Ipog news agosto

9
>Premiação IPOG é uma das melhores empresas para trabalhar do Centro-Oeste pelo segundo ano consecutivo. Pág. 02 > Graduação Instituto tem novo diretor de Graduação e Extensão. Para ele, um dos maiores desafios é o investimento na formação acadêmica dos alunos. Pág. 04 >Corpo Docente Professores do MBA Gestão de Projetos participam de en- contro de integração em São Paulo. Pág. 07 >Evento Mais de 100 pessoas participam de palestra gratuita, em Goiânia, sobre Gestão de Processos em tempos de crise. Pág. 06 >Pesquisa Primeiro grupo de estudos do IPOG se prepa- ra para iniciar na área de pesquisa. Pág. 08 >Destaque Professor do Instituto faz auditoria em empresa na Holanda Pág. 07 Ano VI n° 57 agosto/2015

description

 

Transcript of Ipog news agosto

Page 1: Ipog news agosto

>PremiaçãoIPOG é uma das melhores empresas para trabalhar do Centro-Oeste pelo segundo ano consecutivo.Pág. 02

> GraduaçãoInstituto tem novo diretor de Graduação e Extensão. Para ele,um dos maiores desafios é o investimento na formaçãoacadêmica dos alunos. Pág. 04

>Corpo Docente Professores do MBA Gestão de Projetos participam de en-contro de integração em São Paulo. Pág. 07

>EventoMais de 100 pessoas participam de palestra gratuita, em Goiânia, sobre Gestão de Processos em tempos de crise. Pág. 06

>Pesquisa Primeiro grupo de estudos do IPOG se prepa-ra para iniciar na área de pesquisa. Pág. 08

>Destaque Professor do Instituto faz auditoria em empresa na Holanda Pág. 07

Ano VI n° 57 agosto/2015

Page 2: Ipog news agosto

Reconhecimento

Pelo segundo ano consecutivo, o Instituto de Pós-Graduação e Graduação, o IPOG, é considera-do uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Centro-Oeste. Em 2015, o Instituto alcançou a 7ª colocação entre as 35 mais bem votadas no prêmio Great Place to Work (GPTW). Essa foi a 5ª edição do prêmio, que contou com a par-ticipação de 79 organizações da região, representando mais de 56 mil funcionários.

O prêmio identifica a percepção dos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho, medindo o orgulho e o nível de confiança em relação aos cargos de liderança. Na pesquisa, aplicada em 2015 com base nas ações praticadas no ano de 2014, os colaboradores também responderam sobre práticas que refletem a cultura organizacional, como o cuidado com as pessoas.

02

IPOG é uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Centro-Oeste pelo segundo anoconsecutivoPrêmio Great Place to Work avaliou a percepção dos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho. Em 2015, o IPOG já havia sidopremiado como a 32ª melhor da América Latina.

Para o sócio-fundador do IPOG, Paulo Santana, a premiação rece-bida pelo segundo ano consecutivo estimula a empresa a intensificar o seu propósito, que é “Inspirar Vidas”. “Esse prêmio vem como a confirmação de que estamos no caminho certo de gestão moderna e compartilhada, principalmente por estarmos investindo cada vez mais nos colaboradores, para qualificação e bem-estar dentro da empresa e estendendo isso para cada lar”, afirma.

“Temos orgulho do que fazemos, orgulho da equipe que temos e nos orgulhamos por mais esse reconhecimento”, complementa a gerente de recursos humano do IPOG, Karolina Wolski.

Gestão por “Propósito”

Criado em 2014 com a par-ticipação ativa de todos os 163

colaboradores, o propósito do IPOG – “Inspirar Vidas” – surgiu a partir de histórias de pessoas que alcançaram seus sonhos e inspiraram outros colegas de trabalho. E o prêmio GPTW coroa esse objetivo. Um exemplo de inspiração é a colaboradora Valdirene Marques Silva, a mais antiga da casa. Em agosto de 2015, ela completa 10 anos no Instituto.

Eu amo falar do IPOG! Aqui, tive a oportunidade de crescer profissionalmente e também como pessoa. O IPOG é como se fosse uma parte fundamental de meu corpo. A cada ano, eu comemoro meu aniversário IPOG, dia 01/08/2015. Sou e serei eternamente grata por fazer parte desta família e ter este ‘sobrenome’ que tantos queriam ter. Não dá para medir a satisfação quando se ama intensamente o que se faz. E eu amo o IPOG”, declara Valdirene.

