IRMÃOS DA REAL IRMANDADE - vianafestas.comvianafestas.com/download/events/programa_geral1.pdf ·...

24

Transcript of IRMÃOS DA REAL IRMANDADE - vianafestas.comvianafestas.com/download/events/programa_geral1.pdf ·...

IRMÃOS DA REAL IRMANDADE DE NOSSA SENHORA DA AGONIAAntónio Luís Maciel Pires – Presidente Manuel Oliveira Fiúza – Vice-presidente Luís Maria Barreiros – Secretário António José da Costa P. Morgado – Tesoureiro António Luís Martins Rodrigues – Vogal Manuel Décio Barbosa Barroso Rocha – Vogal Mário Alves de Miranda Lima – Vogal Pároco / Capelão – Padre Dr. Vasco António da Cruz Gonçalves

SECRETARIADOSameiro BarretoCarla RibeiroIsabel Carvalho

Av. Cabo Verde – Lote 18Parque Empresarial da Praia Norte4900-350 Viana do Castelo

T: 258 809 394E: [email protected] www.vianafestas.com

Postos de informação e venda da Vianafestas:• No rés-do-chão do edifício dos Antigos Paços do Concelho / Praça da República (AGOSTO)• No Jardim Marginal, em pavilhão próprio (JULHO E AGOSTO)

COMISSÃO DE HONRAPresidente de HonraFrancisco Seixas da CostaDiocese Monsenhor Sebastião FerreiraEntidade Região Turismo Porto e Norte PortugalDr. Melchior R. Pereira MoreiraAssociação Empresarial Viana do CasteloEng. José Luís Rocha CeiaAssociação Grupos Folclóricos Alto MinhoProf. Alberto Pimenta Gomes RegoCâmara Municipal Viana do CasteloDr.ª Maria José Guerreiro

COMISSÃO EXECUTIVAFrancisco Sampaio – PresidenteAntónio J. R. Parente da Cruz – Tesoureiro Maria do Sameiro de Sousa Barreto – SecretáriaJorge Ferreira MartinsIlídio Matos CarvalhoManuel Augusto Lima António José BastoJosé Manuel R. Oliveira ValençaCatarina Beatriz Barreto de Oliveira LimaAníbal Guilherme Afonso Teixeira Ana Sofia Pereira AraújoRicardo Viana Felgueiras Hermenegildo Lamas Viana

A Festa no seu esplendor máximo, a Fé na sua força e misticismo.

Em 2016, destacamos os gigantones e cabeçudos como centro das festividades, pelo seu papel iconográfico ancestral e pelo seu poder de exorcizar os males do mundo.

Estas figuras enormes e disformes rodopiam sob o sol ardente do meio-dia ao som dos bombos que ensurdecem o ar.

Mas os trajes à vianesa, os maravilhosos trajes vermelhos, azuis, verdes estarão em evidência num ano em que se aguarda o reconhecimento e certificação da origem desta exuberante manifestação da etnografia de Viana do Castelo. E todos os trajes, de trabalho, de mordoma, da Ribeira, tão diversos, tão graciosos, tão nossos!

Tal como a Nossa Senhora da Agonia, que nos contempla com o rosto de dor, e intercede por todos nós: pescadores intrépidos num mar imenso de calmarias e tempestades!

RomARiA de NossA seNhoRA d’AgoNiA, A RAiNhA dAs RomARiAs de PoRtugAl.

19JulhoteRÇA-FeiRA

21h30

APReseNtAÇão dA 5ª ediÇão – 2ª séRie dA RevistA “A FAlAR de viANA”

16h00

AberturA dA XV “eXposição/FeirA de ArtesAnAto dA romAriA d’AgoniA”Decorrerá, como habitualmente, no corredor central do Jardim Público Marginal, com cerca de 100 artesãos da nossa região, alguns a trabalhar ao vivo. Esta Exposição/Feira estará aberta até ao dia 21 de Agosto.(ver programa específico)

11

15

Agosto

Agosto

QuintA-FeirA

segundA-FeirA

início dAs FestiVidAdes religiosAs em HonrA de nossA senHorA d´AgoniA (ver programa específico)

Início da Novena em Honra de Nossa Senhora d’Agonia, no Santuário de Nossa Senhora d’Agonia, que terminará no dia 19 de Agosto.

