Isabel Alcada

36
1

description

Livro com a compilacao de trabalhos realizados pelos alunos

Transcript of Isabel Alcada

1

2

Isabel Alçada … na Festa de Natal (18.12.2011)

3

4

Isabel Alçada … no Dia Mundial do Livro (23.04.212)

5

6

7

Isabel Alçada … na Festa do Livro (04.05.2012)

(A cegonha e a tartaruga, in “Três Fábulas”)

8

9

10

Isabel Alçada … na Sala de Aula

Os dois traquinas adolescentes, Com fervilhantes mentes, A tia Júlia enganaram E do castelo de Orlando se aproximaram… 900 anos recuaram, Para conhecer o negro cavaleiro, destemido e imponente, Dono daquele castelo, cujas muralhas, até ao século XXI, perduraram, Símbolo da nossa cautelosa e valente gente... Orlando é um homem estranho e um cientista aplicado; Ana é uma menina estudiosa e curiosa; João é um rapazinho aventureiro e um tanto desbocado; Foi exatamente o primeiro que os transportou àquela época tão longínqua e misteriosa… Quando Ana o belo D. Lourenço avistou, Logo por ele se apaixonou. Na última cavalgada, este arrojado cavaleiro um beijo lhe pregou, Beijo esse que tanto a regozijou E que até ao século XXI se perpetuou… Os três personagens escaparam do século XII. Mas, apenas por um triz… Lá conseguiram fugir dos guardas E esta história acabou com um final feliz. Este livro, que tanto nos encantou, Partes importantes da nossa história nos narrou, Por exemplo a Batalha de São Mamede destacou, Onde D. Afonso Henriques à sua mãe ganhou…

Vasco Sousa, n.º 28, 5.º D

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

Após a Leitura…

Esta história ajudou-me a aprender um pouco mais sobre a História, sobre as personagens que mudaram a nossa História, mas também me diverti, porque ler nunca é uma perda de tempo.

Vasco 5ºD Eu gostei muito desta história, porque ajudou-me a aprender mais sobre História de Portugal e Língua Portuguesa. Ler é fundamental para nós.

Camila 5ºD Adorei esta história que se passou há muitos anos atrás. Foi uma história que me marcou.

Patrícia 5ºD Eu gostei muito desta história, porque é uma história de aventuras que nos ensina que as aparências enganam.

Eduarda 5ºD Eu gostei desta história e diverti-me muito com o João e a Ana, dois irmãos que gostavam muito de aventuras. Um dia, na floresta eles encontraram Orlando, um homem que todos diziam ser mau, mas afinal era bom e levou-os na máquina do tempo. Quem me dera lá ter entrado com eles!

Rita 5ºD

31

Isabel Alçada … na Sala de Aula

N’Um Cheirinho de Canela, Orlando, Ana e João Numa máquina do tempo, quatrocentos anos recuarão, Mesmo sem dar por ela… Retrata o século dezasseis, Época de descobertas e de reis; De troca de prata e ouro, Que enriqueciam o nacional tesouro… Da Casa da Índia, o feitor Causou nos estranhos visitantes terror, Quando desvendavam o seu precioso segredo, Ameaçando-os com a morte ou com o degredo… Fala-se ainda de D. Manuel primeiro, Homem gastador e aventureiro, Casado com a piedosa D. Maria, Que envolta em luxo vivia… Poema coletivo 8ºB

32

Estava Orlando em sua casa Uma nova máquina do tempo a inventar, Quando por acidente, A Ana no botão verde foi carregar… Sem saber para onde e quando E a que época iam parar… Quando acabou a viagem, A quatrocentos anos atrás foram recuar… Caíram numa cave enorme, Onde havia baús sem parar… Existia ainda um cheirinho a canela, Nas jóias e no próprio ar… Ficaram todos impressionados, De tanta jóia ver… Mas, apareceram uns guardas Que os vieram, logo, prender… Na Casa da Índia, Os guardas não lhes revelaram nenhum segredo, Apenas que as duas penas possíveis Seriam a morte ou o degredo… No caminho para a prisão, Bem no meio da multidão, Com a Ana a pensar, Uma mulher desgrenhada um tufo de cabelo lhe foi arrancar… Estavam no Mercado da Ribeira, Quando Orlando e João conseguiram escapar… Lá, assistiram a uma briga Com um homem só e valente contra vários a lutar… Do meio da confusão, Mafaldo, João e Orlando conseguiram se afastar… Apareceu-lhes, então, uma peixeira Que disse à sua escrava para as mãos de avô e neto desatar… Mafaldo era um homem valente, Mas algo o fazia tremer sem parar… A lembrança de um passado temente, Mais precisamente o pavor do mar….

João Pinho, n.º 16, 8.º B

33

Rita, Ana Salomé, Filipa 7ºD

34

Após a Leitura…

Sempre associei a escritora Isabel Alçada à coleção “Uma Aventura” e foi uma agradável surpresa descobrir e viajar com a coleção “Viagens no Tempo”. Afinal, a História não é uma seca! É uma aventura divertida!

Cátia 7ºA

Que divertido foi entrar na máquina do tempo e com a Ana e o João viajar no tempo!

Rui 7ºE

Sugestões Numa futura edição, a ilustração da obra poderia ser a cores.

Telma 8ºB Numa próxima edição, a coleção viagens no tempo deveria concentrar a sua ação em problemas da atualidade.

Gabriel 8ºB

35

Isabel Alçada … na Sala de Aula (com a Equipa da Educação Especial)

36

MUITO OBRIGADA PELA INESQUECÍVEL VISITA E PELOS MOMENTOS MÁGICOS QUE NOS PROPORCIONOU COM A LEITURA DAS

SUAS OBRAS!

ENCONTRO COM O ESCRITORA Isabel Alçada

31.05.2012

A EQUIPA DA BE

O GRUPO DE LP

Compilação elaborada pela Coordenadora da Biblioteca

Arranjos Gráficos: Anabela Santos