Page 3: Ipog news agosto

Reconhecimento 03

Prêmio GPTW

Em 2015, o IPOG já havia recebido o prêmio GPTW como a 32ª Melhor Empresa para Trabalhar na América Latina. No ano passado, o Instituto também foi premiado como a 3ª Melhor Empresa para Trabalhar do Centro-Oeste e como a 15ª melhor do País. Os resultados foram obtidos a partir da análise de questionários feitos com os gestores da empresa e com os co-laboradores, aplicados em 2014, com base nas ações praticadas no ano de 2013.

O Great Place to Work é uma empresa global de pesquisa, con-sultoria e treinamento e desen-volve a pesquisa “Melhores Empre-sas para Trabalhar” em 53 países.

Page 4: Ipog news agosto

Graduação e Extensão do IPOG têm nova diretoriaNovo diretor encara a formação acadêmica dos alunos como um dos maiores desafios da sua gestão

A partir de agosto, o Instituto de Pós-Graduação e Graduação passa a contar com uma nova diretoria na Graduação e Extensão. Quem assume o posto é o professor Carlo Costa Guizelini, em substituição ao professor Ademir Schmidt, que deixa a vaga para se dedicar a outros projetos, mas manterá um vínculo com o IPOG na área acadêmica.

O professor Carlo é formado em Administração, possui pós-graduação em Gestão de Varejo e Marketing e também em Docência para o Ensino Superior. Atuou entre 1991 e 1999 na L´Oreal Brasil, empresa francesa de cosméticos. Em 2002, começou sua carreira como docente na Universidade Salgado de Oliveira, em Goiânia, e, em 2008, assumiu a gestão dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Turismo e Negócios Imobiliários. Em 2009, passou a responder pela Diretoria Acadêmica da IES. E chega, em julho de 2015, ao IPOG.

Para apresentá-lo aos alunos, professores e corpo técni-co-administrativo do Instituto, o departamento de Comunicação deu as boas-vindas ao professor

Graduação04

com uma entrevista sobre a expectativa para a nova gestão e os desafios à frente da Diretoria de Graduação e Extensão do Instituto. Confira!

Comunicação IPOG – Como está sendo essa nova etapa na sua carreira ao assumir a Graduação e a Extensão do IPOG?

Prof. Carlo Guizelini - Mesmo atuando como diretor Acadêmico desde 2009, sempre é motivador trabalhar com uma equipe nova e desafios encantadores. O desafio proposto pelo IPOG é altamente tentador, pois se trata de uma marca forte e comprometida com os valores a serem entregues e percebidos pelos alunos. Temos um compromisso com a missão da empresa.

Comunicação IPOG – Quais são as expectativas para essa área em sua gestão?

Prof. Carlo Guizelini - Crescimento com qualidade garantindo o bom desempenho e a satisfação dos alunos, desta forma contribuin-do para a consolidação da marca IPOG.

Comunicação IPOG – Quais são as prioridades da área?

Prof. Carlo Guizelini - Oferecer ensino de qualidade aos alunos

refletindo a performance em retenção, satisfação e máxima pontuação nos indicadores do MEC. Contribuir para formação de seres humanos éticos e profissionais comprometidos com o bem-estar da sociedade.

Comunicação IPOG – Há desafios pela frente?

Prof. Carlo Guizelini - Solidificar a formação acadêmica dos nossos alunos preparando-os para um mundo/mercado altamente concorrido e carente de competên-cias.

Comunicação IPOG – Como fazer para aumentar a retenção de conhecimento do aluno de graduação do IPOG hoje?

Prof. Carlo Guizelini - Associando a formação teórica com a vivência prática, tornando as aulas mais ativas e ter o aluno como agente construtor do conhecimento.

Comunicação IPOG – Como a sua experiência vai contribuir com a Graduação do IPOG?

Prof. Carlo Guizelini - Os diversos enfrentamentos, ao longo da carreira, permitem o amadureci-mento do indivíduo, auxiliando nas tomadas de decisões e consolidam relacionamentos. Habilidades técnicas são somadas a isso.

Page 5: Ipog news agosto

Graduação e Extensão do IPOG têm nova diretoria Psicologia Positiva aplicada à gestão organizacional gera resultados para as empresas, afirma especialista

Profissionais de diversas áreas discutiram sobre o desenvolvi-mento de pessoas e potencialização de talentos em palestra gratuita promovida pelo IPOG

Evento 05

“A Psicologia Positiva nas Organizações: a ciência do bem-estar aplicada à gestão” foi tema da palestra realizada no Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG), em Goiânia, no dia 16 de julho. A psicóloga e professora do MBA Executivo em Desenvolvimento Humano e Psicologia Positiva, Seille Garcia, falou sobre o surgimento da Psicologia Positiva no Brasil e o desenvolvimento da metodologia nas empresas.

