IsilonSD Edge EMC - Armazenamento de dados, Convergente, … · l Identificar sistemas compatíveis...

68
EMC IsilonSD Edge Guia de Instalação e Administração

Transcript of IsilonSD Edge EMC - Armazenamento de dados, Convergente, … · l Identificar sistemas compatíveis...

EMCIsilonSD Edge

Guia de Instalação e Administração

Copyright © 2015-2016 EMC Corporation. Todos os direitos reservados. Publicado no Brasil.

Publicado Fevereiro, 2016

A EMC assegura que as informações apresentadas neste documento estão corretas. As informações estão sujeitas a alteraçõessem prévio aviso.

AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTA PUBLICAÇÃO SÃO FORNECIDAS “NO ESTADO EM QUE SE ENCONTRAM." A EMCCORPORATION NÃO GARANTE NENHUM TIPO DE INFORMAÇÃO CONTIDA NESTA PUBLICAÇÃO, ASSIM COMO SE ISENTA DASGARANTIAS PARA A COMERCIALIZAÇÃO DE UM PRODUTO PARA UM PROPÓSITO ESPECÍFICO.

EMC² e, EMC e o logotipo da EMC são marcas registradas da EMC Corporation nos Estados Unidos. Todas as outras marcascomerciais aqui utilizadas pertencem a seus respectivos proprietários.

Para obter a documentação regulatória mais atualizada para sua linha de produtos, visite o site Suporte on-line da EMC(https://support.emc.com).

EMC Computer Systems Brasil LtdaRua Verbo Divino, 1.488 – 4º andar São Paulo – SP – 04719-002 0800-553622Tel.: (11) 5185-8800 Fax: (11) 5185-8999brazil.emc.com

2 IsilonSD Edge 0.0 Guia de Instalação e Administração

CAPÍTULO 1

Guia de Instalação e Administração do IsilonSDEdge

Esta seção contém os tópicos a seguir.

l Sobre este guia....................................................................................................... 4l Arquitetura e armazenamento do Isilon OneFS........................................................ 4l Arquitetura e armazenamento do IsilonSD Edge...................................................... 5l Requisitos de implementação do cluster e do servidor de gerenciamento do

IsilonSD.................................................................................................................. 6l Identificar sistemas compatíveis com o IsilonSD Edge...........................................10l Visão geral do licenciamento do IsilonSD Edge......................................................10l Leituras recomendadas......................................................................................... 13

Guia de Instalação e Administração do IsilonSD Edge 3

Sobre este guiaEste guia pode ser usado com o OneFS versão 8.0.0 e com o servidor de gerenciamentodo IsilonSD versão 1.0.

Os administradores de armazenamento e os administradores da VMware podem usareste guia para implementar e administrar o servidor de gerenciamento do IsilonSD para aimplementação e configuração do OneFS como uma máquina virtual em hosts doVMware ESXi. Para usar este guia com eficácia, os administradores devem estarfamiliarizados com a infraestrutura do VMware vSphere, a administração dos hosts doESXi e os procedimentos de implementação e configuração de máquina virtual.

As seguintes convenções são adotadas neste guia para representar a primeira ocorrênciae as ocorrências posteriores destes termos em uma seção:

Primeira ocorrência Ocorrências posteriores

Cluster do IsilonSD cluster

Nó do IsilonSD nó

Servidor de gerenciamento do IsilonSD servidor de gerenciamento

Plug-in de gerenciamento do IsilonSD plug-in de gerenciamento

VMware vCenter Server vCenter

Para obter uma descrição da terminologia que é mencionada neste guia, consulte aseção Terminologia do IsilonSD Edge.

Arquitetura e armazenamento do Isilon OneFSO Isilon OneFS consiste em um número de nós do EMC Isilon para montagem em rackque executam o OneFS. Os nós são armazenados em cluster para oferecer serviços de filescale-out que são resilientes a falhas de nós e drives.

O OneFS implementa recursos de RAID da rede. Os arquivos armazenados no cluster sãofracionados em vários nós por meio de um esquema de correção de erros deencaminhamento que é uma generalização das tecnologias RAID-5 e RAID-6. Por meiodas configurações de proteção, um administrador de armazenamento pode especificar onúmero de falhas simultâneas de nós e drives que será tolerado antes que os dadosfiquem indisponíveis. As configurações de proteção podem ser especificadas nos níveisde arquivos e diretórios individuais.

No file system, há um pacote de discos de protocolos de rede dimensionáveis earmazenados em cluster que implementa a migração dinâmica de IP e mecanismos deacesso a dados, como NFS versão 3/4, CIFS/SMB, HDFS, FTP, Isilon Swift e HTTP. Aimplementação dá suporte ao acesso simultâneo aos mesmos dados por meio dessesprotocolos de rede, juntamente com mecanismos dimensionáveis e tolerantes a falhasde bloqueio de arquivo em todo o cluster.

Considerações sobre o sistema de rede do OneFSUm cluster do EMC Isilon acessa duas redes:

l A rede de back-end do cluster, na qual os nós do cluster se comunicam entre si.Geralmente, a rede de back-end é isolada dos dispositivos que não estão no cluster.

l A rede de front-end na qual os clients podem mover dados para dentro e fora docluster.

Guia de Instalação e Administração do IsilonSD Edge

4 IsilonSD Edge 0.0 Guia de Instalação e Administração

Ao configurar um cluster do EMC Isilon, um administrador de armazenamento deve alocardois intervalos de endereços IP em diferentes sub-redes de IP — uma para cada uma dasredes de back-end e front-end.

Considerações sobre armazenamento do OneFSUm nó do EMC Isilon tem um dispositivo de inicialização, um dispositivo de registro e umconjunto fixo de drives de dados para seus requisitos de armazenamento. Geralmente,os drives e dispositivos não são compartilhados com os outros nós.

Configurando um cluster do OneFSA configuração de um cluster do OneFS envolve a montagem em rack dos nós do Isilon, aconexão de suas interfaces de back-end ao switch de back-end e a inicialização dos nós.Depois que esse processo for concluído com sucesso, um nó não configurado seráadicionado. Começando com esse nó, você pode criar um novo cluster ou pode associaro nó a um cluster existente que seja acessível por meio de sua rede de back-end. Emseguida, você pode configurar o cluster por meio de um de nós e associar os nósadicionais não configurados ao cluster. Um cluster do OneFS dá suporte a um mínimo detrês nós.

Arquitetura e armazenamento do IsilonSD EdgeO IsilonSD Edge cria clusters virtuais do OneFS por meio dos recursos disponíveis noshosts do VMware ESXi. Os clusters do OneFS são implementados como máquinasvirtuais (VMs) e os drives são hospedados em discos de dados.

Os componentes do IsilonSD Edge incluem o servidor de gerenciamento do IsilonSD, oplug-in de gerenciamento do IsilonSD e os arquivos de máquina virtual do OneFS. O plug-in de gerenciamento é fornecido junto com o servidor de gerenciamento e é instaladoautomaticamente quando o servidor de gerenciamento é implementado em um host doESXi e quando um VMware vCenter Server é registrado.

O plug-in de gerenciamento permite que você crie um cluster do IsilonSD escolhendohosts do ESXi e drives nesses hosts. Um máximo de seis nós, que são realmentemáquinas virtuais do OneFS, pode ser adicionado a um cluster. Para manter o mesmomodelo de proteção que é seguido para clusters físicos do EMC Isilon, umacorrespondência individual é mantida entre um host do ESXi e um nó. Da mesma forma,uma correspondência individual é mantida entre um drive que é acessível para um nó epara um drive físico. Todas essas verificações são realizadas pelo servidor degerenciamento.

Quando o servidor de gerenciamento implementar nós, isso impedirá que dois ou maisnós do mesmo cluster compartilhem o mesmo host do ESXi. Ao selecionar drives físicospara um nó, o servidor de gerenciamento impede a hospedagem de mais de um discovirtual em qualquer drive único.

Obs.

O IsilonSD Edge dá suporte a configurações de nós homogêneos. Você pode ter apenasum tipo de nó em um cluster.

Considerações sobre o sistema de rede do IsilonSD EdgeO caminho de dados do OneFS exige um mínimo de duas NICs para oferecerconectividade de redes de back-end e front-end, respectivamente. Em umaimplementação do IsilonSD Edge, um nó tem NICs virtuais alocadas a ele que sãoconectadas em switches virtuais. Recomendamos que você conecte as redes Ethernet defront-end e de back-end a duas sub-redes diferentes. A sub-rede Ethernet de front-endserve para acesso de client e gerenciamento e deve estar sempre acessível. Um endereçoIP de gerenciamento ou de serviço deve ser alocado ao cluster na mesma sub-rede que o

Guia de Instalação e Administração do IsilonSD Edge

Arquitetura e armazenamento do IsilonSD Edge 5

intervalo IP de front-end. O servidor de gerenciamento interage com o cluster por meiodesse endereço IP. Recomendamos que você crie um cluster com o intervalo máximopossível de endereços IP, considerando os requisitos futuros. Uma consideração decapacidade de suporte para os nós é que seu dispositivo de porta serial deve seracessível pela rede. Isso é feito por meio de um vSPC (Virtual Serial Port Concentrator)que é executado no servidor de gerenciamento. O host do ESXi de um nó deve conseguirestabelecer uma conexão TCP para o número de porta 8080 no servidor degerenciamento. Verifique se há uma rota adequada e se não há nenhuma configuraçãode firewall entre os hosts e o vCenter.

Considerações sobre o armazenamento do IsilonSD EdgeNo IsilonSD Edge, o disco de inicialização e o disco de registro de um nó são viabilizadospor dispositivos de armazenamento. Esses dispositivos determinam a confiabilidade deum nó. O throughput e latência do disco de registro determinam o throughput degravação e a latência do nó. Portanto, recomendamos que você hospede um disco deregistro em um dispositivo de armazenamento viabilizado por flash. Em resumo, cada nóexige um número de dispositivos de armazenamento exclusivos igual ao número dediscos de dados necessários para um nó. O dispositivo de armazenamento dedeterminado host não pode ser compartilhado entre os discos de dados do mesmo nó.

A arquitetura de um cluster de três nós é exibida na seguinte figura:

Requisitos de implementação do cluster e do servidor degerenciamento do IsilonSD

Antes de implementar o servidor de gerenciamento do IsilonSD e um cluster do IsilonSD,verifique se os requisitos a seguir são atendidos.

Requisitos de hardware e software

Componente Requisito Recomendação

VMware vCenter Versão 5.5 atualização 2 Acesse o VMware vCenterpor meio do VMwarevSphere Web Client (clientbaseado em navegador).

Host l VMware ESXi 5.5

l Número mínimo de hosts — 3 com 1nó por host de ESXi por cluster

Guia de Instalação e Administração do IsilonSD Edge

6 IsilonSD Edge 0.0 Guia de Instalação e Administração

Componente Requisito Recomendação

l Número máximo de hosts — 6 com 1nó por host de ESXi por cluster

Navegador da Web Versões mais recentes do Mozilla Firefoxou do Google Chrome

Obs.

