its #115 teens Florianópolis

44
CULTURA POP FILMES, MÚSICAS E LIVROS PARA CURTIR NAS FÉRIAS GPS CONHEÇA OS DESTINOS DO VERÃO ITS facebook.com/revistaits | edição 115 Revista its Teens edição 115 2014 | R$9,80

description

 

Transcript of its #115 teens Florianópolis

Page 1: its #115 teens Florianópolis

CULTURA POP FILMES, MÚSICAS

E LIVROS PARA CURTIR NAS FÉRIAS

GPS CONHEÇA OS

DESTINOS DO VERÃO ITS

facebook.com/revistaits | edição 115

Revi

sta

its T

eens

ed

ição

115

2014

| R$

9,80

Page 2: its #115 teens Florianópolis

anuncio__revista__ 006_40x26,5cm .pdf 1 27/03/14 14:05

Page 3: its #115 teens Florianópolis

anuncio__revista__ 006_40x26,5cm .pdf 1 27/03/14 14:05

Page 4: its #115 teens Florianópolis

22 8

2812

CAPA

EDUCAÇÃO

CULTURA POP

GPS

conteúdoEDIÇÃO 115

8 | CULTURA POPQuer saber quais são as novidades

em filmes, games e músicas? E o que

vai embalar as suas férias?

30 | TÁ NA MODASaiba como a moda pode te

ajudar a superar o calor nos

últimos dias de aula.

28 | GPSJá sabe qual será seu destino

de verão? Se liga nas dicas e

sugestões que temos pra você!

12 | EDUCAÇÃOVocê sabe o que é astronomia?

Conhece a Olimpíada de Astronomia

que acontece todos os anos? Então

conferira essa história!

16 | EDUCAÇÃOConheça os alunos de Florianópolis

que chegaram a etapa estadual da

Olimpíada de Língua Portuguesa.

20 | WI-FIJá sabe quais são as novidades

em tecnologia que te esperam

em 2015? Tem até as dicas para

o natal!

4 REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

Page 5: its #115 teens Florianópolis

Gerente Comercial JoinvilleJack Moeck | [email protected]

Gerente Comercial BlumenauMarcos Roberto | [email protected]

Gerente Comercial ItajaíMaristela A. dos Santos | [email protected]

EXECUTIVOS CONTAS SCSul Elaine Vilaça | [email protected]

FlorianópolisCrystiano Parcianelli | [email protected] Maria | [email protected]

ItajaíCristiane Mattos | [email protected]

Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da revista, sendo de inteira responsabilidade de seus autores. É permitida a reprodução total ou parcial de reportagens e textos, desde que expressa-mente citada a fonte. Tiragem: 2.402 mil exemplares

NÃO VACILA, FALA AÍ(48) 3212-4026 [email protected]

Pontos de distribuição:Escolas Básicas Municipais de FlorianópolisGrupo RIC

Fundador e Presidente EméritoMário J. Gonzaga Petrelli

Grupo RIC SCPresidente ExecutivoMarcello Corrêa Petrelli | [email protected]

Diretor ComercialReynaldo Ramos | [email protected]

Diretor Administrativo e FinanceiroAlbertino Zamarco | [email protected]

Diretor Núcleo JovemRiadis Dornelles | [email protected]

Revista its é umapublicação da Editora Mais SC

Gerente de RelacionamentoBruno Filomeno | [email protected]

Diretor de arte Eduardo Motta | [email protected]

ConteúdoJéssica Stierle | [email protected] Maitê Porciuncula | [email protected] Bruning | [email protected] Cabrera | [email protected]

Revisão:Priscila Niebuhr | [email protected]

NÚCLEO COMERCIAL REDESanta CatarinaFabiano Aguiar | [email protected]

Rio Grande do Sul e ParanáGondil Kurtz | [email protected]

São Paulo, Distrito Federal,Minas Gerais e Rio de JaneiroNilton Aquino | [email protected] Gerências Comerciais SCGerente Comercial ChapecóIvécio Luiz Spangnolo | [email protected]

Gerente Comercial Meio OesteDalcides Ana Gonzaga | [email protected]

facebook.com/revistaits

youtube.com/revistaits

instagram.com/revistaits

EXPEDIENTE

Page 6: its #115 teens Florianópolis

editorialSalve galera!Parece que foi ontem que estávamos preparando a primeira edição do ano, e olha

pra gente hoje... A última edição de 2014 está em suas mãos e a única conclusão é que tudo passou rápido. Muito rápido.

Eu não sei você, mas este ano foi repleto de surpresas. Sendo elas positivas ou não, tenho certeza de que cada um de nós deu um duro danado para não perder o rebolado e, no final de cada desafio, buscou entregar o seu melhor.

Já na reta final e faltando poucos dias para cantarmos “feliz ano novo”, o que nós queremos deixar para você é a continuação da música: QUE TUDO SE REALIZE NO ANO QUE VAI NASCER. Seja aquele relacionamento rompido ou aquele sentimento de que tudo vai dar certo... estamos aqui, torcendo por você!

Apesar de ter enrolado para levantar da cama e resmungado diversas vezes ao entrar na escola, logo você sentirá saudades desse período. Essa época com certeza será uma das mais memoráveis da sua vida, e eu realmente espero que você tenha aproveitado da melhor maneira possível. Que venham as formaturas, as festas e o chororô.

Já para você que enfrentará mais desafios na escola ano que vem, a gente se encontra aqui. Estaremos te esperando com novidades, te dando espaço e fazendo do seu ano escolar algo inesquecível.

Então pode vir com tudo, 2015. Taca-lhe pau nos nossos sonhos e nos dê forças para "segurar os forninhos" das circunstâncias mais loucas da vida. E acima de tudo: nos surpreenda.

O SOM QUE ROLOU AQUIENQUANTO FECHAMOSA EDIÇÃO:Blank Space – Taylor Swift

Jealous – Nick Jonas

Bailando – Enrique Iglesias

Thinking Out Loud – Ed Sheeran

Steal My Girl – One Direction

Jéssica StierleA guria que amou fazer da escola um lugar inesquecível

6 REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

OSCULPADOS

JÉSSICASTIERLE

RENATACABRERA

TÁ NA MODACULTURA POP

NANA MACHADO

GUSTAVO BRUNING

MAITÊ PORCIUNCULA

ESPECIAISEDUCAÇÃO

Page 7: its #115 teens Florianópolis
Page 8: its #115 teens Florianópolis

FimdoAntes

ENCONTRE O SEU OBJETIVO

Por Gustavo Bruningfb.com/gugabruning

CULTURA POP

Os créditos finais de 2014 estão quase aparecendo. Com tudo que ficará para trás e as mudanças do ano que vem, você está pronto para o fim deste capítulo?

8 REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

Tudo chega ao fim. Quando você começa a assistir um filme, por mais longo que seja (olá, A Árvore da Vida!), sabe que é questão de tempo até se deparar com os créditos finais. Muitas vezes não temos consciência, mas a real é que todas as histórias precisam - e pedem - um final. A vida é as-sim, o cinema é assim e o ensino médio também. E para toda a galera que se prepara para passar de ano, mudar de escola ou partir para a universidade, aqui vai a real: o último capítulo de 2014 já começou.