FestA de nossA senHorA dA Assunção, pAdroeirA dA diocese (na Sé)8h30

Eucaristia, no Santuário de Nossa Senhora d’Agonia.

11h00

Solene celebração eucarística, na Sé, presidida por Sua Excelência Reverendíssima o Senhor D. Anacleto Cordeiro Gonçalves de Oliveira, Bispo da Diocese.

21h30

Trasladação das imagens do Senhor dos Aflitos e de Nossa Senhora da Assunção (Santa Maria Maior), respectivamente, da Igreja da Ordem Terceira e da Sé Catedral para a Igreja de S. Domingos.

06

18

Agosto

Agosto

sÁbAdo

QuintA-FeirA22h00 espectÁculo musicAl com o consAgrAdo ArtistA “Augusto cAnÁrio e Amigos” no Campo da Sra. d’Agonia

10h00 desFile dA moRdomiAOs diversos trajes regionais do concelho de Viana do Castelo encerram um vasto leque de tradições e memórias. Se nos de mordoma vislumbramos todo o esplendor e requinte, com seus tecidos de casimira, baeta e astrakan, finamente bordados com pequenas centelhas de luar e decorados com a mais bela panóplia de joias populares, das quais emanam os mais puros raios de sol; já os alegres trajes à Vianesa, com sua vasta paleta de cores, exibem toda a mestria com que as lavradeiras desta região transformaram a lã de suas ovelhas e o linho do seu quintal, no exponente máximo do trajar em Portugal.

Obedece-se assim, a mais uma rica tradição da romaria d’Agonia, com o desfile de centenas de mulheres envergando os trajes mais ricos de cada aldeia, desde as jovens lavradeiras com os seus trajes à Vianesa, as mordomas da festa com o colo de seus peitos repleto de lindas peças em ouro, às mães e avós das famílias Vianenses, com seus trajes negros de cerimónia, luxar e de morgada.

08h30 AlvoRAdACom o rebentar de 21 morteiros inicia-se aquela que é tida como A Rainha das Romarias de Portugal. E, de imediato, ouvem-se na Praça da República os Grupos de Bombos e Zés P’reiras juntamente com os Gigantones e Cabeçudos saudando todos quantos assistem a esta abertura.

gRANde FeiRADecorrerá no vasto recinto dos Campos do Castelo e da Agonia e na Praça General Barbosa.

09h30 coNceRto musicAlNo coreto da Praça da República pela Banda de Música de S. João da Madeira.

09h30 AbeRtuRA do “ciRcuito do FeiRão” em vários locais da cidade

AgostoseXtA-FeiRA

19

12h45 RevistA de gigANtoNes e cAbeÇudosNa Praça da República terá lugar este atraente número, rico de movimento e esfuziante alegria. Todos os grupos de Bombos e Zés P´reiras que tomam parte na Romaria prestam a sua vassalagem aos Gigantones e Cabeçudos.

14h30 coNceRtos musicAisNos coretos da Praça da República, pela Banda de Música de S. João da Madeira, e no Jardim D. Fernando, pela Banda Escuteiros de Barroselas.

16h00 oRAÇão de vésPeRAs No Santuário de Nossa Senhora d’Agonia.

16h30 PRocissão soleNe dA seNhoRA d’AgoNiA Procissão Solene com quadros bíblicos, em honra de Nossa Senhora d’Agonia, presidida por Sua Excelência Reverendíssima o Senhor D. Anacleto Cordeiro Gonçalves de Oliveira, Bispo da Diocese, e organizada pela Confraria de Nossa Senhora d’Agonia. (Ver programa específico). 21h00 desFile “vAmos PARA o FestivAl” Zés P’reiras e Bombos, Bandas de Música e Grupos Folclóricos que, partindo do Largo da Estação dos Caminhos de Ferro, descerão a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra em direcção ao Jardim Marginal.