O plug-in de integração do VMwarevSphere Web Client não funcionará sevocê acessar o Chrome versão 42.0 eposterior, e o Mozilla Firefox versão 39.0e posterior. Consulte os seguintes artigosda base de conhecimento para resolver oproblema:

http://kb.vmware.com/selfservice/microsites/search.do?language=en_US&cmd=displayKC&externalId=2114800

http://kb.vmware.com/selfservice/microsites/search.do?language=en_US&cmd=displayKC&externalId=2125623

Recomendamos que vocêuse Mozilla Firefox paraimplementar os modelosOVA. Para todas as outrastarefas de gerenciamentodo nó e do cluster doIsilonSD, você pode usaras versões mais recentesdo Mozilla Firefox ou doGoogle Chrome.

RAM Mínimo de RAM não utilizada — 6 GB pornó

vCPU Mínimo de VCPUs — 2 por nó

Tipo de drive SATA, SAS, SSD

Infraestrutura virtual O IsilonSD Edge é compatível comsistemas que atendem aos requisitosmínimos de implementação e que sãodesenvolvidos com componentescertificados para SAN virtual. Para obtermais informações, consulte a seçãoIdentificar sistemas compatíveis com oIsilonSD Edge.

Requisitos de armazenamento

Componente Requisito Recomendação

Discos de dados l 6 ou 12 discos de dados definidos

l Tamanho mínimo de cada disco dedados — 64 GB

l Tamanho máximo de cada disco dedados — 2 TB

l Capacidade mínima do cluster —1.152 GB (calculado como segue:Tamanho mínimo do disco * númerode drives por nó * 3 (número mínimode nós))

Guia de Instalação e Administração do IsilonSD Edge

Requisitos de implementação do cluster e do servidor de gerenciamento do IsilonSD 7

Componente Requisito Recomendação

l Capacidade máxima do cluster —varia de acordo com suas licenças eos recursos disponíveis em seusistema.

Disco de registro l Número de discos de registro por nó— 1

l SSD com no mínimo 1 GB de espaçolivre por nó

Disco de inicialização l Número de discos de inicializaçãopor nó — 1

l SSD ou HDD com no mínimo 20 GBde espaço livre.

Total de discos (discos dedados, discos de registroe discos de inicializaçãocombinados)

l Número mínimo de discos por nó — 8(6 discos de dados, 1 disco deregistro e 1 disco de inicialização)

l Número máximo de discos por nó —14 (12 discos de dados, 1 SSD paradisco de registro e 1 disco deinicialização)

Obs.

Em alguns casos, o host de ESXi ou o vCenter não consegue reconhecer os SSDs e elessão exibidos incorretamente como HDDs. Para corrigir esse problema, conecte-se ao hostde ESXi por meio do SSH client e execute os seguintes comandos:

esxcli storage nmp satp rule add --satp=VMW_SATP_LOCAL --device <disk-naa> --option "enable_ssd"esxcli storage core claiming unclaim --type=device --device <disk-naa>esxcli storage core claimrule loadesxcli storage core claimrule runesxcli storage core claiming reclaim -d <disk-naa>esxcli storage core device list -d <disk-naa> |grep SSD

Onde disk-naa é o identificador de autoridade de endereço de rede do disco. Porexemplo, você pode especificar naa.6b8ca3a0f14b6f001c26242406e51fcf paradisk-naa. Consulte http://kb.vmware.com/selfservice/microsites/search.do?language=en_US&cmd=displayKC&externalId=2013188 para obter mais informações.

Requisitos de sistema de rede

Componente Requisito Recomendação

Rede interna (back-end) Ethernet de 1 GB/10 GB l Recomendamos umaEthernet de 10 GB parasistemas de rede deback-end.

l Isole a rede de back-ende, idealmente, faça oroteamento dela por

Guia de Instalação e Administração do IsilonSD Edge

8 IsilonSD Edge 0.0 Guia de Instalação e Administração

Componente Requisito Recomendação

meio de uma VLANdedicada ou de umswitch físico.

l Configure o LACP ou umgrupo de canais deporta para melhorar aconfiabilidade da redede back-end e aumentaro throughput do tráfegoentre os clusters.

Endereços IP internos l Um endereço IP por nó.

l Os endereços IP que vocêconfigurar para os nós devem sercontíguos.

Rede externa (front-end) Ethernet de 1 GB/10 GB l Recomendamos umaEthernet de 10 GB parasistemas de rede defront-end.

l A rede de front-end deveser uma rede deEthernet diferente darede de back-end. Seesse não for o caso,certifique-se de que arede de front-end estejaem uma sub-rede de IPdiferente da rede deback-end.

Endereços IP externos l Um endereço IP por nó.

l Um endereço IP por zona doSmartConnect. No mínimo umazona do SmartConnect énecessária para um cluster.

l Aloque o intervalo de endereços IPcom base no número máximo denós que você planeja implementarno cluster, levando emconsideração as necessidadesfuturas. Por exemplo, para umcluster de seis nós, você devealocar seis endereços IP para o nóe um endereço IP para oSmartConnect.

l Os endereços IP que vocêconfigurar para os nós devem sercontíguos.

.

Guia de Instalação e Administração do IsilonSD Edge

Requisitos de implementação do cluster e do servidor de gerenciamento do IsilonSD 9

Outros requisitos de sistema de redeSeguem alguns outros requisitos do sistema de rede:

l Os nós devem estar na mesma rede de Ethernet.

l A rede de Ethernet deve permitir que as difusões sejam propagadas entre os nós.

l O servidor de gerenciamento do IsilonSD é compatível com o serviço vSPC (VirtualSerial Port Concentrator) para oferecer acesso de console serial aos nós. O serviçovSPC monitora a porta 8.080. Certifique-se de que a porta 8.080 esteja aberta edisponível no host de ESXi para as conexões do vSPC. As configurações de firewalldo ESXi podem impedir as transmissões. Para evitar esse problema, recomendamosque você adicione um conjunto de regras de firewall para as conexões da rede daporta serial antes de conectar as portas seriais virtuais baseadas em rede. Conecte-se à saída da porta serial por meio de uma rede com a opção Virtual Serial PortConcentrator habilitada para permitir apenas a comunicação de saída do host.

Identificar sistemas compatíveis com o IsilonSD EdgeO IsilonSD Edge é compatível com todos os sistemas compatíveis com SAN virtual daVMware e que atendem aos requisitos mínimos de implementação. Você pode identificaros sistemas compatíveis por meio deste procedimento.

Procedimento

1. Navegue até o Guia de Compatibilidade da VMware em http://www.vmware.com/resources/compatibility/search.php?deviceCategory=vsan.

2. Selecione Virtual SAN no campo What are you looking for.

3. Selecione um perfil de nó pronto na seção Ready Node Profile para determinar aconfiguração aproximada que atenda a suas necessidades.

4. Selecione ESXi 5.5 U2 como o host na seção Ready Node Supported Releases.

5. Selecione os outros atributos dependendo do seu perfil de carga de trabalho,conforme descrito no Guia de Referência Rápida de Hardware de SAN Virtual.

6. Clique em Update and View Results.

7. Na lista disponível de configurações aproximadas e plataformas compatíveis comSAN virtual, selecione os sistemas que são configuráveis para atender aos requisitosde implementação mínima do IsilonSD Edge e que incluem drives de disco dequalidade corporativa.

Alguns sistemas recomendados incluem Dell PowerEdge R720, HP Proliant DL380p eSupermicro XPRO-2887R, já que esses sistemas foram testados amplamente.

8. Na página que é exibida quando você clica em Build Your Own based on CertifiedComponents, selecione os drives para preencher os sistemas que você selecionou naetapa anterior.

Visão geral do licenciamento do IsilonSD EdgeCom o IsilonSD Edge, você pode configurar uma licença por cluster para gerenciar seusrequisitos de armazenamento. Essa licença contém uma licença de cluster e uma licençade recursos do OneFS. Essas duas licenças determinam o número máximo de nós,capacidade, memória, vCPU, discos e recursos de cluster do IsilonSD que estãodisponíveis para você.

Você pode instalar o IsilonSD Edge configurando a licença gratuita que está incluída nopacote de instalação. No entanto, essa licença não atende todos os recursos do cluster.

Guia de Instalação e Administração do IsilonSD Edge

10 IsilonSD Edge 0.0 Guia de Instalação e Administração

Para acessar os recursos avançados do cluster, é necessário comprar uma licença queatenda esses recursos. Depois de obter as chaves de licença, você pode ativar aslicenças por meio do servidor de gerenciamento do IsilonSD.

Para perguntas relacionadas ao suporte ao licenciamento, entre em contato com aequipe de eLicensing da EMC. Para obter mais informações sobre a compra de licenças,entre em contato com um representante de vendas do EMC Isilon.

Obs.

Se você tiver implementado um cluster do IsilonSD configurando a licença gratuita, nãoterá direito a nenhum suporte do EMC Isilon para perguntas relacionadas ao produto.Você pode publicar suas perguntas em https://community.emc.com/community/products/isilon para obter assistência.

A tabela a seguir resume a disponibilidade dos recursos do cluster dependendo do tipode licenças que você configurou para sua instalação.

Recurso Função Licença gratuita Licença paga

CloudPools Cria as políticas depool de arquivos quefazem oarquivamento dearquivos na nuvem

no sim

NFS, SMB,HTTP, FTP, HDFS

Protocolos detransferência ecompartilhamentode arquivos

sim sim

InsightIQ Monitora e analisa odesempenho de umcluster para ajudarvocê a otimizar osrecursos dearmazenamento eprever a capacidade

sim sim

SyncIQ Replica os dados demodo assíncrono emoutro cluster e dásuporte ao failover eao failback entreclusters

no sim

SmartLock Proteger os dadoscríticos contraalteração ouexclusão acidental,prematura oumaliciosa.

no sim

Guia de Instalação e Administração do IsilonSD Edge

Visão geral do licenciamento do IsilonSD Edge 11

Recurso Função Licença gratuita Licença paga

Obs.

O IsilonSD Edge dásuporte ao módulo desoftware SmartLock nomodo corporativo e deconformidade. Noentanto, se o clusterestiver sendo executadono modo deconformidade, serápossível adicionar novosnós ao cluster. Alémdisso, o cluster doIsilonSD pode não estarem conformidade com asnormas da SEC.