UM FIM: RESIDENT EVIL Ainda sem previsão para chegar aos cinemas, o novo filme da sé-rie cinematográfica inspirada nos jogos de videogame tem o título pro-visório Resident Evil: The Final Chapter. Ele trará de volta Milla Jovovich no papel principal, será rodado em 3D e deve concluir a história que começou em 2002. Já estava mais do que na hora.

UM RECOMEÇO: STAR WARS A saga intergaláctica criada por George Lucas voltará aos cinemas em 2015. O episódio VII se passará 30 anos após O Retorno de Jedi (1983) e se chamará O Desper-tar da Força. O elenco antigo, incluindo Harrison Ford - o Indiana Jones, está de volta sob o comando do diretor J.J. Abrams (Lost, Star Trek). Que a força esteja com eles!

O que seria de uma corrida sem a linha de chegada? Apenas um loop infinito em que o corredor ja-mais chegaria a lugar algum. E cá entre nós: uma hora isto cansa. Não se trata de correr incansavelmente em direção ao infinito, sem jamais parar. O seu infinito está entre a largada e o grande final. Trata-se de correr em direção à vitória, percorrer o seu caminho e almejar o seu ob-jetivo. Por isso, chega uma hora em que é preciso haver uma conclusão. Não adianta tentar enrolar ou fechar os olhos para o momento: a fim de alcançar o próximo nível, você preci-sará virar a página.

Todos nós sabemos o que acon-tece quando inventam sequências desnecessárias para filmes, apenas

para levar a história um pouco mais além. Isso é ainda mais comum em seriados, quando acabam renovan-do por mais um ano personagens que já estão mais do que saturados. E qual é o resultado disso tudo? His-tórias dispensáveis. Pense aí: você prefere uma trama fraca ou uma aventura inédita?

É exatamente por isso que é preciso seguir em frente e deixar este ano passar. Guardar na me-mória as melhores cenas de 2014 e relembrar as lições aprendidas. Só assim você poderá seguir em frente e, sem dúvida alguma, arrasar em 2015. Com esta perspectiva, enten-derá porque a frase “tudo chega ao fim” pode ser celebrada como algo extremamente positivo.

Page 9: its #115 teens Florianópolis

Desfechos caprichados

BATMAN O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE (2012)

Conduzido por Christopher Nolan, o terceiro capítulo da versão mais bombástica do Homem-Morcego não chega a ser tão cativante como o filme anterior (culpa do Heath Ledger), mas funciona bem como o epílogo da trilogia. Ape-sar das incoerências no roteiro, o filme valoriza todos os personagens principais e é um bom exemplo de desfecho com chave de ouro.

ATIVIDADE PARANORMALEnquanto o primeiro filme (bastante perturbador!) se tornou referência para paródias, as três sequências e os dois derivados de Atividade Paranormal são vergonhosos. No original, acompanha-mos as noites mal dormidas de um ca-sal que se muda para uma nova casa e começa a ser atormentado por uma presença demoníaca.

PIRATAS DO CARIBENão são apenas os clássicos de ani-mação da Disney que ganham conti-nuações desnecessárias. Após o fim da trilogia estrelada por Johnny Depp, Keira Knightley e Orlando Bloom, o pi-rata Jack Sparrow tentou roubar o ho-lofote no quarto capítulo da saga. O re-sultado foi um filme fraco e esquecível.

DURO DE MATARQuando Bruce Willis viveu o policial John McClane pela primeira vez em 1988, com certeza não fazia ideia de que 25 anos depois voltaria a interpre-tar o mesmo personagem, porém em um filme embaraçoso e sem respeito algum ao original. Duro de Matar teve quatro continuações e apenas a primei-ra é digna de ser comparada ao clássico de ação.

Confira uma seleção de filmes com finais muito bem planejados que mostram porque é vital terminar uma história no momento certo.

Quando vai acabar? De vez em quando nos deparamos com continuações desnecessárias que acabam manchando o legado de grandes filmes. Confira alguns exemplos de sequências das quais você deve passar longe.

TOY STORY 3 (2010)

O final da trilogia protagonizada por Woody e Buzz chegou aos cinemas em 2010, onze anos após o seu antecessor, e trouxe a despedida dos brinquedos de Andy. Prestes a partir para a universidade, o garoto decide doar os bonecos para a pequena Bonnie, onde encontram um novo lar. Mesmo com Toy Story 4 confirmado para 2017, a conclusão da trilogia funciona como um dos filmes mais emocionantes da Pixar.

Foto

s: Di

vulg

ação

/ Ar

quivo

pes

soal

9FACEBOOK.COM/REVISTAITS

Page 10: its #115 teens Florianópolis

10 REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

As férias estão quase chegando e, mesmo com o verão na área, você não pode deixar de ir ao cinema. Então fique por dentro de alguns lançamentos que vão pintar nas te-lonas nas próximas semanas!

UMA NOITE NO MUSEU 3: O SEGREDO DA TUMBA (ESTREIA 01 DE JANEIRO)

A comédia estrelada por Ben Stiller leva o guar-da de museu Larry Daley para a Inglaterra em uma missão para salvar a magia que mantém todos os seus amigos do museu vivos. Figuras animadas e personagens históricos se unem nesta aventura e encontram novos personagens, incluindo o cava-leiro Lancelot. Uma Noite no Museu 3 é um dos últimos filmes do ator Robin Williams.

CAMINHOS DA FLORESTA: (ESTREIA 08 DE JANEIRO)

Os contos de fada dos Irmãos Grimm ganham uma nova forma nesta fantasia que conta com grandes nomes no elenco, como Meryl Streep e Johnny Depp. As histórias de Cinderela, Chapeuzinho Ver-melho, João e o Pé de Feijão e Rapunzel se unem a história original de um padeiro e sua esposa, que fo-ram amaldiçoados por uma bruxa. O filme é a adap-tação do musical da Broadway “Into the Woods”.

O HOBBIT: A BATALHA DOS CINCO EXÉRCITOS (ESTREIA 11 DE DEZEMBRO)

Gandalf, Bilbo e toda o pessoal da Terra Média retornam no terceiro episódio da nova trilogia de Peter Jackson, inspirado no mundo que visitamos pela primeira vez em O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001). Desta vez, Bilbo Bolseiro e companhia devem encarar uma guerra contra um exército de guerreiros armados, além de enfrentar o aterrorizante dragão Smaug.

CINEMAnovidades do

OPERAÇÃO BIG HERO (ESTREIA 25 DE DEZEMBRO)

Inspirado na série de quadrinhos da Marvel a nova aventura da Disney explora a amizade de Baymax, um grande robô inflável, e Hiro Hama-da, um gênio da robótica. Quando estranhos acontecimentos atingem a cidade, o garoto logo percebe que precisa da ajuda de seus melhores amigos para resolver este mistério. Eles formam um grupo de heróis high-tec e, com a ajuda da tecnologia, farão de tudo para defender a cidade. O elenco de dubladores da versão nacional conta com as vozes do apresentador Marcos Mion (Legendários) e da youtuber Kéfera Bu-chmann (5inco Minutos).

Page 11: its #115 teens Florianópolis

REVISTA ITS#ficaligado no programa

Todos os sábados, às 14h, na RICTV Record!