21h30 coNceRto musicAl No coreto da Praça da República pela Banda de Música de S. João da Madeira.

22h00 FestivAl “eXibiÇões de gRuPos FolclóRicos” No palco do Anfiteatro do Jardim da Marina, poderemos assistir ao encanto e beleza dos trajes, das danças e das músicas de Grupos Folclóricos.

22h00 4º eNcoNtRo de bANdAs FilARmóNicAs do coNcelho de viANA do cAsteloInício do Concerto das 4 Bandas Filarmónicas do Concelho no palco da Praça da Liberdade• Banda Escuteiros de Barroselas • Banda Musical Velha de Barroselas• Associação Musical de Vila Nova de Anha • Filarmónica de Vila Nova de Anha

00h00 Fogo-de-ARtiFício Sessão de fogo-de-artifício no Jardim Marginal – o afamado fogo da Festa.

iNício dA coNFecÇão dos “tAPetes FloRidos” nas ruas da Ribeira

ARRAiAlAnimação com DJ’s.Junto ao Castelo Santiago da Barra.

20AgostosÁbAdo

08h30AlvoRAdANos mesmos moldes anteriores.

gRANde FeiRA Terá lugar nos mesmos locais.

09h00 visitA às RuAs dA RibeiRA PARA AdmiRAR os “tAPetes FloRidos”Confeccionados durante a noite com muita fé, amor e carinho.

diA de NossA seNhoRA d’AgoNiA

09h30 coNceRtos musicAisNos coretos da Praça da República, pela Filarmónica do Centro Social Paroquial de Vila Nova de Anha, e no Jardim Marginal, pela Filarmónica Ressurreição de Mira.

09h30 “ciRcuito do FeiRão” em vários locais da Cidade

10h00Remo – RegAtA de NossA seNhoRA d’AgoNiA No Estuário do Rio Lima.

12h00 RevistA de “gigANtoNes e cAbeÇudos” De novo na Praça da República mais uma típica e ruidosa manifestação.

14h00 coNceRtos musicAisNos coretos da Praça da República, pela Filarmónica do Centro Social e Paroquial de Vila Nova de Anha, e no Jardim D. Fernando, pela Filarmónica Ressurreição de Mira.

14h30 soleNe celebRAÇão eucARísticA seguidA de PRocissão Ao mARSolene celebração eucarística, no Adro do Santuário de Nossa Senhora d’Agonia, presidida por Sua Excelência o Senhor D. Anacleto Cordeiro Gonçalves de Oliveira, Bispo da Diocese, seguida pela tradicional Procissão dos Pescadores, com os andores de Nossa Senhora d’Agonia, Nossa Senhora dos Mares e S. Pedro, até ao anteporto donde, depois de ser dada a bênção ao mar e às embarcações, partirá a Procissão ao mar e ao rio. O retorno ao Santuário será feito pelas ruas da Ribeira, devidamente engalanadas e com os acostumados tapetes.

21h30 coNceRtos musicAisNos coretos da Praça da República, pela Filarmónica do Centro Social e Paroquial de Vila Nova de Anha, e no Jardim Marginal, pela Filarmónica Ressurreição de Mira.

22h00 FestA do tRAJe (no Centro Cultural)“RomeiRos e RomARiAs – dA PRomessA Ao tRAJe à viANesA”

A Festa do Traje deste ano, anunciando a temática abordada no cortejo etnográfico, “Romeiros e Romarias”, principia assim, este evento, com um tema festivo, o qual carateriza fortemente as festas e romarias do concelho de Viana do Castelo. Desta forma, mostrando a forte relação entre a forma de trajar e os diversos locais de culto desta região, desde as pequenas ermidas no cimo dos montes, às grandes festas e romarias que o Vale do Lima encerra, a festa do traje, vai permitir conhecer e relembrar uma multitude de tradições, crenças e costumes, que as gentes das nossas aldeias observam, juntamente com os seus trajes regionais.

Deste modo, a festa do traje vai explorar um vasto património cultural desta região, desde os grupos de romeiros com suas promessas, em cera, mortalhas, aos caixões, votos de silêncio e bênçãos do gado, mostrando assim o uso de diversos trajes regionais no seu contexto cultural.