SmartConnectAdvanced

Gerencia conexõesround-robin,utilização da CPU,contagem deconexões ebalanceamento dethroughput

sim sim

SmartPools Agrupa nós earquivos em pools

sim sim

SmartDedupe Economiza espaçode armazenamentoem um clusterreduzindo os dadosredundantes

sim sim

SmartQuota Monitora e impõelimites dearmazenamentodefinidos peloadministrador

sim sim

SnapShotIQ Cria snapshots paraproteger os dadoscontra exclusão emodificaçãoacidentais dosdados, e restaura osdados excluídos oumodificados

sim sim

Isilon Swift Oferece recursos dearmazenamentobaseado em object

sim sim

Backup NDMPbidirecional

Um NDMP (NetworkData Management

no no

Guia de Instalação e Administração do IsilonSD Edge

12 IsilonSD Edge 0.0 Guia de Instalação e Administração

Recurso Função Licença gratuita Licença paga

Protocol, protocolode gerenciamento dedados da rede) noqual um DMA (DataManagementApplication) de umservidor de backupinstrui um nóBackup Acceleratordo cluster a fazerbackup dos dadosem um servidor demídia de fita queestá conectado aonó BackupAccelerator

Backup NDMPde três vias

Um NDMP no qualum DMA de umservidor de backupinstrui o cluster afazer backup dosdados em umservidor de mídia defita que estáconectado à LAN oudiretamente ao DMA

sim sim

Leituras recomendadasRecomendamos que você consulte a documentação a seguir ao instalar e executar oIsilonSD Edge.

l OneFS Release Notes

l A página Hubs de informações do Isilon da rede de comunidade do EMC Isilon

l OneFS CLI Administration Guide

l OneFS Web Administration Guide

l OneFS Backup and Recovery Guide

l OneFS Security Configuration Guide

l OneFS Event Reference

l Notas da Versão do vCenter Server 5.5 Atualização 2 para obter informações sobre aversão compatível do vCenter Server

Guia de Instalação e Administração do IsilonSD Edge

Leituras recomendadas 13

Guia de Instalação e Administração do IsilonSD Edge

14 IsilonSD Edge 0.0 Guia de Instalação e Administração

CAPÍTULO 2

Resumo da instalação do IsilonSD Edge

Esta seção contém os seguintes tópicos:

l Visão geral da instalação do IsilonSD Edge........................................................... 16l Fazer download dos arquivos de instalação do IsilonSD Edge............................... 16l Workflow de instalação do IsilonSD Edge.............................................................. 16

Resumo da instalação do IsilonSD Edge 15

Visão geral da instalação do IsilonSD EdgeVocê deve fazer download dos arquivos de instalação necessários do IsilonSD ou copiare salvar as URLs dos arquivos para iniciar a instalação.

Todos os componentes mencionados na seção Arquitetura e armazenamento do IsilonSDEdge devem ser implementados com sucesso para habilitar o recurso de Software-Defined Storage. A implementação de cada componente segue um workflow separado. Oprocesso é descrito em detalhes nas seções a seguir.

Fazer download dos arquivos de instalação do IsilonSD EdgeSiga este procedimento para fazer download dos arquivos de instalação do IsilonSDEdge. Entre em contato com o suporte técnico do EMC Isilon se tiver alguma dúvida sobreo pacote de instalação.

Procedimento

1. Faça download ou copie a URL dos seguintes arquivos de instalação do IsilonSD Edgena página da comunidade do IsilonSD Edge:

l EMC_IsilonSD_Edge_ms_1.0.0.ova— Pacote de instalação do servidor degerenciamento do IsilonSD que inclui o plug-in de gerenciamento do IsilonSD

l EMC_IsilonSD_Edge_8.0.0.0.ova— Arquivos de instalação da máquinavirtual do OneFS

Se você estiver copiando os arquivos, copie-os em um disco de máquina virtual namesma rede do host do VMware ESXi onde deseja instalar o servidor degerenciamento do IsilonSD.

Workflow de instalação do IsilonSD EdgeDepois de fazer download dos arquivos binários para a instalação do servidor degerenciamento do IsilonSD e dos arquivos de máquina virtual do OneFS, você podeinstalar o IsilonSD Edge.

O arquivo binário do servidor de gerenciamento inclui uma licença gratuita e o plug-in degerenciamento do IsilonSD.

A seguir, apresentamos o workflow de instalação IsilonSD Edge. Instruções detalhadassão especificadas nas seções anteriores e posteriores.

Procedimento

1. Entre em contato com seu representante de vendas do EMC Isilon para verificar sevocê tem as chaves de licença adequadas com base em seus requisitos de cluster.

2. Verifique os pré-requisitos para instalar o IsilonSD Edge. Se você ignorar essa etapa,poderá encontrar problemas. Para obter mais informações, consulte os detalhesincluídos na seção Requisitos de implementação do cluster e do servidor degerenciamento do IsilonSD.

3. Faça download do pacote de instalação do IsilonSD Edge em um local de seu sistemae descompacte o arquivo. Para obter mais informações, consulte os detalhesincluídos na seção Fazer download dos arquivos de instalação do IsilonSD Edge.

Resumo da instalação do IsilonSD Edge

16 IsilonSD Edge 0.0 Guia de Instalação e Administração

4. Implemente o servidor de gerenciamento no host do VMware ESXi para criar umamáquina virtual. Para obter mais informações, consulte os detalhes incluídos naseção Trabalhando com o servidor de gerenciamento do IsilonSD.

5. Faça log-in na interface independente do servidor de gerenciamento, adicione chavesde licença e registrar um ou mais VMware vCenter Servers. Para obter maisinformações, consulte os detalhes incluídos na seção Trabalhando com o servidor degerenciamento do IsilonSD.

6. Conecte-se ao vCenter por meio do VMware vSphere Web Client. Verifique se vocêconsegue visualizar o plug-in de gerenciamento no vCenter.

7. Implemente clusters do IsilonSD e adicione nós dependendo de suas licenças. Paraobter mais informações, consulte os detalhes incluídos na seção Implementandoclusters do IsilonSD.

Resumo da instalação do IsilonSD Edge

Workflow de instalação do IsilonSD Edge 17

Resumo da instalação do IsilonSD Edge

18 IsilonSD Edge 0.0 Guia de Instalação e Administração

CAPÍTULO 3

Trabalhando com o servidor de gerenciamento doIsilonSD

Esta seção contém os seguintes tópicos:

l Visão geral do servidor de gerenciamento do IsilonSD...........................................20l Implementar o servidor de gerenciamento do IsilonSD.......................................... 20l Conectar-se ao servidor de gerenciamento do IsilonSD......................................... 23l Registrar um vCenter Server...................................................................................25l Cancelar o registro de vCenter Server.................................................................... 27l Registrar uma licença do IsilonSD Edge................................................................. 27l Cancelar o registro de uma licença do IsilonSD Edge............................................. 29l Gerenciar modelos OVA.........................................................................................29l Alterar a senha do servidor de gerenciamento do IsilonSD.................................... 30l Definir as configurações de rede do servidor de gerenciamento do IsilonSD..........31

Trabalhando com o servidor de gerenciamento do IsilonSD 19

Visão geral do servidor de gerenciamento do IsilonSDO servidor de gerenciamento do IsilonSD serve como um gateway para a implementaçãode clusters do OneFS no VMware ESXi. Esses clusters que são implementados nos hostsdo ESXi são chamados de clusters do IsilonSD. Você deve implementar e configurar oservidor de gerenciamento com sucesso para implementar os clusters do IsilonSD. Oservidor de gerenciamento gerencia as licenças do IsilonSD que, por sua vez,determinam os módulos de software que estão disponíveis para que você acesse osrecursos avançados de cluster. O servidor de gerenciamento faz a orquestração dofuncionamento de várias versões de clusters do IsilonSD por meio de licenciamento.

Geralmente, dois tipos de usuários acessam o servidor de gerenciamento:

l Administrador — gerencia as tarefas de back-end que são associadas ao servidor degerenciamento, e algumas delas são as seguintes:

n Fazer backup e restaurar o banco de dados do servidor de gerenciamento

n Conectar-se ao servidor de gerenciamento por meio do SSH client e coletarregistros

n Obter informações sobre o console serial do servidor de gerenciamento

n Fazer upgrade do servidor de gerenciamento

l Administrador — gerencia as tarefas de front-end que são associadas à interface dousuário do servidor de gerenciamento, e algumas delas são as seguintes:

n Adicionar e remover licenças

n Registrar instâncias do VMware vCenter Server

n Alterar a senha da interface do usuário de servidor de gerenciamento

n Gerenciar o modelo OVA que é usado para implementar um cluster do IsilonSD

Cada um desses tipos de usuário tem suas próprias credenciais para fazer log-in noservidor de gerenciamento.

Implementar o servidor de gerenciamento do IsilonSDO servidor de gerenciamento do IsilonSD é implementado em um host do VMware ESXi apartir de um arquivo OVA (Open Virtualization Application). Recomendamos que vocêimplemente o servidor de gerenciamento em um host do ESXi que seja diferente do hostdo ESXi que será acessado posteriormente para implementar um cluster do IsilonSD.

Procedimento

1. Faça log-in no VMware vSphere Web Client por meio da seguinte URL:

https://<vcenter_dnsname_or_ip_address>:9443/vsphere-client/

O vSphere Web Client será aberto.

2. Na home page do vCenter, clique em vCenter > Hosts and Clusters.

Trabalhando com o servidor de gerenciamento do IsilonSD

20 IsilonSD Edge 0.0 Guia de Instalação e Administração

3. Selecione um host local de um cluster e clique em Actions > Deploy OVF Template.

O assistente Deploy OVF Template é exibido.

Obs.

Quando você tentar implementar o servidor de gerenciamento a partir do VMwarevSphere Web Client por meio do Google Chrome versão 42 ou posterior, ou do MozillaFirefox versão 39 ou posterior, mensagens de erro serão exibidas. Para corrigir oproblema relacionado desses navegadores, siga as soluções temporárias que sãorecomendadas em http://kb.vmware.com/selfservice/microsites/search.do?language=en_US&cmd=displayKC&externalId=2114800 e http://kb.vmware.com/selfservice/microsites/search.do?language=en_US&cmd=displayKC&externalId=2125623.

4. Na página Select source, forneça a URL completa do arquivo OVA. Como alternativa,navegue até a pasta em que você tenha feito download do arquivoEMC_IsilonSD_ms_<version>.ova, selecione o arquivo e clique em Next.

Trabalhando com o servidor de gerenciamento do IsilonSD

Implementar o servidor de gerenciamento do IsilonSD 21

5. Na página Review details, analise os detalhes e, em seguida, clique em Next.

6. Na página Select name and folder, realize as seguintes ações:

a. Altere o nome padrão do servidor de gerenciamento, se necessário.

b. Selecione uma pasta ou datacenter no inventário onde o servidor degerenciamento residirá.

c. Clique em Next.

7. Na página Select a resource, selecione um host para implementar e executar oservidor de gerenciamento.

8. Na página Select storage, selecione os seguintes parâmetros:

a. Um formato de disco virtual

b. Uma política de armazenamento de máquina virtual, se aplicável.

c. Um datastore para armazenar arquivos de configuração de máquina virtual norecurso de destino que você selecionou na etapa anterior.

d. Clique em Next.

9. Na página Setup networks, configure os parâmetros de sistema de rede:

Obs.

A página Setup networks somente é exibida na lista depois que você selecionar umrecurso de destino.

a. Selecione as redes de origem e destino.

b. Selecione o protocolo IP.

Trabalhando com o servidor de gerenciamento do IsilonSD

22 IsilonSD Edge 0.0 Guia de Instalação e Administração

c. Defina a alocação de rede para DHCP.

Se você selecionar estático, atribua as informações de rede adequadas.

d. Clique em Next.

10. Na página Ready to complete, analise os detalhes de todas as configurações.

11. Depois de ter confirmado e aceitado todas as configurações, clique em Power on afterdeployment para inicializar o servidor de gerenciamento.

12. Clique em Back para retornar às telas anteriores e fazer alterações.

13. Para aceitar todas as configurações de implementação e fechar o assistente DeployOVF Template, clique em Finish.

A coluna Recent Tasks mostra o progresso da implementação. Se o upload do modelofor feito com sucesso, o servidor de gerenciamento será adicionado a seu inventárioda VMware.