SUMMERTIME! (SEM SADNESS) O verão está quase chegando e você nem imagina as surpresas que estamos preparando para as férias! O programa Revista its vai te levar pra conhecer destinos radicais de Santa Catarina, pontos turísticos fenomenais e, é claro, aproveitar para curtir o melhor dessa época do ano. Quer ficar por dentro das novidades que estão por vir? Curta a nossa fan page no Facebook – facebook.com/revistaits - e conte pra gente qual aventura vai estar presente nas suas férias! Quem sabe você ainda acaba dando as caras na TV...

FOTO

O COMEÇO DE UMA NOVA FASE Muita gente entra no terceirão com dúvida em relação ao curso que pretende fazer na universidade. Enquanto uns pesquisam a respeito, outros acabam deixando a escolha para a última hora. Mas uma coisa às vezes nem passa pela cabeça da galera: a universidade trás muitas mudanças e é bem diferente do ensino médio. No programa Revista its, alguns estudantes que acabaram de entrar na universidade tiveram a chance de contar quais são as principais diferenças que encontraram ao iniciar um curso superior. Escaneie o QR Code ao lado e confira!

VOCÊ NA TV Quer ter a sua foto ao lado da galera que também acompanha a Revista its? Então poste no Instagram a foto de um momento legal com seus ami-gos ou professores e compartilhe com a hashtag #revistaits. Toda semana escolhemos as fotos mais iradas envia-das através da hashtag ou por inbox na fan page e colocamos em destaque na galeria do programa! Então corre lá pro Instagram e siga a gente: @revistaits!

LIVROS DO VESTIBULARUma das provas mais esperadas – e temidas – de 2014 está quase aí: o vestibular da UFSC. E quem está se preparando pra valer já leu, pesquisou e se informou a respeito das obras que serão cobradas na prova. Se você não conseguiu ler algum dos livros ou quer conferir a opinião de professores a respeito dessas grandes leituras não pode deixar de conferir o quadro Livros do Vestibular. Acesse o canal da Revista its no Youtube – youtube.com/revistaits - e assista os vídeos!

ESPORTEPROGRAMA REVISTA ITS

Não deixe de se inscrever no canal youtube.com/revistaitsLá você pode conferir todos os vídeos irados e matérias do programa Revista its!

11FACEBOOK.COM/REVISTAITS

Page 12: its #115 teens Florianópolis

Olimpíadas nas estrelas

Conhecimentos sobre movimen-tos da terra, sistema solar, constela-ções, satélites, cometas e asteroides renderam a alunos da rede muni-cipal de ensino medalhas na XVII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Quatorze es-tudantes da Escola Básica Municipal Herondina Medeiros Zeferino, em

Floripa, participaram, sendo que nove foram premiados.

As provas são divididas em qua-tro níveis. O primeiro é destinado aos pequenos dos primeiros, segun-dos e terceiros anos do ensino fun-damental. A segunda, aos estudan-tes dos terceiros e quartos anos. A terceira engloba alunos do sexto ao

nono ano e a quarta é corresponden-te ao ensino médio.

Durante a preparação para a pro-va, os alunos participaram de um curso e simulados. Adolfo Stotv, do Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) da Universidade Federal de Santa Catarina, ministrou aulas se-manais para os estudantes na escola.

Por Renata [email protected]ÇÃO

12 REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

Page 13: its #115 teens Florianópolis

13FACEBOOK.COM/REVISTAITS

Para a professora de geografia Tânia Marcia Marchi Ferreira, os es-tudantes já apresentavam curiosi-dade sobre o assunto e a Olimpíada serviu como um estímulo para eles se aprofundarem no tema. A educa-dora se surpreendeu com o interesse e a performance dos alunos na pro-va. “Fiquei surpresa com o compro-metimento e empenho de todos. O resultado foi muito gratificante e foi reflexo do esforço deles.”, diz Tânia.

Maicon Pavi Vieira, do 8º ano, sempre mostrou interesse por as-tronomia e decidiu se inscrever na Olimpíada após o convite de sua

professora. Com 14 anos, o estu-dante obteve nota dez na prova. “Sempre gostei de pesquisar sobre o assunto e quando fiquei sabendo da Olimpíada, decidi participar.”, afir-ma Maicon.

Rafaela Goulart estuda no 7º ano e ganhou medalha de ouro na Olim-píada. A aluna de 13 anos nunca ha-via tido contato com a astronomia antes, mas participou do curso pre-paratório e se encantou pelo tema. “Não conhecia muito o assunto, mas com a Olimpíada me interessei e pretendo continuar pesquisando sobre.”, conta.

Os alunos também participaram de uma atividade relacionada com Astronomia, junto com a equipe da UFSC "Astronomia e Física vão à Es-cola e a Comunidade". Nele, inicia-ram a construção de observatório astronômico, o relógio de sol, usa-do para medir a passagem do tempo pela observação da posição do Sol.

A medida que a posição do sol

muda, a sombra desloca-se pela superfície do mostrador, passan-do sucessivamente pelas linhas que indicam as horas. Os relógios de sol normalmente mostram a hora solar aparente mas, com pequenas mu-danças, também podem indicar a hora padrão, que é a do fuso horário em que o relógio está geografica-mente localizado.

RANKINGOUROMaicon Pavi Vieira (8º ano)Felipe de Oliveira (8º ano)Rafaela Goulart (7º ano)

PRATAMarssalo Frigotto Lovatel (6º ano)Lorena Cristina de Jesus (7º ano)Carolina Macedo Santos (8º ano).

BRONZECerqueira Cezar (8º ano)Raiani Ferrari Santos (7º ano)Luisa Magalhães Lamaison (7º ano)

MAIS INFORMAÇÕESna Page Ofical da Escola Herondina:

facebook.com/herondinamedeiroszeferino

MEDALHISTAS DE OURO

RELÓGIO DE SOL

Page 14: its #115 teens Florianópolis

Por Renata [email protected]

o que?“Astro...”

Quem já experimentou deitar-se num gramado bem fresquinho e observar o céu durante uma noite estrelada? Exceto pelo lado belo e romântico, a astronomia não é tão linda na teoria, já que a ciência exige muito cálculo e estudo da matemática. Gosta disso? Então conheça um pouco mais sobre essa viagem ao espaço da ciência de “brilho próprio”.

Sol

Mercúrio, Vénus, Terra (e a Lua), Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno

EDUCAÇÃO

14 REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

Page 15: its #115 teens Florianópolis

Balão Mágico & Raul Seixas Plunct Plact Zuuum

Guilherme ArantesLindo Balão Azul

DICA DE PLAYLIST DA MATÉRIA:

Font

es: U

ol, G

uia

do E

stud

ante

, SUP

ER, O

BA e

Soc

ieda

de A

stro

nôm

ica B

rasil

eira

.

15FACEBOOK.COM/REVISTAITS

De acordo com o aclamado e que-ridíssimo Google, a definição de As-tronomia pelo site Wikipédia é que trata-se de uma ciência natural que estuda corpos celestes como estre-las, planetas, cometas, nebulosas, aglomerados de estrelas e galáxias. Preocupa-se com a evolução, a física, a química e o movimento de objetos celestes, além da formação e o desen-volvimento do universo.

Além disso, você sabia que a as-tronomia é uma das mais antigas ciências? As primeiras civilizações, como os babilônios e gregos realiza-

ram observações metódicas do céu noturno. No entanto, a invenção do telescópio permitiu o desenvolvi-mento da astronomia moderna.

