco”, o que dificulta sobremaneira a ação evangelizadora.

Page 14: INTRODUÇÃO - A evangelização é universal e precisa ser ...deve ser combatida e desmascarada. Lição 7 – O Evangelho no mundo acadêmico e político - O ambiente acadêmico

Lição 7 – O Evangelho no mundo acadêmico e político

- A ação evangelizadora de fora para dentro do ambiente acadêmico deve aproveitar as atividades que envolvem a sociedade e o ambiente acadêmico.

- Todos os programas que se criarem de participação da sociedade no ambiente escolar ou universitário devem ser aproveitados pela Igreja para ali levar a mensagem do Evangelho, tomando-se o cuidado de se ter o que se denomina de “proselitismo religioso”.

Page 15: INTRODUÇÃO - A evangelização é universal e precisa ser ...deve ser combatida e desmascarada. Lição 7 – O Evangelho no mundo acadêmico e político - O ambiente acadêmico

Lição 7 – O Evangelho no mundo acadêmico e político

- Esta evangelização deve ser feita sem este caráter de proselitismo, mas de divulgação da Palavra de Deus por meio até certo ponto indireto, mediante atividades que sejam permitidas mas que podem, e devem, ter um conteúdo evangelístico.

- Devemos fazer como Paulo fez no Areópago, que, partindo da filosofia grega, pôde levar a mensagem de Cristo para os filósofos epicureus e estoicos (At.17:22-34).

Page 16: INTRODUÇÃO - A evangelização é universal e precisa ser ...deve ser combatida e desmascarada. Lição 7 – O Evangelho no mundo acadêmico e político - O ambiente acadêmico

Lição 7 – O Evangelho no mundo acadêmico e político

- A Igreja deve, ainda, aproveitar, nas escolas de ensino fundamental, fazer valer a permissão do ensino religioso facultativo no horário das aulas (art. 210, § 1º CR), como uma forma de auxílio e preparação de nossas crianças e adolescentes para manter a sua fé e serem testemunhas de Cristo no ambiente escolar.

- A evangelização deve ser feita, também, pelos pais, nas escolas de ensino infantil, fundamental e médio, por meio da cooperação e colaboração com o estabelecimento de ensino.

Page 17: INTRODUÇÃO - A evangelização é universal e precisa ser ...deve ser combatida e desmascarada. Lição 7 – O Evangelho no mundo acadêmico e político - O ambiente acadêmico

Lição 7 – O Evangelho no mundo acadêmico e político

II – A EVANGELIZAÇÃO DO MUNDO POLÍTICO

- Outro campo em que se deve esmerar na evangelização é o mundo político, ou seja, a elite que está nas rédeas da sociedade, pois a classe política é aquela que está à frente da sociedade, que traça os destinos do corpo social e que encaminha a direção e orientação de todos nós.

- A política tem por finalidade a obtenção do bem comum, que “consiste no conjunto de todas as condições de vida social que favoreçam o desenvolvimento integral da personalidade humana e sua sociedade”.

Page 18: INTRODUÇÃO - A evangelização é universal e precisa ser ...deve ser combatida e desmascarada. Lição 7 – O Evangelho no mundo acadêmico e político - O ambiente acadêmico

Lição 7 – O Evangelho no mundo acadêmico e político

- Quando Deus criou o homem, fê-lo já com a capacidade de dominar sobre a criação terrena (Gn.1:28), e, na qualidade de imagem e semelhança de Deus, tinha, em sua natureza, o poder, já que Deus é o Todo-Poderoso, a fonte de todo o poder (Sl.62:11).

- Após o dilúvio, porém, Deus, expressamente, delega aos homens a administração da justiça entre eles estabelecendo-se, pois, o “governo humano” (Gn.9:1-7), em que se criou uma autoridade que estivesse à frente das pessoas em sociedade, autoridade esta que deveria castigar os maus, fazendo valer os princípios estabelecidos pelo próprio Deus para a convivência humana (Rm.13:1-7).

Page 19: INTRODUÇÃO - A evangelização é universal e precisa ser ...deve ser combatida e desmascarada. Lição 7 – O Evangelho no mundo acadêmico e político - O ambiente acadêmico

Lição 7 – O Evangelho no mundo acadêmico e político

- Cedo, porém, com a pecaminosidade do ser humano, este poder político, legitimamente implantado por Deus, acabou por ser exercido ilegitimamente, em contrariedade ao objetivo divino, como se verifica no caso de Ninrode, que se tornou o soberano daquela comunidade única pós-diluviana (Gn.10:8-11).

- O resultado disto foi a destruição desta comunidade única pós-diluviana, com a confusão das línguas, e o espalhamento de todos pela Terra, com a formação das diversas nações, onde, em casa uma delas, se erigiu um poder político que estabeleceu um sistema de poder em contraposição aos propósitos divinos.

Page 20: INTRODUÇÃO - A evangelização é universal e precisa ser ...deve ser combatida e desmascarada. Lição 7 – O Evangelho no mundo acadêmico e político - O ambiente acadêmico

Lição 7 – O Evangelho no mundo acadêmico e político

- Com a rejeição das nações, o Senhor tratou de formar um povo Seu, Sua propriedade peculiar dentre os povos (Ex.19:5,6) - Israel.

- Os israelitas, depois de terem, por alguns séculos, desobedecido a Deus, que era o seu rei, fazendo o que bem entendessem (Jz.21:25), acabaram por rejeitar expressamente o governo divino, pedindo para si um rei, para serem conforme todas as demais nações (I Sm.8:4-9). Este poder político construído à revelia do Senhor acabou por levar à própria perda da Terra por parte de Israel.