Conectar-se ao servidor de gerenciamento do IsilonSDVocê pode conectar-se ao servidor de gerenciamento do IsilonSD para registrar umVMware vCenter Server, adicionar licenças, selecionar modelos de máquina virtual doOneFS e alterar a senha de administrador.

Procedimento

1. No VMware vSphere Web Client, clique na guia Home no painel à direita e selecioneHosts and Clusters.

2. No painel à esquerda, procure e selecione o host no qual você implementou amáquina virtual do servidor de gerenciamento.

3. Clique na guia Related Objects e, no painel à direita, clique na guia Virtual Machines.

4. Selecione a máquina virtual do servidor de gerenciamento que você implementouanteriormente, clique nela com o botão direito e selecione Open Console.

O console de vídeo da máquina virtual do servidor de gerenciamento será exibido.Você deverá alterar a senha do administrador, conforme ilustrado na seguinte tela:

Trabalhando com o servidor de gerenciamento do IsilonSD

Conectar-se ao servidor de gerenciamento do IsilonSD 23

Obs.

Um administrador realiza tarefas de back-end associadas a um servidor degerenciamento. Para obter mais informações sobre esse tipo de usuário, consulte aseção Visão geral do servidor de gerenciamento do IsilonSD.

5. Altere a senha seguindo estas diretrizes:

l A senha deve ter no mínimo oito caracteres.

l A senha não deve conter strings, nomes de usuário ou nomes de conta de usocomum.

l A senha deve ter pelo menos três ou quatro conjuntos de caracteres que incluemletras maiúsculas, letras minúsculas, numerais e símbolos.

l A senha não deve conter espaços.

A máquina virtual do servidor de gerenciamento será reiniciada e atualizada paraexibir duas URLs, conforme o seguinte exemplo:

l A primeira URL https://<management_server_url>:9443/ permite quevocê acesse a interface do usuário independente do servidor de gerenciamentopara poder gerenciar a máquina virtual do servidor de gerenciamento.

l A segunda URL https://<management_server_appliance_url>:5480/permite que você acesse o dispositivo de servidor de gerenciamento paragerenciar as configurações de rede e as configurações do servidor proxy doservidor de gerenciamento.

6. Para alterar o fuso horário, clique em Set Timezone.

7. Registre as URLs no console.

8. Abra um navegador da Web (preferencialmente a versão mais recente do MozillaFirefox) e conecte-se à interface do usuário independente do servidor degerenciamento por meio da primeira URL que foi exibida no console.

Por exemplo, digite a seguinte URL em um navegador da Web para abrir o servidor degerenciamento independente do IsilonSD que é exibido na seguinte tela:

https://10.28.51.58:9443/

Trabalhando com o servidor de gerenciamento do IsilonSD

24 IsilonSD Edge 0.0 Guia de Instalação e Administração

9. Digite Admin para o nome de usuário e sunshine para a senha de log-in.

10. Leia o contrato de licença de usuário final, clique em I accept the terms of the licenseagreement e, depois, em Submit.

11. Altere a senha padrão de administrador, sunshine, para uma senha de sua escolha.Você deve informar a senha alterada para fazer log-in no servidor de gerenciamentoposteriormente.

A interface do usuário independente do servidor de gerenciamento do IsilonSD seráexibida como segue:

Registrar um vCenter ServerÉ necessário registrar um VMware vCenter Server para implementar o plug-in degerenciamento do IsilonSD.

Procedimento

1. Conecte-se ao servidor de gerenciamento do IsilonSD conforme descrito na seçãoConectar-se ao servidor de gerenciamento do IsilonSD.

2. Na página Managed Virtual Infrastructure do servidor de gerenciamento, clique em +para abrir a caixa de diálogo Register vCenter.

Trabalhando com o servidor de gerenciamento do IsilonSD

Registrar um vCenter Server 25

3. Especifique um nome personalizado para o vCenter, por exemplo, digite my-vcenterno campo Custom Name.

4. Especifique o endereço IP ou o nome do vCenter no campo IP Address/Name.

5. Especifique as credenciais de log-in do vCenter nos campos correspondentes.

Essas são as mesmas credenciais que você fornece para fazer log-in no vCenter.

6. Clique em Save.

O sistema registrará vCenter e instalará o plug-in de gerenciamento nesse servidor.

7. Faça log-in no VMware vSphere Web Client e siga as seguintes etapas para verificar seo vCenter foi registrado com sucesso:

a. Na home page do vCenter, clique em Administration > vCenter Server Extensionsno painel à esquerda. Você verá o plug-in de gerenciamento do IsilonSD no painelà direita, conforme segue:

b. No painel à direita, clique em IsilonSD Management plug-in e, em seguida, cliquena guia Summary. A tela a seguir será exibida e apresentará informações sobre oservidor de gerenciamento que está conectado ao vCenter.

Trabalhando com o servidor de gerenciamento do IsilonSD

26 IsilonSD Edge 0.0 Guia de Instalação e Administração

Cancelar o registro de vCenter ServerVocê pode cancelar o registro de um VMware vCenter Server registrado anteriormente.

Geralmente, o registro do vCenter é cancelado ao fazer upgrade do servidor degerenciamento do IsilonSD. Você também cancelar o registro do vCenter ao restaurar osdados de configuração de clusters do IsilonSD.

Procedimento

1. Na página Managed Virtual Infrastructure do servidor de gerenciamento, selecioneuma instância do vCenter e clique em -.

2. Na caixa de diálogo Remove vCenter, forneça o nome de usuário e a senha dessainstância do vCenter.

3. Clique em Remove.

Registrar uma licença do IsilonSD EdgeVocê pode adicionar e registrar uma ou mais licenças do IsilonSD Edge. As licenças quevocê registrar determinam o número de nós que podem ser adicionados a seu cluster doIsilonSD.

Com a interface do usuário do servidor de gerenciamento do IsilonSD aberta, siga esteprocedimento para cada chave de licença que deseja registrar.

Procedimento

1. Na interface do usuário independente do servidor de gerenciamento do IsilonSD,clique na guia License. A seguinte tela será exibida:

Trabalhando com o servidor de gerenciamento do IsilonSD

Cancelar o registro de vCenter Server 27

Uma licença gratuita única é registrada por padrão.

Obs.

Você não tem direito a suporte com essa licença.

2. Para adicionar sua licença adquirida, clique em +. A caixa de diálogo Add Licenseserá exibida.

3. Adicione sua chave de licença no campo License Key e clique em Next.

4. Leia o contrato de licença e manutenção de software.

5. Clique em I accept the terms of the license agreement e, depois, em Acknowledge.

O download do arquivo <license>.csv será feito automaticamente.

6. Salve esse arquivo de licença localmente.

7. Clique em Close.

A chave de licença será exibida na página License Management.

8. Envie o arquivo de licença para a equipe de licenciamento e suporte em [email protected] para concluir o processo de registro da licença.

Trabalhando com o servidor de gerenciamento do IsilonSD

28 IsilonSD Edge 0.0 Guia de Instalação e Administração

Cancelar o registro de uma licença do IsilonSD EdgeVocê pode cancelar o registro de uma licença do IsilonSD Edge que foi registradaanteriormente.

Com a interface do usuário do servidor de gerenciamento do IsilonSD aberta, siga esteprocedimento para cada chave de licença cujo registro deseja cancelar.

Procedimento

1. Na interface do usuário independente do servidor de gerenciamento do IsilonSD,clique na guia License.

2. Na página License Management, selecione uma chave de licença e clique em -.

3. Na caixa de diálogo Remove License, clique em Remove.

O registro da chave de licença será cancelado.

Gerenciar modelos OVAVocê pode fazer upload de máquina virtual do OneFS que acompanha seu pacote deinstalação como um modelo OVA. Por meio do modelo de máquina virtual do OneFStransferido por upload, você pode criar um nó do IsilonSD em um VMware vCenter Server.Você também pode excluir um modelo OVA ou selecionar um modelo padrão na listaexistente.

Procedimento

1. Clique na guia Templates da interface do usuário independente do servidor degerenciamento do IsilonSD.

2. Para adicionar um modelo OVA, realize as seguintes ações:

a. Clique em + para abrir a caixa de diálogo Add Template.

b. Especifique a URL do arquivo EMC_IsilonSD_<version>.ova para fazer oupload dele. Como alternativa, clique em Browse e, em seguida, clique na áreaespecificada da caixa de diálogo para procurar o local onde você salvou o arquivode modelo e fazer o upload dele. Você também pode arrastar e soltar o arquivo naárea especificada da caixa de diálogo.

A imagem OVA ou a imagem do build do OneFS será transferida por upload aoservidor de gerenciamento do IsilonSD.

Trabalhando com o servidor de gerenciamento do IsilonSD

Cancelar o registro de uma licença do IsilonSD Edge 29

3. Se você tiver feito o upload de várias versões do modelo OVA, por exemplo, se vocêtiver feito o upload de EMC_IsilonSD_8.0.0.1.ova eEMC_IsilonSD_8.0.0.2.ova, realize as seguintes ações:

a. Selecione o modelo OVA necessário.

b. Clique em Set as Default Para definir o modelo OVA selecionado como padrão.

4. Para remover um modelo OVA, realize as seguintes ações:

a. Defina outro modelo como padrão.

Obs.

Não é possível remover um modelo padrão.

b. Selecione o modelo que deseja remover.

c. Na página Templates, clique em – para abrir a caixa de diálogo Remove Templatee remover o modelo.

Alterar a senha do servidor de gerenciamento do IsilonSDSe for necessário alterar periodicamente a senha que foi definida inicialmente pormotivos de segurança, siga este procedimento.

Procedimento

1. Na interface do usuário independente do servidor de gerenciamento do IsilonSD,clique na guia Settings.

2. Digite a senha antiga, forneça a nova senha e confirme a nova senha nos camposcorrespondentes.

3. Clique em Save.

Trabalhando com o servidor de gerenciamento do IsilonSD

30 IsilonSD Edge 0.0 Guia de Instalação e Administração

Definir as configurações de rede do servidor de gerenciamentodo IsilonSD

Se você quiser redefinir as configurações de rede ou o fuso horário do servidor degerenciamento do IsilonSD, poderá usar o dispositivo de servidor de gerenciamento doIsilonSD. Esse dispositivo é diferente da interface independente do servidor degerenciamento e deve ser usado com cuidado.

Procedimento

1. Para conectar-se ao dispositivo de servidor de gerenciamento, abra um navegador daWeb e, na barra de endereços, digite a segunda URL descrita na seção Conectar-se aoservidor de gerenciamento do IsilonSD. Adicione 5.480 para o número da porta.

Por exemplo, abra um navegador da Web e digite a seguinte URL:

https://10.28.51.58:5480/2. Faça log-in fornecendo as credenciais de administrador. O dispositivo de servidor de

gerenciamento será exibido como segue:

Obs.

Para obter mais informações sobre as credenciais de administrador, consulte a seçãoConectar-se ao servidor de gerenciamento do IsilonSD.

3. Clique na guia Time Zone e selecione um fuso horário para seu sistema.

4. Clique na guia Network e, em seguida, na guia Address.

5. Selecione um valor para o endereçamento de IPv4.

6. Clique em Save Settings.

7. Se desejar configurar um servidor proxy, clique na guia Proxy e, em seguida, marquea caixa de seleção Use a proxy server.