A astronomia brasileira é uma ati-vidade recente. O primeiro observa-tório astronômico instalado por aqui - na verdade o 1º no hemisfério sul - foi construído em 1639 no palácio Friburgo (Recife), pelos holandeses. Desde os anos 70, o Brasil participou de voos de balões estratosféricos, nos quais foram enviados equipamentos para observar a radiação cósmica de fundo e fontes de raios-X.

ASTRONOMIA OU ASTROLOGIA?

“MAS EU QUERIA TANTO...”

A Astronomia não deve ser con-fundida com a astrologia, sistema de crença que afirma que os assuntos humanos estão correlacionados com

as posições dos objetos celestes. Em-bora os dois campos compartilhem uma origem comum, atualmente eles estão totalmente distintos!

Para os não 'chegados' da mate-mática, mas que gostariam de seguir algum caminho paralela a carreira científica, o Jornalismo Científico é altamente recomendado como pro-fissão. Este jornalista escreve artigos para o público contando as últimas descobertas e não precisa dominar a matemática. Por outro lado, é ne-

cessário mandar bem no português e provavelmente no inglês, já que a maioria das pesquisas vem de fora para cá. Hoje, um dos veículos mais popular voltado ao tema é a Revista Superinteressante, ou SUPER, que publica mensalmente curiosidades culturais e científicas, desde setem-bro de 1987.

SAIBA MAISSOBRE A COMPETIÇÃO A Olimpíada Brasileira de Astrono-mia e Astronáutica (OBA) é orga-nizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). Voltada para o 1º ano do ensino fundamental até alu-nos do último ano do ensino médio, os estudantes que quiserem parti-cipar devem se voluntariar. A OBA possui uma única fase e con-siste na realização de uma prova, no horário mais conveniente para a escola e na própria sede. Ao final da OBA todos alunos recebem um certificado de participação impres-so com o seu nome; e se ganhou medalha, claro, recebe a mesma, cunhada em metal ou acrílico. To-dos os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares recebem os seus certifi-cados. Aliás, até a escola recebe um com seu nome.Para que sua escola não perca a oportunidade de participar, fique ligado no Calendário de Olimpíadas atualizado anualmente no site da OBA >> http://www.oba.org.br

Page 16: its #115 teens Florianópolis

ESPORTEEDUCAÇÃO Por Maitê [email protected]

Viajar nos causos dos manezinhos da ilha, sentar ao lado do avô, da avó, da mãe ou do pai, reunir a família no almoço de domingo e ainda conhecer um pouco mais sobre o lugar que mora parece uma boa ideia para quem pretende matar a curiosidade e saber mais sobre a história da ilha da magia.

OS CAUSOSDA ILHA

Conversar com o pessoal mais velho sempre foi uma forma de co-

nhecer mais sobre qualquer his-tória. A experiência que seus

avós e seus pais têm, não podem te passar, mas o co-nhecimento... ah, esse sim pode – e deve! – ser com-partilhado!

Sentar na varanda para bater um papo com

o avô pareceu uma boa ideia para a Júlia

de Souza, aluna do oitavo ano da Escola Anísio

Teixeira. Esses m o m e n t o s são as boas l e m b r a n -ças que ela tem do avô

Joaquim, que

faleceu em 2011, na véspera do ani-versário de 11 anos de Júlia, mas que deixou um tesouro para a neta, mui-tas histórias, entre elas algumas so-bre o bairro onde ela cresceu, sobre a cidade onde vive.

Neste ano a professora de por-tuguês Samara Ladeira da Escola Anísio Teixeira, onde a Júlia estuda, apresentou para a turma a Olimpíada de Língua Portuguesa, que acontece a cada dois anos e seleciona os melhores textos dos alunos de escolas públicas. A galera adorou a ideia e apostou de vez na oportunidade de criar novos textos e explorar a criatividade.

O tema da olimpíada neste ano foi “O lugar de onde eu vim” e os ti-pos de texto são divididos em quatro categorias. O tipo de texto selecio-nado para a turma foi Memórias Li-terárias, categoria para os alunos de 7º e 8º ano.

A galera fez entrevistas com pes-soas mais velhas para realizar os tra-balhos em sala de aula e produziram os textos baseados nas histórias con-tadas por elas. A Júlia logo quis es-crever um texto contando histórias que ouviu do avô Joaquim. E não é que deu certo?

O texto apresentado pela estu-dante foi “Minha terra de berbi-gões”, onde ela conta os causos que ouvia do avô sobre o bairro onde mora, Costeira do Pirajubaé, e as mudanças que ele viu acontecer por lá! Mais conhecido como “Tiquin-ca”, o avô de Júlia adorava falar so-bre a vida que tinha antes da tal mo-dernidade dar as caras pela Costeira.

O texto da aluna foi selecionado para a etapa estadual da olimpíada! Infelizmente o texto não foi além do estadual na competição, mas garantiu o reconhecimento e uma

JÚLIA DE SOUZA

Page 17: its #115 teens Florianópolis

QUER PARTICIPAR?Se você gosta de escrever e está a fim de participar da Olimpíada de Língua Portuguesa fica ligado no site www.escrevendoofuturo.org.br

Lá você pode saber um pouco mais sobre a competição. Para participar você precisa conversar com a sua professora, porque quem se inscreve é a escola.

Importante: A competição acontece a cada dois anos, portando a próxima edição acontecerá em 2016. Você tem bastante tempo para se preparar!

FACEBOOK.COM/REVISTAITS 17

O Hygor Bail de Andrade tam-bém chegou à etapa estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa com o texto “Sabores da ilha”, onde conta um pouco da culinária típica da nossa região. Ele estuda na Esco-la Albertina Madalena Dias e está no oitavo ano.

A professora Leila Metzker foi a grande incentivadora da partici-pação dos alunos na competição. O Hygor sempre gostou de ler e escre-ver e esta foi uma oportunidade de mostrar o que ele sabe. O estudante já ouviu muitas histórias de seu pai, Tailor Lair de Andrade, e resolveu contar um pouco do que ouviu no texto feito para a competição.

A inspiração foi a chegada do pai à ilha da magia em 1974,

quando veio em bus-ca de uma profissão, uma oportunidade de trabalho. Hoje em dia

seu pai é dono de um restaurante no bairro Canasvieiras. Aqui ele pode conhecer uma va-riedade de peixes, frutos

do mar e o tão famoso pi-rão d’água, foi então que resolveu apostar

nos pratos típicos da ilha para garan-tir o futuro.

Tailor ainda contou ao filho so-bre o que mais se lembra de quando chegou a Florianópolis, “A capital era bem maior que a minha cidade, mas mesmo assim ainda era uma cidade pequena e calma. Recordo-me da maré batendo nas encostas do Mer-cado Público, um cheiro diferente para quem nunca tinha visto o mar”.

O Hygor e a Júlia participaram de uma premiação realizada no Centro de Educação Continuada, da Secre-taria Municipal de Educação. Além disso, hoje são reconhecidos por professores e colegas dentro da es-cola, e servem como exemplo para a galera que começa a escrever!

JÚLIA COM SEU AVÔ JOAQUIM E A AVÓ MARIA

Foto

: Mar

co S

antia

go

JÚLIA E PROFESSORA SAMARA

JÚLIA E PROFESSORA SAMARA

cerimônia de premiação. Além de muitos livros para contribuir com a educação da Júlia e para alimen-tar a vontade de ler e escrever, ela recebeu o apoio da escola tendo o texto utilizado em sala de aula com as outras turmas para incentivar a participação dos colegas na olimpí-ada nos próximos anos.