Page 21: INTRODUÇÃO - A evangelização é universal e precisa ser ...deve ser combatida e desmascarada. Lição 7 – O Evangelho no mundo acadêmico e político - O ambiente acadêmico

Lição 7 – O Evangelho no mundo acadêmico e político

- Após ter retornado do cativeiro da Babilônia, Israel acabou sendo dominado pelos gentios até a vinda do Messias (Ne.9:24-38), com exceção de um pequeno período em que obtiveram independência entre o término do domínio sírio e o início do domínio romano, sendo certo que, até 1948, os judeus estiveram sempre sob o domínio gentílico e só agora voltaram a se constituir num Estado independente e, mesmo assim, que não governa sobre a maior parte dos judeus, que ainda vivem fora de Israel.

- A Igreja, por sua vez, sempre foi ensinada pela Palavra de Deus a se sujeitar às autoridades, pois elas são ministros de Deus para o castigo dos maus, ainda que, precisamente por ser o poder político exercido em contraposição aos propósitos divinos, não sejam poucos os casos em que a Igreja é tenazmente perseguida pelos detentores do poder político.

Page 22: INTRODUÇÃO - A evangelização é universal e precisa ser ...deve ser combatida e desmascarada. Lição 7 – O Evangelho no mundo acadêmico e político - O ambiente acadêmico

Lição 7 – O Evangelho no mundo acadêmico e político

- As Escrituras Sagradas são claríssimas ao afirmar que devemos reconhecer no poder político algo criado por Deus e que foi instituído por Ele para que haja a administração da justiça, o castigo dos maus.

- A primeira contribuição que damos para a evangelização do mundo político é sendo cidadãos exemplares, cumpridores das leis e das regras, fazendo isto de coração.

Page 23: INTRODUÇÃO - A evangelização é universal e precisa ser ...deve ser combatida e desmascarada. Lição 7 – O Evangelho no mundo acadêmico e político - O ambiente acadêmico

Lição 7 – O Evangelho no mundo acadêmico e político

- Jesus, nosso exemplo maior, era cumpridor de todos os deveres civis, seja diante da lei judaica, seja diante do governo romano que dominava sobre os judeus no tempo da vida terrena de Nosso Senhor e Salvador (Mt.22:21; Mc.12:17; Lc.20:25; Jo.19:11; Mt.17:24-27).

- De igual modo, os apóstolos foram sempre ciosos em ensinar os crentes a cumprir os deveres civis, independentemente de serem, ou não, alvo de perseguição, ( Rm.13:1-7; I Pe.2:11-17).

Page 24: INTRODUÇÃO - A evangelização é universal e precisa ser ...deve ser combatida e desmascarada. Lição 7 – O Evangelho no mundo acadêmico e político - O ambiente acadêmico

Lição 7 – O Evangelho no mundo acadêmico e político

- A postura de cumprimento dos deveres é tanto mais importante para aqueles que exercerem cargos e funções de mando na sociedade. Daniel é um exemplo a ser seguido. (Dn.6:3,4).

- Deve a Igreja sempre anunciar ao mundo político qual é a vontade de Deus, o que o Senhor estatuiu na Sua Palavra quando se tiver de tomar decisões e de implementar políticas públicas no meio social.

Page 25: INTRODUÇÃO - A evangelização é universal e precisa ser ...deve ser combatida e desmascarada. Lição 7 – O Evangelho no mundo acadêmico e político - O ambiente acadêmico

Lição 7 – O Evangelho no mundo acadêmico e político

- A atuação da Igreja é evangelizadora, é de anunciadora da vontade de Deus e, por isso, não deve ela imiscuir-se nas lutas político-partidárias, nos embates pela tomada do poder.

- A Igreja deve, ademais, sabendo que as autoridades são ministros de Deus, sempre se pôr à disposição dos governantes para cooperar e colaborar com a implementação das políticas públicas que estiverem de acordo com a Palavra de Deus.

Page 26: INTRODUÇÃO - A evangelização é universal e precisa ser ...deve ser combatida e desmascarada. Lição 7 – O Evangelho no mundo acadêmico e político - O ambiente acadêmico

Lição 7 – O Evangelho no mundo acadêmico e político

- A Igreja deve, também, abordar os integrantes da classe política, dando-lhes a devida assistência espiritual, a fim de que possam elas próprias reconhecer sua condição de pecadoras e de dependentes da graça de Deus, como também entender que estão a serviço do Senhor no exercício de suas funções.

- É importantíssimo que haja o acompanhamento dos detentores de cargos e funções e que pertencem à igreja local, no intuito de lhes dar um suporte espiritual, para que possam exercer suas atividades de modo a glorificar o nome do Senhor e que possam evangelizar os seus pares, fazendo com que a gestão da coisa pública se faça de modo agradável a Deus.

Page 27: INTRODUÇÃO - A evangelização é universal e precisa ser ...deve ser combatida e desmascarada. Lição 7 – O Evangelho no mundo acadêmico e político - O ambiente acadêmico

Lição 7 – O Evangelho no mundo acadêmico e político

- É imperioso que nos dediquemos à intercessão pelas autoridades, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade (I Tm.2:1-3), pois havendo paz na cidade, teremos também paz (Jr.29:7).

- Diante desta aproximação, do testemunho dado pelo cumprimento dos deveres, pela colaboração e cooperação sempre presentes, do anúncio da verdade do Evangelho no tocante aos problemas da sociedade, certamente estaremos levando o Evangelho à classe política e, deste modo, contribuindo para a realização do bem comum, ao exercício da política segundo o próprio Evangelho.