8. Especifique os valores a seguir:

l O endereço HTTP do servidor proxy

l O número da porta que é atribuído ao servidor proxy

l O nome de usuário e a senha do servidor proxy.

9. Clique em Save Settings.

10. Faça log-out do dispositivo de servidor de gerenciamento.

Trabalhando com o servidor de gerenciamento do IsilonSD

Definir as configurações de rede do servidor de gerenciamento do IsilonSD 31

Trabalhando com o servidor de gerenciamento do IsilonSD

32 IsilonSD Edge 0.0 Guia de Instalação e Administração

CAPÍTULO 4

Implementando clusters do IsilonSD

Esta seção contém os seguintes tópicos:

l Implementando e configurando os clusters do IsilonSD........................................ 34l Tarefas de gerenciamento de clusters e nós do IsilonSD........................................34l Selecionar uma chave de licença...........................................................................34l Selecionar um host............................................................................................... 36l Selecionar as configurações de armazenamento................................................... 36l Definir as configurações de identidade do cluster do IsilonSD...............................38l Defina as configurações de rede............................................................................39l Visualizar o resumo e implementar o cluster do IsilonSD.......................................41l Conectar-se ao console serial de um nó do IsilonSD..............................................43l Limitações da redefinição das configurações de clusters do IsilonSD.................... 44

Implementando clusters do IsilonSD 33

Implementando e configurando os clusters do IsilonSDVocê pode usar o plug-in de gerenciamento do IsilonSD para implementar e configurar osclusters do IsilonSD. Após registrar com sucesso um VMware vCenter Server por meio dainterface do servidor de gerenciamento do IsilonSD, o plug-in de gerenciamento seráinstalado nesse vCenter Server.

O plug-in de gerenciamento também permite que você dimensione os clusters por meioda adição de nós. O número de nós que você pode adicionar a seu cluster depende deseu número de licenças adquiridas e da infraestrutura de virtualização subjacente.

Você também pode usar o plug-in de gerenciamento para configurar o armazenamentodos clusters, desde que você configure o armazenamento com conexão direta por meiode RAID, LUNs ou discos brutos e, em seguida, exponha-os ao host do ESXi. Em seguida,o plug-in de gerenciamento cria discos virtuais, formata os discos e os disponibiliza aosclusters.

Tarefas de gerenciamento de clusters e nós do IsilonSDEmbora seja possível gerenciar a maioria das tarefas de gerenciamento de clusters e nóspor meio da interface Web de administração do IsilonSD, há algumas tarefas que sópodem ser realizadas por meio do plug-in de gerenciamento do IsilonSD no vCenter.

As tarefas que podem ser realizadas usando o plug-in de gerenciamento as seguintes:

l Implementação de um cluster

l Exclusão de um cluster

l Upgrade de licenças em um cluster

l Adição de nós a um cluster

l Remoção de nós de um cluster

l Adição de drives

l Remoção de drives

l Smartfail de nós

l Smartfail de drives

Selecionar uma chave de licençaVocê deve selecionar a chave de licença adequada para implementar os clusters doIsilonSD e adicionar nós aos clusters.

Procedimento

1. Na home page do VMware vSphere Web Client, clique em Hosts and Clusters e, nopainel à esquerda, selecione o datacenter onde deseja implementar o cluster.

2. Para superar um problema conhecido de plug-in, execute as seguintes ações:

a. Abra uma nova página com guias na mesma janela do navegador em que vocêabriu o vSphere Web Client e digite https://<management_server_url>:9443/para acessar a interface de usuário independente do servidor de gerenciamentodo IsilonSD.

b. Aceite o certificado de segurança do site.

Implementando clusters do IsilonSD

34 IsilonSD Edge 0.0 Guia de Instalação e Administração

c. Reabra o vSphere Web Client.

3. Clique na guia Manage e, em seguida, clique na guia Create IsilonSD Cluster.

4. Na página Requirements, forneça os seguintes detalhes:

a. Na área Select a license, selecione uma chave de licença para implementar ocluster.

b. Dependendo da licença selecionada, o valor máximo de cada parâmetro deconfiguração do nó será listado na área OneFS VM Configuration. Se necessário,altere os valores.

Obs.

Se o tamanho do disco de dados for inferior a 64 GB, uma mensagem de erro seráexibida. Recomendamos que você aumente a capacidade do cluster para corrigir oerro. Para obter mais informações sobre como o tamanho total do disco de dadosé calculado, consulte a seção Requisitos de implementação do cluster e do servidorde gerenciamento do IsilonSD.

Na área OneFS Features, os recursos de cluster que estão disponíveis para vocêserão listados. Não será possível alterar essa lista.

5. Clique em Next.

A chave de licença é validada. Se a validação for bem-sucedida, a página HostSelection será exibida, permitindo que você selecione os hosts. Se ela formalsucedida, uma mensagem de erro será exibida. Corrija o erro para avançar àpágina Host Selection.

Implementando clusters do IsilonSD

Selecionar uma chave de licença 35

Selecionar um hostVocê deve selecionar um host em um datacenter para implementar seu cluster doIsilonSD. Todos os hosts que você selecionar para determinado cluster devem residir nomesmo datacenter.

Procedimento

1. Na home page do VMware vSphere Web Client, clique em Hosts and Clusters e, nopainel à esquerda, selecione o datacenter onde deseja implementar o cluster.

2. Clique na guia Manage e, em seguida, clique na guia Create IsilonSD Cluster.

3. Especifique os requisitos para implementar o cluster e clique em Next.

4. Na página Hosts Selection, forneça os seguintes detalhes:

a. Selecione um ou mais hosts físicos na área Hosts Selection. Os recursosdisponíveis nos hosts selecionados são preenchidos na área Selected Hosts.

Obs.

Certifique-se de que todos os hosts que você selecionar estejam sincronizados emrelação à mesma origem.

5. Clique em Next.

A seleção será validada. Se a validação for bem-sucedida, a página Storage And PortDevices será exibida, permitindo que você configure os dispositivos dearmazenamento e de porta do cluster. Se ela for malsucedida, uma mensagem de erroserá exibida. Corrija o erro conforme indicado na mensagem para avançar à páginaStorage And Port Devices.

Selecionar as configurações de armazenamento.Para os hosts que você selecionou anteriormente, é possível provisionar oarmazenamento selecionando um ou mais discos com base no requisito de capacidade

Implementando clusters do IsilonSD

36 IsilonSD Edge 0.0 Guia de Instalação e Administração

de seu cluster. Você também pode configurar grupos de portas de front-end e back-endpara o host.

Não é possível selecionar dispositivos SAN para o armazenamento.

Procedimento

1. Na home page do VMware vSphere Web Client, clique em Hosts and Clusters e, nopainel à esquerda, selecione o datacenter onde deseja implementar o cluster doIsilonSD.

2. Clique na guia Manage e, em seguida, clique na guia Create IsilonSD Cluster.

3. Especifique os requisitos para implementar o cluster e clique em Next.

4. Selecione um host para implementar o cluster e, em seguida, clique em Next.

5. Na página Storage and Port Groups, forneça os seguintes detalhes:

a. Na coluna Name, selecione os discos para o primeiro host. O número de discosque você selecionar aqui deve ser igual ao número de discos que você selecionouanteriormente para a configuração do nó do IsilonSD na página Requirements.

Antes de selecionar os discos, analise os detalhes das seguintes colunas:

l A coluna Type indica se o disco selecionado é um datastore VMFS 5 ou umdisco.

l A coluna Capacity indica a capacidade total do disco.

l A coluna Free Space indica o espaço livre disponível no disco.

Implementando clusters do IsilonSD

Selecionar as configurações de armazenamento. 37

b. Na coluna IsilonSD Disk Type, clique no tipo de disco e altere-o para um destestipos: Journal Disk, Boot Disk, Data Disk ou Journal & Boot Disk.

Obs.

l Para um SSD (Solid State Drive), você deve selecionar Journal Disk ou

Boot Disk como o tipo de disco.

l É necessário selecionar no mínimo um disco de registro e um disco deinicialização, ou uma combinação dos dois.

c. Na área External Network Port Group, selecione uma rede de front-end primáriapara o host.

d. Na área Internal Network Port Group, selecione uma rede de back-end primáriapara o host.

e. Clique em Next Host e defina as configurações de rede e armazenamento para osegundo host.

Obs.

É necessário selecionar o mesmo número de discos para cada um dos hosts,assim como foi feito para o primeiro host.

f. Depois de terminar de definir as configurações para todos os hosts, clique emComplete Host.

6. Clique em Next.

Todas as configurações serão validadas. Se a validação for bem-sucedida, a páginaCluster Identity será exibida, permitindo que você defina as configurações deidentidade do cluster. Se ela for malsucedida, uma mensagem de erro será exibida.Corrija o erro conforme indicado na mensagem para avançar à página Cluster Identity.

Definir as configurações de identidade do cluster do IsilonSDVocê pode especificar atributos de identidade para o cluster do IsilonSD e suasinformações de contato; assim, se você adquiriu uma licença, a equipe de suportetécnico do Isilon e os destinatários das notificações de evento podem entrar em contatocom você.

Procedimento

1. Na home page do VMware vSphere Web Client, clique em Hosts and Clusters e, nopainel à esquerda, selecione o datacenter onde deseja implementar o cluster.

2. Clique na guia Manage e, em seguida, clique na guia Create IsilonSD Cluster.

3. Especifique os requisitos para implementar o cluster e clique em Next.

4. Selecione um host para implementar o cluster e, em seguida, clique em Next.

5. Especifique as configurações de armazenamento do cluster e clique em Next.

6. Na página Cluster Identitypágina, forneça os seguintes detalhes:

Implementando clusters do IsilonSD

38 IsilonSD Edge 0.0 Guia de Instalação e Administração

a. Na área Enter Cluster identity data, especifique os seguintes atributos para ocluster:

l Um nome de cluster que comece com uma letra e que tenha um comprimentototal de até 11 caracteres. Por exemplo, se você fornecer um nome einstein,o nome do nó do IsilonSD será exibido como IsilonSD-einstein-1, onde1 é o número de nós que aumenta automaticamente para cada nó adicionado.

l Uma senha root ou admin

l Uma senha do administrador

l Um conjunto de codificação de caracteres. UTF-8 é o padrão.

l Um fuso horário

b. Se você adquiriu uma licença, na área Enter Support IQ (ESRS) Information,forneça os seguintes detalhes:

l O nome de sua empresa

l Seu nome

l Seu endereço de e-mail

l Seu número de telefone

7. Clique em Next.

Todos os atributos especificados serão validados. Se a validação for bem-sucedida, apágina Network setup será exibida, permitindo que você defina as configurações derede. Se ela for malsucedida, uma mensagem de erro será exibida. Corrija o erroconforme indicado na mensagem para avançar à página Network setup.

Defina as configurações de redeVocê pode configurar as interfaces de rede interna e externa para um cluster do IsilonSD.

Todos os nós do IsilonSD acessam duas redes: uma rede externa e uma rede de Ethernetinterna. Além disso, os nós se comunicam entre si por meio de uma rede de Ethernet.Cada nó usa um endereço IP separado para acessar cada uma das redes. Assim, umcluster de três nós usa três endereços IP.