Mas ao falar de romeiros e romarias, devemos exultar os diversos trajes à Vianesa, os quais ainda hoje pontificam as diversas festividades do concelho de Viana do Castelo. Assim, explorando as particularidades que os subtipos do traje à Vianesa encerram, desde o litoral em Afife, Carreço e Areosa, à ribeira Lima, de Meadela a Lanheses e, de Outeiro a Vila Franca do Lima, à Serra d’Arga com Freixieiro de Soutelo, Amonde, Vilar de Murteda e São Lourenço da Montaria, ao individual traje à Vianesa das terras de Geraz do Lima, vamos mostrar o que distingue e individualiza cada um destes tipos do traje à Vianesa.

00h00 Fogo-de-ARtiFício Designado “Fogo do Meio ou da Santa”, um momento inesquecível do “Arraial”.

ARRAiAlAnimação com DJ’s.Junto ao Castelo Santiago da Barra.

08h30 AlvorAdA Será a última; repete-se nos moldes habituais na Praça da República.

09h30 CelebrAção euCArístiCA No Santuário de Nossa Senhora d’Agonia, presidida por Sua Excelência Reverendíssima o Senhor D. Anacleto Cordeiro Gonçalves de Oliveira, Bispo da Diocese.

09h30 ConCertos MusiCAisNos coretos da Praça da República, pela Associação Musical de Vila Nova de Anha, e no Jardim Marginal, pela Banda Club Pardilhoense.

10h00 FestivAl de ConCertinAs e CAntAres Ao desAFio O castiço, autêntico e genuíno espectáculo de cantigas ao desafio estará, como habitualmente, na Praça da Liberdade para encantar aqueles que a ele assistam.

21AGostodoMinGo

12h00 revistA de “GiGAntones e CAbeçudos”A última revista novamente na Praça da República, o colorido e o mais castiço ribombar contagia todos.

14h00 ConCertos MusiCAisNos coretos da Praça da República, pela Associação Musical de Vila Nova de Anha, e no Jardim Marginal, pela Banda Club Pardilhoense.

16h00 coRteJo históRico-etNogRÁFico

coRteJo históRico

“Gigantone e Cabeçudos – Património Cultural Europeu”

Os gigantones e cabeçudos, número essencial nos eventos profanos da romaria d’Agonia, marcam uma forte tradição Alto-Minhota. Poderíamos dizer que esta tradição tão vibrante, que marca distintamente as festas do Alto-Minho, perde-se na colonização da nossa região na pré-história ou até mesmo devido à existência de seres sobrenaturais que habitavam as zonas mais recônditas desta região. No entanto, as figuras que hoje vemos nas típicas romarias e, em especial, na Romaria d’Agonia, provêm de uma visita do ilustre Vianense Luís Valença a Santiago de Compostela em finais do século XIX e pelo trabalho de Zé Poteiro e Maria Taipeira de Darque.

As figuras que hoje conhecemos como gigantones ou gigantes, resultantes de um processo cumulativo e evolutivo de tradições pagãs europeias, desde as tradicionalmente utilizadas na Bélgica, França, Espanha, Brasil às Portuguesas, as quais representam figuras locais, bíblicas ou mitológicas nas diversas festividades populares, possuindo uma forte ligação com as figuras gigantes que se diversificaram durante as celebrações do Corpo de Deus desde o século XIII ao século XVIII.

coRteJo etNogRÁFico“Romeiros e Romarias”

Desde os finais do século XX, contra uma forte secularização e industrialização das festas e romarias, as típicas festividades do Alto-Minho lutam por manter um cunho tradicional e regional. Deste modo, enquanto as simples festas, onde os tradicionais romeiros iam pagar as suas promessas, foram desaparecendo, as grandes romarias foram-se afirmando, especialmente ao manterem as suas características únicas.

Assim, o cortejo etnográfico deste ano permite-nos relembrar muitas das vibrantes tradições das romarias do concelho de Viana do Castelo, não deixando esquecer os momentos de carácter mais religioso, desde os romeiros às diversas promessas.

