Isolantes Térmicos

1
Isolantes Térmicos: Isolante térmico é todo material ou estrutura que dificulta a dissipação de calor , e apresenta propriedades como: Suportam temperaturas elevadas sem se fundir ou se decompor. São inertes e não reativos quando expostos a ambientes severos. Cerâmicas Refratarias: Os materiais refratários são comercializados em diversas formas, mas os tijolos são a forma mais comum. As aplicações típicas dos refratários cerâmicos incluem o revestimento de fornos para o refino de materiais, fabricação de vidros, tratamentos térmicos metalúrgicos e geração de energia. A classificação dos refratários é feita através da sua composição pois ela irá determinar o seu desempenho: Refratários de Argila: são compostos com argilas refratarias de alta pureza: uma mistura de alumina e sílica e a maior temperatura possível sem a formação de uma fase liquida é de 1587°C. Os tijolos refratários de argila são usados principalmente na construção de formos e não apresentam grande resistência mecânica. Refratários à base de sílica: Como o próprio nome indica eles são compostos basicamente por sílica, e suportam temperaturas em media de 1650°C e são muito utilizadas nos tetos de fornos para a fabricação de vidros e aços. Refratários Básicos: Os refratários ricos em periclásio ou Magnesia são denominados de básicos e em sua composição podem conter ainda cálcio, cromo e ferro. Eles são utilizados dem fornos de soleira aberta utilizados para a fabricação de aços. Refratários especiais: São usados com aplicações bastante especificas e alguns desses materiais são óxidos com alto grau de pureza e apresentam uma porosidade muito pequena. A porosidade é outro fator importante a ser controlado durante o processo de fabricação, pois ela irá afetar fatores como: a resistência mecânica, resistência química aumentam com a redução da porosidade. Mas o isolamento térmico e a resistência a choques térmicos são diminuídos com a redução da porosidade. Tipo de Refratário Composição (%) Porosidade Aparente Al 2 O 3 SiO 2 MgO Cr 2 O 3 Fe 2 O 3 CaO TIO 2 Argila refrataria 25- 45 70- 50 0-1 0-1 0-1 1-2 10-25 Argila refrataria com alto teor de alumina 90- 50 10- 45 0-1 0-1 0-1 1-4 18-25 Sílica 0,2 96,3 0,6 2,2 25 Periclácio 1 3 90 0,3 3 2,5 22 Minério de prericlásio-cromo 9 5 73 8,2 2 2,2 21 Isolantes Térmicos Não Refratários: compreendendo produtos como vermiculita expandida, sílica diatomácea, diatomito, silicato de cálcio, lã de vidro e lã de rocha e que podem ser utilizados dependendo do tipo de produto até 1100 °C Fibras ou lãs cerâmicas : apresentam características físicas semelhantes aos isolantes térmicos não refratários, porém apresentam composições tais como sílica, silica-alumina, alumina e zircônia, que dependendo do tipo, podem chegar a temperaturas de utilização de 2000º C ou mais.

Transcript of Isolantes Térmicos

Page 1: Isolantes Térmicos

Isolantes Térmicos:Isolante térmico é todo material ou estrutura que dificulta a dissipação de calor, e apresenta propriedades como: Suportam temperaturas elevadas sem se fundir ou se decompor. São inertes e não reativos quando expostos a ambientes severos.

Cerâmicas Refratarias:

Os materiais refratários são comercializados em diversas formas, mas os tijolos são a forma mais comum. As aplicações típicas dos refratários cerâmicos incluem o revestimento de fornos para o refino de materiais, fabricação de vidros, tratamentos térmicos metalúrgicos e geração de energia. A classificação dos refratários é feita através da sua composição pois ela irá determinar o seu desempenho: Refratários de Argila: são compostos com argilas refratarias de alta pureza: uma mistura de alumina e sílica e a maior temperatura possível sem a formação de uma fase liquida é de 1587°C. Os tijolos refratários de argila são usados principalmente na construção de formos e não apresentam grande resistência mecânica. Refratários à base de sílica: Como o próprio nome indica eles são compostos basicamente por sílica, e suportam temperaturas em media de 1650°C e são muito utilizadas nos tetos de fornos para a fabricação de vidros e aços.

Refratários Básicos: Os refratários ricos em periclásio ou Magnesia são denominados de básicos e em sua composição podem conter ainda cálcio, cromo e ferro. Eles são utilizados dem fornos de soleira aberta utilizados para a fabricação de aços. Refratários especiais: São usados com aplicações bastante especificas e alguns desses materiais são óxidos com alto grau de pureza e apresentam uma porosidade muito pequena.

A porosidade é outro fator importante a ser controlado durante o processo de fabricação, pois ela irá afetar fatores como: a resistência mecânica, resistência química aumentam com a redução da porosidade. Mas o isolamento térmico e a resistência a choques térmicos são diminuídos com a redução da porosidade.

Tipo de RefratárioComposição (%)

Porosidade AparenteAl2O3 SiO2 MgO Cr2O3 Fe2O3 CaO TIO2

Argila refrataria 25-45 70-50 0-1 0-1 0-1 1-2 10-25

Argila refrataria com alto teor de alumina 90-50 10-45 0-1 0-1 0-1 1-4 18-25

Sílica 0,2 96,3 0,6 2,2 25

Periclácio 1 3 90 0,3 3 2,5 22

Minério de prericlásio-cromo 9 5 73 8,2 2 2,2 21

Isolantes Térmicos Não Refratários: compreendendo produtos como vermiculita expandida, sílica diatomácea, diatomito, silicato de cálcio, lã de vidro e lã de rocha e que podem ser utilizados dependendo do tipo de produto até 1100 °C Fibras ou lãs cerâmicas: apresentam características físicas semelhantes aos isolantes térmicos não refratários, porém apresentam composições tais como sílica, silica-alumina, alumina e zircônia, que dependendo do tipo, podem chegar a temperaturas de utilização de 2000º C ou mais.