Implementando clusters do IsilonSD

Defina as configurações de rede 39

Procedimento

1. Na home page do VMware vSphere Web Client, clique em Hosts and Clusters e, nopainel à esquerda, selecione o datacenter onde deseja implementar o cluster.

2. Clique na guia Manage e, em seguida, clique na guia Create IsilonSD Cluster.

3. Especifique os requisitos para implementar o cluster e clique em Next.

4. Selecione um host para implementar o cluster e, em seguida, clique em Next.

5. Especifique as configurações de armazenamento do cluster e clique em Next.

6. Especifique as configurações de identidade do cluster e clique em Next.

7. Na página Network Setup, forneça os seguintes detalhes:

a. Na área Enter external network data, especifique os seguintes valores:

l Uma máscara de rede para a rede externa.

l Um endereço IP baixo e um endereço IP alto para o intervalo de IPs externos desua rede.

l Um valor de MTU. O valor padrão é 1.500.

l O endereço IP do gateway de sua rede para configurar o servidor de gatewaypor meio do qual o cluster se comunica com os clients fora da rede.

l O endereço IP do gateway de sua rede para configurar os servidores DNS.

l Domínios de pesquisa da rede externa. Você pode especificar até trêsservidores DNS e até seis domínios de pesquisa para sua rede externa.

b. Na área Enter internal network data, especifique os seguintes valores:

l Uma máscara de rede da rede interna. Certifique-se de que essa máscara derede não seja igual à máscara de rede da rede externa. Isso ocorre porque osendereços da rede externa e da rede interna não podem estar na mesma sub-rede IP.

l Um endereço IP baixo e um endereço IP alto para o intervalo de IPs internos desua rede.

Obs.

Uma rede interna é uma rede privada acessada pelo cluster para comunicaçãointerna aos nós. A rede interna não deve ser roteável na rede corporativa. Elatambém não deve se sobrepor aos endereços IP da configuração de rede externa.

c. Na área SmartConnect, especifique o nome da zona SmartConnect e o endereço IPdo serviço.

Obs.

Você não deve alterar o endereço IP do SmartConnect depois de implementar umcluster.

Uma tela de amostra com todas as configurações será exibida:

Implementando clusters do IsilonSD

40 IsilonSD Edge 0.0 Guia de Instalação e Administração

8. Clique em Next.

Todos os valores que você especificou serão validados. Se a validação for bem-sucedida, a página Summary será exibida com um resumo das definições deconfiguração do cluster.

Visualizar o resumo e implementar o cluster do IsilonSDVocê pode visualizar um resumo das definições de configuração do cluster do IsilonSDpara certificar-se de que o cluster seja implementado com sucesso.

Procedimento

1. Na home page do VMware vSphere Web Client, clique em Hosts and Clusters e, nopainel à esquerda, selecione o datacenter onde deseja implementar o cluster.

2. Clique na guia Manage e, em seguida, clique na guia Create IsilonSD Cluster.

3. Especifique os requisitos para implementar o cluster e clique em Next.

4. Selecione um host para implementar o cluster e, em seguida, clique em Next.

5. Especifique as configurações de armazenamento do cluster e clique em Next.

6. Especifique as configurações de identidade do cluster e clique em Next.

7. Especifique as configurações de rede e clique em Next.

8. Na guia Summary, analise as configurações do armazenamento e das portas, osatributos de identidade do cluster e as redes internas e externas.

As configurações são exibidas como segue:

Implementando clusters do IsilonSD

Visualizar o resumo e implementar o cluster do IsilonSD 41

9. Clique em Previous para alterar as configurações.

10. Clique em Complete para implementar os nós e o cluster.

Depois de uma implementação bem-sucedida, os nós começam a inicialização.

Durante esse processo, ocorrerá a configuração inicial dos nós.

11. Clique no botão atualizar na parte superior da tela para visualizar o progresso daimplementação do nó no painel Recent Tasks até que os nós sejam inicializados.

12. Para visualizar o status do processo de configuração dos nós, execute as seguintesações:

a. Conecte-se ao console serial do servidor de gerenciamento por meio de um SSHclient.

b. Recupere os números das portas dos nós.

c. Conecte-se aos consoles seriais dos nós para visualizar o progresso.

Obs.

Se houver problemas com um cluster que você criou usando uma licença adquirida ese você quiser recriar o cluster, deverá excluir o cluster para desbloquear a licença.Em seguida, você poderá criar o cluster.

Implementando clusters do IsilonSD

42 IsilonSD Edge 0.0 Guia de Instalação e Administração

Conectar-se ao console serial de um nó do IsilonSDVocê pode recuperar as informações de console serial de um nó do IsilonSD e, emseguida, conectar-se a ele. As informações de console serial são úteis se você quiservisualizar o status do processo de configuração do nó quando estiver implementando umcluster do IsilonSD. Essas informações também são úteis quando um nó falhar e vocêquiser se conectar a ele e recuperar os rastreamentos de pacote de discos para fins dedepuração.

Procedimento

1. Conecte-se ao servidor de gerenciamento do IsilonSD por meio do SSH clientfornecendo as credenciais de administrador.

2. Execute o seguinte comando para visualizar os números de porta serial de cada umdos nós do cluster:

vSPCClient

O resultado será exibido no seguinte exemplo:

IsilonSD-Demo-1:503d73af0286db2c-98bf32f7d143119a:50000IsilonSD-Demo-2:503d15544faa0f09-fe681f6157766dd1:50001IsilonSD-Demo-3:503db7bda1697ad4-a8f47d6a1c5b0eed:50002

Se houver vários clusters, execute o seguinte comando para cada um dos clusters, afim de identificar seus números de porta:

vSPCClient | grep <cluster_name>

Obs.

Depois de excluir um cluster, os números de porta serial dos nós do cluster de até 24horas serão exibidos quando você executar o comando vSPCClient. Isso acontece

porque o serviço vSPCClient mantém um relacionamento individual entre os númerosde porta e as máquinas virtuais (nós) e não pode determinar imediatamente se um nóestá desligado ou excluído.

3. Execute o seguinte comando para conectar-se ao servidor de gerenciamento evisualizar o console serial de um nó:

telnet <management-server-ip> <port-number-of-node>

Por exemplo, execute o seguinte comando para conectar-se ao servidor degerenciamento e visualizar o console serial de um nó com o número de porta serial50000:

telnet 10.28.59.81 500004. Repita a etapa anterior para visualizar os consoles seriais de todos os nós que você

está adicionando ao cluster.

Se os nós estiverem sendo formatados, o processo será exibido. Depois que todos osnós forem formatados, eles serão automaticamente associados ao cluster. Após aconfiguração inicial, um prompt de log-in será exibido no console serial,correspondendo a cada um dos nós.

Implementando clusters do IsilonSD

Conectar-se ao console serial de um nó do IsilonSD 43

5. Para fazer log-in nos nós, digite as credenciais que você forneceu durante aimplementação do cluster.

6. Execute o comando isi status para visualizar os detalhes de todos os nós docluster.

É possível conectar-se aos clusters e aos nós por meio de um dos seguintes métodos:

l Digite o endereço IP do cluster por meio de uma conexão de client SSH.

l Acesse a interface Web de administração por meio da URL https://<node_ip_address>:8080

Limitações da redefinição das configurações de clusters doIsilonSD

Depois de implementar um cluster do IsilonSD, a redefinição de algumas dasconfigurações de criação de clusters e nós pode causar problemas. Como práticarecomendada, evite as tarefas de reconfiguração descritas nesta seção depois de terimplementado um cluster do IsilonSD.

l Se você alterar o nome de host ou o endereço IP do VMware vCenter Server, oservidor de gerenciamento do IsilonSD deixará de funcionar.

l Se você alterar o endereço IP do SmartConnect, o servidor de gerenciamentointerromperá o gerenciamento de clusters e nós.

l Se você renomear o datacenter no vCenter onde você implementou os clusters doIsilonSD, o servidor de gerenciamento interromperá o gerenciamento de clusters e denós.

l Não é possível alterar o nome do cluster após sua implementação.

Implementando clusters do IsilonSD

44 IsilonSD Edge 0.0 Guia de Instalação e Administração

CAPÍTULO 5

Gerenciando clusters do IsilonSD

Esta seção contém os seguintes tópicos:

l Gerenciando um cluster do IsilonSD......................................................................46l Visualizar e gerenciar informações de clusters do IsilonSD....................................46l Adicionar nós a um cluster do IsilonSD..................................................................48l Fazer o smartfail de um nó do IsilonSD..................................................................50l Fazer o smartfail de um drive.................................................................................52

Gerenciando clusters do IsilonSD 45

Gerenciando um cluster do IsilonSDDepois de implementar com sucesso um cluster do IsilonSD, você pode visualizar osdetalhes do cluster e dos nós, fazer upgrade de um cluster, excluir um cluster, adicionarou remover nós do cluster e fazer o smartfail ou o smartstop dos nós e drives.

Obs.

l Os nós do IsilonSD não gerenciam nem monitoram drives físicos instalados nasmáquinas do host. Use o vCenter ou outros utilitários específicos do fornecedor paramonitorar a integridade dos drives e rastrear se são necessárias atualizações demicrocódigo.

l Se você tiver submetido um drive ou nó a smartfail por meio da interface Web dousuário do IsilonSD ou por meio de qualquer outro processo acionadoautomaticamente pelo IsilonSD, recomendamos que você remova a máquina virtualou drive correspondente usando as opções de smartfail dos nós e drives do IsilonSDpor meio da guia Manage IsilonSD Clusters do VMware vCenter. Para obter maisinformações, consulte as seções Fazer smartfail de um nó do IsilonSD e Fazer smartfailde um drive.

Visualizar e gerenciar informações de clusters do IsilonSDVocê pode visualizar informações sobre os clusters implementados do IsilonSD. Tambémé possível fazer upgrade para uma licença mais recente ou excluir um cluster.

Procedimento

1. Na home page do VMware vSphere Web Client, clique em Hosts and Clusters eselecione o datacenter onde você implementou o cluster.

2. Clique na guia Manage e, em seguida, clique na guia Manage IsilonSD Clusters. Aseguinte tela será exibida:

3. No painel à esquerda, selecione o cluster cujos detalhes deseja visualizar.

Na área Details, os detalhes relacionados à capacidade do cluster, o endereço IP, alicença e o nome do SmartConnect serão exibidos. A área New Events listará todos oseventos relacionados às operações de nó, como segue:

Gerenciando clusters do IsilonSD

46 IsilonSD Edge 0.0 Guia de Instalação e Administração

4. Na área Details, clique em Upgrade para abrir o Assistente de upgrade de licença,conforme exibido, para fazer upgrade a uma nova licença que dê suporte a recursosadicionais ou mais nós.

Obs.

Você só pode executar essa ação se adquiriu uma nova licença e a registrou por meioda interface do usuário independente do servidor de gerenciamento antes doupgrade.

5. No painel à esquerda, clique em para excluir o cluster.

Gerenciando clusters do IsilonSD

Visualizar e gerenciar informações de clusters do IsilonSD 47

Obs.