“A Psicologia sempre se preocupou com a cura das doenças psicológicas que pudessem aparecer e, no início, também tinha a intenção de pensar na felicidade humana. O que faz o homem ser feliz e como podemos potencializar os talentos humanos? Essa segunda parte ficou esquecida durante muito tempo porque os profissionais da área focaram muito em cuidar e dar conta de todo adoecimento psíquico dos seres humanos”,

explica Garcia.

A partir dos anos 2000, a Psicologia se propôs a trabalhar com a satisfação pessoal e a potencialidade dos talentos. Em princípio, a área educacional foi a que mais utilizou os métodos da Psicologia Positiva, principalmente com crianças, abordando a criatividade. Mas, na última década, profissionais visualizaram formas de aplicar o desenvolvimento de talentos e a satisfação pessoal no âmbito organizacional.

Questionamentos como “o que tem valor na vida para você?”, “quais são os seus princípios?”, “quais são as suas virtudes?”, “quais são as suas forças?”, “o que você faz bem?” foram implantados no processo de gestão das organizações e alcançaram o desenvolvimento de pessoas, e, consequentemente, a vida pessoal e os resultados na empresa.

“A proposta da Psicologia Positiva é uma mudança pessoal. Quando você pensa em lidar com as suas emoções positivas e reduzir as negativas, você cresce. E ter uma oportunidade como essa, de poder discutir o assunto e fazer com que as pessoas levem para o trabalho e para a família tudo que aprendeu, é sensacional”, avalia Seille Garcia.

Busca por conhecimento

A assistente social Terezinha Mendes participou da palestra realizada pelo IPOG em busca de conhecimento. “Psicologia Positiva é um tema muito novo para mim. Achei interessante a metodologia e estou curiosa para colocar em prática e aprender mais sobre tudo que ouvi aqui”, afirma.

Para mais informações sobre MBA Executivo em Desenvolvimento Humano e Psicologia Positiva, basta acessar o site www.ipog.edu.br

Page 6: Ipog news agosto

Gestão de Processos: evento discute soluções empresariais em tempos de crisePalestrante falou sobre como garantir a sobrevivência das organizações em período de instabilidade por meio da Gestão por Processos

Mais de 100 pessoas participaram da palestra gratuita “Gestão por Processos: transformando organizações para gerar resultados em tempo de crise”, oferecida pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG), em Goiânia. O evento ocorreu no dia 21 de julho e reuniu profissionais de diversas áreas. O instrutor e consultor de BPM, Gart Capote, foi o palestrante da noite.

Na oportunidade, Capote contextualizou a relação do processo de gestão com o atual período de insta-bilidade econômica e política: “Falamos sobre o processo de gestão nas organizações e o impacto disso frente ao novo

Evento06

cenário econômico que vivemos no Brasil e no mundo. Não podemos eliminar todos os problemas, mas podemos apaziguar e tentar dar fôlego para as organizações não

só sobreviverem, mas perdurarem nesse período”.

Ainda de acordo com o consultor, é perceptível o interesse de profis-sionais de diversas áreas em busca de atualização e conhecimento para fazer diferença no mercado de trabalho.

O conhecimento foi justamente o motivo que levou Marcelo Lima a participar da palestra. Ele atua como gerente de escritório de processos em órgão público e,

apesar da experiência, considera necessário mais preparo para alavancar a carreira.

“Todos os dias, eu lido com processos e as atualizações nos permitem ter melhorias na nossa carreira. Sempre aprendo e quero compartilhar com os colegas. Já organizei um grupo de oito profissionais da minha equipe para poder voltar aos estudos”, compartilha Lima.

Marcelo Lima foi um dos ganhadores da meia bolsa para o MBA de Processos de Negócios do IPOG. Para mais informações sobre o curso, acesse www.ipog.edu.br

Page 7: Ipog news agosto

Professores do MBA Gestão de Projetos participam de encontro em São Paulo

Professor do IPOG faz auditoria em empresa holandesa

Objetivo do evento foi promover a interdisciplinaridade e integrar o trabalho dos professores. Aulas do MBA, em Goiânia, começam em outubro deste ano

Corpo Docente 07

Dois meses antes da inauguração do MBA Gestão de Projetos, o Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG) promoveu um encontro de professores do curso. O evento foi realizado na unidade do Instituto na cidade de São Paulo no último dia 29 de julho.

Entre os participantes do encontro estava o professor doutor Leonardo

professor da especialização Auditoria, Avaliações e Perícias da Engenharia do Instituto do IPOG e auditor externo do INMETRO, Marcello Couto, esteve na cidade de Arnhem, na Holanda, para participar de um processo de auditoria. A avaliação foi em uma certificadora de Produtos, a DEKRA Certification B.V, empresa holandesa.

