Intrudoçao a informatica

2
O neologismo informática foi criado no inicio dos anos 60 por fusão de duas palavras: informação e automática. , a informática pode ser definida como a ciência do tratamento lógico e automático de informação. As técnicas subjacentes a este tipo de tratamento são relativamente recentes (nasceram há menos de 35 anos) mas fazem já parte do quatidiano, invadindo cada vez mais a nossa vida diária. Encontramos todos os dias os seus “produtos” sob formas muito diversas: Recibos de serviços público (telefone, electricidade,água,etc.) ,extrctos de contas bancárias,folhas de salários, classificações e controle de tempos dos atletas nas competições desportivas,resultados eleitorais etc. A matéria-prima com que a informática trabalha é a informaçaõ. Para as informações,as técnicas informáticas desenvolvem-se,em dois dominios de actividades: b) O estudo e utilização dos métodos(SOFTWARE) comprende tudo o que está ligado à utilização dos equipamentos (sistemas de diálogo e codificação de informação para o computador-linguagens), assim tudo o que se relaciona com os métodos lógicos de tratamento de informações cuja a aplicação, a montante e ajusante do computador,se tornam necessárias por razões de rentabilidade, fiabilidade ou comodidade. A unidade central do computador pessoal é constituida por um processador rodeado por diversos circuitos que controlam o acesso à memória volátil,á memória residente e aos canais de ligação. a)O estudo e a realização dos materias (HARDWARE) Domonio relacionado com tudo o que diz respeito aos equipamentos propriamente ditos, é, aos computadores (ou máquinas para registar, tratar ou difundir informação) e aos periféricos que

Transcript of Intrudoçao a informatica

Page 1: Intrudoçao a informatica

O neologismo informática foi criado no inicio dos anos 60 por fusão de duas palavras: informação e automática.

, a informática pode ser definida como a ciência do tratamento lógico e automático de informação.

As técnicas subjacentes a este tipo de tratamento são relativamente recentes (nasceram há menos de 35 anos) mas fazem já parte do quatidiano, invadindo cada vez mais a nossa vida diária.

Encontramos todos os dias os seus “produtos” sob formas muito diversas: Recibos de serviços público (telefone, electricidade,água,etc.) ,extrctos de contas bancárias,folhas de salários, classificações e controle de tempos dos atletas nas competições desportivas,resultados eleitorais etc.

A matéria-prima com que a informática trabalha é a informaçaõ. Para as informações,as técnicas informáticas desenvolvem-se,em dois dominios de actividades:

b) O estudo e utilização dos métodos(SOFTWARE)

comprende tudo o que está ligado à utilização dos equipamentos (sistemas de diálogo e codificação de informação para o computador-linguagens), assim tudo o que se relaciona com os métodos lógicos de tratamento de informações cuja a aplicação, a montante e ajusante do computador,se tornam necessárias por razões de rentabilidade, fiabilidade ou comodidade.

A unidade central do computador pessoal é constituida por um processador rodeado por diversos circuitos que controlam o acesso à memória volátil,á memória residente e aos canais de ligação.

a)O estudo e a realização dos materias (HARDWARE)

Domonio relacionado com tudo o que diz respeito aos equipamentos propriamente ditos, é, aos computadores (ou máquinas para registar, tratar ou difundir informação) e aos periféricos que são os equipamemtos por onde se faz introdução dos dados e se obtêm os resultados.

O tipo deáreas de ciência abarcadas por este item vai desde a fisica dos sólidos para os componentes de base que vão servir memorização ou á transmição até à mecâmica ou eletromecânica para os equipamentos periféricos.