Não é possível recriar a imagem de um cluster por meio do comando isi_reimage-fmb <build>. Para recriar a imagem do cluster, exclua o cluster conforme descrito

nesta etapa e, em seguida, recrie-o por meio da guia Create IsilonSD Cluster.

Adicionar nós a um cluster do IsilonSDVocê pode dimensionar um cluster do IsilonSD adicionando nós a ele. Certifique-se deadicionar quantos nós forem necessários a um cluster antes de mudar o cluster para omodo de conformidade do SmartLock. Um cluster em execução no modo deconformidade do SmartLock impede a adição de nós a ele. Além disso, o módulo desoftware do SmartLock somente estará disponível se você adquiriu uma licença.

Antes de você começar

Antes de adicionar nós a um cluster, verifique os seguintes itens:

l Visualize os detalhes do cluster e do nó para certificar-se de que você possaadicionar mais nós ao cluster.

l Certifique-se de que ter endereços IP internos e externos reservados o suficiente paraos novos nós.

Procedimento

1. Na home page do VMware vSphere Web Client, clique em Hosts and Clusters eselecione o datacenter onde você implementou o cluster.

2. Clique na guia Manage e, em seguida, clique na guia Manage IsilonSD Clusters.

3. No painel à esquerda, selecione o cluster ao qual deseja adicionar nós.

4. Clique na guia Nodes.

Os detalhes de nós que pertencem ao cluster serão exibidos como segue:

Gerenciando clusters do IsilonSD

48 IsilonSD Edge 0.0 Guia de Instalação e Administração

5. Clique em + para adicionar nós ao cluster por meio do assistente Add Node que éexibido como segue:

6. Se você já não tiver reservado endereço IP internos e externos para os novos nós, sigaas instruções do assistente para reservá-los.

7. Especifique o número de nós para adicionar e clique em Next.

8. Na próxima página, selecione os hosts na lista e clique em Next. Para obter maisinformações, consulte a seção Selecionar um host.

9. Na próxima página, especifique as informações de armazenamento para cada um dosnós e clique em Next. Para obter mais informações, consulte a seção Selecionar asconfigurações de armazenamento.

10. Visualize um resumo da configuração do nó que será exibida como segue:

Gerenciando clusters do IsilonSD

Adicionar nós a um cluster do IsilonSD 49

11. Clique em Save para salvar as definições de configuração do nó e continuar com aconfiguração.

12. Clique no botão atualizar para visualizar o progresso da configuração do nó no painelRecent Tasks. Para obter mais informações, consulte a seção Visualizar o resumo eimplementar o cluster do IsilonSD.

13. Conecte-se ao servidor de gerenciamento do IsilonSD por meio do SSH client evisualize os consoles seriais dos nós recém-adicionados para determinar o status daconfiguração do nó. Para obter mais informações, consulte a seção Conectar-se aoconsole serial de um nó do IsilonSD.

Depois que o nó for configurado e associado ao cluster, ele será exibido na áreaNodes.

Fazer o smartfail de um nó do IsilonSDVocê pode fazer o smartfail de um nó do IsilonSD se desejar remover o nó do cluster.

Procedimento

1. Na home page do VMware vSphere Web Client, clique em Hosts and Clusters e, nopainel à esquerda, selecione o datacenter onde o cluster do IsilonSD foiimplementado.

2. Clique na guia Manage e, em seguida, clique na guia Manage IsilonSD Clusters.

3. Na seção Clusters, selecione o cluster que tem o nó do qual você deseja fazer osmartfail.

4. Clique na guia Nodes. Os detalhes correspondentes aos nós e drives do cluster serãoexibidos nas áreas Nodes e Drives, respectivamente.

5. Selecione um nó para submeter a smartfail na lista da área Nodes.

6. Na janela Smartfail Node, clique em - e, em seguida, clique em Yes para iniciar oprocesso de smartfail.

Gerenciando clusters do IsilonSD

50 IsilonSD Edge 0.0 Guia de Instalação e Administração

O status das alterações do nó na área Nodes e um botão Stopfail serão exibidos nacoluna Status, conforme exibido.

Para obter mais informações sobre o status do nó, consulte a seção Status dos nós doIsilonSD.

7. Clique no botão atualizar no canto superior direito da área Nodes para visualizar ostatus da operação de smartfail.

8. Se você quiser submeter o nó a smartfail ou não, execute uma das seguintes ações:

l Clique no botão Stopfail para abortar o processo de smartfail e restaurar o nó asua configuração original. O nó reingressará no cluster.

l Deixe que o nó seja submetido a smartfail. O status do nó será alterado na áreaNodes após o smartfail com sucesso do nó, conforme segue:

Status dos nós do IsilonSDO IsilonSD Edge apresenta detalhes sobre o status dos nós de um cluster do IsilonSD.

A seguinte tabela descreve todos os possíveis estados de nós que podem serencontrados:

Node status Descrição

Healthy O nó está ativo e em execução.

Down O nó está desativado.

Somente leitura O nó somente leitura pode ser submetido a smartfail e, depois,excluído. Um nó em execução no modo somente leitura secomporta como um nó accelerator. Ele pode ler e gravar dados napartição /ifs compartilhada. No entanto, ele não pode gravaresses dados em seus próprios drives locais ou de registro.

SmartFailing O nó está sendo submetido a smartfail e o processo pode sersubmetido a stopfail, se necessário.

SmartFailed O nó foi submetido a smartfail e removido do cluster. No entanto, amáquina virtual associada ao nó ainda existe e deve ser excluída.

Gerenciando clusters do IsilonSD

Status dos nós do IsilonSD 51

Node status Descrição

Not part of Cluster O nó não existia anteriormente no cluster e está sendo adicionadopor meio da guia Create IsilonSD Cluster e do assistente Add Nodeque é exibido na guia Manage IsilonSD Cluster.

Remover um nó do IsilonSD submetido a smartfailVocê pode remover um nó do IsilonSD depois que ele for submetido a smartfail comsucesso.

Procedimento

1. Na home page do VMware vSphere Web Client, clique em Hosts and Clusters e, nopainel à esquerda, selecione o datacenter onde o cluster do IsilonSD foiimplementado.

2. Clique na guia Manage e, em seguida, clique na guia Manage IsilonSD Clusters.

3. Na seção Clusters, selecione o cluster que tenha o nó submetido a smartfail que vocêdeseja remover.

4. Na área Nodes, selecione o nó submetido a smartfail e clique em .

5. Na caixa de diálogo Remove Node, clique em Yes para remover o nópermanentemente do cluster e recuperar a licença foi inicialmente configurada paracriar o nó.

Fazer o smartfail de um driveVocê deve fazer o smartfail de um drive antes que ele seja removido de um cluster doIsilonSD.

Procedimento

1. Na home page do VMware vSphere Web Client, clique em Hosts and Clusters e, nopainel à esquerda, selecione o datacenter onde você implementou o cluster.

2. Clique na guia Manage e, em seguida, clique na guia Manage IsilonSD Clusters.

3. Na seção Clusters, selecione o cluster com o nó do qual você deseja fazer o smartfail.

4. Clique na guia Nodes.

Uma lista de todos os nós e drives do cluster será exibida nas áreas Nodes e Drives,respectivamente.

5. Clique em um nó na lista da área Nodes para visualizar as informações do drivecorrespondente a esse nó na área Drives.

6. Clique no botão SmartFail correspondente ao drive do qual deseja fazer o smartfail.

Gerenciando clusters do IsilonSD

52 IsilonSD Edge 0.0 Guia de Instalação e Administração

7. Na caixa de diálogo Smartfail Drive, clique em Yes para iniciar o processo desmartfail.

8. No canto superior direito da área Drives, clique no botão atualizar para visualizar ostatus.

O botão SmartFail será alterado para StopFail na área Drives. O estado do drive seráexibido como SMARTFAIL para indicar que o drive está sendo submetido a smartfail.O botão StopFail será alterado para Remove depois que o drive for submetido asmartfail com sucesso. O estado do drive é alterado para REPLACE para indicar que odrive está pronto para ser removido e substituído.

Obs.

Para obter mais informações sobre os diferentes estados do drive, consulte a seçãoDrive states.

9. Para abortar o processo de smartfail, clique no botão StopFail que é exibido naseguinte tela:

Estados dos drivesO IsilonSD Edge apresenta detalhes sobre os diferentes estados dos drives de um clusterdo IsilonSD.

A seguinte tabela descreve todos os possíveis estados de drive que podem serencontrados:

Gerenciando clusters do IsilonSD

Estados dos drives 53

Estado do drive Descrição

HEALTHY O drive está funcionando corretamente.

SMARTFAIL O drive está em processo de remoção com segurança devido a um erro de I/Oou mediante solicitação do usuário.

REPLACE O drive foi submetido a smartfail com sucesso e está pronto para serremovido.

PREPARING O drive está passando por uma operação de formatação. O estado do drivemuda para HEALTHY quando a formatação é concluída com sucesso.

PRESENT O drive é um drive de inicialização e não pode ser submetido a smartfail.

JOURNAL O drive é um drive de registro e não pode ser submetido a smartfail.

EMPTY O drive foi removido e está pronto para ser substituído.

Remover um drive submetido a smartfailVocê pode remover um drive com sucesso depois que ele for submetido a smartfail.

Procedimento

1. Na home page do VMware vSphere Web Client, clique em Hosts and Clusters e, nopainel à esquerda, selecione o datacenter onde você implementou o cluster.

2. Clique na guia Manage e, em seguida, clique na guia Manage IsilonSD Clusters.

3. Na seção Clusters, selecione o cluster com o nó que tem o drive que você submeteu asmartfail.

4. Clique na guia Nodes.

Uma lista de todos os nós e drives do cluster será exibida nas áreas Nodes e Drives,respectivamente.

5. Clique em um nó da lista da área Nodes que tenha o drive submetido a smartfail.

6. Na área Drives, clique no botão Remove correspondente ao drive submetido asmartfail que você deseja remover.

7. Na caixa de diálogo Remove Drive, clique em Yes para confirmar a remoção do drive.

O drive será removido do cluster e o botão Add será exibido em vez do botão Remove.

Gerenciando clusters do IsilonSD

54 IsilonSD Edge 0.0 Guia de Instalação e Administração

Adicionar um drive a um cluster do IsilonSDVocê só pode adicionar um drive a um cluster do IsilonSD depois de submeter um driveexistente a smartfail e removê-lo.

Procedimento

1. Faça o smartfail e remova um drive conforme descrito nas seções Fazer smartfail de umdrive e Remover um drive submetido a smartfail.

2. Na área Drives que é exibida na guia Manage IsilonSD Clusters de um cluster e nóselecionados, clique no botão Add correspondente ao drive que você removeuanteriormente.

3. No assistente Add Drive, selecione um datastore para criar um disco rígido comosegue:

4. Clique em Add para adicionar o drive ao cluster.

O status do drive será exibido como PREPARING quando o drive estiver sendoadicionado ao cluster, como segue:

Gerenciando clusters do IsilonSD

Adicionar um drive a um cluster do IsilonSD 55

Se você clicar no botão atualizar no canto superior direito da área Drives, o status dodrive mudará para HEALTHY depois que o drive for adicionado ao cluster.