HYGOR E O PAI, TAILOR

HYGOR E A PROFESSORA LEILA

HYGOR BAIL DE ANDRADE

Page 18: its #115 teens Florianópolis

Clube da BolaFutebol catarinense de primeira.Márcio Martinssábado, às 13h

Page 19: its #115 teens Florianópolis

Clube da BolaFutebol catarinense de primeira.Márcio Martinssábado, às 13h

Page 20: its #115 teens Florianópolis

Para quem gosta de clássico e vai na onda dos jogos que o pai, ou o primo mais velho, costumava brincar, a “Internet Archive” (Arquivo da Internet - ONG que preserva a memória da rede mundial de computadores), liberou há pouco cerca de 900 jogos de arcade ou fliperama que foram sucesso entre as décadas de 1970 e 1990 para serem jogados no computador por meio dos navegadores.

Para Jason Scott, responsável pelo Internet Arcade, algumas pessoas vão jogar títulos pela nostalgia, outras tentarão games dos quais nunca ouviram falar. “Minha esperança é que uma pequena porcentagem começará a construir formas de usar esse material em pes-quisa, em textos e remixando esses velhos games para entender seus contextos.” explica.

WIFI

20 REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

Por Renata [email protected]

Dicas iradas de gadgets direto da equipe da Revista itshigh-techNOVIDADES NO MUNDO

O ano de 2015 deve marcar a chegada definitiva do Google GLASS, os ócu-los inteligentes da gigante de buscas, ou para os mais leigos: o site de pes-quisas mais popular do mundo!!! Sim, estou falando do G-O-O-G-L-E! Com inúmeras funcionalidades, junto com as lentes também devem aproximar--se os relógios inteligentes, de marcas como Samsung e Sony. Pensa?! Além disso, a popularização dos jogos 3D com tela touch permitirá uma interação ainda mais inovadora com o smartphone sem mesmo precisar tocá-lo, como é o caso do aparelho Kinect da linha XBox.

E vem aí mais redes sociais pra galera! O cantor Justin Bieber é o mais novo empresá-rio da Web. O astro investiu US$ 1,1 milhão (cerca de R$ 2,5 milhões) em um site voltado para o público adolescente, o mesmo de sua carreira musical.

Apelidado de “Shots of Me”, especula--se que a rede social foque na postagem de fotos. Apesar de Justin não ser o único investidor, o cantor é o que mais deve cha-mar o público para o projeto: só no Twit-ter, são 46,5 milhões de seguidores do as-tro teen.

Page 21: its #115 teens Florianópolis

LEITORES DE MP3O IPod, da Apple, disparou na popu-

laridade dos leitores de MP3. Existem inúmeras marcas e modelos deles no mercado, cada um oferecendo certos benefícios. Esses, muitas vezes apre-sentam a capacidade de reprodução de vídeo, enquanto outros são projetados exclusivamente para música.

DRIVES USBOs adolescentes se beneficiam de

um drive USB, pois podem armazenar trabalhos escolares e projetos para manterem seus arquivos seguros. Entre outras formas de drives USB estão um relógio USB, USB de Transformers e um em forma de bateria.

CONSOLES DE VÍDEO-GAMESConsoles como o PlayStation 3 ou o

Xbox 360 oferecem vários recursos além dos jogos. Eles muitas vezes reproduzem DVDs também. O console PlayStation 3 funciona como um leitor de discos Blu--Ray. O Nintendo DS e o PlayStation Por-table são populares consoles portáteis.

CADERNOS DIGITAISEstes dispositivos permitem transfe-

rir as notas para o seu computador com facilidade, sem a necessidade de redigitar as informações. Os adolescentes podem usar um caderno digital nas aulas e pou-par papel.

Por Renata [email protected]

"ENTÃO É NATAL..."Fazer compras para um adolescente que pira em tecnologia às vezes pode ser intrigante para aqueles que não tem, digamos, uma mente similar. Quando for comprar um presente tecnológico para um adolescente, procure por itens que estejam na moda. Se liga!

21FACEBOOK.COM/REVISTAITS

Foto

s: Di

vulg

ação

Font

es: T

ecno

Gee

k, O

lhar

Dig

ital,

TecM

undo

e e

How.

BORA ESTUDAR!De acordo com o site ‘Tecno Geek’,

nos Estados Unidos as escolas defendem ensino de programação a crianças e ado-lescentes, pois a explosão da tecnologia revela importância de se ter ao menos no-ção de como as coisas funcionam.

Mark Zuckerberg (Facebook), Bill Ga-tes (Microsoft) e Jack Dorsey (Twitter) recentemente apareceram em um vídeo

de divulgação de uma ONG destinada a ensinar linguagem de programação para estudantes; e quem também aparece no vídeo ‘é nada mais, nada menos’ que o Will.I.Am (The Black Eyed Peas) "Grandes programadores são os astros de rock hoje", ele afirma.

O vídeo termina com a seguinte infor-mação: ‘Um milhão dos melhores empre-

gos nos EUA não serão preenchidos porque apenas UMA em DEZ escolas ensina pro-gramação. Queira você ser médico ou astro do rock, peça aulas de programação em sua escola ou aprenda online.’. #FicaDica

Assista o vídeo >> https://www.youtu-be.com/watch?v=nKIu9yen5nc

Page 22: its #115 teens Florianópolis

ESPORTECAPA Por Mel Savi

Se você não tem uma alimentação saudável e não come o suficiente, seu organismo não funciona direito, podendo assim "falhar" em alguns quesitos.

COME!O que você acha que te mantém

em pé esse tempo todo, que fornece matéria prima para esse corpo seu que cresce, muda, toma forma? Isso mesmo, o que você come. A proteí-na que você consome, por exemplo, compõe parte do sistema ósseo, das membranas celulares, dos hormô-nios, da defesa e de várias outras par-

tes do seu corpo. O mesmo acontece com as outras substâncias que você consome. O seu corpo as transfor-ma em tudo que precisa usar para te manter em pé e funcionando bem e se livra de quase tudo o que “não pres-ta” e do que ele não precisa. Eu dis-se “quase”. Se você consome muito mais do que precisa para se manter

De onde mais sairia "matéria-prima" para fazer de você o que você é?

Você é o que você

22 REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

Page 23: its #115 teens Florianópolis

"vivinho da silva", o seu corpo faz reservas, o que pode gerar todo tipo de problema. Se você não come o suficiente, seu corpo não funciona direito, podendo assim “falhar” em alguns que-sitos. Você é, então, o que você come, e o seu “funcionamento” vai depender disso. É um esque-ma meio budista, meio “cami-

nho do meio”. Não coma demais, não coma de menos. Coma bem, e você verá todos os tipos de be-nefícios, do funcionamento do seu cérebro à sensação de bem estar com o seu corpo. Leia a matéria e veja o que descobrimos com as pesquisas, os alunos e os especialistas no assunto.