Deste modo, a Romaria d’Agonia, com o seu variado leque de momentos religiosos e profanos, transformou-se na maior festa popular portuguesa, evento este sempre associado aos típicos trajes à Vianesa, sem os quais as festas e romarias deste concelho perderiam a marca distinta que lhes confere cada subtipo deste traje icónico português.

22AgostoseguNdA-FeiRA

21h30 Trasladação das imagens do Senhor dos Aflitos e de Nossa Senhora da Assunção (Santa Maria Maior), da Igreja de S. Domingos para, a Igreja da Ordem Terceira e da Sé Catedral, respectivamente.

28AgostodomiNgo

FestA do seNhoR (sANtíssimo sAcRAmeNto), No sANtuÁRio de NossA seNhoRA d’AgoNiA.

eNceRRAmeNto dAs FestividAdes ReligiosAs em hoNRA de NossA seNhoRA d’AgoNiA.

21h00 desFile “vAmos PARA A seReNAtA”Grupos de Zés P’reiras e Bombos, Bandas de Música e Grupos Folclóricos saem do Largo da Estação dos Caminhos de Ferro, descem a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra em direcção ao Jardim Marginal, na companhia de enorme multidão que participa alegremente neste Desfile.

21h30 coNceRtos musicAisNos coretos da Praça da República, pela Associação Musical de Vila Nova de Anha, e no Jardim Marginal, pela Banda Club Pardilhoense.

22h00 FestivAl “eXibiÇões de gRuPos FolclóRicos” Nos palcos do Anfiteatro do Jardim da Marina e da Praça da Liberdade, poderemos assistir ao encanto e beleza dos trajes, das danças e das músicas de Grupos Folclóricos.

00h00 seReNAtAmoNumeNtAl cAchoeiRA lumiNosAÉ um rio de cor e luz que se despenha sobre as águas do lendário “LETHES”. Depois em silêncio e estaticamente aguarda-se o sinal do último morteiro, aquele que nos diz

Até ao ano….Fica a Saudade.ARRAiAlAnimação com DJ’s.Junto ao Castelo Santiago da Barra.

Magazine #02

www.romariadagonia-mag.pt

itiNeRÁRios

desFile dA moRdomiAdia 19, seXtA-FeiRA• Jardim do antigo Governo Civil• Rua de Aveiro• Praça 1º de Maio• Rua Nova de Santana• Passeio das Mordomas da Romaria• Av. Conde Carreira• Av. Combatentes Grande Guerra• Alameda João Alves Cerqueira• Rua Góis Pinto• Largo de S. Domingos

PRocissão soleNedia 19, seXtA-FeiRA• Campo d’Agonia • Campo do Castelo • Largo de Santa Catarina• Alameda João Alves Cerqueira• Largo 5 de Outubro• Av. Combatentes Grande Guerra• Rua da Picota• Rua Manuel Espregueira• Largo de S. Domingos• Rua General Barbosa • Campo d’Agonia• Santuário

coRteJo históRico-etNogRÁFicodia 21, domiNgo• Jardim Marginal (formação) • Rua Abel Viana • Praça D. Afonso III • Av. Afonso III • Rua de Aveiro• Praça 1º de Maio• Rua Nova de Sant’ana• Passeio das Mordomas da Romaria• Av. Conde Carreira• Av. Combatentes Grande Guerra • Largo 5 de Outubro • Alameda João Alves Cerqueira • Largo de Santa Catarina • Av. Campo do Castelo até à Rotunda do Pescador

ideNtiFicAÇões No mAPA

A

Igreja da Sª D‘Agonia

B

Campo do CasteloFeiRA de diveRsões

C

Praça General Barbosa ANimAÇãoFeiRAs FRANcAscoNceRtos musicAis

D

Praça da LiberdadecoNceRtiNAs e cANtARes Ao desAFioFestivAis de FolcloReiv eNcoNtRo de bANdAs FilARmóNicAs