Gerenciando clusters do IsilonSD

56 IsilonSD Edge 0.0 Guia de Instalação e Administração

CAPÍTULO 6

Gerenciando os dados de configuração declusters do IsilonSD

Esta seção contém os seguintes tópicos:

l Fazer backup e restaurar dados de configuração dos clusters do IsilonSD.............58l Fazer backup dos dados de configuração dos clusters do IsilonSD........................58l Restaurar dados de configuração do cluster do IsilonSD....................................... 59

Gerenciando os dados de configuração de clusters do IsilonSD 57

Fazer backup e restaurar dados de configuração dos clusters doIsilonSD

Você deve fazer backup dos dados de configuração dos clusters do IsilonSDarmazenados no banco de dados do servidor de gerenciamento do IsilonSD emintervalos regulares, a fim de evitar a perda de dados. Em uma situação de recuperaçãode desastres, você pode restaurar os dados da sessão de backup mais recente.

Os dados de configuração de cluster que são submetidos a backup incluem licenças doIsilonSD Edge, informações sobre clusters e nós e informações do VMware vCenterServer. Os modelos ou arquivos de registro armazenados no servidor de gerenciamentonão são submetidos a backup e, portanto, não podem ser restaurados.

Como prática recomendada, faça o backup do banco de dados do servidor degerenciamento sempre que executar uma das seguintes operações porque elas alteram obanco de dados:

l Adicionar um novo cluster ou nó

l Adicionar uma nova licença

l Fazer upgrade de um cluster

l Registrar novo vCenter

l Excluir um nó ou cluster

Fazer backup dos dados de configuração dos clusters do IsilonSDVocê pode fazer backup de dados de configuração dos clusters do IsilonSD.

Antes de você começar

Os backups sempre devem ser criados em uma montagem de NFS. No entanto,certifique-se de que o NFS não esteja montado em /home/administrator. Casocontrário, a operação de backup apresentará falha.

Você receberá um script de backup e restauração chamado isi_backup_restore.pyna máquina virtual do servidor de gerenciamento. Esse script deve ser executadofazendo log-in no servidor de gerenciamento.

Procedimento

1. Conecte-se ao servidor de gerenciamento por meio de um SSH client com credenciaisde administrador.

2. Execute o seguinte comando para fazer backup dos dados de configuração de umcluster do IsilonSD Edge a partir do servidor de gerenciamento:

isi_backup_restore.py backup backup_path

Para a variável backup_path, forneça o ponto de montagem do NFS para a operaçãode backup. Se um ponto de montagem de NFS não for criado, monte umcompartilhamento NFS para a operação de backup e certifique-se de ter criado umaentrada de tabela (fstab) de file system para ele.

Gerenciando os dados de configuração de clusters do IsilonSD

58 IsilonSD Edge 0.0 Guia de Instalação e Administração

Por exemplo, execute o seguinte comando para fazer backup dos dados deconfiguração de um cluster do IsilonSD Edge a partir do servidor de gerenciamento:

isi_backup_restore.py backup /mnt/backup

Restaurar dados de configuração do cluster do IsilonSDVocê pode restaurar os dados de configuração do cluster do IsilonSD de uma sessão debackup anterior.

Também é possível restaurar os dados ao mesmo servidor de gerenciamento do IsilonSDou a uma nova versão do servidor de gerenciamento. Para restaurar os dados no últimocaso, siga os procedimentos deste documento para implementar o servidor degerenciamento e, em seguida, restaurar os dados ao servidor recentementeimplementado. Depois de restaurar os dados, certifique-se de que os dados de backupestejam acessíveis.

Procedimento

1. Cancele o registro do vCenter a partir do servidor de gerenciamento instaladoanteriormente.

2. Conecte-se ao servidor de gerenciamento por meio de um SSH client com credenciaisde administrador.

3. Interrompa o serviço virtmgmt executando o seguinte comando:

sudo service virtmgmt stop

4. Execute o seguinte comando para restaurar os dados:

isi_backup_restore.py restore backup_name

Para a opção backup_name, forneça o nome do arquivo de backup com o caminhocompleto do qual os dados serão restaurados.

Por exemplo, execute o seguinte comando para restaurar os dados:

isi_backup_restore.py restore /mnt/backup/isi_sd_back/<datetime>isilonSD.bak

5. Inicie o serviço virtmgmt executando o seguinte comando:

sudo service virtmgmt start

6. Faça log-in no servidor de gerenciamento independente, cancele o registro e registrenovamente o VMware vCenter Server. A operação de restauração não restabelece umasessão com o vCenter automaticamente.

7. Adicione os modelos OVA necessários para fazer upload dos arquivos da máquinavirtual do OneFS.

8. Faça log-in em https://<vcenter_ip_address/FQDN>:5480 e reinicie ovSphere Web Client. Essa etapa elimina os problemas que você pode encontrar com oplug-in de gerenciamento.

Gerenciando os dados de configuração de clusters do IsilonSD

Restaurar dados de configuração do cluster do IsilonSD 59

Gerenciando os dados de configuração de clusters do IsilonSD

60 IsilonSD Edge 0.0 Guia de Instalação e Administração

CAPÍTULO 7

Fazendo upgrade do IsilonSD Edge

Esta seção contém os seguintes tópicos:

l Fazendo upgrade...................................................................................................62l Fazer upgrade de um cluster do IsilonSD............................................................... 62l Fazer upgrade do servidor de gerenciamento do IsilonSD......................................62

Fazendo upgrade do IsilonSD Edge 61

Fazendo upgradeO processo de upgrade do IsilonSD envolve o upgrade para uma versão posterior dosistema operacional OneFS em um cluster do IsilonSD ou o upgrade do servidor degerenciamento do IsilonSD.

Os arquivos necessários para o upgrade estão disponíveis no mesmo local que hospedaos arquivos binários da instalação inicial.

Fazer upgrade de um cluster do IsilonSDVocê pode fazer upgrade da versão do OneFS de um cluster do IsilonSD a qualquermomento fazendo download e reinstalando a imagem de build mais recente do OneFS.Esse processo segue o mesmo workflow que o de upgrade do OneFS.

Um breve resumo do processo de upgrade é fornecido nesta seção. Para obterinformações detalhadas, consulte OneFS Upgrade Planning and Process Guide.

Procedimento

1. Faça download da versão mais recente do arquivoEMC_IsilonSD_8.x.x.x.tar.gz em ftp://ftp.isilon.com/ e copie-o a qualquernó do cluster.

2. Abra uma conexão SSH (Secure Shell) no cluster que está associado ao nó em quevocê copiou o arquivo EMC_IsilonSD_8.x.x.x.tar.gz.

3. Faça log-in no cluster com credenciais de administrador.

4. Execute o seguinte comando para fazer upgrade do cluster:

isi upgrade cluster start <path_to_EMC_IsilonSD_8.x.x.x.tar.gz>

Fazer upgrade do servidor de gerenciamento do IsilonSDVocê pode fazer upgrade para uma versão posterior do servidor de gerenciamento doIsilonSD por meio do utilitário gerenciador de pacotes de RPM.

Procedimento

1. Faça download do arquivo EMC_IsilonSD_Edge_ms_1.x.x.rpm no mesmo localdo FTP que foi acessado para fazer download do servidor de gerenciamento.

2. Crie uma pasta /tmp na mesma pasta em que você fez download do arquivoEMC_IsilonSD_Edge_ms_1.x.x.ova.

3. Copie o arquivo EMC_IsilonSD_Edge_ms_1.x.x.rpm para a pasta /tmp.

4. Remova os VMware vCenter Servers registrados.

5. Execute o seguinte comando na pasta /tmp para fazer upgrade do servidor degerenciamento:

sudo rpm -Uvh EMC_IsilonSD_Edge_ms_1.x.x.rpm

6. Registre o vCenter Server novamente para atualizar o plug-in de gerenciamento doIsilonSD como segue:

Fazendo upgrade do IsilonSD Edge

62 IsilonSD Edge 0.0 Guia de Instalação e Administração

a. Faça log-in no servidor de gerenciamento por meio da URL https://<management_server_name_or_ip_address>:9443 com credenciais deadministrador.

b. Adicione novamente os vCenter Server que foram removidos na etapa 4.

Fazendo upgrade do IsilonSD Edge

Fazer upgrade do servidor de gerenciamento do IsilonSD 63

Fazendo upgrade do IsilonSD Edge

64 IsilonSD Edge 0.0 Guia de Instalação e Administração

CAPÍTULO 8

Terminologia do IsilonSD Edge

Esta seção contém os seguintes tópicos:

l Terminologia do IsilonSD Edge.............................................................................. 66

Terminologia do IsilonSD Edge 65

Terminologia do IsilonSD EdgeOs termos a seguir são mencionados neste guia.

Termo Definição

OneFS Um file system distribuído que combina recursos de file system,gerenciador de volumes e proteção de dados em uma só camada desoftware e que é executado em um cluster de armazenamento doEMC Isilon.

Host Um servidor físico com um hipervisor.

Cluster do IsilonSD Um cluster virtual formado por meio de máquinas virtuais do OneFShospedadas por vários hosts físicos.

Nó do IsilonSD Uma instância de uma máquina virtual do OneFS instalada noVMware ESXi.

Servidor degerenciamento doIsilonSD

Um servidor que oferece serviços principalmente ao plug-in degerenciamento do IsilonSD.

Plug-in de gerenciamentodo IsilonSD

A interface do usuário do gerenciamento de clusters do IsilonSD queé acessada a partir do VMware vCenter. O plug-in é fornecido juntocom os arquivos de instalação do servidor de gerenciamento doIsilonSD.

Dispositivo dearmazenamento

Um disco DAS (JBOD ou interno) ou RAID.

Disco Um VMDK (Virtual Machine Disk, disco de máquina virtual)

Disco de inicialização Um disco que armazena a imagem de software de um nó do IsilonSD.

Disco de registro Um disco que é interno a um nó do IsilonSD onde ocorre o registro defile system. O desempenho do IsilonSD Edge varia de acordo com onível de resistência e com o desempenho do dispositivo dearmazenamento que você configurou para o registro.

Disco de dados Um disco que armazena todos os dados protegidos.

Capacidade do cluster Um conjunto de todos os discos de dados em todos os nós doIsilonSD.

Capacidade bruta dodisco

O volume total de espaço em disco real disponível sem considerar aproteção do file system do OneFS.

Capacidade utilizável dodisco

O volume total de espaço em disco disponível após considerar asobrecarga de RAID.

Capacidade por disco É calculada como segue: Se n for o número de nós e d for o númerode discos por nó, a capacidade por disco é (capacidade totalsolicitada do cluster) / (n*d).

Rede interna Uma rede acessada para a conectividade entre nós virtuais e paramensagens internas.

Rede externa Uma rede usada para conexões de client a um cluster do IsilonSD viaEthernet. O cluster do Isilon dá suporte aos protocolos padrão decomunicação de rede, inclusive NFS, SMB, HTTP e FTP.

Terminologia do IsilonSD Edge

66 IsilonSD Edge 0.0 Guia de Instalação e Administração

Terminologia do IsilonSD Edge

Terminologia do IsilonSD Edge 67

Terminologia do IsilonSD Edge

68 IsilonSD Edge 0.0 Guia de Instalação e Administração