SUGESTÕES

MUDANÇA DE HÁBITOOnde você geralmente encontra seus amigos? Na maior parte das vezes é no shopping ou na casa deles, não é? No shopping, além de ir ao cinema, o que mais se faz numa idade onde ter uma conta bancária infinita não é bem o caso? Comer, não é? Um san-duíche aqui, um sorvete ali, uma pipoca lá... E na casa do seu amigo ou da sua amiga? A mãe aparece com uns cookies, um bolo, um suco de caixinha, cachorro quente, vocês encaram um brigadeiro e atacam umas caixas de chocolate, mas raramente investem numa fruta ou um suco natural, confere? Que tal uma mudança de hábito? A médica hebiatra Elisabete Ternes Pereira chama atenção para o fato de que esses condiciona-mentos sociais contribuem para o crescimento da obesidade na população jovem, pois o foco está na comida, e geralmente envolve alimentos calóricos, ricos em açúcares e gorduras. É importante pensar em alternativas para esses “encontros calóricos”, então confira abaixo algumas sugestões:

1. Combinar uma pedalada esperta com a galera.

2. Bolar um roteiro e dirigir um filme com os seus amigos mais próximos.

3. Montar uma banda.

4. Estudar alguma arte marcial com um grupo de amigos(as).

FACEBOOK.COM/REVISTAITS 23

Page 24: its #115 teens Florianópolis

Alimentação é um tema comple-xo, e provavelmente o é porque não envolve uma área de respostas fáceis. É, talvez, uma área de respostas ób-vias, mas não necessariamente fáceis. Enrolei? Não tem problema; expli-co. A receita para não engordar, por

exemplo, é fazer o balanço energéti-co, ou seja, não consumir mais calo-rias que você queima durante um dia. A orientação para emagrecer, por sua vez, é comer menos calorias que você queima num dia. Para ganhar peso, é necessário consumir mais calorias

Você provavelmente já ouviu isto antes, mas vai lá: você está em fase de crescimento. De acordo com a nu-tricionista Daniela Muniz dos Santos, esta é uma hora também para “criar e manter bons hábitos alimentares para o resto da vida”. A especialis-

ta ressalta que a alimentação nesta fase da vida deve conter alimentos de todos os grupos alimentares, com atenção especial aos micronutrien-tes, que são as vitaminas e minerais, que regulam as nossas funções bioló-gicas, especialmente...

O tal doBALANÇO ENERGÉTICO

COMER BEM PARA VIVER BEM

que você queima em um dia. Óbvio, não é? Talvez. Fácil? Não, porque não basta comer o suficiente para se manter em pé, é preciso comer bem pra se sentir bem, pro seu cérebro funcionar bem, e para o seu corpo funcionar melhor ainda. Você vai se sentir melhor e mais feliz que nunca.

21

3

4

1- CÁLCIO(leite e derivados)

2 - FERRO (carnes magras, feijão, leguminosas, folhosos escuros)

3 - ZINCO (peixes, sementes, carnes, cereais in-tegrais)

4 - VITAMINA A (encontrada em frutas e vegetais de cores fortes - abóbora, cenoura, espi-nafre, brócolis)

24 REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

Page 25: its #115 teens Florianópolis

Comida, o prazer e o exercícioComer não se trata apenas de ingerir calorias, mas sim sabores, cores e tipos diferentes de alimentos. Comida é prazer, é profusão de sabores nas suas papilas gustativas, então uma dica importante, que pode ajudar qualquer pessoa a comer menos e melhor: coma mais devagar e sinta o gosto dos alimentos e faça exercícios para fazer o famigerado balanço energético. Confira as dicas...

• Dê preferência ao chocolate amargo, que é rico em flavonóides, substância que pro-tege o coração.

• Se você é viciado(a) em queijo, tente não derretê-lo, pois quando esquentado este tem suas gorduras insaturadas transfor-madas em gorduras saturadas, que fazem mal à saúde.

• Em vez de usar molhos gordurosos na salada, use azeite de oliva, que melhora o funcionamento do estômago, favorece a absorção do cálcio de outros alimentos, protege o coração, entre outras coisas.

• Se não conseguir viver sem um ham-búrguer, faça-o no microondas em vez de frito, assim você evita de consumir

as calorias a mais do óleo quente usado para frigi-lo.

• E faça exercícios para o seu organis-mo liberar uma substância “mágica” chamada endorfina, um neurotrans-missor que causam felicidade! Quando estiver naquela fossa, você já sabe o que fazer...

OS ALIMENTOS E O CÉREBROVocê está em uma fase da vida

que precisa se concentrar e bus-car conhecimento dentro e fora da sala de aula, e para que isso acon-teça, fica ligado porque a alimen-tação está diretamente ligada com toda essa parada. Daniela Muniz dos Santos, dá a dica.

Existem alguns alimentos que contém substâncias favoráveis ao

funcionamento do cérebro e da me-mória, tais como:• OVOS: a gema contém a colina, que

contribui para a formação dos neu-rônios, e a clara contém a glutami-na, essencial para constituir o DNA de novas células da massa cinzenta; além de ser fonte de vitaminas do complexo B, que facilitam a comu-nicação entre os neurônios.

• PEIXE: especialmente cavala, aren-que, salmão, sardinha e atum, que contém maior quantidade de ômega 3, que tem atividade de proteção dos neurônios, preservando suas mem-branas, colaborando para a troca de informações entre eles. Fonte de zinco e selênio que estimulam a ati-vidade cerebral, impedindo o can-saço no final do dia.

• FRUTAS CÍTRICAS E AMARELAS E VEGETAIS VERDES ESCUROS: são fontes de betacaroteno e vitamina C, agentes antioxidantes eficazes con-tra o envelhecimento celular e com-batem os radicais livres. Algumas frutas e vegetais tem substâncias cal-mantes, como o maracujá e a alface.

• CARNES MAGRAS, GRÃOS INTE-GRAIS, LEITE E DERIVADOS: são fon-tes de vitamina do complexo B, que auxilia a regulação entre os neurônios.

• FRUTAS VERMELHAS: possuem flavonóides, que exercem efeitos benéficos na aprendizagem e na memória porque protegem os neu-rônios e são capazes de reverter déficits de memória.

FACEBOOK.COM/REVISTAITS 25

Page 26: its #115 teens Florianópolis

ALIMENTOS POPULARES ENTRE A GALERA!

1- CHOCOLATESabe o que pode ser melhor do sim-plesmente comer qualquer chocola-te? Chocolates amargos (e sim, eles também são gostosos). Pesquisas mostram que eles são ricos em fla-vonoides, substância que protege contra doenças do coração e ainda ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo na massa cinzenta.

2- PIZZAPizzas são ricas em gordura satura-da, sal e calorias, mas existe algum lado bom nesse delicioso alimento: é assado e tem molho de tomate. O tomate é rico em licopeno, um anti--oxidante que combate os radicais livres que, por sua vez, podem da-nificar importantes moléculas das células saudáveis do corpo. Tente fazer a sua própria pizza, comprando uma massa de pizza leve, abusando do molho de tomate e maneirando no queijo.

Conversamos com a endocrinologista, Eliana Ternes Pereira, que fez alguns comentários. Uma das coisas que ela disse, pra sua felicidade, é que você pode comer de tudo, desde que seja com bom senso e moderação. Se escolher almoçar lasanha, por exemplo, escolha como acompanhamento uma salada e tome água em vez de refrigerante. Gerencie a sua alimenta-ção de modo a nunca abusar do açúcar, da gordura e do sal.