Esse tipo de avaliação acontece porque a legislação atual tornou obrigatória a

Moraes, diretor de Pós-Graduação e Pesquisa do IPOG. Leonardo destacou que esse é um investimento da Instituição para potencializar o MBA, o que contribui com a satisfação dos alunos.

O coordenador do curso, professor Luís Volpato, completa que o encontro será crucial para

trazer integração entre os professores e alinhar os objetivos de aprendizagem. “O nosso objetivo é instalar um método de interdisciplinaridade em que os módulos serão integrados, mas sempre trazendo aprendizados inéditos e inovadores”, explica.

O MBA Gestão de Projetos vai ser inaugurado, em Goiânia, no próximo mês de outubro e os interessados podem se matricular pelo telefone (62) 3945-5050 ou pelo site www.ipog.edu.br

certificação de produtos para serem importados, fabricados ou comercializados no Brasil, tendo que apresentar o “selo INMETRO”. O processo é importante para garantir a segurança do consumidor e do meio ambiente.

Essa não é a primeira vez que Marcello Couto faz auditoria no exterior a convite

do INMETRO. O professor já fez três auditorias no Uruguai, três nos Estados Unidos, uma na Argentina e uma na Itália.

“Ser enviado em missões como essa é um reconhecimento da minha competência, da confiança no meu trabalho e de que eu posso representar o Brasil lá fora. Tecnicamente, uma honraria”, comemora Marcello.

Page 8: Ipog news agosto

Primeiro grupo de estudos do IPOG se prepara para iniciar na área de pesquisaAlunos da pós-graduação em Formação de Professores estão cadastrados no CNPq e, neste semestre, os pesquisadores serão selecionados

O livro “Desperte o gigante interior”, de Anthony Robbins, foi escolhido pelos alunos da especialização Formação de Professores em Didática e Gestão Educacional do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG) para ser o tema abordado no primeiro grupo de estudos da instituição organizado pelos futuros especialistas. Os encontros aconteceram durante as segundas-feiras do primeiro semestre de 2015. No dia 20 de julho, os participantes receberam os certificados.

“Os alunos decidiram avançar em seus estudos, aprofundando em assuntos pertinentes. Neste semestre, eles estudaram o livro “Desperte seu gigante interior”, por entenderem que, antes de serem professores, eles precisam mudar suas atitudes, comporta-mentos e, inclusive, leram esse livro como o marco inicial. Esses

Pesquisa08

encontros representam o ponto de partida para um grupo de pesquisa, propriamente dito, que é o que almejamos”, afirma a coordenado-ra e professora da pós-graduação, Glaucia Yoshida.

A aluna Letícia Nobre já conhecia a obra e compartilhou com os colegas a temática. A turma, que já projetava iniciar um grupo de estudos, aproveitou a iniciativa da colega para começar os encontros. Eles dividiram o conteúdo do livro em forma de seminário para que todos interagis-sem.

“A diversidade da turma faz a experiência ser extremamente enri-quecedora. As diferenças de histórias de vida e percepção de cada um vêm agregar ao grupo e é justamente essa uma das grandes propostas ao se fazer um grupo de estudos: agregar. A pós em docência traz a importância do desenvolvimento pessoal, de crenças e valores para que nós, como futuros professores – alguns já são -, sejamos mais equilibrados e possamos exercer melhor nossas atividades, inclusive em sala de aula”, compartilha Letícia.

Pesquisa

De acordo com a coordenadora Glaucia Yoshida, neste semestre, o grupo passará por uma nova fase. Acontecerá a seleção dos alunos que serão os pesquisadores na área da educação. Eles farão parte do IPOG DATA, que é o departamen-to responsável pelas pesquisas promovidas pelo Instituto.

“Estou muito otimista e orgulhosa também, porque foi uma iniciativa deles e hoje esse grupo já está registrado no CNPq, que é outro avanço que o IPOG conseguiu através destes encontros. Hoje, nós estamos devidamente cadastrados como uma instituição de ensino superior que tem o seu vínculo institucional como pesqui-sadores”, comemora a Yoshida.

Foto: Paulo Rogê

Page 9: Ipog news agosto

ESPAÇO DO LEITOR

EXPEDIENTE

Diretor Comercial e Marketing Edição - Geral

ReportagemGestora de Comunicação

Diagramação

Leonardo OliveiraMaraísa Lima

Henrique Ramos, Humberta Carvalho, Maraísa Lima e Marcela SantanaMaraísa Lima

Cleber Muniz / Marketing

Este espaço foi reservado para você comentar esta edição, sugerir matérias e fazer críticas, aju-dando sempre a melhorar a qualidade do IPOG News. Sinta-se à vontade! E participe através do e-mail [email protected]