E

Centro CulturalFestA do tRAJe

F

Praça da RepúblicaRevistA de gigANtoNes e cAbeÇudoscoNceRtos musicAis

G

Jardim MarginaleXPosiÇão veNdA de ARtesANAtocoNceRtos musicAisFestivAis de FolcloReseReNAtA

cARtAz dA RomARiA

2016

Na memória descritiva de apoio apresentada para o Cartaz da Romaria d’Agonia deste ano pode ler-se o seguinte: “A proposta teve a sua inspiração nas técnicas manuais, das brumas da memória, dos pontos do bordado, da devoção à Santa e seus heróis que lançavam-se ao mar na esperança de voltar às famílias que deixavam. O amarelo para remeter ao sol, à alegria e ao colorido da Romaria. O azul do traje como cor complementar e também austera, no sentido do folclore e as tradições.

A modelo é Bárbara Temporão Viana, uma jovem de sangue minhoto que está enraizada neste mundo desde miúda. Os elementos que compõem o cartaz: a modelo e seu próprio traje, a Nª Sr.ª d’Agonia (de um ex-voto), o barco, as brumas, o santuário de Nª Sr.ª d’Agonia e a tipografia do título foram todas confecionadas à mão. Foi utilizado lápis de cor, markers, guache, nanquim e, editado no Adobe Photoshop.”

Na conceção do cartaz da Romaria d’Agonia deste ano, da autoria de Anna Galvão, foi utilizado um Traje de Domingar, pertencente à jovem modelo Bárbara Temporão Viana.

O Traje de Domingar era usado em diversas situações, tais como ir à missa, à cidade, ao mercado ou à feira, situações estas nas quais as mulheres queriam estar mais bem arranjadas.

“É a sequência lógica do traje de trabalho. Pela sua própria, designação significa o traje de domingos que não o dos Santos Patronos.” (Francisco Sampaio, Festa do Traje, 1999)

“Os ex-votos expostos são promessas de mestres ou tripulantes de vários barcos que tinham a sua fé na Srª da Agonia e quando sobreviviam às tragédias do mar, acreditavam ter sido um milagre da sua padroeira. Por isso, mandavam pintar um quadro que ofereciam à Santa”.

Fonte da Confraria da Senhora d’Agonia

Logo, o Traje de Domingar situa-se entre o Traje de Trabalho e o de Festa, não possuindo um conjunto de regras muito fixas. Deste modo, não existe um modelo rígido de Traje de Domingar, mas sim um conjunto de padrões, os quais são habilmente utilizados pelas mulheres.

A Comissão de Festas

Ex-Voto que serviu de inspiração ao cartaz

eXPosiÇões

Também poderá visitar os Núcleos Museológicos seguintes:

museu do PãoOuteiro

museu do sARgAÇo Castelo do Neiva

museu AgRo-mARitimo Carreço

moiNhos de veNtoCarreço

moiNhos de ÁguA S. Lourenço da Montaria

museu do tRAJe

museu de ARtes decoRAtivAs

cAsA dos Nichos

ANtigos PAÇos do coNcelhoRés-do-chão“Exposição dos cartazes concorrentes ao concurso Cartaz Oficial da Romaria da Senhora d´Agonia 2016.Posto de informação da VianaFestas

Contatos: Telf. 221 052 503/505 | E-mail: [email protected]

Comboios Especiais | VIANA DO CASTELO - NINEdias 20 e 21 Estações dias 21 e 22

14:00 NINE 02:1114:05 Carreira 02:0514:08 Midões 02:0114:13 BARCELOS 01:5614:18 Silva 01:5214:22 Carapeços 01:4814:27 TAMEL 01:4414:32 Durrães 01:3814:36 BARROSELAS 01:3514:39 Sra.Neves 01:3114:42 Alvarães 01:2914:47 DARQUE 01:2314:50 Areia-Darque 01:2014:56 VIANA CASTELO 01:15

Contatos: Telf. 221 052 503/505 | E-mail: [email protected]

Sem filas de trânsito, nem perdas de tempo à procura de estacionamento, os comboios da CP levam-no com toda a comodidade e segurança até à

Romaria da Nossa Senhora D’ Agonia, emViana do Castelo.

Dá cor à tua romaria!