3 - MACARRÃOÉ quase impossível passar perto de uma pasta caprichada e “sair ileso(a)”, mas existem alternativas para deixar o macarrão mais saudá-vel no dia a dia. Em vez de molhos à base de queijo, por exemplo, invista em molhos de tomate e molho pesto. Além disso, é importante que o mo-lho tenha pouca gordura e pouco sal. Em vez de usar massa fresca (a que já vem mole), use massas de grano duro, que são menos calóricas.

O QUE, AFINAL, VOCÊ COME?

26 REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

Page 27: its #115 teens Florianópolis
Page 28: its #115 teens Florianópolis

Reconhecido internacionalmente, o verão de Santa Catarina atrai mi-lhões de turistas nos períodos de alta temporada como Janeiro e Feverei-ro. Com belas praias, gente bonita e famílias vindas de vários lugares do Brasil e do mundo, cidades como Flo-rianópolis e Balneário Camboriú se tornaram o verdadeiro paraíso do ve-rão brasileiro e um símbolo de diver-são. Mas para onde ir nas férias com tanta beleza natural? É por isso que a gente separou 4 destinos imprescin-díveis para esta temporada. Anota aí.

a praia no verão. Preservação é a palavra de ordem na área, e o clima se assemelha ao de colônias de pescadores; logo: sem muita fes-ta e agitação, mas totalmente recomendado pra galera que curte umas férias em paz e convivência.

>>BARRA DA LAGOA, em FlorianópolisHerança da cultura açoriana, pelas ruas es-treitas, travessas e vielas chega-se à Praia Barra da Lagoa. Uma comunidade tradicional, que ainda mantém viva as raízes culturais, como a pesca e a produção de renda, a re-gião é conhecida pela cordialidade dos seus moradores nativos e as belezas naturais. A pesca artesanal é bastante presente, o que garante uma fartura de pescados. Pode-se experimentar nos restaurantes ou até mes-mo comprar fresquinho e cozinhar em casa. As dunas da Barra da Lagoa são tombadas como Patrimônio Natural e Paisagístico do município. Bom pra galera que curte um role

mais histórico e cultural, mas sem deixar de curtir a paisagem e a natureza.

>> JOAQUINA, em FloripaJoaquina é um dos lugares mais procurados por sufistas e esportistas em geral, pois nesta época do ano todos os dias têm partidas de futebol na areia, futevôlei, corredores e de-mais práticas envolvendo o clima veraneio. Além disso, as dunas também são famosas, consideradas as melhores do sul do país. Lá se criou o sandboard, uma espécie de surfe na areia. Hoje é a atração principal dos que não se arriscam a pegar ondas no mar. A praia começou a ganhar fama a partir da década de 70, quando suas ondas foram descober-tas por surfistas. Vários campeonatos de surfe surgiram, destacando grandes perso-nalidades catarinenses e ganhando renome internacional. Resumindo: a praia é badalada e cheia de coisas para fazer; recomendadíssi-ma pra galera que gosta de agito!

GPSPor Renata Cabrera

Dicas deViagemSeu pescador, é paz e amorAhhh, o clima tupiniquim!!!! O mar tá bom, como diria o músico e compositor gaú-cho, Armandinho. É VERÃO, minha gente! E a Its está com um pé na sala de aula e o outro na areia. O ano “já elvis” e a estação mais queridinha pelos catarinenses chegou. Mas qual a sua praia? Onde tá pensando em estender a canga, armar o guarda-sol e esticar as pernas na areia?

28 REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

Guarda do Embaú, em Palhoça

>>GUARDA DO EMBAÚ, em PalhoçaO estilo alternativo continua preservado na Praia da Guarda do Embaú mesmo depois que o destino ganhou fama pelas boas ondas, beleza das praias e o charme das pousadas espalhadas pelas ruas de terra. Considerado um dos melhores points para prática do surf, a Guarda não atrai apenas os adeptos do es-porte, mas turistas de diversos cantos lotam

Foto

: Dan

iel Q

ueiro

z

Page 29: its #115 teens Florianópolis

Em breve a gente traz mais notícias sobre as Arenas de Verão Its!Por enquanto as datas são essas aqui:

Guarda do Embaú 24/01 • Barra da Lagoa 31/01 Joaquina 14/02 • Balneário Camboriú 21/02

AGENDE-SE E FIQUE LIGADO!

ARENAS DE VERÃO ITSPraias da região da Grande Florianópolis e Balneário Camboriú receberão uma su-perestrutura do Arena Verão its. Com palco e várias atrações musicais, brincadei-ras, jogos de verão e WIFI liberado, tudo isso não esquecendo da sustentabilidade. Toda a energia usada nas arenas será gerada pelas ECOBIKES. Enquanto a turma pedala e se diverte a energia é gerada para palco do Arena Its.O verão Its é sinônimo de diversão e sustentabilidade, e a grande novidade deste ano são as ECOBIKES, uma bicicleta que gera energia elétrica através do movi-mento de suas rodas. Enquanto a pessoa se diverte e faz exercícios ela também ajuda o meio ambiente.Além disso, na área da Arena Verão Its serão distribuídos pontos de coleta seletiva, onde o público presente poderá descartar seu lixo de forma correta, contribuindo com a limpeza e manutenção da praia. Outro diferencial é que a energia utilizada para recarga dos dispositivos móveis nas arenas será proveniente da captação solar, energia limpa movimentando o verão.

29FACEBOOK.COM/REVISTAITS

Joaquina, em Florianópolis Balneário Camboriú

>> BALNEÁRIO CAMBORIÚA simpática Balneário Camboriú, no li-toral norte catarinense, é quase uma miniatura da Cidade Maravilhosa, o Rio de Janeiro. Além do monumento ao Cristo, tem a principal via batizada de Avenida Atlântica e um teleférico se-melhante ao Bondinho do Pão de Açú-car, com direito a bonitas paisagens com o mar de um lado e a montanha de outro. Entre as dez praias na região, a dica é seguir para a Central, emol-durada por modernos arranha-céus e restaurantes, Laranjeiras, charmo-sa, Estaleirinho, indicada para quem busca sossego absoluto, e Praia dos Amores, onde surfistas e banhistas fi-cam juntos em perfeita harmonia. BC é generosa também com os ecoturistas, que lá encontram cenários ideais para apreciar a natureza e praticar ativida-des ao ar livre. Badalo na certa!Fo

nte:

Gui

a Fl

orip

a, Tr

ipad

visor

, Fér

ias B

rasil

e V

isite

Flo

ripa

Foto

: Fla

vio T

in

Page 30: its #115 teens Florianópolis

TÁ NA MODA

Vistam roupas confortáveis e le-ves. Outro acessório para compor com o “look”, uma inseparável gar-rafa de água. Pois ela será sua grande aliada nestes dias.

E devido ao calor excessivo, pés a mostra vão super bem.

E pensando no conjunto de calor, conforto e claro, tendências... Não podia deixar passar batido e não falar da sandália que parece ser o grande hit do verão, a “Birken”

Elas são as queridinhas do verão 2015, e reaparecem no universo fe-minino e no masculino também.

São chinelos que caem bem com vestido, short, calça, bermu-da e seus materiais variam desde couro tradicionais, metalizados e cores vibrantes.

Confira alguns modelos que fa-rão os pés e a cabeça da moçada e podem funcionar muito bem para os dias de prova.

Muitas pessoas se perguntam o que se deve usar nos dias de prova com a chegada do verão? Resposta simples.

Muito conforto.

Por Ivana [email protected]

Com o

nos

estudos pé direito

30 REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

Page 31: its #115 teens Florianópolis

Pés e cabeça fresquinha, mãos a obra e boa sorte!

31FACEBOOK.COM/REVISTAITS

Page 32: its #115 teens Florianópolis

GALERIAS

Yasmim Mendes, Yasmin da Cunha, Emanuelly Botero, Ana Carolina e Ana Beatriz

Larissa Bortoloth e Andressa Rodrigues

Danieli Rodrigues, Lara Moreira, Maria Eduarda e Larissa Amorim Renata Amaro, Melk Rodrigues, Francieli Moreira e Brenda Souza

Renata Amaro e Brenda de SouzaGabrieli Soares, Mayara Botelho, Luana Cunha Costa e Maria Clara Antunes

ESCOLA

BATISTAPEREIRA

32 REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

Foto

s: An

a Fe

rraz A

njos

/ its

Page 33: its #115 teens Florianópolis

FACEBOOK.COM/REVISTAITS

3º ano - turma 31

Leticia Silva e Isabelly da SilvaAna Carolina e Emanuelly Botero

Maria Eduarda, Larissa Amorim e Danieli Rodrigues

Cleiton Gabriel, Ryan Mendes, Isaac Vibano e Henrique Nascimento

33

Page 34: its #115 teens Florianópolis

ESCOLA

DILMALÚCIA DOSSANTOS

34 REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

Esdras Lopes, Henrique Douglas, Agnaldo Souza e Lenon Miranda

Heloisa Aguiar, Ana Carolina e Maria Eduarda Piethra Alves e Yasmin Fernandes

Isadora Cristin, Klara Elise, Giovana Reis, Alessandra Martins, Piethra Alves e Natacha Rosa

Bianca Matos e Isadora Cristina

Foto

s: An

a Fe

rraz A

njos

/ its

Page 35: its #115 teens Florianópolis

Renato Barbosa, Luiz Carlos, Bernardo Greff e Carlos Eduardo

35

Indianara Martins, Larissa Duarte e Slandir Silva Santos

Hanna Alves, Julio Cesar e Maria Eduarda

Leticia Junior, Maria Eduarda e Sofia Barcelos

Indianara Martins, Sabrina Rosa e Giovana Reis

Agenor Cardozo, Ana Carolina, Heloisa Aguiar, Maria Eduarda, Carlos Eduardo e Romario Ribeiro

Page 36: its #115 teens Florianópolis

Micael Rocha, Vitor Souza, Guilherme Silveira e Andre Vieira

Bruna Santos e Daniel Santos

Brenda Biron e Fernanda Souza

ESCOLA

ACÁCIOGARIBALDISÃO THIAGO

36

Alyson Vieira, Agata Nunes e Lucas Matheus

Bruna Santos e Evelin Martins

Agata Nunes, Ruan Nascimento, Daniel Santos e Matheus Gabriel

Evelin Martins, Francielle GonÁalves e Vitória Janice

Savio Claudio, Maite Alves e Ruan Nascimento

Maite Alves e Agata Nunes

Foto

s: An

a Fe

rraz A

njos

/ its

Page 37: its #115 teens Florianópolis

Sheila Amado - Orientadora, Cristine Monica - Professora e Tania Rossi - Diretora

37

Matheus Gabriel, Francielle Gonçalves, Savio Claudio, Diretora Tania Rossi, Bruna Santos, Vitor Souza e Micael Rocha

Bruna Santos, Augusto Morais e Agata Nunes

Eduarda Assis, Nathally Souto e Bruna Santos

Vitor Souza, Lucas Eduardo e Matheus Gabriel

Page 38: its #115 teens Florianópolis

ESCOLA

JOÃO GONÇALVES PINHEIRO

38 REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

João Lenon e Luiz Eduardo

Victor Bitencurt, Gabriel Costa Barbosa e Carlos José

Rai Frassetto e Ana Carolina

Francelina das Neves, Laura de Aguiar e Arielly Valentine

Jaqueline Mariane e Rayssa Stephany

Diovanna Trein e Ludmila da Luz

Foto

s: An

a Fe

rraz A

njos

/ its

Page 39: its #115 teens Florianópolis

Isabeli Hoffmann e Gabriela Alves

Gabriela Ribeiro e Lisandra Andrade

39

Alunos do 8º e 7º ano

Diovanna Trein e Vitória Molina

Maria Eduarda e Betânia Chagas

Ana Clara e Gabrielly Menegais

Page 40: its #115 teens Florianópolis

ESCOLA

40 REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

Toda turma da Escola José Amaro Cordeiro

JOSÉ AMARO CORDEIRO

Charlene Rogrigues, Ana Andrade, Gabriela Bianchett, Milena Teixeira, Leticia Bernardi, Joanna Kehring, Raphaela Venancio, Rafaela Ganzo e Bianca Vitória

Janny, Rafaela Ganzel, Bianca Vitoria e MelJeniffer, Isabella, Julia e Theisy

Larissa Olimpia, Marina Faustino e Lilian Faustino

Page 41: its #115 teens Florianópolis

Emanuel William, Mikel Freire, Luan, Felipe Hauck, Victor Samuel, Máriom Coelho e Vitor Eduardo

41REVISTA ITS | É NA ESCOLA QUE A GENTE ACONTECE

Marina Faustino, Nicolly Nancy, Paulina Vieira, Beatriz Müller e Larissa Olimpia Valentine Gildertel, Kamilla Nunes, Isabella Fritsch e Cecilia Amanda

Livia Mello, Bruna Lima, Alessandra, Ana Carolina e Sara

Page 42: its #115 teens Florianópolis
Page 43: its #115 teens Florianópolis
Page 44: its #115 teens Florianópolis

PRO DIA NASCER FELIZ

AGORA É POR DIA

INFINITYSe você já é Infinity e quer participar, basta ligar *223 e se cadastrar grátis.

Clientes pessoa física do plano Infinity Pré de SP (DDDs 11, 12 e 13), RJ, ES, MG (DDDs 31, 32, 34, 35 e 37), PR, SC, DF, GO, TO, MT, MS, AC, RO, BA (DDD 71), PE (DDD 81), AL, PB, RN, CE, PI, PA, AM, RR, AP e MA são elegíveis à promoção Infinity Dia que permite que os clientes façam chamadas de TIM para TIM (local e DDD via 41) pelo preço de R$ 0,75 por dia de uso. Os clientes que ativarem um TIMChip no plano Infinity Pré a partir do dia de lançamento estarão com a promoção ativada automaticamente. Promocionalmente, a taxa de adesão será gratuita. Os clientes do plano Infinity Pré precisam efetuar seu cadastro na promoção, ligando para *223 ou enviando torpedo com a palavra “DIA” para o número 4100. Os clientes poderão desativar a promoção ligando para *222. A tarifa promocional para TIM local e TIM DDD com 41 é limitada ao uso de até 300 minutos/dia. Após atingir o limite, as ligações serão tarifadas por chamada de acordo com a tarifa do plano Infinity Pré. O limite é renovado diariamente e não cumulativo. A promoção Infinity Dia será válida até 15/01/2015, podendo ser prorrogada a qualquer momento a critério da TIM. Regulamento e mais informações sobre validade no site tim.com.br.

AF126 An AQUAMAN 20x26,5cm.indd 1 10/27/14 10:24